Vous êtes sur la page 1sur 28

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

Apostila Informtica bsica Windows XP e Word 2007 Turismo

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

Windows XP

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

Sistemas Operacionais
Todo computador precisa, alm das partes fsicas, de programas que faam essa parte fsica funcionar corretamente. Existem vrios programas para vrias funes, como digitar textos, desenhar, calcular, e muitas outras...
Para poder utilizar os programas que tm funo definida (como os citados acima), necessrio que o computador tenha um programa chamado Sistema Operacional. O SO (abreviao que vamos usar a partir de agora ara substituir Sistema Operacional) o primeiro programa a acordar no computador quando este ligado, ou seja, quando ligamos o computador, o SO automaticamente iniciado, fazendo com que o usurio possa dar seus comandos ao computador. Entre as atribuies do SO, esto: o reconhecimento dos comandos do usurio, o controle do processamento do computador, o gerenciamento da memria, etc. Resumindo, quem controla todos os processos do computador o sistema operacional, sem ele o computador no funcionaria. Existem diversos tipos e verses de Sistemas Operacionais no mundo, entre eles podemos citar, para conhecimento: Windows, Linux, Unix, Netware, Windows NT e 2000, OS 2,MacOS, entre outros. O Sistema operacional que vamos estudar, por ser o mais difundido entre os computadores pessoais e por ser cobrado nos concursos o Windows (Millenium Edition ou 2000).

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

Iniciando o Windows XP
O Windows XP iniciado logo aps o computador ter sido ligado, a primeira tela que aparece ento a tela de logon, onde se seleciona o usurio que ir utilizar a mquina.

Quando o usurio selecionado, atravs de um clique no boto correspondente, o sistema operacional passa imediatamente para outra tela, chamada de rea de trabalho:

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

Desligar o computador
Sempre que se utiliza o computador, deve-se adotar procedimentos corretos para o seu desligamento, caso contrrio danos podero ocorrer, ou at perda de informaes. Ao clicar no boto iniciar, no canto inferior esquerdo da rea de trabalho, aparecero as opes: desligar e fazer logoff.

Clicando em desligar, a figura acima aparece, e nela novas opes so mostradas: - Em espera: salva no disco rgido todos os programas em execuo e desliga o computador. Ao relig-lo, sero exibidas exatamente as mesmas informaes existentes no momento em que o mesmo foi desligado; - Desativar: desliga corretamente o computador; - Reiniciar: desliga e imediatamente inicia novamente o sistema operacional. A opo fazer logoff, apresentada na figura abaixo, proporciona a troca de usurio ou o fechamento de todos os programas em execuo sem, no entanto, desligar a mquina.

rea de trabalho
Na rea de Trabalho ou Desktop so exibidos janelas, cones, menus e caixas de dialogo, que so elementos bsicos para se iniciar uma atividade dentro do Windows XP. Nela encontram-se: - cones - Barra de tarefas - Boto iniciar

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

CONES ou Botes so figuras que representam recursos do computador, um cone pode representar um texto, msica, programa, fotos, etc., e pode ser acionado por um clique de mouse. Voc pode adicionar cones na rea de Trabalho, assim como pode excluir. Alguns cones so padres do Windows, como Meu Computador, Meus Documentos, Meus locais de Rede, Internet Explorer e Lixeira:

1. Clique com o boto direito do mouse no cone da rea de trabalho que voc deseja renomear. 2. Clique em Renomear ou pressione a tecla F2. 3. Digite o nome que voc deseja exibir no cone.

Exerccio: Para renomear um cone da rea de trabalho

Observaes
possvel usar letras, nmeros, espaos e alguns sinais de pontuao nos nomes

dos cones da rea de trabalho. No possvel usar os seguintes caracteres nos nomes dos cones: \ : / * ? " > < | Tambm possvel renomear um cone clicando lentamente em seu nome duas vezes e digitando o novo nome.

Para adicionar um cone de rea de trabalho

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

1. Clique com o boto direito do mouse na rea de trabalho, aponte para Novo e, em seguida, clique em Atalho. 2. Em Linha de comando, digite o caminho e o nome do arquivo ou programa que voc deseja adicionar como cone ou clique em Procurar para procurar pelo nome de arquivo e, em seguida, clique em Avanar. 3. Digite o nome que voc deseja exibir no cone e, em seguida, clique em Concluir.

Observaes
Os arquivos de programa normalmente utilizam a extenso .exe ou .dll. Os

programas do Windows, como o Bloco de notas (Notepad.exe), normalmente se encontram na pasta Windows, enquanto os outros programas geralmente se encontram na pasta Arquivos de programas no computador.

Criao de pastas
Para criar uma nova pasta
1. Abra a pasta Meus documentos. 2. Em Tarefas de arquivo e pasta, clique em Criar uma nova pasta.

Ser exibida uma nova pasta com o nome padro, Nova pasta, selecionado.

3. Digite um nome para a nova pasta e pressione ENTER.

Observaes
Para abrir Meus documentos, clique em Iniciar e, em seguida, clique em Meus documentos, caso ele no esteja na rea de trabalho. Voc tambm pode criar uma nova pasta clicando com o boto direito do mouse em uma rea em branco na janela da pasta ou na rea de trabalho, apontando para Nova e clicando em Pasta.

Para mover um arquivo ou pasta


1. Abra a pasta Meus documentos.

Se a pasta ou o arquivo que voc deseja mover no for encontrado nesta pasta ou em suas subpastas, use a opo Pesquisar para localiz-lo.

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

Para abrir Pesquisar, clique em Iniciar e, em seguida, clique em Pesquisar. Consulte o instrutor para melhor detalhe sobre este assunto.
2. Clique no arquivo ou pasta que voc deseja mover. 3. Em Tarefas de arquivo e pasta, clique em Mover este arquivo ou Mover esta pasta. Observe que para excluir uma pasta basta clicar em Excluir esta pasta Em Mover itens, clique no novo local do arquivo ou pasta e, em seguida, clique em Mover. 4.

Observaes
Para abrir Meus documentos, clique em Iniciar e, em seguida, clique em Meus documentos. Para selecionar um grupo de arquivos consecutivos, clique no primeiro arquivo, pressione e mantenha pressionada a tecla SHIFT e clique no ltimo arquivo. Para selecionar arquivos ou pastas no consecutivos, pressione e mantenha pressionada a tecla CTRL e, em seguida, clique nos itens desejados.
Voc tambm pode mover uma pasta ou arquivo

arrastando-o para o local desejado. Tambm possvel excluir uma pasta clicando com o boto auxiliar do mouse e escolhendo a opo Excluir. Visualizando arquivos e pastas ocultas no Windows XP Por padro o Windows Explorer no exibe pastas e arquivos que estiverem com o atributo "Oculto" ativado. Para visualizar tais arquivos voc deve fazer o seguinte: Como visualizar arquivos e pastas ocultas Primeiramente abra "Painel de Controle / Opes de Pasta". Clique na aba "Modos de Exibio". Em seguida, localize a opo "Mostrar pastas e arquivos ocultos" e marque-a. Agora feche a caixa de dilogo clicando e "OK".

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

Pronto, est feito! Agora voc j pode ver os arquivos e pastas ocultas no sistema.

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

A Barra de tarefas localizada na parte inferior da rea de trabalho e nela se encontram o Boto Iniciar, a Barra de Inicializao Rpida, a Barra de Ferramentas, a Barra de Idiomas e a rea de Notificao. Voc pode personalizar a barra de tarefas, ocult-la e mov-la para os lados ou para a parte superior da rea de trabalho. Barra de Ferramentas

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

O Boto Iniciar localiza-se no canto direito da Barra de tarefas e tem como funo acessar o Menu Iniciar aps ser acionado por um clique do mouse.

Menu Iniciar
O Menu Iniciar surge quando damos um nico clique sobre o boto Iniciar, apresentando por sua vez, vrios outros menus. Cada menu pode tambm ser subdividido em outros. No jargo da informtica a palavra Menu reporta lista de opes ou entradas, postas disposio do usurio, que aparece no vdeo de um terminal de computador. Nesta lista esto contidas as funes que o computador poder realizar por meio de um programa. Na figura acima destacam-se os seguintes subitens: - Meus Documentos: abre a pasta meus documentos onde voc pode armazenar cartas, relatrios, anotaes, planilhas, e outros tipos de documentos. - Documentos Recentes: exibe documentos que foram anteriormente abertos pelo usurio. - Minhas Imagens: abre a pasta Minhas imagens, onde possvel armazenar fotos digitais, imagens e arquivos grficos. - Minhas Msicas: abre a pasta Minhas msicas onde possvel armazenar msicas e outros arquivos de udio. - Meu Computador: fornece acesso e informaes sobre unidades de disco, cmaras, scanners e outros itens de hardware conectado ao computador. - Painel de Controle: Acessa o Painel de Configuraes do Windows. - Definir Acesso e Padres do Programa: personaliza programas padres para certas atividades, tais como, navegar pela Web ou enviar e-mail. - Conectar-se: oferece um atalho para conectar-se a um provedor. - Impressoras e Aparelhos de Fax: mostra impressoras, impressoras de fax instaladas, e ajuda a instalar novas impressoras. - Ajuda e Suporte: oferece ajuda e informaes sobre o Windows. - Pesquisar: Localiza arquivos no sistema ou, se estiver conectado em rede, localiza outros computadores na sua organizao, ou na Internet.

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

- Executar...: executa um programa, um arquivo, uma pasta, etc.

Recortar, Copiar e Colar


A tcnica mostrada anteriormente, para enviar arquivos para um disco removvel e vice versa, uma tcnica de movimentao de arquivos, porm, existem outras que podem ser usadas, como o caso das opes Recortar, Copiar e Colar, as quais tambm servem para mover informaes. A opo Recortar usada quando se necessita retirar um arquivo de um local e coloca-lo em outro. Para usar esta opo siga os passos seguintes: 1. Selecione os arquivos ou as informaes que deseja mover. 2. No menu Editar, clique em Recortar ou, clique com o boto direito do mouse em cima do arquivo ou informao selecionado e escolha a opo Recortar. 3. Clique no local do documento em que deseja exibir as informaes. 4. No menu Editar, ou um clique com o boto direito do mouse, clique em Colar.

Observao
As informaes so removidas do documento original e inseridas no novo local. Para a opo Copiar, siga as prximas instrues: 1. Abra a pasta Meus documentos. 2. Clique no arquivo ou pasta que voc deseja copiar. 3. Em Tarefas de arquivo e pasta, clique em Copiar este arquivo ou Copiar esta pasta; ou clique com o boto direito do mouse sobre o que deseja e em seguida, no menuque surge, clique em Copiar. 4. Em Copiar itens, selecione a unidade ou pasta para onde voc deseja copiar e clique em Copiar; ou v para o local que deseja levar a cpia e d um clique com o boto direito do mouse e escolha a opo Colar.

Observao Quando um arquivo ou pasta copiado para outro local o original continua no seu local de origem.

Exerccio:

Microsoft Windows XP 1. Crie a estrutura de organizao de pastas abaixo:

Curso: Turismo / 2013

2. Crie os seguintes atalhos:

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

Menu todos os programas


Um Programa, que o mesmo que Software ou Aplicativo, compreende um conjunto de instrues de computador e utilizado para a realizao de uma tarefa especfica, como por exemplo, a digitao de um trabalho escolar. Ao clicar com o mouse em Todos os Programas, no menu Iniciar, aberta uma lista dos programas instalados no computador que so bsicos do Windows XP. Para acessar o menu Todos os programas, clique no menu Iniciar e arraste o mouse em linha reta para a direo em que este menu foi aberto, assim, possvel selecionar qualquer programa desse menu ou um de seus subitens.

Abrindo programas
Os prximos passos demonstraro como se abre um programa do pacote Microsoft Office: a) Clique sobre o menu Iniciar; b) Direcione o ponteiro do mouse para a guia Todos os programas; c) Aberto o menu Todos os programas, arraste o mouse atravs deste at que se destaque a opo Microsoft Office; d) Um novo menu se apresentar, nele clique com o mouse sobre o programa Microsoft Office Word.

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

Desta forma, o programa Microsoft Word ser aberto em uma nova janela:

Outra forma de se executar programas a utilizao do comando Executar, conforme descrevem os passos a seguir; - Clique no Boto Iniciar, depois, clique na opo Executar do menu Iniciar; - Abre-se a caixa de dilogo do comando Executar, onde aparece um cursor intermitente no campo Abrir; - Digite no campo Abrir o nome do programa ou arquivo que deseja executar e, em seguida, clique no boto OK, ou pressione a tecla Enter no teclado; - Se preferir, clique em Procurar nesta mesma caixa de dilogo e procure o arquivo, pasta ou programa que deseja abrir.

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

Finalmente, um programa tambm pode ser executado atravs da utilizao de atalhos. Um atalho a referencia dada via de entrada mais rpida em um sistema, um programa, uma pasta, uma unidade de disco, uma pgina na Web etc. No sistema Windows pode ser feito pelo teclado ou por cones. Voc pode colocar atalhos em vrios locais, como na rea de trabalho, no menu Iniciar ou em pastas especficas. Exemplos de atalhos:

Observao: Quando um programa aberto, o Windows o exibe, automaticamente no menu Iniciar e um boto representando esse programa ser exibido na Barra de tarefas.

Janelas
Janela o trecho retangular da tela do computador no qual um documento, arquivo, mensagem, imagem etc., exibido por um programa ou sistema operacional.

A Barra de Ttulo a barra horizontal na parte superior de uma janela que contm: a) o smbolo que representa o respectivo programa;

Microsoft Windows XP b) o ttulo (nome) do documento ativo; c) o ttulo do aplicativo que est sendo executado na janela; d) e os botes Minimizar, Restaurar/Maximinar e Fechar.

Curso: Turismo / 2013

A Barra de Menu (ilustrao abaixo) a barra horizontal na parte superior da tela, abaixo da Barra de Ttulo, que contm uma srie de opes escolha do usurio, dispostas em seqncia e indicadas por palavras. Se o arquivo que estiver sendo criado ou modificado dentro da janela no foi salvo antes de fechar o aplicativo, o Windows emitir uma tela de alerta perguntando se queremos ou no *salvar o arquivo, ou cancelar a operao antes de sair do aplicativo.

Salvar o mesmo que gravar, isto , transferir dados digitalizados para um meio de armazenamento (CDs, disquetes, HD, Pen drive, etc.) de modo a poder recuper-los posteriormente. Voc sabe a diferena entre SALVAR e SALVAR COMO?

Exerccios
Minimizar/ restaurar/ maximizar uma janela: a) Abra o Microsoft Word, b) Clique sobre o boto em para reduzir a janela a um boto da Barra de Tarefas; c) Clique no cone na Barra de Tarefas para restaurar a janela minimizada ao tamanho anterior; d) Com a janela ocupando toda a tela, clique em para reduzi-la a um tamanho menor, de maneira que poder ser visualizada na rea de Trabalho; e) Com a janela reduzida a um tamanho menor na rea de Trabalho, clique sobre o boto para maximizar a janela de forma que se estenda tela inteira. f) Clique duas vezes na Barra de Ttulo da janela para restaurar a janela a um tamanho menor e ser visualizada na rea de Trabalho ou maximiz-la ao tamanho anterior. Alternar entre programas: 1. Abra o aplicativo Paint e o Bloco de Notas; 2. Alterne entre estes dois programas clicando hora no cone do aplicativo Paint, hora no cone do aplicativo Bloco de Notas na Barra de Tarefas e veja o resultado. Reduzindo as janelas abertas a botes da Barra de Tarefas:

Microsoft Windows XP 1. Abra as janelas dos respectivos aplicativos e objetos:

Curso: Turismo / 2013

a) Bloco de Notas, b) Paint, c) Word, d) Excel e) Meu Computador; f) Lixeira. 2. Mantenha todas as janelas acima maximizadas; 3. Clique no boto na Barra de Inicializao rpida que se localiza no canto esquerdo da Barra de Tarefas para reduzir todas as janelas abertas a um boto da Barra de Tarefas. 4. Clique novamente no boto na Barra de Inicializao rpida para restaurar todas as janelas ao tamanho anterior.

Trabalhando com mltiplas janelas


O Microsoft Windows XP permite executar mais de um aplicativo ao mesmo tempo e cada aplicativo suporta vrias janelas de documento. Por exemplo, um usurio pode trabalhar com vrios documentos do Microsoft Word ou outros aplicativos enquanto navega na internet, usa a impressora ou ouve uma msica.

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

Quando tarefas simultneas esto sendo conduzidas no computador, uma janela aberta para cada uma das atividades. Vrias janelas abertas ao mesmo tempo podem causar desordem na rea de Trabalho. Uma forma de se trabalhar de modo organizado manter uma nica janela maximizada por vez, e as demais reduzidas a um boto da Barra de Tarefas, isto , minimizadas.

Organizando a rea de trabalho


Quando for necessrio trabalhar visualizando o contedo de diversos aplicativos ao mesmo tempo, pode-se organizar as janelas dos respectivos programas de muitas formas, viabilizando a cpia do contedo de uma janela para outra ou a realizao de outras atividades. Para arrumarmos as janelas na rea de Trabalho, pode-se arranj-las manualmente ou se utilizar do comando que o Windows dispe para esta tarefa: Para mover uma janela manualmente, deve-se manter o boto esquerdo do mouse pressionado sobre a barra de ttulos, arrastando-a para a posio desejada; Para dispor as janelas abertas em uma organizao especfica, utilizando o comando do Windows, siga o exemplo: Abra os programas Paint e WordPad que esto na pasta Acessrios; Abertos estes programas, clique com o boto direito do mouse sobre uma rea vazia da Barra de Tarefas; Escola a opo desejada: Janelas em cascata, Janelas lado a lado horizontalmente ou Janelas lado a lado verticalmente.

Para restaurar as janelas ao estado anterior, clique com o boto direito do mouse em uma rea vazia da Barra de Tarefas e, em seguida, clique em Desfazer Em Cascata ou Desfazer Lado a lado. Tambm possvel alterar o tamanho das janelas, posicionando-se o mouse em

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

uma de suas bordas e, mantendo o boto esquerdo pressionado, arrastando-o at que a janela fique do tamanho desejado.

Organizando cones na rea de trabalho


Para organizar os cones da rea de trabalho, deve-se posicionar o mouse em uma parte vazia da mesma e clicar com o seu boto direito, o que far surgir uma janela de menu. Selecionando-se a opo Organizar cones, sero encontradas algumas opes de organizao que podem ser selecionadas conforme a convenincia do usurio.

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

Capacidade de um disco
Para poder entender sobre capacidade de um disco preciso um pouco de matemtica. Cada letra digitada em um computador formada por um byte (consulte explicao do instrutor), ou seja, 1.000 bytes corresponderam a 1Kb (um Kilo byte); 1.000.000 de bytes correspondem a 1Mb (1 Mega byte); 1.000.000.000 de bytes corresponde a 1Gb (1 Giga byte); 1.000.000.000.000 de bytes corresponde a 1Tb (1 Tera byte). O disco de menor capacidade o disquete com apenas 1,44Mb, este tipo de disco est praticamente entrando em desuso; o Cd encontra-se em quarto lugar com capacidade igual a 700Mb; o DVD possui uma capacidade igual a 4,7Gb; os pendrives variam de alguns Mb dezenas de Gb; o HD o campeo e possui capacidade que pode superar os 400Gb. Geralmente em um computador domstico moderno o HD possui capacidade entre 40Gb e 160Gb.

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

O cone do HD estar presente em todos os computadores, pois, trata-se de um componente fundamental para o funcionamento do PC; os demais s existiram se estiverem instalados no computador. Antes de armazenar um arquivo em qualquer um desses dispositivos preciso, primeiramente, saber se o disco possui espao suficiente para o armazenamento, para isto siga os seguintes passos:

Esta janela mostra o tamanho total do disco, que neste caso de 983MB ou para arredondar, 1GB; mostra tambm o espao disponvel (representado pela cor rosa) e o espao usado (representado pela cor azul). Para sair s clicar no X ou em um dos botes OK ou Cancelar. Este procedimento valido para qualquer um dos dispositivos. Depois de verificar o espao disponvel no disco s comparar o tamanho do arquivo a ser armazenado com o tamanho do espao disponvel. Somente ser possvel o armazenamento se o tamanho do arquivo for menor ou igual ao tamanho disponvel no disco.

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

Enviando um arquivo para um disco


Para enviar um arquivo qualquer para um disco siga as seguintes instrues: 1. Clique com o boto direito do mouse sobre o arquivo que deseja;

2. Aparecer um menu. Siga com o mouse at a opo Enviar para. Surgiro s opes de envio, escolha a que deseja e d um clique com o boto esquerdo do mouse. Obs.: Se optar por enviar para Meus documentos o arquivo ser salvo automaticamente no HD do computador exatamente na pasta correspondente a este nome. Este procedimento serve tanto para transferir um arquivo de um disco removvel para o computador como tambm para transferir um arquivo do computador para uma unidade de disco removvel ou tambm entre duas unidades de disco removvel. Ateno: Os arquivos transferidos desta maneira no sero apagados do seu local de origem. Para transferir um arquivo para uma unidade de CD ou DVD o caminho se torna um pouco mais comprido. Aps ter realizado os passos anteriormente mostrados, siga as seguintes instrues: 1. V para Meu computador, abra a unidade de CD ou DVD, voc ver que o arquivo que se quer salvar est presente com uma cor meio que transparente. 2. Em Tarefas de gravao clique em Gravar este item no CD. A partir da s seguir as instrues na tela.

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

Pesquisar
O programa Pesquisar muito til quando precisamos procurar por um arquivo ou uma pasta que no sabemos onde est. Para procurar por um arquivo ou uma pasta
1. Clique em Iniciar e, em seguida, clique em Pesquisar. 2. Clique em Todos os arquivos e pastas.

Importante Se voc no vir Todos os arquivos e pastas, provavelmente seu comportamento de pesquisa padro foi alterado.
1. Clique em Alterar preferncias. 2. Clique em Alterar o comportamento de pesquisa de arquivos e pastas. 3. Clique em Padro e, em seguida, clique em OK. 4. Clique em Todos os arquivos e pastas. 3. Digite parte ou todo o nome do arquivo ou pasta, ou digite uma palavra ou frase que esteja no arquivo. 4. Se no souber ou se desejar limitar mais a sua pesquisa, selecione uma ou mais das opes remanescentes:
o Em Examinar, clique na unidade, pasta ou rede que voc deseja pesquisar. o Clique em Quando ele foi modificado? para procurar por arquivos que foram

criados ou modificados em datas especficas ou entre elas. o Clique em Qual o tamanho? para procurar por arquivos de um tamanho especfico. o Clique em Mais opes avanadas para especificar critrios de pesquisa adicionais. Clique em Pesquisar.

Observaes
Se voc obtiver muitos resultados, tente usar mais critrios de pesquisa para

torn-la mais especfica.

Viso geral sobre atalhos de teclado do Windows


Utilize as teclas de atalho como uma alternativa para o mouse quando estiver trabalhando no Windows. Voc pode abrir, fechar e navegar no menu Iniciar, na rea de trabalho, em menus, caixas de dilogo e pginas da Web utilizando atalhos do teclado. Esses atalhos podem facilitar a interao com o computador.

Clique em um ttulo ou pressione TAB para realar um ttulo e, em seguida, pressione ENTER.

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

Word 2007

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

Bibliografia
Centro de Ajuda e Suporte Microsoft Windows XP Profissional v. 2002. Gonalves, Roberio - Manual Prtico In Hardware Edio 1 e 2 Ed. Escala.

Vous aimerez peut-être aussi