Vous êtes sur la page 1sur 3

NOVO FORMATO DAS NORMAS DE SISTEMAS DE GESTO (NSGS)

gesto; d) reduo de duplicaes e burocracia; e) auditorias internas e externas mais eficazes e eficientes; g) facilidade de implementao dos requisitos de qualquer nova NSG que a organizao venha a adotar. Por qu? O Organismo ISO ao longo vem publicando vrias normas de sistemas de gesto com temas que vo desde a qualidade e ambiente de segurana da informao, gesto de continuidade de negcios e gerenciamento de riscos. Apesar de compartilhar elementos comuns, as normas de sistema de gesto ISO apresentam hoje diversos formatos e estruturas diferentes. Este, por sua vez, resulta em alguma confuso e dificuldades na fase de execuo.

Anexo SL foi emitida pela ISO em 2012, para definir a estrutura para um Sistema de Gesto genrico padro (NSG). Todos as novas normas ou as revisadas sero elaboradas neste formato. No futuro, todos os sistemas de gesto devero ser coerentes e compatveis - todos eles tero a mesma aparncia. A verso 2015 da ISO 9001 ser com base nesse quadro. Outras normas recentes neste novo formato: ISO 23001: Gesto da Continuidade de Negcios 2012, com base em uma verso inicial do anexo SL (Guia 83) ISO / IEC 27001:2013 sistemas de gesto de segurana da informao, ser o prximo padro ISO a ser baseado no anexo SL ISO 14001:2015 de Gesto Ambiental, ser a prxima publicada um pouco antes da ISO 9001:2015 Gesto da Qualidade.

Da teoria prtica Todas as comisses tcnicas de desenvolvimento de normas de sistema de gesto devero seguir anexo SL (suplemento ISO consolidado). O Anexo SL harmonizou estrutura, texto, termos e definies, deixando os desenvolvedores de normas com a flexibilidade necessria para integrar os seus temas e requisitos tcnicos especficos. No quadro 1 abaixo segue a estrutura de alto nvel e exemplos de definies e textos idnticos. Quadro 1: Exemplos do novo anexo SL Estrutura de alto nvel: 1 - Escopo 2 - Referncias normativas 3 - Termos e definies 4 - Contexto da organizao 5 - Liderana 6 - Planejamento 7 - Suporte 8 - Operao 9 - A avaliao de desempenho 10 - Melhoria

Benefcios com o novo formato: Este novo formato foi elaborada para ajudar as organizaes a alcanar benefcios para a consolidao dos requisitos comuns de todas as NSGs e para gerenciar tais requisitos de forma eficaz (Gesto de Risco), sendo: a) foco melhorado no negcio; b) abordagem mais holstica para gerenciar os riscos do negcio; c) menos conflitos entre sistemas individuais de

NOVO FORMATO DAS NORMAS DE SISTEMAS DE GESTO (NSGS)


Exemplo de definies idnticos: Organizao, interessado, poltica, objetivo, competncia conformidade. Exemplo de texto idntico: A Alta Direo deve assegurar que as responsabilidades e autoridades so definidas e comunicadas na organizao.. revisadas com este novo formato. No entanto, j h nmero expressivo de normas utilizando o novo formato. Duas normas ISOs de sistema de gesto j esto em processo de reviso (ISO 9001 e ISO 14001) e ambas vo usar o novo formato para as suas revises. No quadro 2 apresentamos a lista de normas com esta nova abordagem.

Novas exigncias H questes lingusticas sutis, tais como a mudana de documentos e registros de informao documentada, para o uso de sistemas informatizados e outras ferramentas para ilustrar o que est sendo feito. O novo texto reconhece a utilizao do conceito amplo da Gesto de Risco e da necessidade de compreender o risco no contexto do sistema de gesto. Ele tambm incentiva todos a verificar e tomar ao preventiva como um conceito mais amplo do que simplesmente evitar uma reincidncia. Assim como na ISO 9001:2000 para a 2008 sero grandes os desafios. Qualquer mudana representa desafios e oportunidades. Aqui no vai ser a exceo. Nos prximos meses, a AD&G vai promover matrias,palestras e cursos para evitar confuso e melhorar o entendimento entre as partes interessadas, bem como entre os usurios do aplicativo Primory decorrentes das atualizaes de verso para o novo modelo.

Quadro 2: Normas e a situao em relao ao anexo SL ISO 30301:2011, Informao e documentao - Sistemas de gesto para os registros Requisitos (harmonizado com o anexo SL) ISO 22301:2012, Segurana da sociedade Sistemas de gesto de continuidade de negcios - Requisitos (harmonizado com o anexo SL) ISO 20121:2012, Sistemas de gesto da sustentabilidade de Eventos - Requisitos com orientaes para uso (harmonizado com o anexo SL) ISO 39001, de segurana (RTS), sistemas de gesto do trfego rodovirio - Requisitos com orientaes para uso (atualmente sendo preparado para FDIS cdula com publicao prevista para setembro de 2012 e em conformidade com o anexo SL) ISO / IEC 27001, Tecnologia da informao Tcnicas de segurana - Sistemas de gesto de segurana da informao - Requisitos (reviso est sendo preparado para a votao DIS com publicao prevista para 2013, e em conformidade com o anexo SL) ISO 55001, de gesto de ativos - Requisitos (atualmente em votao CD com publicao prevista para 2014, e em conformidade com o anexo SL) ISO 16125, contramedidas fraude e controles Sistema de Gesto da Segurana - Requisitos (Atualmente na cdula CD com publicao prevista para 2013, e em conformidade com o anexo SL)

Qual ser a prxima norma? Vai demorar alguns anos para que todas as normas de sistemas de gesto existentes sejam totalmente

NOVO FORMATO DAS NORMAS DE SISTEMAS DE GESTO (NSGS)


O sistemas de gesto seguintes foram publicados antes da mudana do anexo SL e nenhuma deciso sobre a reviso destas foram tomadas ainda: ISO 22000:2005, sistemas de gesto de segurana de alimentos Requisitos para qualquer organizao na cadeia alimentar ISO 28000:2007, especificaes para os sistemas de gesto de segurana para a cadeia de abastecimento ISO 30000:2009, Navios e tecnologia martima - Sistemas de gesto de reciclagem de navios Especificaes para sistemas de gesto para reciclagem de navios seguros e ambientalmente saudvel ISO / IEC 20000-1:2011, os requisitos do sistema de gesto de servio: Parte 1 tecnologia da informao - gerenciamento de servios ISO 50001:2011, Sistemas de gesto da energia - Requisitos com orientaes para uso Nota: Quando a norma ISO 16001:2012 Responsabilidade Social - Sistema de gesto Requisitos for revisada, tambm ela dever seguir a estrutura exigida pelo Anexo SL. Por outro lado, o Anexo SL no dever ser aplicado futura reviso da ISO 26000, pelo simples fato dela no ser uma norma de sistema de gesto. A ABNT NBR ISO 9001 , primeira vista, menos explcita na sua abordagem baseada em riscos, pois no h um requisito geral para identificar e avaliar as caractersticas crticas relacionadas qualidade. No entanto, os requisitos do cliente e os requisitos legais precisam ser identificados e formam a base para essa avaliao, com o controle e monitoramento dos processos da organizao, a fim de assegurar que tais requisitos sejam atendidos. Muitas organizaes aplicam tcnicas como a Anlise de Modos de Falha e Efeitos (FMEA) dentro de seu sistema da qualidade, a fim de adotar a abordagem baseada em riscos. O requisito para avaliar riscos a principal motivao para a segurana e sade no trabalho, segurana da informao e sistemas de gesto da segurana alimentar, e ao longo das prximas revises vai constar em todas as futuras NSGs.

CURSOS IN COMPANY No cenrio atual, para se manterem competitivas, as empresas so obrigadas a elevar os seus padres de qualidade e com isso seu foco volta-se no mais para o produto apenas, mas para as pessoas, seu capital humano. So os funcionrios que as diferenciam no mercado. o componente humano sua principal vantagem competitiva. Agende um curso Primory abaixo: Auditor interno de processo Auditor interno de Layout Entendendo a ISO 9001 Sensibilizando todos para a qualidade Fluxograma de processo Fmea (Anlise dos Modos de Falha e seus Efeitos) Planos de controle IMDS - International Material Data System MSA e Controle de equipamentos de medio Ao corretiva, preventiva e melhoria Gerenciando riscos de processo Desenvolvimento de fornecedores Indicadores de desempenho Disponibilidade de segunda a sexta feira das 8:00 as 21:30 Preos especiais Maximo 10 alunos por curso Certificado, apostila e ferramentas grtis
ANO 13 Edio especial Data: 25-07-13

Sobre Riscos No cerne das modernas normas de gesto est a "abordagem baseada em riscos". Isto pode ser reconhecido a partir da definio de sistema de gesto em combinao com a definio de risco. Um sistema de gesto auxilia uma organizao no estabelecimento de polticas e em alcanar objetivos. Riscos podem ter um impacto positivo ou negativo nos objetivos. "Os riscos positivos" (isto , riscos com consequncias positivas) so oportunidades que podem precisar ser aproveitadas para assegurar que uma organizao tenha sucesso, enquanto os "riscos negativos" (isto , riscos com conseqncias negativas) representam uma ameaa. Assim, lgico que existam sistemas de gesto para gerenciar riscos a fim de atingir os objetivos. Em algumas disciplinas, a abordagem baseada em riscos est intimamente relacionada aos requisitos legais (de segurana, por exemplo) que, obviamente, tm que ser atendidos.

Vous aimerez peut-être aussi