Vous êtes sur la page 1sur 6

A LESO SE ENCONDE NO MOVIMENTO

COLUNA LOMBOSSACRA - 1 LEI DE FRYETTE Quando uma vrtebra ou um grupo de vrtebras esto em estado neutro (N), para fazer uma rotao de um lado, a vrtebra ou grupo de vrtebras obrigada a realizar primeiro uma ltero-flexo (S) do lado oposto. - 2 LEI DE FRYETTE Quando uma vrtebra se encontra em estado de flexo (F) ou extenso (E), para fazer uma lteroflexo (S) de um lado, esta vrtebra ser obrigada a realizar primeiro uma rotao para o mesmo lado. LEIS DE MARTINDALE E LOVET BROTHER So leses em grupo rotao d-se do mesmo lado para todas as vrtebras, para o lado da convexidade. Leso no neutra (ERS e FRS) para equilibrar o conjunto de vrtebras vo se adaptar em NRS (R para lado oposto leso primria). FRS Produzem uma adaptao dos grupos vertebrais subjacentes, considerando a vrtebra starter a vrtebra superior em leso no N. ERS Produzem uma adaptao dos grupos vertebrais suprajacentes, considerando a vrtebra starter a vrtebra inferior em leso no N. TESTE DE MITCHEL - Esfinge Paciente em decbito ventral. Localiza-se a vrtebra dolorosa. Terapeuta em p com os polegares sobre os processos transversos. Pedir para o paciente que coloque as palmas das mos sobre o queixo e que relaxe os espinhais. Terapeuta realiza a palpao da vrtebra em seu processo transverso fazendo uma presso pstero-anterior buscar assimetrias. - Monge Paciente em decbito dorsal. Localiza-se a vrtebra dolorosa. Terapeuta em p com os polegares sobre os processos transversos. Pedir para o paciente sentar sobre seus calcanhares. Terapeuta realiza a palpao da vrtebra em seu processo transverso fazendo uma presso pstero-anterior buscar assimetrias. - interpretao

LESO EM FLEXO a posterioridade aparecer na extenso e desaparece na flexo. LESO EM EXTENSO a posterioridade aparece na flexo e desaparece na extenso. LESO EM NSR a posterioridade no desaparece nem na extenso e nem na flexo. ERS limitao para a flexo e pouco para rotao e ltero-flexo contralateral. FRS limitao para a extenso e pouco para rotao e ltero-flexo homolateral leso. NRS no aceitam rotao do lado da concavidade e ltero-flexo do lado da convexidade.

COLUNA TORCICA - Esfinge Paciente em decbito ventral. Localiza-se a vrtebra dolorosa. Terapeuta em p com os polegares sobre os processos transversos. Pedir para o paciente que coloque as palmas das mos sobre o queixo e que relaxe os espinhais. Terapeuta realiza a palpao da vrtebra em seu processo transverso fazendo uma presso pstero-anterior buscar assimetrias. Monge Paciente em decbito ventral. Localiza-se a vrtebra dolorosa. Terapeuta em p com os polegares sobre os processos transversos. Pedir para o paciente sentar sobre seus calcanhares. Terapeuta realiza a palpao da vrtebra em seu processo transverso fazendo uma presso pstero-anterior buscar assimetrias. Interpretao LESO EM FLEXO - a posterioridade aparece na extenso e desaparece na flexo. LESO EM EXTENSO a posterioridade aparece na flexo e desaparece na extenso. COLUNACERVICAL A coluna cervical segue a segunda lei de Fryette para os movimentos de inclinao lateral e rotao. - Teste Paciente em decbito dorsal. Terapeuta sentado acima da cabea do paciente, com os antebraos apoiados e os dedos tocando as articulares posteriores que se quer testar. Com os dedos nas articulares, testar a mobilidade da vrtebra com a cabea na posio neutra. Ex: posterioridade a esquerda.

- Interpretao NEUTRO Ao testar a mobilidade da vrtebra da direita para esquerda, encontraremos maior mobilidade do que da esquerda para direita h restrio Leso em ERS? Leso em FRS? Extenso Coloca-se a extenso cervical at a vrtebra a ser avaliada e testa a mobilidade da D para E. Depois testa a mobilidade da E para D. Caso a vrtebra tenha maior jogo articular da D para E nesta posio do que na posio neutra leso em ERS. Flexo Coloca-se a flexo cervical at a vrtebra a ser avaliada e testa a mobilidade da D para E. Depois testa a mobilidade da E para D. Caso a vrtebra tenha maior jogo articular da D para E nesta posio do que na posio neutra e mais bloqueada na posio de extenso leso em FRS. OMBRO Movimentos da clavcula - Esternoclavicular Protrao e retrao disco e superfcie articular esternal. Elevao e depresso disco e a clavcula. Rotaes. Acromioclavicular Rotao da clavcula permite que a glenide continue a dar sustentao para a cabea do mero at o final da abduo Se limitada abduo do MS se limita a 120 Rotao anterior da clavcula abertura do ngulo, ocorre no movimento de retrao. Rotao posterior da clavcula fechamento do ngulo, ocorre no movimento de protao. Glenoumeral Muito mvel e pouco estvel do ponto de vista esttico e muito dependente das aes musculares. Retrao da cpsula posterior cabea do mero migra ntero-superiormente durante a elevao do MS favorece leses de impacto (estruturas subacromiais.) Ombro sobre o trax Envolvem principalmente as articulaes esternoclavicular, acromioclavicular e o plano de deslizamento escapulotorcico. Bscula medial Bscula lateral Elevao escpula para cima e clavcula para cima (esterno) para baixo (acrmio).

Depresso ao contrrio da elevao. Protao escpula para frente e fechamento do V acromioclavicular. Retrao escpula para trs e abertura do V acromioclavicular. Brao sobre o trax Flexo e extenso Abduo e aduo Rotao lateral e medial Abduo e aduo horizontais

A limitao de um movimento artrocinemtico pode levar a um aumento no movimento artrocinemtico de outra articulao da mesma cadeia articular sobrecarga de compresso nas estruturas envolvidas (ciclo lesional pr-degenerativo).

TESTE DE MOBILIDADE Anterior Paciente em p, tronco flexionado a 45 com os braos pendentes. Terapeuta em p, ao lado o paciente. Pe uma mo sobre o ombro de tal modo que os dedos indicador e mdio assentem sobre a face anterior da cabea umeral e o polegar assente sobre a face posterior. O terapeuta empurra a cabea umeral anteriormente com o polegar, enquanto o brao estendido 20 a 30. - Inferior-superior Paciente em p, tronco flexionado a 45 com os braos pendentes. Terapeuta em p, ao lado o paciente. Pe uma mo sobre o ombro de tal modo que os dedos indicador e mdio assentem sobre a face anterior da cabea umeral e o polegar assente sobre a face posterior. O terapeuta puxa o brao para baixo levemente. Se a cabea umeral no descer LESO DE SUPERIORIDADE. Se a cabea umeral descer e ao relaxar a presso ela no sobe LESO DE INFERIORIDADE. Posterior Paciente em p, tronco flexionado a 45 com os braos pendentes. Terapeuta em p, ao lado o paciente. Pe uma mo sobre o ombro de tal modo que os dedos indicador e mdio assentem sobre a face anterior da cabea umeral e o polegar assente sobre a face posterior. O terapeuta empurra a cabea umeral posteriormente com os dedos indicador e mdio, enquanto o brao fletido 20 a 30 LESO DE ANTERIORIDADE - se a cabea umeral aceita a anterioridade e no a posterioridade.

LESO DE POSTERIORIDADE se a cabea umeral aceita a posterioridade e no a anterioridade. TESTE DE MOBILIDADE DA EC Paciente deitado. Terapeuta em p, a frente do paciente.segurar em bico de pato a articulao EC. Mobilizar a articulao para cima e baixo, anteriormente e posteriormente. TESTE DE MOBILIDADE DA CLAVCULA Rotao anterior Paciente sentado. Terapeuta em p, atrs do paciente. Fazer uma abduo de 90 do ombro, colocar o cotovelo do paciente sobre o joelho do terapeuta o mero deve estar ao nvel do eixo longo da clavcula. Mo externa segurando o punho. Mo interna com as polpas digitais do segundo e terceiro dedos sobre a articulao EC. Fazer a RI e observar se a clavcula gira anteriormente se no, LESO EM ROTAO POSTERIOR. Rotao posterior Paciente sentado. Terapeuta em p, atrs do paciente. Fazer uma abduo de 90 do ombro, colocar o cotovelo do paciente sobre o joelho do terapeuta o mero deve estar ao nvel do eixo longo da clavcula. Mo externa segurando o punho. Mo interna com as polpas digitais do segundo e terceiro dedos sobre a articulao EC. Fazer a RE e observar se a clavcula gira posteriormente se no, LESO EM ROTAO ANTERIOR. Elevao e Depresso Paciente sentado. Terapeuta em p, atrs do paciente. Apoiar as digitais do segundo ou terceiro dedo sobre a articulao EC. Fazer uma elevao e depresso do ombro. TESTE DE COTOVELO - Lateralidade Paciente sentado ou em decbito dorsal. Terapeuta a frente do paciente, com o brao envolvendo o antebrao do paciente e a mo apoiada na face lateral do trax do terapeuta. Testar a lateralidade fazendo um estresse em valgo e varo. Pacientes com hiperextenso, bloquear em extenso neutra. Quando se observar a folga articular de um lado, e do outro no, no lado livre que est a leso. - Cabea do radio Paciente sentado ou em decbito dorsal .

Terapeuta a frente do paciente, envolve a cabea do rdio com os dedos em forma de pina, com o cotovelo levemente fletido. Realizar: Flexo e pronao - cabea radial se posterioriza. Se no ocorrer, LESO EM ANTERIORIDADE. Extensao e supinao - cabea radial se anterioriza. Se no ocorrer, LESO EM POSTEIORIDADE

Vous aimerez peut-être aussi