Vous êtes sur la page 1sur 39

PRODUO CARTOGRFICA

UD 3 REPRODUO DE DOCUMENTOS CARTOGRFICOS

PRODUO CARTOGRFICA

Dispositivos de Sada de Dados


Mdia, do ingls, media, o meio empregado para transmitir a mensagem. Interessam ao contexto da disciplina as formas visuais de apresentao dos produtos oriundos da aquisio e do preocessamento de dados espaciais.

PRODUO CARTOGRFICA

Papel
O homem comeou a registrar sua histria por volta de 6000 a.C., atravs de entalhes em pedra, madeira ou placas de barro. A escrita surgiu independentemente no Egito, na Mesopotmia e na China. Em meados do sculo XIX a madeira passou a ser a principal matria-prima para fabricao de papel e s a partir dos anos 60 a espcie eucalipto tornou-se amplamente utilizada como a principal fonte de fibra para fabricao do papel. Os papis so fabricados basicamente com polpas de fibras e gua. Outros componentes so includos de acordo com a finalidade do papel como, por exemplo, cargas minerais.

PRODUO CARTOGRFICA

Possuem caractersticas Visveis (Gramatura, Espessura, Brancura, Opacidade, Cor e Textura) e Invisveis (Tipo de Fibra, Colagem, pH e Umidade).
fonte:Papis Canson

Gramatura: peso em gramas medido por metro quadrado de uma folha de papel, por isso sempre especifica-se: g/m. A gramatura a especificao mais importante do papel, j que este comumente comercializado com base no peso, o que influencia fortemente nos custos. Ex: 75g/cm2 (folhas sulfite), 90g/cm2 (cartes de visita), 180g/cm2 (folders)

PRODUO CARTOGRFICA

Espessura: distncia medida entre uma face e outra de uma folha de papel. Significado: Cada tipo de papel, segundo sua composio fibrosa, contedo de cargas, tratamentos mecnicos aplicados, etc., assume uma espessura que lhe inerente. Vale lembrar que dois papis que apresentam a mesma gramatura podem ter espessuras diferentes. Assim como a gramatura, a espessura um fator de grande influncia na maioria das propriedades dos papis; mantendose a mesma gramatura, o papel pode ter diferentes rigidez, compressibilidade, porosidade, absorvncia e etc. da folha.

PRODUO CARTOGRFICA

Brancura: a graduao em que o papel reflete a luz, em comparao com o xido de magnsio, pigmento que lhe atribui 100% de reflexo do papel. A brancura um dos atributos mais solicitados nos papis para impresso e escrita. Para a impresso, a brancura reala as cores, devido luminosidade do fundo. Opacidade: capacidade de uma folha de papel para inibir a observao de caracteres de outra folha. Significado: Entre muitos usos, o papel pode ser o suporte para escrita e impressos, por conseqncia, que oferece um alto grau de opacidade. Com ele pode-se evitar a interferncia de uma leitura ou imagens, provocada pela viso de objetos que podem estar escritos na face oposta face observada.

PRODUO CARTOGRFICA

Colorao: a cor do papel. Textura: Desenhos em relevo alto ou baixo no papel. Significado: Papel sem textura um papel liso, e as texturas podem ser feitas por rolos desenhados durante a fabricao ou por mquinas especiais que marcam o papel depois de pronto. Ex.: imitao de linha, madeira, casca de ovo, etc.

PRODUO CARTOGRFICA

Tipo de Fibra: o componente principal para a fabricao do papel. Significado: O papel pode ser fabricado com polpa de fibras de algodo ou com fibras de madeira. Colagem: a resistncia do papel penetrao de lquidos. pH: a medida de acidez ou alcalinidade de uma soluo. Significado :A maioria dos papis de uso so cidos, o que acelera seu amarelamento e decomposio. medida em que o cido do ambiente interfere no papel, o pH do mesmo comea a cair para menos de 7, tornando-se cido e acelerando seu amarelamento.

PRODUO CARTOGRFICA

Papel sinttico: em estudo para produtos cartogrficos; Em funo de sua formao, assegura resistncia contra dobras, trao, impactos e rasgos. Alta qualidade de impresso e grande definio de imagens devido a sua excepcional lisura. Mesmo em baixas gramaturas, possui alta opacidade. Por ser um papel sinttico, tem elevada estabilidade dimensional, no enruga nem altera suas dimenses quando exposto a ambientes extremamente midos. Mantm brancura e tonalidade constantes, exposto a intempries e raios UV.

PRODUO CARTOGRFICA

PRODUO CARTOGRFICA

PRODUO CARTOGRFICA

PRODUO CARTOGRFICA

Monitores de Vdeo: as informaes (geometria e cores) binrias so codificadas pela CPU (mais especificamente pela placa de vdeo, integrada placa-me, ou no) e enviadas ao monitor para que as exiba de modo inteligvel para o usurio (rasterizao). So fatores relevantes: - Resoluo: se refere ao nmero de pontos coloridos individuais, conhecidos como pixels, contidos em um visor. A resoluo expressa por meio do nmero de pixels no eixo horizontal (linhas) e no eixo vertical (colunas). Os monitores de computador, assim como da maioria das televises, tinham uma proporo de 4:3. Isto significa que a proporo da largura do visor em relao sua altura de 4 para 3.Nos monitores LCD de tela plana, a proporo de 16:9 (s vezes, 16:10 ou 15:9);

PRODUO CARTOGRFICA

- Profundidade de cor: O nmero de bits utilizados para descrever um pixel conhecido como sua profundidade em bit (bit depth). Em um bit depth de 24 bits, 8 bits so dedicados para cada uma das 3 cores primrias: vermelho, verde e azul. Este bit depth tambm chamado cor verdadeira porque ele pode produzir as 10 milhes de cores que o olho humano capaz de perceber. Quantidade de cores possveis, com profundidade n: 2n - Taxa de atualizao: Nos monitores baseados na tecnologia CRT, a taxa de atualizao o nmero de vezes que a imagem exibida no monitor a cada segundo. Os monitores LCD lidam com cada pixel individualmente, por isso no produzem cintilao como os monitores CRT.

PRODUO CARTOGRFICA

Impresso - Sistema de cores CYMK: abreviao para as palavras cyan, magenta, yellow e key. Embora as cores ciano, magenta e amarelo quando misturadas formam o preto, esse preto tido como insatisfatrio e imprtico em certas ocasies. Estas ocasies ocorrem quando existe uma predominncia de preto na imagem, e as trs cores juntas podem enrugar o papel (por excesso de lquido); - Produo de fotolitos X impresso direta; - Grandes tiragens X Baixas tiragens; - Alta velocidade X Baixa velocidade;

PRODUO CARTOGRFICA

FOTOLITO CIANO

PRODUO CARTOGRFICA

IMPRESSO CIANO

PRODUO CARTOGRFICA

FOTOLITO MAGENTA

PRODUO CARTOGRFICA

IMPRESSO CIANO + MAGENTA

PRODUO CARTOGRFICA

FOTOLITO AMARELO

PRODUO CARTOGRFICA

CIANO + MAGENTA + AMARELO

PRODUO CARTOGRFICA

FOTOLITO PRETO

PRODUO CARTOGRFICA

CIANO + MAGENTA + AMARELO + PRETO

PRODUO CARTOGRFICA

PRODUO CARTOGRFICA

Impresso Off-set Pega-se uma chapa metlica preparada para se tornar foto-sensvel. A rea que protegida da luz acaba atraindo gordura a tinta enquanto o restante atrai apenas gua que no chega no papel. A chapa presa em um cilindro, que vai rolar por um outro menor que contm a tinta. A tinta vai colar na imagem, enquanto o restante fica em branco. Um cilindro com uma blanqueta de borracha rola em cima do primeiro cilindro (com a chapa j pintada). A blanqueta vai absorver melhor a tinta e proporcionar uma melhor frico ao papel. Agora, a imagem est impressa na blanqueta. O papel passa entre o cilindro com a blanqueta e um outro cilindro que vai fazer presso. Assim, a imagem transferida da blanqueta para o papel.

PRODUO CARTOGRFICA

Impresso Ink Jet - Formato da impresso (A0, A2, A3, A4,...); - Tipo do papel (gramatura, tratamento especfico, etc); - Comunicao CPU-impressora: Drivers, Buffer, porta USB ou paralela, etc. - Drivers para controlar converso de cores, dimensionamento da imagem impressa, tipo de caracteres, smbolos, etc. - cartuchos independentes (ciano, magenta, amarelo e preto); - processamento na CPU ou na impressora; - otimizao no consumo de papel e tinta; - Velocidade menor de impresso (7 minutos para a HP Designjet 500 42 imprimir uma imagem colorida do tamanho de uma folha A1);

PRODUO CARTOGRFICA

- Maior rapidez na impresso de contedo vetorial; - Alguns modelos de plotter podem reconhecer arquivos em formato PostScript (que uma linguagem de comandos para descrio de pginas, recomendada para impresso de dados vetoriais, independente de resoluo); - Sistema de varredura com as diferentes cabeas de impresso (ciano, magenta, amarelo e preto); - Custo (consumo de cada cartucho, cabeas de impreso, preo do papel, qualidade da impresso, complexidade dos elementos impressos, etc).

Fonte:

http://www.hp.com/latam/catalogo/br/dj_smb/sp/c7770b.html

PRODUO CARTOGRFICA

PRODUO CARTOGRFICA

Visualizao Cartogrfica A visualizao cartogrfica consiste na utilizao de mtodos grficos para permitir a anlise e apresentao de informaes. Est direcionada para o descobrimento e entendimento dos fenmenos espaciais. Pode-se encarar como um processo de representao de informaes com a finalidade de reconhecimento, comunicao e interpretao de padres e estruturas. Um elemento importante para a visualizao cartogrfica a interatividade (papel fundamental do computador).

PRODUO CARTOGRFICA

A diferena entre visualizao cientfica e apresentao grfica que a ltima est direcionada comunicao da informao e de resultados que j so compreendidos. No caso da visualizao cientfica, o objetivo entender os dados. Quando a visualizao cientfica aplicada ao entendimento de dados cartogrficos, tem-se a chamada visualizao cartogrfica. (DELAZARI, 2004) O papel dos mapas ultrapassa a comunicao quando so utilizados como instrumentos para anlises visuais, no processo denominado de visualizao cartogrfica. ICA (2001) apud DELAZARI (2004)

PRODUO CARTOGRFICA

Interatividade: A visualizao cartogrfica aplicada em trs situaes diferentes: explorao, anlise e apresentao de informaes.

PRODUO CARTOGRFICA

Fonte: Adaptado de MacEachren (1994)

PRODUO CARTOGRFICA

Nesse espao os diferentes usos dos mapas so representados em trs eixos: interatividade, audincia e propsito. Se o uso do mapa est ocorrendo com uma alta interatividade, a audincia privada e o propsito revelar o desconhecido: a nfase de visualizao. Por outro lado, se a interatividade baixa, a audincia o pblico, e o propsito apresentar o conhecido; a nfase na comunicao (Sluter 2001a, b). Como um resultado da interao, o usurio deve poder gerar vrios mapas temticos, e proceder a consultas sobre os estes mapas. Com os mapas interativos, os usurios so participantes ativos no processo de comunicao cartogrfica.

PRODUO CARTOGRFICA

Interatividade o sistema possibilita: Seleo de camadas de informao a serem visualizadas; Ordem de exibio das camadas; Simbolizao; Escalas de exibio; Extenso de rea representada; Fontes de dados; Classificao de dados; Nveis de Generalizao; Processamento de informaes;

PRODUO CARTOGRFICA

PRODUO CARTOGRFICA

A Figura 2 representa a evoluo bi-anual da distribuio geogrfica dos casos de LV notificados em Pernambuco. De 1990 a 1991 (Figura 2A), houve um predomnio de casos no Serto e no Agreste, havendo, contudo, registro de casos em outras regies, notadamente na Regio Metropolitana do Recife. Nos dois anos seguintes (Figura 2B), o quadro no foi muito diferente, observando-se apenas uma discreta reduo do nmero de casos registrados no estado como um todo. J no perodo de 1994 a 1995 (Figura 2C), ocorreu uma situao bem diferente: o nmero de casos notificados nesse perodo supera o quantitativo registrado nos ltimos quatro anos. Houve um aumento importante do nmero de casos em todas as regies de Pernambuco, mormente no Agreste. No perodo de 1996 a 1997 (Figura 2D), houve uma nova reduo do nmero de casos notificados no estado, permanecendo, contudo, uma discreta concentrao de casos no Agreste. Esta concentrao acentuou-se no perodo de 1998 a 1999 (Figura 2E), com a formao de um cluster em volta do municpio de Caruaru. Nos dois ltimos anos do perodo estudado (Figura 2F), ocorreu um notvel aumento do nmero de casos notificados, em todas as regies de Pernambuco, com a re-emergncia de antigos focos da doena, assim como emergncia de novos, a exemplo do municpio de Petrolina, localizado no Serto do So Francisco.

PRODUO CARTOGRFICA

PRODUO CARTOGRFICA

PRODUO CARTOGRFICA

Em relao ao perodo epidmico no primeiro semestre de 1996, observa-se que o maior foco localizou-se em Jacarepagu, concentrando-se os casos na favela Rio das Pedras, e outro de menor intensidade na rea da Tijuca. Apesar da considervel reduo nos casos de leptospirose (43 casos notificados) no segundo semestre de 1996, observa-se uma distribuio espacial diferente do semestre anterior, com focos na zona oeste do municpio.

Vous aimerez peut-être aussi