Vous êtes sur la page 1sur 18

UMA EXPERINCIA COM O PROJETO MANHATTAN NO ENSINO FUNDAMENTAL An experience with the Manhattan Project in the Elementary School

Rafaela Samagaia1 Luiz O. Q. Peduzzi2

Resumo: O presente artigo discute uma dissertao de mestrado que utilizou uma perspectiva educacional voltada formao de cidados e defendida na proposta de Edgar Morin e no relatrio da UNESCO sobre educao para o sculo XXI. Para isso, aborda a importncia de uma nova prtica escolar, preocupada em manter o estudante como centro das atividades em sala de aula. Particularmente no ensino de Cincias, a perspectiva escolhida foi o CTS (Cincia, Tecnologia e Sociedade), cujos objetivos contm convergncias importantes tambm com os Parmetros Curriculares Nacionais e a ACE (Aprendizagem Centrada em Eventos), que assim como os demais referenciais tericos, sugere a discusso contextualizada do conhecimento cientfico. Finalmente, so apresentados alguns resultados referentes a um mdulo didtico desenvolvido, aplicado e avaliado, abrangendo a Fsica Moderna e voltado sala de aula do Ensino Fundamental no contexto histrico do Projeto Manhattan (1941-1945). Entre os contedos de cincia contemplados esto a fisso nuclear, a radiao, a pesquisa e o uso de armas qumicas e biolgicas e a energia a partir de uma situao problema propiciada pela tcnica psicoterpica RPG Roleplaying Game ou Jogo de Papis.

Unitermos: mdulo didtico, Fsica Moderna e CTS (Cincia, Tecnologia e Sociedade) Abstract: The present article discusses research that uses the perspective of the construction of citizenship and
the education of the citizen. This standpoint is supported by Edgar Morin and by UNESCOs report on education in the 21st century. To accomplish this task, the importance of a new practice in school in which the student is the centre of the classroom activities is discussed. In the present study the chosen perspective is STS (Science, Technology and Society), which has some significant points in common with Brazilian National Curriculum Standards and ECL (Event Centered Learning). Along with other theories this embraces the contextual discussion of scientific knowledge as a main strategy. In conclusion, a Physics teaching unit for the Fundamental School (8th grade) classroom has been developed, applied and evaluated. It deals with the historical background of the Manhattan Project (1941 1945) and includes the topics of nuclear fission, radiation, energy, chemical and biological weapons research and utilization. The approach to these issues is through the use of a problem-situation as suggested by the RPG (Role-Playing Game) therapeutic technique.

Keywords: didactical unit, Modern Physics and STS (Science, Technology and Society)

Repensando o papel da educao: uma viso geral


A pesquisa em educao vem se mostrando um campo profcuo de trabalho h muitos anos. As relaes estabelecidas em sala de aula, tanto entre professores e estudantes quanto entre estes e o conhecimento, sabe-se, no so triviais e vm se complexificando na mesma medida da diversificao dos interesses dos jovens. Um exemplo so os trabalhos que discutem a pouqussima utilizao do conhecimento escolar (Solomon, 1990), na contrapartida da grande influncia da mdia na construo das concepes que as pessoas desenvolvem intuitivamente para compreender o funcionamento de objetos (Aikenhead, 1988).
1 2

Mestre em Educao pela Unversidade Federal de Santa Catarina (e-mail: rafaela@eciencia.usp.br). Professor doutor do Depto. de Fsica da Universidade Federal de Santa Catarina (e-mail: peduzzi@fsc.ufsc.br).

259
Cincia & Educao, v. 10, n. 2, p. 259-276, 2004

Rafaela Samagaia e Luiz O. Q. Peduzzi


Indicativos como esses demonstraram claramente a necessidade atual de se repensar a ao em sala de aula e o papel da escola na construo de cidados mais qualificados e participativos. Neste trabalho, procurou-se valorizar contribuies diferenciadas do que vem a ser o objetivo da vida escolar e oferecer uma possibilidade de ao estruturada e testada, para professores dispostos a novas iniciativas com base na compreenso de Edgar Morin e Jacques Delors (Morin, 1990, 2000 e 2001; Morin, Le Moigne, 2000; Delors, 2001) quanto ampliao e humanizao do conhecimento e do interesse da escola. defendida a necessidade de haver, de um modo geral, a busca pela aquisio de cultura, pelo desenvolvimento de atitudes autnomas e crticas perante as situaes sociais, pela otimizao das condies coletivas de vida e por uma maior tolerncia s diferenas, seja respeitando as preferncias e os talentos individuais, seja reconfigurando uma estrutura rgida e imutvel, centrada principalmente no conhecimento cientfico recortado e descontextualizado, fora do qual todo saber tende a parecer menor (Ricardo e Zylbersztajn, 2002).

Contribuies para uma renovao do ensino de Cincias


A discusso apresentada torna-se particularmente relevante ao serem observados fatores que revelam o nvel geral de entendimento da cincia, em que ganham destaque a dificuldade de compreenso conceitual e o desinteresse para com o assunto, ao menos no mbito escolar. O quadro constitudo tambm pela convivncia entre a complexidade do objeto de estudo, agravado pela distncia existente entre as atuais situaes de ensino e os contextos de vvida curiosidade no qual surgiram as teorias cientficas. Junto desses fatores, est o rpido progresso cientfico e tecnolgico percebido e experimentado hoje e a gerao contnua de temas potenciais para serem discutidos com os estudantes que, por sua vez, j apresentavam dificuldades para com as descobertas do sculo XX. O resultado uma estrutura contraditria que defende o valor da cincia dado o seu poder de explicao e o desenvolvimento de teorias e tecnologias cada vez mais modernas, mas prope-se a ensinar na escola apenas as descobertas superadas h mais de um sculo que, alm de tudo, so apresentadas fora de contexto e em completo desacordo com os interesses dos estudantes. A questo interessante e a soluo parece no ter sido ainda avistada, apesar das inmeras tentativas que mostram resultados motivadores, como o movimento CTS (Cincia, Tecnologia e Sociedade), que sugere um contexto tecnolgico e social como ponto de partida para a discusso dos aspectos cientficos a ele circunscritos. Para que sejam otimizados os resultados, prescreve tambm a manuteno da ao dos sujeitos nas atividades desenvolvidas, o que torna o processo dinmico e possibilita uma melhor compreenso do papel tanto individual quanto do conhecimento nas situaes reais. importante ressaltar, entretanto, que o CTS, assim como toda nova proposta, apresenta problemas e dificuldades ainda no suficientemente estudados. Um deles uma tendncia percepo instrumentalista da cincia, que pode ser reforada ao se partir sempre de objetos tecnolgicos para chegar aos conceitos. Outro, so as dificuldades e a alterao dos rumos do trabalho docente, quando se deseja colocar, com responsabilidade, o aluno no foco do processo ensino-aprendizagem, alm das necessidades especiais de formao e infra-estrutura de que qualquer ao diferenciada na escola necessita. Entretanto, parece que apenas a utilizao consciente por professores e pesquisadores entusiastas dessas novas propostas possibilitar a soluo de toda sorte de problemas que possam surgir, e nesse esprito que este trabalho foi concebido.
260

Uma experincia com o projeto Manhattan...


Em conformidade de objetivos com o CTS est a ACE (Aprendizagem Centrada em Eventos) (Watts, Alsop e Zylbersztajn, 1997; Souza Cruz e Zylbersztajn, 2001; Souza Cruz, 2001), que sugere como estratgia de ao a escolha de um evento de domnio pblico, preferencialmente polmico e que seja pedagogicamente rico para possibilitar o desenvolvimento de atividades e discusses sobre os temas cientficos, tecnolgicos e sociais envolvidos. Dado o seu carter contextualizador, a ACE parece contrapor, em certa medida, a impresso instrumentalista que o CTS pode muitas vezes conter. Atravs dessa abordagem, ressaltam-se relaes sociais que cercam a cincia e seus objetos, valorizando menos a descoberta em si e mais o processo em torno do qual ela culminou. Para tornar factveis idias como essas no contexto da sala de aula, elaborou-se um mdulo didtico que procurou, primordialmente, a problematizao sob o aspecto social da concepo e do valor atribudo cincia e a tecnologia, atravs da reunio de objetivos importantes dentre os quais esto: a estruturao de um contexto de discusso da cincia que no envolvesse especificamente apenas a Fsica, a valorizao da formao de uma opinio crtica sob um ponto de vista polmico e o uso do conhecimento cientfico como fator decisivo na tomada de deciso, buscando favorecer a formao de cidados mais ativos e capazes de perceber a necessidade da compreenso da cincia e da construo e manuteno de posicionamentos. Uma das dificuldades encontradas inicialmente foi o fato de que os movimentos mencionados no especificam uma metodologia de trabalho, sugerindo apenas que os estudantes permaneam ativos e no centro do processo ensino-aprendizagem, razo pela qual foi adotada a tcnica RPG (Role Play Game) para a confeco do mdulo. Trata-se de uma atividade interativa, um jogo de papis, em que uma histria orienta os acontecimentos mas recebe, a todo momento, interferncias dos participantes atravs das reaes e posicionamentos de cada personagem. Esta sua principal caracterstica, o fato de os sujeitos representarem um papel ao longo do jogo que pode levar tanto tempo quanto necessrio. A atividade dinmica, coletiva e um mesmo jogo (ou livro, como pode ser chamado) constitui diferentes enredos, dado seu carter interativo. Para o uso do RPG em situaes de ensino, so previstos acrscimos na ateno com relao s aulas expositivas (Rodrigues, 1993), o que provavelmente deve estar vinculado importncia da participao discente para que seja viabilizada a continuidade do jogo, diferentemente das aulas expositivas nas quais, de um modo geral, o aluno permanece excludo do cerne das atividades, cabendo-lhe apenas observ-las.

O mdulo didtico
O mdulo de ensino produzido, testado e analisado, procurou problematizar um evento importante vinculado Fsica moderna: o desenvolvimento e utilizao das bombas nucleares que destruram Hiroshima e Nagasaki (Samagaia e Peduzzi, 2003). Ele foi estruturado para as aulas de cincia em classes da 8 srie do Ensino Fundamental e sua aplicao aconteceu em uma escola da rede pblica estadual da cidade de Florianpolis. Dentre as classes do professor sugerido pela direo da escola, escolheu-se uma turma sem nenhum critrio especfico, a no ser o de uma maior convenincia nos horrios das aulas. Por se tratar de uma seqncia relativamente longa de atividades envolvendo 16 aulas ficou acordado com o professor titular da disciplina que seriam utilizadas apenas duas aulas-faixa do total das quatro regulares na semana. No restante do tempo, as atividades seriam conduzidas normalmente dentro do currculo previsto. O incio dos trabalhos tambm foi marcado de acordo com os temas cientficos a serem abordados durante as atividades propostas e o programa da disciplina seguido pelo professor.
261
Cincia & Educao, v. 10, n. 2, p. 259-276, 2004

Rafaela Samagaia e Luiz O. Q. Peduzzi


No s devido disposio do professor titular, mas tambm por causa do prprio currculo e livro-texto adotados pela escola (Cruz, 2000), a aplicao do mdulo foi precedida por aulas que esclareceram conceitos fundamentais para as atividades posteriores. Um exemplo foi a exposio sobre usinas nucleares, que incluiu tanto a engenharia destas quanto os princpios cientficos envolvidos em seu funcionamento. Ministrada pela pesquisadora (um dos autores deste trabalho), essa aula j estava prevista no programa da disciplina e marcou o comeo do contato com os estudantes, no ms de abril de 2002. Com isso, buscou-se a familiarizao entre os sujeitos envolvidos na aplicao, o que foi consolidado com a presena da pesquisadora em algumas aulas regulares da disciplina at o incio efetivo das atividades, em agosto do mesmo ano. Assim, o mdulo foi estruturado passando por uma histria principal, supostamente fictcia mas que, na verdade, consistia de uma reproduo, o mais fiel possvel, das condies e disputas ocorridas na Segunda Guerra Mundial e na produo concomitante do Projeto Manhattan.3 Para estrutur-lo, foi necessria uma pesquisa sobre a histria da cincia envolvida no desenvolvimento do armamento em questo, alm da leitura histrica do prprio evento, a Segunda Guerra Mundial. Tambm foram fundamentais os conhecimentos de Fsica, que otimizaram uma percepo quanto s necessidades conceituais em torno do mdulo apresentado. Por essa razo, o professor, para que pudesse dar as aulas propostas, ao menos nesta primeira exposio para o pblico-alvo, deveria ter um perfil bastante especfico e tambm conhecer minimamente as concepes envolvidas. De outra forma, a anlise dos resultados poderia ser prejudicada, com dois pontos importantes e diferenciados a serem considerados: o mdulo em si e a limitao do professor para lidar com ele. Principalmente em caso de ineficincia ou desinteresse pelas aulas, no seria tarefa trivial descobrir qual dos agentes havia contribudo mais fortemente com o resultado e como o objetivo do trabalho era o desenvolvimento e anlise do material e de suas possibilidades como instrumento de ensino, optou-se pela adoo da prpria pesquisadora na funo docente, consciente dos riscos assumidos e tomando as precaues devidas para que a maior quantidade possvel de informaes e alteraes fosse feita ao longo da aplicao, para que em uma oportunidade posterior, o perfil docente no fosse to especfico. A outra opo, seria buscar um professor to particular para realizar a aplicao, que os resultados igualmente no poderiam ser generalizados. A questo central envolveu a deciso quanto a investir ou no em uma verba bastante grande para o desenvolvimento do Projeto Arbetritz, que visava a construo de uma superbomba com o intuito de acelerar o trmino de um conflito de grandes propores. Para essa importante deciso, foi escolhida uma comisso de representantes da sociedade, incluindo profissionais de diferentes reas, chamada CETODES (Comisso Especial para Tomada de Decises Estratgicas). Eles deveriam ser informados sobre as vantagens e desvantagens da construo por outros dois grupos: o dos cientistas favorveis construo da bomba, formado pelos membros da comisso cientfica que executaria a pesquisa e o dos cientistas contrrios, que disputavam as verbas julgando-as mais necessrias em outras pesquisas. Eram ainda participantes da histria os jornalistas responsveis pela cobertura dos acontecimentos, que deveriam divulgar a todos as informaes coletadas no jogo e fora dele (durante os trabalhos extraclasse) e os membros da comisso organizadora, auxiliares da pesquisadora alocados em cada um dos grupos (exceto o CETODES), descentralizando a funo organizacional.
3

O Projeto Manhattan pesquisou e desenvolveu as bombas nucleares lanadas sobre Hiroshima e Nagasaki em 1945 (Jungk, 1958; Buttow, 1954; Feynman, 2000; Hobsbawm, 1995).

262

Uma experincia com o projeto Manhattan...


Para a constituio dos grupos, o critrio principal de seleo foi a escolha pessoal dos participantes. Os pequenos impasses surgidos foram resolvidos apenas estabelecendo, de comum acordo, que alguns deveriam optar por grupos que permaneciam ainda pouco numerosos, a fim de viabilizar o jogo. Mesmo porque, os estudantes no precisavam necessariamente expressar sua opinio individual, uma vez que se tratava da representao de um papel. Cada equipe contava com o seguinte, em termos de nmero de membros: Grupo
Cientistas contrrios ao Projeto Arbetritz Cientistas favorveis ao Projeto Arbetritz Jornalistas CETODES Organizadores

Nmero de participantes
7 7 8 17 3

Com o objetivo de envolver os alunos, algumas providncias foram tomadas desde o incio das atividades. Como exemplo, pode-se citar a disposio das carteiras, que era alterada semanalmente acordando com a atividade prevista. Da mesma forma, alguns membros do CETODES, assim como a pesquisadora, criaram nomes e profisses fictcios. So exemplos: dr. Mendelvio Estrncio, mdico ginecologista; dr. Escrendrpio, mdico; srta. Vanessa Veloso, religiosa. Havia tambm, ainda que em menor nmero, arquitetos, administradores e psiclogos. Uma das preocupaes da investigadora foi a de que pudesse ser menosprezado o papel do grupo CETODES, que continha um nmero maior de participantes e, aparentemente, atividades de menor destaque. Para lidar com esse possvel problema, foram utilizadas algumas medidas simples, como a manuteno de um discurso de valorizao da tarefa central a ser desenvolvida estritamente por esse grupo, ou seja, a definio da resposta que figurava nas cartas que seriam enviadas pelos membros da comisso (isto ser melhor discutido posteriormente); o carter preferencial da participao do grupo nas atividades em sala de aula; a disposio das carteiras, que os mantinha sempre ao centro; e a utilizao de placas com os nomes e as profisses dos elementos da comisso nos lugares que deveriam ocupar, sendo este ltimo motivo de grande satisfao para os estudantes. importante mencionar esse cuidado, uma vez que envolveu a motivao do maior e mais importante grupo, cujo desinteresse poderia comprometer o sucesso da aplicao da atividade. Durante as 16 aulas do projeto, as atividades foram organizadas da seguinte forma:
Aulas 1 e 2 Aulas 3 e 4 Aulas 5 e 6 Aulas 7 e 8 Aulas 9 e 10 Aulas 11 e 12 Aulas 13 e 14 Aulas 15 e 16
Introduo e apresentao do jogo. Distribuio dos estudantes nos diferentes grupos. Definio quanto ao tipo de bomba que seria usada. Anlise dos diversos tipos de energia e os danos que cada uma poderia causar. O que poderia ser usado em uma bomba? Discusso da Energia Nuclear. Anlise do conhecimento necessrio para a construo de uma bomba. Todas as vantagens do mundo: aula dos cientistas favorveis construo da bomba nuclear. Todos os riscos do mundo: aula dos cientistas contrrios construo da bomba nuclear. Debate entre os dois grupos de cientistas e jogo de perguntas e respostas sobre os conceitos j estudados. Julgamento final: a deciso do CETODES. Encerramento das discusses.

263
Cincia & Educao, v. 10, n. 2, p. 259-276, 2004

Rafaela Samagaia e Luiz O. Q. Peduzzi


Para as consultas, a pesquisadora disponibilizou uma mesma lista de ttulos a todos os grupos. Esta foi elaborada procurando atender a aspectos diferenciados do problema a ser tratado como a questo tecnolgica da bomba e os princpios cientficos utilizados, entre outros. Diferentes nveis de profundidade das discusses foram selecionados para que necessidades diversas pudessem ser atingidas. Entre eles, a pesquisadora levou para a classe as apostilas da Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN), disponibilizadas na internet e elaboradas apropriadamente para esse pblico. Entretanto, para cada um dos grupos de trabalho, foi criado um dossi, composto pela lista de bibliografias sugeridas e por todos os materiais que eles prprios conseguissem encontrar em suas pesquisas; alguns foram socializados, outros no. Dessa forma, constituiu-se um livro particular de trabalho. Nas aulas 1 e 2 foram discutidos assuntos gerais quanto s atividades a serem realizadas, como a questo central a ser julgada, a funo de cada grupo no jogo, o cronograma e o sistema de avaliao. Essas informaes foram disponibilizadas aos estudantes em um dossi entregue as equipes e que continha tambm as principais informaes sobre a histria. Esses documentos eram atualizados com anexos e pesquisas bibliogrficas realizadas pelos participantes, medida que eram includos no jogo. Tambm nesse dia foi lida uma correspondncia enviada pelo presidente do pas de que faziam parte. Ela constava de uma sntese dos fatos acontecidos at aquele momento, de esclarecimentos sobre a funo dos grupos e de uma solicitao aos membros do CETODES: a de que o mantivessem constantemente atualizado quanto s discusses. Para isso, esperava o envio de correspondncias pessoais confidenciais de cada membro do grupo. De modo geral, a estrutura das aulas seguintes inclua uma parte introdutria, utilizada pela pesquisadora (que no jogo era Gromsnik, um funcionrio do governo) para fazer a leitura dos chamados boletins de atualizao, pequenos textos lidos de forma explicativa e discutida, em que todos eram informados sobre os ltimos acontecimentos referentes ao conflito. Para esse mesmo fim, tambm foram confeccionados dois mapas; um deles reproduzia uma vista completa do planeta e o outro, seguidamente utilizado, consistia em um recorte adaptado do mapa da Europa antes da Segunda Guerra, o que aparentemente no foi percebido pelos alunos em geral. Antes da leitura das atualidades, Gromsnik costumava questionar o que os estudantes acreditavam que Puplitz, um suposto ditador que vinha tentando dominar muitos pases de um continente (figura equivalente a Hitler), havia feito desde a ltima semana, fazendo com que fossem levantadas hipteses e razes para as conquistas (a questo temporal foi suplantada, dizendo-se que o planeta possua caractersticas diferentes da Terra, isto fazia com que anos para eles durassem algumas semanas para ns). Essa atividade mostrou-se muito interessante, principalmente a partir da stima aula, quando um maior conhecimento sobre a situao do conflito permitia a problematizao coletiva. Os alunos indagavam sobre o que fariam se tivessem o poder de deciso de Puplitz, qual deveria ser a prxima conquista. O acerto que ocorria com freqncia implicava em grande interesse na classe, que discutia a propriedade ou no da opo. Mesmo sem perceberem, questionavam e discutiam com bastante fluncia os acontecimentos histricos. Os ltimos 15 ou 20 minutos das aulas eram cedidos para reunies de grupo que, no caso dos cientistas, eram utilizados para definir os passos tanto da sua prpria aula quanto para a manipulao das informaes liberadas ao jornal ou para elaborar as questes a serem formuladas no debate. Ao mesmo tempo, a pesquisadora dava acompanhamento individual aos membros do CETODES ou a cada um dos grupos, contando para isso com o auxlio das organizadoras. Tambm nesse intervalo, os jornalistas preparavam o material para o jornal,
264

Uma experincia com o projeto Manhattan...


faziam entrevistas e checavam informaes. J os membros da comisso escreviam cartas ao presidente, contando os acontecimentos do dia e se posicionando. Todas as cartas foram respondidas pelo presidente Australgidos Astronmicos. Nas aulas 3 e 4 discutiu-se, atravs de problematizao, uma lista de maneiras conhecidas de causar estragos a um objeto, da qual foram selecionadas aquelas convenientes para a apreciao dos tipos de energia. Os exemplos no contemplados espontaneamente foram introduzidos em uma conversa posterior, aps o que se buscou obter as variveis relevantes em cada uma das situaes. Em seguida e de forma participativa, foram discutidos os conceitos de direta e inversamente proporcional, que possibilitaram a anlise das variveis levantadas e a construo conjunta de esboos estruturais de equaes. Por ltimo, os alunos em grupo receberam descries de situaes como: algum sendo atingido por um vaso ao passar embaixo de uma janela; um atropelamento; uma mola que servia como brinquedo mas de repente escapa, batendo nos dedos de quem a manipulava. Com base nelas, foi solicitado que discutissem as formas de energia envolvidas, e a extenso dos danos causados, efetuando os devidos clculos. Ao final da aula, foram analisados em conjunto cada um dos tipos de energia debatidos, acordando que apesar de eficientes na funo de causar estragos a objetos, no serviam confeco de uma bomba. Assim, abriu-se espao para a discusso da energia resultante de reaes e processos qumicos e, em seguida, a fisso nuclear, recuperada da aula sobre usinas e definida como a melhor opo. Uma vez estabelecido o tipo de armamento a ser utilizado, as aulas 5 e 6 constaram de uma discusso mais detalhada sobre os princpios da construo de uma bomba nuclear. Abordou-se o tema composio atmica e nuclear, os conceitos de nutron, fisso nuclear e reao em cadeia, as diferenas entre as usinas nucleares e a bomba, os combustveis, os istopos, o processo de enriquecimento do urnio e alguns outros conceitos trazidos pelos estudantes. Como j foi mencionado, a maior parte dos temas no era inteiramente nova. Nas quatro aulas seguintes, alm das atividades cotidianas (incio e finalizao comum das aulas) foram apresentadas as defesas por parte dos grupos de cientistas quanto a suas proposies. Havia primeiro uma explanao geral, seguida das perguntas do CETODES e, por ltimo, a interferncia dos jornalistas. O grupo de cientistas contrrio idia que estivesse sendo apresentada no tinha direito voz. Nas aulas 11 e 12 registraram-se duas atividades muito interessantes: o jogo de perguntas e o debate. No primeiro, os estudantes foram colocados em seus grupos (o CETODES, por ser numeroso, foi dividido em subgrupos) e uma palavra de cada vez era lanada no quadro. Os que soubessem algo sobre ela deveriam se manifestar e, um a um, sugeriam uma resposta ou complementavam aquela oferecida pelo grupo anterior. A ordem de apresentao das respostas era definida por sorteio e os alunos contribuam at que fosse constituda uma definio completa e satisfatria. A riqueza dessa atividade esteve principalmente no fato de que foram retomados conceitos como energia, fisso nuclear, reao em cadeia, radiao e outros, em uma perspectiva coletiva. Alm das informaes virem exclusivamente dos estudantes, tambm discutiam a pertinncia de uma concluso ou a validade das respostas dadas, fazendo com que fossem questionadas as construes e problematizados os conceitos. No caso do debate, a estrutura organizacional procurou reproduzir aquela usada nas emissoras de televiso durante os programas polticos. Cada grupo de cientistas pde inicialmente expor de forma geral sua argumentao e em seguida iniciaram-se as questes. A equipe que fazia a pergunta deveria escolher quem a responderia. O grupo discutia por um minuto e
265
Cincia & Educao, v. 10, n. 2, p. 259-276, 2004

Rafaela Samagaia e Luiz O. Q. Peduzzi


depois o membro selecionado, sozinho, manifestava a posio do conjunto. Cada estudante respondeu a uma pergunta. Por ltimo, participaram os integrantes da comisso, trazendo as questes finais. As aulas 13 e 14, como as demais, contaram com a leitura do boletim de atualizao, de onde surgiram as informaes histricas que ainda no haviam sido lanadas no jogo. Em seguida, foi realizado o julgamento, com a explanao oral individual dos membros do CETODES, apresentando e justificando sua posio na ltima carta escrita e a deciso final que ainda podia ter sofrido modificaes em funo das ltimas discusses. A contagem dos votos deu uma vitria arrasadora a favor da continuidade do Projeto Arbetritz. O resultado trouxe comemoraes por parte dos cientistas favorveis construo da bomba, que se julgaram vencedores do jogo, j que a escolha tinha sido a de dar continuidade ao Projeto. Tambm os membros do CETODES queriam saber se haviam acertado em sua deciso. A pesquisadora ento evocou a histria real, revelando os nmeros das exploses que destruram Hiroshima e Nagasaki. Lentamente, foram surgindo os detalhes que, no comeo, geraram alguma confuso: faziam parte da realidade ou da fico? Uma platia perplexa e atenta ouviu uma recapitulao sobre o que vinham estudando h tantas semanas e de que modo isso se enquadrava na histria. Foram abordados os mapas, os nomes dos pases, as figuras importantes e todos os detalhes questionados. Logo depois, foram discutidas as outras opes disponveis, como a apresentada pelos cientistas contrrios pesquisa e construo da bomba as armas qumicas. Uma reflexo sobre o uso, os efeitos e as mortes j provocadas por esse tipo de armamento, levou concluso de que pode se tratar de algo to devastador quanto uma bomba nuclear. Os alunos mostraram-se surpresos por terem associada a isto uma imagem ingnua de que provocava poucos problemas. Nessa hora, o professor titular da disciplina (que permaneceu como ouvinte durante toda a aplicao) foi importante, contribuindo com explicaes relativas ao funcionamento biolgico dos componentes constituintes das armas e os efeitos, no nvel corporal e celular, dos compostos desenvolvidos. A ltima parte da discusso incluiu as questes ticas. Diversos fatos ocorridos durante a aplicao foram utilizados como exemplos de discrepncias entre o discurso comum a respeito do que vem a ser certo e errado e as atitudes tomadas sob presso. Tambm se investigou o que pode ser relevante para a mudana de opinio dos sujeitos. Esse exame teve como objetivo deixar claro que no havia posicionamento certo ou errado para o CETODES. Tratava-se, na verdade, da construo de uma opinio e da tomada coletiva de uma deciso que teria, inapelavelmente, prs e contras. A aula final contou com uma retrospectiva dos itens tecnolgicos desenvolvidos a partir das pesquisas nucleares para a bomba e daqueles que foram produzidos apenas pela pesquisa blica. Em seguida, os estudantes assistiram a trechos de filmes que reproduziam tanto o ataque japons base de Pearl Harbor, quanto alguns episdios importantes do desenvolvimento do Projeto Manhattan: a discusso da comisso que foi representada no jogo pela equipe CETODES e uma simulao do teste realizado no deserto, quando explodiu a primeira bomba de plutnio.

Discusses sobre a aplicao do mdulo


De maneira geral, a concluso de que tanto durante a execuo das tarefas pelos grupos, quanto nas exposies feitas pela pesquisadora, o nvel de ateno dos estudantes foi muito bom, exceto no incio dos trabalhos quando ainda no havia um amplo envolvimento das equipes com o jogo.
266

Uma experincia com o projeto Manhattan...


Os diferentes grupos apresentaram situaes particularmente interessantes. Os cientistas favorveis construo da bomba, por exemplo, revelaram posteriormente que efetivaram intensa busca bibliogrfica para encontrar as vantagens da construo da bomba, mas sem sucesso, dado o seu poder de destruio assustador. Por isso, focalizaram seus estudos principalmente no material disponibilizado pela pesquisadora (apostilas CNEN vai escola disponveis em www.cnen.gov.br), fundamentando seus argumentos nas pesquisas que se desenvolveram perifericamente bomba, como os usos da radiao na medicina tanto para o diagnstico quanto para o tratamento de doenas. Assim, cumpriram com grande responsabilidade seu papel no jogo, defendendo com entusiasmo e competncia sua posio. Os cientistas contrrios construo da bomba enfrentaram um problema diferente. A complexidade da situao exigia algum tipo de soluo e no foram capazes de encontrar qualquer outra, se no acatar aquela que apelava para a obteno da defesa atravs de um arsenal blico efetivo o suficiente para que fosse mantido o controle da situao. Depois de muita procura, inclusive com um grande volume de bibliografia trazido para a sala de aula e possivelmente influenciado pelos acontecimentos atuais como o conflito entre EUA e Iraque, o grupo sugeriu a pesquisa de armas qumicas e biolgicas, tambm apostando nos resultados perifricos trazidos por essa anlise aparentemente menos danosa e mais barata. Essa argumentao foi apresentada pelos estudantes sem a ajuda da pesquisadora e mostrou-se bastante eficiente na busca de votos junto aos membros do CETODES. Os jornalistas tambm enfrentaram dificuldades, algumas impostas pela pesquisadora com o objetivo de gerar discusses posteriores. A cada aula, preparariam um jornal, a ser apresentado no encontro seguinte. As informaes disponveis deveriam reproduzir os itens dos jornais comerciais incluindo reportagens, entrevistas e uma manchete estimulante, como forma de chamar a ateno dos possveis leitores. O problema dos jornalistas esteve em reunir material para a constituio das sees, pois as respostas dadas pelo presidente s cartas dos membros do CETODES incluam a especificao de que se tratava de assunto confidencial e que, portanto, exigia deles o mnimo de sigilo e descrio. Da mesma forma, os cientistas foram procurados pela pesquisadora, que alertou para os riscos de serem fornecidos detalhes estratgicos aos membros do jornal, que fatalmente iriam public-los, permitindo ao grupo rival o estudo e o delineamento de estratgias para o convencimento dos integrantes do CETODES no momento da deciso. Durante as reunies de grupo, os integrantes do jornal fizeram espionagem e furto de cartas que provocaram a publicao de informaes inventivas e fantasiosas, construdas com base no pouco que conseguiram descobrir. Por conta disso, as equipes mudaram de atitude e, ao invs de impedirem o acesso dos jornalistas, passaram a manipular a informao disponibilizada, usando criticamente a imprensa a seu favor. Aproveitaram-se da amizade entre os estudantes e principalmente da influncia que alguns tinham junto ao grupo como fator determinante na atuao dos jornalistas. Esse episdio foi bastante til como assunto na discusso da ltima aula quanto aos preceitos ticos e s atitudes tomadas sob presso. O exemplo tambm foi usado para debater sobre o papel da imprensa e a necessidade de haver por parte dos leitores uma crtica cuidadosa ao que disponibilizado como informao. Os organizadores terminaram integrando-se a seus grupos e realizando tambm as tarefas especficas como relatrios de participao que auxiliaram no processo avaliativo, atualizao constante do dossi dos respectivos grupos a que pertenciam, e outros auxlios pesquisadora. Assim, o envolvimento geral dos alunos tanto com a histria utilizada no mdulo, quanto com as atividades desenvolvidas atestam no apenas a boa aceitao, mas a pertinncia
267
Cincia & Educao, v. 10, n. 2, p. 259-276, 2004

Rafaela Samagaia e Luiz O. Q. Peduzzi


e eficcia do mdulo didtico. Demonstraes de prazer e satisfao por parte dos estudantes em realizar atividades escolares constituem pr-requisito importante para a apreenso do conhecimento. Uma preocupao constante foi a busca da imparcialidade nas discusses. Tanto em se tratando da escolha feita pelos alunos na votao sobre o futuro da pesquisa da bomba, quanto com pequenas aes, como o roubo que os jornalistas fizeram, o que se buscou foi uma associao entre esses fatos aparentemente to compreensveis dentro do contexto do jogo com outros que costumamos ver na imprensa e que parecem chocantes. Para isso, foram bastante importantes os momentos de discusso aps ser revelado o carter real dos fatos e uma conversa principalmente encaminhada pelos alunos quanto ao certo e o errado para conosco e para com os demais, o que acabou evoluindo para uma breve abordagem acerca dos conceitos de tica e leis. possvel, entretanto, que o objetivo no tenha sido atendido inteiramente, uma vez que se trata de um momento histrico de sentimentos e concepes extremados, passando pelo extermnio de judeus e culminando com a morte de uma grande quantidade de civis em uma ao nica e inesperada com a bomba atmica. Mesmo na bibliografia especializada pode-se perceber, muitas vezes, anlises que no conseguem se manter imparciais.

Materiais produzidos e entrevistas


Um grande volume de materiais foi produzido pelos diferentes grupos ao longo das atividades. Particularmente interessantes foram os contedos das cartas escritas ao presidente do pas de que faziam parte os estudantes e os jornais elaborados, muitas vezes surpreendentes. Entre outros, o primeiro extrato selecionado refere-se ao problema j mencionado e vivido pelos jornalistas ao tentarem coletar material para a constituio das matrias do primeiro nmero. A indisponibilidade de informaes provocou a publicao do seguinte texto: Os cientistas contra e a favor do projeto da superbomba foram proibidos de revelar qualquer informao a respeito deste. Apesar deste contratempo, alguns dos melhores jornalistas de Hanapse obtiveram informaes confidenciais [...]. Esta imposio de silncio absoluto foi feita pelo presidente de Whatahan, alegando ser a melhor maneira de manter a populao calma e vivendo normalmente seu dia-adia, mas ser isto correto? Os cidados no tm o direito de saber o que ocorre?[...] Enquanto a guerra se espalha pela Eunsia, nosso futuro est nas mos do CETODES (organizao elaborada para tomar decises), [...] no somente suas opinies devem ser avaliadas, todo o povo deve se impor e decidir o futuro de nosso pas, o futuro desta guerra! Hanapse O jornal que uma bomba e explode notcias! interessante mencionar que boa parte desse material foi elaborado ainda na classe, minimizando o risco de que a equipe pudesse ter recebido auxlios externos. Alm desse desabafo, publicaram tambm a seguinte nota na mesma edio do jornal: O nico argumento dos cientistas a favor apresentado at agora foi de que o nico jeito de acabar com a guerra com a mesma forma que ela nos trata, jogando uma bomba e matando todos. Qual a possibilidade de acabar com a guerra sem esta bomba nuclear? Hanapse O jornal que uma bomba e explode notcias!
268

Uma experincia com o projeto Manhattan...


Seguia-se a ela uma matria questionando a significao dos argumentos adotada pelos cientistas, o que provocou, para a edio seguinte, a elaborao por parte da equipe atingida pelas crticas de uma carta bastante interessante, destinada aos membros do CETODES, que dizia: Caros Doutores(as) Tendo em vista a expanso dos poderes polticos e territoriais do terrorista, tirano Puplitz, acreditamos que por autodefesa devemos possuir uma arma poderosa contra possveis ataques, [...] acreditamos que assim obteremos respeito perante o mundo. Mas para que respeito? Acreditamos que com respeito e dignidade ser muito mais fcil obter acordos, arrecadar verbas e nos impormos mundialmente. Me diga que pas chega liderana do mundo sem se impor, sem ter defesa? O nosso principal objetivo acabarmos com a guerra na Eunsia, pois nos afeta economicamente e traz risco de expanso para os nossos lados. Tendo um avano tecnolgico, acreditamos na cultura e histria de vida de nosso pas, que ajudariam indstrias e empresas, consequentemente alterando para melhor a condio de vida de cada cidado. Projeto Arbetriz* Tambm nas cartas encaminhadas pelos membros do CETODES ao presidente, vrios excertos poderiam ser destacados. A maioria, por revelarem o envolvimento dos estudantes para com a atividade realizada. Entre eles, foram selecionados trs. Eu sofro em saber que milhes de pessoas esto morrendo, mas temos que mostrar para todos que ns (de Whatahan) tambm estamos lutando pelo nosso espao e que no somos covardes. Pmela CETODES [...] estive pensando durante esse tempo algumas outras maneiras para destruirmos o Puplitz sem ter que matar pessoas inocentes [...] no gostaria de fazer uma bomba sabendo que ir matar um monte de gente. Arthur CETODES Ao pensar em minha casa sobre construir ou no construir a bomba, vieram certos flashes das reunies que tivemos com os cientistas. Danielle CETODES Pode-se destacar tambm a questo dos contedos. Vrios alunos mencionaram nas correspondncias explicaes rudimentares da fisso nuclear. Para isso, alguns utilizaram esquemas ou explicaes, outros, visivelmente material vindo de alguma pesquisa externa, uma vez que os conceitos no foram enfatizados com o tipo de abordagem dado durante as aulas.

* Assinatura utilizada pelo grupo de cientistas favorveis ao projeto.

269
Cincia & Educao, v. 10, n. 2, p. 259-276, 2004

Rafaela Samagaia e Luiz O. Q. Peduzzi


[...] fisso nuclear : quando um nutron livre jogado em alta velocidade se chocando com um tomo grande criando mais dois tomos pequenos e liberando mais nutrons, se isto no for controlado causa uma reao em cadeia (que o processo da bomba) liberando altas quantidades de radiao. Andrey CETODES Ainda sobre os contedos, pode-se mencionar o volume e a profundidade das perguntas feitas em aula, que no raras vezes foraram pesquisas externas e algum investimento, procurando explicaes capazes de clarificar ao pblico em questo, pontos obscuros como o processo atravs do qual os istopos so separados ou como so produzidas e funcionam as bombas de magnsio. Perguntas como essas revelam mais uma vez indcios de pesquisas extraclasse, j que abordam questes no enfatizadas na discusso em sala de aula. Essa hiptese foi corroborada nas entrevistas. Deve-se ainda ressaltar uma atividade no planejada e que gerou frutos interessantes: a tentativa de previso das aes do tirano Puplitz. No incio das aulas, tornou-se habitual perguntar classe o que fariam se coubesse a eles o encaminhamento da guerra, o que sempre gerou extensas conversas direcionadas pela pesquisadora. Em uma ocasio particular, quando Puplitz consegue o apoio da Sria (pas equivalente Rssia), uma das estudantes comentou na carta o seguinte: No esperava-se tal reao do ditador. Sua esperteza nos contraria. Ele tomou conta de grande parte dos pases [...] fora seus aliados [...] que j tirando concluses pretende enganar e dominar. Luiza CETODES Essa previso foi acertada, como vrias outras feitas oralmente nas aulas. Houve ainda algumas participaes orais ou mesmo atravs das cartas, representativas quanto ao envolvimento estabelecido pelos alunos com o jogo. Um dos membros do grupo de cientistas favorveis ao projeto perguntou, por exemplo, quem os auxiliaria nas pesquisas e como seria encaminhada a verba, caso o CETODES concordasse com sua liberao. Segundo ela, isto no deveria ocorrer atravs da comisso, uma vez que era composta por estudantes. Essa questo foi respondida procurando-se reproduzir a situao real, em que uma comisso militar cuidou da administrao do Projeto Manhattan. Um outro membro do CETODES escreveu ao presidente perguntando se havia um saldo a ser liberado s pesquisas. Durante a aula, perguntou se ele no poderia ser dividido em uma fase inicial at que fossem verificadas as reais possibilidades de construir a bomba nuclear. Para as entrevistas semi-estruturadas foram selecionados estudantes, alguns por motivos especficos, como uma ateno extrema para com as atividades, outros pela razo inversa. Tambm foram considerados a atuao no jogo de perguntas das aulas 11 e 12, o material escrito produzido e o envolvimento com o jogo de forma geral. Entre os 42 participantes, 16 foram entrevistados, sendo 4 em uma fase piloto, para testar a pertinncia das perguntas, o que provocou alteraes no plano inicial de questes. Devido a problemas tcnicos, uma das entrevistas apresentou grande quantidade de rudos externos, e por isso foi descartada. As perguntas procuraram investigar a percepo e opinio dos participantes quanto s atividades em uma anlise comparativa com as aulas tradicionais. Procuraram tambm observar as mudanas sofridas ou no na opinio deles quanto utilizao da bomba, bem como verificar a existncia de pesquisas extraclasse, sendo este ltimo um ponto de grande
270

Uma experincia com o projeto Manhattan...


interesse da pesquisadora. Os extratos a seguir correspondem avaliao dos estudantes das atividades durante o mdulo didtico. Elas [as aulas] exigiam ateno do mesmo jeito, mas tu poderias prestar ateno melhor. Prestar at mais ateno porque um jogo e tu queres saber mais, brincar mais! Jorge CETODES Aqui [no jogo] a gente tem que ter responsabilidade tambm, s que mais divertido. Ana Paula Organizadora A professora interagiu mais com os alunos, a a participao foi maior, da professora tambm. E a gente teve mais trabalho do que nas outras aulas que s teoria e prova. Bruno Jornalista Percebi bastante diferena porque envolveu bastante coisa com cultura, a cincia mesmo, em uma maneira diferente de aprender que com um jogo. Todo mundo se envolve. Tem diferentes papis, diferentes funes dentro dele. Daniela S. - Cientista Contrria ao Projeto Arbetritz Comeou assim, era diferente porque tinha brincadeira, os nomes [...]. Depois eu comecei a pensar que tu no ias fazer aquilo tudo por nada. Que tinha alguma coisa por trs e fiquei curiosa. Danielle R. CETODES A questo do interesse e da pesquisa fora da classe foi bastante ressaltada por trs estudantes em particular, que disseminaram o contedo das discusses entre a famlia e alguns amigos, levantando questes e conversas que terminaram por alimentar as aulas do mdulo. Parte de suas respostas est descrita a seguir. Eu comentei l em casa isso [o jogo] e a minha irm me contou o que era. Da eu comecei a ler sobre a Segunda Guerra, sobre o Hitler, como ele era. Eu tambm procurei na internet e minha irm perguntou algumas coisas para as amigas dela, foi bem legal! Vanessa CETODES Eu estava fazendo um trabalho sobre o Jimmi Hendrix que da mesma poca. Da li que ele estava se rebelando contra as guerras e ns (membros do CETODES) demos uma olhadinha sobre como funcionavam as coisas. A energia, o que aconteceu. Fiquei conversando com a estudante X (tambm membro do CETODES) (que disse ) a histria de Hitler. At o nome lembra. E contei tambm para o meu tio que me contou toda a histria de verdade. Luza CETODES A gente [os jornalistas] precisava estudar para colocar [no jornal] no s o que a gente achava, mas a verdade tambm. Pedro Jornalista
271
Cincia & Educao, v. 10, n. 2, p. 259-276, 2004

Rafaela Samagaia e Luiz O. Q. Peduzzi


tambm importante ressaltar o teor de alguns posicionamentos, para que fique clara a imparcialidade das discusses. Em nenhum momento procurou-se conceituar opinies certas e erradas, embora a questo do risco e da responsabilidade tenha sido freqentemente enfatizada. Antes eu era contra porque no sabia as vantagens e desvantagens. Agora sabendo disso sou a favor. Andrey CETODES Sempre acreditei que foi injusto [jogar] a bomba porque um monte de gente inocente morreu. S que por outro lado, eu defenderia meu espao, o lugar onde eu vivo. [Com o jogo] aumentou at um pouco mais a dvida de qual atitude tomar. Luiza CETODES Antes eu era contra mas no sabia porque, no sabia como. A depois eu vi exatamente o que era esta bomba, eu vi o que podia fazer, ento [...] agora tenho meus motivos [...]. Esse jogo contou as coisas e o pessoal deu uma opinio. Mas quando botou para a realidade, falaram: nossa, eu fiz isso? No. Foi uma maneira de demonstrar que as pessoas no esto bem conscientes do que elas querem mesmo. Daniela S. Cientista Contrrio ao Projeto Arbetritz Eu pensava no mais fcil, construir ou no. S para ganhar nota, ficar brincando na sala porque era obrigatrio. Depois eu vi que era melhor no construir porque poderia matar um monte de gente [...]. Esse jogo mexe muito com a cabea da gente. Dabriely Cientista favorvel ao Projeto Arbetritz Foram reveladores ainda dois pontos: a percepo dos estudantes quanto ao envolvimento da pesquisadora que procurou, durante toda a ao, minimizar a hierarquia imposta no ambiente escolar, participando e descobrindo junto com os estudantes respostas a muitas das perguntas. Isso materializou-se mais especificamente na fala de um dos estudantes: O ponto mais positivo foi o professor integrado com os alunos, quebrando aquela regrinha do professor falando e mandando. Isso foi bem legal. Bruno Jornalista O outro ponto foi uma reclamao constante em duas entrevistas. A interdisciplinaridade e a contextualizao oferecem um desenho s atividades, que apresenta os contedos de forma indireta, no sendo esta a nica preocupao. Por essa razo, estudantes habituados ao modelo convencional, e que no tenham sido alertados quanto opo metodolgica (e no o foram propositadamente), percebem a ausncia das frmulas, tarefas convencionais, listas de problemas e provas. Isto ficou claro em duas das entrevistas: A professora explicou bem, eu gostei bastante das aulas, mas acho que faltou mais fsica. Chamar mais para o quadro, mandar fazer exerccio, estas coisas. Pedro Jornalista
272

Uma experincia com o projeto Manhattan...


Acho que a matria mesmo ficou um pouquinho falha, que o jogo era mais cultural, mas acho que isso deve ter sido o objetivo. Daniela S. Cientista Contrrio ao Projeto Arbetritz Nesse sentido e considerando que essa foi uma opo consciente da pesquisadora, a opinio dos estudantes compreensvel, mas no relevante, enquanto crtica ao.

Concluses e perspectivas
As concluses no poderiam ter incio de outra forma, seno versando sobre o principal objetivo aqui presente: defender firmemente uma concepo bastante especfica de educao, exemplificada na elaborao e implementao do mdulo didtico e a anlise feita anteriormente, que mostra a abertura e receptividade da escola e dos estudantes proposta. Da mesma forma, confirma que bons resultados podem ser obtidos a partir de uma abordagem participativa e diferenciada, superando o mau desempenho, o desinteresse e a reclamao freqente dos professores nas aulas expositivas. Tambm parecem ter sido atendidos diversos objetivos do movimento CTS (Hofstein, et al. 1998), como o exerccio da comunicao oral e escrita e do pensamento lgico e racional para a soluo de problemas forando o posicionamento individual, a valorizao da tomada de deciso, o aprendizado colaborativo/cooperativo em atividades grupais, o exerccio da responsabilidade social atravs da discusso da tica na tomada de deciso e da relao custo-benefcio do progresso cientfico, o exerccio da cidadania trazendo tona uma deciso integralmente tomada por membros da sociedade, a flexibilidade cognitiva no envolvimento de diferentes aspectos da cincia e o incremento do interesse em atuar em questes sociais atravs da verificao dos resultados dessas decises no cotidiano mundial. Mais do que atender especificamente a exigncias tericas, esses objetivos foram considerados por plena crena de que so relevantes e viveis em um modelo de educao desejvel e possvel. Um apoio substancial a essa suposio pode ser encontrado nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que, em nossa interpretao, corroboram plenamente as discusses aqui mencionadas. Assim, vrios objetivos dos PCNs tambm foram contemplados, dentre os quais pode-se destacar a preocupao com a tica e o desenvolvimento de valores e atitudes, presentes no mdulo didtico atravs da constante discusso da propriedade ou no das decises tomadas. Eram considerados, a todo momento, o risco de morte imposto a muitos inocentes pela perspectiva da bomba como contrapartida da necessidade de decises objetivas para finalizar o conflito. A importncia dada pelos estudantes a esses aspectos ficou bastante clara no material escrito produzido durante as atividades. preciso que a escola valorize as preocupaes ticas mais facilmente encontradas nas crianas, antes que o mercado se encarregue de devor-las. Ainda sobre os PCNs, patente a questo da interdisciplinaridade. A busca pela apreenso e utilizao do conhecimento est nas linhas e entrelinhas da recomendao oficial e procurou-se faz-lo tambm neste trabalho, no qual esteve presente, entre outras coisas, a ateno a questes como a percepo de que a relao cristalizada entre o mau-humor e a atividade escolar no condio intrnseca ao aprendizado. Reestruturar essas relaes, valorizando uma convivncia mais afvel entre os jovens e o saber atravs do incremento da curiosidade cientfica, do gosto e valorizao da pesquisa bibliogrfica, da percepo da importncia da regra culta da lngua, seriam heranas importantes, tanto por si mesmas quanto pela atitude desenvolvida a partir delas. Mais uma vez, a organizao das atividades visava criar condies
273
Cincia & Educao, v. 10, n. 2, p. 259-276, 2004

Rafaela Samagaia e Luiz O. Q. Peduzzi


propcias para uma educao que acontece ao longo de toda a vida, e independente da instituio escolar. A convico subjacente a de que tal processo seria grandemente vantajoso para os indivduos envolvidos. Vale atentar tambm para a necessidade do exerccio de descentralizar o poder atribudo ao professor pela estrutura escolar, fundamental para um processo integral de mudana. O respeito deve ser qualidade intrnseca de toda relao e pode ser desvinculado de qualquer hierarquia imposta. O mdulo de ensino mostrou, ao menos nessa aplicao, que essa mudana pode ser implementada sem perda da ateno ou disciplina dos estudantes. Trata-se simplesmente de oferecer motivos razoveis para as solicitaes da estrutura escolar. Assim, o silncio no imposio, mas necessidade para que sejam recebidas informaes importantes para a realizao das tarefas a que todos se dispem conscientemente nas aulas. O preparo cuidadoso das palestras representa a possibilidade de apresentao de idias relevantes e no uma exigncia em troca de boas notas. O foco de interesse dos alunos deve literalmente abandonar o ganho quantitativo de nota (desvalorizado na poltica atual que simpatiza com a promoo contnua) para repousar sobre a realizao de tarefas que implicam na aquisio e discusso contextualizada do conhecimento cientfico. A crena de que possvel transformar qualidades subjetivas como o conhecimento e a inteligncia em valores numricos, ingnua e imprecisa. compreensvel que, na falta de melhores instrumentos, a escola a tenha adotado. No entanto, aceitar a mesma proposio em pleno sculo XXI e mant-la como uma unanimidade beira o absurdo! Uma estrutura escolar engessada, provoca o extravio de recursos humanos atravs do desperdcio de muitos talentos, como as habilidades fsicas e manuais ou facilidades de gerenciamento e relacionamento muitas vezes impressionantes, desenvolvidas naturalmente pelos estudantes. No se pode deixar de mencionar quantas vezes essas qualidades sero mais importantes na vida futura dos jovens do que o dez tirado na prova de cinemtica da 8 srie do Ensino Fundamental. O objetivo da crtica no , de forma alguma, desmerecer o papel importante da escola. Procura-se apenas lembrar que os processos sociais so dinmicos e a escola precisa assumir as alteraes que a sociedade vem h anos exigindo. Formar os jovens mais do que oferecer discusses recortadas de itens conceituais disciplinares. por acreditar nisso que se buscou envolv-los com o conhecimento cientfico no mdulo didtico apresentado e, uma das concluses deste trabalho consiste no fato de que isso vivel. Especificamente sobre a aplicao do mdulo, parece ter ficado claro que os participantes tiveram ganhos conceituais, independente de a origem ser o conhecimento cientfico, a tica, a histria, a geografia, a lngua portuguesa ou estar vinculada ao exerccio de concatenao desses saberes. Uma vez que se adota a compreenso de uma realidade interdisciplinar, torna-se necessrio um conhecimento complexo, no sentido adotado por Morin (Samagaia, 2003). Entrevistas realizadas com o grupo mostraram tambm ter havido ampla pesquisa bibliogrfica de contedos especficos de cincia, possibilitando que o trabalho docente se concentrasse em organizar as atividades e incentivar a curiosidade dos estudantes, despertando neles o interesse autnomo pela cincia. Entre as perspectivas inexploradas utilizando o mesmo contexto abordado, permanecem fatos to relevantes e ricos pedagogicamente quanto os selecionados na elaborao do mdulo didtico. Como exemplo, o genocdio dos judeus nos campos de concentrao durante a Segunda Guerra Mundial, to injustificvel e questionvel quanto as exploses de
274

Uma experincia com o projeto Manhattan...


Hiroshima e Nagasaki, poderia ser problematizado por novas histrias que o pusessem na pauta de discusso. Como bem mencionado por Adorno (1985) no clssico Educao aps Auschwitz, muito importante que se faa a discusso cuidadosa e consciente dessas questes, para proteger as crianas de anlises tendenciosas e recortadas, que podem construir uma imagem irreal e preconceituosa com relativa facilidade. preciso trabalhar pela preparao de uma nova conscincia, estruturada e firme, para que o massacre jamais se repita. Tambm no foram explorados os interessantes aspectos pessoais de um dos mais cruis e contraditrios ditadores da histria da humanidade. Hitler era um artista talentoso e um estrategista invejvel que contagiou multides, destruiu inimigos maiores e exrcitos mais numerosos que os dele, mas poupou importantes regies da Frana devido a seu inigualvel acervo cultural. Explorando esse argumento, pode-se problematizar os esteretipos do heri e do bandido que a modernidade insiste em sustentar. Encorpam ainda a lista de possibilidades o restante do arsenal blico desenvolvido no mesmo perodo histrico abordado neste trabalho: os msseis V-2 alemes so obras-primas da tecnologia contempornea que poderiam promover discusses cientficas bastante produtivas. Quanto s armas qumicas, que terminaram auxiliando no desenvolvimento dos agrotxicos atuais, o tema poderia abordar a sua constituio qumica e a ao sobre o corpo humano tanto durante a utilizao (exemplificada na morte por causas supostamente desconhecidas de muitos trabalhadores rurais), quanto depois de alguns meses nos vegetais de cores vivas e brilhantes encontrados diariamente nos supermercados e feiras das cidades. Pode-se pensar ainda nos tanques de guerra que inspiraram os atuais modelos de tratores, nos avies U2, pioneiros na arte de tornar-se invisveis aos radares, nas cmaras de gs utilizadas nos campos de concentrao, mencionando os componentes qumicos utilizados e sua ao, alm de todo o ps-guerra, da corrida armamentista e dos usos da energia nuclear apenas mencionados nesse mdulo. Enfim, so inmeras as possibilidades plenas de descobertas de relevncia atual e de conhecimento cientfico contextualizado. Em se tratando da metodologia, so potenciais instrumentos os trabalhos de escritores consagrados que produziram obras monumentais, como os poemas do alemo Bertoltd Brecht (Souza, 2000), plenos de sutileza e informao. H ainda muitos outros poetas e escritores cujos trabalhos poderiam ser explorados com ganhos para enfocar mais especificamente a norma culta da lngua, alm de trazer muitas vezes informaes histricas formidveis escondidas nos versos plenos de beleza e sonoridade. Isso auxilia no despertar da sensibilidade e da compreenso dos estudantes para um tipo muitas vezes pouco cotidiano de arte, sem qualquer impedimento ao associ-lo a alguns dos conhecimentos cientficos acima mencionados. Todos os pontos enfocados tm um mesmo objetivo: utilizar o tempo dedicado escola, assim como a sua estrutura, para formar os indivduos em diferentes aspectos. Ensinar a ser crtico, a respeitar regras, a participar do modo que se mostrar individualmente mais conveniente dos processos coletivos, isso dentro da j mencionada atmosfera de conhecimento cientfico e de sua valorizao como importante fonte de esclarecimento. So formas de amplificar o conceito de formao e otimizar a importncia da instituio escolar, dando a ela um sentido mais real. Criar situaes em que o conhecimento a chave para a soluo de problemas, estimular os estudantes a trabalharem autonomamente com a transformao desse conhecimento em argumentos convincentes no jogo da vida, deixando-os livres para ter predilees quanto aos pontos mais importantes e fazer com que acreditem que nos livros h informaes teis e relevantes, entre outras coisas, so, certamente, aes que deixam marcas em um esprito em formao.
275
Cincia & Educao, v. 10, n. 2, p. 259-276, 2004

Rafaela Samagaia e Luiz O. Q. Peduzzi


A crena na possibilidade de uma alterao drstica na realidade escolar motivou este trabalho e justificou o desenvolvimento do mdulo de ensino. O desafio continua convidando a todos.

Agradecimento
Os autores agradecem Gisele Iandra Pessni Cinater pela reviso textual deste artigo.

Referncias
ADORNO, T. Educao e Emancipao. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. AIKENHEAD, G. S. An analysis of four ways of assessing students beliefs about STS Topics. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 25, n. 8, 1988. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Parmetros curriculares nacionais: cincias naturais - terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. ______. Parmetros curriculares nacionais: ciclos do ensino fundamental: introduo aos parmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. BUTOW, R. J. Japans decision to surrender. Stanford: University Press, 1958. CRUZ, D. Cincias e educao ambiental: qumica e fsica. So Paulo: tica, 2000. CRUZ, S. M. S. C. S. Aprendizagem centrada em eventos: uma experincia com o enfoque cincia, tecnologia e sociedade no ensino fundamental. 2001. 247 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2001. CRUZ, S. M. S. C. S.; ZYLBERSZTAJN, A. O enfoque cincia, tecnologia e sociedade e a aprendizagem centrada em eventos. In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de fsica: contedo, metodologia e epistemologia numa concepo integrada. Florianpolis: Ed. da UFSC, 2001. cap. 8, p. 171-196. DELORS, J. et al. Educao: um tesouro a descobrir. So Paulo: Cortez; Braslia: MEC, 2001. FEYNMAN, R. P. Deve ser brincadeira, Sr. Feynman! Braslia: Ed. da UnB, 2000. HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve sculo XX: 1914-1991. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. JUNGK, R. Brighter than a thousand suns: a personal history of the atomic scientists. Londres: Penguin Books, 1958. MORIN, E. Cincia com conscincia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. ______. Os sete saberes necessrios educao do futuro. So Paulo: Cortez, 2000. ______. Amor, poesia, sabedoria. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. MORIN, E.; LE MOIGNE, J. A inteligncia da complexidade. So Paulo: Ed. Fund. Peirpolis, 2000. RICARDO, E. C; ZYLBERSZTAJN, A. As cincias no ensino mdio: um estudo sobre as dificuldades na implementao dos parmetros curriculares nacionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica, Florianpolis, v. 19, n. 3, 2002. RODRIGUES, M. F. D. O uso de role-play e dramatizao no ensino de fsica do 2 grau: quatro casos em estudo. 1993. 212 f. Dissertao (Mestrado em Educao)- Curso de Ps-Graduao em Educao, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 1993. SAMAGAIA, R. Uma experincia com o Projeto Manhattan no ensino fundamental: interdisciplinaridade e ao em sala de aula. 2003. 158 f. Dissertao (Mestrado em Educao) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2003. SAMAGAIA, R.; PEDUZZI, L. O. Q. Fsica moderna no ensino fundamental: um mdulo didtico interdisciplinar. In: SIMPSIO NACIONAL DE ENSINO DE FSICA, 15., 2003, Curitiba. Anais... Curitiba, 2003. SOLOMON, J. The discussion of social issues in the science classroom. Studies in Science Education, Leeds, v. 18, 1990. SOUZA, P. C. Bertolt Brecht: poemas, 1913-1956. So Paulo: Ed. 34, 2000. WATTS, M. et al. Event-centred-learning: an approach to teaching science technology and societal issues in two countries. International Journal of Science Education, London, v. 19, n. 3, 1997.

Artigo recebido em novembro de 2003 e selecionado para publicao em maio de 2004.


276

Vous aimerez peut-être aussi