Vous êtes sur la page 1sur 58

Tao (pronuncia-se tao, mas na grafia chinesa Pinyin escreve-se Dao) significa, traduzindo literalmente, o Caminho, mas um conceito

o que s pode ser apreendido por intuio. O Tao no s um caminho fsico e espiritual; identificado com o Absoluto que, por diviso, gerou os opostos/complementares Yin e Yang, a partir dos quais todas as dez mil coisas que existem no Universo foram criadas. um conceito muito antigo, adotado como princpio fundamental do taosmo, doutrina fundada por Lao Zi.

ndice
[esconder]

1 O Tao a espontaneidade natural o 1.1 O modo de caminhar taoista 2 Ver tambm 3 Bibliografia 4 Ligaes externas

[editar] O Tao a espontaneidade natural


O conceito de Tao algo que s pode ser apreendido por intuio. algo muito simples, mas no pode ser explicado. o que existe e o que inexiste. S que ns temos demasiados conceitos dentro da cabea para o entender como um todo uno. O Tao o Caminho da espontaneidade natural. o que produz todas as coisas que existem. O Te (a Virtude) o modo de caminhar espontneo que d s coisas a sua perfeio. O Tao no transcende o mundo; o Tao a totalidade da espontaneidade ou naturalidade de todas as coisas. Cada coisa simplesmente o que e faz. Por isso, o Tao no faz nada; no precisa de o fazer para que tudo o que deve ser feito seja feito. Mas, ao mesmo tempo, tudo que cada coisa e faz espontaneamente o Tao. Por isso, o Tao faz tudo ao fazer nada. O Tao produz as coisas e o Te que as sustenta. As coisas surgem espontaneamente e agem espontaneamente. Cada coisa tem o seu modo espontneo e natural de ser. E todas as coisas so felizes desde que evoluam de acordo com a sua natureza. So as modificaes nas suas naturezas que causam a dor e o sofrimento.

[editar] O modo de caminhar taoista


Se entendermos bem a natureza das coisas e conseguirmos esquecer tudo o que aprendemos que tenta ir contra ela, conseguimos fazer tudo o que possvel, com o mnimo esforo. Porque acabamos por deixar as coisas seguirem o seu curso natural. No fazemos nada (claramente por nossa vontade prpria) mas nada fica por fazer.

Na busca do conhecimento, todos os dias algo adquirido, Na busca do Tao, todos os dias algo deixado para trs. E cada vez menos feito at se atingir a perfeita no-ao. Quando nada feito, nada fica por fazer. Domina-se o mundo deixando as coisas seguirem o seu curso. E no interferindo. Tao Te Ching (Cap.48) - O Livro do Caminho e da sua Virtude Devemos agir de acordo com a nossa vontade apenas dentro dos limites da nossa natureza e sem tentar fazer o que vai para alm dela. Devemos usar o que naturalmente til e fazer o que espontaneamente podemos fazer sem interferir na nossa natureza. E no tentar fazer aquilo que no podemos fazer ou tentar saber aquilo que no podemos saber. A felicidade essa "no-ao" perfeita (wu wei ). Para conseguirmos entender o curso natural das coisas e seguirmos o Caminho temos que conseguir desaprender muitos conceitos. Para os podermos desaprender preciso que antes os tenhamos aprendido. Mas temos que passar a um estado muito parecido com o estado inicial em que estvamos antes de o termos aprendido. Se abrirmos os olhos de repente, h um brevssimo momento durante o qual o nosso crebro ainda no analisou o que est a ver. Ainda no distinguiu as cores e as formas nem descodificou o que se est a passar nossa frente. Os taoistas procuram viver o mais perto possvel desse estado. uma renncia anlise, sempre imperfeita, da realidade.

Trinta raios convergem para o meio de uma roda Mas o buraco em que vai entrar o eixo que a torna til. Molda-se o barro para fazer um vaso; o espao dentro dele que o torna til. Fazem-se portas e janelas para um quarto; So os buracos que o tornam til. Por isso, a vantagem do que est l Assenta exclusivamente na utilidade do que l no est. Tao Te Ching (Cap.11)

Chuang Tse
O Segredo do Crescimento

Chuang Tse (iii,2)

O cozinheiro do prncipe Wen Hui estava a trinchar um boi. Os movimentos da mo, os jeitos de ombro, os movimento dos ps, o atirar do joelho,o som da carne a apartar-se e ser cortada e o zumbido da faca todos estavam num ritmo perfeito, como se fosse uma dana ou uma sinfonia. - maravilhoso ver como conseguiste dominar a tua tcnica ! , comentou o prncipe. O cozinheiro pousou a sua faca e disse: - Procuro agir de acordo com o Tao , a ordem natural das coisas. algo que est para alm da mera tcnica. Quando comecei a talhar, via minha frente o boi todo. Mas, depois de trs anos de prtica, j no os via como um todo. Via as distines. E, agora, os meus sentidos param de funcionar e o esprito que me guia livremente. Sem um plano, seguindo o instinto, sigo as fibras naturais deixando a faca encontrar o seu caminho entre as muitas aberturas escondidas, tirando proveito do que l est, sem tocar nunca num ligamento ou tendo e muito menos numa articulao importante. Um bom cozinheiro muda de faca uma vez por ano, porque sabe trinchar, enquanto um cozinheiro medocre tem que mudar de faca cada ms, porque s sabe cortar. Pois eu j tenho esta minha faca h dezanove anos e trinchei milhares de bois com ela. E, no entanto, a lmina est to fresca como quando saiu da pedra de afiar. H espaos entre as articulaes. E a lmina da faca, que quase no tem espessura, tem mais que espao para passar atravs desses espaos. E por isso que, passados dezanove anos, a minha lmina est to afiada como sempre. verdade que h articulaes mais difceis. Quando as sinto aproximar, avalio bem a articulao que surgiu e olho-a com cuidado, mantendo sempre os olhos no que fao e trabalhando devagar. E ento, com um movimento muito suave da faca, trincho todo o boi em dois. E ele desmancha-se como um torro de terra ao cair no cho. A, retiro a faca e fico parado, com a sensao de ter conseguido algo de muito importante. Depois,

limpo a lmina e poiso a faca. - isso!, disse o prncipe. O meu cozinheiro mostrou-me como devo viver a minha vida! Comentrio: H um modo natural de fazer as coisas, h solues naturais para os problemas. Se agirmos de acordo com a natureza das coisas - o Tao -, conseguimos fazer tudo melhor e sem que isso nos crie nenhum problema. Continuaremos sempre frescos e afiados como a lmina da faca do cozinheiro do prncipe Wen Hui. Perante qualquer problema, devemos aceitar que as coisas sejam como so sem desejar que a situao fosse outra, diferente do que na realidade . Porque isso s iria criar resistncia e tenso. Devemos prestar ateno ordem natural das coisas e trabalhar com ela em vez de contra ela. E veremos que o trabalho prossegue mais rpida e facilmente se pararmos de "tentar", se pararmos de pr demasiado esforo extra, se pararmos de procurar resultados rpidos. H que simplesmente "dar uma ajuda" para que as solues naturais ocorram.

Chuang Tse (iii,3)

Quando Kung Wen Hsien viu um Alto Oficial da Corte do Imperador que era mutilado, ficou espantado e exclamou: Quem este homem que s tem um p? Como ter ficado assim? Foi obra do Cu ou do Homem? Isto vem do Cu e no do Homem, disse o Oficial. Foi o Cu que fez o meu o p e foi tambm ele que fez com s tenha este. Na sua aparncia natural, os Homens so bem equilibrados. por isso que sei que isto se deve ao Cu e no ao Homem. O faiso dos pntanos tem de dar dez passos para conseguir encher o bico com comida e cem passos para encher o bico de gua. Mas prefere isso a viver num galinheiro. Porque embora pudesse ter tudo o que desejava sua frente, nunca seria feliz. Nos pntanos, o seu esprito saudvel e faz com que ele esquea os males do corpo. Comentrio: O oficial tinha as caractersticas adequadas para ter um alto cargo poltico e um esprito saudvel que o ajudou a aceitar o facto de ter um s p. O que lhe aconteceu de bom contrabalanou o que lhe aconteceu de mau e tudo acabou por ficar equilibrado. E foi bem melhor acabar por ser um oficial sem um p, indo ao encontro do seu destino, do que ter ficado para sempre a viver num galinheiro.

Um esprito livre e saudvel o essencial para cultivar a vida. Se o esprito est bem, tambm a vida o est, mesmo que o corpo no esteja - como no caso do oficial e do faiso dos pntanos. Se o corpo est bem mas o esprito est mal, a vida no ser saudvel - como acontece a um faiso num galinheiro.

A Amizade
o Tao a espontaneidade natural
O taoismo filosfico no materialstico, nem espiritualstico, nem cientfico, nem mstico, nem religioso. E, de certo modo, isso tudo ao mesmo tempo porque transcende essas diferenas de opinio sobre o modo como deve ser encarado o mundo e a existncia. O Tao no transcende o mundo; o Tao a totalidade da espontaneidade ou naturalidade de todas as coisas. Cada coisa simplesmente o que e faz o que faz. Por isso o Tao no faz nada; no precisa de o fazer para que tudo o que deve ser feito seja feito. Mas, ao mesmo tempo, tudo que cada coisa e faz espontaneamente o Tao. Por isso, o Tao faz tudo ao fazer nada. O Tao produz as coisas e o Te que as sustenta. O Te o que as coisas recebem do Tao. As coisas surgem espontaneamente e agem espontaneamente. Cada coisa tem o seu modo espontneo e natural de ser. Se o Tao fosse a gua, o Te seria a gua que existe em cada coisa (num rio, num lago, na chuva, nas plantas, nos seres vivos, etc.) Cada coisa possui a sua Virtude, o seu Te, a sua prpria natureza espontnea. E todas as coisas so felizes desde que evoluam de acordo com a sua natureza. So as modificaes nas suas naturezas que causam a dor e o sofrimento. Os homens, em geral, tentam modificar a natureza das coisas. E a sua inteno pode ser boa. Mas o que uns consideram como bom pode no o ser para os outros. Homens diferentes tm opinies diferentes. O homem sbio coloca-se no centro do crculo; no adere a nenhuma dessas opinies, que considera a msica dos homens, e transcendeas indo ao encontro da variedade infinita. Segue por vrios caminhos ao mesmo tempo. Nenhuma opinio m em si, todas as msicas so boas, desde que surjam espontaneamente na cabea dos homens. So todas msicas boas e correctas e divertidas. O que acontece naturalmente bom. Mas h que entender a sua relatividade. Se o taoismo se ope a instituies, regras, leis e governo, porque estes impem uma ideia do que Bom. Por isso, o melhor modo de governar o mundo no o governar. Devemos agir de acordo com a nossa vontade apenas dentro dos limites da nossa natureza e sem tentar fazer o que vai para alm dela. Devemos usar o que naturalmente til e fazer o que espontaneamente podemos fazer sem interferir na nossa natureza. E no tentar fazer aquilo que no podemos fazer ou tentar saber aquilo que no podemos saber. A felicidade essa no-aco perfeita.

Chuang Tse
O Caminhar feliz

Chuang Tse (i,1)

Cada pessoa o que devia ser e pode viver com igual felicidade enquanto viver ajustada sua prpria natureza. No h pessoas que sejam superiores e outras inferiores quanto a isso. H pessoas cuja natureza os torna aptos a assumir cargos de chefia, outros cuja natureza faz deles bons negociantes, bons artesos ou bons funcionrios. H quem tenha vocao para dedicar a sua vida a ajudar os outros e quem tenha jeito para pensar ou para investigar tudo. Desde que respeitem a sua natureza, todas as pessoas podem fazer o que tm a fazer, com igual felicidade e sucesso no que fizerem. Mas existe um limite prprio para cada uma a partir do qual tudo mais que possa ser desejado apenas levar a lamentaes. Quem quer mais do que lhe dado sofre inutilmente sem que ningum o esteja a castigar. Quando nos prendemos demasiado s coisas, sentimos perdas e ganhos; e a alegria e o sofrimento so o resultado de perdas e ganhos. S quem larga essas amarras se pode sentir verdadeiramente feliz. A nica liberdade a que os homens podem aspirar tem que estar inserida dentro dos limites naturais da sua condio humana e da sua natureza. S devemos tentar fazer o que podemos realmente fazer. A nossa liberdade de aco tem limites. Quem no gosta do que tem, porque pensa que podia ter melhor, desagradecido e estpido. Abdica da nica liberdade que um Homem pode ter para optar em vez disso pela ansiedade constante de tentar ter o que nunca vai ter. Quem no gosta do que , acabar por passar a sua vida frustrado, tentando ser o que nunca vai ser. Aqueles que aceitam o curso natural das coisas ficam sempre tranquilos quer nas ocasies alegres quer nas tristes. Quem apenas gosta da felicidade, sofrer com a tristeza. Quem aceita com tranquilidade a inevitabilidade da morte, sabe tirar melhor

proveito da vida. De que serve no a aceitar? Querer ter o que se no pode ter ficar preso para sempre. Quem apenas gosta da vida, sofrer com a morte. Quem apenas gosta do poder, sofrer com a sua perda. O Imperador Yao, depois de uma visita aos quatro sbios da montanha de Ku Yi, esqueceu o seu Imprio. Descobriu que no precisava dele. E reinou e manteve um governo perfeito dentro dos quatro mares. Embora se sentasse no trono e controlasse tudo, no havia nada que pudesse perturbar a sua felicidade. E aquele que no precisa do imprio exactamente aquele que o imprio necessita como imperador. Hui Tse disse a Chuang Tse: O rei de Wei mandou-me algumas sementes de cabaa. Plantei-as e elas deram um fruto de tal tamanho que podia conter cinco alqueires. Usei-a para levar gua, mas ela no era suficientemente slida para aguentar tanto peso. Cortei a cabaa em duas partes para fazer conchas mas estas ficaram com profundidade a menos para levarem qualquer coisa de til. Era uma coisa realmente enorme mas, como era intil, parti-a aos bocados. Chuang Tse respondeu Porque no pensaste em us-la para poderes com ela flutuar em rios e lagos? Em vez disso, ficaste-te por te queixar que ela era intil para levar alguma coisa dentro dela. Acho que a tua mente bastante confusa. Hui Tse disse a Chuang Tse: Tenho uma rvore grande, a que chamam um ailanto. O seu tronco to irregular e tem tantos ns que nem um carpinteiro o consegue medir com uma linha. Os seus ramos so to retorcidos que o esquadro e o compasso no podem ser usados nele. Est beira da estrada, mas nenhum carpinteiro olha para ela. Chuang Tse disse Pois se tens uma rvore grande e ficas ansioso por pensares que ela intil, porque no a plantas num terreno espaoso, selvagem e rido? Poders para sempre passear sua volta e dormir em paz debaixo dela. Porque nunca nenhum machado lhe encurtar a vida. Como no tem nenhuma utilidade para os outros, nunca correr o perigo de que lhe faam mal. Cada pessoa, ou cada coisa, tem a sua Virtude. A sua utilidade ou inutilidade depende do uso que se lhe d. E a inutilidade pode trazer muitas vantagens!

Chuang Tse
A necessidade de ganhar
Chuang Tse (xix,4) Quando um arqueiro faz tiro ao alvo, sem nenhum objectivo, emprega toda a sua percia. Mas se o objectivo ganhar um prmio qualquer, nem que seja uma taa sem valor, fica nervoso. E se o prmio de ouro, ento fica meio cego ou v dois alvos: Fica fora de si ! A sua percia no mudou. Mas o prmio divide-o. Preocupa-se. Pensa mais em ganhar do que em atirar. E a necessidade de ganhar impede-o de usar toda a sua percia.

DUAS PARBOLAS TAOISTAS

Talvez
Um lindo cavalo branco de um campons fugiu. Os seus vizinhos juntaram-se a ele e lamentaram o sucedido. Tiveste m sorte!, disseram-lhe. Talvez, respondeu-lhes ele. Acontece que, no dia seguinte, o cavalo estava de volta, trazendo com ele seis cavalos selvagens. Os vizinhos exclamaram Afinal tiveste foi muita sorte! Talvez, respondeu-lhes ele de novo. Passados alguns dias, quando tentava montar um desses cavalos selvagens, o seu filho caiu e partiu uma perna. E mais uma vez os seus vizinhos comentaram a sua m sorte. E ele, mais uma vez, respondeu-lhes apenas com um talvez. E, de facto, alguns dias depois, apareceu na aldeia um grupo oficiais que vinha recrutar jovens para o exrcito e, por causa da perna partida, o filho do campons foi rejeitado. Quando os vizinhos lhe vieram dizer como afinal tudo tinha acabado por correr de um modo to afortunado para ele, ele respondeu-lhes do mesmo modo: Talvez.

O escorpio
Um escorpio caminhava em silncio por um estrado de terra. Andou quilmetros, sem encontrar qualquer obstculo no seu caminho, at que chegou a uma ponte de pedra j gasta pelo tempo. Ao chegar a meio da ponte, viu que a parte central tinha cado e que no conseguia passar para o outro lado. Ficou pacientemente espera na margem do rio at que, passado muito tempo, apareceu uma r que nadava rio abaixo. O escorpio dirigiu-se a ela e disse-lhe, R, a ponte caiu e eu no consigo nadar. No me levas para o outro lado s tuas costas? A r lanou-lhe um ar hostil e disse Se eu te levasse se s minhas costas, certamente me picarias e eu morreria! O escorpio respondeu-lhe enfaticamente No faria uma coisa dessas. No vs que, se o fizesse, me afogava tambm contigo? Como isso fazia todo o sentido, a r, embora relutantemente, l acedeu a transportar o escorpio. Nadou at margem e deixou que o escorpio subisse para as suas costas. E a r l comeou a nadar para a outra margem, agora finalmente mais descontrada. Mas, de repente, sentiu uma dor aguda nas costas! Abriu muito os olhos e virou a cabea para olhar incredulamente o escorpio. s louco! gritou-lhe, No sabes que assim vamos ambos morrer? Porque fizeste tamanha parvoce? O escorpio respondeu, Porque essa a minha natureza.

Chuang Tse
Quem dirige os outros, acaba confuso. E quem se deixa dirigir, vive triste. O ideal no desejarmos influenciar os outros Nem nos deixarmos influenciar por eles. E viver com o Tao, na terra do grande Vazio. Mesmo que tenha muito mau feitio, um homem que atravessa um rio num barco no se zanga se um barco vazio colidir com o seu. Mas, se nesse barco estiver algum, Vai-lhe gritar que vire o leme. E gritar outra vez se o grito no for ouvido E comear a praguejar. Porque h algum dentro do barco. Se o barco estivesse vazio, No gritaria nem ficaria zangado. Se conseguirmos esvaziar o nosso barco, Ao atravessar o rio do mundo, Ningum se nos opor. Ningum nos tentar fazer mal.

Chuang Tse
Quando o sapato serve
Chuang Tse (xix,12)

O que fcil, est certo. Quando se comea de um modo certo, tudo se torna fcil e, enquanto fr fcil, tudo estar certo. Quando seguimos no caminho certo, em que tudo simples, no nos apercebemos sequer que h um caminho e muito menos que ele est a ser fcil. Comentrio: Quando nos perguntamos se estamos a fazer o que devemos,

no estamos no caminho certo. Temos que procurar ter uma vida que nos sirva to bem que no percamos tempo a pensar em ns prprios ou na vida que levamos e caminhemos sem sequer notar que caminhamos....

Quando algum discorda de ns, no devemos lanar-nos logo numa discusso. Esse nosso entusiasmo mal dirigido um desperdcio de energia com que no conseguiremos mudar nada. Quanto muito, podemos conseguir no sair vencidos. S devemos falar se a outra pessoa nos quiser escutar. Se no, ser melhor ficarmos calados, sem dizer nada. Falar, quando no nos ouvem, arranjar sarilhos. atear mais o fogo de um incndio, acrescentar gua a uma cheia. alimentar os excessos. Ser mensageiro entre duas faces em oposio sempre uma tarefa muito difcil. No dilogo entre elas h sempre tendncia para exagerar crticas ou elogios. E, como sem verdade nunca existe confiana, os mensageiros correm sempre perigo. Uma oposio s pode ser resolvida quando se fala com verdade e sem exageros. E, em vez de perdemos tempo a planear como

iremos argumentar ou agir, devemos simplesmente tentar entender bem a situao e quem o outro. Observar o seu caracter. Mas no s com os sentidos nem com base apenas no nosso conhecimento. S se nos conseguirmos esvaziar de todas as essas faculdades conseguiremos observar convenientemente, com todo o nosso ser. Estaremos sempre mais perto do sucesso se no agirmos ou se conseguirmos agir sem ser notados. Se nos quiserem escutar, falaremos. Se no, ficamos silenciosos e entre os outros. Porque no h nada que devamos ser seno um entre outros. Devemos estar no meio dos homens sem os perturbar, sem entrar em conflito com a imagem ideal que eles tm de si prprios. No devemos tentar impor as nossas ideias fora. A virtude e a fama fazem os homens lutarem entre si. A virtude de uns fere os outros porque acaba por ser entendida como uma demonstrao das suas falhas. E aquele que fere os outros acabar sempre, por sua vez, por ser ferido. Se no nos expusermos demasiado, no teremos inimigos nem seremos atingidos. Tudo deve ocorrer naturalmente. Embora isso no seja fcil. Porque temos tendncia a agir com base no nosso conhecimento, sempre imperfeito, em vez de agirmos com base na conscincia plena da nossa ignorncia. E porque, alm disso, nos pode faltar a pacincia para esperar. E leva-se sempre um longo tempo a fazer uma coisa como deve ser. Mas no se consegue parar uma carruagem apenas com um brao levantado. E, uma vez feito algo de errado, pode ser muito tarde para o corrigir. Avanar com segurana como caminhar sentado. Ou andar sem tocar no cho.

voar sem ter asas. E fcil no deixar rasto quando se est parado, mas difcil andar sem tocar no cho. fcil entender a sabedoria dos que sabem, mas muito mais difcil entender a dos que no sabem. Uma janela s um buraco numa parede. Mas, por ela existir, um quarto pode-se encher de luz. Se nos conseguirmos esvaziar de todas as nossas faculdades e sentidos, deixaremos tambm passar a luz. E ser atravs dessa nossa influncia secreta e subtil que os outros podero ser transformados.

Comentrio sobre a Igualdade das Coisas


Chuang Tse (ii)

Suponhamos que comecei agora a falar. Houve um momento determinado em que comecei a falar - um comeo. Mas se comecei a falar foi porque antes no estava a falar. O que comecei a dizer j tinha sido previamente cozinhado na minha cabea, no surgiu instantaneamente. Provavelmente, algum disse alguma coisa e eu estive a tentar entender o que ela dizia; depois o meu crebro comeou a imaginar o que poderia dizer; depois ficou decidido mais ou menos qual ia ser o discurso; e foi ento que o crebro comeou a mandar comandos para os msculos associados produo da fala e eu comecei a falar. Ou seja, em termos do conhecimento, talvez faa mais sentido colocar o comeo mais atrs no tempo. Quando comecei a falar, no foi exactamente um incio de alguma coisa; foi mais uma continuao. Houve um momento em que comecei a falar. Mas esse falar surgiu de um no falar que surgiu da compreenso de um outro falar E se o meu interlocutor comeou a falar, deve ter sido por alguma razo Talvez porque o vento soprou mais forte e ele, ao notar isso, se lembrou de qualquer coisa que algum lhe tinha dito um dia, h muito tempo, sobre o que origina os movimentos das massas de ar. Normalmente no nos apercebemos de como as coisas esto assim todas interligadas Nem to pouco nos apercebemos de que no nos apercebemos disso. Percebemos mais facilmente as distines entre as coisas e os acontecimentos do que a sua interligao e ausncia de incio. Einstein Einstein chamava a ateno para o facto de que a cincia no nos diz nada sobre a verdadeira natureza das coisas; o seu sucesso consiste em conseguir definir as relaes entre elas e descrever os acontecimentos em que elas esto envolvidas. Quando se fala, por exemplo, do encontro entre dois electres,

o acontecimento em si - o encontro - que real. A cincia no define verdadeiramente quem so os protagonistas deste acontecimento. O encontro entre dois electres pode ser descrito cientificamente de vrias maneiras diferentes, usando modelos diferentes: pode ser entendido como uma coliso entre dois gros elementares de matria ou de duas unidades elementares de energia elctrica, um encontro de duas partculas ou encontro de duas ondas de probabilidade ou a mistura de dois redemoinhos num contnuo do espao-tempo a 4 dimenses. Mas os electres no so reais. o seu encontro que real. O acontecimento a unidade das coisas reais. como se o mundo objectivo ficasse para sempre meio escondido. A cincia, para alm das relaes e acontecimentos, fica a fitar o vazio. Quanto mais elevada e abstracta a nossa conscincia, mais camadas de processamento nos separam do mundo. A representao da realidade de um modo simblico d-nos a sensao de que a tornmos nossa e somos mestres da nossa experincia. Mas, de facto, o conhecimento do mundo exterior implica um distanciamento progressivo dele e uma negao da realidade imediata que acrescenta mais uma malha na nossa grande iluso. Se nos deixarmos simplesmente ser quem somos e soubermos parar na pureza dessa experincia, sem palavras e sem manifestao externa, seremos Um com o infinito.

Dealing with people Lao Tse Wisdom from the Tao Te Ching

Emperor Hui Tsung Practising with the Buddhist Sect Tao-See, from a History of the Emperors of China Giclee PrintChinese School He who knows much about others may be learned, but he who understands himself is more intelligent. He who controls others may be powerful, but he who has mastered himself is mightier still.

The more laws and order are made prominent, the more thieves and robbers there will be.

People are difficult to govern because they have too much knowledge.

Respond intelligently even to unintelligent treatment.

One who is too insistent on his own views, finds few to agree with him.

The best soldier does not attack. The superior fighter succeeds without violence. The greatest conqueror wins without struggle. The most successful manager leads without dictating. This is intelligent non aggressiveness. This is called the mastery of men.

Enigmatic phrases

Muddy water, let stand, becomes clear.

Water is fluid, soft, and yielding. But water will wear away rock, which is rigid and cannot yield. As a rule, whatever is fluid, soft, and yielding will overcome whatever is rigid and hard. This is another paradox: what is soft is strong.

We turn clay to make a vessel, but it is on the space where there is nothing that the usefulness of the vessel depends.

Wonder into wonder existence opens.

A tree that can fill the span of a man's arms grows from a downy tip; A terrace nine stories high rises from level earth; A journey of a thousand miles starts from beneath one's feet.

About wisdom Lao-Tse quotes

Wisdom Art Print Henson, Richard To know that you do not know is the best. To pretend to know when you do not know is a disease.

Great acts are made up of small deeds.

A scholar who cherishes the love of comfort is not fit to be deemed a scholar.

He who loves the world as his body may be entrusted with the empire.

He who knows does not speak. He who speaks does not know.

He who knows others is wise. He who knows himself is enlightened.

He who knows that enough is enough will always have enough.

Avoid putting yourself before others, and you can become a leader among men.

Goodness in words creates trust, goodness in thinking creates depth, goodness in giving creates love.

Prepare for the difficult while it is still easy. Deal with the big while it is still small. Difficult undertakings have always started with what's easy. Great undertakings always started with what is small. Therefore the sage never strives for the great, And thereby the great is achieved.

The more laws that are written, the more criminals are produced.

In this world, there is nothing softer or thinner than water. But to compel the hard and unyielding, it has no equal. That the weak overcomes the strong, that the hard gives way to the gentle -- this everyone knows. Yet no one acts accordingly.

Life is a series of natural and spontaneous changes. Don't resist them-that only creates sorrow. Let reality be reality. Let things flow naturally forward in whatever way they like.

A journey of a thousand miles must begin with a single step.

Seek not happiness too greedily, and be not fearful of happiness.

TAO, o Caminho Perfeito.

Guardando o Tao Para estabelecer o equilbrio de nossa natureza humana e bem servir ao Eterno, cumpre observar a moderao. S pela moderao que se obtm um rpido retorno ao estado normal do homem. Este rpido retorno que eu chamo as acumulaes repetidas dos atributos do Tao. A repetida acumulao desses atributos leva-nos a vencer todos os obstculos que impedem esse retorno. No sabemos qual o limite desta sujeio e por no sabermos o seu limite, estamos aptos a governar o Estado. Ao conquistarmos a me do Estado, podemos ter uma longa existncia. Este o chamado caminho da raiz profunda e dos ramos firmes pelo qual podemos ver incontveis dias. -------------------------------------------------A Misteriosa Excelncia Aquele que conhece o Tao no fala Aquele que fala do Tao no o conhece. Quem o conhece mantm a boca fechada e fecha tambm a porta dos sentidos e da mente. Procura desfazer as complicaes das coisas e aparar suas arestas. Diminui a sua luz a fim de amoldar-se obscuridade dos outros. Isto se chama a Misteriosa Excelncia. Tal indivduo no pode ser tratado de modo familiar nem cerimonioso, pois est alm de toda considerao, lucro e injria. o mais nobre dos homens sob os cus. -----------------------------------------------------

A Qualidade da Indulgncia A mente do sbio no inflexvel A sua mente a mente do povo.

Sou bom para aqueles que so bons para mim Para os que no so bons, tambm sou bom Desta forma todos seremos bons. Para os sinceros comigo, sou sincero Para os insinceros, tambm sou sincero. O sbio aparenta ser indeciso, pois sua mente permanece no estado de indiferena. Todas as pessoas mantm os olhos e ouvidos para ele dirigidos, e ele os trata como suas crianas. --------------------------------------------------A Natureza do Tao O Tao de que se pode falar, No o todo absoluto. Os nomes que podem ser dados, No so nomes absolutos. O indizvel a origem do Cu e da Terra, O denominado a me de todas as coisas. Portanto: H quem muitas vezes se dilacere de paixo Para ver o segredo da vida; H quem muitas vezes encara com paixo a vida; A fim de ver suas formas manifestas. Ambos podem ser chamados o Mistrio do Cosmo. So da mesma natureza, A qual se d diversos nomes Quando se tornam manifestos. Ambos podem ser chamados o Mistrio do Cosmo, Abarcando o Mistrio e o Mistrio mais profundo, Eis a porta do segredo de toda a vida. __________________________________ A origem dos contrastes Quando todos os homens da Terra reconhecem a beleza como beleza, Surge o conhecimento da fealdade. Quando todos os homens da Terra reconhecem o bem como bem, Surge o conhecimento do mal. Portanto: O ser e o no ser interdependem na sua formao; O difcil e o fcil interdependem na realizao; O comprido e o curto interdependem em seu contraste; O alto e o baixo interdependem na sua posio; Som e vozes interdependem na harmonia; Frente e verso interdependem na sua reunio. Portanto o Sbio: Procede nos negcios sem agir; Prega a doutrina sem palavras; Todas as coisas sobem, mas ele no lhes vira as costas; Ele d-lhes vida, mas no se apodera delas;

Ele age, mas no se apossa; Realiza, mas no reclama conhecimento; E porque no reclama conhecimento O conhecimento no lhe pode ser tomado. ___________________________________ Agir Sem Ao No exalteis sbios, A fim de que o povo no conspire nem nutra ambies; No louveis preciosidades raras, A fim de que o povo no roube; Afastai da sua vista as coisas cobiadas, A fim de que no seja perturbado o corao do povo. Portanto: Onde governa o sbio, Mantm esvaziados os coraes, Mas cheios os estmagos, Enfraquece seus desejos Fortalece seus corpos: A fim de que o povo fique livre de conhecimentos e desejos, E os manhosos no tentem interferir. Pela atividade sem ao, Que todos vivam em paz. _________________________________ A Natureza do Tao O Tao um vaso; Sua utilidade inexaurvel! Imensurvel! Como a fonte primitiva de todas as coisas, Suas arestas so arredondadas,Seus laos desatados, Sua luz diminuda, Seu tumulto sufocado, Mesmo assim, parece permanecer escuro como gua profunda. De quem o filho, no sei, Uma imagem daquilo que existiu antes de Deus. ________________________________ A Natureza A Natureza no bondosa; Ela trata a criao como ces de palha para sacrifcios. O sbio no bondoso; Ele trata os homens como ces de palha para sacrifcios Como se parece com um fole o Universo! vazio, mas d ar sem parar Quanto mais acionado, tanto mais produz

Esgota-se o esprito por muitas palavras. , pois, prefervel, ater-se ao mago. ______________________________ O Esprito do Vale O esprito do Vale nunca morre. Ele chama-se o "Feminino Mstico". A porta do Feminino Mstico. a raiz do Cu e da Terra. Imutvel, imutvel, Parece permanecer. Tira dele E ele te servir com facilidade. ___________________________________ Viver Para os Outros O Universo eterno. A razo porque o Universo eterno que ele no vive sua prpria vida. Por isso pode sobreviver por muito tempo. Por isso que o sbio se coloca no ltimo lugar E se encontra no primeiro lugar; Considera seu corpo como acidental E por isso conserva seu corpo. No ser por isso que ele no vive para si mesmo Que o seu Ego se realiza? ____________________________________ gua O melhor dos homens como a gua; gua beneficia todas as coisas Mas no rivaliza com elas. Ela conserva-se em lugares baixos, desdenhados por todos E nisto aproxima-se do Tao. Para sua morada o sbio prefere a terra baixa; No seu corao ele ama tudo o que humilde; Nas suas relaes com outros ele ama a bondade; Nas suas palavras ele ama a sinceridade: No governo, ele ama a paz; Nos negcios ele ama a habilidade; Nas suas atividades ele gosta de escolher o tempo certo. E porque ele no ambicioso que ele irrepreensvel. _________________________________________

O Perigo do xito Excessivo Estica o arco at o extremo e desejars, a tempo Haver-te detido. Forja demasiadamente afiada A lmina de uma espada e o gume no durar muito. Quando ouro e pedras preciosas encherem a tua casa. No poders guard-los com segurana. Orgulhar-se de riquezas e honrarias Significa semear os germes da prpria derrocada. Retirar-se logo que a obra estiver terminada. Eis o caminho do Cu. __________________________________ Abraar o Uno Ao abraares o Uno com a alma no poders mais abandonar o Tao? Ao reforares tua fora vital para conseguir humildade Poders assemelhar-te a um recm nascido? Ao calcares e purificares tua viso mstica poders aspirar pela perfeio? Ao amares um povo e governares um reino poders governar sem interferir? Ao abrires e fechares as portas do Cu poders representar o papel do feminino? Ao perceberdes todo o conhecimento poders renunciar ao pensamento? Dar luz e nutrir, dar luz sem se apossar, Agir sem se apoderar, Ser amo entre os homens sem dirigi-los, Eis a Virtude Mstica. _________________________________ O valor do No Ser Trinta raios convergem no cubo; Do no ser individual Resulta o valor da roda. Modela um vaso de barro: Do no ser do barro na cavidade resulta o valor do vaso. Corta portas e janelas na parede da casa E de seu no ser, do espao vazio, resulta o valor da casa. Portanto: o ser das coisas nos vantajoso, E o no ser das coisas nos proveitoso. __________________________________ Os Sentidos As Cinco Cores cegam os olhos do homem; Os Cinco Sons ensurdecem o ouvido do homem; Os Cinco Temperos embotam o paladar do homem; Caadas, corridas e agitaes transtornam o esprito do homem;

Tesouros preciosos roubam o sono do homem. O sbio, portanto: Cuida das necessidades da alma e no das do olho, Razo por que rejeita uma coisa e aceita outra. ____________________________ Louvor e Censura "Graa e ignomnia causam decepo; Tudo quanto estimamos ou tememos, encontram-se em ns mesmos." O que significa: "Graa e ignomnia causam decepo"? Os que recebem uma graa de seus superiores so decepcionados ao receb-la e decepcionados ao perd-la. O que significa: Tudo quanto estimarmos ou tememos, encontra-se em ns mesmos? Temos medo porque temos uma existncia Se no considerssemos essa existncia como nossa, Que teramos a temer? Portanto: Quem aprecia o mundo como a sua prpria existncia que deve ser encarregado de govern-lo; quem ama o mundo como a sua prpria existncia a quem deve ser confiado zelar pelo mundo. _____________________________ Origens pr-histricas O que olhado, mas no pode ser visto, Isto chama-se o Invisvel. O que escutado, mas no pode ser ouvido, Isto chama-se o Inaudvel. O que se pega, mas no pode ser tocado, Isto chama-se o Intangvel. Estes trs escapam a todas as nossas indagaes, Confluem e tornam-se Uno. No por sua ascenso que d a luz, No por seu pr que d escurido. Incessante, constante, no pode se determinado E volta para o reino do Nada. Eis porque se chama a forma do amorfo, a imagem do Nada. Eis porque se chama o que escorrega; Encontra-o e no vers o seu rosto, Segue-lhe e no vers suas costas. Quem se prende ao Tao do passado, Para fazer as coisas de hoje, ser capaz de reconhecer aquele primeiro Comeo Que a continuidade do Tao. _______________________________________ Os Sbios do Passado

Os sbios do passado tinham sutil sabedoria e a mais profunda compreenso. To profunda que no podiam ser compreendidos. E porque no podiam ser compreendidos devem ser descritos assim: Cautelosos, como que cruzando um rio no inverno; Indecisos, como que tendo perigos por toda a parte; Srios, como que fazendo uma visita; Condescendentes como gelo que comea a derreter-se; Puros como uma pea de madeira virgem; Sinceros como uma vrzea aberta, Misturando-se livremente como gua turva. Quem pode encontrar repouso num mundo turvo? Permanecendo quieto que se torna claro. Quem pode conservar sua quietude por muito tempo? Pela atividade ela volta para a vida. Quem abarca este Tao Resguarde-se contra a presuno. Resguardando-se contra a presuno Est imune ao gasto e inovao. _____________________________________ Conhecimento das Leis Eternas Atinge a extrema Passividade; Sustenta firme a base da Quietude. As dez mil coisas tomam forma e se erguem para a atividade, Mas eu vejo como voltam para o repouso. Assim como plantas que crescem luxuriantes mas voltam para a terra onde nasceram. Voltar para as origens, isto o Repouso. o que se chama voltar para o seu prprio Destino. Voltar para o prprio destino, isto encontrar a Lei eterna. Conhecer a Lei Eterna a Inspirao. Desconhecer a Lei Eterna chamar a Desgraa. Aquele que conhece a lei eterna, tolerante; Sendo totalmente imparcial; Sendo imparcial nobre; Sendo nobre est em harmonia com a Natureza; Estando em harmonia com a Natureza est de acordo com o Tao; Estando em harmonia com o Tao eterno E toda a sua vida est preservada de infelicidade. _______________________________ Os Governadores Dos melhores governadores o povo no sabe que existem. Aos que vierem em seguida, ele ama e louva;

Aos que a estes sucederem, teme; E aos que a estes sucederem, abomina. Quando os governadores no possuem a confiana do povo, Alguns perdero a f neles e depois recorrero a juramentos! Dos melhores governadores, contudo, quando terminadas as tarefas, Todo o povo dir: "Fomos ns que fizemos tudo sozinhos." ______________________________ O Declnio do Tao Quando entrou em declnio o grande Tao Surgiram as doutrinas da "caridade" e da "justia". Quando surgiram sabedoria e inteligncia, Seguiu em seu rastro a grande hipocrisia. Quando os seis parentes consangneos no viviam mais em paz, Surgiu o louvor para "pais bondosos" e "filhos dedicados"; Quando um pas caiu no caos e na anarquia, Surgiu o louvor para "ministros fiis". __________________________________ Realizao do Simples Ego Bani a sapincia, despojai-vos dos conhecimentos, E o povo aproveitar o cntuplo; Bani a "caridade", despejai-vos da "justia", E o povo recuperar o amo de sua gente; Bani a astcia, despojai-vos da "utilidade", E os ladres e assaltantes desaparecero. Como essas trs causas se referem ao externo e so inadequadas; O povo precisa de algo em que pode confiar: Revela teu Ego simples, abraa tua natureza original, Domina teu egosmo, Refreia teus desejos. __________________________________ O Mundo e Eu Bane os estudos e as aflies acabam. Entre "ah" e "oh". Quanta diferena existe? Entre o bom e o mau, quanta diferena existe? Aquilo que os homens temem na verdade temvel; Mas, ai de mim! To longe est ainda a aurora do despertar! Os homens do mundo so alegres Como se participassem dos sacrifcios, Como se subissem as colinas durante a primavera. Somente eu me sinto fraco como um ocioso,

Como um recm-nascido que ainda no sabe sorrir, Como algum que no tem nem lar nem amizade. Os homens do mundo tm bastante e em abundncia. Somente eu sou como o esquecido, meu corao parece o de um tolo, Nebuloso e turvo. Os vulgares so sabidos e esclarecidos, Somente eu estou deprimido e confuso. Os vulgares so inteligentes e seguros de si mesmos. Somente eu estou triste, Paciente como o mar, Boiando, aparentemente sem rumo. Os homens do mundo tm um alvo, Somente eu pareo desastrado. Somente eu sou diferente dos outros E gosto de sugar da Me o meu sustento. _____________________________________ A Manifestao do Tao Os caractersticos do grande carter. Somente resultam do Tao. A coisa que se chama Tao fugaz, esquiva, Esquiva, fugaz, mas nela ocultam-se formas, Esquivas, fugazes, mas nela ocultam-se coisas, Escuras e turvas, mas nela encontra-se a fora vital. Desde que a fora vital sumamente verdadeira Ocultam-se nela provas. Desde os dias de antanho at hoje Suas denominaes (suas formas manifestadas) nunca cessaram, Atravs das quais podemos ver o pai de todas as coisas. Como, porm, reconheo a forma do pai de todas as coisas? Atravs dessas formas manifestadas! ____________________________ A Futilidade da Ambio Ceder preservar-se inteiro. Curvar-se tornar-se ereto. Ser oco tornar-se cheio. Ser despedaado renovar-se. Necessitar possuir. Ter em abundncia cair na confuso. Por isso o sbio abraa o Uno e torna-se modelo do mundo. Ele no se revela e, portanto, deslumbrante. Ele no se justifica e, portanto, famoso em toda parte. Ele no se vangloria e, portanto, tem confiana. Ele no se enaltece e, portanto, o mestre dos mestres E porque no ambiciona nada que ningum no mundo contra ele tem ambies. No mesmo verdade como os Antigos dizem: "Ceder preservar-se inteiro"? Assim ele se preserva e o mundo lhe rende homenagens. ______________________________ Identificar-se com o Tao

A Natureza de poucas palavras: Eis porque uma tempestade no dura uma amanh inteira. Um aguaceiro no se prolonga por todo o correr de um dia. De onde vm eles? Da Natureza. Mesmo a Natureza no dura muito em suas manifestaes, Quanto menos podero durar os seres humanos! por isso que quem seguir ao Tao, se unir ao Tao. Quem seguir Virtude, se unir Virtude. Quem abandonar o Tao, se unir com o abandono do Tao. Quem se unir com o Tao o Tao se alegrar em dar-lhe boas-vindas. Quem se unir com a Virtude o Tao se alegrar em dar-lhe as boas-vindas. Quem se unir com o abandono o abandono se alegrar em dar-lhe boas-vindas. Quem no tiver bastante confiana No poder desfrutar da confiana dos outros. ________________________________ Detritos e lceras da Virtude Aquele que se pe de p na ponta dos dedos no est firme. Aquele que escarrancha as pernas no anda bem. Aquele que se revela no luzente. Aquele que se justifica no clebre. Aquele que se vangloria no desfruta de confiana. Aquele que se orgulha de si mesmo no senhor entre os homens. Estes aos olhos do Tao chamam-se "detritos e lceras da virtude" Que so coisas nauseantes. Por isso o homem do Tao os repele. ________________________________ Os Quatro Modelos Eternos Antes de o cu e a Terra existirem existia algo nebuloso: Silencioso, isolado. Solitrio, imutvel, Eternamente girando sem cessar. Digno de ser a Me de todas as coisas. Ignoro o seu nome e chamo-o "Tao". Se eu dever dar-lhe um nome, dar-lhe-ei o nome de "grande". Ser grande significa salientar-se pelo espao. Salientar-se pelo espao significa ter longo alcance. Ter longo alcance significa voltar ao ponto de partida. Por isso: o Tao grande, o cu grande, A terra grande, o rei tambm grande. So estes os quatro Grandes do Universo E o rei um dentre eles.

O homem forma-se segundo a terra; A terra forma-se segundo o cu; O cu forma-se segundo o Tao; O Tao forma-se segundo a Natureza. _________________________ Gravidade e Leveza O slido a raiz do leve, o imvel o mestre do precipitado. Por isso o sbio viaja o dia inteiro embora nunca deixe sua carroa de provises. No meio das honrarias e da glria, ele vive comodamente e sem perturbao. Como pode o soberano de um grande pas Tratar com desprezo o seu corpo no reino? Na desprezvel frivolidade perde-se o centro; Na precipitao perde-se a auto-disciplina. _________________________________ Furtar a Luz Um bom corredor no deixa rastro. Um belo discurso no d margem crticas. Um bom calculador no faz uso dos pauzinhos de calcular Uma porta bem fechada no precisa de tranca E mesmo assim no pode ser aberta. Um n bem amarrado no faz uso de cordas E mesmo assim no pode ser desmanchado. Por isso o sbio sabe ajudar aos homens; Por isso no existe ningum que seria intil, Ele sabe preservar as coisas; Por isso nada ser rejeitado. A isso que se chama "furtar a luz". Por isso o homem bom o mestre do mau. E o homem mau a lio do homem bom. Aquele que no aprecia seu mestre nem ama a sua instruo Errou muito no caminho embora possa ser erudito. - Eis o segredo mais sutil. ________________________________ Apegar-se ao Feminino Aquele que tem conscincia do masculino Mas se apega ao feminino torna-se o vale do mundo. Tornando-se o vale do mundo Adquire a natureza primitiva que jamais est cortada E volta novamente inocncia da criancinha. Aquele que tem conscincia da candura

Mas se apega ao escuro, torna-se o modelo do mundo, Adquire o poder eterno que nunca erra, E volta novamente ao primitivo. Aquele que familiarizado com honra e esplendor, Mas se apega escurido, torna-se o vale do mundo. Tornando-se o vale do mundo, tem um poder eterno que sempre bastar E novamente volta incobumidade natural da madeira no trabalhada. Rompe esta medira no trabalhada e ela ser transformada em vasos Nas mos dos sbios; Estes sero os magistrados e juizes. Por isso o grande soberano no corta. __________________________________________ Admoestao Contra a Interferncia H pessoas que querem conquistar o mundo Fazendo dele o que sua imaginao e seu capricho conceber. Vejo que no tero xito. Pois o mundo o vaso de Deus E no pode ser moldado pela interferncia humana. Quem o faz estraga-o. Quem segura perde-o. Porque: algumas coisas avanam. Algumas coisas seguem. Algumas expelem calor, algumas frio. Algumas coisas so fortes, algumas coisas so fracas. Umas poderiam quebrar e outras poderiam cair. Por isso que o sbio evita o excesso, Evita a pompa, evita o orgulho. ________________________________ Admoestao Contra o Uso da Fora Quem se prope a ajudar o senhor sobre os homens pelo Tao, Opor-se- a toda conquista por meio das armas. Pois que tal coisa, necessariamente, dever ricochetear. Onde esto os exrcitos, brotam espinhos. O recrutamento de um grande exrcito causa um ano de seca. Por isso o bom general atinge seus objetivos e pra. No ousa fiar-se na fora das armas. Ele atinge seus objetivos e no se vangloria disto: Ele atinge seus objetivos e no se torna vaidoso, Ele atinge seus objetivos e no se torna soberbo. Ele atinge seus objetivos como necessidade deplorvel, Ele atinge seus objetivos, mas no gosta de violncia. Pois as coisas envelhecem depois de atingirem seu apogeu. Esta violncia seria contra o Tao, e quem contra o Tao perece jovem. _______________________________

As Armas do Mal Dentre todas as coisas, os soldados so os instrumentos dos Mal, Odiados pelos homens. Por isso o homem religioso, possudo pelo Tao. Na vida civil, o nobre prefere a esquerda, Mas nas ocasies militares ele favorece a direita. Soldados so armas do Mal, no so as armas do nobre. Quando o emprego dos soldados a nica soluo, A calma moderao a melhor poltica. Mesmo na vitria no h beleza e quem a chama de bela, um Que se delicia com carnificinas; E quem se delicia com carnificina No ter xito em sua ambio de dominar o mundo. As coisas do bom pressgio preferem a esquerda. As coisas do mal pressgio preferem a direita. O tenente-general fica esquerda, o general fica direita. Isto quer dizer que se celebram as cerimnias fnebres. A matana de grandes massas deveria ser pranteada com tristeza, Uma vitria deveria ser celebrada com cerimnias fnebres. _________________________________ O Tao Como o Mar O Tao absoluto e no tem nome, embora a madeira no entalhada seja pequena, Por ningum pode ser empregada como vaso. Se reis e bares puderem resguardar esta natureza ilesa O mundo inteiro espontaneamente, lhes conceder a soberania. Cu e terra renem-se e cai a chuva doce, Alm do poder humano mas, mesmo assim, de modo igual sobre todos. Nasceu depois da civilizao humana e vieram os nomes. Desde que existem nomes seria bom, se soubssemos onde parar. Quem sabe onde para pode ficar a salvo de perigos O Tao no mundo comparvel Aos rios que correm para o mar. _____________________________ O Conhecimento de Si Mesmo Quem conhece os outros erudito. Quem conhece a si mesmo um sbio. Quem vence aos outros, tem foras de msculos, quem se vence, a si prprio, forte. Quem contente rico. Quem resoluto, tem fora de vontade. Quem no perde seu centro, perdura,

Quem morre enquanto permanece o seu poder, Tem uma vida longa. ____________________________ O Grande Tao Flui por Toda Parte O Grande Tao corre por toda parte. Como uma torrente, pode correr para a direita ou para a esquerda. As dez mil coisas dele derivam a sua vua vida E ele no se lhes recusa. Quando a obra est cumprida, Ele no se apodera dela. Ele veste e nutre as dez mil coisas, Mas no reclama como de sua prioridade. Muitas vezes, quando examinado sem premeditao ou paixo Pode ser considerado pequeno. Sendo o encontro de todas as coisas Sem exigir nada, Ele pode ser considerando grande. Como at o fim no reclama grandeza Atinge a grandeza. ___________________________ A Paz do Tao Segura o Grande Smbolo e todo o mundo segue, Segue sem sofrer prejuzo e assim vive com sade, paz e bem estar Oferece boa comida e o viandante se demora. Mas o Tao tem u m sabor suave. Olhando, no pode ser visto, Escutando, no pode ser ouvido, aplicado, seu afluxo nunca falha. ______________________________ O Ritmo da Vida Aquele cujo poder deve ser diminudo, deve, antes, ser permitido expandir-se, Quem deve ser enfraquecido, antes deve ser fortalecido. Quem deve ser rebaixado, antes deve ser elevado ao poder. Aquele do qual deve ser tomado, antes deve ser dado Isto chama-se a Luz secreta. Brandura vence a fora: Peixes devem ser deixados em gua funda, E as armas agudas do Estado devem ser deixadas onde ningum possa v-las. ______________________________ A Paz do Mundo O Tao nunca age. Mas tudo agido por ele. Se prncipes e duques podem conservar o Tao, O mundo poder ser melhorado por si mesmo. Quando o mundo for melhorado e entrar em atividade, Dever ser confinado pela simplicidade sem nome de outrora. A simplicidade sem nome de outrora est livre de ambio,

Pelo estar livre de ambio consegue-se a quietude E o mundo por si prprio consegue a paz. __________________________ Decadncia O homem de conscincia superior no tem conscincia de seu carter, Por isso mesmo tem carter. O homem de carter inferior preocupa-se em no perder o carter, Por isso mesmo ele sem carter. O homem de carter superior nunca interfere nem age com segundas intenes. O homem de carter inferior interfere e age com segundas intenes. O homem de bondade superior interfere, mas sem segundas intenes, O homem de justia superior interfere, mas com segundas intenes, Mas se o homem do Li superior interfere e no encontra eco Ento ele arregaa as mangas e impe-se aos outros. Por isso: Quando se perdeu o Tao, ento se forma a doutrina da bondade, Quando se perdeu a bondade, ento se forma a doutrina da justia, O Li , portanto, a diluio da honradez e honestidade do corao E o comeo do caos. Os profetas so as flores do Tao E a origem da loucura. por isso que o homem nobre mora no pesado tronco E no nas finas ramificaes. Mora no fruto E no na expresso da florescncia. Por isso rejeita um e recebe o outro. _________________________________ A Unidade Atravs dos Complementos Em tempos passados havia uns que possuam o Uno; Atravs da posse do Uno foi esclarecido o cu. Atravs da posse do Uno foi firmada a terra, Atravs da posse do Uno foram espiritualizados os deuses, Atravs da posse do Uno foram enchidos os vales, Atravs da posse do Uno, todas as coisas viviam e cresciam, Atravs da posse do Uno, prncipes e duques tornavam-se os nobres do povo. Assim cada um se tornava aquilo que . Sem claridade, os cus estremeceriam, sem a firmeza, a terra tremeria. Sem poder espiritual os deuses ruiriam. Sem serem cheios os vales estalariam. Sem a fora que d a vida todas as coisas pereceriam. Sem enobrecimento os prncipes e duques tropeariam. Por isso a nobreza depende do apoio do povo comum, E os superiores de apoio dos inferiores. Eis porque prncipes e duques se chamam "rfos", "solitrios" e "indignos".

No verdade que dependem do apoio do povo comum? Com efeito, separai as partes de um carro, e nenhum carro fica. Melhor que tilintar como o jade. ressoar como os rochedos. ______________________________ O Princpio do Retorno Retornar o efeito do Tao. Brandura o efeito do Tao. As coisas deste mundo vem do Ser E o Ser vem do No-Ser. __________________________ Qualidades do Taoista Quando a espcie humana mais alta ouve a verdade do Tao Ela se esfora por viver em conformidade com ela. Quando os medocres ouvem o Tao, Parecem perceb-lo e no o perceber. Quando a espcie humana mais baixa ouve o Tao, Rebenta em gargalhadas. Se no fosse escarnecido No seria o Tao. Da o provrbio: "Quem compreende o Tao, parece simplrio, Quem progride no Tao, parece retroceder, Quem caminha na estrada plana do Tao Parece subir ou descer." Um carter mais elevado parece como um vale Brancura pura parece enegrecida; O grande carter parece como insuficiente. O carter firme parece fraco, o valor puro parece como manchado. O grande espao no tem contos, O grande talento custa a amadurecer A boa msica ouve-se baixa a grande forma no tem contorno, E o Tao oculto, sem nome. Este Tao tem a capacidade de emprestar seu poder e trazer satisfao. ____________________________________ O Homem Violento Do Tao nasce o Um, do Um, o Dois, Do Dois, o Trs, do Trs, o Universo criado. O Universo criado carrega o Yin nas costas e o Yang na frente; Atravs da unio desses dois princpios onipotentes Ele consegue a harmonia. O que os homens mais detestam serem "desamparados", "solitrios" e "indignos".

Mas mesmo assim, prncipes e duques se designam com tais nomes. Porque s vezes faz bem s coisas tirar-lhes algo E faz mal a elas acrescentar-lhes algo. Outros j ensinaram a sabedoria Que eu tambm quero ensinar: "O homem violento morrer de morte violenta". Esta sabedoria quero ensinar como mestre espiritual. _______________________________________ A Substncia Mais Macia A substncia mais mole do mundo atravessa a mais dura. Aquilo que no tem forma, penetra aquilo Quem no tem cavidade; Atravs disto reconheo O benefcio do no agir. O ensinar sem palavras E o benefcio do no agir no tm comparao no Universo. ________________________________ Sede Contentes Glria ou a prpria vida. Qual das duas ama-se mais? A prpria vida ou os bens materiais, qual dos dois tem mais valor? A perda da personalidade ou a posse de bens, Qual das duas o maior mal? Por isso: Quem mais ama, gasta mais, Quem acumula muito. Perde muito. Ao contente no ocorre vergonha: Quem sabe quando deve parar no corre nenhum risco Ele pode sobreviver por muito tempo. _________________________ Serena Quietude A maior perfeio como imperfeio E seu uso nunca ser obstrudo. A maior abundncia parece mesquinha E seu uso nunca falhar. Aquilo que o mais reto parece desviado, A maior habilidade parece como inabilidade. A maior eloqncia parece como balbuciar. Movimento vence o frio, mas a imobilidade vence o valor. Quem fica quieto e tranqilo torna-se o guia do Universo. _____________________________

Cavalos de Corrida Quando o mundo viver em harmonia com o Tao Os cavalos de corrida sero mandados de volta para puxar carroas de detritos. Quando o mundo no viver em harmonia com o Tao A cavalaria abundar nos campos do pas. No h maior maldio que a falta de contentamento, Nem pecado maior que cobiar fortunas. Por isso sempre dever ser contente Quem se contentar com o contentamento. _________________________________ A Procura da Sabedoria Sem sair de sua porta Pode saber-se o que ocorre no mundo. Sem olhar pela janela pode-se ver o Tao do cu. Quanto mais se corre atrs da sabedoria Tanto menos se sabe. Por isso sabe o sbio, Sem correr para l e para c, Compreende sem ver, completa sem agir. ________________________________ Conquistar o Mundo pela Inao Quem vai no encalo da sabedoria procura aprender dia a dia. Quem via no encalo do Tao procura perder dia a dia. Pelo perder contnuo alcana-se a inao. Pela inao tudo acaba sendo feito. Quem conquista o mundo, muitas vezes o consegue pela inao. Quando algum compelido a fazer alguma coisa O mundo j se encontra alm de ser conquistado. _______________________________ O Corao do Povo O sbio no tem opinies e sentimentos decididos, Mas considera as opinies e sentimentos do povo como seus. Os bons eu chamo de maus; Os maus eu chamo tambm de bons. Eis a bondade da virtude. Creio nos homens honestos; Creio tambm nos mentirosos. Eis a f da virtude. O sbio vive no mundo, pacificamente, harmoniosamente, Os homens do mundo sero reunidos numa comunho do corao

E assim o sbio considera-os todos como seus prprios filhos. ______________________________ A Conservao da Vida Saindo da vida entra a morte. Os rgos da vida so treze, Os rgo da morte so tambm treze. O que nesta vida envia o homem para a morte, tambm so treze. Como pode ser assim? assim por causa da atividade intensa Da multiplicao da vida. J se disse que quem sabe preservar sua vida No encontra tigres nem bfalos, Nem vulnervel s armas no campo de batalha. Os chifres do bfalo selvagem No tm poder contra ele; As garras do tigre no tm utilidade contra ele; As armas do guerreiro no podem levar vantagem contra ele; Como pode ser assim? Porque ele est alm da morte. __________________________ A Virtude Mstica O Tao d-os luz O Teh, o carter, protege-os. O mundo material lhes d forma. As circunstncias do momento completaram-nos. Por isso todas as coisas do Universo veneram o Tao e elevam o Teh. O Tao venerado e o Teh elevado, Sem ordem de ningum, mas de espontnea vontade. Por isso o Tao d-a luz, O Teh protege-a, Fazendo-a crescer, desenvolve-a, D-lhe um porto, um lugar para viver em paz. Nutre-a, abriga-a, D-a a luz e no se apodera dela. superior e no domina. Eis a virtude mstica. _____________________________ A Posse do Absoluto Houve um comeo do Universo

Que pode ser considerado como a Me do Universo. Atravs da me podemos reconhecer os filhos. Mas quando tiverdes reconhecido os filhos Apeguei-vos Me! Assim a vida inteira poder ser preservada de perigos. Fechai as aberturas, cerrai suas portas E a vida ser fcil! Abri suas aberturas, preocupai-vos com seus interesses. E toda a vida estar subtrada salvao! Quem pode ver o pequeno clarividente: Quem continua afvel forte. Aproveitai a luz e voltai para a clarividncia! Assim evitais a futura desgraa. Isto , repousar no Absoluto. ____________________________ Banditismo Se eu possusse o sublime conhecimento Caminho a estrada principal do Tao, Eu evitaria os atalhos. A estrada principal fcil de ser transitada, Mas o povo gosta dos pequenos atalhos. As fazendas dos corteses so bem abastecidas Enquanto os campos permanecem baldios, E os celeiros do povo muito baixos. Os corteses, porm, so trajados de vestidos bordados, E envergam belas espadas. Ficam entupidos de boas bebidas e comedorias E rebentam de sade e prosperidade. Isto significa governar o mundo maneira de bandidos. No isto a destruio do Tao? ________________________________ O Indivduo e o Estado Quem est firmemente fundado, no facilmente derrubado. Quem tem garras seguras, no larga facilmente. De gerao em gerao os sacrifcios de seus antepassados Prosseguiro sem interrupo. Cultivado no indivduo, o carter tornar legtimo. Cultivo na famlia, o carter tornar abundante. Cultivado na aldeia, o carter aumentar. Cultivado no Estado, o carter tornar universal.

Por isso: De acordo com o carter do indivduo, julga o indivduo; De acordo com o carter da famlia, julga a famlia; De acordo com o carter da aldeia, julga a aldeia; De acordo com o carter do Estado, julga o Estado; De acordo com o carter do mundo, julga o mundo; Como que eu posso saber que o mundo assim? Pelo seguinte: ___________________________ O Carter da Criana Quem rico de virtude, como uma criana. Nenhum inseto venenoso o picar, Nenhum animal selvagem o atacar. Nenhuma ave de rapina se precipitar sobre ele. Seus ossos so meigos, e seus msculos delicados, Mas seu punho 'forte. Desconhece a unio entre o macho e a fmea, Mas seus rgo apesar disto so completos, O que significa que seu vigor no est estragado. Chora o dia inteiro, Mas sua voz nunca enrouquece, O que significa que a sua harmonia natural perfeita. Conhecer a harmonia Significa viver de acordo com o eterno. E conhecer o eterno, Significa possuir o discernimento. Mas querer melhorar a vida Significa mau pressgio. Deixar as emoes atravessarem impulsos Chama-se teimosia. Pois as coisas envelhecem Quando tem alcanado o seu ponto de culminncia. Esta teimosia contra o Tao E quem contra o Tao perece jovem. ___________________________ Acima de Honra e Vergonha Quem no sabe no fala. Quem no fala no sabe. Veda as suas fendas, fecha as suas porta, Embota seus gumes, desata teus laos,

Amortece sua luz, afoga seu turbilho, Eis o que a Unidade Mstica. Ento nem amor nem dio podero atingi-lo, Proveitos ou perdas no o alcanaro. Honra e vergonha no podero afet-lo. Por isso ele sempre ser o honrado do mundo. ______________________________ A Arte de Governar Governa um reino pelo normal, Ganha uma batalha por uma ttica de surpresa anormal, Conquista o mundo pela inao. Como posso saber que isto assim? Pelo seguinte: Quanto mais proibies h mais o povo empobrece. Quanto mais armas ferinas existem, Tanto maior o caos do Estado. Quanto mais habilidades tcnicas. Mais coisas perniciosas sero inventadas. Quanto maior o nmero de leis, Maior a quantidade de ladres e salteadores. Por isso o sbio diz: Eu no fao nada e o povo se endireita por si mesmo. Amo a quietude, e o povo honesto por si mesmo. No fao negcios, e o povo fica rico por si mesmo No cobio nada e o povo por si mesmo torna-se modesto e honesto. _________________________ Governo Indolente Quando o governo indolente e inativo, seu povo ntegro; Quando o governo eficiente e ativo, seu povo descontente. Desgraa o caminho suntuoso da fortuna, E fortuna, a mscara da desgraa. Quem seria capaz de conhecer suas verdadeiras conseqncias? Tal como nunca existiria o normal, Pois o normal logo voltaria ao pernicioso E o bom se converteria desastroso. To longe a humanidade se transviou! Por isso o sbio tem firmes princpios, por no serem cortantes, Possui integridade, sem ferir os outros, correto sem ser arbitrrio, brilhante sem ser ofuscante.

____________________________ Limitao Ao dirigir os negcios humanos, no h regra melhor que: Limitao. Limitar significa prevenir; Prevenir significa estar preparado e fortalecido. Estar preparado e fortalecido significa ser sempre vitorioso. Ser sempre vitorioso significa possuir faculdades ilimitadas. Quem possui faculdades ilimitadas capaz de governar um pas, E o princpio de governar um pas tem vida perene. Isto significa estar firmemente plantado, ter fora profunda. O caminho para a imortalidade e clarividncia eterna. ________________________________ Como Governar um Grande Pas Governa um grande pas como se fritam os pequenos peixes Quem governar o mundo de acordo com o Tao Verificar que os espritos perdem seu poderio. No que os espritos percam seu poderio. Mas sim que eles cessem de prejudicar os homens. E no que somente cessam de prejudicar os homens. Mas que o sbio, ele prprio, no prejudique os homens Quando ambos no se prejudicam mutuamente, A virtude original est novamente restabelecida. ___________________________ Grandes e Pequenos Pases Um grande pas deveria ser como a depresso de terra Na embocadura de um rio, Sendo o ponto de juno do mundo o feminino do mundo. O feminino vence o masculino pelo silncio E alcana a posio baixa pelo silncio. Portanto, se um grande pas se coloca sob um pequeno Ele absorve o pequeno E se um pas pequeno se coloca sob um grande Ele absorve o grande. Por isso muitos fingem-se baixos Para absorver outros. Outros so realmente baixos e absorvem outros. E o que deseja um pequeno pas somente incorporar-se

E ser protegido. Considerando que ambos podem conseguir o que desejam Um grande pas deveria fingir-se pequeno. __________________________ O Tesouro do Homem Bom O Tao o segredo oculto do Universo, O tesouro do homem bom e o refgio do homem mau. Belas palavras vendem-se no mercado, Nobre conduta pode ser ofertada como um presente. Embora existam homens ruins por que rejeit-los? Por isso, ao coroar-se um imperador Ou quando da nomeao dos trs ministros, Em vez de enviardes adereos de jade ou duas parelhas de cavalos, Enviai, antes, o dom do Tao! Por que os Antigos estimavam o Tao? No diziam eles que: "Procurar os culpados e perdoar-lhes"? Por isso o Tao o tesouro do mundo. ______________________________ O Difcil e o Fcil Aperfeioai-vos na inao! Passai o tempo sem cuidar de nada! Experimentar o que no tem sabor! Quer seja grande ou pequeno, muito ou pouco, Recompensai o dio com virtude! Terminai o difcil enquanto ainda fcil! Terminai o grande enquanto ainda pequeno! Os problemas difceis do mundo devem ser liquidados Enquanto ainda so fceis. Por isso: o sbio, nunca resolvendo grandes problemas Realiza o grande. Quem levianamente faz uma promessa Achar freqentemente difcil cumpri-lo. Quem faz pouco de certas coisas Encontrar muitas dificuldades. Por isso at mesmo o sbio encara muitas coisas como se fossem difceis E assim nunca encontra dificuldades. ________________________________ Comeo e Fim

Aquilo que imvel segura-se facilmente. Aquilo que ainda no pblico facilmente pode ser impedido. Aquilo que quebradio como gelo derrete-se logo. Aquilo que minsculo facilmente se espalha. Resolve uma coisa antes de apresentar-se, Impede desordem antes de manifestar-se. A rvore com um palmo de dimetro cresce de uma pequena sementinha; Um pagode de nove andares comea com um torro de terra; Uma jornada de mil lguas comea diante dos ps. Quem age estraga, Quem agarra deixa escapar. O sbio no estraga porque no age. Porque ele no agarra no deixa escapar. Os interesses humanos so freqentemente estragados Um passo antes da concluso: Pela preocupao no fim, como no comeo Impede-se o malogro. Por isso deseja o sbio no desejar nada E valoriza poucos objetos de difcil obteno. Ele aprende aquilo que no aprendido E devolve aquilo que a multido perdeu. Para que possa auxiliar o curso da Natureza Sem a presuno de interferir. ________________________________ A Grande Harmonia Os Antigos que sabiam como seguir o Tao No pretendiam esclarecer o povo, Mas conserv-lo ignorante. A razo porque difcil para o povo viver em paz, Encontra-se na posse de muito saber. Aqueles que querem governar um povo pela sabedoria, So a maldio do povo. Aqueles que no procuram governar um pas pela sabedoria, So a beno do povo. Aqueles que conhecem estes dois princpios Conhecem tambm a medida antiga Chama-se a Virtude Mstica. Quando a Virtude Mstica se tornar clara e de alcance longnquo, E reconduzir as coisas sua origem Ento, e s ento, nascer a Grande Harmonia. ________________________________

Os Senhores dos Desfiladeiros Como que os grandes rios e mares se tornaram os senhores dos desfiladeiros? Porque compreenderam permanecer baixos. Assim tornaram-se os senhores dos desfiladeiros. Por isso: a fim de tornar-se o mais alto entre os homens, Deve falar-se como seu subalterno A fim de ser o primeiro entre os homens, Deve marchar-se na sua retaguarda. Por isto que o sbio se mantm de cima, E os homens sentem o seu peso; Que marcha na frente E os homens no lhe desejam mal algum. Ento so contentes os homens de mant-lo sempre nas alturas. Porque ele no tem ambies Ningum pode ter ambies contra ele. ________________________________ Os Trs Tesouros Todo o mundo diz: minha doutrina, o Tao, parece muito com a loucura. Porque grande, assemelha-se loucura. Se ela no parecesse com a loucura Ela de h muito se haveria tornado muito mesquinha Eu tenho trs tesouros; Guardo-os e protejo-os: O primeiro o Amor. O segundo chama-se: "nunca em demasia." O terceiro : "nunca querer ser o primeiro." Atravs do Amor nunca se tem medo, Atravs do "nunca em demasia" tem-se amplas reservas de foras, Atravs do "nunca querer ser o primeiro" possvel fazer desenvolver-se e amadurecer as aptides. Se algum abandona o Amor e o destemor, Se algum abandona a limitao e as reservas de foras, Se algum abandona o lugar na retaguarda e se lana para a frente, Est destinado perdio. Porque o Amor vitorioso no ataque E invulnervel na defesa. O Cu arma com Amor Aqueles que no quer ver destrudos. ______________________________ A Virtude de No Disputar

O soldado corajoso no violento. O bom lutador no fica irado. O grande conquistador no luta por ninharias. O bom conhecedor dos homens coloca-se no meio dos outros; Eis a virtude de no disputar, Quer dizer a faculdade de empregar os homens; Ela atinge a altura da existncia Casada ao Cu e quilo que antigamente era. _______________________________ Camuflagem H uma regra de estratgia militar: No ouso atacar como primeiro e prefiro ser atacado. No ouso avanar uma palma Mas prefiro recuar uma palma. Isto marchar sem formaes, Sem cerrar os punhos. Sem atacar frontalmente, Armar-se sem armas. No h desgraa maior que subestimar o inimigo Subestimar o inimigo pode causar a perda de meus tesouros. Por isso: Quando dois exrcitos de fora iguais se encontrarem Vencer o que odeia matar. _____________________________ No Me Conhecem Meus ensinamentos so muito fceis de entender E muito fceis de praticar, Mas ningum pode compreend-los E ningum pode pratic-los. Em minhas palavras h um princpio, Nos interesses do homem h um sistema. Porque eles no os conhecem, Tambm no me conhecem, a mim Porque s alguns poucos me conhecem Fico distinguido. Por isso que o sbio usa uma roupa grosseira por fora. Mas carrega jades dentro do seu peito. _______________________________

Doena Mental Quem sabe que no sabe nada o supremo. Quem pretende saber que no sabe mentalmente doente. E quem reconhece doena mental como doena mental No mentalmente doente. O sbio no mentalmente doente Porque reconhece doena mental como doena mental No mentalmente doente. _____________________________ Sobre o Castigo (I) Quando o povo no teme a fora Ento, como soi acontecer, uma grande fora desce sobre ele. No desprezes suas moradas, No menosprezes a sua prole. Seno desgostares dele Ele no desgostar de ti. Por isso o sbio se conhece, mas no se revela, Ama-se a si mesmo porm no se exalta Por conseguinte, rejeita a fora E aceita a brandura. ______________________________ Sobre o Castigo (II) Quem tem a coragem de desafiar-te, Tu matas. Quem tem a coragem de no te desafiar, Deixas viver. Em ambos H algumas vantagens e algumas desvantagens. Mesmo que o Cu se desgoste com certos homens. Quem saberia quem est para morrer e porque? Por isso, at o prprio sbio considera isto uma questo difcil. O Caminho do Cu, o Tao bom para a conquista sem querela, Recompensa vcios e virtudes sem palavras. Aparece sem ser invocado, Obtm resultados sem plano bvio A rede do Cu larga e vasta, Com malhas grandes, mas no deixa escapar nada.

______________________________________ Sobre o Castigo (III) Os homens no tm medo da morte, Porque pois amea-los com a morte? Freqentemente acontece que o carrasco morto. E ns pudssemos agarrar e matar os revoltosos, Quem teria coragem de faz-lo? Freqentemente acontece que o carrasco morto. E tomar o lugar do carrasco como manejar a machadinha Em lugar do carpinteiro. Quem maneja a machadinha Em lugar do carpinteiro Raramente escapa a ferir As suas prprias mos. _____________________________ Sobre o Castigo (IV) Quando os homens tm fome porque seus governantes comem demais o imposto de gro. Por isso so as revoltas de homens famintos Uma conseqncia da ingerncia de seus governantes. por isso que so revoltosos. Os homens no temem a morte Porque vivem ansiosos para ganhar a sua vida. Por isso no temem a morte. Aqueles que no interferem na sua vida So sbios na elevao de vida. _______________________________ Duro e Mole Quando o homem nasce frgil e delicado; Quando morre ele fica duro e rgido. Quando as coisas e as plantas esto vivas Elas so moles e elsticas, Quando elas morrem, tornam-se secas e quebradias. Por isso a dureza e a rigidez So as companheiras da morte, E brandura e elasticidade no So as companheiras da morte.

Por isso: Quando um exrcito rgido Acaba perdendo a batalha. Quando uma rvore dura, ela ser cortada. O grande e o forte devem estar em baixo, O delicado e o suave devem estar em cima. ___________________________ Por Corda a Um Arco O Tao, o caminho do Cu No se assemelha ao por corda a um arco? A ponta se curva para baixo E a base se curva para cima. O comprimento excessivo encurtado, A largura insuficiente ampliada. o caminho do Cu tomar daqueles Que tm em demasia E dar queles que no tm o suficiente E d queles que tm em demasia. Quem que pode ter o suficiente e mais do que o suficiente, Para d-lo ao mundo inteiro? Somente o homem do Tao. Por isso o sbio age mas no possui. Realiza sem reclamar reconhecimento, Porque no deseja passar por superior. _____________________________ Nada Mais Brando do que a gua Nada existe mais brando do que a gua, Porm nada lhe superior no vencimento do duro, E no h substituto para ela. Sua fraqueza torna-se fora E sua brandura transforma-se em rigidez, Sem que ningum o saiba, Nem possa imit-lo. Por isso que o sbio diz: "Quem suporta as calnias do mundo, Sabe preservar o Estado. Quem carrega os pecados do mundo, o rei do mundo." Palavras certas que parecem erradas. __________________________

Tratados de Paz Ao desmanchar um grande dio Certamente sobrar um pouco de dio. Como isto pode ser considerado como satisfatrio? Por isso que o sbio considera inferior E no lana a culpa sobre o antagonista. O homem virtuoso procura conciliar, O homem perverso procura denunciar erros. Porm, "o caminho do cu imparcial. Ele sempre est do lado do homem bom." _________________________ Pas Imaginrio Criai um pequeno pas com pequena populao, Onde a oferta de bens supera o consumo dez ou cem vezes. Deixai que os homens gozem de sua vida E no emigrem para longe. Embora haja carruagens e embarcaes, H ningum que as use. Embora haja armas e couraas, No h ocasio para ostent-las. Deixai o povo novamente atar suas enfiadas para fazer seus clculos, Deixai-o saborear suas comidas, Embelezar seus trajes, Ficar contente em seu lar E em seus costumes. Pases vizinhos encontram-se ao alcance da vista, De maneira que se pode ouvir o ladrar de seus ces E o cocoricar de seus galos, Sem que o povo at o fim de sua vida Nunca tenha sado fora do pas. ______________________________ O Caminho do Cu Palavras verdicas nunca so harmoniosas, Palavras harmoniosas no so verdicas. O homem bom no discute com palavras. Quem discute com palavras no um homem bom. O sbio no sabe muito, Quem sabe muito no sbio.

O sbio no acumula para si prprio. Ele vive para os outros E assim que enriquece. D aos outros E assim tem maior abundncia. O Tao do Cu Abenoa, mas no prejudica. O caminho do sbio Realiza, mas sem ambio. ____________________________________

Vous aimerez peut-être aussi