Vous êtes sur la page 1sur 2

hipermobilidade articular.

Na hipermobilidade articular as articulaes possuem uma caracterstica de irem alm dos limites considerados normais de movimentao, o que predispe as pessoas a leses. H uma maior incidncia de luxao e entorse nas articulaes envolvidas. A Escoliose ( curvatura da espinha ) ocorre com grande freqncia nas pessoas com hipermobilidade.O excesso de mobilidade articular tende a diminuir com o envelhecimento. Os acometidos tendem a lembrar de fatos em que divertiam os amigos por causa da movimentao excessiva. E isto tambm pode passar despercebido para muitos instrutores de Pilates e muitas vezes ser considerado como algo admirado, pois chama ateno a capacidade e a disponibilidade de movimentao presente nestes alunos. muito comum relatarem articulaes clicando, por vezes, suas articulaes saem do lugar e s vezes podem relatar dores musculares. Como uma criana que pode relatar ter sido desajeitada, com uma pobre coordenao motora e com aparecimento de equimoses constantes. Geralmente, aqueles com articulaes hipermveis ao praticarem esportes melhoram seu desempenho motor, porm eles so mais propensos a leses e levam mais tempo para se recuperar. Basicamente, se voc tem hipermobilidade ter articulaes soltas. Voc tem uma deficincia de uma protena chamada colgeno em seu corpo que enfraquece seus ligamentos. Ligamentos juntam osso a osso e, portanto, suas articulaes perdem o apio. Esta perda de apio ir colocar as articulaes sobre uma maior tenso e, portanto, pode ser mais suscetveis a tores e posteriormente dor.

Em geral os msculos so suficientemente longos para permitir a amplitude total de movimento de uma articulao, no necessitando que usemos alm deles sobrecarregando os ligamentos. o controle neuromuscular da tenso envolvida nas contraes musculares que freqentemente precisa ser reestabelecida para que os msculos mostrem seu comprimento total.
Nem todos precisam de uma flexibilidade aumentada, e devemos estar atentos a esta mxima. O movimento tende a vir do segmento mais flexvel. O que temos de mais importante a fazer abordar uma mudana de comprimento em todos os msculos ao redor de uma articulao, j que o movimento tende a vir de reas j hiper-mveis. Uma conseqncia em se permitir que o movimento se inicie sempre dessas regies um aumento de flexibilidade em reas j hiper-mveis. Por esta razo imperioso termos a capacidade de avaliar de onde vem o movimento e aprender como bloquear ou estabilizar as partes hipermveis de modo que possamos trabalhar as partes hipomveis. No uma tarefa fcil, na maioria das vezes, os alunos tendero a se queixar e tentaram bloquear nossas tentativas no intuito de moverem da forma mais fcil (ou seja, atravs de reas hipermveis), por vezes, at podem ficar aborrecidos, mas os ganhos da persistncia so maiores.

Uma vez tendo alcanado o comprimento mximo absoluto, a tentativa de aumentar ainda mais esse alongamento serve apenas para estirar ligamentos e submeter os tendes a tenses desnecessrias. Os ligamentos sofrem lacerao quando alongados em mais de 6% do seu comprimento normal. Tendes se deformam quando so alongados mais de 4% do seu comprimento normal. Mesmo quando ligamentos e tendes alongados no se laceram, o resultado pode ser a reduo da estabilidade articular. O tratamento tipicamente aprender a controlar esta mobilidade excessiva. O programa deve ser projetado para suas necessidades, necessrio que se encaixe no seu estilo de vida. O Pilates perfeito no exposto at o momento, pois poderemos montar um programa especfico para as necessidades de vida diria de cada aluno, realizando movimentos funcionais, reeducando o aluno para seu gestual profissional e recreacional. A tcnica trabalha os msculos estabilizadores, fortalece os msculos do core(centro de fora) e os msculos motores globais, o que de fundamental importncia para estas pessoas, porque elas possuem ligamentos que no esto fornecendo o apoio necessrio. importante perceber que certas articulaes podem ser mais mveis que outras e, portanto, certos exerccios podem ser mais relevantes que outros. No geral uma mudana de estilo de vida sempre necessria para evitar agravar o stress nas articulaes e orientao em atividades mais adequadas. Mais no melhor, melhor melhor, Joseph Pilates dizia sempre para nunca fazer 10 kilos de esforo para um movimento que s exija cinco, por existir um movimento consciente, os alunos aprendem ou deveriam, a contrair e relaxar a musculatura, e contra-las na medida correta recrutando o tanto necessrio de esforo e minimizando sobrecargas em articulaes e ligamentos. Principalmente conscientizam quando sobrecarregam seus ligamentos indo alm do permitido. Pilates acreditava que temos uma responsabilidade pessoal com nossa sade que vai alm das aulas, incorporar os princpios do mtodo em todas as reas da vida leva a conscincia de condicionamento a outro nvel e consequentemente tudo que fazemos contribui para nosso bem estar.

Vous aimerez peut-être aussi