Vous êtes sur la page 1sur 41

CURSO DE PS-GRADUAO LATO SENSU (ESPECIALIZAO) A DISTNCIA

BOVINOCULTURA LEITEIRA: MANEJO, MERCADO E TECNOLOGIAS

MELHORAMENTO GENTICO EM GADO LEITEIRO

CLUDIO ARAGON

Universidade Federal de Lavras - UFLA Fundao de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extenso - FAEPE Lavras - MG 2008

Parceria Universidade Federal de Lavras - UFLA Fundao de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extenso - FAEPE Reitor Antnio Nazareno Guimares Mendes Vice-Reitor Elias Tadeu Fialho Diretor da Editora Renato Paiva Pr-Reitor de Ps-Graduao Mozar Jos de Brito Pr-Reitor Adjunto de Ps-Graduao Lato Sensu Marcelo Silva de Oliveira Coordenadora do Curso Nadja Gomes Alves Presidente do Conselho Deliberativo da FAEPE Nadiel Massahud Editorao Centro de Editorao/FAEPE Impresso Grfica Universitria/UFLA Ficha Catalogrfica preparada pela Diviso de Processos Tcnicos da Biblioteca Central da UFLA Aragon, Cludio Melhoramento Gentico em Gado Leiteiro / Cludio Aragon Lavras: UFLA/FAEPE, 2008 1 Ed. 40p.: il. Curso de Ps-Graduao Lato Sensu (Especializao) a Distncia Bovinocultura Leiteira: Manejo, Mercado e Tecnologias. Bibliografia: 1. Terminologia. 2. Mrito Gentico. 3. Seleo. I. Universidade Federal de Lavras. II. Fundao de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extenso. III. Ttulo. .................... CDD 005.2 Nenhuma parte desta publicao pode ser reproduzida, por qualquer meio ou forma, sem a prvia autorizao da FAEPE.

SUMRIO

I
INTRODUO...........................................................................4 TERMINOLOGIA........................................................................5 AVALIAO DE MRITO GENTICO....................................13 TESTE DE PROGNIE.............................................................23 PROVAS DE TOUROS.............................................................26 SISTEMAS DE SELEO.......................................................39 REFERNCIAS........................................................................41

I
INTRODUO
O melhoramento gentico em uma propriedade compe uma das ferramentas disponveis ao produtor no sentido de alcanar maiores rentabilidades e eficincia. O objetivo deste curso fornecer informaes essenciais para a conduo de um trabalho de melhoramento gentico, visando atender aos principais anseios do mercado e, obviamente, responder s necessidades do produtor. fundamental que se entenda que qualquer trabalho de melhoramento, bem como de todos os aspectos relacionados, individual e particular para cada propriedade. No se pode supor que exista uma receita especfica que ir atender a todos os tipos de explorao leiteira e, principalmente, vir de encontro s principais necessidades de cada produtor. Desta forma, o trabalho de melhoramento gentico na propriedade deve ser focado fortemente sobre um correto diagnstico do sistema de produo, da capacidade de investimento, do mercado atual e futuro de leite e de animais, da base inicial do rebanho, das pretenses de expanso da propriedade, alm do tipo de animal desejado e mais apropriado para a propriedade e seu sistema. Felizmente, as ferramentas de seleo existentes permitem uma criteriosa avaliao dos pontos-chave necessrios para a conduo de um correto trabalho de melhoramento. Fica, portanto, a questo de conhecer bem essas ferramentas e trabalh-las fortemente na propriedade. Jamais pode-se deixar de pensar no melhoramento gentico como ferramenta voltada para a produo de animais mais rentveis e eficientes. A maior lucratividade a meta final de todo o trabalho. Pensando nisso, no se pode estar alienados ao que nos diz o mercado, pois, em ltima anlise, ele que determina os principais caminhos de seleo a serem adotados no campo.

II
TERMINOLOGIA

Gene Unidade fundamental da herana poro funcional do DNA. Alelo Forma especfica do gene. Locus (loci) Local especfico no cromossomo onde est localizado determinado gene.

CARITIPO BOVINO

Cromossomo molcula de DNA Bovino tem 30 pares de cromossomos

Bovino tem 29 pares de autossomos e 1 par de cromossomos sexuais

Mamferos: XX = Fmea XY = Macho

Melhoramento Gentico em Gado Leiteiro

GENTIPO
A composio allica ou gnica de um determinado indivduo (ou em um nico locus ou em mltiplos loci).

FENTIPO

Fentipo = caractersticas observveis do indivduo

Pelagem Preta e Branca

Produziu 14.300 kg de leite em 305 dias

Fentipo = Gentipo + Meio Ambiente


Exemplos de fatores do meio - programas de alimentao; - clima; - conforto animal; - manejo de bezerras e novilhas; - cuidados veterinrios; - comportamento das companheiras de rebanho.

Terminologia

HERANA
O animal herda duas cpias (alelos) de cada gene, uma de sua me e outra de seu pai.

Exemplo para um locus

Com dois alelos existem 3 gentipos possveis:

Melhoramento Gentico em Gado Leiteiro

Homozigoto (AA)

Heterozigoto (Aa)

Homozigoto (aa)

AO GNICA DOMINANTE
Interao entre os alelos em um locus: Quando um alelo (A) tem maior efeito que o outro alelo (a) consideramos o alelo A dominante e o alelo a recessivo.

DOMINNCIA GENTICA
- Exemplo de dominncia gentica o fator mocho, que dominante sobre o fator aspado. - Outro exemplo a pelagem preta no Holands, que dominante sobre a pelagem vermelha.

Gentipo BB ou Bb

Gentipo bb

Terminologia

HERDABILIDADE

proporo da variao entre animais que ocorre devido gentica; a herdabilidade determina a extenso que a prognie ir se assemelhar aos pais; progresso gentico mais rpido em caractersticas de maior herdabilidade; mesmo caractersticas de baixa herdabilidade, como fertilidade, tm componentes genticos.

HERDABILIDADE
Caracterstica h Caracterstica Ligamento Mdio Profundidade bere Colocao Tetos Anteriores Comprimento Tetos Ant. Volume de Leite Volume de Gordura 0,28 Volume de Protena 0,25 % Gordura 0,51 % Protena 0,45 SCS 0,10 h 0,24 0,28 0,26 0,26 0,30

Estatura 0,42 Fora (Tamanho) 0,31 Prof. Corporal 0,37 Forma Leiteira 0,29 ngulo de Garupa 0,33 Largura de Garupa 0,26 Aprumos Lateral 0,21 Aprumos Posterior 0,11 ngulo P 0,15 Insero Anterior bere 0,29 Altura bere Posterior 0,28

Melhoramento Gentico em Gado Leiteiro

10

INTENSIDADE DE SELEO

A medida de quanto o desempenho do grupo selecionado de parentes excede a mdia da populao. Intensidade de seleo a funo do tamanho da populao e a porcentagem de animais selecionados. - Poucos animais selecionados = alta intensidade. - Grande populao = alta intensidade.

INTENSIDADE DE SELEO EM CENTROS DE IA


1 Seleo dos touros e vacas elites como parentes dos touros jovens (top 1% da populao). 2 Seleo entre os touros jovens baseado no resultado do teste de prognie (top 10% so comercializados).

11

Terminologia

INTENSIDADE DE SELEO NA FAZENDA


Possibilidade de selecionar vacas como mes das reposies difcil: - Praticamente todas as bezerras nascidas sero futuras reposies; - Criteriosa seleo dos touros usados na IA a principal maneira de melhorar o rebanho. Possibilidade de selecionar as vacas do rebanho que sero mes das futuras reposies: - Multiplica gentica desejvel maior progresso gentico; - Criterioso uso de touros na IA das vacas doadoras.

Melhoramento Gentico em Gado Leiteiro

12

ACURCIA (CONFIABILIDADE)
Medida da correlao entre o estimado e verdadeiro mrito gentico de um animal. funo da herdabilidade e do nmero de observaes - Alta herdabilidade = alta acurcia. - Muitos dados ou prognie = alta acurcia.

EQUAO DO PROGRESSO GENTICO


Ganho Gentico = Intensidade de Seleo x Variao x Acurcia Intervalo entre Geraes

III
AVALIAO DE MRITO GENTICO

III.1 Gentica versus Meio Ambiente. III.2 Fatores de Ajuste. III.3 Grupos Contemporneos. III.4 Informaes de Parentes e seus Pesos. III.5 Confiabilidade como Medida de Acurcia. III.6 Base Gentica Importncia e Diferenas. III.7 Tendncias Genticas.

Avaliao Gentica:
Desempenho do prprio animal = o que ele parece ser. Desempenho de seus ancestrais = o que ele deve ser. Informaes da sua prognie = o que ele realmente .

14

EDITORA UFLA/FAEPE - Melhoramento Gentico em Gado Leiteiro

III.1 Separando Gentica e Ambiente Fentipo = Gentipo + Meio Ambiente

Desempenho do animal

Soma dos fatores de manejo e climticos que influenciam este desempenho

Soma dos fatores genticos que influenciam este desempenho

III.2 EXEMPLOS DE FATORES AMBIENTAIS INCLUEM:


rebanho (manejo, alimentao, pais); regio geogrfica; poca (ano, estao ou ms); idade (1 parto); estgio de Lactao; avaliador (ex.: classificador).

III.3 A FORMAO DO GRUPO CONTEMPORNEO OU GRUPO DE MANEJO


A formao do Grupo Contemporneo ou Grupo de Manejo um dos mais importantes fatores na avaliao do mrito gentico de um animal. O Grupo de Manejo formado: um grupo contemporneo compem-se de animais manejados de forma semelhante; um tpico grupo contemporneo forma-se com a combinao de animais de rebanhos semelhantes, de mesma idade, paridas na mesma poca do ano e na mesma lactao, com mrito gentico dos pais semelhantes; o desempenho de cada animal pode ser medido como o desvio da mdia de todos os animais do grupo contemporneo.

Avaliao de Mrito Gentico

15

FATORES GENTICOS
Mrito gentico aditivo da me Mrito gentico aditivo do pai Mrito gentico dos avs

MRITO GENTICO
A avaliao do mrito gentico de um animal passa por todos os fatores de ajuste, ambientais e genticos, a fim de expurgar todo e qualquer fator que no seja o real valor gentico do animal avaliado.

TERMINOLOGIA GENTICA
Valor Estimado de Criao (EBV) o valor gentico estimado o animal avaliado.

Exemplo: EBV = 800 kg


Na maturidade, estima-se que esta vaca produza 800 kg de leite a mais em uma lactao do que uma vaca de EBV = 0 quando manejadas de forma idntica.

16

EDITORA UFLA/FAEPE - Melhoramento Gentico em Gado Leiteiro

TERMINOLOGIA GENTICA
Habilidade Prevista de Transmisso a poro do EBV que passado para a prognie. Equivale metade do Valor Estimado de Criao.

Exemplo: PTA = 800 kg


Estima-se que, na maturidade, as filhas desta vaca produzam 800 kg de leite a mais em uma lactao do que as filhas manejadas de forma idntica de uma vaca de PTA = 0.

Na avaliao do Mrito Gentico de um animal utiliza-se o Modelo Animal. Com o avano para este modelo, passou-se a incorporar na avaliao todos os parentes conhecidos com avaliao, resultando em avaliaes com maior confiabilidade.

Avaliao de Mrito Gentico

17

III.4 MODELO ANIMAL


No Modelo Animal, o desempenho fenotpico do animal combinado com dados de todos os seus parentes maternos e paternos conhecidos (mais peso dado para as informaes dos parentes mais prximos).

Dados de parentes paternos

AvP

Dados de primos

P
AvP

A
AvM

M
Dados de parentes maternos

Dados de tias e tios

AvM

Com o uso do Modelo Animal calculamos o Mrito Gentico de cada animal avaliado e a expresso pode ser em PTA (Habilidade Prevista de Transmisso) ou EBV (Valor Gentico Estimado). No exemplo abaixo, usa-se a expresso em PTA.
PTA = P1 * Parentes + P2 * Fentipo + P3 * Prognie

Mrito Gentico dos parentes

Desempenho do prprio animal

Desempenho de filhos e filhas

P1 , P2 , P3 so pesos que somados igualam a 1. Ao fazermos a avaliao do Mrito Gentico deve-se considerar as caractersticas inerentes ao sexo.

18

EDITORA UFLA/FAEPE - Melhoramento Gentico em Gado Leiteiro

Caractersticas limitadas ao sexo (ex.: produo de leite) FMEAS PTA = P1 * Parentes + P2 * Fentipo + P3 * Prognie

MACHOS PTA = P1 * Parentes + P3 * Prognie

Segue um exemplo de como calcular o Mrito Gentico de uma fmea em sua primeira lactao: ndice de Pedigree = 500 kg Lactao (EM) = 10.000 kg Mdia do Grupo Contemporneo = 8.000 kg Desvio = 10.000 8.000 = 2.000 kg P1 = 0,70 P2 = 0,30

PTA = 0,70 * 500 + 0,30 * (2.000/2) = 650 kg

III.5 CONFIABILIDADE

Confiabilidade (REL) mede a acurcia do PTA ou EBV. Funo da herdabilidade e do nmero de observaes (dados). Mximo de 99%. Estimativa do quadrado da correlao entre o PTA (EBV) e o real mrito gentico do animal.

Avaliao de Mrito Gentico

19

A confiabilidade no deve ser usada como mtodo para descartar o uso de um touro. Deve ser usada para determinar o quanto se vai utilizar o touro no rebanho. Touros de menor confiabilidade apresentam maior risco, mas podem oferecer maior potencial gentico. Veja o exemplo abaixo, comparando-se dois touros com confiabilidades diferentes:

Touro A: PTA = 1500 lbs REL = 70% Variao Esperada = 600 lbs 2100 lbs

900 lbs Touro B: PTA = 1500 lbs REL = 90% Variao Esperada = 120 lbs 1620 lbs

1380 lbs

III.6 BASE GENTICA


A Base Gentica de uma populao refere-se a um grupo arbitrrio de animais que sero usados como ponto de referncia quando do clculo das avaliaes genticas. O PTA e/ou EBV de todos os animais sero expressos como o desvio em relao a este grupo de animais base. Como exemplo, nos EUA, o PTA mdio de todas as vacas de pais conhecidos nascidas em 2000 fixada a zero (para cada raa e cada caracterstica). necessrio que esta base seja atualizada de tempos em tempos para expressar o ganho gentico da populao.

20

EDITORA UFLA/FAEPE - Melhoramento Gentico em Gado Leiteiro

Leite kg 11.51

10.61

9.46

Populao Controlada Melhoramento Gentico


ano

1990

1995

2000

Raa Holandesa EUA

A Base Gentica apenas um ponto de referncia e pode ser formada por qualquer grupo de indivduos. Uma vez formada, ser o referencial de comparao. Cada pas adota sua prpria Base Gentica e NO h como fazer comparativos simples de provas, em funo das diferenas de Base.
A formao da Base Gentica e sua atualizao depende de cada pas. importante que se saiba qual a freqncia de atualizao da base Gentica do pas cuja avaliao de mrito gentico est-se analisando para se ter noo de seu grau de atualidade representativa da populao.

BASE FIXA (5 anos) a base ajustada (atualizada) a cada perodo de 5 anos, refletindo o ganho gentico da populao controlada neste perodo. BASE MVEL (anual) a base ajustada todo ano.

III.7 TENDNCIAS GENTICAS


Evidentemente, o uso abrangente de animais superiores na populao faz com que a mesma obtenha ganhos crescentes nas caractersticas selecionadas. Um timo exemplo desse ganho pode ser visto nas tabelas a seguir, que mostram

Avaliao de Mrito Gentico

21

o ganho gentico das diferentes populaes para as caractersticas de produo ao longo dos anos. Evoluo das caractersticas de produo da populao canadense da raa Holandesa

Evoluo das caractersticas de produo da populao canadense da raa Jersey

22

EDITORA UFLA/FAEPE - Melhoramento Gentico em Gado Leiteiro

Evoluo das caractersticas de produo (lbs) da populao americana da raa Holandesa

IV
TESTE DE PROGNIE

A nica forma segura e confivel de conhecer o perfil da capacidade de transmisso gentica de um animal atravs da avaliao de desempenho de sua prognie. Esta avaliao chamada de Teste de Prognie. O teste de prognie realizado nas raas de leite com o objetivo de avaliar a capacidade de transmisso do animal para caractersticas de produo, conformao e sade. Essas caractersticas sero detalhadas no prximo captulo. Em linhas gerais, o teste de prognie realizado de forma semelhante nos pases de importncia no fornecimento de gentica no mundo. Ser feita referncia aqui ao teste de prognie realizado nos machos das raas leiteiras. Consiste na coleta e distribuio de smen de jovens touros selecionados criteriosamente para entrar no teste. Oriundos de pedigrees que compem a elite gentica da devida raa, os touros jovens iniciam coleta com cerca de 12 meses de idade. O smen distribudo ao maior nmero de rebanhos possvel e utilizado de forma aleatria pelos produtores. O nascimento das bezerras filhas do touro jovem em teste representar o grupo de animais com chance de garantir uma prova de desempenho. As filhas que atingirem a primeira lactao sero efetivamente utilizadas para o teste, desde que tenham ambiente com controle leiteiro oficial e que sejam oficialmente classificadas para tipo. As filhas que atenderem a esses requisitos iro compor o primeiro grupo de filhas do touro em condies de serem avaliadas e refletir a capacidade de transmisso do mesmo.

24

EDITORA UFLA/FAEPE - Melhoramento Gentico em Gado Leiteiro

TESTE DE PROGNIE
18-19 doses para obter 1 filha identificada 20-22 doses de smen para 1 filha em lactao
Distrib uio
a prova Filhas em prov
3000 2500 2000 1500 1000 500 0 Allocation Services tracked 402

In se m ina es

Semen Flow

2400 1800

Projeo
s ze he en Pr
s Nasc Bezerra

130 Heifers Identified

100 PROJ dau on proof

Pregnancies

Este processo completo, que compreende as fases entre quarentena do touro jovem at o incio da primeira lactao das filhas, leva de 4 a 5 anos dependendo do sistema de amostragem para o teste. Durante este perodo, o touro fica aguardando a publicao de sua primeira prova. Atualmente, devido ao alto grau de intensidade de seleo, cerca de 10 a 12% de todos os touros colocados em teste tero prova suficientemente competitiva para ser colocada comercialmente no mercado. As filhas que iro compor a primeira prova do touro tero seu desempenho oficialmente medido para leite, conformao e sade. A avaliao desse desempenho passa por uma srie de ajustes importantes para que se possa medir o desempenho em comparao com filhas de outros touros em situao igual. Os principais fatores de ajuste so: - idade ao primeiro parto; - poca de pario; - efeito de rebanho (manejo e alimentao); - efeito de mrito gentico dos parentes; - efeito do classificador.

Teste de Prognie

25

Estes ajustes so necessrios para que se possa comparar animais em ambientes semelhantes e da atribuir as diferenas entre estes animais gentica. Como j mencionado anteriormente, o principal ponto no teste a formao dos grupos de manejo, que, por si s, eliminam uma srie de efeitos ambientais. Todos os dados de produo so ajustados para uma lactao padro na equivalncia maturidade. Uma lactao padro ajustada para 305 dias de leite, 2 ordenhas dirias. A equivalncia maturidade a projeo da produo para o 3 ms da 3 lactao. Todos os dados de conformao so baseados na primeira classificao realizada sempre na primeira lactao.

V
PROVAS DE TOUROS

Os desafios impostos ao produtor de leite so muitos. Nos ltimos anos, presenciamos um grande movimento pela melhoria da qualidade do produto, o que levou o produtor a efetuar investimentos em novos equipamentos e adequao de prticas de manejo no intuito de extrair um produto de melhor qualidade, atendendo s demandas do mercado. Basicamente, o que temos visto uma profissionalizao do setor. Pode-se dizer com segurana que os produtores comerciais progressistas responderam com muita competncia aos anseios do mercado. Para isso, lanaram mo de uma srie de prticas de manejo e ferramentas de gesto que os auxiliaram a atingir estes objetivos. No entanto, com a profissionalizao do setor novos desafios surgem. Entre esses novos desafios tem-se a necessidade de uma vaca mais eficiente, ou seja, aquela que atenda s expectativas de produo, tenha eficincia reprodutiva, dure o tempo desejado produzindo dentro do rebanho e que consiga executar todas estas funes com o menor custo de manuteno possvel. A gentica muitas vezes relevada a segundo plano em funo de seus efeitos de mdio a longo prazo. Ao contrrio das ferramentas de nutrio e manejo, o trabalho gentico exige mais tempo para se expressar plenamente em uma propriedade de leite. No entanto, ela to essencial quanto a qualidade da dieta fornecida aos animais, ou as prticas de manejo dentro de uma ordenha. So observados casos em que rebanhos comerciais de excelente manejo e com dietas extremamente bem balanceadas no esto obtendo as respostas produtivas esperadas em funo do menor potencial gentico de seus animais. A utilizao da gentica como ferramenta indispensvel para a evoluo de um rebanho imprescindvel para aqueles produtores que desejam seguir no caminho do profissionalismo no setor e, em conjunto com todas as corretas prticas de manejo e nutrio, compe os elementos essenciais para o sucesso de uma empresa produtora de leite.

Provas de Touros

27

Como utilizar de forma eficiente esta ferramenta gentica? Como tirar o mximo de proveito do que nos oferecido hoje em termos de avaliao de desempenho dos touros provados? O que mais importante observar e analisar na hora de trabalhar um programa de melhoramento gentico no rebanho? Estas questes tm que ser analisadas e tratadas com a mesma importncia dada s outras ferramentas utilizadas no rebanho. Para que isso acontea, o primeiro passo entender de forma clara e objetiva o que significa uma prova de touros e como se deve utilizar os diversos itens contidos nestas provas. So muitas as informaes que se tem nas provas atuais dos touros. Tem-se que tirar proveito deste maravilhoso trabalho executado pelos pases fornecedores de gentica que, com a seriedade e persistncia, essenciais a um correto programa de avaliao, disponibilizam o que h de mais avanado em termos de mtodos de avaliao de desempenho de um reprodutor dentro da populao. O produtor tem hoje disponibilidade de utilizao de gentica de qualquer parte do mundo. preciso que ele entenda como utilizar esta gentica para o melhor benefcio de seu plantel. Um correto programa de melhoramento gentico passa primeiramente pelo estabelecimento de objetivos claros desejados pelo produtor. Sem esses objetivos, no possvel estabelecer os critrios necessrios para a determinao do caminho gentico a ser percorrido. Infelizmente, o que mais se tem hoje so produtores sem uma clara definio de seus objetivos futuros. Algumas das perguntas que o produtor deve se fazer na hora de estabelecer seus objetivos so: Que tipo de produto o mercado vai demandar nos prximos 4 a 8 anos? Qual ser a situao da minha propriedade daqui a 5 anos? Como ser o mercado comprador de gentica daqui a 5 anos? Serei comprador ou vendedor de gentica? Pretendo evoluir nas minhas prticas de manejo nos prximos anos? Terei melhores dietas para fornecer aos animais em produo? Pretendo aumentar o nmero de animais em produo nos prximos anos? Quando se dar a estabilidade do rebanho? Qual o objetivo de produtividade esperada para o rebanho (leite, gordura e protena)? Estas perguntas iro servir de base para desenvolver o programa de melhoramento gentico na propriedade. Sem esses objetivos traados, o produtor acaba indo em direes diversas a cada investimento em gentica e, dificilmente, atinge os resultados esperados.

28

EDITORA UFLA/FAEPE - Melhoramento Gentico em Gado Leiteiro

Aps a determinao dos objetivos, o prximo passo determinar como est o rebanho atual. O que precisa ser melhorado e o que precisa ser preservado na atual gentica para se atingir os objetivos? A determinao do status gentico do rebanho atual ir determinar os caminhos a serem tomados para o desenvolvimento do programa de melhoramento. Determinado o que precisa ser corrigido e melhorado geneticamente, lana-se mo das ferramentas que nos permitam efetuar estas correes e melhoramentos. Quais so estas ferramentas? USO DE TOUROS PROVADOS (GENTICA CONHECIDA) USO DE PROGRAMAS PARA GERENCIAR O MELHORAMENTO PERSISTNCIA, PERSISTNCIA E MAIS PERSISTNCIA!!! Vamos falar de cada uma destas ferramentas em separado.

V.1 USO DE TOUROS PROVADOS


O melhoramento gentico atingido com o uso de animais superiores dentro da populao. Parece bvio, no entanto, como identificar os indivduos superiores? Os programas de teste de prognie no gado leiteiro tm se mostrado a mais eficaz ferramenta para determinao dos melhores indivduos para cada caracterstica. Consiste basicamente na avaliao do desempenho da prognie do indivduo a ser testado e na determinao dos pontos onde esta prognie superior mdia da populao. O conjunto desta avaliao resulta nas provas oficiais dos touros e vacas. Vamos nos ater aqui s provas dos touros. Como mencionado, as caractersticas analisadas atualmente so muitas. preciso saber o que cada uma significa e como utiliz-las dentro do nosso programa de melhoramento. Abaixo, uma tpica prova de touro. Sero analisados os principais pontos desta prova, lembrando que se trata de um touro testado na populao dos EUA. USDA (02/07) PTA lbs

Provas de Touros

29

A prova de leite de um touro pode ser expressa de duas maneiras:


1- PTA Leite (HPT) significa Habilidade Prevista de Transmisso de Leite. Demonstra o quanto a mais ou a menos de leite as filhas do touro em questo iro produzir em relao a uma base gentica pr-determinada (a grosso modo, a base gentica reflete a mdia da populao para a caracterstica em um dado momento). Como diz o nome, a capacidade de transmisso de leite que o touro passa para suas filhas. No caso dos EUA, ainda utilizam valores expressos em libras. Como deve-se utilizar este dado? Obviamente no se deve esperar que os valores das provas dos touros provados em outros pases se repitam integralmente na populao brasileira. So bases genticas distintas. Desta forma, utilizamos o PTA Leite como forma de comparar touros, ou seja, touros com valores maiores de PTA Leite tm maior capacidade de transmisso de potencial gentico para produo de leite do que touros de menor valor de PTA. Caso o objetivo determinado pelo programa de melhoramento gentico determine a necessidade de aumentos em produo de leite no rebanho, deve-se utilizar touros de maior PTA Leite em conjunto com outras caractersticas de importncia; 2- EBV (VGE) significa Valor Gentico Estimado. Diferente do PTA, mede o valor gentico do touro em questo, ou seja, 100% de seu potencial gentico. Como se sabe que o touro transmite apenas 50% de seu valor gentico, os nmeros constantes das provas expressas em EBV devem ser divididos por dois para saber o quanto de valor gentico o touro transmite para suas filhas. Como exemplo, um touro com prova de EBV Leite de 1000 kg deve ser interpretado como tendo a capacidade de produzir filhas que produziro, em mdia, 500 kg a mais do que a base gentica da populao onde ele foi testado. Mais uma vez, deve-se utilizar estes valores como forma de compararmos os diferentes touros testados em um mesmo pas. Nota Importante no h como comparar diretamente touros testados em pases diferentes. Como mencionado, as bases genticas (populaes) so distintas e torna-se impossvel o comparativo direto. Compare touros testados em um mesmo pas.

30

EDITORA UFLA/FAEPE - Melhoramento Gentico em Gado Leiteiro

USDA (02/07) PTA lbs

As provas de PTA Protena e PTA Gordura so expressas em termos de volume e percentual. No caso das provas americanas, o valor em volume expresso em lbs e indica o quanto a mais ou a menos as filhas do touro iro produzir em volume de protena e gordura ao final de uma lactao padro de 305 dias e em duas ordenhas, quando comparadas mdia da populao (base gentica). Os valores em % indicam o quanto a mais ou a menos ser o percentual de gordura e protena no leite das filhas do touro em relao mdia da populao. Como devemos utilizar estes dados? Volume e percentual so caractersticas antagnicas, ou seja, quanto mais selecionar para volume, maiores as chances de diminuir os percentuais e vice versa. Desta forma, os objetivos traados para o rebanho devem estar em sincronia com as demandas de mercado, que ser o responsvel pela remunerao do seu produto. O mercado quer volume ou percentual de slidos? A remunerao de seu produto baseada em que parmetros? Quais os nveis atuais de volume e percentual de slidos no leite em seu rebanho? Como ser o mercado no futuro prximo? Todas as questes colocadas devem ser analisadas para que se faa um correto programa gentico de aumento de slidos no leite. A exemplo do citado para leite, as provas de gordura e protena em alguns pases so expressas em EBV (tanto para volume quanto para percentual) e tambm devem ser divididas por dois para se obter a habilidade de transmisso do touro para estas caractersticas.

Provas de Touros

31

Os itens de importncia comentados a seguir referem-se a um conjunto de pontos que se denomina Caractersticas de Sade. Estas caractersticas ganham cada vez mais importncia na formao de um animal eficiente dentro do rebanho. Todos querem animais de produo expressiva e os programas de seleo h anos priorizaram o aumento do potencial produtivo dos animais. Este modelo de seleo deixou efeitos colaterais no desejados, como diminuio da fertilidade, aumento dos casos de mastite e queda na vida produtiva (longevidade) dos animais. Hoje, focos esto na formao de um animal mais eficiente nestes importantes pontos econmicos de uma propriedade. Desta forma, os modernos programas de teste de prognie avaliam o desempenho das filhas dos touros para os quesitos de Clulas Somticas, Vida Produtiva, Fertilidade das Filhas, Facilidade de Pario, alm dos ndices de vitalidade das bezerras nascidas. Apesar de serem caractersticas onde o ambiente (manejo, nutrio, instalaes, etc.), tenha grande influncia, existe uma parcela gentica responsvel pelo melhor ou pior desempenho do animal nesses pontos. As provas dos touros permitem que se faa um programa de seleo gentica para melhorar em longo prazo a eficincia dos animais nas caractersticas de sade. Vamos a uma anlise destas caractersticas. USDA (02/07) PTA lbs

SCS Score de Clulas Somticas: o efeito gentico que determina maior ou menor resistncia mastite medido atravs desta caracterstica. Ela expressa na prova americana e canadense usando-se uma escala onde o valor 3.00 corresponde mdia da populao. Para esta caracterstica, nmeros menores so desejados. Como devemos utilizar este dado? A influncia de ambiente nesta caracterstica muito maior do que a influncia gentica. Desta forma, no se deve utilizar SCS como ferramenta nica no programa de melhoramento. Pode-se usar este ndice como ferramenta de descarte de alguns touros que sejam muito acima da mdia para a caracterstica e trabalhar de forma persistente com touros que situem-se prximos ou abaixo da mdia.

32

EDITORA UFLA/FAEPE - Melhoramento Gentico em Gado Leiteiro

PL Vida Produtiva: todos querem vacas que durem o suficiente no rebanho para compensar o investimento feito durante a fase de bezerra e novilha, que deixem sua prpria reposio e que tenham maior valor na hora de deixarem o rebanho. Resumindo, quer-se aumentar a taxa de descarte voluntrio e diminuir a taxa de descarte involuntrio. Na prova americana, Vida Produtiva expressa em meses a mais ou a menos que a mdia das filhas do touro permanecem no rebanho em comparao com a base gentica. Desta forma, valores positivos so desejados. Animais com maior longevidade (produtiva) so desejados em uma situao de produo comercial. Como devemos utilizar este dado? Mais uma vez, a poro gentica envolvida na longevidade do animal menor que a poro ambiente. Desta maneira, no se pode utilizar PL como ferramenta nica de seleo e sim combinada com outras caractersticas importantes para o programa de melhoramento gentico. O uso persistente de touros positivos ao longo do programa de melhoramento ir determinar um mais desejado potencial gentico do rebanho para maior longevidade produtiva. DPR Taxa de Prenhes das Filhas. Talvez um dos maiores obstculos nos rebanhos leiteiros comerciais seja a reproduo. Vacas de alto desempenho sofrem com a menor eficincia reprodutiva. O ndice DPR na prova dos touros importante para selecionar entre os touros que transmitam maior eficincia reprodutiva para suas filhas. Na prova americana, DPR expresso como percentual a mais ou a menos de taxa de prenhes das filhas de um touro em relao s taxas existentes no rebanho. Como exemplo, um touro com DPR = +1.0 usado em um rebanho cuja taxa de prenhes mdia de 25%. Pode-se esperar que as filhas deste touro tenham, em mdia, uma taxa de prenhes de 26%. Como devemos utilizar este dado? Em conjunto com outras caractersticas interessantes ao programa de melhoramento. DPR tem maior impacto ambiente do que gentico e no deve ser usado como ferramenta nica de seleo. O uso persistente de touros positivos para DPR ir promover melhores ndices de fertilidade do rebanho. HABILIDADE DE PARTO os dados relacionados pario so os de Facilidade de Parto, Facilidade de Parto das Filhas, Natimortos e Natimortos das Filhas. Na prova americana, esses dados so expressos em percentual de partos difceis em novilhas e como percentual de bezerras nascidas mortas ou que morrem nas primeiras 48 horas aps o parto. O valor considerado mdio para todas estas quatro caractersticas de 8%. Como se deve utilizar este dado? Facilidade de Parto do Touro deve-se usar touros com valores iguais ou

Provas de Touros

33

menores que 8% para inseminao de novilhas. Facilidade de Parto das Filhas indica se as filhas do touro tm maior ou menor dificuldade ao parirem pela primeira vez. No caso de valores acima de 8% indica que as filhas do touro tm maior dificuldade de parirem pela primeira vez em relao mdia da raa. Natimortos Touro indica o percentual de bezerras filhas do touro em questo que nascem mortas em partos de novilhas e vacas. Deve-se procurar por touros com valores iguais ou menores que 8%. Natimortos das Filhas indica o percentual de bezerras que nascem mortas dos partos das filhas do touro em questo. Mais uma vez, valores desejados so os iguais ou menores que 8%. Alm destes ndices mencionados, os touros so avaliados tambm pela capacidade de transmisso de uma srie de caractersticas de tipo funcional. O teste de prognie determina em quais caractersticas as filhas do touro so melhores do que a mdia da populao classificada oficialmente. As vrias caractersticas de tipo tm importncia fundamental na determinao da capacidade da vaca em responder aos mais diversos tipos de ambiente de forma eficiente. Portanto, devem ser analisadas com ateno para que se possa trabalhar estas caractersticas nos programas de melhoramento. Conforme mencionado, so caractersticas de tipo funcional, ou seja, todas tm relao com a funo da vaca em produzir leite, reproduzir de forma eficiente, manter-se saudvel ao longo de sua vida produtiva, o que facilita a ter um desempenho com baixos custos relacionados mastite, casco, reproduo, entre outras importantes funes. A exemplo do falado para as caractersticas de produo, deve-se utilizar a prova de tipo do touro em conjunto com todas as outras caractersticas de alto valor econmico. Mais uma vez necessrio avaliar as principais necessidades do rebanho trabalhado para determinar quais os pontos deficientes e corrigi-los para a prxima gerao atravs do uso dos touros fortes para estas caractersticas. Chama-se este procedimento de Acasalamento Dirigido. Na prova americana vista a seguir, v-se uma srie de caractersticas que variam em uma escala de -3 a +3 pontos. Considera-se os valores entre -1 a +1 como dentro da mdia da raa e, nas caractersticas denominadas bilaterais, touros com valores nesta faixa so os mais desejados. Para o restante das caractersticas, procura-se touros com valores acima de + 1 como melhoradores. Obviamente que no se pode esperar que o touro seja perfeito para todas as caractersticas. Da a importncia de determinar quais so as mais relevantes para o rebanho e trabalhar touros fortes nestas caractersticas.

34

EDITORA UFLA/FAEPE - Melhoramento Gentico em Gado Leiteiro

Alm das caractersticas mencionadas, utiliza-se ainda alguns ndices compostos que nos mostram o conjunto de habilidades de transmisso de um reprodutor. Alguns dos mais importantes incluem o ndice de Mrito Lquido, o de Mrito Queijo, o de Mrito Fluido. A frmula para clculo destes ndices encontrase a seguir:

Provas de Touros

35

MRITO LQUIDO $ NM$


PTA = valor a mais que uma filha mdia produziria em sua vida em um mercado leiteiro tpico dos EUA. Expresso em US$.

23% protena 23% gordura 0% leite 17% vida produtiva (PL) - 9% SCS 6% Composto de bere 3% Composto Pernas e Ps - 4% Composto Corpo 9% DPR 6% Habilidade de Parto

36

EDITORA UFLA/FAEPE - Melhoramento Gentico em Gado Leiteiro

PTA = valor a mais que uma filha mdia produziria em sua vida em um mercado de queijo tpico dos EUA. Expresso em US$.

MRITO QUEIJO $ CM$

28% protena 18% gordura -12% leite 13% vida produtiva (PL) - 7% SCS 5% Composto de bere 3% Composto Pernas e Ps - 3% Composto Corpo 7% DPR 4% Habilidade de Parto

Provas de Touros

37

PTA = valor a mais que uma filha mdia produziria em sua vida em um mercado de leite fluido tpico dos EUA. Expresso em US$.

MRITO FLUIDO $ FM$

0% protena 23% gordura 24% leite 17% vida produtiva (PL) - 9% SCS 6% Composto de bere 3% Composto Pernas e Ps - 4% Composto Corpo 8% DPR 6% Habilidade de Parto O TPI (ndice de Tipo e Produo) tambm utilizado por um grande nmero de produtores como forma de ranquiamento dos touros. Este ndice engloba caractersticas de produo, conformao e sade em um nico ndice. A atual frmula do TPI :
[28(PTAP) + 17(PTAF) +13(PTAT) 1(FL) + 10(CUB) + 5(CPP) + 10(PL) 5(SCS) + 8(DPR) 2(DCE) 1(DSB)]3,6 + 154 19,4 23,0 0,7 1 0,8 0,85 1,26 0,13 1 1 1

Onde: PTAP = protena (lbs) PTAF = gordura (lbs) PTAT = tipo FL = forma leiteira CUB = composto de bere CPP = composto pernas e ps PL = vida produtiva SCS = Pontuao de Clulas Somticas

38

EDITORA UFLA/FAEPE - Melhoramento Gentico em Gado Leiteiro

DPR = taxa prenhes das filhas DCE = facilidade de parto das filhas DSB = natimortos nas filhas Obs.: A expresso das provas em outros pases pode ser encontrada nos anexos (Canad, Holanda, Alemanha).

VI
SISTEMAS DE SELEO

Como visto anteriormente, as ferramentas disponveis para seleo so muitas. Os sistemas de seleo passam a exigir criterioso acompanhamento e gerenciamento. Metodologias adequadas a cada propriedade devem ser cuidadosamente analisada para que o programa de melhoramento gentico possa ser totalmente aproveitado. Alguns cuidados devem ser tomados na formao destas metodologias:

no utilizar valores mnimos para seleo. Usar pesos para as diferentes caractersticas desejadas. Como exemplo, pode-se observar o caso do processo onde se lana mo de valores mnimos na seleo. O produtor indica que no quer utilizar touros com menos de 1000 lbs de PTA leite, menos de 1600 para TPI e menos de + 1,00 para Composto de bere. Com este mtodo, um touro com + 980 lbs, TPI = 1800 e Composto de bere = + 2.50 no entraria! Usando o mtodo de pesos para cada caracterstica desejada, certamente este touro entraria e em uma posio alta; procure concentrar em poucas caractersticas a serem selecionadas em cada gerao. Quanto mais caractersticas a serem selecionadas menos progresso conseguido em cada uma.

40

EDITORA UFLA/FAEPE - Melhoramento Gentico em Gado Leiteiro

SELEO PARA MUITAS CARACTERSTICAS

Nmero de Caractersticas (com pesos iguais) 1 2 3 4 5

Progresso Gentico para a caracterstica 100% 79% 64% 59% 54%

Incluir caractersticas de pouca importncia no programa, reduz a intensidade de seleo para as caractersticas mais importantes.

Utilize a combinao de ndices de Seleo aliado a um bom programa de acasalamento. Normalmente usa-se um processo de duas etapas:

Etapa 1: utilize um ndice de seleo para determinar o grupo de touros a serem usados no rebanho Etapa 2: utilize um programa de acasalamento gentico para determinar em quais vacas cada touro do grupo pr-selecionado ser usado Quase todos os programas baseiam-se em acasalamento corretivo; Determinam-se os defeitos fsicos da vaca e usa-se os melhores touros selecionados para correo; Os programas de acasalamento controlam consanginidade; Alguns programas controlam doenas de origem gentica (recessivos letais); Alguns programas oferecem a oportunidade de uso de touros de diferentes centrais; O contnuo uso de programas de acasalamento tende a uniformizar o rebanho.

VII
REFERNCIAS

Rice e Cols (1970) Dr. Kent A. Weigel Universidade de Wisconsion Madison AIPL (Animal Improvement Programs Laboratory USDA) Hosltein Canada Holstein USA Genetics Trends Dr. Brian Van Doorm CDN Canad Dra. Lcia Galvo de Albuquerque Unesp Jaboticabal Dr. T.E. Ali Journal of Animal Science Dr. L.R. Schaeffer Journal of Animal Science Dr. C.P. Van Tessel Test Day Model (suplemento J.A. Science) Dr. Rex Powell AIPL - USDA Dr. Paul M. Van Raden AIPL USDA Ashley Sanders AIPL USDA Dr. George Wiggins DHIA USA Dr. John Clay DHIA USA Dr. Ted Byrnside Universidade Guelph Canad Dr. S. Van der Beek NRS Holanda Canadian Dairy Network CDN NRS Holland Jersey Canada American Jersey Association USA.

Vous aimerez peut-être aussi