Vous êtes sur la page 1sur 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CONCURSO PBLICO HOSPITAL UNIVERSITRIO ALCIDES CARNEIRO

DIA - 20/12/2009

CARGO: TCNICO EM ENFERMAGEM

C O N C U R S O

P B L I C O - H U A C / 2 0 0 9

C A U H

CO NC URSO

H UAC

2009

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
01 visa a) ao atendimento voltado para atividades preventivas. b) ao atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais. c) apenas s aes de promoo da sade. d) apenas s aes de preveno secundria. e) ao atendimento voltado apenas para as atividades assistenciais. - As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico que

02

- uma instncia colegiada do Sistema nico de Sade: b) Fundo Municipal de Sade. e) Secretaria de Vigilncia Sade. c) Conferncia de Sade.

a) Ministrio da Sade. d) Secretaria de Assistncia Sade.

03

- Assinale a alternativa que apresenta um critrio, segundo a Lei n 8080/90, para o estabelecimento de valores a serem

transferidos a Estados, Distrito Federal e Municpios: a) Participao paritria dos usurios no conselho de sade. c) Desempenho tcnico, econmico e financeiro no perodo atual. e) Perfil epidemiolgico da populao a ser coberta. b) Prioridade para o atendimento hospitalar. d) Eficincia na arrecadao de impostos.

04

- Tendo como base o Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem e a Lei do Exerccio Profissional, analise os itens que

se seguem e assinale a alternativa INCORRETA. a) O profissional de enfermagem, quando no exerccio da profisso, tem o dever de, junto sua assinatura, colocar o nmero e a categoria de inscrio do respectivo conselho regional de enfermagem. b) O profissional de enfermagem pode recusar-se a executar uma prescrio medicamentosa em caso de ilegibilidade. c) Considere que um paciente, em fase terminal, solicitou a administrao de analgsico para uma dor cruciante e um profissional de enfermagem, depois de avaliar a solicitao, decidiu sozinho suspender a analgesia prescrita em funo dos riscos de uma depresso respiratria. Nessa situao, o profissional de enfermagem agiu de acordo com o cdigo de tica, pois ele deve assegurar pessoa uma assistncia de enfermagem livre de danos decorrentes de impercia. d) Considere que um profissional de enfermagem recusou prestar cuidados a um paciente portador de uma doena transmissvel. Nessa situao, o profissional de enfermagem est desrespeitando o Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem, pois ele deve prestar assistncia de enfermagem sem discriminao de qualquer natureza. e) proibido assinar as aes de enfermagem que no foram executadas pelo tcnico, bem como proibido permitir que um tcnico assine as que outro executou. 05 Segundo a Lei n7.498/86, que regulamenta o exerccio da Enfermagem, cabe ao Tcnico de Enfermagem, as seguintes

aes, EXCETO: a) Exercer atividade envolvendo orientao e acompanhamento do trabalho de enfermagem e participao no planejamento da assistncia de enfermagem em grau auxiliar. b) Executar aes assistenciais de enfermagem, inclusive as privativas do enfermeiro, observando o disposto no pargrafo nico do art. 11 desta Lei. c) Participar da equipe de sade. d) Participar da programao da assistncia de enfermagem. e) Participar da orientao e superviso do trabalho de enfermagem em grau auxiliar.

01

CO NC URSO

H UAC

2009

06

- A conservao de vacinas inclui cuidados como os que constam em:

a) Uso de geladeira exclusiva para imunobiolgicos e manuteno de temperatura abaixo de 12C para as vacinas virais. b) Disposio dos frascos de vacinas em caixas perfuradas de papelo ou plstico e temperatura abaixo de 2C para as vacinas bacterianas. c) Colocao de frascos de gua e sal na parte inferior da geladeira e manuteno da temperatura entre 8 e 10C. d) Abertura da porta da geladeira de estoque de vacinas o menor nmero de vezes possvel no dia e manuteno da temperatura entre 4 e 8C. e) Controle da temperatura, no mnimo duas vezes ao dia, e colocao dos diluentes de vacinas nas prateleiras superiores da geladeira ou na porta.

07

De acordo com o Calendrio Bsico de Vacinao/PNI/MS, relacione as vacinas com as vias de aplicao.

dT a) b) c) d) e) IM SC ID IM IM

BCG SC ID SC ID ID

Trplice viral SC SC IM IM SC

Hepatite B ID IM SC SC IM

Tetravalente SC IM IM SC IM

08 - Devido ao risco dos profissionais de sade adquirirem doenas transmitidas por sangue e fluidos corpreos, recomenda-se a vacinao: a) Antiamarlica. d) Anti-rbica. b) Contra hepatite B. e) Contra meningite A. c) Tetravalente

09

- Em relao biossegurana no controle da transmisso de tuberculose multirresistente, uma das medidas de proteo

respiratria o uso de mscara a) N95 para profissionais de sade e cirrgica para pacientes confirmados e suspeitos. b) cirrgica para pacientes suspeitos e para profissionais de sade. c) cirrgica para profissionais de sade e N95 para pacientes confirmados. d) N95 para profissionais de sade e para pacientes confirmados e suspeitos. e) cirrgica para pacientes confirmados e para profissionais de sade.

10

- Uma medida de segurana a ser respeitada pela enfermagem

a) recapear as agulhas aps o seu uso e antes de desprez-las. b) dobrar as agulhas que entraram em contato com quimioterpicos, antes de desprez-las. c) fazer pipetagem de qualquer material biolgico ou qumico. d) usar luvas nos procedimentos que requerem contato com sangue e fluidos corpreos. e) pingar colrio antibitico no olho com respingo acidental de sangue e, aps 15 minutos, lav-lo em gua corrente por 5 minutos.

02

CO NC URSO

H UAC

2009

11

- Quanto lavagem das mos como medida de controle de infeco hospitalar, correto afirmar que ela

a) tem pouca ao como medida isolada. b) torna-se dispensvel quando se utiliza luvas como medida de precauo padro. c) dispensvel na preveno e controle das infeces transmitidas por gotculas. d) recomendada antes e aps todo contato com o paciente e entre dois procedimentos realizados no mesmo paciente. e) quando realizada com anti-sptico pode substituir o uso de luvas nas situaes em que o profissional apresenta alergia ao ltex.

12

- Segundo a Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirrgico (SOBECC), ao tcnico de enfermagem, membro da

equipe de um centro de material e esterilizao, cabem vrias atividades EXCETO: a) Recepo e limpeza de artigos mdico-hospitalares. b) Preparo, esterilizao, armazenamento e distribuio de artigos mdico hospitalares. c) Recepo e preparo de roupas limpas. d) Participao em reunies de enfermagem e de avaliao do servio de acordo com a solicitao do enfermeiro. e) Leitura dos indicadores biolgicos, de acordo com as rotinas da instituio.

13 tipo

- Na Unidade Central de Material, o detergente mais indicado para ajudar na limpeza de artigos mdico-hospitalares do

a) anfotrico.

b) aninico.

c) catinico.

d) enzimtico.

e) no-inico.

14

- sabemos que as sondas podem ser curta, mdia ou longa dependendo de sua intenso de uso. Quais as principais

indicaes do cateterismo gastrointestinal? Assinale a alternativa INCORRETA. a) Descomprimir o estmago e remover gs e liquido b) Lavar o estmago e remover as substncia txicas e ingeridas. c) Administrar medicamento e alimentos. d) Diagnosticar a motilidade GI e outra disfuno. e) Administrar contraste para realizao do enema opaco. - Um paciente internado na Unidade de Internao, no 1o ps-operatrio de laparotomia exploradora, encontrava-se

15

consciente, extubado, com sonda nasogstrica aberta, sonda vesical de demora, catter venoso central em veia subclvia direita, curativo abdominal oclusivo e dreno de Penrose aberto em bolsa coletora. Nas primeiras 24 horas de ps-operatrio, os sinais vitais mantiveram-se normais e o balano hdrico foi negativo de 500 ml. Dentre os cuidados de enfermagem relacionados com a sonda nasogstrica, o profissional de enfermagem deve: I. Manter a SNG aberta em coletor situado abaixo do nvel do paciente, promover ordenhas peridicas da sonda, dar gua sempre que o paciente referir sede. II. Medir volume da drenagem a cada planto ou pelo menos uma vez ao dia, manter fixao adequada, manter os lbios lubrificados. III. Verificar a permeabilidade da sonda, promover higiene oral freqente, orientar o paciente para no tracionar a sonda. IV. Registrar as caractersticas da secreo drenada, promover higiene oral frequente, dar gua sempre que o paciente referir sede. correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) II e III. c) II e IV. d) I, II e III. e) I, III e IV.

03

CO NC URSO

H UAC

2009

16

- Quais as possveis complicaes na insero da sonda nasogstrica? Assinale a alternativa correta.

a) Epistaxe, colocao nasotraqueal, leses nasais e esofgica, hemorragia gstrica. b) Sequncia normal do metabolismo intestinal, colocao nasotraqueal, leses nasais e esofgica, hemorragia gstrica. c) Nutrio inalterada, epistaxe, colocao nasotraqueal, leses nasais e esofgica, hemorragia gstrica. d) Nutrio inalterada, epistaxe, colocao nasotraqueal, leses nasais e esofgica, hemorragia gstrica, sntese das lipoprotenas so mantidas. e) O funcionamento do trato gastrointestinal totalmente eficaz, a sntese de protena no mantida, leses nasais e esofgica, hemorragia gstrica.

17

Qual a contra-indicao do cateterismo nasogstrico? Assinale a alternativa INCORRETA. b) Varizes esofagianas sem sangramento. d) Disjuno craniofacial.

a) Atresia e estenose de esfago. c) Ps-operatrio de cirurgia realizado via transnasal.

e) Paciente em estado de coma e ps-operatrio de laparotomia exploradora.

18

- Quais os cuidados de enfermagem com o sistema de drenagem torcica? Assinale a alternativa INCORRETA.

a) No sistema de aspirao contnua, deve haver borbulhamento no frasco redutor. b) Aps a retirada do curativo, manter descoberto para permitir a troca gasosa. c) Ao trocar os frascos de drenagem ou transportar o paciente, fazer pinamento duplo do dreno torcico, evitando se a instalao de pneumotrax. d) Ordenhar periodicamente o dreno, evitando sua obstruo por cogulos, e verificar constantemente a drenagem. e) Observar continuamente se os intermedirios longos dentro dos frascos permanecem em selo dgua.

19

- Quais os principais cuidados de enfermagem na verificao da presso venosa central? Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Antes de verificar a PVC, verificar se o catter venoso est com bom refluxo e se a coluna liquida desce rapidamente. b) Verificar a PVC sempre com o paciente em decbito dorsal horizontal. c) Em pacientes em ventilao mecnica aconselhvel desligar o respirador, porque o aumento da presso intra-alveolar respiratria provocado por respirao assistida dificulta em graus variveis a circulao pulmonar, dando um aumento artificial da PVC. d) Verificar a PVC sempre no cateter lumm proximal, juntamente com as drogas vasoativas, se o paciente esteja lcido pea para tussir ou respirar fundo. e) Colocar o paciente em posio confortvel aps a verificao da PVC.

20

Paciente portador de problemas respiratrios, teve alta hospitalar porm continuar recebendo oxigenoterapia por catter

nasal na sua residncia. A administrao de oxignio por cateter nasal (tipo culos) indicada quando o paciente necessita a) fluidificar secreo pulmonar presente em pequena quantidade. c) fluxo de oxignio entre 1 a 4 L/min. e) concentrao constante e precisa de oxignio no domiclio. b) concentrao de oxignio de 40 a 60%. d) fluxo de oxignio maior que 10 L/min.

21

- Quais os efeitos txicos e colaterais na administrao da oxigenoterapia em excesso? Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Reduzir os estmulos respiratrios do dixido de carbono e produzir uma depresso respiratria. b) No se deve administrar oxignio puro no umedecido. c) A elevada concentrao de oxignio causa espasmo retinianos, podendo provocar cegueira. d) Apneia, ressecamento da mucosa no sistema respiratrio, atelectasia, e fibrodisplasia retrolenticular. e) A oxigenoterapia por catter nasal a extremidade deste deve ficar, aproximadamente, a 1 cm da vula do paciente, para melhor aproveitamento deste gs.

04

CO NC URSO

H UAC

2009

22

- Aps uma crise convulsiva generalizada o paciente pode estar confuso e sonolento. Dentre os cuidados de enfermagem, o

mais adequado para essa condio clnica a) manter o paciente em decbito lateral para evitar aspirao, certificando-se de que as vias areas esto desobstrudas. b) evitar que o paciente durma, despertando-o constantemente e reorientando-o quanto ao ambiente para detectar precocemente o rebaixamento da conscincia. c) manter cabeceira elevada a 30 e sonda nasogstrica aberta para evitar aspirao de contedo gstrico. d) evitar que o paciente durma e estimular a hiperventilao para melhorar a oxigenao cerebral e prevenir novas crises. e) manter o paciente em posio de Trendelenburg para melhorar a presso de perfuso cerebral e evitar novas crises.

23

- Ao ensinar o paciente insulino-dependente sobre o autocuidado, a enfermagem deve orient-lo a

a) guardar o frasco no freezer aps o uso. b) programar o horrio da medicao para o perodo noturno. c) rodiziar os locais de aplicao. d) evitar alimentar-se logo aps a administrao do medicamento. e) ingerir frutas ctricas 30 minutos aps a aplicao da Insulina.

24

- O sistema de presso arterial mdia montado por meio da disseco ou puno de uma artria, onde introduzido um

cateter que ser conectado a um manmetro de mercrio ou manmetro anaroide, nivelados com o leito ou conectados ao monitor de presso arterial. Quais os principais cuidados de enfermagem com esse sistema (PAM)? Assinale a alternativa INCORRETA. a) Adaptao da torneira de trs vias deve ser feita para evitar desconeco e obstruo do cateter. b) O cateter dever ser lavado periodicamente com soluo heparinizada, principalmente quando refluxo sanguineo do sistema. c) Observar e anotar presena de sangramento e ou hematoma no local da disseco, temperatura e aspecto da extremidade do membro cateterizado. d) Em caso de obstruo, tentar retirar o cogulo com soluo, evitando que o mesmo caia na circulao, utilizando 5ml de heparina para aspirar o caterte. e) Fazer curativo dirio do local da disseco, mantendo-o sempre limpo e seco, prevenindo infeco.

25

O tratamento de feridas , por meio de tcnica e assepsia cuidadosa, tem como objetivo evitar ou diminuir os riscos de

complicaes decorrentes e facilitar o processo de cicatrizao. Quais os critrios para o curativo ideal? Assinale a alternativa INCORRETA. a) Manter alta umidade entre a ferida e o curativo acelerando a epetelizao, diminuindo a dor e aumentando o processo de destruio natural dos tecidos necrosados b) Remover o excesso de exsudao com o objetivo de evitar a macerao dos tecidos prximos. c) Ser impermevel s bactrias, agindo como barreira mecnica entre a ferida e o meio ambiente. d) Estar isento de partculas e substncias txicas contaminadoras de feridas que podem manter a inflamao e retardar a cicatrizao. e) Em feridas abertas recomendado o uso de curativo seco.

05

CO NC URSO

H UAC

2009

26

- Considerando a administrao de medicamentos, relacione os termos da coluna A com o correspondente significado na coluna B. A B a) cincia e atividades relativas a identificao, avaliao, compreenso e preveno de efeitos adversos ou qualquer problema possvel relacionado com frmacos. b) resposta farmacolgica ou clnica, causada pela combinao de medicamentos, diferente dos efeitos de dois medicamentos dados individualmente. c) qualquer efeito prejudicial ou indesejado, inevitvel, que se apresente aps a administrao de doses de medicamentos normalmente utilizadas no homem. d) substncia qumica utilizada para modificar a funo de um organismo biolgico por razes mdicas e que administrada na forma de um produto farmacutico. e) qualquer evento evitvel que, de fato ou potencialmente, pode levar ao uso inadequado de medicamento. 1. Interao medicamentosa

Assinale a alternativa correta: a) 1d, 2a, 3b, 4e, 5c. b) 1b, 2c, 3d, 4a, 5e. c) 1c, 2b, 3a, 4d, 5e. d) 1b, 2e, 3d, 4a, 5c. e) 1b, 2c, 3a, 4e, 5d.

2. Reao adversa a medicamento (RAM) 3. Farmacovigilncia

4. Erro de medicao

5. Medicamento

27 - Dentre os cuidados de enfermagem relacionados soroterapia realizada por meio de dispositivo de insero perifrica, o profissional de enfermagem deve estar atento aos seguintes sinais de risco local: a) Dor, choque pirognico e palidez. b) Trombose, edema agudo e hematoma. c) Flebite, dispneia e infiltrao. d) Hiperemia, flebite e dor. e) Edema, palidez e hematoma. 28 - Leia atentamente as afirmativas a seguir, relacionadas administrao de medicamentos em recm-nascidos e marque a(s) correta(s). I- Na administrao pela via intramuscular a regio de escolha deve ser o tero mdio da face lateral da coxa onde qualquer volume pode ser administrado. II- A verificao freqente da permeabilidade do acesso venoso durante a administrao de medicamentos ou solues um cuidado necessrio para evitar isquemia e destruio dos tecidos. III- Por receberem diversas drogas ao mesmo tempo, os recm-nascidos internados em Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal esto mais expostos aos efeitos nocivos das interaes medicamentosas. Assinale a opo correta: a) I . b) I e III. c) II e III. d) I e II. e) I, II e III. 29 - Acerca da administrao de medicamentos, leia os itens subsequentes e marque as corretas. I - Uma das possveis complicaes ao se aplicar uma injeo por via intramuscular a absoro rpida e o efeito acelerado da medicao em decorrncia da introduo da soluo em uma artria ou veia. Pode-se evitar essa complicao aspirando-se para verificar o retorno de sangue aps se inserir a agulha no msculo. II - Ao se instilar gotas no canal auditivo de crianas da faixa etria de 1 a 3 anos, deve-se puxar a orelha para baixo e para trs. III - Na aplicao de injees subcutneas, deve-se escolher uma rea livre de plos e bem vascularizada, como a regio anterior do antebrao. IV- O stio ventroglteo para a aplicao intramuscular recomendado apenas em pacientes que tm constituio fsica normal e deve ser utilizado apenas em condies excepcionais. V- Os medicamentos broncodilatadores so frequentemente administrados com inalador com dosmetro. Assinale a opo correta: a) III e IV. b) I, III e IV. c) I,IV e V. d) I, II e V. e) I e II. 30 - Foi prescrito 60 mg de Garamicina por via intramuscular de 12/12 horas. Em estoque, s temos ampolas de 2 ml contendo 80 mg. A quantidade dessa soluo a ser administrada a cada 12 horas a) 0,25 mL. b) 0,5 mL. c) 1,0 mL. d) 1,5 mL. e) 1,75 mL.

06

C O N C U R S O

P B L I C O - H U A C / 2 0 0 9

C A U H

C O N C U R S O

P B L I C O - H U A C / 2 0 0 9

C A U H

Vous aimerez peut-être aussi