Vous êtes sur la page 1sur 10

BINGO DIGESTIVO

Compartilhar por E-mail

Compartailhar no Orkut

16/09/2009 Autor e Coautor(es)

Autor Delma Faria Shimamoto UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA Coautor(es) CLUDIA REGINA M.G. FERNANDES Estrutura Curricular Modalidade / Nvel de Ensino Componente Curricular Tema Ensino Fundamental Final Cincias Naturais Ser humano e sade Dados da Aula
O que o aluno poder aprender com esta aula

Os alunos, por meio desta atividade ldica, faro uma reviso de aprendizagem de conceitos relacionados ao sistema digestrio.
Durao das atividades

50 minutos (01 aula)


Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno

Anatomia e fisiologia do sistema digestrio.


Estratgias e recursos da aula

Instrues: 1.Os alunos construiro uma tabela (15 cm x 12 cm) como a sugerida abaixo:

2. O professor passar no quadro um banco de palavras (sugerido abaixo) relacionadas ao sistema digestrio. Em seguida solicitar aos alunos que escolham 10 destas palavras que devero ser copiadas caneta nos espaos em branco da tabela. BANCO DE PALAVRAS: INTESTINO DELGADO BILE LCERAS PEPSINA FGADO AMILASE SALIVAR AMIDO AMINOCIDO PROTENA MOVIMENTOS PERISTLTICOS GORDURA GLICOSE BOCA SALIVA SUCO GSTRICO SUCO PANCRETICO SUCO ENTRICO PNCREAS DIGESTO VESCULA BILIAR FEZES MASTIGAO 3. O professor elaborar um banco de frases numeradas (sugerido abaixo) que correspondam aos conceitos dos termos do banco de palavras. Este banco material de consulta apenas para o professor. BANCO DE FRASES: 01. Suco produzido pelo pncreas que lanado no intestino delgado. 02. Produto final da decomposio das protenas. 03. Processo de decomposio dos alimentos para serem aproveitados pelas clulas.

04. Armazena a bile produzida pelo fgado. 05. Substncia produzida pelas glndulas salivares. 06. rgo que produz o suco pancretico que auxilia a digesto no intestino. 07. produzida pelo fgado e prepara as molculas de gordura para serem decompostas. 08. Nutriente que comea a ser decomposto na boca pela amilase salivar. 09. rgo que produz a bile. 10. Suco produzido pelo estmago que atua no processo da digesto. 11. rgo que produz o suco entrico. 12. Nutriente que decomposto no intestino delgado. 13. Feridas estomacais causadas pela ao do suco gstrico. 14. Enzima que decompe as protenas no estmago. 15. Processo realizado na boca pela ao dos dentes. 16. Enzima encontrada na saliva que decompe o amido. 17. Restos alimentares e alimentos que no foram digeridos, nem absorvidos e que precisam ser eliminados do organismo. 18. Nutriente que inicia sua decomposio no estmago. 19. Movimentos musculares rtmicos que empurram o bolo alimentar por todo o trajeto do tubo digestrio. 20. Suco produzido pelo intestino que contm substncias digestivas. 21. Produto final da decomposio do amido. 22. rgo no qual os alimentos so mastigados e insalivados. 4.O professor sorteia o nmero da frase que ser lida, por ele, em voz alta. 5. Os alunos devero dizer a palavra que corresponde ao conceito lido. Caso no consigam o professor dever auxili-los em suas dificuldades. 6. Os alunos que possuem a palavra na sua tabela devero marc-la. Isto ser feito lpis com um x ou circulando a palavra. (Sugere-se assim porque, uma vez apagadas as marcas, a cartela poder ser reutilizada numa nova rodada). Este processo repetido at que todas as palavras da tabela do aluno estejam assinaladas. O primeiro aluno que assinalar todas as palavras dever gritar BINGO e ser o vencedor do jogo. Sugestes: 1.O professor poder entregar a cartela pronta aos alunos e as palavras podero ser marcadas com um gro de feijo. 2.O professor poder presentear o vencedor ou os vencedores com balas, bombons, rguas, canetas, entre outros.
Avaliao

A avaliao se processa durante o desenvolvimento do jogo permitindo ao professor verificar a apropriao, pelos alunos, dos conceitos relativos ao sistema digestrio.

TORRINHA DIGESTRIA

Compartilhar por E-mail

Compartailhar no Orkut

25/10/2009 Autor e Coautor(es)

Autor Delma Faria Shimamoto UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA Coautor(es) Cludia Regina M. G. Fernandes Estrutura Curricular Modalidade / Nvel de Ensino Componente Curricular Tema Ensino Fundamental Final Cincias Naturais Ser humano e sade Dados da Aula
O que o aluno poder aprender com esta aula

O aluno poder rever e fixar, de forma divertida e prazerosa, a sua aprendizagem sobre o estudo do sistema digestrio.
Durao das atividades

01h/a

Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno

Anatomia e fisiologia do sistema digestrio.


Estratgias e recursos da aula

TORRINHA DIGESTRIA Material utilizado para 4 jogadores: um tabuleiro com o esquema do sistema digestrio (modelo abaixo), 1 dado, 4 torrinhas ou botes de cores diferentes, 20 cartes numerados. I. Instrues para montagem do tabuleiro: O modelo sugerido dever ser ampliado para ser utilizado como tabuleiro:

Faa uma cpia ampliada do tabuleiro (se possvel do tamanho de uma folha de papel carto). Cole esta cpia sobre um papel carto. II. Instrues para montagem dos cartes: 1. Faa uma cpia ampliada e cole em papel carto os cartes numerados (modelo abaixo). CARTES NUMERADOS

02 09 16 28 39

03 12 20 30 40

04 13 22 36 46

05 15 24 37 47

2. Faa uma cpia ampliada dos cartes com enunciados (modelo abaixo), no mesmo tamanho da cpia dos cartes numerados. CARTES ENUNCIADOS Mastigue melhor os Que pena! Voc alimentos antes de engasgou. Descanse engoli-los. Volte uma jogada! para a boca! Voc comeu algo estragado! Cuidado voc pode vomitar. Descanse uma jogada! Voc ingeriu muito lquido durante as refeies. Descanse uma jogada! Voc exagerou nas gorduras. Coitado do seu fgado. Ter que produzir mais bile. Volte para 26! Parabns! O bolo Parabns! Voc alimentar est sendo mastigou muito bem empurrado para o os alimentos. V para estmago. V para 08! 10!

O bolo alimentar j se O suco gstrico fez Voc est com lcera. transformou em um timo trabalho! Descanse uma jogada! quimo. V para 17! V para 14! Voc exagerou nos condimentos. Volte para 18!

Seu pncreas est O suco pancretico preguioso. Est est auxiliando a ajudando muito pouco digesto que ocorre na digesto. Volte no intestino. para 21! V para 25! Todos os nutrientes Voc est com O suco entrico est necessrios foram gases! V para o fazendo um timo absorvidos pelas banheiro. trabalho. vilosidades Descanse uma V para 31! intestinais. jogada! V para 38! Voc est com priso Sua alimentao Seu intestino grosso de ventre! As fezes Parabns!!!! Voc rica em fibras. Seu est com dificuldades ficam muito tempo no tem timos hbitos intestino funciona de absorver gua. Voc intestino e por isso alimentares. muito bem. est com diarreia. esto ressecadas. V para 48! V para 41! Descanse uma jogada! Volte para 37! 3. Cole esta cpia no verso do papel carto no qual foram colados os cartes numerados. Os enunciados devero coincidir com os nmeros correspondentes. Por exemplo: o carto n. 2 dever apresentar no verso o seguinte enunciado: Mastigue melhor os alimentos antes de engoli-los. Volte para a boca! O carto com o enunciado O suco entrico est fazendo um timo trabalho. V para 31! dever apresentar no verso o n. 30, e assim por diante. 4. Recorte, separando os cartes e disponha-os empilhados sobre a mesa, em ordem crescente, com o nmero voltado para cima, visvel para os jogadores.

5. O material dever ser plastificado para garantir maior durabilidade. III. Instrues para o jogo: 1.Cada jogador escolhe uma torrinha ou um marcador colorido e se posiciona para a sada.Todos os jogadores devero se posicionar na BOCA (SADA). 2 Para iniciar o jogo preciso que o jogador ao lanar o dado tire 1 ou 6. Caso no saiam estes nmeros, ter que aguardar que os demais jogadores joguem para, ao chegar sua vez, faa nova tentativa. Caso saia o 1 ou o 6, o jogador jogar outra vez e percorrer o nmero de casas indicado pelo dado. Uma vez dada a sada, cada jogador jogar uma nica vez. 3.Se parar numa casa marcada (vermelho), o jogador retirar o carto numerado correspondente casa, ler em voz alta o que est escrito no enunciado e em seguida, executar o que est registrado. O carto lido ser colocado de volta na pilha de cartes, na mesma posio. 4.Vence quem chegar primeiro na ltima casa (casa 50). Para isto o nmero sorteado no dado dever ser exatamente o nmero de casas a percorrer para chegar ao NUS (FINAL). Por exemplo, se o jogador estiver no 48 e tirar 2, ser o vencedor. Caso tire, por exemplo, 3 seguir 2 casas (49 e 50) e retornar a 49. Assim, sero repetidas as jogadas at tirar o nmero exato de casas que o posicionar na casa 50. 5.Os vencedores sero premiados a critrio do professor.
Avaliao

O envolvimento dos alunos com as regras do jogo e a divertida interao entre os participantes asseguram ao professor que os objetivos desta atividade ldica foram alcanados.

Circuito de Atividades Desportivas


Compartilhar por E-mail

Compartailhar no Orkut

13/12/2010 Autor e Coautor(es) Autor Moacyr Barreto da Silva Junior RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Coautor(es) Marcos Vinicius Pimentel de Andrade Estrutura Curricular Modalidade / Nvel de Ensino Ensino Fundamental Inicial Dados da Aula
O que o aluno poder aprender com esta aula

Componente Curricular Educao Fsica

Tema Atividades rtmicas e expressivas

Responder rapidamente aos desafios apresentados. Trabalhar as diferentes valncias psicomotoras. Aceitar eventuais falhas dos colegas.
Durao das atividades

1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno

No sero necessrios conhecimentos anteriores a no ser aqueles relativos ao desenvolvimento dos alunos.
Estratgias e recursos da aula

Ao longo da aula vamos desenvolver atividades que estabelecero uma sequncia pedaggica que permita a todos os alunos participarem do Circuito de Atividades Desportivas. Cabe ressaltar que nessa atividade o grande desafio para os alunos ser enfrentar e vencer seus prprios medos, ou suas fragilidades em executar determinados movimentos. 1 Atividade Equilbrio O(A) professor(a) inicialmente pedir para que os alunos executem atividades de equilbrio parando hora somente na perna esquerda e ao sinal do(a) professor(a) trocando para a perna direita. O corpo ser sustentado sem o uso das mos ou qualquer outro apoio. O(A) professor(a) solicitar que o equilbrio seja mantido na ponta dos ps e nos calcanhares. Nessa atividade a sustentao se dar em ambos os ps.

2 Atividade Saltos e Rolamentos O(A) professor(a) colocar pares de cones em paralelo unidos por cordas que sero posicionadas em diferentes alturas. Nas alturas mais baixas o(a) professor(a) pedir que os alunos ultrapassem pulando nas mais altas eles passaro por baixo. Dicas 1 O(A) professor(a) poder efetuar a troca nessa ordem estabelecendo que nos mais baixos devem passar por baixo e os mais altos devem ser transpostos por saltos. 2 Para garantir a segurana da atividade importante que os cones sejam posicionados junto a colches de ginstica ou tatames. 3 A critrio do(a) professor(a) essa atividade incluir movimentos de rolamento para frente. Por exemplo, salto em uma altura, rolamento na outra e passar por baixo na terceira. 3 Atividade Zig Zag e Boliche com os Ps O(A) professor(a) colocar cones em linha reta e aps os obstculos sero colocados pinos de boliche ou garrafas de gua mineral vazias. Os alunos passaro pelos cones em zig zag e ao chegarem a bola chutaro com o objetivo de derrubar o maior nmero de pinos. 4 Atividade O Circuito Ser montado na quadra um circuito com seis estaes de trabalho na 1 em uma das linhas de fundo o aluno executar um rolamento para frente e aps a concluso do mesmo se deslocar at a outra quina da quadra sobre a mesma linha de fundo. Ao chegar quina da quadra ele se executar zig zag passando os obstculos que l estaro posicionados, at atingir o meio da quadra. No meio da quadra o aluno dever correr at os bambols, aros de Ginstica Rtmica ou ainda os crculos desenhados equidistantes no cho e executaro sucessivos saltos com os ps unidos. Aps os saltos os alunos passaro em equilbrio sobre um banco sueco invertido, ou seja, com a parte mais fina colocada para cima. Essa movimentao poder ser feita com a passada pequena um p encostar no outro ou com a passada mais larga. Na altura da cabea do garrafo do basquete os alunos daro um chute em direo ao gol do futsal marcando ponto se conseguir colocar a bola nos locais pr estabelecidos pelo(a) professor(a). Na outra lateral os alunos passaro por obstculos colocados a diferentes alturas saltando, passando por baixo e/ou rolando conforme determinado pelo(a) professor(a).
Recursos Complementares

O(A) professor(a) poder trabalhar ainda com atividades de destreza como as propostas nos links abaixo. http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/? IsisScript=iah/iah.xis&base=LILACS&nextAction=lnk&lang=p&indexSearch=ID&exp rSearch=79459&label=Atividades motoras para o pr-escolar http://profviseu.com/pessoal/Set2001/Grupo%2007/Jogos%20de%20Destreza.htm
Avaliao

Todas as atividades permitiro uma avaliao constante dos alunos devendo essa avaliao levar em conta o desempenho individual. O incentivo dado aos outros alunos tambm ser uma boa forma de avaliao.

Vous aimerez peut-être aussi