Vous êtes sur la page 1sur 28

Preparo e aplicao de insulina sem mistrio

Agulhas para canetas e Seringas BD Ultra-Fine

Tenho Diabetes Mellitus e o mdico prescreveu insulina

E agora, o que devo fazer?


A equipe tcnica do Centro BD de Educao em Diabetes elaborou este manual com informaes e recomendaes atualizadas para ajud-lo no correto preparo e aplicao da insulina com seringas e canetas. Colocamos sua disposio nosso material educativo, e em casos de dvidas entre em contato conosco pelo 0800 11 50 97.

ndice

A amiga insulina....................................................................................................4 Primeira aplicao de insulina...............................................................................4 Evoluo das seringas e agulhas. ...........................................................................5 Conhecendo a via de aplicao. .............................................................................6 Prega subcutnea e ngulo de aplicao...............................................................8 Regies recomendadas para aplicao..................................................................9 Rodzio nos locais de aplicao. ...........................................................................10 Planeje o seu rodzio............................................................................................11 Produtos BD para aplicao de insulina...............................................................12 Agulhas para caneta BD Ultra-Fine..................................................................12 Seringas BD Ultra-Fine.....................................................................................14 Recomendaes para uso das agulhas BD Ultra-Fine......................................16 Preparo e autoaplicao com seringa..................................................................18 Preparo e autoaplicao de insulina com caneta e agulha BD Ultra-Fine........23

A amiga insulina
Em 1921, a descoberta da insulina foi um marco na histria do tratamento do diabetes e at hoje beneficia milhes de pessoas no mundo inteiro. essencial para quem tem Diabetes Mellitus Tipo 1 e a soluo para o bom controle glicmico de algumas pessoas com Diabetes Mellitus Tipo 2.

Primeira aplicao de insulina


Leonard Thompson, foi a primeira pessoa que se tem notcia a utilizar insulina em janeiro de 1922. A seringa e agulha usadas foram fabricadas pela BD.

1922

32 dias aps a primeira injeo de insulina

Leonard Thompson, adulto

BD e a evoluo no tratamento do diabetes

Evoluo das seringas e agulhas


A histria da BD em diabetes comeou com a primeira aplicao de insulina em 1922, e desde aquela poca mantm sua misso de desenvolver e aprimorar produtos para maior conforto, eficincia e total segurana nas aplicaes dirias de insulina.

No passado era assim

Hoje a famlia BD Ultra-Fine assim...

Seringas BD Ultra-Fine

Agulhas para caneta BD Ultra-Fine

Conhecendo a via de aplicao


Qual a via de aplicao da insulina?
A insulina deve ser aplicada no tecido subcutneo, que est localizado abaixo da pele e acima do msculo. No subcutneo, a absoro gradativa proporcionando ao contnua e eficaz da insulina.

Tecido Subcutneo

Pele Msculo

A espessura da pele, nos locais de injeo, semelhante em todas as pessoas?


Sim, a espessura da pele semelhante entre todas as pessoas adultas, independente da idade, sexo, raa, tipo fsico ou IMC (ndice de Massa Corprea). A espessura da pele, em mdia, de 2,7 mm e raramente ultrapassa 3 mm nos locais de injeo. Logo, pessoas obesas tm a pele com espessura semelhante a de pessoas magras.

A espessura do subcutneo semelhante em todas as pessoas?


A espessura do subcutneo diferente entre uma pessoa e outra, varia significativamente, de acordo, com o tipo fsico, IMC, sexo, idade, raa e regio do corpo.

Importante Todas as pessoas podem utilizar as agulhas curtas com 4 mm, 5 mm e 8 mm de comprimento, j que a pele raramente ultrapassa 3 mm de espessura (Veja nas pginas
13, 15, 16 e 17).

Preparo e aplicao de insulina sem mistrio

Quais os riscos quando a insulina no aplicada no subcutneo?


A aplicao fora do tecido subcutneo altera a velocidade com que a insulina absorvida pelo organismo e desta forma altera o controle glicmico. Riscos de aplicao na pele:

A absoro da insulina mais lenta resultando em hiperglicemia (acar alto). A aplicao desconfortvel, o local fica avermelhado e forma uma pequena bolha, que no dever ser apertada. Ao retirar a agulha da pele voc pode observar sada de insulina. Como no possvel saber quantas unidades saram no tente repor as unidades perdidas. Riscos de aplicao no msculo:

A absoro da insulina mais rpida, provoca hipoglicemia (acar baixo) aps a aplicao e hiperglicemia tardia. A aplicao desconfortvel. Geralmente h sangramento, pois no msculo, temos grandes e numerosos vasos sanguneos. Importante Se a insulina for aplicada no msculo ou na pele, deve-se intensificar os testes de glicemia capilar e, se identificar alteraes importantes, procure ajuda mdica.
7

Prega subcutnea e ngulo de aplicao


O que prega subcutnea e para que serve?
Prega subcutnea uma pina realizada com os dedos polegar e indicador. Serve para evidenciar o subcutneo, e assim evitar a aplicao de insulina no msculo.

Quando realizar a prega subcutnea?


Deve ser realizada em regies recomendadas para injeo de insulina com pouco tecido subcutneo e quando o comprimento da agulha for maior que a distncia entre a pele e o msculo.

O que ngulo de aplicao e para que serve?


ngulo de aplicao espao formado entre a agulha e a pele no momento da injeo. Assim como a prega subcutnea, o ngulo, serve para prevenir aplicao no msculo.

Qual o ngulo recomendado no momento da aplicao?


O ngulo recomendado no momento da aplicao poder ser de 90 ou 45 graus, e ser definido de acordo com o comprimento da agulha que ser utilizada e quantidade do tecido subcutneo na regio.

90
8

45

Preparo e aplicao de insulina sem mistrio

Regies recomendadas para aplicao


Quais as regies recomendadas para aplicao de insulina?
As regies recomendadas so as que ficam afastadas das articulaes, ossos, grandes vasos sanguneos, nervos e devem ser de fcil acesso para autoaplicao. So elas:

ABDOME Regies laterais direita e esquerda, distantes trs dedos* do umbigo

COXAS Regio frontal e lateral, trs dedos*abaixo da virilha e trs dedos* acima do joelho

BRAOS Regio posterior trs dedos abaixo da axila e trs dedos* acima do cotovelo
* dedos da pessoa que usa insulina

NDEGAS Regio superior externa

Importante No momento da aplicao, se observar vermelhido, inchao, endurecimento ou sentir dor no faa aplicao nesse local, isso evitar a m absoro da insulina e possveis alteraes nos nveis glicmicos. Converse com um profissional de sade.
9

Rodzio nas aplicaes


Qual a importncia do rodzio?
O rodzio previne a lipohipertrofia, deformidade no tecido subcutneo, que prejudica a absoro da insulina causando hiperglicemia.

Como planejar o rodzio corretamente?


Para planejar o rodzio corretamente considere o nmero de aplicaes dirias, atividades do dia a dia e exerccios fsicos. Recomendaes: Dividir cada regio em pequenas partes com distncia mnima de 1 cm (1 ou 2 dedos), formando vrios pontos distintos em cada regio de aplicao. Aplicar em um ponto diferente a cada aplicao. Aplicar no mesmo ponto somente aps 14 dias, tempo necessrio para a cicatrizao, prevenindo assim, a lipohipertrofia. Evitar aplicar nas regies que sero mais utilizadas em alguma atividade ou exerccio fsico logo aps a aplicao, pois a circulao sangunea aumentar na regio que est sendo exercitada e a insulina ser absorvida rapidamente, causando hipoglicemia.

Sugesto para planejar do rodzio


Se voc faz uma aplicao ao dia Escolha uma regio de sua preferncia e alterne entre os pontos de aplicao. Se voc faz duas aplicaes ao dia Escolha duas regies de sua preferncia, uma para cada horrio, e alterne entre os pontos de aplicao. Se voc faz trs ou mais aplicaes ao dia Utilize todas as regies recomendadas para autoaplicao, fixe uma regio para cada horrio e alterne entre os pontos de aplicao.

10

Preparo e aplicao de insulina sem mistrio

Planeje o seu rodzio


Escolha as regies e anote os horrios das suas aplicaes nas ilustraes abaixo.

Horrios Direito: Esquerdo: Direito:

Horrios Esquerdo:

Horrios Direito: Esquerdo: Direito:

Horrios Esquerdo:
11

Produtos BD para aplicao de insulina


BD Alcohol Swabs
Almofada embebida com lcool isoproplico 70% para assepssia dos frascos e pele.

Agulhas para caneta BD Ultra-Fine

ORIGINAL - 12,7 mm

CURTA - 8 mm

MINI - 5 mm

12

BD e a evoluo no tratamento com insulina

NANO - 4 mm

Partes da agulha para caneta BD Ultra-Fine

Protetor externo

Protetor interno

Agulha

Lacre

Importante As agulhas BD Ultra-Fine podem ser utilizadas com todas as canetas disponveis no mercado brasileiro.
Pesquisa setembro 2010

Quem pode utilizar as agulhas Nano, Mini e Curta?


Todos ns podemos usar agulhas mais curtas! Elas previnem aplicao no msculo.

preciso realizar a tcnica correta. Converse com um profissional.

13

Seringas BD Ultra-Fine
*

Seringa com capacidade para 30 Unidades

Escala com graduao de 1 em 1 Unidade, registra com preciso doses pares e mpares. Ideal para prescries de at 30 unidades por aplicao.

Seringa com capacidade para 50 Unidades

Escala com graduao de 1 em 1 Unidade, registra com preciso doses pares e mpares de insulina. Ideal para prescries acima de 30 at 50 unidades por aplicao.

Seringa com capacidade para 100 Unidades

Escala com graduao de 2 em 2 Unidades, registra com preciso doses pares de insulina. Ideal para prescries acima de 50 at 100 unidades por aplicao.

* Seringas BD Ultra-Fine - Pacote com 10 seringas


14

Preparo e aplicao de insulina sem mistrio

Seringas BD Ultra-Fine - Comprimento das agulhas

Original Agulhas com 12,7 mm de comprimento

Curta Agulhas com 8 mm de comprimento

Importante As agulhas de 12,7 mm aumentam o risco de aplicao no msculo, inclusive em adultos obesos. A absoro da insulina mais rpida e causa hipoglicemia. (Veja na
pgina 7).

Partes da seringa de insulina BD Ultra-Fine


mbolo Agulha fixa. No h desperdcio de insulina

Escala de graduao Protetor da agulha Protetor do mbolo O Primeiro trao o 0 (zero)

Registro de dose
15

Recomendaes e indicaes para o


Agulha para caneta BD Ultra-Fine Nano

- 4 mm

A agulha mais fina e curta. Tcnica de aplicao simples (sem prega e ngulo de 90 graus). Maior flexibilidade durante a autoaplicao nos braos e ndegas.

Indicao
Para todas as pessoas

Prega subcutnea*
Dispensa a prega subcutnea

ngulo de insero da agulha


90 graus

Agulha para caneta BD Ultra-Fine Mini

- 5 mm

Indicao
Para todas as pessoas

Prega subcutnea*
Dispensa a prega subcutnea

ngulo de insero da agulha


90 graus
* Pessoas muito magras podem necessitar da prega subcutnea (aps avaliao profissional).
16

BD e a evoluo no tratamento Preparo e aplicao de insulina com sem insulina mistrio

uso das agulhas BD Ultra-Fine


Seringa e Agulha para caneta BD Ultra-Fine Curta - 8 mm
Se crianas s tiverem disponveis apenas agulhas de 8 mm (como o caso atual daqueles que utilizam seringas), estas devem realizar prega subcutnea e aplicar em 45 graus.

ou

Indicao
Para todas as pessoas

Prega subcutnea
Realizar prega subcutnea em todas as aplicaes

ngulo de insero da agulha


Crianas e adolescentes - 45 graus Adultos - 90 ou 45 graus (aps avaliao profissional)

Seringa e Agulha para caneta BD Ultra-Fine Original - 12,7

mm

ou

No recomendado o uso de agulhas de 12,7 mm para crianas, adolescentes e adultos magros. Risco alto de aplicao no msculo, inclusive em adultos obesos. Converse com um profissional de sade.

Prega subcutnea
Realizar prega subcutnea em todas as aplicaes

ngulo de insero da agulha


90 ou 45 graus (aps avaliao profissional)
17

Preparo de insulina com seringa


Preparo com um tipo de insulina

Lave e seque bem as mos. Separe a seringa BD UltraFine, o lcool 70% e a insulina.

Role o frasco de insulina de aspecto leitoso, levemente entre as mos, por no mnimo 20 vezes, para garantir ao correta da insulina.

Limpe a tampa de borracha do frasco com BD Alcohol Swabs. Espere secar para introduzir a agulha.

Mantenha a agulha com o protetor. Puxe o mbolo para aspirar o ar lentamente, at a quantidade de insulina prescrita.

5
18

Mantenha o frasco de insulina apoiado em uma mesa ou balco. Retire o protetor da agulha e injete o ar no frasco, pressionando o mbolo.

Preparo e aplicao de insulina sem mistrio

Vire o frasco, aspire a quantidade de insulina prescrita.

Verifique se h bolhas de ar na seringa. Se houver, elimine-as batendo levemente com o dedo na parte onde elas se encontram, pois onde h bolha no h insulina.

Inverta o frasco de insulina e retire a agulha. Se aplicao no for imediata, recoloque o protetor da agulha para prevenir contaminao.

Preparo com dois tipos de insulinas


Prepare misturas de 2 tipos de insulinas somente aps orientao profissional, pois algumas insulinas no podem ser misturadas. Neste exemplo utilizaremos insulinas NPH e Regular.

Lave e seque bem as mos. Separe a seringa BD UltraFine, o lcool 70% e a insulina.

Role o frasco de insulina de aspecto leitoso, conforme orientao n 2 anterior.

2
19

Limpe as tampas de borracha dos dois frascos com BD Alcohol Swabs e espere secar.

Mantenha a agulha com o protetor. Puxe o mbolo para aspirar o ar lentamente, at a quantidade de insulina NPH prescrita.

Retire o protetor da agulha, injete o ar no frasco de insulina NPH e retire a agulha sem aspirar insulina.

Pegue a mesma seringa e puxe o mbolo at a marca da escala que indica a quantidade de insulina R prescrita.

Injete o ar no frasco de insulina R e no retire a agulha.

20

Preparo e aplicao de insulina sem mistrio

Vire o frasco e puxe o mbolo lentamente e aspire quantidade de insulina R prescrita.

Retorne o frasco para a posi o inicial e retire a agulha lentamente.

10

Pegue o frasco de insulina NPH e vire-o de cabea para baixo. Introduza a agulha segurando no corpo da seringa com cuidado para no perder a insulina R que j est na seringa.

11

Aspire lentamente a insulina NPH prescrita. O total preparado deve corresponder soma das doses das insulinas NPH e R prescritas.

12

Retorne o frasco para a posio inicial e retire a agulha lentamente. Recoloque o protetor da agulha para prevenir contaminao.

ATENO - Em caso de erro, em qualquer momento do preparo, despreze tudo e recomece desde o incio.
21

Autoaplicao com seringa


1
Passe BD Alcohol Swabs com um movimento nico no local escolhido para a aplicao. Espere secar.

Segure no corpo da seringa como se fosse um lpis, faa a prega subcutnea. Mantenha uma pe quena distncia do ponto de aplicao e introduza a agulha com um movimento rpido.
Para autoaplicao no brao utilize um apoio para fazer a prega subcutnea.

Injete a insulina pressionando o mbolo continuamente, aguarde no mnimo 5 segundos com a agulha no subcutneo, para garantir que toda a insulina preparada seja aplicada.

Solte a prega subcutnea e retire a agulha com movimento nico. Caso ocorra sangramento, faa uma leve presso no local por alguns segundos. No massageie.

5
Descarte a seringa em recipiente com paredes rgidas, boca larga e tampa. Entregue no posto de sade mais prximo.

22

Preparo e aplicao de insulina sem mistrio

Preparo e autoaplicao com agulha BD Ultra-Fine e caneta


A seguir, alguns passos que so comuns ao uso de todas as canetas.
Consultar as instrues de uso do fabricante da sua caneta.

1
Lave e seque as mos. Separe a caneta com o medicamento, a agulha BD Ultra-Fine e o lcool 70%.

Deixe homognea a insulina, de aspecto leitoso, movimentando levemente a caneta, por no mnimo 20 vezes, para garantir ao correta da insulina.

3
Limpe o local que ser acoplada a agulha e espere secar.

4
Remova o lacre da agulha BD Ultra-Fine e rosqueie na caneta.

23

5
Selecione a dose prescrita, retire os protetores externo e interno.

6
Limpe o local da aplicao com lcool 70%.

Faa a prega subcutnea, se indicado. Introduza a agulha, injete o medicamento e aguarde no mnimo 10 segundos com a agulha no subcutneo para que toda insulina registrada seja injetada.

Remova a agulha da caneta, usando o protetor externo.

9
Descarte a agulha em recipiente com paredes rgidas, boca larga e tampa. Entregue no posto de sade mais prximo.

24

Preparo e aplicao de insulina sem mistrio

Meu nome

Uso os medicamentos abaixo

Medicao

Dosagem

Horrios

Anotaes

25

26

Para esclarecer dvidas ou obter mais informaes ligue para o Centro BD de Educao em Diabetes:

0800 011 5097


Material atualizado por: Marcia Camargo de Oliveira - Enfermeira Coordenadora do CBDED | Beatriz Lott - Farmacutica Consultora Educacional do CBDED Cintia C. Carrasco de Lima - Enfermeira Consultora Educacional do CBDED | Jacqueline M. de Aguiar - Enfermeira Consultora Educacional do CBDED Colaborao: Mara Yonezawa - Marketing BD Diabetes Care Centro BD de Educao em Diabetes - CBDED - So Paulo, maro de 2011 Bibliografia: 1. BD, Preparo e autoaplicao de insulina sem mistrio, material educativo BD. 2008 2. Frid A, Hirsch L, Gaspar R, Hicks D, Kreugel G et al. New Injection Recommendations for Patients with Diabetes. Diabetes&Metabolism 2010 set; 36(Especial issue2):S3-S18. 3. Gibney MA, Arce CH, Byron KJ, Hirsch LJ. Skin and subcutaneous adipose layer thickness in adults with diabetes at sites used for insulin injections: Implications for needle length recommendations. Curr Med Res Opin 2010; 26: 1519-30 4. Hirsch L, Klaff L, Bailey T, Gibney M, Albanese J, Qu S, et al. Comparative glycemic control, safety and patient ratings for a new 4 mm x 32G insulin pen needle in adults with diabetes. Curr Med Res Opin 2010;26:1531-41

de educao em

Centro BD

Diabetes

0800 011 5097

w w w. b d b o m d i a . c o m

Apoio

BD, BD Logo, BD Ultra Fine , so marcas registradas da Becton and Dickinson and Company. 2011 BD Alcohol Swabs Registro da Anvisa: 10033430361 | BD Ultra Fine Registro da Anvisa: 10033430026 | BD Ultra-Fine Pen Needle Registro da Anvisa: 10033430456 | BD Ultra-Fine Pen Needle Nano Registro da Anvisa: 10033439056 | BD Ultra-FineII Seringa para Insulina Registro da Anvisa: 10033430576 | BD Ultra-FineIII Registro da Anvisa: 10033439045 | Controle 100I11V020311 Maro 2011

BD Medical Diabetes Care R. Alexandre Dumas, 1976 So Paulo - SP 04717-004 CRC 0800 055 56 54 crc@bd.com.br www.bd.com/brasil

Vous aimerez peut-être aussi