Vous êtes sur la page 1sur 7

REFLEXO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE COMO SUBPRODUTO DA EVOLUO DO PRAZER

Aline Beckmann de Castro Menezes* Regina Clia Souza Brito#


RESUMO. A incidncia de comportamento homossexual em diversas espcies tem sido encarada como um desafio proposta evolucionista, por se configurar como um padro que se mantm apesar de no propiciar a reproduo. Uma srie de hipteses explicativas de vantagens evolutivas da homossexualidade foi desenvolvida por diversos autores, contudo, em todas se podem encontrar aspectos problemticos que as contradizem ao menos no que se refere espcie humana. A hiptese aqui defendida que a homossexualidade no seria geneticamente determinada, logo no requereria valor de sobrevivncia. Este padro comportamental seria um subproduto da evoluo do prazer enquanto efeito essencial do ato sexual para favorecer a reproduo e a criao de vnculos entre parceiros. Apesar de se caracterizar como uma proposta preliminar, esta hiptese aponta novas direes de interpretao e investigao da relao entre homossexualidade e evolucionismo.
Palavras-chave: evolucionismo, homossexualidade, prazer sexual.

HOMOSEXUALITY AS A BYPRODUCT OF THE EVOLUTION OF PLEASURE


ABSTRACT. Homosexual behavior in animal species has been seen as a challenge to the evolution theory. Although a nonreproductive response, homosexuality persists in the species. Several hypotheses on homosexualitys evolutionary advantages have been proposed by many authors but they all contain contrary aspects, at least when human beings are concerned. Current suggestion states that since homosexuality is not genetically determined, no survival value is required. Homosexual behavior pattern would be an evolutionary byproduct of pleasure as an essential consequence of the sexual act to favor reproduction and to maintain links between partners. Although still a preliminary proposal, the statement pinpoints new trends in interpretation and investigation within the relationship between homosexuality and evolutionism.
Key words: Evolutionism, homosexuality, sexual pleasure.

REFLEXIN SOBRE LA HOMOSEXUALIDAD COMO SUBPRODUCTO DE LA EVOLUCIN DEL PLACER


RESUMEN. La incidencia de comportamiento homosexual en diversas especies ha sido encarada como un desafo a la propuesta evolucionista, por configurarse como un modelo que se mantiene pese a no promover la reproduccin. Una serie de hiptesis explicativas de ventajas evolutivas de la homosexualidad fue desarrollada por diversos autores, pero, en todas se pueden encontrar aspectos problemticos que las contradicen al menos en lo que se refiere a la especie humana. La hiptesis aqu defendida es la de que la homosexualidad no seria genticamente determinada, luego no demandara valor de supervivencia. Este modelo de comportamiento sera un subproducto de la evolucin del placer en cuanto efecto esencial del acto sexual con vistas a favorecer la reproduccin y la creacin de vnculos entre parejas. Pese a que se caracterice como una propuesta preliminar, esta hiptesis seala nuevas direcciones de interpretacin e investigacin de la relacin entre homosexualidad y evolucionismo.
Palabras-clave: evolucionismo, homosexualidad, placer sexual..

Considerando a amplitude de estudos sobre a homossexualidade, em especial aqueles que discutem possveis hipteses evolutivas, o presente artigo se
*
#

prope a apresentar uma breve reviso terica sobre o carter evolutivo da homossexualidade e, a partir desta, iniciar uma reflexo sobre outros elementos que

Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Coordenadora do Servio de Apoio ao Estudante do Centro Universitrio do Par. Doutora em Psicologia. Docente do Departamento de Psicologia Experimental UFPA.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 1, p. 133-139, jan./abr. 2007

134

Menezes e Brito

podem estar relacionados ao processo de seleo do padro homossexual exclusivo na espcie humana. O comportamento homossexual j foi registrado em todas as espcies animais em que a sexualidade foi investigada ou observada (Gadpaille, 1980). Esse fato indica sua naturalidade e levanta um ponto crucial para a explicao biolgica: se a homossexualidade for biologicamente determinada, como pode manter-se na espcie se os indivduos que apresentam tal fentipo raramente procriam? Segundo Gadpaille (1980), essa pergunta pertinente apenas na espcie humana, por ser a nica a apresentar indivduos com comportamento homossexual exclusivo, j que, na ausncia de exclusividade, a transmisso para a prole dar-se-ia normalmente. Contudo, Judson (2003) questiona desde quando o padro exclusivo seria recorrente na espcie humana. Para esta autora, enquanto a precocidade deste padro na espcie no for comprovada, a homossexualidade no desafiaria a perspectiva evolutiva, pois seria diretamente transmitida prole. Considerando-se que a homossexualidade exclusiva seria geneticamente determinada, diferentes hipteses foram desenvolvidas no sentido de propor explicaes evolutivas que dariam conta da permanncia deste padro na espcie humana. Cada uma delas ser sintetizada e discutida a seguir. Homossexuais aumentariam o sucesso reprodutivo de parentes ao cuidar da prole alheia, possibilitando a sobrevivncia de parte dos seus genes.

Por fim, Miller (2000) defende que a hiptese de que a no-procriao de alguns membros da famlia proporcionaria um maior cuidado da prole dos demais membros seria mais pertinente se fosse utilizada como explicao de no-reproduo, j que, para este autor, a ausncia de parceiros seria uma maior garantia do cuidado de parentes. Wright (1996), tambm argumenta de forma similar, apontando que para esta hiptese, a formao de vnculos entre homossexuais seria incompreensvel. Por supresso reprodutiva, a homossexualidade se desenvolveria em uma casta de proteo grupal.

Assim, em espcies com hierarquia bem definida, seria observada uma casta de indivduos homossexuais que seriam responsveis pela proteo do grupo (em contraposio ao papel reprodutivo do restante). Esta hiptese apresentada e negada por Judson (2003) sob o argumento de que no reflete a realidade da espcie humana e, mesmo em outras espcies, a defesa de indivduos no relacionados geneticamente seria incongruente com a proposta evolutiva. Vantagem heterozigtica.

No foram encontradas, at o momento, evidncias contundentes de que esta funo fosse pertinente no caso da espcie humana. Como h ainda a ausncia de pesquisas que comprovem que homossexuais realmente se empenhem no cuidado de filhos de parentes, no h como saber a pertinncia desta hiptese. Alm disso, segundo Denniston (1980), Judson (2003) e Wright (1996), se tal explicao fosse real, colnias com um nico reprodutor (como algumas abelhas) ou com castas de proteo de parentes (como formigas estreis) deveriam apresentar um elevado ndice de homossexualidade, contudo, isto nunca foi relatado. Futuyma e Risch (1984) afirmam, ainda, que h evidncias de que, em primatas, a prtica de ajudar a criar a prole de outros seria aprendida e independente de relaes sangneas, o que refutaria uma explicao evolutiva de tal prtica (ver ainda Erwin & Maple, 1976).

De acordo com Denniston (1980) e Judson (2003) esta hiptese defenderia que indivduos homossexuais seriam homozigticos para algum fator cuja heterozigose seria extremamente benfica espcie, o que manteria a seleo destes genes. Contudo, Judson (2003) afirma que, alm de essa situao (em que um mesmo gene vantajoso quando heterozigtico e desvantajoso quando homozigtico) ser muito rara, no teria sido identificada ainda uma vantagem reprodutiva associada que a justificasse. Para Miller (2000), essa vantagem seria relacionada a caractersticas femininas como sensibilidade, gentileza e empatia, que corresponderiam a um melhor cuidado parental. Assim, hipotetiza a existncia de cinco alelos que, quando todos presentes, ocasionariam o desenvolvimento da homossexualidade; mas quando apenas dois ou trs se fizessem presentes, estes ocasionariam o desenvolvimento de heterossexuais com excelente cuidado parental; e quando todos estivessem ausentes ou apenas um estivesse presente, desenvolver-se-ia um indivduo rude e egosta (logo, tambm desvantajoso). Para Miller (2000), nesse caso a probabilidade de desenvolvimento da homossexualidade seria de 3%, o que corresponderia incidncia usualmente registrada. Contudo, esta

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 1, p. 133-139, jan./abr. 2007

Homossexualidade e a evoluo do prazer

135

hiptese precisaria de evidncias genticas para ser comprovada. Efeitos diferenciados de acordo com o sexo.

Esta hiptese, defendida por Judson (2003), consiste em uma caracterstica que representaria grande sucesso reprodutivo para machos e no para fmeas; assim, os genes responsveis pela homossexualidade masculina seriam diferentes daqueles responsveis pela feminina. Apesar de essa autora argumentar que a propagao gentica da homossexualidade seria uma conseqncia da transmisso gentica de um sexo em que esse conjunto de genes vantajoso para outro em que no o , no se saberia ao certo que vantagens seriam essas que o sexo feminino apresentaria as quais estariam relacionadas incidncia de homossexualidade no sexo masculino (e vice-versa). Pode-se considerar a argumentao de Miller (2000) sobre a importncia de determinadas caractersticas femininas para o cuidado parental como corroboradora desta hiptese; contudo, para sua comprovao, ter-se-ia que verificar at que ponto tais caractersticas teriam, efetivamente, funo de sobrevivncia da espcie. Manipulao parental.

Esta hiptese afirma que a propagao gentica parental seria maior se a competio sexual entre irmos fosse menor devido existncia de homossexuais na prole (Futuyma & Risch, 1984); contudo, nenhuma evidncia de benefcios pela reduo da competitividade entre irmos foi observada, de modo que estes autores consideram a hiptese de manipulao parental extremamente improvvel. Padro heterozigtico intermedirio.

Werner (1999) defende que heterossexuais e homossexuais exclusivos seriam homozigticos opostos (tipo AA e aa), de modo que a heterozigose seria responsvel por uma maior suscetibilidade influncia ambiental sobre a sexualidade, podendo, assim, gerar o desenvolvimento tanto de padres hetero, quanto homo ou bissexuais. Como evidncia desta hiptese, Werner (1999) compara diferentes formas de expresso da homossexualidade de acordo com a cultura em que o indivduo esteja inserido; todavia, esta proposta de Werner (1999) no possui nenhuma evidncia gentica que a respalde.

Pode-se perceber que as hipteses evolutivas apresentadas at o momento no so fundamentadas em evidncias empricas consistentes e, alm disso, podem ser precipitadas, j que ainda no h consenso cientfico sobre se a homossexualidade seria geneticamente determinada ou no. Assim, estas teorias partem de um pressuposto de determinao biolgica ainda infundado. Futuyma e Risch (1984) ressaltam que se a determinao for ontogentica, pode ocorrer a seleo de padres que sejam contrrios perpetuao da espcie. Neste caso, padres comportamentais estabelecidos e mantidos a partir da relao do indivduo com o ambiente estariam sob controle das conseqncias individuais, j que no seriam transmissveis para a prole, e assim a discusso sobre sua adaptabilidade evolutiva seria incoerente. Analisando o comportamento sexual de diversas espcies, alguns autores, como LeVay (1996) e Judson (2003), defendem que o padro sexual predominante nos animais seria a bissexualidade, o que indicaria que a prtica sexual no seria associada apenas funo reprodutiva. LeVay (1996) aponta, assim, para um fato crucial para a idia que ser aqui defendida, em espcies mais complexas: a de que o sexo possui muitas outras funes que no a reproduo. A nfase em outras funes importante porque, se um padro evolui conjuntamente com outro, sendo que este ltimo apresenta uma funo evolutiva, pode ocorrer que ambos sejam selecionados (Futuyma & Risch, 1984). Deste modo, nenhum padro precisa ser, em si, evolutivamente vantajoso para ser selecionado: basta estar associado a um padro que o seja. Isso pode levar seguinte reflexo: se o sexo possuir outras funes que no a reproduo, como o prazer, o organismo pode ter evoludo no sentido de ser suscetvel a uma ampla variedade de estimulaes sexuais das quais o comportamento homossexual seria apenas uma conseqncia. Esta linha de pensamento defendida por alguns autores (Futuyma & Risch, 1984; Morris, 1968; Seaborg, 1984; entre outros), no sentido de que o comportamento homossexual estaria relacionado plasticidade/flexibilidade sexual. O organismo humano (em especial o sistema nervoso) se desenvolveu de modo especializado que envolve mecanismos abrangentes e complexos de suscetibilidade estimulao sexual, permitindo mltiplas formas de interao sexual (Morris, 1968). O custo evolutivo de um mecanismo to refinado como esse seria elevado demais se o prazer sexual no fosse funcional; assim, Morris (1968) afirma que o prazer seria importante tanto para a homeostase

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 1, p. 133-139, jan./abr. 2007

136

Menezes e Brito

biolgica do organismo quanto para a formao de vnculo entre os parceiros. Deste modo, esse autor afirma que haveria um considervel aumento na probabilidade de sobrevivncia da prole quando os progenitores possussem vnculos o que seria facilitado a partir do prazer sexual. Prticas sexuais no procriativas seriam, assim, resultado deste processo. Uma proposta similar pode ser encontrada em Seaborg (1984), que defende que o aumento da capacidade cognitiva est associado ao aumento da capacidade de aprender e, assim, a uma maior plasticidade comportamental geral dos organismos. Neste sentido, Seaborg (1984) questiona se uma maior plasticidade sexual no poderia ser atrativa por sinalizar maior plasticidade geral e, assim, maior probabilidade de sobrevivncia. Apesar de a relao entre capacidade cognitiva, plasticidade comportamental geral e plasticidade sexual ser observada em uma srie de pesquisas, h lacunas na proposta deste autor. O principal ponto a ser questionado que se, quanto maior fosse a plasticidade sexual, maior seria a capacidade reprodutiva do indivduo (em termos de atrao de parceiros), seriam de esperar incidncias elevadas de toda e qualquer prtica sexual; no obstante, as estimativas apontam que o comportamento homossexual supera em grande valor os ndices de outros padres (ver Kinsey, Pomeroy & Martin, 1948). Partindo do que foi apresentado, podemos desenvolver duas proposies: 1. O comportamento homossexual um subproduto do prazer. 2. A exclusividade um produto social. Quando se analisa a funo evolutiva de um dado padro comportamental, preciso considerar a possibilidade de este padro constituir-se em um subproduto de outro comportamento evolutivamente eficaz. Este posicionamento defendido por Pinker (2004), que, discutindo a funo evolutiva do estupro, afirma que a combinao de duas habilidades que sejam importantes para a manuteno da espcie (no caso do estupro, o desejo por sexo e a violncia como forma de alcanar objetivos) pode tornar o indivduo apto a apresentar desempenho de forma contrria aos princpios evolutivos. A proposta do autor uma anlise mais aprofundada dos componentes de um dado padro. Assim, se um organismo evoluiu apto a desempenhar determinados padres comportamentais, que independentemente so funcionais, estes podem ser combinados em um terceiro padro que no seja funcional. Wright (1996), de forma similar, reflete

sobre a possibilidade de que algumas caractersticas da personalidade para as quais h predisposies genticas sejam um rudo um produto incidental da evoluo, que no seja especificamente favorecido pela seleo natural (p.60). Wright (1996) acrescenta, ainda, que da mesma forma que a evoluo natural criou uma forma de prazer... ela pode vir a desempenhar outras funes, as quais poderiam ser, tambm, resultado da evoluo gentica ou ainda de mudanas culturais. Dessa forma, este autor defende, de modo similar presente proposta, que o padro homossexual seria mais uma expresso da maleabilidade comportamental humana, resultando de predisposies genticas interagindo com determinados elementos ambientais reguladores. Assim, por mais que a prtica heterossexual seja mais funcional no sentido de propagao dos genes, pode-se hipotetizar que a combinao do prazer (cuja funo fez com que fosse selecionado) com regras sociais de imposio de exclusividade faam com que a maioria dos indivduos adote, publicamente, prticas sexuais direcionadas a apenas um sexo. Assim, a proposta defendida pelas autoras do presente trabalho que a dificuldade em encontrar determinantes biolgicos diretos do comportamento homossexual, ou de outras prticas sexuais no reprodutivas, e de justificar sua seleo e manuteno com incidncia elevada na espcie humana pode se dever ao fato de que o padro homossexual em si no teria sido selecionado ele seria decorrente da variabilidade e extenso do prazer sexual. Para compreender esta proposta, seria necessrio, antes de qualquer coisa, identificar se o sexo apresentaria outras funes que no apenas a reproduo. Uma evidncia disso foi destacada por Fischer (1995), ao afirmar que o organismo humano havia sido selecionado possuindo uma nsia pela variedade sexual (p. 200), a qual seria observvel a partir da anlise do sistema lmbico e sua relao com o desejo sexual e a paixo, garantindo uma constante busca por sexo e, conseqentemente, um aumento da probabilidade reprodutiva. Apesar de a autora no apontar diretamente para esse fato, pode-se argumentar que a seleo de uma fisiologia direcionada suscetibilidade ao prazer no estaria relacionada direcionalidade do mesmo (no sentido de orientao sexual), ou seja, no momento em que o indivduo propenso a ter uma vida sexual muito ativa, esta atividade poderia ocorrer das mais diversas formas. Outra evidncia seria a ovulao oculta (que est associada receptividade sexual continuada da

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 1, p. 133-139, jan./abr. 2007

Homossexualidade e a evoluo do prazer

137

fmea). Quando nossos ancestrais perderam a sinalizao de que a fmea estava frtil, a prtica sexual passou a ocorrer com maior freqncia e independentemente da possibilidade de procriao. Para Diamond (1999), se a nica funo do ato sexual fosse a reproduo, tal prtica continuada caracterizaria um desperdcio biolgico (envolvendo um gasto elevado de energia e de tempo e acarretando riscos de danos e morte). Assim, o autor afirma que o sexo precisaria ter outras funes, como o prazer e a formao de vnculos. Por outro lado, qual seria a importncia do prazer e da formao de vnculos para a sobrevivncia da espcie? Fischer (1995) descreve como a bipedia associada ao crescimento cerebral gerou a necessidade de que os bebs nascessem cada vez mais prematuros, de modo que fossem aptos a passar pelo canal plvico. Este fator, associado com um grande e crescente nmero de novas informaes para serem aprendidas, fez com que a infncia se tornasse mais prolongada e a dependncia do filhote tambm aumentasse. Assim, a possibilidade de a me sozinha ser capaz de cuidar da prole com sucesso se reduzia e a presena do pai em casa se tornava uma necessidade. Deste modo, casais que possuam uma relao afetiva que os unisse, acabavam por dividir tarefas e padres de ajuda mtua, aumentando a probabilidade de sobrevivncia da prole (ver tambm Wright, 1996). Assim, possibilitada a continuao da espcie, foram selecionados mecanismos relacionados ao vnculo afetivo, ao prazer, paixo. Essa associao do prazer com a formao de vnculos ressaltada tambm por Fischer (1995) a partir de sua anlise da funo do orgasmo feminino: O orgasmo feminino evoluiu por razes genunas: para encorajar as fmeas a procurar sexo, para estabelecer uma relao ntima com um parceiro reprodutivo ou com um amante, para lhe demonstrar seu agrado e para ajudar a fertilizao (p.215). Assim, o orgasmo seria conseqncia de uma relao afetiva mais estvel (que possibilitaria maior envolvimento e relaxamento da fmea) e, inversamente, seria responsvel pelo aumento da afetividade existente entre o casal. Fisher (1995) discute, ainda, o sexo frontal como decorrncia da bipedia. Segundo esta autora, tal prtica foi suplementada pela possibilidade de expresso e percepo do prazer do outro e para o outro durante o ato sexual o que favoreceria o aumento tanto do prazer quanto do vnculo afetivo entre o casal. A partir desta anlise, pode-se compreender que a variedade sexual e o prazer evoluram de forma a

manter o casal unido e assim aumentar as chances de sobrevivncia da prole. No momento em que o organismo passou a ser apto estimulao generalizada (tanto no que se refere extenso corprea quanto ao perodo do ms), no havia restrio a que prtica sexual fosse desenvolvida, tornando possveis as mais variadas prticas sexuais includa a homossexual. Assim, a prtica homossexual seria um subproduto da funo do prazer, mas, alm disso, seria tambm afetada pelas demais funes do sexo, de modo a tornar possvel o desenvolvimento de vnculo afetivo e monogamia1 entre indivduos homossexuais. Resta ainda uma lacuna nesta explicao: a funo do prazer justificaria a homossexualidade como uma conseqncia da variabilidade sexual; mas se a questo variabilidade, como justificar a existncia de padres exclusivos? Esta pergunta refere-se a ambos os extremos comportamentais, pois se o encadeamento exposto anteriormente estiver correto, faltar ainda explicar os heterossexuais e os homossexuais exclusivos. Segundo Gadpaille (1980) e Fischer (1995), a espcie humana destaca-se pela infreqncia de homossexualidade entre seus indivduos e pela exclusividade deste padro em muitos deles. A hiptese explicativa levantada pelas autoras destes estudos que a exclusividade no seria um produto com funo evolutiva, pois seria construda socialmente. Mead (1988) afirma que as configuraes sociais assumidas pelos sexos so muito mais diversificadas e abrangentes do que usualmente discutido na literatura. Isto porque a maioria das descries de padres sexuais refere-se sociedade ocidental urbana, enquanto sociedades primitivas podem ser deveras diferentes. De acordo com Mead (1988), quanto mais rgida a sociedade, maior a obrigatoriedade de seus indivduos assumirem posicionamentos sexuais extremados, tornando a adequao de muitos de seus membros dificultada, de modo que estes acabam por comportar-se no outro extremo possvel. Um exemplo do papel da sociedade no desenvolvimento cultural de uma sexualidade exclusiva pode ser encontrado nas descries de
1

Uma discusso pormenorizada do conceito de monogamia foge o escopo deste trabalho, contudo, faz-se importante ressaltar que evolutivamente este conceito no est vinculado ao de fidelidade e/ou exclusividade de parceiro. Tais relaes so produtos sociais e so contrrias noo de variabilidade gentica como propulsora da qualidade gnica.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 1, p. 133-139, jan./abr. 2007

138

Menezes e Brito

Grmaux (1995) de sociedades patriarcais de albaneses do Norte, montenegrinos e alguns grupos tnicos dos Blcs Ocidentais. Nestas culturas, a proibio de que mulheres exeram o papel de provedoras e executem trabalho externo faz com que famlias sem filhos homens precisem adotar uma prtica especfica que possibilite o trabalho da mulher no campo: a adoo de uma identidade masculina, acompanhada da ausncia de relaes sexuais com indivduos do sexo masculino (virgem jurada), (Grmaux, 1995, p. 200). Nestes casos, a exclusividade do padro homossexual seria estabelecida a partir de uma srie de exigncias sociais. Fazendo um paralelo destas culturas (como relatam Mead, 1988 e Grmaux, 1995) com a cultura ocidental presente, pode-se questionar se a rigidez das normas sociais no seria tambm, aqui, responsvel pela adoo de papis sexuais exclusivos. Afinal, os grupos sociais so bastante distintos e, em alguns deles o vesturio, padres comportamentais (no-sexuais, inclusive), locais de lazer, etc. representam o grupo ao qual dado indivduo pertence (para uma anlise da configurao dos grupos homossexuais atuais, ver Werner, 1999). A rotatividade entre os grupos passa a ser extremamente dificultada, j que implicaria em modificar uma srie de comportamentos j instalados e em enfrentar preconceitos que um grupo sofre perante os outros. Assim, o indivduo encontra-se em posio de adotar uma identidade social especfica (no sentido de comportar-se de acordo com os demais membros do grupo para garantir sua permanncia nele), a qual estaria associada, entre outras coisas, a um dado padro (em geral exclusivo) de relao sexual. Diversos autores apresentam dados que corroboram esta anlise a partir dos trs argumentos apontados anteriormente: ressaltam que um padro de orientao sexual ambguo representaria um custo elevado da resposta, devido necessidade de aprendizagem de padres comportamentais muito diferenciados (Ross, 1984; Van Wyk & Geist, 1982); apontam para a necessidade de insero em um grupo social, o que, na cultura vigente, d-se predominantemente a partir de identidade de gnero (Kinsey, Pomeroy & Martin, 1948; Troiden, 1979); e, por fim, dados de que a exclusividade seria um padro mais freqente em sociedades mais rgidas em termos de regras sobre as condutas sexuais indicariam que o preconceito e a normatizao do sexo seriam fundamentais para o estabelecimento da exclusividade como padro sexual preponderante (Dannecker, 1984; Mead, 1988; Minton & MacDonald, 1984; Ross, 1984; Van Wyk & Geist, 1982; Whitam, 1983). Os efeitos dessa presso social no se fazem sentir de forma

explcita sobre cada indivduo, de modo que os indivduos passam a controlar o comportamento (inclusive os sentimentos) sem que haja, necessariamente, a identificao individual deste controle; ou seja, ao estar inserido neste contexto social abrangente e rigoroso quanto s regras de conduta sexual existentes, o indivduo passa a se comportar e, consequentemente, a desejar em consonncia com este cenrio maior. A proposta deste estudo consistiu, assim, em compreender a homossexualidade como um subproduto da necessidade da criao de vnculo entre progenitores, a qual foi solucionada a partir do prazer sexual; bem como compreender a exclusividade como um padro socialmente imposto, associado rigidez social de estabelecimento de papis, prevendo sanes e dificuldades em termos de mudanas de padro. Tal proposta apresenta-se, ainda, de forma preliminar, mas, possui a vantagem de dar conta da discusso da funo evolutiva a partir de dados j existentes, sem recorrer a possibilidades no comprovadas (como a existncia de um gene gay) e sem incorrer no dilema de como um padro no-reprodutivo (homossexualidade exclusiva) seria selecionado.

REFERNCIAS
Dannecker, M. (1984). Towards a theory of homosexuality: Sociohistorical perspectives. In J. P. De Cecco & D. A. Parker (Eds.), Sex, cells, and same-sex desire: The biology of sexual preference (pp. 01-08). New York: The Haworth . Denniston, R. H. (1980). Ambissexuality in animals. In J. Marmor (Ed.), Homosexual behavior: A modern reappraisal (pp. 2540). Nova Iorque: Basic Books. Diamond, J. (1999). Por qu o sexo divertido?- A evoluo da sexualidade humana. Rio de Janeiro: Rocco. Erwin, J. & Maple, T. (1976). Ambisexual behavior with malemale anal penetration in male rhesus monkeys. Archives of Sexual Behaviour, 5, 9-14. Fischer, H. (1995). A anatomia do amor: a histria natural da monogamia, do adultrio e do divrcio. Rio de Janeiro: Eureka. Futuyma, D. J. & Risch, S. J. (1984). Sexual orientation, sociobiology and evolution. Journal of Homosexuality, 9(3), 157-168. Gadpaille, W. J. (1980). Cross-species and cross-cultural contributions to understanding homosexual activity. Archives of General Psychiatry, 37, 349-356. Grmaux, R. (1995). Mulheres masculinizadas dos Blcs. Em J. Bremmer (Org.), De Safo a Sade: momentos da histria da sexualidade (pp. 199-236). So Paulo: Papirus. Judson, O. (2003). Consultrio sexual da Dra. Tatiana para toda a criao. So Paulo: Imago.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 1, p. 133-139, jan./abr. 2007

Homossexualidade e a evoluo do prazer

139

Kinsey, A. C., Pomeroy, W. B. & Martin, C. E. (1948). Sexual behavior in the human male. Filadelfia/Londres: W. B. Saunders. LeVay, S. (1996). Queer science: The use and abuse of research into homosexuality. Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology. Mead, M. (1988). Sexo e temperamento. So Paulo: Perspectiva. Miller, E. M. (2000). Homosexuality, birth order, and evolution: Toward an equilibrium reproductive economics of homosexuality. Archives of Sexual Behavior, 29(1), 1-34. Minton, H. L. & McDonald, G. J. (1984). Homosexual identity formation as a developmental process. In J. P. De Cecco & D. A. Parker (Eds.), Sex, cells, and same-sex desire: The biology of sexual preference (pp. 91-104). New York: The Haworth. Morris, D. (1968). O macaco nu: um estudo do animal humano. Rio de Janeiro: Record. Pinker, S. (2004). Tabula Rasa: a negao contempornea da natureza humana. So Paulo: Companhia das Letras. Ross, M. W. (1984). Beyond the biological model: New directions in bisexual and homosexual research. Journal of Homosexuality, 10(3/4), 63-70. Seaborg, D. M. (1984). Sexual orientation, behavioral plasticity and evolution. Journal of Homosexuality, 10(3/4), 153-158.

Troiden, R. R. (1979). Becoming homosexual: A model of gay identity acquisition. Psychiatry, 42, 362-373. Van Wyk, P. H. & Geist, C. S. (1995). Biology of bisexuality: Critique and observations. In J. P. De Cecco & D. A. Parker (Eds.), Sex, cells, and same-sex desire: The biology of sexual preference (pp. 357-373). New York: The Haworth. Werner, D. (1999). Variao cultural na homossexualidade masculina. Em D. Werner, Sexo, smbolo e solidariedade: ensaios de Psicologia Evolucionista (pp. 35-50). Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina. Whitam, F. L. (1983). Culturally invariable properties of male homosexuality: Tentative conclusions from cross cultural research. Archives of Sexual Behavior, 12(3), 207-226. Wright, R. (1996). O animal moral. Rio de Janeiro: Campus.

Recebido em 10/06/2005 Aceito em 15/05/2006

Endereo para correspondncia: Aline Beckmann de Castro Menezes. Rua Augusto Corra s/n, Universidade Federal do Par, Laboratrio de Psicologia Experimental, CEP 66075-900, Belm-PA. E-mail: alinebcm@gmail.com

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 1, p. 133-139, jan./abr. 2007

Vous aimerez peut-être aussi