Vous êtes sur la page 1sur 2

O oficio do Antroplogo

A palavra Antropologia tem sua origem do vocabulrio grego, sendo que a palavra anthropos, tem por traduo homem e a palavra logia estudo. Desta forma, uma traduo direta e simples tem o significado estudo do homem. Porm a situao atual da antropologia tenta penetrar na incrvel viagem para dentro da unidade e da variabilidade do homem no espao e no tempo. O prolongamento desta aventura amplia a definio de anthropos, partindo do animal humano ao homem social; oikos, o meio, a tcnica e a governao da riqueza; krathos, o poder, a poltica e a jurstica; mythos, a atividade simblica e o mundo imaginrio. Desta forma, o profissional de antropologia se preocupa em conhecer o homem como um todo e as variaes culturais produzidas por ele ao longo dos tempos. Esta profisso caracterizada como uma cincia social que estuda o homem, a humanidade, bem como as crenas, os hbitos e os costumes alm de sua evoluo perante os tempos. Assim, os antroplogos estudam os grupos e a diversidade cultural existente entre eles. A Antropologia estuda tambm a evoluo da espcie humana e a sua interao com o ambiente no qual est inserido. Desta forma, o profissional de antropologia se preocupa em conhecer o homem como um todo e as variaes culturais produzidas por ele ao longo dos tempos. A cincia antropolgica comumente dividida em duas esferas principais: a antropologia biolgica (ou fsica) e antropologia cultural (ou social) Cada uma delas atua em campos de estudo mais ou menos independentes, pois especialistas numa rea frequentemente consultam e cooperam com especialistas na outra rea. A antropologia biolgica geralmente classificada como uma cincia natural, enquanto a antropologia cultural considerada uma cincia social. A antropologia biolgica, como o nome j indica, dedica-se aos aspectos biolgicos dos seres humanos. Busca conhecer as diferenas ditas raciais e tnicas, a origem e a evoluo da humanidade. Os antroplogos desta rea de conhecimento estudam fsseis e observam o comportamento de outros primatas. A antropologia cultural dedica-se primordialmente ao desenvolvimento das sociedades humanas no mundo. Estuda os comportamentos dos grupos humanos, as origens da religio, os costumes e convenes sociais, o desenvolvimento tcnico e os relacionamentos familiares.

Slide 5 Um campo muito importante da antropologia cultural a lingstica, que estuda a histria e a estrutura da linguagem. A lingstica especialmente valorizada porque os antroplogos se apiam nela para observar os sistemas de comunicao e apreender a viso do mundo das pessoas. Atravs desta cincia tambm possvel coletar histrias orais do grupo estudado.

Histria oral constituda na sociedade a partir da poesia, das canes, dos mitos, provrbios e lendas populares. A antropologia cultural e biolgica conectam-se com outros dois campos de estudo: a arqueologia e a antropologia aplicada. Nas escavaes, os arquelogos encontram vestgios de prdios antigos, utenslios, cermica e outros artefatos pelos quais o passado de uma cultura pode ser datado e descrito. Pelo fato da antropologia explorar amplo conjunto de disciplinas, investigando diversos aspectos em todas as sociedades humanas, ela deve apoiar-se nas pesquisas feitas por estas outras disciplinas para poder formular suas concluses. Dentre as disciplinas mais afins encontramos a Histria, Geografia, Geologia, Biologia, Anatomia, Gentica, Economia, Psicologia e Sociologia, juntamente com as disciplinas altamente especializadas como a lingstica e a arqueologia, anteriormente mencionadas.

A antropologia aplicada, com base nas pesquisas realizadas pelos antroplogos, assessora os governos e outras instituies na formulao e implementao de polticas para grupos especficos de populaes. Ela pode, em certa medida, ajudar governos de pases em desenvolvimento a superarem as dificuldades que as populaes destes pases enfrentam no embate com a complexidade dos fluxos civilizacionais do sculo 21. E pode tambm ser usada pelos governos na formulao de polticas sociais, educacionais e econmicas para as minorias tnicas no interior de suas fronteiras. O trabalho da antropologia aplicada freqentemente desenvolvido por especialistas nos campos da economia, da histria social e da psicologia.

Vous aimerez peut-être aussi