Vous êtes sur la page 1sur 10

26/07/13

Saber Eletrnica Online

Imprimir

PRODUTOS / Tecnologia
13/12/2007 07:09:06

O que voc precisa saber sobre as fontes - Parte 1 - Fontes Lineares


As fontes lineares (ou analgicas) so as mais comuns e tradicionais na maioria das aplicaes eletrnicas. Neste artigo analisamos seu princpio de funcionamento e damos algumas dicas para os leitores que precisam deste tipo de circuito.
New ton C. Braga

Para entender como funciona uma fonte linear, devemos iniciar pela sua estrutura bsica. Para isso, devemos partir de suas estrutura, mostrada na figura 1.

Fig. 1 - Estrutura de uma fonte linear

Veja Tambm O que voc precisa saber sobre as fontes - Parte 2Reguladores de tenso O que voc precisa saber sobre as fontes - Parte 3 Topologia das fontes chaveadas O que voc precisa saber sobre as fontes - Fontes sem transformador - Parte 4

O primeiro bloco utiliza normalmente um transformador, e sua finalidade alterar a tenso alternada de entrada para um valor que melhor possa ser empregado pelas etapas seguintes. O segundo bloco o de retificao, utilizando diodos semicondutores, vlvulas ou outros dispositivos que apresentem a propriedade de conduzir a corrente em um nico sentido. O bloco de filtragem consta basicamente de capacitores, mas podemos encontrar elementos adicionais como indutores e resistores, dependendo da configurao, nvel de filtragem desejado e aplicao do circuito. Temos finalmente um bloco regulador de tenso, que tem por finalidade fornecer a tenso desejada na sada, sem variaes, independentemente da carga alimentada. Nas fontes lineares (ou analgicas)esse bloco funciona como um resistor varivel, cuja resistncia muda com a corrente na carga de modo a formar um divisor em que a tenso na carga se mantm constante, independentemente da corrente que ela drene. Isso exemplificado na figura 2.

www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/68/imprimir:yes

1/10

26/07/13

Saber Eletrnica Online

Fig. 2 - Regulador de tenso

Quando a corrente aumenta na carga, a resistncia do dispositivo regulador diminui de modo a compensar essa variao, mantendo a tenso no dispositivo alimentado constante. Veja que esse comportamento diferente das fontes chaveadas, em que a tenso na carga mantida pelo tempo de conduo de um dispositivo que funciona como um interruptor, ligando e desligando a corrente. Enquanto que em um caso temos uma operao no domnio das resistncias, no outro temos uma operao no domnio dos tempos. Elementos adicionais podem ser agregados a esses blocos como, por exemplo, um bloco de medida da tenso de sada para as fontes variveis, blocos de proteo que desativam a fonte quando ocorre curto na sada ou se a corrente ultrapassa determinado valor, etc. Podemos, a partir de agora, fazer uma anlise detalhada de cada um desses blocos. O transformador Na maioria das fontes lineares, o primeiro bloco que encontramos tem por componente bsico um transformador. Sua finalidade alterar a tenso alternada de entrada, passando-a para um valor que possa melhor ser usado pelos circuitos seguintes, conforme ilustra a figura 3.

Fig. 3 - Transformador

Na maioria dos casos empregado um transformador simples abaixador de tenso. No entanto, dependendo da fonte, podemos ter diversos outros tipos de transformadores que so exibidos na figura 4.

Fig. 4 - Outros tipos de transformador Assim, em (a) temos um transformador com dois secundrios, de modo a obter duas tenses diferentes para setores diferentes de um mesmo equipamento. Nos equipamentos valvulados antigos, e mesmo nas verses modernas, comum o uso de um transformador que tenha um secundrio duplo de alta tenso para a alimentao dos denominados circuitos de placa e um secundrio de baixa tenso, normalmente 6,3 V, para os filamentos das vlvulas.
www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/68/imprimir:yes 2/10

26/07/13

Saber Eletrnica Online

As vlvulas operam com altas tenses, sendo comuns os valores de 80 V a 450 V nesses transformadores. Os transformadores desse tipo so componentes pesados e caros, observe dois exemplos na figura 5.

Fig. 5 - Transformadores de alta tenso

Em (b) temos um autotransformador, em que existe um enrolamento nico cujas derivaes funcionam como primrio e secundrio. importante lembrar que a transferncia da energia de um enrolamento para outro em um transformador comum se faz exclusivamente pelo campo magntico. Desse modo, o enrolamento primrio isolado do secundrio, o que torna o transformador um componente muito importante para dotar os circuitos de segurana. No caso dos autotransformadores, esse isolamento no existe, havendo o perigo de choques em quem tocar suas partes expostas, quando se tratar de equipamento ligado rede de energia. Os transformadores usados nas fontes de alimentao comuns tero dimenses e especificaes de acordo com a corrente e a tenso que devem fornecer. Na figura 6 vemos os aspectos fsicos desses transformadores.

Fig.6 - Exemplos de transformadores Observamos que a tenso do secundrio de um transformador utilizado numa fonte de alimentao no obrigatoriamente a mesma que a fonte onde ele vai operar deve fornecer. Os circuitos de retificao, filtragem e regulagem alteram essa tenso de secundrio. A tenso do transformador deve ter um valor que seja mais apropriado para que esses circuitos operem, fornecendo a tenso que se deseja em sua sada.

Fase Ao projetar uma fonte de alimentao, preciso ter em mente que tipo de retificao ser usada para escolher o transformador apropriado. Assim, comum que sejam utilizados transformadores com enrolamentos simples ou transformadores dotados de um enrolamento com tomada central center tape (CT), conforme mostra a figura 7.

www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/68/imprimir:yes

3/10

26/07/13

Saber Eletrnica Online

Fig.7 - Transformador com CT O transformador simples usado quando a retificao de meia onda ou ento utiliza-se uma ponte retificadora, o que ser visto no item seguinte. O transformador com tomada central empregado quando se faz a retificao de onda completa com dois diodos. Acontece que, se tomarmos como referncia a tomada central, ligando-a terra do circuito, as tenses encontradas nas extremidades dos outros dois enrolamentos estaro em oposio de fase, veja a figura 8.

Fig. 8 - Oposio de fase Conseqentemente, quando o semiciclo positivo estiver presente no enrolamento superior, no inferior teremos o semiciclo negativo e vice-versa. Essa oposio de fase fundamental para o processo de retificao.

Transformadores toroidais Os transformadores comuns usados em fontes de alimentao utilizam ferro doce laminado como ncleo, em diversos formatos. Empregando-se ferro laminado, com as lminas isoladas umas das outras, so evitadas as correntes de turbilho (Eddie) que causam perdas na transferncia da energia de um enrolamento para outro. Essas perdas, alm disso, provocam o aquecimento do componente, pois a energia das correntes no ncleo se transforma em calor, observe a figura 9.

Fig.9- Corrente do ncleo O formato das lminas tal que elas fecham o campo magntico produzido pelo enrolamento primrio, envolvendo totalmente o enrolamento secundrio. Isso garante uma boa transferncia da energia de um enrolamento para outro. Esses transformadores so relativamente eficientes e baratos quando em trabalhos com correntes de baixas freqncias, tais como a energia da rede local de corrente alternada ou mesmo sinais de udio.

Veja que a quantidade de energia que vai ser transferida de um enrolamento a outro est
www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/68/imprimir:yes 4/10

26/07/13

Saber Eletrnica Online

diretamente ligada ao fluxo do campo magntico criado no ncleo. Portanto, quanto maior for a potncia de um transformador, maior deve ser o ncleo e conseqentemente maior deve ser o componente. No entanto, as fugas do campo magntico desses transformadores, alm das perdas, tm um outro inconveniente que a possibilidade de interferir em outros circuitos do mesmo aparelho. comum o uso de blindagens para os transformadores feitas com materiais diamagnticos como o alumnio ou o cobre, e ainda o aterramento da prpria carcaa dos transformador, atente para a figura 10.

Fig. 10 - Aterramento de carcaa Nas fontes chaveadas, conforme veremos, a utilizao de correntes de altas freqncias faz com que o uso d esse tipo de transformador seja invivel. Entretanto, usando-se transformadores de ferrite, eles podem ser muito menores e mais eficientes. Uma tecnologia que j est sendo muito empregada na fabricao de transformadores a que utiliza ncleos toroidais. Conforme o nome sugere, o ncleo consiste em um anel ou toride, em torno do qual so feitos os enrolamentos (figura 11).

Fig. 11 - Trasformadores toroidais

Esses transformadores so muito mais eficientes, mas apresentam uma dificuldade tcnica para sua construo: como fazer o enrolamento atravs de mquinas! Por esse motivo, esses transformadores ainda so caros e pouco usados. Retificao A tenso obtida no secundrio de um transformador alternada e, conforme vimos, a finalidade de uma fonte,na maioria dos casos, fornecer uma tenso contnua para a alimentao de um circuito eletrnico. Para conseguir uma tenso contnua a partir de uma tenso alternada, fazemos uso de circuitos retificadores. Os circuitos retificadores comuns se baseiam nas propriedades eltricas dos diodos semicondutores e nos equipamentos antigos das vlvulas diodos, representados na figura 12.

Fig. 12 - Diodo Esses componentes possuem curvas caractersticas conforme ilustra a figura 13, conduzindo a corrente num nico sentido.

www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/68/imprimir:yes

5/10

26/07/13

Saber Eletrnica Online

Fig. 13 - Curva caracterstica

Desse modo, a maneira mais simples de se obter uma corrente contnua a partir da tenso alternada do secundrio de um transformador consiste em se ligar um diodo, de acordo com a figura 14.

Fig. 14 - Retificao de meia onda A carga (R) ser percorrida apenas pelos semiciclos positivos, isto , por uma corrente pulsante que circula apenas em um sentido. Observe que, neste circuito, os semiciclos negativos so perdidos, ou seja, temos um sistema de retificao de meia onda. Para obter a retificao aproveitando os dois semiciclos da corrente alternada, h duas possibilidades. A primeira delas consiste no uso de um transformador com tomada central, conforme ilustra a figura 15, e dois diodos retificadores.

Fig. 15 - Retificao de onda completa

O diodo D1 conduz apenas os semiciclos positivos, enquanto que o diodo D2 conduz os semiciclos negativos. Os dois semiciclos so unidos e circulam no mesmo sentido pelo circuito de carga. Este sistema de retificao Solues denominado de retificao de onda completa. evidente que o aproveitamento da energia de um transformador com esse sistema maior do que no caso da meia onda. Existem outras vantagens que ficaro claras mais adiante. Uma outra maneira de conseguir a retificao de onda completa, mas usando um transformador comum, fazendo uso de uma ponte retificadora, ou Ponte de Graetz como tambm chamada. Essa ponte ligada no secundrio do transformador e na carga, conforme mostra a figura 16.

www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/68/imprimir:yes

6/10

26/07/13

Saber Eletrnica Online

Fig. 16 - Ponte retificadora Um ponto importante que deve ser observado quando usamos dois diodos e um transformador com tomada central, quando comparado ao uso da ponte, o referente queda de tenso nos diodos. Diodos retificadores de silcio apresentam uma queda de tenso no sentido direto da ordem de 0,6 V quando conduzem.

No circuito com tomada central, cada semiciclo conduzido passa apenas por um diodo, portanto a queda de tenso de apenas 0,6 V. Contudo, no circuito em ponte, cada semiciclo passa por um diodo e depois por outro em srie, o que representa uma queda de tenso de 1,2 V. Nas fontes de tenses relativamente altas essa queda no importante, mas em um circuito de baixa tenso, essa queda deve ser considerada. Lembramos que existem fontes especiais, principalmente usadas em equipamentos crticos que empregam diodos retificadores do tipo Schottky. Esses diodos se caracterizam por apresentarem uma queda de tenso no sentido direto extremamente baixa, menos de 0,1 V, no interferindo portanto no funcionamento do circuito. Especificaes dos diodos Os diodos so encontrados em diferentes tamanhos e tipos de acordo com a aplicao. Na figura 17 temos o smbolo adotado para representar o diodo e alguns dos tipos mais comuns.

Fig.17 - Especificao do diodo Os diodos so componentes polarizados, o que significa que sua posio em um circuito deve ser observada. Assim, comum utilizar algum tipo de indicao para o catodo ou lado do material N como, por exemplo, uma faixa.

Especificaes a) Tenso inversa - como um diodo representa um circuito aberto quando polarizado no sentido inverso, aparece nas suas extremidades toda a tenso do circuito. Para poder usar um diodo precisamos saber se ele suporta esta tenso, a qual especificada como tenso inversa mxima ou Vrrm (ou Vr). b) Corrente direta - a mxima corrente que o diodo pode conduzir quando polarizado no sentido direto. Indicada como If nos manuais. c) Tipo - muitos fabricantes simplesmente indicam os seus diodos por um cdigo de fbrica. Desse modo, para os tipos americanos comum que todos os diodos comecem por 1N, da temos 1N4002, 1N4148, etc. comum ainda usar as letras A para diodos de uso geral, B para silcio e Y para retificadores. Exemplos: BA315, AA115, BY127, etc. Outros fabricantes utilizam cdigos
www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/68/imprimir:yes 7/10

26/07/13

Saber Eletrnica Online

prprios como SK02/1, MR751, P600D, V18 etc. Filtragem A tenso obtida depois do sistema retificador, se aplicada a uma carga resistiva, resulta numa corrente contnua pulsante e no numa corrente contnua pura. Para as aplicaes prticas, entretanto, precisamos aplicar a uma carga uma tenso que seja a mais estvel possvel, livre de quaisquer variaes. Ou seja, precisamos fazer circular na carga uma corrente contnua pura, veja a figura 18.

Fig. 18 - Corrente sem filtragem

Devemos, ento, usar um filtro, para que a corrente contnua formada por pulsos aplicados carga se transforme numa corrente constante que no sofra variaes ciclo a ciclo. A filtragem nasfontes de alimentao comuns lineares pode ser feita de diversas formas. O modo mais simples e que nos serve de exemplo o que faz uso de um capacitor, observe a figura 19.

Fig. 19 - Corrente com filtragem Supondo-se um capacitor de valor suficientemente elevado, e supondo-se uma retificao de meia onda, quando o diodo conduz, ele se carrega com a tenso de pico do secundrio do transformador (desprezamos a queda de tenso no diodo). Quando o semiciclo conduzido comea a sua queda, o capacitor descarrega-se lentamente atravs da carga, mantendo a corrente mais ou menos constante, at que a tenso do semiciclo seguinte alcance o valor que recupere a carga perdida, conforme mostra a figura 20.

Fig. 20 - Ripple

Dessa maneira, alternando os ciclos de carga e descarga durante os tempos de conduo e no conduo do diodo, o capacitor pode manter uma corrente aproximadamente constante sobre a carga. A pequena variao que ocorre nessa tenso (que j est bem mais prxima do que seria uma
www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/68/imprimir:yes 8/10

26/07/13

Saber Eletrnica Online

tenso contnua pura) denominada ondulao ou ripple, conforme ilustra a figura 21.

Fig. 21 - Tenso de ripple Normalmente, o ripple de uma fonte (que deve ser o menor possvel) expresso em termos da porcentagem que ele representa da tenso de sada. Uma fonte que oscile entre 9,5 e 10 volts tem um ripple de 5%. Trata-se de um valor elevado para uma fonte comum. Uma fonte com um ripple elevado, quando alimenta um circuito de udio, como um amplificador, faz com que um rudo na sua freqncia seja reproduzido. No caso de uma fonte de meia onda, o ronco ter 60 Hz. Note que, quanto maior for o capacitor, mais lenta ser sua descarga entre os semiciclos, e assim menor o ripple. Por outro lado, quanto maior for a corrente exigida pela carga, maisrapidamente cair a tenso do capacitor, e conseqentemente maior ser o ripple. Existe, portanto, um compromisso entre o valor do capacitor de filtragem, a tenso da fonte e a corrente na carga. Uma regrinha simples que muitos projetistas seguem, e que funciona, usar 1 000 F de capacitor para cada ampre de corrente de carga em fontes entre 6 e 15 V.

Para a retificao de onda completa, a filtragem por um capacitor somente pode ser mais eficiente. Isso acontece porque o intervalo entre os semiciclos menor, e por isso temos uma queda de tenso menor quando o capacitor se descarrega atravs da carga, veja a figura 22.

Fig. 22 - Ripple para meia onda (a) e onda completa (b) Para melhorar a filtragem, podemos usar circuitos mais eficientes. Uma configurao que encontrada em muitas fontes, principalmente nas de equipamentos valvulados mais antigos que operam com tenses mais elevadas e so mais crticos, a que faz uso do filtro (PI), conforme exibe a figura 23.

www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/68/imprimir:yes

9/10

26/07/13

Saber Eletrnica Online

Fig. 23 -Filtro Esse circuito produz uma tenso de sada mais suave. No lugar do indutor podemos encontrar tambm um resistor. Um outro ponto importante que deve ser observado em relao filtragem que em alguns tipos de fontes comum a ligao de um capacitor cermico em paralelo com o capacitor eletroltico, observe a figura 24.

Fig. 24- Ligao de capacitores

Os capacitores eletrolticos so construdos a partir de papel alumnio,separado por uma folha de material poroso embebida no dieltrico. Esse conjunto forma um rolo que, pelo seu formato, apresenta as mesmas caractersticas de uma bobina de baixa indutncia. Desse modo, os capacitores eletrolticos se comportam bem como capacitores com baixas freqncias, mas a indutncia aparece quando existe uma componente de alta freqncia no circuito. portanto um bom procedimento,principalmente nos circuitos de alta freqncia, como transmissores, osciladores etc, ligar em paralelo com o eletroltico um capacitor cermico de 100 nF para desacoplar os sinais de altas freqncias que no conseguem passar por ele. Concluso O que vimos at aqui mostrou um pouco do que ocorre numa fonte de alimentao comum, em suas primeiras etapas. Numa segunda parte desta srie abordaremos como adicionar circuitos para fazer a regulagem ou estabilizao da tenso. Veremos ainda como muitos reguladores integrados possuem recursos para proteger a fonte em caso de curtocircuitos ou sobrecargas. Para saber mais, leia o livro Fontes de Alimentao, de Newton C. Braga, disponvel em nossa loja virtual Saber Marketing. *Artigo originalmente publicado na revista Eletrnica Total Ano 19 - Nmero 126 Setembro/Outubro 2007

Extrado do Portal Saber Eletrnica Online - Todos os direitos reservados - www.sabereletronica.com.br

www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/68/imprimir:yes

10/10

Vous aimerez peut-être aussi