Vous êtes sur la page 1sur 80

1

Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

V. 03

2
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

O mais interessante em retratar pessoas conseguir transmitir a personalidade da mesma em cores e sentimentos.

A fotografia de eventos um dos caminhos que exige mais do fotografo, porm uma das que mais emociona. Casamentos por exemplo, so cheio de emoes e isso transmitido para agente tambm em estar ali registrando esse momento.

(Esl Brito)

3
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

Sumrio

04 06 08 10 13 15 16 17 19 37 49 50 51 56 68 69 77

O que o fotgrafo precisa saber antes de fotografar Direitos morais, direitos patrimoniais. Direitos autorais, A lei protege o fotgrafo Ao Judicial Fotografia profissional, Dicas de oramento Contrato Particular de Prestao de servio Autorizao de Uso de Imagens Dicas de como fotografar eventos Book Como Fazer Um Book Na Rua... No Estdio... Fotos em cerimnia religiosa. Momentos que no podem faltar Fotografia de casamento, saiba tudo! Fotos Fotos de Aniversrio Momentos importantes Fotos de aniversrio infantil Fotos de grvidas

80 Consideraes Finais Saiba como adquirir nossos outros cursos.

4
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

Dez questes bsicas que o fotgrafo deve saber antes de fotografar

A lei que atualmente regula os direitos autorais no Brasil a 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Esta "cartilha" no pretende reproduzir o texto legal. apenas uma verso parcial, adaptada e dirigida aos fotgrafos e consumidores de imagem fotogrfica na rea comercial, ainda que legalmente correta e criteriosa. No caso de duvidas, sugere-se a consulta da lei. autor: Prof. Enio Leite.

1. Cuidado ao fotografar pessoas, h restries quanto ao uso da imagem alheia. Para fins jornalsticos e editoriais no h impedimento desde que no haja dano imagem. 2. Cuidado ao fotografar obra de arte que tambm protegida, tanto quanto a imagem de uma pessoa. 3. Fotos para fins pedaggicos, cientficos, tm uma reduo da proteo do titular de direito em favor da sociedade que usuria do conhecimento humano. 4. Obras arquitetnicas so consideradas artsticas, portanto, tambm esto protegidas pelo direito do autor. 5. Na publicidade, tenha em mente sempre a regra: nada pode sem a autorizao do titular. 6. Jamais faa remontagem da imagem de uma pessoa. A prtica comum no design e no permitida perante a lei. 7. Obra fotogrfica bastante conhecida ou notoriamente artstica no pode ser plagiada. 8. Ningum pode alegar que o fotgrafo cedeu os direitos autorais, sem que isso conste expressamente em contrato de cesso de direitos. 9. A interpretao dos contratos de cesso restrita. 10. O fotgrafo no obrigado a autorizar alteraes em sua obra, a no ser que conste no contrato de cesso de direitos.

5
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

Os Principais fatos A fotografia protegida por lei? . A fotografia considerada como obra intelectual, e como tal est protegida pelo art. 7., inc. VII da Lei n. n9610/98: Art.7.: So obras intelectuais protegidas as criaes do esprito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangvel ou intangvel, conhecido ou que se invente no futuro, tais como: VII - As obras fotogrficas e as produzidas por qualquer processo anlogo ao da fotografia. Quem o autor? A Lei garante os seus direitos? O autor a pessoa fsica que cria a obra literria, artstica ou cientfica, sendo, no nosso caso, o prprio fotgrafo. O autor da obra fotogrfica poder ser identificado pelo seu nome civil, completo ou abreviado at por suas iniciais, pelo pseudnimo ou qualquer outro sinal convencional. A obra fotogrfica precisa ser registrada? Como comprovada sua autoria? No. O artigo 18 da Lei dos Direitos Autorais exime a obrigao de registro da obra. No caso especfico do fotgrafo publicitrio, a autoria de uma foto pode ser comprovada de muitas maneiras: o oramento que gerou a foto, o pedido da agncia ou cliente, a Nota Fiscal, as sobras de cromos, provas ou negativos, enfim, tudo o que ligue a foto ao solicitante e/ou ao fotgrafo. O fotgrafo de publicidade autor? . A legislao brasileira prev 02 (duas) hipteses especficas para o fotgrafo de publicidade. A primeira est prevista na Constituio Federal, art. 5., inc. VIII, que se refere definio da obra feita em co-autoria, ou seja, aquela obra criada em comum por dois ou mais autores. E a segunda,est prevista neste mesmo artigo, letra "g", que se refere obra derivada, ou seja, aquela que constitui criao intelectual nova resultando datransformao da obra originria. Na utilizao da obra feita em co-autoria ser sempre necessria a autorizao dos autores que integram essa obra. A foto sempre o produto de um autor, portanto objeto de um direito. Nos casos onde haja manipulao digital (retoque, fuso etc) posterior, necessriamente autorizada, o direito passa a ser compartilhado. Voc precisa saber: Na composio dos direitos autorais, existe uma diviso: direitos morais e patrimoniais. Esses direitos protegem e orientam o autor, no que diz respeito obra criada por ele. Como autor, h coisas que voc pode e coisas que no pode fazer e esta a chave para toda a questo tica.

6
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

Os direitos morais so inalienveis e irrenunciveis, enquanto os direitos patrimoniais podero ser cedidos definitivamente ou por prazo determinado. 1. Direitos Morais So direitos que o autor no poder vender, dar, emprestar, fazer leasing,desistir etc. Eles so parte inseparvel da obra criada, seja ela feita por encomenda, co-autoria, colaborao ou outras, pertencendo esses direitos nica e exclusivamente ao autor. Portanto, pelo art.24 da Lei dos Direitos Autorais, o fotgrafo tem direito a: - reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da foto. - ter seu nome, pseudnimo ou sinal convencional ou indicado na utilizao da foto. - o que chamamos de crdito. - conservar a foto indita. - opor-se a qualquer modificao na sua foto. - no entanto, o fotgrafo pode modificar sua foto, antes ou depois de utilizada. - retirar de circulao a sua foto ou suspender qualquer forma de utilizao j autorizada, quando considerar a circulao ou utilizao indevida. - ter acesso, para reproduo, o original nico e raro da foto de sua autoria, mesmo quando se encontre legitimamente em poder de outro. 2. Direitos Patrimoniais So aqueles que permitem que voc possa comercializar a sua foto, da forma que quiser. Seja ela encomendada ou no. isso o que vai permitir sua profissionalizao e sua incluso no mercado. Ateno: A Lei autoriza que, no caso de ausncia de meno do prazo em contrato de cesso de direitos, fica estipulado o prazo de 05 (cinco) anos. Quem for utilizar uma foto dever ter autorizao prvia e expressa do fotgrafo, por exemplo: - reproduo parcial ou integral. - edio. - quaisquer transformaes. - incluso em produo audiovisual. - distribuio fora do contrato de autorizao para uso ou explorao - distribuio mediante cabo, fibra tica, satlite, ondas ou qualquer meio que permita acesso pago foto, inclusive a Internet. - utilizao, direta ou indireta, da foto, atravs de inmeros meios de exibio:

7
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

udio-visual, cinema ou processo assemelhado, satlites artificiais, sistemas ticos, fios telefnicos ou no, cabos ou quaisquer meios de comunicao. - quaisquer outras modalidades de utilizao existentes ou que venham a ser criadas.

Problemas Polmicos 1. O cliente pagou, a foto dele. No, no . Os direitos patrimoniais da fotografia podem pertencer ao cliente, dependendo do contrato assinado com o mesmo. Os direitos morais no. Como j falamos, os direitos morais so inalienveis e irrenunciveis, pertencendo nica e exclusivamente ao autor. O direito de explorao da obra precisa sempre de autorizao formal, a qualquer tempo. Qualquer trabalho intelectual comercializado uma concesso de direitos autorais, por tempo e veculo especificados. Voc pode fazer uma cesso patrimonial de direitos, mas para isso, a Lei exige um contrato especfico parte, pois a utilizao econmica, por parte do cliente, se extingue automaticamente aps 5 anos da morte do autor, voltando o direito de comercializao aos seus sucessores. Os direitos patrimoniais ficam por 70 (setenta) anos com seus herdeiros. S na falta deles a sua foto ser de domnio pblico. 2. O cliente quer "Buy-Out". O que isso? Legalmente no nada. Moralmente, uma cilada para todos os envolvidos. Perante a Lei, o autor, isto , voc responsvel pelos Direitos Morais da foto, direitos estes dos quais voc no pode se livrar, nem que queira. Voc vende para o cliente a utilizao daquela foto, porque voc pode explor-la comercialmente, mas por um tempo/espao/mdia que podem ser qualquer um porm, sempre determinados. Para haver cesso necessrio um contrato especial e, mesmo este, tem prazo para terminar! Por quanto e como voc vende esta utilizao portanto, arbtrio seu e do mercado. Porm, a melhor forma (e mais prtica) ser sempre a praticada nos moldes e exemplos da prpria Lei. Ateno: No caso de fotografia para fins comerciais, voc no pode sair fotografando nem a pessoa que voc bem entender nem qualquer objeto de autoria conhecida, sem prvia autorizao, porque voc estar infringindo a Lei que regula o Direito de Imagem das pessoas e/ou objetos (propriedades).

8
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia
DIREITO AUTORAL

A lei protege o fotgrafo


A fotografia publicada est protegida como obra intelectual, tanto como a obra de arte. Alis, ela assim considerada pela Lei 9.610/98. Isso porque a nova lei ampliou o rol de obras protegidas em relao anterior (Lei 5.988/73). A lei revogada amparava apenas a fotografia considerada artstica, o que gerou sempre muita polmica no Poder Judicirio, que aos poucos foi ampliando o conceito de "fotografia artstica", aplicando a favor do autor a proteo da lei para qualquer fotografia publicada, mesmo porque o conceito de "artstico" no mundo moderno bastante ilimitado. Busca de autorizao Portanto, no faz mais sentido discutir se uma foto tem de ser artstica ou no para ser considerada obra autoral e protegida pela lei. Muito menos necessrio discutir o instrumento, ou o veculo de comunicao, ou o tipo de suporte para ter ou no proteo a uma fotografia. A lei brasileira clara: a obra autoral aquela criao do esprito e expressa por qualquer meio ou fixada em qualquer suporte, tangvel ou intangvel, conhecido ou que se invente no futuro (...). Isso significa que a fotografia que circula pela internet tambm est submetida legislao autoral brasileira. A proteo ao autor da fotografia, no Brasil, encontrou especial ateno pois envolve tambm o direito de imagem. E que se registre: direito autoral do fotgrafo e direito de imagem daquele que foi fotografado. Da decorrem muitas implicaes, como o cuidado do fotgrafo em obter a autorizao daquele que foi seu objeto de criao, especialmente quanto finalidade da utilizao da imagem e s caractersticas individuais (honra, nome, identidade etc.) e s circunstncias em que foi colhida a imagem. Ao judicial Voltando ao nosso principal alvo o fotgrafo , necessrio considerar que o direito ao crdito, ao lado de sua fotografia, consagrado pela lei, e considerado como direito moral, irrenuncivel e inalienvel. E isso em qualquer situao, ou seja: para fotografia jornalstica, publicitria, ilustrativa de texto etc. muito importante tambm observar que a lei considera que apenas o autor, pessoa fsica, detm direito moral sobre sua obra. Portanto, o crdito apenas para o nome da agncia ou a indicao meramente de "divulgao" no afastam a ofensa ao direito consagrado do autor. Outra violao ao direito moral do fotgrafo muito comum a alterao da fotografia sem sua expressa e prvia autorizao, como est previsto na lei autoral. direito do autor a publicao de sua obra na integralidade, e qualquer alterao deve ser autorizada. Quando ocorrida a violao moral ou patrimonial o autor pode reivindicar indenizao por meio de ao judicial, como est garantido na Constituio Federal e na Lei de Direitos Autorais, sem contar que at mesmo pode retirar de circulao o material que contenha a obra autoral violada. Pontos bsicos

9
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

Mas no esquecemos do uso lcito, que est disciplinado pela lei, da negociao do direito patrimonial (direito de utilizao da obra), no contrato de cesso de direitos autorais ou licena do uso, que no absoluto e encontra vrias restries legais, a fim de proteger o autor, como a discriminao do uso, modalidade ou suporte, tempo, lugar, finalidade etc. Percebemos que na contratao dos servios do fotgrafo o contratante apenas o identifica como mero prestador de servios, como pessoa jurdica, exigindo a entrega de nota fiscal, quando o correto tratar o autor como pessoa fsica, e formalizar a contratao por meio de instrumento prprio do direito autoral: cesso ou licena. Isso tem implicaes na reduo do nmero de tributos, alm de garantir que a utilizao da obra est regularizada. Muitas outras coisas h para se falar do direito autoral do fotgrafo e tambm do direito de imagem. Contudo, ficamos nas indicaes acima para informar dos pontos bsicos tanto para o fotgrafo autor como para aqueles que utilizam suas obras em publicaes, qualquer que seja a forma, o veculo ou o suporte, tangvel ou intangvel. (*) Advogada militante no direito autoral, coordenadora do Departamento Jurdico do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de So Paulo e assessora jurdica da Associao Brasileira de Propriedade Intelectual dos Jornalistas Profissionais

10
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

FOTOGRAFIA PROFISSIONAL: DICAS BSICAS DE ORAMENTOS

O oramento nunca deve ser passado na hora, a no ser que tenha certeza do trabalho que realizar ou se o fechamento do mesmo dependa disso por questes de prazo, mas no se deixe intimidar pelo cliente. Na maioria das vezes, o cliente estar pesquisando o melhor preo e voc pode correr o risco de dar um oramento errado na tentativa de fechar o negcio. Pea pelo menos um dia para calcular os custos do trabalho e s depois envie o oramento por fax ou portador. Estrutura de um oramento base Existem trs tipos de oramento bsicos: 1. Estimativa de custos. 2. Oramento. 3. Contrato.

1. Estimativas de custos Normalmente usa-se a estimativa de custo quando o trabalho muito grande e deve ser cumprido em vrias etapas e, principalmente, quando seu prazo de durao longo. Por exemplo, voc est fazendo uma campanha para uma construtora que durar 20 dias e fotografar vrios locais ainda no definidos pelo cliente pois dependem da autorizao dos proprietrios e da administradora do imvel. Em uma estimativa de custos existem dois tipos de custos, os fixos e os flutuantes. Fixos: o valor de sua sada para a realizao de um trabalho. Este custo envolve a preparao do material para foto externa, compra de filmes, locao de equipamento, combustvel e cach de assistente. O custo de cada sada vai variar de acordo com cada profissional e com a dificuldade e a distncia onde ser realizado o trabalho. Procure montar uma tabela de distncias e horas de trabalho. Flutuantes: So os valores que no podem ser mensurados antes do trabalho, como fotos excedentes na mesma locao, nmero de filmes utilizados fora da programao, provas e cpias adicionais e despesas extras decorrentes da produo.

Como funciona: Uma estimativa de custos sempre precedida de um oramento complementar onde as despesas extras esto envolvidas. 2. Oramento

11
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

Um oramento rene todos os detalhes de uma produo fotogrfica e nele devem constar todos os detalhes referentes produo da foto que ser realizada. - Nome do cliente - Data - Nome da agncia contratante - Nome do contato - Data da produo - Local - Profissionais envolvidos - Nmero de filmes - Nmero de revelaes - Nmero de provas e cpias - Despesas complementares. - Data de validade e tempo de veiculao. 3. Contrato Todo contrato de trabalho, veiculao ou prestao de servio deve ser bem elaborado e, se for realizado para uma grande empresa ou se fizer parte de uma campanha que envolva veiculao em mdia e envolvimento de modelos e outros profissionais, o detalhamento considerado fundamental. Voc pode encontrar modelos de contratos de produo fotogrfica no website da Abrafoto Associao Brasileira de Fotografia http://www.abrafoto.com.br - Nome da empresa contratante / Cliente - CGC / Inscrio. - Data de assinatura do contrato. - Nome da agncia contratante. - Nome do contato. - Data da produo. - Local. - Profissionais envolvidos. - Nmero de filmes.

12
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

- Nmero de revelaes. - Nmero de provas e cpias. - Despesas complementares. - Data de validade e tempo de veiculao. - Valor. Por fim, no deixe de consultar tambm os preos praticados no mercado. Esta comparao importante para orient-lo.

13
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

CONTRATO PARTICULAR DE PRESTAO DE SERVIO.

Pelo presente Contrato Particular de Prestao de Servio, o Sr. JOO ALVES CARNEIRO, Brasileiro, solteiro, maior, sitiante, portador da CIRG n. 16.441.533 SSP-SP e CPF/MF n. 047.187.978-96, residente e domiciliado no Sitio Santa Barbosa no municpio de Torixreu - MT, aqui denominado CONTRATANTE. E de outro lado o SR. MARIO ARCIONI SILVA FALCO, Brasileiro, Separado Judicialmente, Funcionrio Pblico do Estado de Mato Grosso, portador da CIRGG. N. 5.389.024 SSP-SP e CPF/MF n. 317.209.608-44, residente e domiciliado na Rua Mato Grosso S/N na Cidade de Torixoru - MT., aqui denominado CONTRATADO, tm entre si, justos e contratado servio de fotografia, o quanto segue: 1- O Contratado responsvel por entregar o trabalho como amostra apresentada, dever orientar o contratante com pacincia e responsabilidade, entregar o material no prazo Maximo de 15 dias a partir da data deste contrato. 2 O Contratado dever entregar 60 (sessenta) fotos nas dimenses 20 X 30 cm, em um lbum camura, profissional, tipo maleta. Destas 60 (sessenta) fotos 5 (cinco) devem ser manipuladas digitalmente conforme escolhida no mostrurio e mais alguns se de bom gosto do fotografo, porm estas no podero ser cobradas adicionalmente. Junto ao pacote dever conter todas as provas tiradas em CD, no tenho um nmero definido para esta questo, fica a critrio do fotografo. Entregar tambm envelope com as provas tiradas (120) em tamanho 3 X 5 cm. 3 O Contratado orientar o contratante em todo o processo e o que for solicitado pelo mesmo, dever ser atendido ser for parte integrante do trabalho contratado, de acordo com as provas escolhida no mostrurio. Porm, se por parte do fotografo, o trabalho no for concludo como solicitado ou no entregue no prazo previsto dever pagar a mesma importncia a qual receberia pelo trabalho ao contratado no prazo Maximo de 15 dias a partir da data deste contrato. 4 O Contratante responsvel pelo arranjo, roupas e decorao estipulada pelo fotografo, caso no seja possvel no poder reclamar ao fotografo na hora da entrega das fotos caso no agrade ou no esteja como no mostrurio. 5 O Contratante estar apto a permitir a entrada do fotografo em locais privados como no vesturio, quarto, sala, salo ou qualquer lugar que for necessrio para realizar o seu trabalho desde que todos estejam decentemente vestidos em seus trajes. 6 O Contratante dever pagar a quantia de R$500,00 (quinhentos reais) no ato da entrega das fotos, tendo o direito de olhar todo o material e verificar se est como combinado, no podendo ser parcelado ou adiado este pagamento, no caso de no estar com a importncia o trabalho ficar com o fotografo por 30 (trinta) dias esperando pagamento, caso no acontea neste perodo, as fotos e CD sero incinerados ou a critrio do fotografo, levar este contrato a Justia para resoluo do problema, tambm com isso, ganhar o direito patrimonial do material e imagem para fazer o que bem entender das fotos, como exposio, publicao, venda e outros meios de rever seus gastos e trabalho. Caso o trabalho no seja concludo por parte do contratante, dever ser pago o valor estipulado pelo fotografo, por seus gasto e tempo. Se houver desistncia por parte do contratante, dever ser pago 30% (trinta por cento) imediatamente ao fotografo por planejamento e gasto com o projeto.

14
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

Por estarem de acordo com o estipulado acima, ambas as partes assinam abaixo em duas vias, uma para cada parte.

Barra do Garas -MT. 07 de Outubro de 2.008.

_________________________________ Contratante: JOO ALVES CARNEIRO

_________________________________________ Contratado: ESL BRITO DE ALMEIDA

Testemunhas:

1 ________________________________ MARGARIDA MARIA CARNEIRO

2 _________________________________ GELSON SOARES DE OLIVEIRA

15
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

AUTORIZAO PARA USO DE IMAGENS

Atravs deste instrumento AUTORIZO o fotogrfo xxxxxxxxx, portador do documento de identidade nxxxxxxxxxxx, e CPF xxxxxxxxxxxxx, residente no endereo Rua xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx; a utilizar gratuitamente IMAGENS da minha pessoa, abaixo identificada, constantes de fotografias e filmagens podendo ser impressas, distribudas e/ou veiculadas na mdia que o fotogrfo julgar conveniente, sem qualquer limite de quanto ao nmero de edies, de exemplares e de exposies, para cirulao no territrio nacional e exterior, assegurando tambm todos os direitos de plena utilizao da imagem atravez de qualquer outro meio e por prazo inderterminado. Podero ser utilizadas total ou parcialmente em concuros, produtos e campanhas de publicidade e propaganda institurionais e promocionais nas mdias revista, jornal, televiso, website, DVD, CD-ROM, documentrio institucional no formato vdeo ou cinema, slide, folheto, folder, catlogo, cartaz, livro, relatrio, calendrio, anurio, agenda, poster, outdoor, busdoor, bacK-light, front-light, carto postal, etiqueta, banner, bloco, apostila, crach, convite, envelope, exposio (itinerante ou no), bem como em conferncias, palestras, mostras nacionais e internacionais. Para os devidos fins, assino a prestente em 1 (uma) via, dando plena e geral quitao para nada mais reivindicar quanto a esta autorizao seja a que ttulo for.

Vitria-ES., _____ de ____________________de 2008. _____________________________________________________ Nome: CPF.: 1_____________________________________ CPF: 2_____________________________________ CPF:

16
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

Dicas de como Fotografar Eventos!


Book
Para fazer um book, primeiro precisamos conversar com o cliente. Verificar onde ser tirada a fotografia; que roupa ser usada; como ser penteado o cabelo. Um book exige que se saiba que tipo de fotografia o cliente precisa. Por exemplo, se quer ser fotografado na rua, em uma paisagem com um fundo bonito. No esquea que as fotos devem ser feitas sem o uso do Flash, pois o mesmo destoa o tom da pele da (o) modelo. Sem o uso do Flash durante o dia as cores ficam mais naturais. Quando o objetivo da fotografia uma pessoa, devemos cuidar o fundo (paisagem, parede...) para que o mesmo no se destaque mais que o objetivo. preciso centralizar, enquadrar bem a pessoa e tambm ter o cuidado para que no fique algo por cima da cabea. Para fotografar Close devemos ter o cuidado com o ngulo a ser enfocado e tambm para que no fique desfocado. Em um estdio preciso ter todos os equipamentos necessrios: luzes, cortinas, sombrinhas flash para no deixar sombras, etc. (veja no exemplar v. 02 dicas de como montar um estdio).

17
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

Como Fazer um Book!


Quantidade de fotos: 12, 20, etc. Tamanho das fotos: 20x30, 24x30. lbum: lbum profissional em camura preta, tipo maleta, com fecho-eclair, plsticos de proteo das fotos, folha de rosto. 1 envelope com todas as provas que foram tiradas (84 fotos), em 3x5 em mdia. 1 CD com as fotos. Para books com mais de 20 fotos o lbum profissional grtis. Primeiro, necessrio saber qual a finalidade do book: Para apresentar em uma agencia de modelo ou publicidade. Para seu prprio Web-site, com efeitos especiais. Fotos mais pessoais, mostrar para familiares e amigos. No estdio. Na rua, um lugar de preferncia. Fazer fotos coloridas e preto e branco. Se for para uma agencia de modelos: Fotos de rosto e corpo No pode ter varias fotos de culos de sol. Usar em mdia 3 peas de roupas e penteados diferentes para cada uma. Uma das Peas de roupas devem ser formal e outra desportiva.

Figurino: Se preferir usar suas prprias roupas, trazer 2 ou 3 peas e acessrios ou jias que combine com sua personalidade, maquiagem e penteado para 3 sesses diferentes. Ao marcar a sesso anotar os gostos e costumes para preparar um ambiente ao gosto. Dar um lista de temas (Pack) para escolher para as fotos.

18
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

Condies de pagamento: 30% na marcao das fotos, o restante na entrega do book. Pagamento antecipado 10% de desconto. A dica sobre quanto cobrar fazer uma pesquisa na sua regio, no deve comear cobrando muito, lembre-se que todo comeo exige sacrifcio, voc pagando somente os gastos j vantagem para comear.

19
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

Na Rua... (mais fotos voc encontra em www.eslibrito.com.br)

Diversifique sempre e monte um mostrurio, ele ser de grande importncia para mostrar seu trabalho e deixar o clientes confiantes de pagar uma pequena porcentagem antecipado. Quanto a poses no existe um padro mas faa closes, meio corpo e corpo inteiro, procure a essncia das pessoas e faa fotos com a sua personalidade. Por exemplo: Se a pessoa for tmida, faa fotos simples e que se tornam encantadoras, se for extrovertida faa fotos a altura, sorriso, acessrios, etc.

Fotografia de criana muito boa para conquistar a confiabilidade das pessoas, so fotos simples e que na maioria dos casos no exige muito trabalho e que se tornam encantadoras, pois crianas so sempre naturais, lindo olhares, lindos sorrisos e postura natural.

20
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

21
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

22
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

23
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

24
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

25
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

26
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

27
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

28
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

29
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

30
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

31
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

32
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

33
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

34
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

35
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

36
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

No Estdio

37
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

No Estdio (dicas de como montar estdio fotogrfico no segundo exemplar). (para ver mais fotografia acessem: www.eslibrito.com.br).

No estdio a maior preocupao com a iluminao que deve ser perfeita e tambm saber usar a iluminao artisticamente, efeitos de luzes e suavizao de sombra, mais que tcnica precisa se de equipamento adequado.

Uma grande vantagem dos estdio poder conseguir a luz perfeita e a liberdade de ousar bastante, em resultado a qualidade fotogrfica aparenta bem melhor e tambm necessrio ter um estdio pois ser onde as pessoas iram procurar voc e poder com um enorme variedade de categorias com a fotografia.

38
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

39
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

40
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

41
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

42
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

43
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

44
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

45
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

46
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

47
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

48
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

49
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

Fotos Em Cerimnia Religiosa.


Felizmente (pelo ao menos para mim) a fotografia de casamento est mudando, o fotojornalismo est tomando conta e mudando os conceitos de eventos em geral, porm isso ainda relativo, voc dever conversar bastante com os noivos para saber que tipo de fotografia estes desejam, na minha opinio importante fazer as fotos clssicas e abusar no fotojornalismo, se for dois fotgrafos no eventos, uma faz cada tipo de foto. Para quem ainda no sabe o que fotojornalismo, basicamente uma tcnica de fotografia sem poses, fragrantes, ou seja, ali, quantos todos se divertem faa cliques sem se preocupar com nada, porm seja criativo no enquadramento, gire a cmera, deite no cho, pule para cima e a vai. Existe 2 tcnicas pouco conhecida no Brasil mas que so de grande importncia oferecer para os noivos, a primeira consiste em fotografar os noivos antes do casamento, retratar suas personalidade ansiedade pelo casamento em lugares bonitos de suas preferncias, no deve usar vestido de casamento mas tenha bom-censo, use vestidos que lembre a cerimnia, vestidos longos, brancos, etc. A segunda trata-se de fotografar os noivos (casados j) depois do casamento em lugares que jamais iriam com suas roupas do casamento. Para qu guardar seu vestido e nunca mais usar? Deixar acabar no canto com o tempo? Ao Ives disto oferea a proposta de fotografar em lugares lindos e que traga os esprito de uma vida a dois, de recm casados. Agora vamos falar um pouquinhos dos momentos que no podem ficar de fora:

50

Momentos que no podem faltar

Esl Brito 2009

Um Olhar Digital Fotografia

Na Igreja devemos fotografar os momentos marcantes como: Entrada do noivo Noivo beijando a me Entrada da noiva com o pai e as damas ou aias A noiva com o pai O beijo do pai na noiva (filha). Testemunhas do lado do noivo e da noiva Fotos da decorao (altar) Os noivos de costas Os noivos colocando alianas A bno do padre Os pais dos noivos Quando for casamento de militar, fotografar o momento das espadas ou boinas Os noivos se beijando no altar Os noivos no altar com as aias ou damas S os noivos saindo da igreja Na recepo aos convidados fotografe: Os noivos com o bolo Os noivos com os pais Com os irmos Os Tios Os Sobrinhos Com os avs Com os amigos Com os primos Os noivos danando a valsa A noiva atirando o buqu Fotos dos noivos sozinhos Fotos da noiva , close e corpo inteiro Fotos do Buffet Fotos do conjunto musical

Fotos da noiva no carro

51
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

A FOTOGRAFIA DE CASAMENTO, SAIBA TUDO.


A fotografia de casamentos um dos caminhos que exigem mais responsabilidade e cuidados do fotgrafo. No se pode repetir um casamento ou pedir que se repita algo que voc no fotografou direito, como a entrada da noiva por exemplo. Veremos agora algumas idias e reflexes sobre o assunto, muitas dessas idias nem de minha autoria mas que recebi nesses poucos anos de experincias e que me serviram e sei que muitas delas voc pode nem concordar mas sero de grade valia para comear seu planejamento e ter sucesso sem que precise levar uma queda para aprender. ANTES Para comear a oferecer seus servios voc precisa de um mostrurio. Como ter um se voc est entrando no ramo agora? Voc pode se oferecer para fotografar o casamento de algum amigo, mas desaconselho fazer qualquer casal de cobaia em to significativa data. O mais fcil voc comear auxiliando um profissional estabelecido. Desta forma aprender dicas essenciais ao trabalho e poder, em algum tempo, ser designado para fazer parte do evento e, aps demonstrar talento, far tudo sozinho. Poders ento negociar o uso de algum servio feito como mostrurio. Lembre que precisa de autorizao por escrito dos fotografados para direito de uso das imagens. No compensa ir logo abrindo micro empresa. Voc pode buscar um registro de autnomo na Prefeitura da cidade. Paga-se uma taxa anual e s. Imposto s o IR. Quando crescer a abre-se a empresa. O cliente no poder exigir nota fiscal, s recibo (que voc indicar ao IR). Caso no possa alugar um local evite atender clientes em sua casa. V at ele com tudo em mos para uma visita em domiclio. Se possvel com o casal, pois os dois podero expressar melhor que tipo de foto eles esperam que voc faa. Faa um modelo de contrato em duas vias onde descrever todos os direitos e deveres de ambas as partes, bem como uma descrio do tipo de servio (incluindo a a escolha entre fotos formais, fotojornalismo ou ambos), preo e forma de pagamento. Caso no tenha um bom capital de giro pea antecipado um valor que cubra todo seu custo, o lucro (segunda parte do valor) fica para quando voc entregar tudo pronto. comum os casais ficarem sem nenhuma banda aps a festa, o que poder faz-los adiar a encomenda final, ficando muito tempo com as provas sem haver uma definio. Enquanto isso nada de dinheiro. Se for indicar outros profissionais conhecidos, ligue a eles avisando que o cliente ir procur-los. A indicao um caminho de duas mos. Se tiver sido indicado ligue agradecendo. Evite indicar cinegrafistas que fotografem. O pacote de servios deles pode te por pra fora do evento.

PRIMEIRO CONTATO A primeira pergunta que te fazem normalmente por telefone : quanto custa? Evite este caminho. Explique que voc no pode informar o preo de algo que a pessoa no est vendo, no conhece. Se insistirem desista. Cliente que s v preo normalmente causa problemas. Afinal voc busca oferecer algo mais, um trabalho focado na qualidade. Ao mostrar o mostrurio explique que voc mesmo far as fotos. Mostrurios de empresas so feitos pelo melhor fotgrafo e na hora mandam outro da equipe, dizendo que tudo igual. Explique que este o calcanhar de Aquiles de grandes empresas e que o cliente, com voc, receber exatamente o que est sendo oferecido. bom que se faa um albinho 10X15 ou 9X12 com poses e efeitos artsticos. Cada foto numerada. O cliente ir dizer de

52
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia quais gostou mais. Anote e leve as provinhas no dia. Nem voc nem ele esquecero o que foi combinado. Mostrar as fotos na hora das poses vai facilitar o servio. Os noivos, olhando a prova fazem a pose rapidinho. No vai parecer amadorismo de sua parte, mas uso da inteligncia para agilizar o servio. comum os noivos no terem pacincia para perder muito tempo nas poses. Tudo que agilizar bem vindo. E voc no corre o risco de esquecer as poses escolhidas quanto fecharam o negcio. Mas cuidado. Se voc mostrar poses tiradas de fotos escaneadas de revistas de noivos (uma boa fonte de inspirao e plgio) tenha cuidado para estudar com cuidado a iluminao. Normalmente feita estilo clssico (no sei o termo tcnico). Uma luz principal a 45 graus da modelo e a luz da cmera sendo de enchimento. Treine bem com o auxiliar e no ajuste do equipamento para obter o resultado esperado. Oferea para que o cliente coloque no lbum umas cinco fotos manipuladas artisticamente. E que escolha logo as que deseja, de umas vinte possibilidades que voc vai oferecer. Assim voc anota e no esquece depois. No venda dezenas de fotos manipuladas artisticamente num evento. O lbum vai parecer um carnaval e voc vai ficar muitas horas trabalhando no computador sem o retorno financeiro vivel, a no ser que se cobre a mais por fotos extras manipuladas. Mas lembre que o lbum busca mostrar um evento real, no um mundo de fantasia com imagens que so bonitas, mas no existem, na realidade uma beleza virtual criada para embelezar o lbum e no mudar a realidade totalmente.

EQUIPAMENTO No importa que marca de equipamento v usar, mas tenha os devidos cuidados. Tem um ditado que diz: quem tem duas cmeras tem uma e quem tem uma no tem nenhuma. Procura levar duas cmeras ao servio. Se uma pifar na hora e no houver outra ser um desastre. Lembre que voc escolheu um tipo de foto de grande responsabilidade. Se usar digital e s tiver uma, busque comprar uma de filme, aprenda a us-la e leve alguns rolos de filme junto. Enfim nunca leve s um equipamento, se no quiser correr o risco de ter srios problemas no dia e depois do casamento (lembre-se do contrato srio). Baterias e pilhas de reserva. Filmes e cartes de memria a mais. Flashes, fotoclulas e cabos sobrando. Faa uma lista padro do equipamento e principalmente cheque tudo ANTES de sair e no na vspera. Ningum prefeito e voc pode esquecer algo. Lembre que voc vai precisar de um equipamento que te d um ngulo de cobertura equivalente a 28mm em filme. Fotos de grandes grupos, como famlia e padrinhos, em recintos pequenos so comuns. Cobertura de 24mm seria ideal. E veja se seus flashes iluminam toda imagem.

VOC E A EQUIPE Escolha bons auxiliares, que saibam se concentrar e que tenham responsabilidade para no sumirem no dia do evento e te deixarem na mo. Treine-os com antecedncia, no s como se posicionar mas como se portar. Normalmente so jovens e precisam saber se portar com profissionalismo. Nada de conversinhas, paqueras e risadinhas no evento, principalmente na cerimnia. Comer na recepo. Eis algo que divide opinies. Alguns obrigam a toda a equipe a uma abstinncia total. Outros permitem um refrigerante, quando oferecido pelo garom, l pelo meio da recepo. Se for comer, s se conhecer o dono do buffet e ele por tudo em local reservado. Mas somente quando terminar o servio e estiver naquela hora de estar disposio do cliente para fotos eventuais. Use terno e gravata. Todos estaro assim e voc tem que se misturar visualmente. Quem tem que chamar a ateno so os noivos. Os auxiliares podero usar blusa de manga comprida com gravata. Tudo limpo, arrumado,

53
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia discreto e elegante. Com o passar do tempo voc conhecer cerimonialistas, decoradores, cinegrafistas, donos de buffet, maquiadores, enfim profissionais que, como voc, esto ali para ganhar o seu po. As amizades iro surgir e no fim voc ver que, mesmo sendo independentes, vocs estaro entrosados e trabalharo em conjunto para o xito total do evento. Alm de que poder fazer parcerias do tipo eu te indico, tu me indicas. Faa fotos da decorao para uso do buffet, um bom incio de amizade profissional. A CERIMNIA Procure saber com antecedncia quem far o cerimonial. Desta forma voc pode informar-se quanto ao desenrolar da cerimnia. Algumas so triviais, outras completamentes fora do convencional. Voc e os auxiliares tem que fazer um planejamento prvio de posies e deslocamentos na hora da cerimnia. Se no conhecer o local bom fazer uma visita antes. Os cerimonialistas fazem ensaios com os noivos no local. Comparecer ser timo para definir o plano de trabalho. Com o passar do tempo voc adquire prtica e pode dispensar isto, com exceo dos cerimoniais muito elaborados. Nas entradas voc pode fotografar de frente a quem entra ou um pouco deslocado para o lado, principalmente se tiver algum filmando com trip a partir do altar. Em locais apertados inevitvel que voc atrapalhe um pouco o cinegrafista e ele a voc, mas nada que o bom senso e a boa comunicao no resolvam. Nunca fotografe de p, ao nvel do olho. Procure agachar um pouco e manter a cmera na altura do trax do fotografado. O ngulo deste nvel bem melhor. Fotografar as entradas de forma horizontal mostra mais a decorao. Na vertical centraliza a ateno e evita obstrues laterais. Tudo depende de gosto pessoal e do local. Evite fazer de forma diferente do que foi mostrado previamente ao cliente. Use velocidade de pelo menos 1/90. Nesta fase prefervel perder um pouco da luz ambiente em troca de imagens estveis. Hoje em dia todo mundo leva compactas digitais aos eventos. Ter suas fotoclulas disparadas pelos intrusos bem desagradvel. Se possvel use radio flash ou tenha certeza de seus flashes auxiliares estarem com carga ok. Se for um Metz melhor, pois carrega quase instantaneamente. Nos eventos cobertos pela imprensa este problema se agrava. Alguns fazem uma cobertura para a fotoclula ficar bem direcional, a ela tem que ser apontada para seu flash. Um cuidado. Os flashes com cabea de ngulo varivel (zoom interno) costumam fechar a abrangncia da luz, o que pode dificultar que a fotoclula seja disparada. Novamente o uso de flashes Metz com capa difusora minimiza este risco. No altar procuro ficar do lado em que a noiva est, desta forma nas fotos ela fica em primeiro plano. O noivo coadjuvante e, sendo normalmente mais alto, no fica encoberto. Procure saber do cerimonial se na hora dos votos eles vo ficar de frente um para o outro, pois voc tem que ir ao corredor e enquadr-los juntamente com o padre e o altar. Na hora do beijo, idem. Se o padre for do tipo que fala muito pode dar tempo ir ao fundo da igreja fazer uma panormica do altar. Se for de cima melhor ainda. Cuidado onde pisa. O vestido longo da noiva e o vu, caso pisados pode ocorrer grande desastre. Um dia, ao passa por trs da noiva pisei nas continhas do vu. Escorreguei e quase ca, foi um quase desastre e todo mundo olhou pra mim...J pensou se voc ou seu auxiliar pisa no vu e arranca tudo da cabea da noiva? Saiba se o celebrante permite sua estada prximo a ele no altar. J fui a igrejas onde uma 70-210(em 35mm) foi essencial porque ningum poderia chegar perto. Saiba disto com bem antecedncia para avisar aos noivos das conseqncias inevitveis ao seu trabalho. Celebraes em religies que voc no conhece possuem momentos importantes que no podem ficar sem registro. O cerimonial pode lhe alertar de tudo. Alguns cerimonialistas ficam um pouco arredios se tiverem indicado um fotgrafo que foi preterido. Busque a cordialidade e o dilogo diplomata para quebrar barreiras. Pergunte antes aos noivos se querem que fotografe a entrada dos padrinhos. Normalmente no querem. No perca a entrada dos pais nem deixe de fotografar a noiva saindo do carro. Se a noiva e as daminhas estiverem

54
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia posicionadas na entrada de fora da igreja no perca esta foto. No altar um auxiliar seu pode ficar no lado oposto, ao lado do cinegrafista, pondo uma luz que sendo um ponto mais forte delinear os rostos e iluminar bem o noivo, a despeito da roupa escura . Outro auxiliar faz luz de fundo. Fotografar s com a luz de seu flash meio suicida. Voc ter que usar baixa velocidade (1/30 ou 1/15) e grande abertura (2.8) para captar luz ambiente e no deixar o fundo todo preto. O problema que ir captar tambm a luz da filmagem e ter que corrigir o tom amarelado depois. No sei se ficar bom. Cada caso um caso. O ideal so dois auxiliares fazendo luz de fundo, um de cada lado da igreja. Mesmo tendo escolhido um lado voc pode se deslocar, se houver espao e fazer umas fotos do outro lado. Uma hora boa a do sermo porque voc no perde um momento importante enquanto se desloca. Gosto de fazer umas fotos dos noivos (com filme ISO200) sem flash, com abertura 2.0 ou 2.8 a 1/60. Pego toda luz ambiente, o foco fica centralizado e tudo num tom amarelado que fica belssimo no papel metlico. O ideal que a luz da filmagem fique vindo do lado oposto do altar, voc pega o angulo do lado sombreado. Isso pode ser feito tambm nas pose dos noivos. Umas duas fotos com aberturas diferentes suficiente. Faa uma foto em grande angular pegando toda a igreja e se possvel os noivos. Uma 24mm(em filme) ideal. Aps a cerimnia os noivos viram para os convidados e so apresentados. Esteja no corredor. Uma foto ali com pais e celebrante tambm comum. Veja se vo lanar ptalas nos noivos no fim do corredor, esteja pronto e pegue o beijo feito ali. Uma dica final. Na cerimnia FUNDAMENTAL que voc fique de olho na carga de bateria do equipamento e na memria do carto (ou nmero de fotos do filme) para no precisar trocar em um momento crucial. J perdi algumas fotos de fim de filme para no arriscar ficar sem na hora errada. Veja se vo jogar arroz na sada e esteja l. Quando os noivos estiverem no carro, pea licena ao motorista, sente no banco da frente e , com grande angular faa umas trs fotos deles no banco de trs. Se os noivos quiserem uma cobertura totalmente em estilo fotojornalismo seja honesto e s aceite se souber realmente fazer. Conste a solicitao no contrato para evitar depois a cobrana de fotos clssicas que no foram pedidas. Mesclar os estilos o ideal. Faa o obrigatrio nas fotos tradicionais e use a criatividade nas fotos casuais e improvisadas. A RECEPO O ideal com relao noiva que voc realize suas fotos antes da cerimnia. Se a mesma se arrumar no buffet e o mesmo estiver com a decorao pronta o melhor. Closes, fotos de corpo inteiro e tudo que ela tiver pedido, olho nas provinhas. Na recepo voc ganha tempo pois s far grupos e fotos do casal. A noiva deve estar sempre com o bouquet em mos. O cerimonial deve se encarregar em organizar os padrinhos e parentes. Se no houver cerimonial voc vai ter que fazer isso e pedir ajuda de uma parente dos noivos. J vi cerimonialista querer mandar no fotgrafo e impor as poses das fotos. Mostre educadamente que voc que ir dirigir os noivos e que j acertou com eles previamente as fotos que far. Noivos impacientes precisam ser avisados de duas coisas: depois vo cobrar de voc fotos que no tiveram pacincia de tirar e de que depois de tudo terminado s sobram as fotos e a filmagem. Seja profissional mas educado e cordial. Os melhores fotgrafos procuram ser simpticos, objetivos e rpidos. Nas fotos de grupos faa duas de cada grupo, isto minimiza os olhos fechados. Faa sempre: pais juntos e separados (do noivo e da noiva), padrinhos de cada lado (do noivo e da noiva), avs, irmos, melhores amigos, tios, noiva s com a me e s com o pai e se o noivo quiser umas fotos s dele ( meio esquisito mais tem quem gosta). Isto tudo no local principal para fotos de grupos. Normalmente na mesa do bolo. Se os arranjos forem altos a s na frente da mesa nos grupos grandes. Cuidado com espelhos. Procure usar locais alternativos para grupos e poses. Nos grupos coloque os casais ordenados, com o corpo voltado um pouco para os noivos (na diagonal) para ganhar espao. Cuidado com mos fora do lugar (homens no bolso) ou braos sobre ombros. Nas fotos informais, na baguna com os amigos vale tudo. No perca a valsa dos noivos nem os mesmos em sua mesa preparada de jantar

55
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia (antes de comearem a comer, claro). O brinde no bolo pode ser feito de vrios ngulos bem como o corte do bolo (olhando para o bolo e olhando para a cmerano corte o bolo no enquadramento). No deixe de fazer as fotos do casal para fazer fotos de convidados que sempre aparecem pedindo. Explique que faz quando terminar com os noivos. Nas poses faa fotos com a noiva ou noivos olhando para o horizonte sua direita ou esquerda. Fotos olhando s para a mquina ficam repetitivas. Nos livros voc v dicas de composio e como evitar erros grosseiros como posio errada dos olhos. Use a iluminao de forma criativa. Faa poses pegando corpo inteiro e mostrando todo vu do vestido bem aberto no cho. Lembre que as fotos sero ampliadas e tudo que no visor parece pequeno ficar bem grande no lbum. Quando a noiva jogar o bouquet fique de frente pra ela e ponha os auxiliares pegando as amigas. Clique quando o bouquet estiver no ar. Nos grupos evite cortar as penas no local errado. Estude os planos fotogrficos para evitar erros. Se observar o trabalho dos profissionais aprender vendo.

56
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

Algumas fotos:

No existe tarefa mais preocupante que fotografar os donos da festa.

57
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

58
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

59
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

60
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

61
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

62
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

63
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

E Abuse no fotojornalismo e fotos pousadas.

64
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

65
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

66
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

67
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

68
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

Fotos De Aniversrio
Momentos importantes
Fotografar decorao no bolo Com os pais Com os avs Com os tios Com os presentes Com os padrinhos Balo surpresa Com os convidados Na hora dos parabns Colocando o anel Danando a valsa Na cerimnia (apresentao da aniversariante).

69
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

Fotos de aniversrio infantil:


Sugestes de preos mas lembre-se que deve acompanhar o comercio local. Entregar fotos no CD do tamanho original. De 80 a 120 fotos = R$450,00 Se preferir lbum com fotos, escolher no computador = R$ 12,00 cada foto 20x25 Mais de 20 fotos o lbum sai grtis. 50 impressas, desconto especial = R$450,00, neste caso no entregar o cd gratuitamente. Dicas para se dar bem no evento:
Veja onde vai se posicionar pro parabns antes dependendo da mesa. Depois que junta um monte de gente difcil se reposicionar. Uma outra dica que pode ser muito interessante observar e conversar com os pais. Alguns pais que querem ver os moleques em ao. Outros querem ver eles bem arrumadinhos mostrando a roupa etc. Alguns j querem fazer da festinha um evento social pros amigos. Entenda o que eles querem da festa e suas fotos sero elogiadas.

1. Abaixe-se! Lembre-se da altura das estrelas da festa, e escolha uma perspectiva adequada. Claro que algumas fotos tiradas de cima para baixo (de p, ou mesmo do alto de uma cadeira) so bemvindas, mas lembre-se de equilibrar as perspectivas, buscando o melhor ngulo para fotografar a crianada. 2. Identifique previamente bons cenrios e panos de fundo - voc ter vrias razes para tirar fotos posadas, de grupos ou mesmo de pessoas sozinhas. Saiba para onde lev-las (e tenha vrias opes distintas!), de forma a ter um fundo bonito e sem maiores desafios de iluminao ou mesmo enquadramento. 3. Varie ngulos, ambientes e configuraes - No corra o risco de ao final da festa perceber que todas as fotos esto parecidas. Varie ngulos, posicionamentos, locais e configuraes da cmera. Tire fotos de cobertura ampla, combinadas com fotos de zoom de detalhes, de perto, de longe, posadas, flagrantes varie! 4. Antecipe as fotos de grupo: No deixe para tirar a foto da famlia toda posando para a cmera s depois de cantar parabns: tire vrias fotos destas, desde cedo, no s para ter variedade mas tambm para registrar as pessoas enquanto seus penteados, trajes e maquiagens ainda esto ntegros ;-) 5. Registre os detalhes e a preparao - fotos do bolo, da mesa de doces, da geladeira cheia de refrigerantes, das pessoas preenchendo os bales e muitas outras so interessantes, ajudam a compor o lbum e acabam sendo parte importante no processo de traduzir em imagens o esprito da festa. No perca esta oportunidade, faa um tour de fotos por todos os ambientes da festa fotografando seus detalhes antes de os convidados comearem a chegar. No final da festa, tire novas fotos dos mesmos locais, com o mesmo ngulo, para formar o efeito de antes e depois. 6. Conhea os planos da festa - e esteja preparado para cada um dos eventos pr-programados: a chegada dos convidados, algum show de palhaos ou outra apresentao, a abertura dos presentes, a hora do Parabns a Voc, a hora de soprar as velas. Pense antes para no errar depois: onde voc vai se posicionar em cada momento? Que configurao de cmera ir usar?
Fotografe os adultos tambm - as reaes dos adultos s brincadeiras das crianas podem ser um bom tema para fotos, aproveite-as!

70
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

71
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

72
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

73
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

74
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

75
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

76
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

77
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

Fotos De Grvidas.
Pode parecer estranho mas um dos tipos de fotografia que mais gosto, muito bom conseguir absorver a energia da futura me, transmitir o sentido da vida com a arte da fotografia, esse tipo de fotografia deve ser bem artsticas, nada de coisas simples porm sorriso muito bem vindo, como disse anteriormente, ache a essncia da modelo.

No estdio: Foi fotografada com os flashes no cho em direo a grvida, 1 flash de cada lado. Fotograf-las com abertura f/8 e velocidade 1/30.

78
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

79
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

80
Esl Brito 2009 Um Olhar Digital Fotografia

CONSIDERAES FINAIS

Volume 3 Como Fotografar Eventos Neste Terceiro curso, voc conheceu um pouco mais sobre a fotografia de eventos em geral, direitos e deveres do fotgrafo, aniversrio, casamento, etc. este material voc no encontra em nenhum outro lugar, dicas e tcnicas que reunir a longos anos e resumir tudo aqui para melhor entendimento.

Volume 1 Curso de Fotogrfica, tcnica e sensibilidade. (Gratuito) Neste trabalho trataremos da introduo da fotografia e tcnicas especiais para tirar o melhor proveito da mesma, nesta matria voc encontra os princpios bsicos da fotografia e tambm muitos assuntos avanados que pode ser confuso e tornar o aprendizado um tanto rduo e desinteressante por isso, recomendo que no fique s na teoria, adquiria uma boa cmera e pratique o que ver aqui. Volume 2 Construo de Estdio Fotogrfico (Gratuito) Neste segundo exemplar tratamos com dicas de equipamentos fotogrficos e como montar um Studio foto, dicas de iluminao artificial e varias tcnicas especiais de luz artstica, equipamentos adequado e mercado de trabalho. Volume 4 Tratamento de Fotografia E no quarto veremos tcnicas de tratamento de imagem usando os principais programas de manipulao digital usado por fotgrafos do mundo todo, tambm vdeo aulas e dicas que so de grande importncia para quem est ingressando nesse mundo de fotografia e design.

Qualquer dvida ou saber como adquiri nossos exemplares a venda pelo menor preo, entre em contato: Msn: esli.brito@hotmail.com e-mail: contato@eslibrito.com.br Visite o site: http://eslibrito.com.br Nosso blog de dicas: http://eslibrito.blogs.sapo.pt E nosso blog de download: http://digitalbaixar.blogspot.com Fotografia arte e arte vida

Um forte abrao a todos e Sucesso.

Vous aimerez peut-être aussi