Vous êtes sur la page 1sur 5

HO ME

Simbolismo Caractersticas, Autores, Obras


Caractersticas, autores e obras do Simbolismo.

O Simbolismo foi um movimento literrio que surgiu antes da Primeira Guerra Mundial, e surgiu como uma reao s correntes materialistas e cientificistas daquela poca. Principais caractersticas do Simbolismo Retorno segunda fase romntica que ficou conhecida como mal do sculo. No entanto, o Simbolismo foi mais profundo no universo metafsico do que a gerao marcada por lvares de Azevedo. Apesar da mtrica definida, o Simbolismo desrespeitava a gramtica com o intuito de no limitar o artista. Ateno exclusiva ao eu, explorando-o atravs de uma linguagem pessimista e musical, de modo que a carga emotiva das palavras ressaltada. A poesia aproximada da msica pelo uso de aliteraes. Principais autores Cruz e Souza Cruz e Souza era brasileiro e um dos principais representantes do Simbolismo no Brasil. Seus textos eram carregados de erotismo e satanismo, e de vez quando misticismo; apresentavam uma viso trgica da vida. Cruz e Souza tinha uma obsesso pela cor branca, e criava analogias e entre o abstrato e o concreto. Obras: Tropos e Fantasias; Missal e Broquis, 1893 (poesia); Evocaes, 1898(prosa); Faris, 1900 (poesia); ltimos Sonetos, 1905 (poesia). Eugnio de Castro Eugnio de Castro um autor portugus e foi o responsvel por inaugurar o Simbolismo portugus. As obras de Eugnio de Castro possuem versos livres, vocabulrio erudito, pessimismo e ambigidade nos temas trabalhados. Obras: Oaristo (1890), Horas (1891), Silva e Interldio (1894).
7 C OM


SEP

30
Realismo Autores, Obras, Caractersticas
Autores, Livros, Obras e Caractersticas.

Realismo

O Realismo foi uma escola literria que combatia os ideais romnticos. O surgimento ocorreu enquanto o mundo vivenciava o nascimento do socialismo e da segunda Revoluo Industrial. O Realismo em Portugal teve como marco inicial a Questo Coimbr (1865), quando se defrontam, de um lado, os jovens estudantes de Coimbra, atentos s novas idias que vinham da Frana, Inglaterra e Alemanha e, de outro, os velhos romnticos de Lisboa. O Realismo foi inaugurado em 1881 no Brasil. Nesse ano duas obras se destacaram: O mulato, de Alusio de Azevedo, e Memrias pstumas de Brs Cuba, de Machado de Assis. Caractersticas do Realismo. O objetivismo aparece como negao do subjetivismo romntico; o universalismo ocupa o lugar do personalismo. O sentimentalismo cede terreno ao materialismo. O Realismo se preocupava apenas com o presente, com o contemporneo. Com o desenvolvimento das cincias, muitos autores foram influenciados no sculo XIX, principalmente os naturalistas, donde se pode falar em cientificismo nas obras desse perodo. Os autores realistas so antimonrquicos e negam a burguesia. O Realismo uma denominao genrica de uma escola literria que abrange as seguintes tendncias: Romance realista Narrativa voltada para a anlise psicolgica e que critica a sociedade e partir do comportamento de determinados personagens, em geral, capitalistas. O romance realista tem carter documental, sendo o retrato de uma poca. Romance naturalista - Marcada pela vigorosa anlise social a partir de grupos humanos marginalizados, em que se valoriza o coletivo. O naturalismo apresenta romances experimentais.

Autores Machado de Assis Se destacou como romancista realista. Apesar de ter escrevido obras romancistas, como Ressurreio, A mo e a luva, Helena e Iai Garcia. Algumas obras realistas de Machado de Assis: Memrias pstumas de Brs Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro. Alusio de Azevedo Escreveu alguns romances romnticos, os quais chamou de comerciais, pois eram os que mais vendiam. Mas suas maiores obras foram os romances naturalistas, como O mulato, Casa de penso e O cortio.
64 CO M

SEP

18
Romantismo Caractersticas, Autores

Romantismo: Caractersticas, Autores romnticos e Geraes no Brasil.

O Romantismo somente foi definido como escola literria nos ltimos 25 anos do sculo XVIII. A Alemanha e a Inglaterra foram pioneiras no romantismo, mas foi a Frana que divulgou a nova tendncia. Em Portugal, o poema Cames de Almeida Garrett foi o marco inicial do Romantismo no pas. O livro de poesias Suspiros poticos e saudades e a revista Niteri so consideradas o marco inicial do Romantismo no Brasil. As duas obras foram lanados no ano de 1836. O momento histrico em que ocorreu o Romantismo no Brasil, deve ser visto a partir da chegada da famlia real, em 1808, que leva o Rio de Janeiro a viver um processo de urbanizao e intelectualizao. Caractersticas do Romantismo Inicialmente, romntico era tudo aquilo que se opunha a clssico. Ou seja, passa a valorizar o carter popular, o folclore e o que nacional. O indivduo passa a ser o centro das atenes, apelando para a imaginao e para os sentimentos, resultando uma interpretao subjetiva da realidade.

Veja uma tabela abaixo comparando algumas caractersticas do Classicismo com o Romantismo.

Classicismo razo elitizao

Romantismo sensibilidade Motivos populares

Imagem racional do amor e da Imagem sentimental e subjetiva mulher do amor e da mulher erudio paganismo Antiguidade clssica Impessoal, objetivo Disciplina Geral, universal Modelo clssico Formas poticas fixas Apelo inteligncia
Geraes romnticas no Brasil O Romantismo pode ser classificado em trs geraes no Brasil. Primeira gerao nacionalista: Exaltao da natureza, criao do heri na figura do ndio, sentimentalismo e a religiosidade so algumas das caractersticas marcantes da chamada gerao indianista. Principais autores: Gonalves Dias, Gonalves de Magalhes e Arajo Porto Alegre. Segunda gerao do mal-do-sculo : Negativismo, desiluso, tdio e dvida so caractersticas da segunda gerao do romantismo. A fuga da realidade um dos temas preferidos que se manifesta na exaltao da morte e nas virgens sonhadoras. Principais autores: lvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela. Terceira gerao condoeira: Caracterizada pela poesia social e libertria, reflete as lutas internas da segunda metade do reinado de D. Pedro II. Castro Alves foi seu principal representante.
45 CO M

folclore Cristianismo Idade mdia Pessoal, subjetivo Libertao Particular, individual No h modelos Versificao livre Apelo imaginao


AUG

7
Trovadorismo Literatura

O Trovadorismo foi um perodo da literatura portuguesa compreendido entre 1189 e 1434. Nessa poca Portugal estava em processo de consolidao do estado portugus. Enquanto o mundo estava em pleno Feudalismo, e o Teocentrismo dominava o planeta. Os textos do Trovadorismo eram acompanhados de msica e geralmente cantados em coro, por isso so chamados de cantigas. As cantigas podem ser classificadas em dois grandes grupos: cantigas lricas e cantigas satricas. As lricas se subdividem em cantigas de amor e de amigo; as satricas em cantigas de escrnio e maldizer. Cantigas de Amor As cantigas de amor so sempre escritas em primeira pessoa e o eu-potico declara seu amor a uma dama, tendo como pano de fundo o ambiente de um palcio. A mulher vista como um ser inatingvel, uma figura idealizada, a quem dedicado um amor sublimado, idealizado. Cantigas de Amigo As cantigas de amigo foram criadas a partir do sentimento popular. Apesar de serem escritas em primeira pessoa como as cantigas de amor, as de amigo apresentam um diferencial: o eu-potico feminino, apesar de ser escrito por homens. A mulher sofre por se ver separada do amante ou namorado e vive angustiada por no saber se o homem amado voltar ou no, ou se a trocar por outra. O ambiente usado como pano de fundo a zona rural, ou seja a mulher sempre uma camponesa. Chico Buarque, Gonzaguinha, escreveram cantigas de amigo. Ari Barroso e outros compositores da MPB

Vous aimerez peut-être aussi