Vous êtes sur la page 1sur 15

AS CRIANAS TM MUITO O QUE APRENDER NA CRECHE Em nenhuma outra fase da vida as crianas se desenvolvem to rapidamente quanto at os 3 anos de idade.

Da a importncia de entender como cada atividade ou brincadeira ensina.

DESAFIO E EXPERINCIA Ensinar na creche significa permitir que as crianas, ao brincar, explorem objetos e ambientesFotos: Nati Canto

Os pequenos recebem cuidado e ateno e tm espao para explorar, brincar e se conhecer. Em sala, tm disposio brinquedos e materiais que incentivam a expresso artstica e estimulam a imaginao. No parque, se divertem pisando na areia. Mesmo sem saber ler, manuseiam livros. Muitas vezes, nem conseguem falar e j esto "cantando" cantigas de roda e seguindo a coreografia. Assim o dia das crianas de at 3 anos nas boas creches do pas. Essas atividades compem os contedos desse nvel da Educao Bsica. O termo recente nessa etapa do ensino, mas tem se difundido graas s descobertas sobre a evoluo cognitiva e emocional dos bebs. "Todas essas experincias que fazem parte da rotina devem ser organizadas em um currculo de forma a proporcionar o desenvolvimento de habilidades, como andar, e a aprendizagem de aspectos culturais, como o hbito da leitura", diz Beatriz Ferraz, consultora em Educao Infantil e coordenadora da Escola de Educadores, em So Paulo. O conhecimento, nessa fase, se d basicamente por meio da ao, da interao com os colegas e os adultos, da brincadeira, da imaginao e do faz de conta. "No se trata, portanto, de escolarizar as crianas to cedo, mas de apoi-las em seu desenvolvimento", ressalta Beatriz. Nesta reportagem, voc encontra sete atividades realizadas ao longo de um dia por turmas de 1 e 2 anos na IMI Maroca Veneziani, em So Jos dos Campos, a 97 quilmetros de So Paulo. Elas esto inseridas nos seguintes eixos do currculo (o nome varia conforme a rede, mas a essncia a mesma): 1. Explorao dos Objetos e Brincadeiras 2. Linguagem Oral e Comunicao 3. Desafios Corporais 4. Explorao do Ambiente 5. Identidade e Autonomia 6. Explorao e Linguagem Plstica 7. Linguagem Musical e Expresso Corporal

1. Conhecimento pela imaginao (Eixo: Explorao dos Objetos e Brincadeiras)

O DIA COMEA COM O FAZ DE CONTA Logo aps serem recebidas com muita ateno, as crianas podem circular pela sala e escolher em que canto brincar e com quem. No jogo de faz de conta, a professora interage com elas e estimula a brincadeira: "Ah, vocs esto cozinhando? O que vo preparar? Est com uma cara tima! D um pouco pra sua amiga". A comunicao, oral e gestual, constante.

O eixo Explorao dos Objetos e Brincadeiras se baseia na ideia de que brincando a criana desenvolve a capacidade de imaginar, se insere na cultura e na sociedade e aprende a viver em grupo. Sozinha ou com os amigos, ela usa todos os recursos de que dispe para explorar o mundo, ampliar sua percepo sobre ele (e sobre si mesma), organizar o pensamento e trabalhar com afetos e sentimentos. Isso tudo ocorre num grau ainda maior quando o brincar envolve o chamado faz de conta.

- Como o beb aprende com isso Por meio do jogo simblico, a criana passa a dar
diferentes significados a um nico objeto. "Um pedao de pau pode ser uma bengala ou uma boneca que se embala. Os adultos fazem o mesmo: interpretam fatos ou objetos de diferentes formas", explica Maria Clotilde Rossetti-Ferreira, coordenadora do Centro de Investigaes sobre Desenvolvimento Humano e Educao Infantil (Cindedi), da Universidade de So Paulo (USP), campus de Ribeiro Preto. O faz de conta o primeiro contato da criana com as regras e com o papel de cada um, aprendizado fundamental para a vida em sociedade. A imaginao tem ainda uma funo importante na regulao das prprias emoes e das aes. Aqueles que tiveram tolhida na infncia a possibilidade de imaginar, em geral, apresentam a dificuldade de controlar os impulsos na vida adulta. "A imaginao um jeito de concretizar um pensamento sem a necessidade da ao. Eu posso querer bater em algum, mas sei controlar esse impulso e no preciso agir", explica Clotilde.

- Outras aprendizagens A brincadeira e o faz de conta so meios tambm de


desenvolver a linguagem. Imaginando, a criana se comunica, constri histrias e expressa vontades. "Ao se relacionar com os colegas, coloca-se no lugar do outro, reforando sua identidade", ressalta Maria ngela Barbato Carneiro, coordenadora do Ncleo de Estudos do Brincar da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUCSP).

- Base terica De acordo com o mdico e psicanalista ingls Donald Winnicott (18961971), a liberdade que o brincar proporciona fundamental para o desenvolvimento da criana por lev-la a conciliar o mundo objetivo e a imaginao. dele tambm a ideia de relao entre a ausncia de brincadeiras na infncia e os problemas emocionais.

2. Contato com a escrita (Eixo: Linguagem Oral e Comunicao)

LIVROS PARA VER, FOLHEAR E "COMER" No cantinho da leitura, em uma prateleira ao alcance das crianas, ficam expostos os livros. Elas escolhem alguns e se sentam no cho para folhe-los ou mesmo lev-los boca. Um beb entrega um livro professora, que pergunta: "Ah, voc quer que eu leia?" Os pequenos, ento, passam a prestar ateno na leitura feita por ela, que mostra as ilustraes e as comenta.

Dentro do eixo Linguagem Oral e Comunicao, so trabalhadas questes relativas aos meios de expresso. As crianas que vivem num ambiente rico em interaes aprendem a demonstrar desejos, sentimentos e necessidades. O processo se inicia com gestos e balbucios e se intensifica nas situaes coletivas. O mesmo ocorre com a escrita: para atribuir sentido a essa prtica, os pequenos tm de tomar contato com ela.

- Como o beb aprende com isso Hoje se sabe que a evoluo da comunicao
no se d de forma espontnea nem est relacionada gentica e hereditariedade. Participar de diferentes formas sociais de comunicao tem um papel fundamental nessa aprendizagem. E a a creche rica: os bebs brincam, conversam com o professor, ouvem histrias e a descrio do que o adulto est fazendo, por exemplo, enquanto se troca a fralda. Com a linguagem escrita, o caminho o mesmo. As crianas inseridas em sociedades que tm esse recurso como um forte elemento de comunicao comeam a se interessar por ele bem mais cedo. Ningum espera que as de 2 ou 3 anos memorizem ou rabisquem letras, mas o contato com adultos que escrevem regularmente e leem para elas e para si mesmos aumenta o interesse e o desejo de dominar a lngua escrita. "Participar de atividades de comunicao e leitura interessantes, respeitado o nvel de desenvolvimento, vai ajudar os pequenos quando chegarem alfabetizao", explica Maria ngela .

- Outras aprendizagens O contato com os livros pode desenvolver a linguagem


plstica se o professor chamar a ateno para diferentes estilos de ilustrao. "O contedo das obras tambm amplia a explorao do ambiente ao trazer informaes distantes do meio em que vive a turma", diz Maria ngela.

- Base terica Para o psiclogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934), a criana s


desenvolve a fala no contato com os mais velhos. A psicolinguista argentina Emilia Ferreiro afirma que elas, mesmo no alfabetizadas, devem ter contato com a linguagem escrita.

3. Domnio do corpo e destreza (Eixo: Desafios Corporais)

BALANA, PULA, ENTRA E SAI, SOBE E DESCE... Uma rea externa preparada para propiciar diferentes formas de movimento aguarda os bebs. A professora espalha cavalinhos de balano e bolas para eles brincarem. As educadoras ficam de olho na turma e a estimula a brincar. Os meninos montam no cavalinho e elas desafiam: "Agora balana! Pra frente e pra trs! Quer ajuda? Consegue sair? Muito bom! Voc consegue sozinho!"

O eixo Desafios Corporais trata de parte importante da experincia humana e da cultura. O movimento pode ser visto como um meio de expresso e est relacionado significao de si, do outro e do mundo. O sentido que os bebs atribuem a si prprios como pessoas independentes est fortemente ligado ao desenvolvimento da capacidade de controlar suas aes motoras, de manipular objetos e de se deslocar.

- Como o beb aprende com isso Quando as crianas tm espao e liberdade para
se movimentar, aprendem a medir sua fora e seus limites. Elas se exercitam at que o domnio da ao as impele ao prximo desafio, como se dissessem: "J sei andar. Vou ver se corro". Nos primeiros anos de vida, ocorrem grandes mudanas em relao a tudo o que se refere capacidade de movimento. O beb passa de uma situao de dependncia para uma de certo controle, do movimento descoordenado coordenao quase total. "Tudo isso se d por meio de brincadeiras simples, como se movimentar num cavalinho de balano", explica Beatriz Ferraz. Por volta do primeiro ano de vida, a criana comea a construir uma representao do prprio corpo, dos seus segmentos e de suas possibilidades e limitaes. Esse esquema corporal criado com base em experincias cognitivas, verbais, motoras ou relacionadas a sensaes. Os conceitos de organizao espacial tambm se formam nessa fase por meio do contato com as expresses que os adultos usam para indicar a localizao do beb (dentro, fora etc.). Com o tempo, eles so interiorizados e do incio construo das ideias sobre o espao e o tempo (em cima, embaixo, amanh, depois etc.). O movimento e a fala dos educadores so responsveis ainda pela aquisio das noes de durao, sucesso e ritmo.

- Outras aprendizagens O movimento, por si s, uma das primeiras conquistas da


criana rumo autonomia e formao da identidade. J as experincias relativas ao espao e ao tempo garantem que ela se aproxime de noes de Matemtica e de conceitos-chave para a explorao do ambiente.

- Base terica Segundo as ideias do psiclogo e filsofo francs Henri Wallon (18791962), o movimento a base da comunicao dos pequenos. A motricidade, portanto, tem um carter pedaggico tanto pela qualidade do gesto como por sua representao.

4. O mundo todo para conhecer (Eixo: Explorao do Ambiente)

UMA DESCOBERTA EM CADA CANTO DO JARDIM Um gramado com diferentes tipos de planta e um grande tanque de areia so convites explorao. As crianas se espalham e so incentivadas a descobrir mais sobre o ambiente que as rodeia. Uma menina avista uma formiga, se abaixa e tenta peg-la. O inseto foge e ela sorri. Logo depois, corre pela grama, se agacha e tira folhas do cho. Ela olha para a professora, que comemora o feito.

Os bebs tm necessidade de agir e aprender sobre o que os rodeia. sobre isso que discorre o eixo Explorao do Ambiente. Para tanto, eles utilizam olhos, nariz, ouvidos, boca, mos e ps. Observam pessoas ou objetos em movimento, sentem a temperatura das coisas, ficam atentos a uma voz e pem na boca tudo o que conseguem agarrar.

- Como o beb aprende com isso Por meio da explorao, da curiosidade, da


observao e dos questionamentos que fazem aos adultos, as crianas buscam entender o como e o porqu dos fenmenos da natureza e da sociedade. Segurando, mordendo, batendo e carregando objetos e materiais, elas comeam a perceber que eles existem independentemente de suas aes. Essas coisas podem estar isoladas ou em grupos, ter tamanhos variados e aparecer em diferentes quantidades. medida que vo trabalhando com isso, os pequenos adquirem informaes sobre o mundo e constroem a gnese do conhecimento sobre as caractersticas dos objetos, da natureza e do espao que os cercam. Isso pode se dar por meio da tentativa de calar um sapato, colocar uma caixa maior dentro de outra menor ou ainda pela observao de um aqurio montado na sala. "Na interao com as situaes e com parceiros mais experientes que os faam refletir, os bebs so apresentados ao mundo e aos poucos conceitualizam a vida sua volta", ressalta Maria ngela .

- Outras aprendizagens A possibilidade de explorar um espao, se movimentando por


locais em que haja obstculos planejados e em diferentes tipos de solo propicia desafios motores. As conquistas e descobertas feitas nessa etapa e a oportunidade de escolher tambm permitem que a criana construa sua autonomia.

- Base terica Segundo o cientista suo Jean Piaget (1896-1980), h quatro estgios
bsicos do desenvolvimento cognitivo. O primeiro o sensrio-motor, que vai at os 2 anos. Nessa fase, o conhecimento se constri por meio do movimento e dos sentidos. Para conhecer o mundo, as crianas utilizam tudo o que sabem fazer: pegar, soltar, colocar na boca, sentir com as mos etc.

5. A construo da independncia (Eixo: Identidade e Autonomia)

AJUDA NA HORA DE COMER S PARA QUEM PRECISA O refeitrio amplo e organizado. As crianas menores se sentam em cadeires e so alimentadas pelas assistentes, que conversam com elas. "Quer comer sozinha? Tente pegar a colher. Isso! Agora ponha na boca." Os que j tm essa habilidade se sentam mesa de tamanho adequado faixa etria. A professora serve o prato e apenas estimula todos a comer.

A capacidade de se perceber como pessoa que vai se tornando independente ao receber os estmulos devidos o tema do eixo Identidade e Autonomia. Um bom desenvolvimento psicomotor, cognitivo e lingustico est intimamente ligado progressiva construo da personalidade e das capacidades de se relacionar e se comunicar com as outras pessoas - o que se d durante toda a evoluo da criana. Nos primeiros meses de vida, ela e o mundo so a mesma coisa. Na interao com colegas e adultos, tudo muda de figura.

- Como o beb aprende com isso Num ambiente desafiador e que possibilita
interaes adequadas, desde muito cedo a criana age com crescente independncia. Ela aponta para pessoas ou coisas de que gosta e decide o que vai explorar. Ao tomar decises e fazer escolhas, ganha um sentido de controle e eficcia pessoal, como se dissesse: "Sou algum que consegue fazer isso". Essa sensao proporcionada ao permitir que se alimentem sozinhos, por exemplo. "Eles devem realizar vrias tarefas por conta prpria, mas isso no quer dizer larg-los prpria sorte", afirma Maria ngela. "Ao contrrio, preciso intervir sempre que necessrio e ajud-los a entender como se faz determinada coisa." medida que o ambiente os encoraja a ser independentes, eles tambm tm de se proteger contra experincias que causem vergonha - como no conseguir fazer algo sozinhos na primeira tentativa. Nesse ponto, a formao de fortes laos emocionais com a me e o educador essencial. Apoio e incentivo so muito mais eficazes para eles do que crticas e restries.

- Outras aprendizagens Ao terem a oportunidade de interagir, os bebs aprendem a


se relacionar com o outro. Os possveis conflitos gerados nessas situaes so um timo meio de aquisio da linguagem verbal, desde que bem mediados pelo professor. J quando realizam uma atividade sozinhos, como almoar, o estimulo observao dos alimentos proporciona conhecer os hbitos culturais de onde vivem.

- Base terica Para Vygotsky, o homem dialgico por natureza: precisa dos
semelhantes para existir, ser e viver. "Na ausncia do outro, o homem no se constri

homem", escreveu o psiclogo. A identidade e a autonomia, de acordo com ele, esto intimamente ligadas s relaes estabelecidas com o grupo.

6. Expresso e percepo visual (Eixo: Explorao e Linguagem Plstica)

RABISCOS DE CORES E FORMAS VARIADAS: ARTE A educadora pega os potes com canetas hidrocor. hora do desenho. Ela distribui cartolinas e espalha as canetinhas pelo cho. Os bebs escolhem a cor que querem e comeam a desenhar. A caneta desliza pela folha e logo depois vai para a boca. A professora, sempre de olho, mostra aprovao sobre o trabalho dos pequenos. "Mas que beleza! Est bonito demais isso."

Arte, nessa fase, remete apropriao de diversas linguagens que formam a expressividade humana. Esse o mote do eixo Explorao e Linguagem Plstica. Trabalhar o tema com os pequenos significa incentiv-los a deixar suas marcas, e no produzir obras de arte. Simples rabiscos os encantam.

- Como o beb aprende com isso Num primeiro momento, os bebs produzem
riscos, pontos e crculos aleatrios, sem uma forma aparentemente definida. "A primeira relao da meninada com o desenho se d, de fato, pelo movimento: o prazer de produzir um trao sobre o papel", conta Maria Clotilde. Com o tempo, e aps vrias experincias com materiais, suportes e tcnicas diferentes, as formas se tornam mais definidas e prximas da realidade. Assim, as crianas expandem suas capacidades nessa rea. por meio dos desenhos que, paulatinamente, elas passam a ter controle para fazer linhas abertas, fechadas, compridas, curtas e pontilhadas (inclusiveO desenho e o desenvolvimento das crianas, entendendo o que isso tudo quer dizer). Com o uso de materiais como massa de modelar, aprendem a moldar, bater, enrolar e puxar. As tintas so espalhadas no papel com pincis, esponjas e at com as mos. "Dessa forma, desenvolvem-se a expresso artstica, a curiosidade e a criatividade e se constroem os fundamentos das linguagens visuais, como ritmo, contraste, tamanho e cor", explica Maria Clotilde.

- Outras aprendizagens Por trabalhar com a expressividade, as atividades artsticas


so importantes no desenvolvimento da identidade e da autonomia ("Este o meu desenho! Aqui est meu irmo."). Elas so ainda um meio de controle motor, de compreenso do espao e de desenvolvimento da imaginao (fundamental para a condio humana e relacionada ao brincar).

- Base terica Para a pesquisadora norte-americana Rhoda Kellogg, o desenho se


desenvolve com base nas observaes que a criana realiza sobre suas produes

grficas. Por isso, so to importantes as atividades com variados suportes e instrumentos de expresso.

7. Produtores de msica (Eixo: Linguagem Musical e Expresso Corporal)

BATUQUES, PALMAS E CANES FAZEM UM SHOW DE RITMOS A professora chama a turma para um cantinho repleto de instrumentos musicais. Os pequenos ainda no sabem falar, mas acompanham, do seu jeito, a msica cantada por ela. Batem palmas e, ao fim de cada verso, soltam um som parecido com a letra. Uma criana pega um chocalho e tenta acompanhar. Outra pega um bumbo e bate animada, como se, sozinha, pudesse ditar o ritmo.

Desde antes do nascimento, as crianas esto imersas num mundo repleto de sons e so capazes de reagir a eles. Quando nascem, conseguem distinguir a voz humana e, nos primeiros meses de vida, se encantam com msicas associadas a gestos. Mesmo sem saber falar corretamente ou andar, elas tentam seguir os movimentos com as mos. So essas capacidades o foco do eixo Linguagem Musical e Expresso Corporal.

- Como o beb aprende com isso A linguagem musical est presente em todos os
momentos da vida e atua como um elo entre as geraes de uma mesma famlia e entre membros da comunidade. "Fornecer um repertrio amplo de ritmos e sons garantir o acesso cultura", ressalta Beatriz Ferraz. Cantar cantigas, danar em roda, acompanhar a msica com palmas e saber o nome e os sons de vrios instrumentos so alguns dos contedos trabalhados na creche. As crianas costumam descobrir fontes sonoras surpreendentes ao bater, sacudir ou empurrar objetos sua volta, assim como quando utilizam instrumentos sonoros simples. A atividade ainda mais proveitosa quando o professor as estimula: "Escutem que som legal ele faz quando agita o chocalho".

- Outras aprendizagens O trabalho com ritmos tem uma importante relao com
atividades de movimento. As msicas so ainda uma ferramenta para a aquisio da linguagem verbal.

- Base terica Para o cientista norte-americano Howard Gardner, o homem dotado de


mltiplas inteligncias, dentre elas a musical e a fsico-cinestsica. O que nos leva a desenvolver capacidades inatas so a Educao que recebemos e as oportunidades que encontramos. Por isso, papel da escola trabalhar com os sons, a msica e a dana fontes de conexo cultural Reportagem sugerida por 4 leitoras: Adriana

Rodrigues Ges, Itapeva, SP, Ariane Gebauer, Cascavel, PR, Edna Nery da Silva Borbely e Maria Solange Costa, So Paulo, SP

O que no pode faltar na creche


Para que as turmas de 0 a 3 anos se desenvolvam plenamente, preciso conhecer as caractersticas de cada faixa etria e garantir que algumas experincias essenciais faam parte do planejamento. Saiba como trabalh-las e por que so to importantes
Beatriz Santomauro (bsantomauro@fvc.org.br) e Luisa Andrade. Colaboraram Bianca Bibiano, Denise Pellegrini, de Curitiba, PR; Julia Browne, de Belo Horizonte, MG; Thas Gurgel, de Sobral, CE; e Vilmar Oliveira, de So Jos dos Campos, SP.

BRINCAR Brinquedos com peas de montar, encaixar, jogar e empilhar possibilitam desafios. Foto: Diana Abreu

Por que trabalhar Embora a brincadeira seja uma atividade livre e espontnea, ela no
natural, mas uma criao da cultura. O aprendizado dela se d por meio das interaes e do convvio com os outros. Por isso, a importncia de prever muito tempo e espao para ela. "Temos a capacidade de desenvolver a imaginao - e essa habilidade que o brincar traz", diz Zilma de Oliveira, da Universidade de So Paulo (USP ).

O que propor Uma das primeiras brincadeiras do beb imitar os adultos: ele observa
e reproduz gestos e caretas no mesmo momento em que acontecem. Com cerca de 2 anos, continua repetindo o que v e tambm os gestos que guarda na memria de situaes anteriores, tentando encaix-los no contexto que acha adequado. To importante quanto valorizar essas imitaes propor aes fsicas que possibilitam sensaes e desafios motores. " pela experimentao que a criana se depara com as novidades do espao, sente cheiros e percebe texturas, tamanhos e formas", explica Ana Paula Yasbek, coordenadora pedaggica da Escola Espao da Vila, em So Paulo. Alguns brinquedos tambm fazem sucesso nessa fase. Os mais adequados so os de peas de montar, encaixar, jogar e empilhar, alm dos que fazem barulho. preciso ter cuidado com a segurana e s usar objetos maiores do que o tamanho da boca do beb quando aberta. Para um trabalho eficiente, uma boa estrutura essencial. Isso inclui ter material suficiente para que todos consigam compartilhar e um bom espao de criao. "Os ambientes devem ser convidativos e contextualizados com a histria que se quer construir", diz Ana Paula. Uma rea ao ar livre, mesmo que com poucas rvores, vira uma grande floresta. Uma sala bem cuidada, rica em cores e com variedade de brinquedos e estmulos igualmente possibilita momentos criativos, prazerosos e produtivos.

BRINCAR Momento de construir histrias ( esq.) e perceber formas (no centro) e texturas (dir.). Fotos: Marcos Rosa e Diana Abreu

Esta creche faz Em Vitria, capital capixaba, a brincadeira parte da rotina diria da
CMEI Joo Pedro de Aguiar. As salas das turmas de 2 anos, por exemplo, so divididas em cantos. Num deles ficam os brinquedos de madeira para montar. Noutro, bichos de pelcia e bonecas. Num terceiro, livros. Tudo em uma altura que permita a todos pegar o que querem sem ajuda. Diariamente, a classe passa um bom tempo no ptio, em que uma rea forrada de areia e outra acomoda brinquedos de plstico, como escorregador e cavalinho de balano. "Ali, os pequenos correm e encontram amigos de outras turmas para que tenham a oportunidade de viver novas situaes", diz a coordenadora pedaggica Wanusa Lopes da Silva Zambon.

2. LINGUAGEM ORAL Por que trabalhar Quando o beb se expressa com gritos ou gestos, ele tem uma
inteno. "Mesmo os que tm pouco vocabulrio ou que ainda no falam com desenvoltura esto participando da atividade comunicativa de forma competente e correta", diz Maria Virgnia Gastaldi, Editora de Educao Infantil da Editora Moderna. Para que a linguagem oral se desenvolva, cabe ao professor reconhecer a inteno comunicativa dos gestos e balbucios dos bebs, respondendo a eles, e promover a interao no grupo.

LINGUAGEM ORAL Gestos ( esq.), diferentes expresses faciais (dir.), balbucios e gritos do incio fala. Fotos: Marcos Rosa e Diana Abreu

O que propor Desde muito cedo, cantigas de roda, parlendas e outras canes so
meios riqussimos de propiciar o contato e a brincadeira com as palavras e de estimular a ateno a sua sonoridade. "O burburinho das conversas entre os pequenos, falando sozinhos ou com os outros, riqussimo. No se admite mais a idia de manter a sala em silncio, com aparncia que est tudo sob controle ", diz Regina Scarpa, da FVC . As rodas de conversa, feitas diariamente, so uma oportunidade de praticar a fala, comentar preferncias prprias e trocar informaes sobre a famlia. Nessa situao, h a interao com os colegas e aprende-se a escutar, discutir regras e argumentar. Quanto menor for a faixa etria do grupo, mais necessria ser a interferncia do educador como propositor e dinamizador dos dilogos .

Esta creche faz Todos os dias, a turma de 2 anos da EMEB Valderez Avelino de Souza,
em So Bernardo do Campo, na Grande So Paulo, participa de rodas de conversa. Nessa fase, acontecem relatos de experincias pessoais no bate-papo, alm da inveno de outros elementos. Foi o que aconteceu no dia em que um dos pequenos contou que tinha visto um tubaro. "Outro completou dizendo que aquilo tinha sido na praia e um terceiro falou que nadava como o bicho", conta a coordenadora pedaggica Ptria ngela de Jesus Rodrigues Ruy dos Santos. A professora foi puxando o assunto e encaminhando a conversa. Um garoto, que at ento estava quieto, saiu-se com esta: "Meu pai pescou um tubaro. Ele era enorme. Professora, quer ir pescar com meu pai?" Sabendo que muito comum nessa fase mesclar informaes reais com outras tiradas da imaginao, ela, claro, aceitou o convite.

3. MOVIMENTO Por que trabalhar O movimento a linguagem dos pequenos que ainda no falam e
continua sendo a maneira de se expressar daqueles que j se comunicam com palavras. "O pensamento simultneo ao movimento e, por isso, no se pede que eles fiquem sentados ou quietos por muito tempo. Evitar que se mexam o mesmo que impedi-los de pensar", explica Maria Paula Zurawski, assessora de Educao Infantil da Secretaria Municipal de Educao de So Paulo. Portanto, quanto mais o professor incentivar o

movimento, maior ser o aprendizado de cada um sobre si mesmo e o desenvolvimento da capacidade de expresso.

MOVIMENTO Livres sobre colches, os bebs podem andar e passar por obstculos, como bambols (esq.). Na creche, os pequenos vo conhecendo os limites do corpo e as conseqncias das aes (dir.). Fotos: Marcos Rosa

O que propor O beb precisa participar de atividades que ampliem o repertrio corporal
para que percorra um caminho de gradativo controle dos movimentos at conseguir se levantar e andar. Aos poucos, ele passa a ter conscincia dos limites do corpo e da conseqncia de seus movimentos. So situaes indicadas para o amadurecimento motor passar por obstculos como tneis, correr e brincar no escorregador. Os espaos da creche devem ser desafiadores e, ao mesmo tempo, seguros. So ambientes propcios para as atividades desse tipo tanto o ptio como a sala. Ali, so colocados bancos ou caixas que sirvam de apoio para os que esto comeando a andar e ficam distribudos brinquedos de equilbrio. Enquanto a turma se mexe para l e para c, no se perde um lance. Um educador atento sabe quando um suspiro revela cansao ou uma careta demonstra algum desagrado .

Esta creche faz Brincar, dormir, mamar, almoar e danar acompanhando o ritmo da
msica. A turma de 1 ano da CEI Cidade de Genebra, em So Paulo, no pra quieta. "Logo que acordam, os bebs tomam mamadeira e saem dos colchonetes quando querem. Como no h beros, eles tm liberdade para se movimentar", diz a professora Anali Pereira dos Reis. No solrio, com brinquedos de plstico e espao para correr, eles escorregam, se balanam na gangorra e andam no cavalinho. Mesmo to novinhos, j so craques no sobe-e-desce e no equilbrio. Faz pouco tempo que aprenderam a andar, mas j entram nos carrinhos de plstico e saem dele sem ajuda e se divertem passando por dentro de bambols, dando cambalhotas e rolando nos colches

4. ARTE

ARTE Materiais de texturas e cores variadas, como tintas comestveis, aguam os sentidos.Foto: Marcos Rosa

Por que trabalhar A msica e as artes visuais so dois meios de os pequenos


entrarem em contato com o que ainda no conhecem. Nessa fase, as linguagens se misturam e um mesmo objeto, como um giz de cera, pode ser usado para desenhar ou batucar. "Aqueles que tm oportunidade de participar de atividades nessas reas certamente desenvolvem mais a capacidade cognitiva", diz Silvana Augusto, formadora do Instituto Avisa L.

O que propor Quanto mais variadas as experincias apresentadas, maior a garantia de


qualidade no desenvolvimento do grupo. Escutar sons, como os produzidos por batidas em vrias partes do prprio corpo e pela manipulao de objetos, ouvir canes de roda, parlendas, msicas instrumentais ou as consideradas "de adulto" faz a diferena nessa fase. Alm de ouvir e repetir um repertrio j conhecido, a turma deve ser orientada a improvisar e criar canes, brincar com a voz, imitar sons de animais e confeccionar instrumentos. "A msica contribui para um desenvolvimento pleno e harmnico, j que incide diretamente na sensibilidade, na expresso e na reflexo", afirma Teca Alencar de Brito, co-autora do Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil. Da mesma maneira, o ideal so atividades de artes visuais diversificadas. Uma boa prtica inclui desenhos - e no o preenchimento de modelos prontos -, pinturas ou esculturas usando diversos materiais e possibilitar o contato com novos recursos visuais para ampliar as referncias artsticas. As produes da classe ficam disposio para que sejam observadas e comentadas e para que cada um reconhea o que de sua autoria.

Esta creche faz No EMI Josefina Cipre Russo, em So Caetano do Sul, na Grande So
Paulo, artes visuais e msica fazem parte do cotidiano dos pequenos de 3 anos. Eles criam instrumentos com materiais reciclados e acompanham as msicas danando e cantando. No dia-a-dia, eles desenham com giz, lpis, guache e aquarela, fazem esculturas e mexem com massinha e tintas comestveis. Assim, a turma sente cheiros e texturas e aprecia cores diferentes. "As tintas so caseiras e d para limp-las facilmente. Colocar na boca ou deixar cair na roupa no problema", diz a diretora, Eliane Migliorini.

5. IDENTIDADE E AUTONOMIA Por que trabalhar O beb nasce em uma situao de total dependncia e, pouco a
pouco, necessita se tornar autnomo. "Enquanto adquirem condies para realizar aes, as crianas comeam a saber das consequncias de suas escolhas", explica Beatriz Ferraz, coordenadora pedaggica do Centro de Educao e Documentao para Ao Comunitria, em So Paulo. Autonomia e identidade se desenvolvem simultaneamente e, mesmo num ambiente coletivo, preciso dar ateno individualizada s crianas.

AUTONOMIA Escolher o que gosta e aprender a se alimentar sozinho caminho para se tornar independente (esq.). IDENTIDADE Painis de fotos so teis para que cada um se reconhea e encontre os colegas (dir.). Fotos: Marcos Rosa

O que propor As melhores experincias so as pautadas pelo relacionamento com os


outros e pela demonstrao de preferncias. "Se a criana no tem opo, como vai decidir?", diz Cisele, do Avisa L. essencial oferecer possibilidades - na hora da brincadeira ou da merenda, por exemplo - para que os pequenos sejam incentivados a se conhecer melhor e a optar. Ao servir os alimentos sem mistur-los, o educador permite a cada um identificar aquilo de que mais gosta. Oferecer a colher para que todos comam sozinhos tambm primordial. Por meio da observao, uns aprendem com os outros. Mesmo que no comeo faam sujeira e demorem para se alimentar, aos poucos adquirem a destreza do movimento. A organizao do ambiente em cantos de atividades outro meio de favorecer o exerccio de escolha, j que cada um define onde brincar, com quem e por quanto tempo. Para ajudar na construo da identidade, cabe ao educador chamar cada um pelo nome e ressaltar a observao dos aspectos fsicos individuais. "Colocar grandes espelhos nas salas, ter fotos de cada um junto dos cabides em que penduram as mochilas, identificar as pastas com o nome e um desenho, por exemplo, so timas maneiras de estimular a ateno para as prprias caractersticas e faz-los perceber a diferena e semelhana em relao aos colegas", diz Cisele.

Esta creche faz Na turma de 2 anos da CEI Jacyra Pimentel Gomes, em Sobral, a 248
quilmetros de Fortaleza, cada criana v o nome escrito, reconhece a prpria foto e aprecia imagens da famlia nas paredes da sala. A coordenadora pedaggica Carlinda Maria Lopes Barbosa diz: "Cada um entende que diferente do amigo por ser identificado de outra maneira". Para reforar esse aprendizado, explica-se que existem objetos que so compartilhados e outros individuais, como a mochila e as roupas.

3 perguntas Denise Argolo Estill

Denise Argolo Estill Foto: Rodrigo Erib

Psicloga e psicopedagoga do Infans - Unidade de Atendimento ao Beb, de So Paulo, fala sobre o que caracteriza o desenvolvimento das crianas da creche.

O que distingue os trs primeiros anos de vida?


Esse o perodo sensrio-motor, caracterizado pela inteligncia prtica. O mundo algo a experimentar e conhecer por meio dos rgos dos sentidos e das aes corporais.

Como a criana aprende?


Presa experincia imediata, ela necessita da presena dos objetos concretos. Seus esquemas de ao so olhar, agarrar, ouvir, alcanar com a boca ou sentir com a pele.

Quais os procedimentos para potencializar o desenvolvimento nessa faixa etria?


A primeira coisa a fazer incentivar o uso da ferramenta mais poderosa, que o corpo. Por meio dele, a criana entra em contato com texturas, temperaturas e gostos. Outras aes so estimular a linguagem verbal - por meio de histrias e msicas - e a imitao, entendendo a necessidade de reproduzir gestos e falas e procurando valorizar a expresso individual de cada um.

Vous aimerez peut-être aussi