Vous êtes sur la page 1sur 10

Aula

A QUESTO AGRRIA

META
Analisar as diferentes faces do espao agrrio

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: compreender as diferentes concepes do campesinatoAnalisar a importncia do pensamento de Chayanov para existncia do campesinato Identificar as especificidades camponesas

PR-REQUISITOS
Ter noo das discusses a respeito da questo agrria a partir da contribuio de Kautsky, Lnin e Chayanov.

Mulher desfolhando milho. A desfolhada um trabalho agrcola em que se retira a espiga do milho. um trabalho duro e cansativo para os que trabalham no campo. (Fonte: http://farm2.static.flickr.com).

Geografia Agrria

INTRODUO

Ol queridos alunos! Agora que j tem uma noo sobre a origem da agricultura e ao mesmo tempo, que compreendeu o processo de formao econmica do Brasil, iremos estudar as principais questes agrrias que tem servido como eixo norteador da disciplina geografia agrria e de reas afins. Assim vale questionar. Ser que ainda existe o campesinato em pleno sculo XXI? O que caracterizar o campons? O sistema econmico vigente no sculo XXI caracterizado pelo modo de produo capitalista baseado na explorao do trabalho e na acumulao do capital monopolista, assim como pelo antagonismo existente entre a burguesia e o proletariado. No entanto, de forma contraditria, existem na sociedade capitalista relaes de trabalho pr-capitalista reflexo do processo de negao/excluso do prprio sistema que se renova estrategicamente com a finalidade de fortalecer a estrutura desigual da sociedade capitalista. Baseado em Kautsky (1980, p.25) o modelo de produo capitalista no constitui a nica forma de produo existente, na sociedade de nossos dias. claro que tal afirmao corresponde a sociedade do incio do sculo XX, mas pode apropriar-se deste pensamento e estend-lo aos nossos dias. Nesse mesmo contexto, vale ressaltar que ainda existem restos de formas de produo pr-capitalista como sinnimo de resistncia do campesinato em meio de um sistema econmico que sufoca e desenvolve estratgias para no permitir a existncia de outro modelo econmica que no atenda aos interesses do capital.

(Fonte: aaz-nj.blogspot.com).

24

A questo agrria

Aula

AGRICULTURA DIANTE DO PROCESSO DE EXPANSO


Com a finalidade de conseguir atingir os objetivos propostos para aula de hoje, iremos buscar os clssicos que discutem a evoluo das questes agrrias, assim como autores contemporneos que estudaram profundamente os mecanismos de funcionamento da agricultura diante do processo de expanso do sistema capitalista. Kautsky (1980) ao abordar a questo agrria deixa transparecer que Marx no foi feliz ao discutir a tendncia evolutiva da agricultura diante do processo de expanso do sistema capitalista. Assim relatado por ele,
Dentro do que posso julgar, as dedues de Marx no podem ser transportadas, tais quais so, para o domnio da agricultura. (...) Mas sua teoria do desenvolvimento, que pressupe o crescimento da grande explorao, a proletarizao das massas, e que deduz dessa evoluo, como conseqncia necessria, o socialismo essa teoria s clara para o domnio industrial (p.27).

Diante da discusso dos clssicos a respeito da evoluo e dinmica da agricultura, h um consenso quanto a diferena processual entre a agricultura e a indstria, tendo em vista que a agricultura tem leis prprias, mas isso no significa que ela seja antagnica a indstria, pelo contrrio, so complementares. Baseado em Kautsky (1980) quando argumenta sobre os estudiosos da agricultura que buscam a teoria marxista para fundamentar seus trabalhos de pesquisa, chega a seguinte concluso.
De resto, a teoria marxista do sistema de produo capitalista no consiste simplesmente em reduzir a evoluo deste frmulas Desaparecimento da pequena explorao diante da grande que, uma vez decorada, ns pudesse por assim dizer no bolso a chave do edifcio da economia moderna (p. 28).

Ao mesmo tempo que refora tal pensamento quando diz,


Se se deseja estudar a questo agrria segundo o mtodo de Marx, no se deve equacionar apenas o problema de saber se a pequena explorao tem ou no futuro na agricultura. Deve-se, ao contrrio, pesquisar todos as transformaes experimentadas por esta ltima no decurso do regime de produo capitalista. Deve-se pesquisar se e como o capital se apodera da agricultura, revolucionando-a, subvertendo as antigas formas de produo e de propriedade, criando a necessidade novas formas (KAUTSKY, 1980, p.28).

25

Geografia Agrria

Portanto, est demonstrado que a grande discusso sobre a teoria de Marx no deve ser sobre sua aplicao ou no agricultura, mas o foco de anlise seria sobre a importncia de enxergar a capturao do espao agrrio pelo capital de forma desigual e combinada gerando desequilbrios sociais no espao agrrio mundial, principalmente nos pases em desenvolvimento. De forma geral o sistema de produo capitalista origina-se primeiramente nas cidades e conseqentemente nas atividades industriais, com isto, as atividades rurais passaram um longo perodo sem sofrer a influncia direta do modelo de produo capitalista. Nesse contexto, as caractersticas das famlias camponesas da Idade Mdia eram marcadas pela produo de gneros alimentcios para o autoconsumo, mas tambm construam suas casas, seus utenslios domsticos, fabricavam grosseiramente sua roupas, dentre outras atividades que proporciona maior autonomia e segurana diante das adversidades naturais, sociais e polticas. Durante o perodo das lavouras fartas, o excedente era comercializado nas feiras para consumir, em geral, produtos suprfluo para sua necessidade. Como foi evidenciado por Kautsky (1980, p. 29) do resultado do mercado poderiam depender a sua abastana e o seu luxo, mas nunca a sua existncia. Com o intuito de reforar o pensamento anterior, fomos atrs do pensamento de um economista conservador contemporneo de Kautsky, denominado de Sismondi quando relatou que onde quer que se encontrem camponeses proprietrios, encontra-se igualmente a abastana, a tranqilidade, a confiana no futuro, a independncia que asseguram a felicidade e a virtude (Sismondi Apud KAUTSKY, 1980, p. 29-30). No entanto, essa tranqilidade, segurana e felicidade esto sendo cada vez mais ameaada pela introduo do modelo de produo capitalista, agora no campo, com novas tcnicas de produo e novas concepes de trabalho que aproximou progressivamente o modo de produzir e consumir da cidade no espao agrrio. Os filhos dos camponeses comearam a ter maior contato com o modelo de produo capitalista produzido na cidade, da mesma forma que o recrutamento militar tambm possibilitou a transferncias de grandes contingentes de jovens camponeses para as cidades, familiarizou-se com os costumes urbanos, repercutindo em um processo de descamponizao. A partir dessa integrao inicial, acelerou a dissoluo da pequena indstria camponesa pr-capitalista que produzia para o auto-sustento, sendo lentamente substituda pela expanso industrial urbana. Cabe refletir sobre as vantagens que o capital industrial urbano tinha e continua a ter sobre a influncia que era exercida por meio dos veculos de comunicao, contribuindo para expandir os valores e os costumes, assim como a importncia do modelo de produo capitalista para a sociedade moderna, se contrapondo ao modelo de produo camponesa e seus costumes, considerados por eles arcaico e ultrapassado.
26

A questo agrria

Aula

Aliados aos meios de propagandas atravs dos jornais da poca ainda existiam outros meios de comunicao que tambm contriburam para acelerar o processo de expanso dos ideais capitalista, como abertura de estradas de ferro, rodovias, hidrovias, dentre outros. claro, que se reportamos aos nossos dias, podemos citar tambm a revoluo tcnicocientfica que aproximou a relao espao-tempo contribuindo para integrar as pessoas, os costumes, economia, o sistema poltico por meio de um processo denominado de globalizao. As foras dominantes do capitalismo j eram discutidas e questionadas ainda no final do sculo XIX e incio do sculo XX pelos estudiosos clssicos que pensavam sobre as disputas desiguais geradas pelo capital industrial urbano contra a indstria domestica desenvolvida artesanalmente pelos camponeses. Assim podemos constatar atravs do pensamento de Kautsky,
S a indstria capitalista se reveste de to grande superioridade, de molde a eliminar rapidamente a indstria domstica do campons que produz para o seu prprio uso. Unicamente o sistema de comunicaes da sociedade capitalista, com suas estradas de ferro, os seus correios e jornais podem transportar as idias e os produtos urbanos at os cantos mais recuados do interior, submetendo assim o conjunto da populao agrcola, e no apenas os subrbios das cidades, a esse processo (1980, p. 31).

importante destacar que diante da substituio da indstria domstica camponesa pela indstria urbana, os recursos bsicos que eram produzidos pelos prprios camponeses, agora passam a ser produzido em larga escala pela indstria urbana, subordinando o campo em relao a cidade por meio do capital que agora torna-se necessrio para atender as necessidades, em parte, considerados importantes para a manuteno da famlia camponesa. Diante do processo de transformao do espao agrrio em que a terra significa a segurana e a tranqilidade do campons ao mesmo tempo que funciona como lcus de trabalho e resistncia, paulatinamente negado ao campons atravs da expropriao capitalista de produo, os camponeses so paralelamente transformados em proletrios engrossando a fila de mode-obra de reserva, necessria para explorao da mais-valia. nesse contexto que surgem as ligas camponesas que lutam em defesa e resistncia do campesinato. Vale ressaltar que os conflitos agrrios que sero discutidos na prxima aula surgem no somente para questionar a democratizao da terra, mas tambm para lutar contra explorao do capital. Portanto, diante de vrias conseqncias geradas pela transformao do espao rural pode-se destacar o trabalho acessrio em determinado perodo do ano como estratgica de sobrevivncia e permanncia do campesinato. A respeito dessa atividade complementar pode-se observar que
27

Geografia Agrria

O pequeno campons arranja o tempo necessrio para realiz-lo, pois a explorao de sua terra s lhe reclama os cuidados em determinadas pocas. Ele enfrenta as suas necessidades de dinheiro vendendo no o excesso dos seus produtos, mas o seu excesso de tempo. Representa no mercado o mesmo papel do proletariado, que nada possui (KAUTSKY, 1980, p. 187).

Talvez devido ao carter ideolgico implcita no conceito da concepo do campesinato, que exista uma divergncia de anlise por diferentes intelectuais que se debruaram para estudar a questo agrria. Assim, o campesinato existe por responder a uma necessidade social (ABRAMOVAY, 1992, p. 52). Da, percebe-se a influncia de autores clssicos como Chayanov e Jerzy que vo reforar a existncia e a importncia do campesinato diante do modelo de produo capitalista. Tal concepo vai de encontro com as idias defendidas por Marx, Kautsky e Lnin.

CHAYANOV E O STALINISMO
Chayanov tinha plena conscincia dos limites da ao autnoma do campesinato e no era, como veremos, adepto do isolamento e da autarcia. A preocupao central de sua obra no est em conservar valores e formas sociais antigas, mas em como promover a modernizao econmica em ambientes onde estas formas so dominantes. Esta preocupao constante com a modernizao da agricultura e do meio rural no impediu que, juntamente com (Fonte: http://www.ladoshki.com) outros importantes cientistas agrrios, Chayanov fosse acusado em 1930 de organizar um Partido Campons , que teria de 100.000 a 200.000 membros e uma vasta rede em vrios setores governamentais. Na verdade, como mostra Medvedev (1987:83), o Partido Campons foi inventado para oferecer bodes expiatrios para a escassez alimentar e particulamente de carne. Vrios cientistas foram imediatamente executados aps confessaremse responsveis pelos problemas com o abastecimento de carne. A represso stalinista contrasta nitidamente com o fato curioso de que Lnin autorizou pessoalmente a edio do romance de Chayanov em 20.000 exemplares, o que suscitou, da parte dos bolcheviques,

28

A questo agrria

Aula

muitas crticas pelo desperdcio de papel em plena Guerra Civil... No incio dos anos 1920 Chayanov confiava no sucesso da NEP, tanto que, aps viagem de estudos pela Inglaterra e Alemanha em 1922/23, ele volta URSS e a assume posto de direo no Instituto de Economia Agrcola. Em 1924 ele publica uma coletnea de seus textos, mas prefaciados por um jovem socilogo bolchevique que o apresenta como expoente da ideologia pequeno-burguesa (nem capitalista, nem proletria). (Mottura, 1988). Durante os anos1960, o nome de Chayanov aparece timidamente na Enciclopdia Sovitica, sem a data de sua morte e com o pedido aos leitores de que se algum tivesse informao a respeito, que informasse os editores da enciclopdia. Aps cinqenta anos de ostracismo, os trabalhos de Chayanov agora sero reeditados em russo. Texto extrado do livro Paradigmas do Capitalismo Agrrio em Questo (Abramovay, 19992) Os pesquisadores dos estudos agrrios ao analisar as transformaes que vem ocorrendo no campo, no podem conceber o campesinato a partir da criao ou recriao de conceitos que no correspondem as suas formas de vida. Baseado em Abramovay (1992, p. 58-59) embora a unidade produo camponesa lide com trabalho, bens de produo e terra, disso no decorre a presuno de que ela gera salrio, lucro e renda da Terra.

(Fonte: http://www.orebate-wesseryzago.blogspot.com)

29

Geografia Agrria

Portanto, depois de mostrar que a concepo de Marx a respeito da desintegrao do campesinato e/ou seu fim, Abramovay sisntetiza essa discusso da seguinte maneira: (...) O campesinato no simplesmente uma forma ocasional, ao contrrio, mas que um setor social, trata-se de um sistema econmico sobre cuja existncia possvel encontrar as leis da reproduo e do desenvolvimento. Vale ressaltar que o mecanismo de existncia camponesa pode ser resumido na expresso balano entre trabalho e consumo (Abramovay, 1992, p.60). Portanto, diferentemente do modelo econmico capitalista, na propriedade camponesa o critrio de maximizao da utilidade no a obteno da maior lucratividade possvel em determinadas condies. Pelo contrrio, o uso do trabalho campons limitado pela satisfao das necessidades familiares. claro que essas necessidades divergem do anseio das empresas capitalistas.

CONCLUSO
Portanto, caros alunos, ainda no sculo XXI pode-se encontrar no ncleo da famlia camponesa os elementos especficos do campesinato, que no correspondem a racionalidade capitalista. A relao entre trabalho e consumo, a composio da famlia camponesa dentre outros, so caractersticas das decises econmicas do campesinato que os distinguem das famlias urbanas industriais. No entanto, no podemos negligenciar que o processo de modernizao do campo por meio das agroindstrias tem alterado em parte a relao trabalho e consumo da famlia camponesa. Mas, em meio contradio do capitalismo, coexistem no mesmo espao agrrio o velho e o novo de forma antagnica

RESUMO
O modo de produo capitalista caracterizado pela racionalizao do capital, geando intensa diviso social do trabalho com o intuito de aumentar a produtividade para extrair a mais-valia do trabalho e consequentemente acumular riqueza. Porm, tal processo tem gerado explorao intensa da fora de trabalho e excluso daqueles que no se adequaram ao modo de produo e a funcionalidade do sistema capitalista, ao mesmo tempo em que tem produzido e ampliado s desigualdades regionais e sociais entre os pases. No novidade saber que o sistema econmico predominante em escala global o capitalista. Mas, por outro lado, temos que entender que

30

A questo agrria

Aula

contraditoriamente existem outros modos de produo. nesse contexto que se evidencia o campesinato como lcus de resistncia e permanncia durante o sculo XXI com o desenvolvimento interno de atividades prcapitalista. Assim, como foi visto ao longo da aula, a relao entre trabalho e consumo, a composio das famlias camponesas so caractersticas que os diferenciam do modo de produo capitalista assim como das famlias urbanas industriais.

ATIVIDADES
1. A partir das discusses sobre (re)criao do campesinato, elabore um texto fazendo uma relao entre os aspectos tericos e prticos sobre o campesinato. Obs. A parte prtica da atividade, voc relacionar com os produtores agrcolas do seu municpio. Ser que eles so camponeses ou agricultores familiares ou mesmo empresrio rural, latifundirio, etc.

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


No esquea que a concepo de campesinato no est relacionado apenas as caractersticas fsicas da propriedade ou do agricultor. Mas tambm, ao modo de vida, os costumes, crenas dentre outros elementos que fazem parte das especificidades camponesa.

PRXIMA AULA
Prezados alunos, a partir do conhecimento sobre as questes agrrias, vamos estudar na prxima aula a origem do campesinato no Brasil que um pas que foi construdo em funo do desenvolvimento das atividades agrrias e que ainda hoje a agropecuria exerce importncia no PIB do nosso pas.

31

Geografia Agrria

REFERNCIAS
ABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do capitalismo agrrio em questo. So Paulo: Editora Hucitec, 1992. KAUTSKY, Karl. A questo agrria. 3 ed. So Paulo: Proposta Editorial, 1980. PRADO JNIOR, Caio. A questo agrria, 3 ed. So Paulo: Editora Brasiliense, 1981. VERGOPOULOS, Samir Amin K. A questo agrria e o capitalismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

32

Vous aimerez peut-être aussi