Vous êtes sur la page 1sur 19

4

Introduo
No presente trabalho, trataremos de uma obra mundialmente conhecida, Lucola, do consagrado romancista Jos de Alencar. Tal obra mencionada se faz presente no romantismo romntico brasileiro, que marcou o pas como nao. Uma caracterstica presente na obra a riqueza de detalhes e as hiprboles utilizadas por Alencar ao descrever as personagens, alm do forte amor e do ar romntico. Ser que uma prostituta pode se apaixonar? Deixar de se prostituir uma barreira ou algo que o amor impe? Saiba disso e muito mais lendo o livro e se aprofundando com o presente trabalho.

FICHA TCNICA DA OBRA


Ttulo da Obra: Lucola Autor: Jos de Alencar Coleo: Bom Livro Preo: R$ 16,90 Tamanho: 13,5 x 20,7 Edio: 27 Ano de edio: 2000 Gnero: Literatura Clssica Brasileira Romntica Descrio: Desafiando os preconceitos da Corte, um jovem de famlia tradicional apaixona-se por uma ex-prostituta. Num de seus mais polmicos romances, Jos de Alencar atingiu o ponto mximo de sua fico urbana, promovendo uma crtica dos costumes do Rio de Janeiro do Segundo Imprio.

ELEMENTOS DA NARRATIVA PRESENTES EM LUCOLA


I - Enredo O enredo gira em torno de uma histria de amor entre Paulo e Lcia, que era uma prostituta. No decorrer do romance, ambos passam por grandes dificuldades, enfrentam batalhas e preconceitos juntos, sofrem por amor, passam por desentendimentos e vivem grande parte da histria separados, pem, Lcia deixa de ser prostituta, mas tarde... II Tempo A narrativa se desenrola no sculo XIX e se passa por volta do ano de 1855. Pode se perceber devido ao fato do livro ter sido publicado em 1856 e relatar a vida da burguesia, das altas classes, descrever tlburis, carruagens, D.Pedro II, a vida na alta sociedade, as roupas e as caractersticas da poca. Algo tambm interessante que tudo se sucede numa ordem cronolgica normal e cabvel, porm Lcia s relata porque veio a se prostituir no encerramento da narrativa. III Espao, Local ou Lugar O romance Lucola o que chamamos de urbano, pois se passa exclusivamente na cidade do Rio de Janeiro. IV Personagens Principais LCIA Personagem que d origem ao nome da obra e ao enredo da mesma, a prostituta que abandona a profisso e vai viver o amor. excessivamente descrita como musa da trama, possuindo corpo modelado, esculpido, perfeito, alm de exalante perfume, cabelos longos e cacheados e cerca de dezenove anos. Ela assim se chama at o momento em que revela seu verdadeiro nome Maria da Glria.(que possua antes de se prostituir). totalmente redonda e esfrica, pois muda tanto fisicamente,

7 quanto psicologicamente, e emocionalmente, alm de seus traos internos e externos serem realados ao extremo pelo autor. PAULO Veio de Pernambuco para o Rio de Janeiro e possui 25 anos. Ele o amor da vida de Lcia, sendo tambm apaixonado por ela. Ele um jovem contador, de famlia tradicional, que integra a classe mdia da poca. um personagem tipo, por ser legtimo representante de toda uma classe social e tambm esfrico e plano, pois seus traos internos e externos tambm so realados ao extremo e ele muda de comportamento e pensamento, muda suas idias, apaixona se... V Personagens Secundrias Dr. S e CUNHA - Amigos de Paulo, sendo S desde a infncia. Tambm so caricaturais, por representarem toda a classe burguesa, porm, so planos, por no mudarem durante todo o decorrer da histria. COUTO e ROCHINHA - Couto um velho dado a jovem galante. Encarna a obsesso sexual e a velhice. Rochinha um jovem de 17 anos. Libertino precoce. Ambos so planos, pois tambm no mudam em sentido algum no decorrer da narrativa. LAURA e NINA - So prostitutas, como Lcia.Podem ser consideradas planas e personagens tipo, por no apresentarem mudanas significativas na trama e por representarem toda uma classe social. JESUNA e JACINTO Jesuna uma mulher de 50 anos, foi quem recolheu Lcia quando seu pai a expulsou de casa e a iniciou na prostituio. Jacinto um homem de 45 anos, e vive da prostituio das mulheres. Ambos tambm so planos, pois no mudaram durante a trama. ANA - a irm de Lcia, que a fez educar num colgio at os doze anos como se fosse sua filha. Era muito parecida com Lcia, sendo dotada de grande inocncia. Pode ser classificada como redonda, pois muda fisicamente, psicologicamente e

8 emocionalmente durante a trama, pois perde a irm e amadurece ao crescer e se casar. VI Foco Narrativo A narrativa se encontra em foco narrativo de primeira pessoa, ou seja, o narrador (Paulo) acumula papis narrando e participando da histria, ele um narrador personagem. VII Ponto de Vista O ponto de vista narrativo interno, ou seja, o narrador participa da histria como personagem. Nesse caso, o narrador apresenta uma viso restrita, limitada e pessoal da histria.

ESTILO LITERRIO PRESENTE NA PUBLICAO


I - O ROMANTISMO BRASILEIRO Considera-se a obra Suspiros poticos e saudades, de Gonalves de Magalhes, publicada em Paris em 1836, como o marco inicial do Romantismo brasileiro. A poesia romntica brasileira passou por diferentes momentos nitidamente caracterizados. Essas diferentes vagas so apontadas pelos estudiosos, que agrupam os autores segundo as caractersticas predominantes em sua produo, dando destaque a essas tendncias. Embora alguns crticos estabeleam quatro, cinco e at seis grupos, observa-se que os aspectos apresentados em relevo podem ser assim reunidos: 1 grupo chamado de primeira gerao romntica , em que se destacam duas tendncias bsicas: o misticismo (intensa religiosidade) e o indianismo. A religiosidade marcante nos primeiros romnticos, enquanto o indianismo se torna smbolo da civilizao brasileira nos poemas de Gonalves Dias. Esse esprito nacionalista fez desabrocharem tambm poemas cuja temtica explorou o patriotismo e o saudosismo. Nomes que marcaram o perodo: Gonalves de Magalhes, Arajo Porto Alegre, Gonalves Dias. 2 grupo a segunda gerao romntica , por seu intimismo, tdio e

melancolia, abraou o negativismo bomio, a obsesso pela morte, o satanismo. conhecida como gerao byroniana (numa aluso ao poeta ingls Lord Byron, um de seus principais representantes) e sua postura vivencial considerada o mal do sculo, por se tratar no apenas de um fazer potico, mas de uma forma autodestrutiva de ser no mundo. Destaques no perodo: lvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela, Junqueira Freire. Algumas das obras de Castro Alves permitem enquadr-lo no perodo. Sua viso da mulher, marcada pela sensualidade, distancia-se, porm, do

10 lirismo idealizante que caracterizou as demais produes de poesia amorosa do perodo. 3 grupo a terceira gerao romntica , voltada para uma poesia de preocupao social. Conhecida como condoreira (tinha como emblema o condor, ave que constri seu ninho em grandes altitudes) ou hugoniana (numa referncia a Vitor Hugo, escritor francs cuja obra de cunho social marcou o perodo), sua linguagem adquiria um tom inflamado, declamatrio, grandiloqente, carregada de transposies e de figuras de linguagem. Seus principais representantes, Castro Alves e Tobias Barreto, tm sua produo associada ao movimento abolicionista e republicano, respectivamente.

II - O ROMANCE ROMNTICO
Destaque especial teve no movimento romntico a narrativa romanesca. Foi por meio dos romances que a Europa marcou seu reencontro com o mundo medieval em que repousavam as razes das modernas naes europias. Ali floresceram os ideais cavalheirescos que resgatavam na origem herica a dignidade da ptria e se expressaram nos romances histricos. Encontram-se tambm as narrativas apoiadas no embate entre o Bem e o Mal, com a vitria do primeiro. No Brasil, o romance histrico se fez indianista na busca das razes da nacionalidade (no esqueamos que a independncia h pouco alcanada legou aos intelectuais romnticos o compromisso de construir a identidade nacional). O primeiro romance bem-sucedido na histria da literatura brasileira foi A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, publicado em 1844. Seu reconhecimento se deve ao fato de ter sido a primeira narrativa centrada em personagens brasileiros, com ambincia local. Os romances do perodo romntico foram construdos em torno de quatro grandes ncleos:

11

Os romances histricos, voltados para as relaes que fizeram o Brasil Os romances indianistas, com a inteno de estabelecer nossas razes

colnia;

histricas, construiu-se em torno da idealizao da figura do ndio, transformado em heri nacional;

Os romances urbanos, com nfase nas relaes amorosas, foram o

espao de revelao das preocupaes burguesas, sua noo de honra e o significado do dinheiro nas relaes estabelecidas;

O romance sertanista ou regionalista, voltado para o mundo rural, veio a

ser a abertura para uma das temticas mais significativas a desenvolver-se na literatura brasileira nos movimentos literrios que se seguiram ao Romantismo.

Embora encontrados em muitos dos escritores do perodo, os romances assim caracterizados foram preocupao especial de Jos de Alencar, que se props a, atravs de sua obra, representar o Brasil em todas as suas facetas.

12

ASPECTOS LINGSTICOS DA OBRA


I Hiprbole Descritiva Em Lucola, Alencar usa a hiprbole, ou seja, a ao de engrandecer, diminuir, ou descrever algo excessivamente. Ele utiliza uma riqueza de detalhes para descrever Lcia e a cidade do Rio de Janeiro, alm de engrandecer o romance entre Lcia e Paulo. II Comparao Consiste em aproximar dois seres pela sua semelhana de modo que as caractersticas de uma sejam atribudas a outro. Ele utiliza este recurso para reforar a beleza de Lcia, a sagacidade de Paulo e a ambio de Paulo, alm de algumas outras caractersticas dos demais personagens. III Metfora uma espcie de comparao implcita entre dois seres, j que o elemento comparativo fica subentendido. Alencar a utiliza como forma de comparao, porm, deixa certos elementos ocultos, o que agua os pensamentos do leitor. IV - Pleonasmo a repetio de uma idia, com repetio ou no das mesmas palavras. Utilizado como forma de expresso para reforar os pensamentos do autor e exprimir a idia de sofrimento, alegria ou amor.

13 V Anttese ou Paradoxo o emprego de palavras que se opem quanto ao sentido. Figura utilizada para demonstrar que ao mesmo tempo em que Lcia amava, traa e o quanto ela era pura, era tambm obscura. VI - Eufemismo o uso de uma forma mais amena para dizer algo que possa chocar o interlocutor. Utilizado para amenizar o sofrimento de Lcia na morte dos pais e a prpria morte de Lcia. VII - Ironia Ocorre quando se diz alguma coisa, querendo-se dizer exatamente o contrrio. constantemente utilizada nas conversas entre Lcia e Paulo.

14

CURIOSIDADES
I Significado dos nomes dos personagens principais Lucola: Diminutivo de Lcia, ver esse nome. Revela paixo pelas pequenas coisas que a vida oferece, porm sem as quais no seria possvel. Lcia: Feminino de Lcio, latim, luz. Nome que significa preocupao pelos outros e por tudo que a rodeia. Pessoas que valorizam a amizade e a solidariedade. Costumam estar sempre dispostas a prestar toda a espcie de ajuda a quem solicita. Maria da Glria: Hebraico, significa senhora soberana. Nome que indica serenidade, fora vital e vontade de viver. Por vezes so foradas a pedir auxlio para resoluo dos muitos problemas que tem de enfrentar na vida e para agentar a dor. Consideram o dinheiro necessrio, mas no essencial e cheia da glria divina. Paulo: Significa pequeno e indica uma pessoa com muita disposio e um otimismo contagiante. Encara cada dia como um novo degrau para obter o desenvolvimento material e social. Dono de uma ambio inata planeja cuidadosamente os passos da sua caminhada para o sucesso. II Anlise da Mudana de nomes adotada por Alencar LCIA: Mulher, depravao, luxria, que tem sentimento de culpa, sendo caprichosa e excntrica, fazendo parte da prostituio, tendo rejeio pelo amor e relao direta com o nome Lcifer, que foi o anjo que se tornou demnio. MARIA DA GLRIA: Menina, de pureza, ingenuidade, dignidade, inocncia, simplicidade, meiguice, que tende para o amor e como um anjo.

15

Jos de Alencar
Nascido no Cear em 1829, Jos de Alencar, se transferiu para a corte aos nove anos, junto do pai, um poltico liberal. Em 1843 se mudou para So Paulo e ingressou na Faculdade de Direito, onde junto com lvares de Azevedo e outros colegas publicou a revista "Ensaios Literrios". De volta ao Rio de Janeiro, em 1851, passou a exercer advocacia e jornalismo. E quatro anos depois passou a publicar folhetins no "Dirio do Rio de Janeiro", onde era redator-chefe. Entre eles se encontrava A Viuvinha. Em 1857 escreveu O Guarani seu primeiro grande sucesso. Dele se seguiram vrios outros dos quais se destaca Iracema, alm de suas obras para o teatro. Alguns anos mais tarde abandonou o jornalismo e chefiou a Secretaria do Ministrio da Justia. Nessa poca, de 1868 a 1870, lecionou Direito Mercantil e ainda se elegeu deputado. Na poltica era defensor de um governo forte e de um processo gradativo de abolio da escravatura. Desiludido com a poltica, Jos de Alencar passou a se dedicar exclusivamente literatura e escreveu entre outros O Gacho, Guerra dos Mascates e Senhora. Doente, com tuberculose, viajou para a Europa numa tentativa de se curar. Sem esperanas voltou para o Brasil e faleceu no Rio de janeiro, em 1877. Jos de Alencar, advogado, jornalista, poltico, orador, romancista e teatrlogo, nasceu em Mecejana, CE, em 1o de maio de 1829, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 12 de dezembro de 1877. o patrono da Cadeira n. 23, por escolha de Machado de Assis.

16 Era filho do padre, depois senador, Jos Martiniano de Alencar e de sua prima Ana Josefina de Alencar, com quem formara uma unio socialmente bem aceita, desligando-se bem cedo de qualquer atividade sacerdotal. E neto, pelo lado paterno, do comerciante portugus Jos Gonalves dos Santos e de D. Brbara de Alencar, matrona pernambucana que se consagraria herona da revoluo de 1817. Ela e o filho Jos Martiniano, ento seminarista no Crato, passaram quatro anos presos na Bahia, pela adeso ao movimento revolucionrio irrompido em Pernambuco. As mais distantes reminiscncias da infncia do pequeno Jos mostram-no lendo velhos romances para a me e as tias, em contato com as cenas da vida sertaneja e da natureza brasileira e sob a influncia do sentimento nativista que lhe passava o pai revolucionrio. Entre 1837-38, em companhia dos pais, viajou do Cear Bahia, pelo interior, e as impresses dessa viagem refletir-se-iam mais tarde em sua obra de fico. Transferiu-se com a famlia para o Rio de Janeiro, onde o pai desenvolveria carreira poltica e onde freqentou o Colgio de Instruo Elementar. Em 1844 vai para So Paulo, onde permanece at 1850, terminando os preparatrios e cursando Direito, salvo o ano de 1847, em que faz o 3o ano na Faculdade de Olinda. Formado, comea a advogar no Rio e passa a colaborar no Correio Mercantil, convidado por Francisco Otaviano de Almeida Rosa, seu colega de Faculdade, e a escrever para o Jornal do Commercio os folhetins que, em 1874, reuniu sob o ttulo de Ao correr da pena. Redator-chefe do Dirio do Rio de Janeiro em 1855. Filiado ao Partido Conservador, foi eleito vrias vezes deputado geral pelo Cear; de 1868 a 1870, foi ministro da Justia. No conseguiu realizar a ambio de ser senador, devendo contentar-se com o ttulo do Conselho. Desgostoso com a poltica, passou a dedicar-se exclusivamente literatura. A sua notoriedade comeou com as Cartas sobre a Confederao dos Tamoios, publicadas em 1856, com o pseudnimo de Ig, no Dirio do Rio de Janeiro, nas quais critica veementemente o poema pico de Domingos Gonalves de Magalhes, favorito do Imperador e considerado ento o chefe da literatura brasileira. Estabeleceu-se, entre ele e os amigos do poeta, apaixonada polmica de que participou, sob pseudnimo, o prprio Pedro II. A crtica por ele feita ao poema denota o grau de seus estudos de

17 teoria literria e suas concepes do que devia caracterizar a literatura brasileira, para a qual, a seu ver, era inadequado o gnero pico, incompatvel expresso dos sentimentos e anseios da gente americana e forma de uma literatura nascente. Optou, ele prprio, pela fico, por ser um gnero moderno e livre. Ainda em 1856, publicou o seu primeiro romance conhecido: Cinco minutos. Em 1857, revelou-se um escritor mais maduro com a publicao, em folhetins, de O Guarani, que lhe granjeou grande popularidade. Da para frente escreveu romances indianistas, urbanos, regionais, histricos, romances-poemas de natureza lendria, obras teatrais, poesias, crnicas, ensaios e polmicas literrias, escritos polticos e estudos filolgicos. A parte de fico histrica, testemunho da sua busca de tema nacional para o romance, concretizou-se em duas direes: os romances de temas propriamente histricos e os de lendas indgenas. Por estes ltimos, Jos de Alencar incorporou-se no movimento do indianismo na literatura brasileira do sculo XIX, em que a frmula nacionalista consistia na apropriao da tradio indgena na fico, a exemplo do que fez Gonalves Dias na poesia. Em 1866, Machado de Assis, em artigo no Dirio do Rio de Janeiro, elogiou calorosamente o romance Iracema, publicado no ano anterior. Jos de Alencar confessou a alegria que lhe proporcionou essa crtica em Como e porque sou romancista, onde apresentou tambm a sua doutrina esttica e potica, dando um testemunho de quo consciente era a sua atitude em face do fenmeno literrio. Machado de Assis sempre teve Jos de Alencar na mais alta conta e, ao fundar-se a Academia Brasileira de Letras, em 1897, escolheu-o como patrono de sua Cadeira. Sua obra da mais alta significao nas letras brasileiras, no s pela seriedade, cincia e conscincia tcnica e artesanal com que a escreveu, mas tambm pelas sugestes e solues que ofereceu, facilitando a tarefa da nacionalizao da literatura no Brasil e da consolidao do romance brasileiro, do qual foi o verdadeiro criador. Sendo a primeira figura das nossas letras, foi chamado o patriarca da literatura brasileira. Sua imensa obra causa admirao no s pela qualidade, como pelo

18 volume, se considerarmos o pouco tempo que Jos de Alencar pde dedicar-lhe numa vida curta. Faleceu no Rio de Janeiro, de tuberculose, aos 48 anos de idade.

Obras I Romances urbanos: Cinco minutos (1857); A viuvinha (1860); Lucola (1862); Diva (1864); A pata da gazela (1870); Sonhos douro (1872); Senhora (1875); Encarnao (1893, pstumo). II Romances histricos e/ou indianistas: O Guarani (1857); Iracema (1865); As minas de prata (1865); Alfarrbios (1873); Ubirajara (1874); Guerra dos mascates (1873). III Romances regionalistas: O gacho (1870); O tronco do ip (1871); Til (1872); O sertanejo (1875).

19

Concluso

Lucola, de Jos de Alencar uma obra do romantismo romntico, que faz uso de uma ampla rede de figuras de linguagem e recursos lingsticos caractersticos de Alencar e do sculo XIX. Com esta obra pudemos concluir e observar diversos fatos da poca. Conclumos que a obra depende no apenas da literatura, mas tambm do contexto histrico presente ao redor da vida de sociedade e de classe mdia alta que levava o escritor Jos de Alencar. Vimos que ele baseou se principalmente na vida triste e doda que tinha quem ficava sem dinheiro e se adoecia da febre amarela, doena marcante na poca. No contexto de 1856, quando o Brasil torna se nao, h fatos marcantes, de certa forma, como a liberdade de expresso e de pensamento. Ainda se fixando na obra, vimos que o fato de uma mulher se tornar prostituta para salvar a famlia, repete se inclusive nos dias de hoje, o que nos impressiona o fato de Lcia mudar inclusive de nome e se ocultar. Ser que mesmo depois de todas estas depravaes Lcia consegue amar, sair da vida que levava? Este tambm outro fato curioso: O autor comprova que quando temos amor e ele verdadeiro, conseguimos nos livrar de grandes problemas e viver uma nova vida. Estas so caractersticas do verdadeiro romantismo romntico, que caracterizou o Brasil como nao. Pensem: Todos vivemos num mundo em que toda mudana depende de amor e para mudar, basta queremos!

20

Referncias Bibliogrficas
I - Livros: FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. MINI AURLIO - O MINIDICIONRIO DA LNGUA PORTUGUESA - SCULO XXI-ESCOLAR. 4 Edio revista e ampliada, Rio de Janeiro: EDITORA NOVA FRONTEIRA, 2.002, 790 pgs. FILHO, Paulo Bearzoti; OGLEARI, Braz; BETTES, Fbio. POSITIVO: ENSINO MDIO, 1 SRIE 2 BIMESTRE PORTUGUS E LITERATURA. Edio 2006, Curitiba: EDITORA POSIGRAF. 31 e 33 pgs. II - Sites usados: www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Lucola www.suapesquisa.com.br www.wikpdia.com.br

21

ANEXOS

22

Jos de Alencar

Lucola

Lucola

Lucola Editora tica

Jos de Alencar

Lucola Editora L e M Pocket

Vous aimerez peut-être aussi