Vous êtes sur la page 1sur 23

A FORMAO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: PERFIL DA OFERTA

THE TEACHING FORMATION OF THE FEDERAL INSTITUTES: PROFILE OF OFFER


Fernanda Bartoly Gonalves de Lima*

Resumo: Este trabalho apresenta uma anlise sobre a oferta de formao de professores pelos Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia, relacionando este fenmeno ao contexto scio-histrico educacional, e, em especial, das instituies federais de educao profissional. Para essa anlise, realizado o levantamento de cursos de formao de professores, que esto sendo oferecidos pelos Institutos Federais. A partir desses dados, se demonstra o perfil da oferta de formao docente realizada por esses institutos, e se realiza uma discusso sobre o que esse perfil de oferta representa. O levantamento dos cursos foi realizado no Sistema e-MEC, o stio eletrnico oficial do Ministrio da Educao. A partir dos dados se realiza uma discusso dialtica, entendida a partir do materialismo-histrico, a fim de se aprofundar o que os fatos revelam quando considerado em sua totalidade e historicidade. A pesquisa mostra que os cursos oferecidos so, em sua maioria, voltados para a formao inicial do professor, e no perodo noturno. A regio com maior oferta a regio nordeste. Alm disso, percebido que a primazia da oferta para a formao de professores para a educao bsica, especialmente em fsica, qumica, biologia e matemtica. J a formao de professores para a educao profissional ofertada de forma inexpressiva. Lembrando que os Institutos Federais resguardam caractersticas que os divergem de outras instituies que visam formar professores, estes se apresentam como um novo locus para a formao de professores. Alm disso, um locus em expanso. Palavras-chave: Formao de professores; Institutos Federais; Oferta de cursos.

Abstract: This paper presents an analysis of the offer of teacher formation by the Federal Institutes of Education, Science and Technology, relating this phenomenon to the social and historical educational background, and in particular, the federal institutions of professional education. For this analysis, is conducted a survey of courses of teacher formation, being offered by the Federal Institutes. From these data, it is demonstrated the offers profile of teacher formation conducted by these institutes, and conducts a discussion about what this offers profile represents. The survey of the courses was conducted in the e-MEC system, the official electronic site of the Ministry of Education. From the data is held a dialectic discussion, understood from the historical-materialism in order to deepen what the facts reveal when considered in its entirety and historicity. Research shows that the courses offered are mostly geared toward initial teacher formation, and at nighttime. The region with the highest offer is the northeast region. Moreover, it is perceived that the primacy of the offer is for the formation of teachers for basic education, especially in physics, chemistry, biology and mathematics. And that teacher formation for professional education is offered so inexpressive. Recalling that the Federal Institutes enshrine characteristics that make it differ from other institutions aimed at teachers formation, these are presented as a new locus for teacher formation. Furthermore, a locus that is expanding. Keywords: Teacher formation; Federal Institutes; Courses offering.
*

Mestre em Educao pelo programa de ps-graduao em Educao da Universidade de Braslia e professora do Instituto Federal de Braslia, Campus Braslia. Possui graduao em Licenciatura Plena em Educao Fsica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e especialista em Psicopedagogia, pela Universidade Catlica de Braslia.

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

83

A FORMAO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: PERFIL DA OFERTA

Introduo Os Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia, tambm chamados apenas de Institutos Federais (IF), foram criados pela Lei n 11.892 de 2008. Especializados na oferta de educao profissional e tecnolgica, so considerados como instituies de educao superior, bsica e profissional. Sendo assim, dentre seus objetivos, os IF devem oferecer educao profissional, educao bsica integrada ao ensino profissional e educao superior, sendo, nesta ltima, onde se insere a funo de formar professores. A criao dos Institutos Federais, acompanhada por sua expanso pelo territrio brasileiro, faz parte das polticas de expanso da educao superior, incluindo as polticas especficas voltadas para a formao de professores, iniciadas durante o governo do ento presidente Lula. De forma a assegurar essa poltica, h, na Lei n 11.892/2008, em seu art. 7, a prerrogativa de que os Institutos Federais devem ofertar [...] cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formao pedaggica, com vistas na formao de professores para a educao bsica, sobretudo nas reas de cincias e matemtica, e para a educao profissional (BRASIL, 2008). Seguindo para o art. 8 da mesma lei, exposto que todos os IF devem garantir o mnimo de 20% (vinte por centro) de suas vagas para cursos voltados para a formao de professores (BRASIL, 2008). Ou seja, esses cursos possuem uma normativa quantitativa e uma indicao para se voltarem a determinadas reas do conhecimento cincias da natureza, da matemtica e para educao profissional demonstrando que h um foco para as licenciaturas dentro dos IF. Os IF constituem uma rede, a Rede Federal de Educao Profissional e Tecnolgica (RFEPT), que inclui: I - Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia Institutos Federais; II - Universidade Tecnolgica Federal do Paran - UTFPR; III - Centros Federais de Educao Tecnolgica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ e de Minas Gerais - CEFET-MG; IV - Escolas Tcnicas Vinculadas s Universidades Federais (BRASIL, 2008, art. 1.). No entanto, desses integrantes, os IF so aqueles que esto presentes em todo o territrio nacional - atualmente todos os estados brasileiros possuem, no mnimo, um Instituto Federal. No total, h 38 (trinta e oito) Institutos, cada um com seus diversos campi. Desta forma, h, por todo o Brasil, instituies federais tecnolgicas que devem oferecer 20% (vinte por cento) de suas vagas para cursos de licenciatura. Essa normativa representa uma possibilidade de expanso dos cursos de licenciatura oferecidos por instituies de educao profissional, tcnica e tecnolgica. Para alm de concluses aparentemente simples, cursos de licenciaturas oferecidos nos Institutos Federais significam uma formao de professores em instituies especializadas na oferta de educao profissional e tecnolgica (BRASIL, 2008, art.

84

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

LIMA, F. B. G.

2). Nesse sentido, vale ressaltar que os Institutos Federais constituem uma organizao de ensino com certas particularidades: possuem um histrico especfico relacionado educao profissional; tm uma variedade de nveis dos cursos ofertados; e realizam seu vnculo com o Ministrio da Educao (MEC) por meio da Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica (SETEC), que traz para os IF uma misso com a profissionalizao do pas em seu aspecto tcnico e tecnolgico. Portanto, as licenciaturas oferecidas pelos Institutos revelam um locus diferente daquelas oferecidas por outras instituies de educao superior. Sendo assim, abre-se espao para questionamentos a respeito dos movimentos polticos que intercruzam a vinculao da formao docente a uma instituio especializada em educao profissional e tecnolgica. De forma a compreender melhor o que esse fenmeno representa, para alm de sua aparncia, a presente pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Com quais cursos os Institutos Federais atuam na formao de professores? Assim, a pesquisa objetiva identificar o perfil de atuao dos IF em relao formao de professores, e, a partir da, tecer consideraes por meio de uma discusso dialtica, entendida a partir do materialismo-histrico, a fim de se aprofundar o que os fatos revelam quando considerado em sua totalidade e historicidade. Como explica Kosik (1976, p. 31) cada objeto percebido, observado ou elaborado pelo homem parte de um todo, e precisamente este todo no percebido explicitamente a luz que ilumina e revela o objeto singular, observado em sua singularidade e no seu significado. Portanto, compreender o objeto deste estudo, significa ir alm das aparncias desse fenmeno, e considerar a totalidade em que este se encontra. Pois este fato significa e significado de um contexto histrico, poltico e econmico. Portanto, para averiguar os cursos de formao de professores que estariam sendo oferecidos pelos Institutos Federais, foi verificado, em cada curso, o turno, a modalidade, e a data de criao deste, para que o curso fosse classificado como criado antes/depois de a instituio ter se tornado um Instituto Federal. Desta forma, durante os meses de janeiro e fevereiro do ano de 2012, foi feito um levantamento de quais e quantos cursos de formao de professores estariam sendo oferecidos pelos Institutos Federais. Para a pesquisa, foi utilizado o Sistema e-MEC1, o stio eletrnico oficial do Ministrio da Educao, em que h um cadastro dos cursos superiores oferecidos no Brasil por qualquer instituio de educao superior, incluindo os IF. O sistema e-MEC foi escolhido por se tratar de um sistema eletrnico nico e oficial do governo brasileiro (BRASIL, 2007). Busca e seleo dos dados A busca, realizada pelo sistema e-MEC, teve incio pelo nome dos diferentes Institutos Federais, na ordem como eles esto dispostos na lei 11.892/2008
1

Disponvel em <http://emec.mec.gov.br/> Acesso em 28 de fevereiro de 2012.

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

85

A FORMAO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: PERFIL DA OFERTA

(BRASIL, 2008, art. 5). Ao se encontrar o Instituto Federal a ser analisado, se verificava todos os cursos listados como sendo oferecidos, de forma a averiguar se o curso era considerado uma licenciatura. Destaca-se que os cursos caracterizados como programas especiais de formao pedaggica, tambm eram considerados como uma licenciatura no sistema e-MEC. Se um curso se enquadrasse como uma licenciatura, se verificava quantos campi o ofereciam, se a modalidade era presencial ou distncia, e a data de incio do funcionamento do curso. Desta forma, foram montados vrios quadros, um para cada Instituto Federal, com as informaes destacadas. Com a visualizao desses quadros, foi possvel sistematizar as informaes a partir dos cursos encontrados. Assim, se contabilizou quantos cursos havia, quantos eram presenciais e quantos eram distncia. Para cada curso listado, se analisou em quantos IF havia a oferta deste, e em quantos campi. Alm disso, se considerou quantas ofertas deste curso havia em cada regio do pas, em qual turno, e qual a data da criao antes ou depois da lei 11.892/2008. A partir desta sistematizao se montaram os quadros expostos na presente pesquisa. Assim, todos os 38 Institutos Federais foram analisados em seus cursos para a formao de professores. Alm disso, foi realizada uma reviso bibliogrfica que trata sobre os IF e sobre a formao de professores em instituies federais de educao profissional e tecnolgica, de forma a trazer embasamento terico para a presente discusso. A formao de professores em instituies federais tecnolgicas As instituies tecnolgicas federais iniciaram suas ofertas na rea de formao docente em 1978, quando houve a transformao das Escolas Tcnicas Federais de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paran em Centros Federais de Educao Tecnolgica (CEFET), tendo como integrante de seus objetivos a oferta de licenciaturas plenas e curtas para o ento 2 grau e para a formao de tecnlogos (BRASIL, 1978, Art. 2). No entanto, em 1993, a formao de professores nos CEFET redirecionada para formao de professores especializados para as disciplinas especficas do ensino tcnico e tecnolgico (BRASIL, 1993, Art. 3). Assim, coube aos CEFET colaborar na formao de professores apenas quando se tratasse de educao profissional, saindo da esfera da formao para a educao bsica. No entanto, sete anos depois, esta formao nos CEFET retorna para as disciplinas cientficas e tecnolgicas do Ensino Mdio e da Educao Profissional (BRASIL, 2000, Art. 1). Em 2008, com a transformao dos CEFET em IF, essa prerrogativa para a formao de professores continua para a educao bsica e profissional, com o foco para as cincias da natureza e da matemtica e para a educao profissional. Em 1981, o CEFET-MG inicia a oferta dos chamados Esquemas I e II para a formao de professores de disciplinas especficas (ALVES, 2001). Este modelo de formao parte da Portaria Ministerial n 432 (BRASIL, 1971), que dispe sobre a formao de professores de disciplinas especializadas do ensino de 2 grau nas trs

86

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

LIMA, F. B. G.

reas da economia (primria, secundria e terciria), originando as licenciaturas de formao especial. Os chamados Cursos Emergenciais Esquema I e Esquema II traziam suas peculiaridades: o primeiro trazia o objetivo de possibilitar a formao pedaggica aos portadores de diploma de nvel superior; o segundo trazia essa mesma formao do Esquema I aos portadores de diploma de tcnico, alm de acrescentar as disciplinas de contedo tcnico especfico. Ou seja, no Esquema I, permite-se que qualquer profissional formado com graduao de nvel superior possa obter sua formao pedaggica, cursando as disciplinas pedaggicas, exigidas para as licenciaturas. Ele passa a ter autorizao para lecionar no ensino de 2 grau. J no Esquema II, qualquer profissional formado em nvel mdio tcnico que curse, alm das disciplinas pedaggicas, disciplinas de contedos especficos relativos rea de seu diploma de segundo grau, passa a fazer jus aos direitos dos licenciados. Simo (2004) explica que a carncia de professores para lecionarem no campo da educao profissional, principalmente na denominada rea secundria (indstria), auxiliou na justificativa para a implantao dos Esquemas I e II. No entanto essa ao resultava numa formao empobrecida. A Portaria n 432/71 foi revogada em 1997, com a vigncia da Resoluo CNE/CP n 02/97, que regulamenta a oferta dos programas especiais de formao pedaggica de docentes para as disciplinas do currculo do ensino fundamental do ensino mdio e da educao profissional em nvel mdio (BRASIL, 1997a). Assim, a proposta de se formar professores em cursos emergenciais, para aqueles que possuem formao em nvel superior em qualquer rea, mantida. Durante os anos de 1990, conforme outras Escolas Tcnicas Federais foram se transformando em CEFET, a prerrogativa para ministrar cursos de formao de professores se expandia. Desde 1997 (BRASIL, 1997, Art. 8), os CEFET j possuam autonomia para a criao de cursos e ampliao de vagas nos nveis bsico, tcnico e tecnolgico da Educao Profissional. Mas em 2000, por meio do Decreto n 3.462, concedida autonomia aos novos CEFET para criar cursos de formao de professores para as disciplinas cientficas e tecnolgicas do Ensino Mdio e da Educao Profissional. A partir disso, essas instituies passaram a implantar cursos de licenciatura, porm, de acordo com Bonfim (2003), em condies diferentes das universidades, porque no tinham quadros suficientes, preparados para o ensino superior, nem a respectiva carreira. Segundo a mesma autora, a formao de professores nos CEFET nos anos 2000 era pautada por uma racionalidade hegemnica de fazer mais com menos e rapidamente, resultando na criao das licenciaturas sem quadro docente especfico, com exigncia de rapidez na implantao, por uma presso do Ministrio da Educao (MEC); sem acervo bibliogrfico especfico, laboratrios especficos, alm do descumprimento, por parte do MEC, do compromisso de apoiar tcnica e financeiramente a implantao. O resultado disso foi o financiamento de vrios cursos com durao e carga horria reduzida em relao s licenciaturas tradicionais, pouca articulao com as redes estaduais/municipais, com o MEC e com as universidades, reduzida cultura de atuao na educao superior e sua

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

87

A FORMAO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: PERFIL DA OFERTA

inexistncia no campo da formao de professores, dificuldades na integrao entre ensino, pesquisa e extenso, e, em vrios casos, as licenciaturas se tornaram corpo estranho dentro dos prprios CEFET. Essas constataes respaldam Gatti e Barreto (2009), quando estas discutem que, no momento que a formao em nvel superior se torna obrigatria para o exerccio docente, se encontra um cenrio em que a qualidade do ensino superior tambm est posta em questo. Vale salientar que, a partir de 2003, houve, nos CEFET, uma ampliao do nmero de cursos, do quadro docente, uma melhoria da infraestrutura, ampliao da durao dos cursos, alguns bons resultados nas avaliaes de reconhecimento e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), porm nenhuma articulao entre as instituies no sentido de buscar uma identidade para as licenciaturas da RFEPT (BOMFIM, 2003). Ainda, em busca desta identidade, ocorre a criao dos Institutos Federais, sendo estabelecida, ento, uma nova institucionalidade para a educao profissional e tecnolgica. Para os IF, dentre outros objetivos estabelecidos no artigo 7 da Lei n 11.892/2008, estes tm a funo de oferecer cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formao pedaggica, com vistas formao de professores para a educao bsica, sobretudo nas reas de cincias e matemtica, e para a educao profissional, conforme estabelece a alnea b, do inciso VI. O art. 8 da referida Lei tambm estabelece que os Institutos devam garantir o mnimo de 20% (vinte por cento) de vagas para atender tais objetivos. Como explicam Sousa e Beraldo (2009), o histrico das instituies que hoje compem os IF revela que estes tm atuado, tradicionalmente, na formao profissional, especialmente no setor tcnico-industrial e agropecurio. A oferta de cursos de licenciatura uma tarefa recente para o quadro de docente de tais instituies, e requer domnio terico e metodolgico do campo da educao. Indicam, ainda, que esta situao cria um desafio para realizar a articulao de projetos educacionais de ensino mdio e ensino superior ofertando diversos cursos: tcnicos para alunos em idade regular, tcnicos para jovens e adultos, tecnolgicos, engenharias, licenciaturas, especializaes lato sensu e stricto sensu. Alves (2009) alerta que, historicamente, os CEFET se destacaram pela oferta de curso de formao tcnica, cursos que teoricamente exigem uma estrutura organizacional distinta dos cursos superiores de licenciatura. Ciavatta (2006), levantando hipteses sobre os CEFET terem se tornado instituies de ensino superior, e assim estarem oferecendo formao docente, supe que este fato estaria subjacente a necessidade de professores para as disciplinas profissionais, no atendidas suficientemente pelas universidades. Mas a autora problematiza que, se a oferta dos CEFET se pautar pela lgica do mercado, esses professores estaro sendo lesados, pois assim esses no teriam o direito a uma formao condizente com a lgica da educao e da humanizao daqueles jovens e adultos que lhes sero confiados. Nesse mesmo caminho, de indagar o motivo que leva essa formao docente para as instituies tecnolgicas, encontram-se explicaes que se relacionam escassez

88

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

LIMA, F. B. G.

de professores (SANTOS, 2004; SILVA, 2006; MOURA; SILVA, 2007; PIRES; SOARES, 2008; TEIXEIRA, 2008; PIRES; FRANCO, 2008; SOUSA; BERALDO, 2009; FRANCO; PIRES, 2009a; ALVES, 2009; SOARES; PIRES, 2010; BRIGNONI; PIRES, 2010; LIMA; SILVA, 2011). Santos (2004) diz que um dos argumentos utilizados pelo Governo Federal para autorizar os CEFET a ministrarem cursos de Licenciaturas em Cincias da Natureza e Matemtica de que faltam muitos professores na rede escolar de ensino fundamental e mdio e que as Universidades e Faculdades que os formam no do conta de formarem o nmero necessrio de docentes para atender esta rede. Teixeira (2008) indica que o curso de licenciatura em Fsica do CEFET-SP iniciou com o objetivo de ajudar a suprir a necessidade de professores de Fsica em So Paulo. De forma similar, Moura e Silva (2007, p. 33), sobre a licenciatura em Geografia do CEFET-RN, afirma que essa iniciativa decorre do dficit de professores, e que os CEFET foram convidados pelo MEC a participarem da formao docente, ampliando sua atuao para essa rea, j que essas instituies tinham pouca ou nenhuma oferta nesse nvel educacional, pois a maioria dos cursos de graduao eram cursos Superiores de Tecnologia. Alves (2009) alega que no Piau, alm da UFPI e da UESPI, que oferecem as Licenciaturas de Matemtica e Fsica, o CEFET-PI realizou em 2001 seu primeiro vestibular para essas disciplinas, visando contribuir para a diminuio da carncia de profissionais. Sousa e Beraldo (2009) apontam que a escassez de professores na rea de cincias da natureza impeliu a Rede Federal de Educao Profissional e Tecnolgica a ofertar cursos de licenciaturas nessas reas, o que explica a iniciativa de transformar escolas agrotcnicas, tcnicas e CEFET em Institutos Federais de Educao Cincia e Tecnologia, destinando 20% (vinte por cento) das vagas para cursos de formao de professores. De forma mais abrangente, Lima e Silva (2011, p. 12) realizam uma anlise das produes de eventos da Rede Federal de Educao Profissional e Tecnolgica, que buscam discutir as licenciaturas nos IF, e observam que a iniciativa para as criaes de cursos de Licenciaturas decorrem da preocupao em suprir uma escassez de professores, tanto para a educao profissional como para a educao bsica. Nesse sentido, Alves (2009, p. 127) afirma que um dos aspectos de implantao dos cursos foi o fato de o MEC solicitar dessas instituies solues imediatas, para contribuir com a diminuio do dficit de professores das reas exatas na Educao Bsica. Logo, houve e h uma expectativa de que, com o aumento de cursos de licenciatura nos CEFET/IF, ocorra um aumento do nmero de professores, de forma a remediar uma necessidade de docentes para a educao bsica e profissional. No entanto, a escassez de professores no um problema recente. Santos (2004) recorda que, o argumento de que a formao de professores deve considerar sempre a urgncia de docentes, vem sendo utilizado desde a Lei n 4.024 (BRASIL, 1961, Art. 58), quando admite o exerccio do magistrio por aqueles que conclussem o normal ginasial (quatro sries) ou o normal colegial (trs sries), assegurando igual direito para o ingresso no magistrio oficial ou particular a qualquer uma dessas formaes. Gatti e Barreto (2009) esclarecem que em meados

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

89

A FORMAO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: PERFIL DA OFERTA

do sculo XX comea um processo de expanso da escolarizao bsica no pas, e que isto ocorre porque esta foi, durante sculos, apangio das elites. Portanto, at esse perodo, era muito pequena a oferta de escolas pblicas diante do crescimento populacional brasileiro. Devido a presses populares, os investimentos pblicos no ensino fundamental comeam a crescer e a demanda por professores tambm aumenta. O vazio docente ocasionado por essa expanso causa algumas medidas emergenciais: expanso das escolas normais em nvel mdio, cursos rpidos de suprimento formativo de docentes, complementao de formaes de origens diversas, autorizaes especiais para exerccio do magistrio a no licenciados, admisso de professores leigos, dentre outras medidas (GATTI; BARRETTO, 2009). Portanto, como aponta Freitas (2007, p. 1207):
A escassez de professores para a educao bsica, apontada pelo relatrio do CNE, apresentado em sua reunio de julho de 2007, no pode, portanto, ser caracterizada como um problema conjuntural e nem mesmo exclusivamente emergencial. Ao contrrio, estrutural, um problema crnico, produzido historicamente pela retirada da responsabilidade do Estado pela manuteno da educao pblica de qualidade e da formao de seus educadores.

Desta forma, a escassez de professores encontra outros problemas que no so resolvidos apenas com o aumento do nmero de cursos de formao de professores. Nesse sentido, alguns dos trabalhos que trazem a necessidade de suprir o dficit docente, focam na questo da evaso de alunos dos cursos de licenciatura oferecidos pelos CEFET/IF, especificamente nas licenciaturas em Fsica (SANTOS, 2004; PANTALEO JUNIOR; TAKEUCHI, TEIXEIRA, 2005; TEIXEIRA, 2008; BORGES JNIOR; SOUZA, 2007; SOARES; PIRES, 2010; GOMES; MOURA, 2008); em Fsica e em Matemtica (ALVES, 2009); em Geografia (MOURA; SILVA, 2007), e um artigo que faz uma anlise geral dos problemas decorrentes da evaso dos cursos de formao de professores de instituies tecnolgicas, a partir das licenciaturas ofertadas pelos CEFET (PIRES; SOARES, 2008). Estes estudos demonstram preocupao com a taxa de evaso nos cursos de licenciaturas, que, segundo os autores, possui um ndice elevado nas instituies analisadas. Teixeira (2008, p. 15) afirma que sintomaticamente, as reas em que h maior evaso so justamente aquelas nas quais h uma maior carncia de professores, sobretudo Qumica e Fsica, ou seja, relaciona o vazio docente aos problemas relacionados evaso. Da mesma forma, Alves (2009, p. 84) afirma que o alto ndice de evaso serve para reforar o problema da escassez desses profissionais nas salas de aula, e que a poltica de formao docente do CEFET-RN no est respondendo ao que foi programado, devido estar acontecendo a mesma problemtica que ocorre em outras instituies universitrias, que j ofereciam cursos superiores de Matemtica e Fsica, ou seja, a evaso [...]. Com isso ressalta-se que, ao defender uma normativa, que eleva o nmero de licenciaturas em instituies tecnolgicas federais, baseando-se em necessidades de suprimento docente, importante considerar que essas mesmas instituies tm problemas relacionados evaso em cursos de formao de professores.

90

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

LIMA, F. B. G.

Os autores Borges Jnior e Souza (2007) destacam alguns fatores que acreditam contribuir para evaso da Licenciatura em Fsica do CEFET-GO, tais como critrios imprprios de avaliao do desempenho discente; pequeno nmero de programas institucionais para o estudante (Iniciao Cientfica, monitoria etc.); e insuficiente estrutura de apoio ao ensino. Alm disso, dos exemplos citados, o estudo de Moura e Silva (2007, p. 33) destaca que a docncia uma rea profissional pouco atraente, tanto pelas condies de formao oferecidas pelos cursos em si, quanto pelas condies em que seu exerccio se d, alm das condies salariais, a desvalorizao profissional, a imagem social ambgua e a baixa autoestima de muitos professores, problematizando que a falta de prestgio social leva reduo na demanda dos vestibulares para esses cursos, resultando em que os ingressantes em tais carreiras tenham maiores probabilidades de optarem pela evaso. Desta forma, pode-se observar que o combate escassez docente foge aos domnios das instituies formadoras, pois o problema que leva a falta de professores se relaciona com aspectos mais amplos, e no apenas questo da formao de professores. E nesse contexto, a formao docente se expande em instituies de educao profissional e tecnolgica, com um discurso que j se tornou lugar-comum nos trabalhos que tratam deste assunto: os IF se consolidam como formadores de professores para conter o vazio docente. Mas, como j foi discutida nesta seo, essa afirmao desprovida de propriedade. No entanto, como essa consolidao se faz de forma legislativa, os Institutos Federais tem o desgnio de dispor 20% (vinte por cento) de suas vagas para a formao de professores. Essa normativa estabelece uma nova conjuntura da oferta de formao docente pelos Institutos Federais, como se mostra a seguir. A oferta de formao docente nos Institutos Federais No total foram encontrados 329 (trezentos e vinte e nove) cursos de formao docente sendo ofertados pelos 38 (trinta e oito) Institutos Federais. Em relao variedade dos cursos, foram constatados 31 (trinta e um) cursos diferentes. Os cursos de formao de professores para a educao bsica sobrepem os cursos de formao para a educao profissional. Pois enquanto h a variedade de 23 (vinte e trs) cursos para a educao bsica, com a oferta total de 290 (duzentos e noventa) cursos, correspondendo a 88% (oitenta e oito por cento), h apenas a variedade de 8 (oito) cursos para a educao profissional, com a oferta de 39 (trinta e nove) cursos, o que representa 12% (doze por cento) da totalidade da oferta. Alm disso, os cursos de formao de professores para a educao profissional, atualmente oferecidos pelos IF, no atendem diversidade de eixos tecnolgicos 2 para a educao profissional. Segue o quadro, para melhor visualizao:

As reas da educao profissional organizadas pelo MEC podem ser encontradas no Catlogo Nacional de Cursos Tcnicos, disponvel em <http://catalogonct.mec.gov.br/eixos_tecnologicos.php> Acesso em 20 de agosto de 2012.

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

91

A FORMAO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: PERFIL DA OFERTA

Quadro 1 Relao da oferta de formao docente para a educao bsica e para a educao profissional Variedade de Oferta de Oferta cursos cursos Educao Bsica 23 74% 290 88% Educao 39 12% 08 26% Profissional Total 31 100% 329 100% Esses dados vo contra o que foi ressaltado por Lima e Silva (2011), quando afirmam que as licenciaturas na RFEPT devem ser incentivadas principalmente em relao escassez de professores para a educao profissional e tecnolgica. As autoras alegam que os professores das disciplinas especficas da educao profissional so originariamente leigos, oriundos da engenharia e de cursos tcnicos. Afirmam, ainda, que para cobrir essa demanda, abrem-se concursos para professores sem a exigncia de uma formao em licenciatura, constatando que um concurso do Instituto Federal de Braslia abriu vagas para professor da rea de conhecimento de construo civil, e em seus requisitos para o cargo se exigia o diploma, devidamente registrado, de bacharel em Engenharia Civil ou Tecnologia em Construo de Edifcios (LIMA; SILVA, 2011, p. 7). Desta forma, ao no se priorizar a formao de professores para a educao profissional, se demonstra uma falta de clareza no que poderia ser a maior contribuio dos IF em nvel de formao de professores. Afinal, por ser tratar de uma instituio especializada na oferta de educao profissional e tecnolgica, os IF poderiam ser um local apropriado para alavancar esse tipo de formao docente, ou seja, a formao de docentes para o ensino profissional. O predomnio da oferta de formao de professores para a educao bsica pode ser atribudo majoritria ateno que recebem as reas de cincias e matemtica. No total, os cursos de licenciatura em qumica, fsica, matemtica e cincias biolgicas correspondem a 72% (setenta e dois por cento) de todos os cursos ofertados. Somado a isso, esses quatro cursos so os nicos que esto presentes em mais da metade dos 38 (trinta e oito) Institutos Federais: o curso de licenciatura em qumica oferecido por 31 (trinta e um) institutos (81,5%); o de matemtica oferecido por 29 (vinte e nove) institutos (76%); o de cincias biolgicas oferecido por 26 (vinte e seis) institutos (68%); e o de fsica oferecido por 25 (vinte e cinco) institutos (66%). Alm desses, foi encontrado o curso de Licenciatura em Cincias da Natureza, oferecido por 4 (quatro) Institutos, com o total de 6 (seis) cursos ofertados pelos seus respectivos campi. A relao deste dado com a indicao legislativa dos IF terem como objetivo ministrar cursos de licenciatura, [...] para a educao bsica, sobretudo nas reas de cincias e matemtica, e para a educao profissional (BRASIL, 2008), demonstra um desequilbrio quanto prioridade concedida s reas de cincias e matemtica, em relao educao profissional, pois a formao docente voltada para a educao profissional, considerada ponto de destaque pela Lei n 11.892/2008, possui uma oferta inexpressiva em comparao a formao de professores para as reas das cincias e da matemtica.

92

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

LIMA, F. B. G.

A formao de professores para as reas da cincia e da matemtica foco atual de polticas pblicas, que vo alm dos IF. Buscando trazer alunos para esses cursos, h uma previso de que o MEC vai estimular formao de professores na rea de cincias exatas. De acordo com boletim informativo da Agncia Brasil, o ministro da Educao, Aloizio Mercadante, manifestou preocupao com a baixa procura por cursos superiores de licenciatura em fsica, qumica, matemtica e biologia e antecipou que o MEC preparava um programa para, desde o ensino mdio, atrair os estudantes para o magistrio nessas reas 3 . Essa notcia permite evidenciar que uma massiva oferta de cursos no seria suficiente para aumentar o nmero de professores nessas reas. O que aprofunda o estranhamento da afirmao de que os IF se consolidam como formadores de professores para conter o vazio docente. Em relao ao turno do curso, em alguns casos, o mesmo curso era oferecido em mais de um turno, inclusive na modalidade Educao Distncia (EaD). Assim, para o total de oferta, em relao ao turno e modalidade, foram constatadas 366 (trezentas e sessenta e seis) opes. Foi encontrada uma alta predominncia de cursos presenciais. Enquanto apenas 14 (catorze) cursos, que equivale a 4% do total, so distncia, 352 (trezentos e cinqenta e dois) esto sendo oferecidos na modalidade presencial, correspondendo a 96%. Sobre o turno do curso, h a supremacia de cursos noturnos, com 218 (duzentos e dezoito) ofertas, o que equivale a 59,5% (cinqenta e nove vrgula cinco) das opes. Sobre o turno e modalidade, demonstra-se o quadro: Quadro 2 Quantidade de cursos em relao ao turno e modalidade Turno/Modalidade Quant. de cursos 59,5 Noturno 218 %

Presencial

Vespertino Matutino Integral EaD Total

58 56 20 14 366

16% 15% 5% 4% 100 %

A grande oferta de cursos noturnos sugere que h um foco para a formao de pessoas que j exercem atividade laboral, e que, portanto, no poderiam frequentar um curso diurno, dentro do horrio comercial. Esse turno atrai pessoas que no tiveram a oportunidade de concluir sua formao em nvel superior antes de terem que ingressar no mercado de trabalho. O que indica, ento, que esta oferta cria
3

Disponvel em <http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-05-02/mec-vai-estimular-formacao-de-professores-naarea-de-ciencias-exatas#.UYLQ4RsrR5k.email>. Acesso em 03 de maio de 2013.

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

93

A FORMAO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: PERFIL DA OFERTA

condies para que pessoas de uma classe econmica desfavorvel possam frequentar o curso. Reforando o carter popular desta medida. Analisando os dados por regio brasileira, o nordeste se configura como regio com maior nmero de Institutos Federais. Porm, essa regio se destaca de forma mais acentuada quando se trata de cursos voltados para a formao docente, como ilustra o quadro a seguir: Quadro 3 Quantidade de Institutos Federais e de cursos quanto a sua localizao Regio Quant. de IF Quant. de cursos para a formao de professores Norte 7 18% 47 14% Nordeste 11 29% 127 38,5% Centro-oeste 5 13% 28 8,5% Sudeste 9 24% 75 23% Sul 6 16% 52 16% Total 38 100% 329 100% A quantidade de Institutos Federais na regio nordeste contraria a tendncia nacional de primazia da regio sudeste. De acordo com dados do INEP, em um censo realizado em 20104, h, no sudeste, 34 (trinta e quatro) instituies de ensino superior IES federais, enquanto que no nordeste h 25 (vinte e cinco). No entanto, as regies sul, norte e centro-oeste revelam-se como as que possuem menos IES federais, com 17 (dezessete), 14 (catorze), e 9 (nove), respectivamente. Desta forma, a maior colaborao dos IF se encontra no centro-oeste, pois nessa regio os Institutos Federais constituem 55% (cinquenta e cinco por cento) das IES federais, seguida da regio norte, com 50% (cinquenta por cento) das IES Federais formadas por Institutos Federais. A oferta de cursos de formao docente pelos IF, com 38,5% (trinta e oito vrgula cinco por cento) na regio nordeste, revela o incentivo de formao em uma regio onde, de acordo Gatti e Barreto (2009), a que possui o maior nmero de professores sem a formao em ensino superior: dos professores no Brasil sem formao em nvel superior, 48% (quarenta e oito por cento) se encontravam na regio nordeste (GATTI; BARRETO, 2009). Fazer esta relao importante, no sentido de demonstrar que esta uma regio que precisa de um desenvolvimento profissional que se alinha com a oferta que os IF foram indicados a realizar. No entanto, ao lembrar que as relaes entre ofertas de formao e demandas do mundo do trabalho no so lineares, no basta esperar que a atuao dos IF resolva essa questo. Alm disso, ainda necessria a discusso sobre as concepes de formao de professores a que os Institutos Federais se propem.

Disponvel em <http://portal.inep.gov.br/superior-censosuperior-sinopse> Acesso em 29 fev. 2012

94

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

LIMA, F. B. G.

Considerando a data de criao dos cursos de licenciatura nos IF, procurou-se averiguar quais cursos foram criados aps as instituies terem sido transformadas em Institutos Federais, pela Lei n 11.892, publicada em dezembro de 2008. Constatou-se que mais da metade dos cursos que esto sendo oferecidos foram criados aps essas instituies terem se tornado Institutos Federais, como detalha o quadro a seguir: Quadro 4 Quantidade de cursos de licenciatura em relao a sua data de criao Cursos criados Aps a Lei n 19 60% 11.892/2008 8 Antes da Lei n 10 31% 11.892/2008 3 Sem data 28 9% 32 100 Total 9 % O fato de 60% (sessenta por cento) dos cursos de licenciaturas nos IF terem sido criados aps a lei demonstra que est ocorrendo uma rpida expanso da oferta de formao de professores nos IF, que resulta numa formao em um locus diferenciado, que no possui, necessariamente, um conhecimento construdo na rea de formao docente. A criao de 198 (cento e noventa e oito) cursos aps a Lei n 11.892/2008 contesta a previso de Helene (2007) quando este afirma que o indicativo percentual legislativo no traria grandes mudanas, pois a transformao em Institutos Federais se daria por instituies que j ofereceriam os percentuais exigidos. Sobre a formao de professores, por este mesmo raciocnio, o autor afirma:
Outro aspecto a eventual alterao na quantidade e proporo de professores formados pelos IFETs em relao ao que hoje. Segundo a sinopse estatstica da educao superior de 2005, cerca de 30% dos concluintes dos cursos de graduao nas instituies federais de educao tecnolgica so professores. Portanto, especificar que no mnimo 20% dos recursos sejam dirigidos formao de professores pode no significar um acrscimo real em relao situao atual. [...] Portanto, pouco (ou nada) podemos esperar dos eventuais IFETs no que diz respeito formao de professores (HELENE, 2007, p. 2021).

Nesse sentido, o autor equivoca-se ao afirmar que um percentual de 30% (trinta por cento) em relao aos cursos de graduao seria maior do que 20% (vinte por cento) de todos os cursos de uma instituio cursos tcnicos de nvel mdio, cursos de curta durao, cursos de graduao e de ps-graduao. Com a incidncia da criao de 198 (cento e noventa e oito) cursos em trs anos de

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

95

A FORMAO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: PERFIL DA OFERTA

dezembro de 2008 a janeiro de 2012 correspondente taxa de 60% (sessenta por cento) dos cursos de licenciatura que so oferecidos pelos IF, pode-se concluir que houve um empenho por parte dessas instituies em criar cursos de licenciatura, resultando numa expanso estimvel. Os cursos disponveis para a formao de professores variam entre formaes especficas em disciplinas da educao bsica, formao para a educao profissional, formao em pedagogia, e formaes mais genricas, que aparentam ser programas especiais de formao pedaggica, para pessoas que j possuem alguma formao em nvel superior. Para uma melhor visualizao da situao dos cursos de formao de professores oferecidos pelos IF, foi montado um quadro. Este quadro sistematiza os cursos existentes, relacionando em quantos Institutos Federais estes so trabalhados, e a quantidade da oferta desses cursos, considerando que um curso tem a possibilidade de ser oferecido em diferentes turnos e modalidades, alm dos institutos possurem vrios campi: Quadro 5 Relao dos cursos oferecidos e sua oferta Quantidade de Quantidade de Curso IF que cursos oferecem oferecidos Qumica 31 81,5% 68 21% Matemtica 29 76% 72 22% Cincias Biolgicas 26 68% 46 14% Fsica 25 66% 50 15% Geografia 08 21% 10 3% Informtica 08 21% 10 3% Computao 07 18% 10 3% Educao Fsica 05 13% 07 2% Pedagogia 05 13% 06 1,8% Educao Profissional e 04 10,5% 07 2% Tecnolgica Cincias da Natureza 04 10,5% 06 1,8% Letras Portugus 04 10,5% 04 1,2% Letras Espanhol 03 7,9% 04 1,2% Artes Visuais 03 7,9% 03 0,9% Cincias Agrcolas 03 7,9% 03 0,9% Cincias Agrrias 02 5,3% 04 1,2% Msica 02 5,3% 02 0,6% Cincias Sociais 02 5,3% 02 0,6% Formao Pedaggica de Docentes para a Educao 01 2,6% 02 0,6% Bsica e Profissional Formao de professores para 01 2,6% 02 0,6% os componentes curriculares da

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20.

96

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

LIMA, F. B. G.

Educao Profissional 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. Letras Ingls Dana Artes Cnicas Intercultural Indgena Matrias Especficas do Ensino Mdio Programa Especial de Formao de Docente Histria Teatro Tecnolgica em Eletromecnica Letras Formao de docentes para a educao bsica Total 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 38 2,6% 2,6% 2,6% 2,6% 2,6% 2,6% 2,6% 2,6% 2,6% 2,6% 2,6% ----01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 329 0,3% 0,3% 0,3% 0,3% 0,3% 0,3% 0,3% 0,3% 0,3% 0,3% 0,3% 100%

Desta forma, pode-se verificar as diversas opes de formao docente que os Institutos Federais oferecem, assim como sua quantidade, demonstrando alta predominncia dos cursos da rea de cincias e da matemtica em relao s demais. Lembrando que os cursos na rea de cincias e da matemtica compem 72% (setenta e dois por cento) de todos os cursos ofertados, e que os cursos voltados para a formao de professores para a educao profissional e tecnolgica correspondem a apenas 12% (doze por cento) dos cursos de licenciaturas. O que se torna preocupante, por se tratar de um locus de formao profissional e tecnolgica, pois poderia trazer significativas contribuies formao por ser tratar de um espao onde se vivencia esta modalidade de ensino. Compilando os dados, pode-se afirmar que a predominncia da oferta de formao de professores nos IF de cursos na regio nordeste, presenciais, noturnos, e com uma formao para a educao bsica, principalmente nas reas de cincias e da matemtica. Ao lembrar que essa iniciativa est vinculada ao discurso de formar professores para cobrir um dficit desses profissionais nas escolas brasileiras, retorna-se a Helene (2007), porm dessa vez com concordncia, quando este diz:
Se uma das preocupaes do Pas ter bons professores, necessrio no apenas instalar novas instituies educacionais como, tambm, tornar a profisso mais motivadora e atraente, o que implica melhorar as condies de trabalho e de estudo nas escolas e, necessariamente, prover as escolas de bibliotecas e laboratrios equipados e adequadamente mantidos. Ademais, imperioso pagar melhores salrios, pois as atuais condies de remunerao so insuficientes para atrair professores para o magistrio na quantidade que o Brasil necessita (HELENE, 2007, p. 21).

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

97

A FORMAO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: PERFIL DA OFERTA

O aumento da oferta de formao docente ser insuficiente, se esta no vier acompanhada de outros fatores que interferem no ingresso e permanncia na profisso. Portanto, a formao docente apenas um dos aspectos necessrios a serem impulsionados pelas polticas pblicas educacionais, no podendo ser apenas alavancada na quantidade. necessrio que a boa qualidade dessa formao seja garantida. Alm disso, a oferta de formao de professores nos Institutos Federais, a ttulo de amenizar a escassez de professores, esbarra em problematizaes levantadas por Gatti e Barreto (2009, p. 81):
A rpida mudana do locus de formao docente para o nvel superior que se operou no Brasil, acompanhada do crescimento acelerado de IES com escassa ou nenhuma tradio acadmica na rea de formao para o magistrio, nos faz indagar sobre a efetiva capacidade de muitas delas de acrescentar elementos relevantes formao de professores nesse novo patamar.

No entanto, preciso considerar que se trata de uma oferta pblica e gratuita e, nesse sentido, as mesmas autoras afirmam que as IES pblicas vm exercendo um papel compensatrio no pas, de modo a assegurar oportunidades de formao docente em nvel superior nas regies economicamente menos dinmicas. Assim, a configurao de oferta que os IF representam, ao expandir seus cursos de formao de professores, de uma iniciativa em prol da educao pblica, embora reforando a fragmentao do ensino superior, demonstrando uma contradio inerente. Ao voltar o olhar para a formao de professores, procura-se compreender este fenmeno dentro de um contexto que vai alm da questo educacional. Afinal [...] o trabalho dos professores tambm tem papel central do ponto de vista poltico e cultural. O ensino escolar h mais de dois sculos constitui a forma dominante de socializao e de formao nas sociedades modernas e continua se expandindo (GATTI; BARRETO, 2009, p. 15). Nesse sentido, Silva (2011) afirma que a formao docente constitui parte fundamental das reformas educacionais, uma vez que so os professores que concretizam as aes e formam os novos sujeitos. Durante o governo Lula, o Brasil vivenciou uma pluralidade de opes para a formao de professores, buscando resolver a histrica problemtica de escassez de profissionais com formao para esse fim. A preocupao com a formao docente foi evidenciada. No entanto, ao abrir diversas possibilidades para a realizao dessa formao, foram mantidas formaes aligeiradas e emergenciais, desenvolvidas no governo anterior, e alargou-se a formao do professor no formato distncia. As aes polticas que inferem nesta formao, diretamente, so: Programa de Apoio a Planos de Reestruturao e Expanso das Universidades Federais (REUNI); o Programa Universidade para Todos (PROUNI); a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Programa Pr-licenciatura; o Plano Nacional de Formao de Professores da Educao Bsica (PARFOR); o Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Docncia (PIBID), e a expanso da Rede Federal de Educao Profissional e Tecnolgica (RFEPT), que resultou na criao e ampliao dos Institutos Federais.

98

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

LIMA, F. B. G.

Focando na questo dos Institutos Federais, estes se caracterizam por serem instituies de administrao pblica, de oferta gratuita, porm, no mbito do trip ensino, pesquisa e extenso, a pesquisa estimulada a ser realizada a pesquisa aplicada, como se pode verificar na lei n. 11.892/2008: realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produo cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento cientfico e tecnolgico; (BRASIL, 2008, art. 6, inciso 8). Nos objetivos dos Institutos Federais, se demonstra que os IF devem realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de solues tcnicas e tecnolgicas, estendendo seus benefcios comunidade (BRASIL, 2008, art. 7, inciso 3). Estas citaes so as nicas referencias pesquisa presentes na referida lei. Portanto, ao versar sobre a formao de professores nos IF, preciso ter clareza que se trata de um novo locus, diferenciado de outras IES. Na lei que transforma os CEFET em Institutos Federais (BRASIL, 2008), institui-se que avaliao e superviso dos cursos de educao superior sero feitas de forma equivalente s universidades federais, trazendo a SESU para essa funo. Mesmo com essa equivalncia s universidades federais, o ensino superior de instituies tecnolgicas traz aspectos diferenciados, pois, como afirma Silva (2006, p. 114), o contexto socioeconmico, poltico e educacional em que os CEFET foram chamados a assumir a formao de professores, permeia uma poltica de formao docente influenciada por organismos internacionais, que buscam um campo frtil, com experincia tcnico-profissionalizante, para uma formao de professores rpida e pragmtica. Essas questes, sobre a influncia dos organismos internacionais na educao, caminham em uma discusso de um ensino superior que ocorre dentro da lgica neoliberal, presente nas polticas pblicas educativas, em especial a partir dos anos de 1990. Portanto, percebe-se que a questo no se limita a um aumento do nmero de professores formados em licenciatura, mas tambm perpassa por questes de como se configura uma licenciatura em uma instituio de educao profissional e tecnolgica. pertinente a preocupao de que a formao em instituies de educao profissional e tecnolgica torne-se tecnicista, devido s suas histricas implantaes de polticas que visam configurao tcnica e pragmtica de formar o trabalhador para o mundo produtivo. Sendo o professor formado dentro das perspectivas de produo, Brzezinski (2002) alerta sobre uma proletarizao do trabalho docente, pois assim o professor forma-se para realizar seu trabalho sem uma prxis, tornando a funo semelhante a das produes fabris conforme as exigncias capitalistas. Uma perspectiva tcnica no abre espao para uma formao com base em uma educao crtico-emancipadora, em que se compreenda a contradio da realidade, e o desvelamento desta a partir da dialtica, defendida por Silva (2011). Quando se infere que os IF esto atuando prioritariamente para formar professores para a educao bsica, preciso considerar que instituies de educao profissional esto se focando em realizar um papel voltado para educao bsica. Portanto, considerando a totalidade desta situao, todos os pontos de ressalva

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

99

A FORMAO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: PERFIL DA OFERTA

atribudos educao profissional, tratados nesta pesquisa, expandem-se para a educao bsica. Consideraes Finais Os Institutos Federais se apresentam como um novo locus para a formao de professores. Mais do que isso, um locus em expanso. A normativa de 20% (vinte por cento) de reserva das vagas para cursos que formam professores realizou uma expanso na oferta de licenciaturas e programas de complementao pedaggica pelos Institutos Federais, consolidando estes como um novo locus de formao de professores. Assim, se demonstra que est sendo realizada uma medida que contribui para a elevao da escolaridade dos professores do pas para o nvel superior. No entanto preciso ressaltar a problemtica questo de que a oferta de cursos no basta para garantir a presena de professores com adequada formao nas salas de aula, pois essa questo perpassa por questes de valorizao do trabalho docente, considerando questes de salrio e condies de trabalho. E assim, a evaso dos alunos nos cursos de formao docente denota o primeiro entrave nesse caminho. Alm disso, preciso considerar que a formao de professores nos IF suscitam questes vinculadas a um possvel empobrecimento na formao, devido a sua tradio de formao para cursos tcnicos, com sua consequente falta de experincia no enfoque da formao de professores. Retomando a investigao que demarca com quais cursos os Institutos Federais atuam nessa formao, a primazia da oferta para cursos de licenciatura, demonstrando um foco para a formao inicial do professor. Ou seja, a formao continuada, na forma de programas especiais de formao pedaggica ocorre timidamente. Esse um fator interessante, considerando que a experincia dessas instituies na oferta desta modalidade de ensino se inicia com os problemticos Esquemas I e II, tratados anteriormente. Apesar da lei n .11.892/2008 estipular igualmente que deve ser ministrado cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formao pedaggica, os Institutos Federais possuem seu foco na formao inicial. Alm disso, constatando que os cursos so, em sua maioria, oferecidos no perodo noturno, percebe-se uma medida compensatria de oferta para aqueles que no poderiam realizar essa formao durante o dia. Assim, a formao de professores dos IF volta-se para a classe trabalhadora, para aqueles que no puderam realizar seus estudos sem exercer uma atividade que promova recursos financeiros, ou seja, uma classe social e economicamente desfavorecida. Desta forma, os IF contribuem para o acesso ao ensino superior por uma classe que teria dificuldades para ingressar numa universidade pblica diurna, ou ento de pagar uma faculdade particular noturna.

100

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

LIMA, F. B. G.

Foi visto que a primazia da oferta era para a formao de professores para a educao bsica, especialmente em fsica, qumica, biologia e matemtica. E que a formao de professores para a educao profissional ofertada de forma inexpressiva. Ou seja, em relao a sua proposio poltica de formar professores prioritariamente para as reas da cincia e da matemtica, esta est sendo atendida. Mas, sobre sua igual preferncia em formar professores para o ensino profissional, h pouco resultado. Mesmo sendo essas instituies uma das que mais precisam do professor para a educao profissional. Com essa expanso de cursos, tem-se uma medida que vai a favor da defesa de uma educao pblica e gratuita, mas ao mesmo tempo, trazendo problemticas referentes diferenciao/fragmentao do ensino superior, ao colocar essa formao em instituies tecnolgicas. A significao que essa formao docente ganha ao ser exercida por instituies de educao profissional e tecnolgica, precisa ser discutida, em espaos de ampla repercusso, para que essa realidade no se envolva em uma aparente naturalidade. A ateno escassez de professores, como definidora da oferta dos IF, mostra que eles esto sendo utilizados pra encobrir uma demanda da sociedade, sem necessariamente a formao de professores relacionar-se com uma vocao dos IF. O incentivo da consolidao dos Institutos Federais como locus de formao docente decorrente de uma necessidade externa. Nesse sentido, o fator determinante para a abertura de cursos de licenciatura a demanda. preciso ressaltar que, ao ampliar a oferta de formao docente, com a justificativa de cobrir uma carncia de professores, estabelece-se a falsa impresso de que h polticas sendo realizadas para cobrir essa problemtica. Enquanto, na verdade, a poltica limita-se a criar cursos. Somando-se ao fato de que os Institutos Federais se configuram como um locus de formao diferenciado de outras instituies de educao superior, preciso aprofundar a discusso sobre os reflexos desse cenrio para a formao de professores. Referncias ALVES, Israel Gutemberg. Professores e sociedade: 2000 anos de (des)sintonias na histria e na formao de professores no Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais. 2001. 222p. Dissertao (Mestrado em Tecnologia) Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais CEFET-MG, Belo Horizonte, 2001. ALVES, Rosilda Maria. Processos de implantao e implementao dos cursos de licenciatura em Matemtica e Fsica no CEFET-PI. 2009. 158p. Dissertao (Mestrado em Educao) Faculdade de Educao UnB, Braslia, 2009.

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

101

A FORMAO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: PERFIL DA OFERTA

BONFIM, Maria Ins (coord.). A formao docente nos centros federais de educao tecnolgica: diagnstico sobre a oferta das licenciaturas nos CEFETs. Braslia: MEC/SETEC, 2003. BORGES JNIOR, Agnaldo Gonalves; SOUZA, Ruberley Rodrigues de. Estudo da evaso no curso de Licenciatura em Fsica do CEFET-GO. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAO EM CINCIAS. Anais eletrnicos... Florianpolis, 2007. Disponvel em <http://www.fae.ufmg.br/abrapec/viempec/viempec/CR2/p133.pdf> Acesso em 18 de junho de 2011. BRASIL. Lei n 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Braslia, 1962. Disponvel em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm> Acesso em 06 fev. 2011. ______. Portaria n 432/BSB, de 19 de julho de 1971. Aprova as normas relativas aos cursos superiores de formao de professores de disciplinas especializadas para habilitao do ensino mdio, relativas s atividades econmicas primrias, secundrias e tercirias, e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 26 jul. 1971. ______. Lei n 6.545, de 30 de junho de 1978. Dispe sobre a transformao das Escolas Tcnicas Federais de Minas Gerais, do Paran e Celso Suckow da Fonseca em Centros Federais de Educao Tecnolgica e d outras providncias. Braslia, 1978. Disponvel em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6545.htm> Acesso em 03 fev. 2011 ______. Lei n 8.711, de 28 de setembro de 1993. Dispe sobre a transformao da Escola Tcnica Federal da Bahia em Centro Federal de Educao Tecnolgica e d outras providncias. Braslia, 1993. Disponvel em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1989_1994/L8711.htm#art3> Acesso em: 03 fev. 2011. ______. Decreto n 2.406, de 27 de novembro de 1997. Regulamenta a Lei n 8.948, de 8 de dezembro de 1994, e d outras providncias. Braslia, 1997. Disponvel em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/Antigos/D2406.htm#art8> Acesso em 03 fev. 2011. ______. MEC/Conselho Nacional de Educao. Conselho Pleno. Resoluo n. 2, de 26 de junho de 1997. Dispe sobre os programas especiais de formao pedaggica de docentes para as disciplinas do currculo do ensino fundamental, do ensino mdio e da educao profissional em nvel mdio. Braslia, 1997a. Disponvel em <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/PNCP0497.pdf> Acesso em 10 de maio de 2012.

102

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

LIMA, F. B. G.

______. Decreto no 3.462, de 17 de maio de 2000. D nova redao ao art. 8 do Decreto n 2.406, de 27 de novembro de 1997, que regulamenta a Lei n 8.948, de 8 de dezembro de 1994. Braslia, 2000. Disponvel em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3462 .htm> Acesso em 03 fev. 2011. ______. Ministrio da Educao. Portaria normativa n 40, de 12 de dezembro de 2007: Institui o e-MEC, sistema eletrnico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informaes relativas aos processos de regulao da educao superior no sistema federal de educao. Dirio Oficial de Unio n. 239, de 13.12.2007, Seo 1, pgina 39/43. Braslia, 2007 ______. Lei n 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educao Profissional, Cientfica e Tecnolgica, cria os Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia, e d outras providncias. Braslia, 2008. Disponvel em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892 .htm> Acesso em: 03 fev. 2012. BRIGNONI, Caroline Prado; PIRES, Luciene Lima de Assis. A formao de professores para a educao profissional nos Institutos Federais. In: SEMANA DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE CINCIA E TECNOLOGIA DE GOIS CAMPUS JATA, 7. Anais eletrnicos... Jata, 2010. Disponvel em <http://www.jatai.ifg.edu.br/semlic/seer/index.php/anais/article/view/78/trabcompl eto10> Acesso em 08 de junho de 2011. BRZEZINSKI, Iria. Profisso professor: identidade e profissionalizao docente. Braslia: Plano Editora, 2002. CIAVATTA, Maria. Os Centros Federais de Educao Tecnolgica e o ensino superior: duas lgicas em confronto. Educao & Sociedade. Campinas, vol. 27, n. 96 Especial, p. 911-934, out. 2006. FRANCO, Leandro Rezende; PIRES, Luciene Lima de Assis. As licenciaturas em Biologia e em Qumica nos institutos federais. In: CONGRESSO DE EDUCAO DO SUDOESTE GOIANO EDIO NACIONAL, 25. Anais eletrnicos... Jata, 2009. Disponvel em <revistas.jatai.ufg.br/index.php/acp/article/download/753/329> Acesso em 08 de junho de 2011 FREITAS, Helena C. L. de. A (nova) poltica de formao de professores a prioridade postergada. In: Educao & Sociedade. Campinas, vol. 28, n.100-Especial, p. 1203-1230, out. 2007. GATTI, Bernardete A. e BARRETTO Elba S. de S.(Coords.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Braslia: UNESCO, 2009. GOMES, Fernando; MOURA, Dante. Investigando as causas da evaso na licenciatura em fsica do CEFET-RN. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FSICA, 11, 2008, Curitiba. Anais eletrnicos... So Paulo: Sociedade Brasileira de

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

103

A FORMAO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: PERFIL DA OFERTA

Fsica, 2008. Disponvel em <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xi/sys/resumos/T0207-1.pdf> Acesso em 05 de junho de 2001 HELENE, Otaviano. Os IFETs e a formao tcnico-profissional. In: GRACIANO, M. (Coord.). Em Questo - O Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE). v.4. So Paulo: Ao Educativa, p. 19-21, 2007. Disponvel em: <www.observatoriodaeducacao.org.br/images/publicacoes/pdfs/emquestao4/ohelen e.pdf> Acesso em 29 de fevereiro de 2012 KOSIK, Karel. Dialtica do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. LIMA, Fernanda Bartoly G. de; SILVA, Ktia Augusta C. P. Cordeiro da. As licenciaturas nos Institutos Federais: concepes e pressupostos. In: ENCONTRO ESTADUAL DE DIDTICA E PRTICA DE ENSINO, 4, 2011, Goinia. Disponvel em <http://www.ceped.ueg.br/anais/ivedipe/pdfs/didatica/co/40-164-2-SP.pdf> Acesso em 20 de junho de 2011. MOURA, Dante Henrique; SILVA, Meyrelndia dos Santos. A evaso no curso de licenciatura em geografia oferecido pelo CEFET-RN. Revista Holos. n 23, v. 3, p.26-42, 2007. Disponvel em <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/126/114> Acesso em 05 de junho de 2011. PANTALEO JUNIOR, Modesto; TAKEUCHI, Margareth Yuri; TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza. Perfil dos alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Fsica do CEFET-SP. Sinergia (CEFETSP), So Paulo, v. 6, p. 36-43, 2005. Disponvel em <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/sys/resumos/T0092-2.pdf> Acesso em 18 de junho de 2011. PIRES, Luciene Lima de Assis; FRANCO, Leandro Rezende. Formar professores em instituies tecnolgicas: um novo caminho (?). In: SIMPSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAES DE TRABALHO, EDUCAO E IDENTIDADE, 2. Anais eletrnicos... Belo Horizonte, 2008. Disponvel em <http://www.sitre.cefetmg.br/galerias/arquivos_download/ Formar_professores_em_instituixes_tecnolxgicas_um_novo_caminho.pdf> Acesso em 08 de junho de 2011 PIRES, Luciene Lima de Assis; SOARES, Christiane Assis Oliveira. Os cursos de formao de professores nos CEFET: a problemtica evaso/repetncia. In: CONGRESSO DE EDUCAO DO SUDOESTE GOIANO, 24. Anais eletrnicos... Jata, 2008. Disponvel em <revistas.jatai.ufg.br/index.php/acp/article/view/502/251> Acesso em 18 de junho de 2011 SANTOS, Nelma Ferreira dos. A formao inicial de professores de Fsica em centros federais de educao tecnolgica: contribuies e crticas. 2004. 140 p.

104

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

LIMA, F. B. G.

Dissertao (Mestrado em Educao) Centro de Educao e Humanidades, UERJ, 2004. SILVA, Ktia A. Curado P. Cordeiro da. A formao de professores na perspectiva crtico-emancipadora. Linhas Crticas. Braslia, v. 17, n.32, p. 13-31, jan./abr. 2011. SILVA, Luzimar Barbalho da. A poltica de formao inicial de professores e a implementao do componente curricular prtica profissional na licenciatura de Geogragia do CEFETRN. 2006. 209 p. Dissertao (Mestrado em Educao) Centro de Cincias Sociais Aplicadas, UFRN, Natal, 2006. SIMO, Maria Fernanda de Lima. Entre o pensado e o construdo: um estudo sobre o Curso de Formao de Docentes do CEFET-MG. 2004. 178 p. Dissertao (Mestrado em Educao) Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004. SOARES, Christiane Assis Oliveira; PIRES, Luciene Lima de Assis. A formao de professores no Brasil e o curso de licenciatura em fsica do IFG Campus Jata: um estudo sobre a evaso e a repetncia. In: SEMANA DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE CINCIA E TECNOLOGIA DE GOIS CAMPUS JATA, 7. Anais eletrnicos... Jata, 2010. Disponvel em <http://www.jatai.ifg.edu.br/semlic/seer/index.php/anais/article/view/64/trabcompl eto09> Acesso em 08 de junho de 2011. SOUSA, Aparecida Gasquez; BERALDO, Tnia Maria. Cursos de licenciaturas em cincias naturais nos institutos federais de educao, cincia e tecnologia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAO, 9, ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 3, 2009, Paran. Anais... Paran: PUCPR, 2009. p. 1016910182 TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza. Uma reflexo sobre a evaso no curso de licenciatura em Fsica do CEFET-SP. Sinergia (CEFETSP), So Paulo, v. 9, p. 11-18, 2008. Disponvel em <http://www.cefetsp.br/edu/prp/sinergia/complemento/sinergia_2008_n1/ pdf_s/sinergia_2008_v9_n1.pdf#page=10> Acesso em 18 de junho de 2011. ______________________ Recebido em: 01/03/2013 Aceito em: 03/05/2013

Revista EIXO, Braslia, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013

105

Vous aimerez peut-être aussi