Vous êtes sur la page 1sur 15

ERA UMA VEZ....

A MATEMTICA

Ana Beatriz Antunes Instituto Superior de Cincias Educativas carinaferrao@live.com.pt

Rita Brito Instituto Superior de Cincias Educativas britoarita@gmail.com

Resumo: O conto de histrias uma atividade usual em educao pr-escolar. No entanto, pouco comum a realizao de atividades matemticas relacionadas com estas. A presente investigao surge com o objetivo de promover atividades matemticas em educao prescolar relacionadas com contos tradicionais. Para tal, foram escolhidos dois contos e realizadas atividades relacionadas com estes, com vista a desenvolver competncias relativas classificao, o nmero e espao. Nesta comunicao iremo-nos apenas reportar s atividades relacionadas com o sentido do nmero, nomeadamente contagens, adio e subtrao. O trabalho foi desenvolvido com um grupo com 25 crianas com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos . No entanto, por forma a tornar o estudo mais consistente, foi feito um acompanhamento mais direto a um grupo de 5 crianas com 5 e 6 anos, embora as atividades tenham sido realizadas com todo o grupo. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, tendo sido elaborado um dirio de bordo, grelhas de observao, fotografias, gravaes de vdeo e entrevista. Verificou-se que possvel a realizao de atividades matemticas atravs de contos tradicionais, tendo sido observado que as atividades permitiram desenvolver as contagens. Durante a realizao das atividades as crianas, para alm de manifestaram motivao e interesse, adquiriram o conceito de contagem. Relativamente adio e subtrao, apesar de existirem algumas dificuldades a este nvel, as crianas conseguiram atingir o objetivo, que consistia em realizar adio e subtrao de forma correta. Palavras-Chave: Educao Pr-Escolar, Contos tradicionais, Matemtica

Introduo

Quando abordamos os contos, sejam tradicionais ou correntes, a grande tendncia da posterior atividade so os recontos, a dramatizao da histria ou a construo de

fantoches com as personagens das histrias. Basicamente os conceitos abordados remetemnos para a rea da Expresso e Comunicao, domnio da linguagem oral, abordagem escrita e expresses, sem darmos a importncia devida Matemtica. Assim, tomando como mote o Projeto Curricular de Grupo da Instituio onde me encontrava a realizar a prtica pedaggica, e associando minha, at data, relutncia com a Matemtica, foi tida como pertinente a abordagem Matemtica atravs dos contos tradicionais. O objetivo deste trabalho verificar se possvel realizar atividades matemticas com crianas em idade pr-escolar, atravs dos contos selecionados, com vista a desenvolver noes de nmero e contagem. Atravs dos instrumentos de recolha de dados pretende-se perceber se as atividades que sero implementadas visam a obteno de conhecimentos ao nvel das contagens e do conceito de nmero e/ou ao aprofundamento dos mesmos, pois cada vez mais autores defendem a utilizao de histrias com vista a promover o desenvolvimento de noes matemticas (NCTM, 2007)

1. Marco Terico Segundo Kamii (1990) o nmero construdo (...) a partir de todos os tipos de relaes que a criana cria entre os objetos, relao essa () criada mentalmente por cada indivduo em que a criana progride na construo do conhecimento lgico-matemtico pela coordenao das relaes simples que, anteriormente, ela criou entre os objetos atravs da abstrao reflexiva ou construtiva. (pp.13-15). Entende-se por sentido do nmero a compreenso () global e flexvel dos nmeros e das operaes (), com o objetivo de compreender os nmeros e as suas relaes, desenvolvendo estratgias eficazes para a sua utilizao no dia-a-dia (Castro, 2008, p.11).

preciso ter em conta que as crianas desenvolvem o sentido do nmero atravs da experimentao e comunicao, da a importncia da utilizao de estratgias diversas para a construo de relaes entre os nmeros (Castro, 2008). Alm das atividades realizadas com predisposio para a aquisio de conhecimentos a este nvel, no jardim-de-infncia existem diversas situaes e contextos que permitem desenvolver o sentido do nmero, como por exemplo a marcao das presenas. Relativamente contagem, a utilizao de objetos concretos importante para a construo do conhecimento do nmero inteiro, e segundo Piaget (1991), citado por Maia (2008), () sem a manipulao dos objetos, a criana no chegaria a construir as correspondncias um-a-um que lhe servem para elaborar o nmero inteiro, nem a descobrir que a soma de alguns objetos sempre a mesma, qualquer que seja a ordem da enumerao, etc (p.60). medida que as crianas vo desenvolvendo o sentido do nmero vo conseguindo pensar nos mesmos sem necessitarem dos objetos para associar s suas contagens, estabelecendo relaes entre os nmeros. importante que as crianas com cinco anos consigam contar corretamente at 16 sem nunca se enganarem na sequncia (ME, 1997), contudo no devemos esquecer que a correspondncia das quantidades ao nmero mais importante que saber de cor a sucesso numrica, pois podem sab-la como se de uma ladainha se tratasse e o objectivo perceber a correspondncia de uma determinada quantidade a um nmero (Castro, 2008). A Matemtica tem portanto, um papel muito importante na formao das crianas e tal como refere Smole et al. (1995) e Pace (2005), a literatura e a Matemtica podem e devem ser interligados de modo a que se consiga relacionar a Matemtica com a realidade da criana e com outras reas de contedo, de forma a promover aprendizagens significativas.

2. Metodologia Este trabalho surgiu com o intuito de criar atividades matemticas que pudessem ser desenvolvidas atravs dos contos tradicionais j referidos, sendo uma forma de introduzir novos mtodos de aprendizagem que focassem mais a matemtica. De acordo com Cohen (2002)

Os propsitos da investigao-ao na escola e nas aulas recai ampliamente em cinco categorias: 1) um meio de remediar problemas diagnosticados em situaes especficas ou de melhorar de alguma maneira um conjunto dado de circunstncias; () 3) um meio de introduzir mtodos adicionais ou inovadores no ensino e aprendizagem, num sistema em marcha que normalmente se inibe da inovao e mudana. (p. 275)1

Assim, o tipo de metodologia utilizada assenta na investigao-ao que preconiza a facilidade de analisar os efeitos da interveno realizada devido sua escala de investigao ser restrita, tal como afirma Halsey (1972), citado por Cohen (2002), () investigao-ao uma interveno em pequena escala no funcionamento do mundo real e um exame prximo dos efeitos de tal interveno. (p. 271)2 Uma das tcnicas pertencentes metodologia de investigaoao a observao participante realizada em contacto directo, sendo o prprio investigador instrumento de pesquisa. importante que sejam refutadas quaisquer ideias subjectivas para que se consiga compreender os factos e as interaces entre sujeitos no seu contexto. De acordo com Quivy e Campenhoudt (1998), na observao direta o investigador realiza a recolha das informaes sem interao direta com os interessados presentes no estudo. Esta tcnica foi sustentada pelo registo fotogrfico, videogrfico e atravs de um dirio de bordo, fazendo referncia a aes e intervenes das crianas face s atividades realizadas, assim como outros aspetos com potencial interesse para a investigao. A utilizao de vrios instrumentos de observao prende-se com as crticas em relao subjetividade das descries feitas pelo investigador aquando das suas observaes, sendo que Adler & Adler (1994) defendem que a observao s pode ser considerada como rigorosa quando combinada com outros mtodos de recolha de dados, refutando assim quaisquer problemas de fidedignidade. As atividades foram realizadas com todo o grupo, contudo, para a realizao deste trabalho foram avaliadas 5 crianas entre os 5 e 6 anos, 3 que iro para o 1 ciclo em Setembro e 2 condicionais. As crianas iro ser referidas apenas pelas suas iniciais com vista a preservar a sua identidade.

1 2

Traduo realizada pela autora do presente trabalho. Traduo realizada pela autora do presente trabalho

Foram realizadas 3 atividades que pretendiam estimular a contagem, a adio e a subtraco. As atividades foram baseadas em dois contos, nomeadamente a Surpresa de Handa, onde foram abordadas as frutas presentes na histria e no conto do Nabo Gigante onde foram realizadas contagens, adies e subtraes dos animais que faziam parte da histria. As atividades do segundo conto foram realizadas sensivelmente 1 ms depois das atividades do primeiro conto, pretendendo-se com isto observar a evoluo das crianas atravs do mesmo tipo de atividades. De seguida apresentaremos a descrio das atividades com uma breve avaliao atravs das tabelas de observao, notas retiradas dos dirios de bordo e gravaes de audio. 3. Apresentao e anlise de resultados No conto A Surpresa de Handa (1 conto) foram abordadas as frutas que a menina transportava numa cesta para ir entregar a uma amiga. No conto do Nabo Gigante (2 conto) foram abordados os animais que viviam na quinta onde foi plantado o nabo gigante. Nas atividades relacionadas com a contagem foi pedido s crianas primeiramente que contassem as frutas e os animais que estavam representados nuns cartes, como forma de visualizarem a imagem real, como podemos observar nas Figuras 1 e 2 apresentadas de seguida.

Na atividade relacionada com o 1 conto foram-lhes apresentados os cartes e comearam por fazer as contagens das frutas. O objetivo era saber a quantidade de frutas diferentes que apareciam na histria. Esta atividade de contagem apresentou-se sem dificuldades como podemos observar na Tabela 1 (seguidos da Tabela 1 encontram-se os descritores da mesma na Legenda).

Legenda dos descritores da tabela 1: Conta corretamente: a criana consegue contar todos os elementos corretamente; Conta com alguma dificuldade: a criana consegue contar sem ajuda apesar de sentir dificuldade; No consegue contar: a criana no consegue contar os elementos; Consegue contar com ajuda: a criana consegue contar depois de ser ajudada por um adulto.

Esta mesma atividade foi realizada com frutas verdadeiras em substituio dos cartes para que as crianas pudessem manipular o real, neste caso as frutas e tambm as suas contagens revelaram-se positivas, sendo que nesta atividade existiam mais frutas, contudo as crianas conseguiram contar corretamente todas elas, como podemos ver no excerto retirado do dirio de bordo.

As crianas observadas conseguiram contar corretamente as 22 frutas, fazendo contagem com a sequncia de 1 a 1 sem se enganarem. Apenas o MB. demonstrou alguma insegurana quando chegou ao 19, parando um pouco, sendo que a estagiria teve de dizer a primeira slaba do nmero seguinte para o ajudar a continuar, o que se revelou suficiente. (Dirio de bordo, 27 de fevereiro de 2013)

Considera-se, portanto, que todas as crianas conseguiram contar corretamente. Relativamente mesma atividade realizada com o conto do Nabo Gigante foi possvel observar que tambm existiu facilidade na contagem dos animais embora fossem em maior nmero que as frutas (Tabela 2) , contudo as crianas conseguiram contar corretamente at 21, como era esperado. Nesta atividade o MB. no apresentou qualquer dificuldade demonstrando que compreendeu que o nove implica transio. De um modo geral as crianas demonstraram dominar a sequncia oral.

Legenda dos descritores da tabela: Conta corretamente: a criana consegue contar todos os elementos corretamente;

Conta com alguma dificuldade: a criana consegue contar sem ajuda apesar de sentir dificuldade; No consegue contar: a criana no consegue contar os elementos; Consegue contar com ajuda: a criana consegue contar depois de ser ajudada por um adulto.

Tendo em considerao que as competncias de clculo so desenvolvidas em paralelo com as competncias de contagem (Castro, 2008) a atividade seguinte consistiu em realizar adies e subtraces. Relativamente ao 1 conto, com os mesmos cartes, a estagiria foi dando alguns s crianas e foi-lhes pedindo para adicionarem mais frutas, ou seja, mais cartes Foi pedido s crianas para acrescentarem cartes aos que tinham e dizerem com quantas frutas iam ficando, como podemos observar neste excerto de um gravao vdeo apresentado de seguida.
Estagiria: - B. quantas frutas tens? B.: - Tenho 2. Estagiria: - Agora vou dar-te estas 2 frutas. Com quantas ficas? (a estagiria d 2 cartes criana) B.: - Fico com 4. Tinha 2, com mais estas 2 faz 4. (Registo videogrfico, 20 de fevereiro de 2013)

Como podemos observar as questes eram fceis e apenas nas adies de 4 frutas de uma vez que algumas crianas apresentaram alguma dificuldade, como podemos observar na Tabela 3 (seguidos da Tabela 3 encontram-se os descritores da mesma na Legenda).

Legenda dos descritores da tabela: Soma corretamente: a criana consegue contar todos os elementos corretamente;

Soma com alguma dificuldade: a criana consegue contar sem ajuda apesar de sentir dificuldade; No consegue somar: a criana no consegue contar os elementos; Consegue somar com ajuda: a criana consegue contar depois de ser ajudada por um adulto.

Contudo, refazendo as questes e insistindo um pouco mais, as crianas conseguiram realizar as adies com a ajuda de um adulto, como podemos ver no registo videogrfico apresentado de seguida.
Estagiria: - C. tens 3 frutas no ? C.:- Sim. Estagiria: - Se eu te der estas frutas (mostra criana 4 fotografias). Quantas frutas tenho aqui? C.: - 4. Estagiria: - Ento, se eu te der estas quatro frutas com quantas frutas ficas? (Criana fica a pensar e vai olhando para as frutas) C.: - 4? Estagiria: - No. Olha, tu tens 3 frutas no ? Se eu te der mais uma com quantas ficas? C.:- Com 4. Estagiria: - Muito bem, com 4. E se eu te der agora mais 2 com quantas ficas? C.:- HumFico com 6. Estagiria: - Agora se juntares a essas 6 frutas mais 1com quantas ficas? C.:- Fico com 7. Estagiria: - Ento o que ns fizemos foi juntar s 3 frutas que tu tinhas, as 4 que eu tinha mas em vez de as termos juntado todas fomos juntando aos poucos. Assim se tinhas 3 frutas e lhes juntmos mais 4 com quantas ficaste? C.:- Hum (pensa um pouco) fico com 7. Estagiria: Sim, com 7 frutas.

(Registo videogrfico de 20 de fevereiro de 2013)

A mesma atividade mas realizada com as frutas em substituio dos cartes com as imagens permitiu-nos observar uma evoluo em duas crianas, a C. e o MB. que anteriormente realizavam adies com ajuda e esta atividade demonstraram ainda alguma dificuldade na adio mas conseguindo realiz-la sem ajuda, como podemos observar na tabela 4.

Tambm a atividade de adio realizada com o 2 conto revelou que as crianas apresentaram algumas dificuldades na realizao de adies com mais do que 7 elementos, como podemos observar na Tabela 5 e no registo videogrfico apresentados de seguida.

Estagiria: - T. junta aos animais que j tens, que so 6, os 6 canrios. Com quantos animais ficas? T.:- 6, 7, 8,9,10,11,12. Estagiria: - Ficaste com quantos? T.: - Hum...1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12. Fiquei com 12. Estagiria: - Ento agora junta as 4 galinhas sarapintadas, com quantos animais ficas? (criana fica a pensar e olha para a estagiria) Estagiria: - Quantos animais tinhas T.? T.:- Hum...1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12. Estagiria: - Tinhas 12, adicionas 4, juntas 4, com quantos ficas? T.: - 12, 13,14,15,16. 16 Estagiria:- Isso mesmo ficas com 16.

(Registo videogrfico de 03 de abril de 2013)

A par deste registo temos registos de dirio de bordo que nos indicam que as mesmas dificuldades foram sentidas por outras duas crianas, como podemos verificar de seguida. A C. e o MB. apresentaram algumas dificuldades em adies superiores a 7 elementos, no assumindo a maior parte das vezes o conceito de cardinalidade. O MF., a B. e o MB. repetiram alguns animais durante as contagens o que influncia o resultado final. Dirio de bordo, 03 de Abril de 2013.

Como podemos verificar a adio desencadeou algumas dificuldades nas crianas, contudo um conceito a aprofundar no 1 ciclo, pretendendo com estas atividades elucidar as crianas para o conceito de adio. A subtraco foi a competncia que levantou mais dificuldade, tanto com os cartes como com as frutas verdadeiras, como podemos observar na Tabela 6, assim como no 2 conto, como observamos na Tabela 7 (seguidos da Tabela 7 encontram-se os descritores da mesma na Legenda).

Legenda: Subtrai corretamente: a criana consegue subtrair todos os elementos corretamente; Subtrai com alguma dificuldade: a criana consegue subtrair sem ajuda apesar de sentir dificuldade; No consegue subtrair: a criana no consegue subtrair os elementos; Consegue subtrair com ajuda: a criana consegue subtrair depois de ser ajudada por um adulto.

De um modo geral as crianas apresentaram dificuldades na subtrao, contudo conseguimos observar alguma evoluo na B. que na atividade dos cartes necessitava de ajuda para conseguir subtrair, contudo aquando da atividade com as frutas demonstrou uma maior capacidade e conseguiu subtrair sem ajuda mas com ainda alguma dificuldade (Tabela 7).

Legenda: Subtrai corretamente: a criana consegue subtrair todos os elementos corretamente; Subtrai com alguma dificuldade: a criana consegue subtrair sem ajuda apesar de sentir dificuldade; No consegue subtrair: a criana no consegue subtrair os elementos; Consegue subtrair com ajuda: a criana consegue subtrair depois de ser ajudada por um adulto.

Nesta tabela surgiu a necessidade de colocar um nvel de categorizao mais aprofundado (Subtrai com alguma dificuldade + de 5 animais) porque quando foi pedido s crianas para realizarem subtraces de mais de 5 elementos observou-se uma grande dificuldade, da a necessidade de tornar essa quantidade como referncia, sendo que as subtraes com menos de 5 elementos eram conseguidas com maior facilidade, contudo a maior parte das subtraes revelaram-se difceis para as crianas. Ao analisarmos as tabelas podemos afirmar que houve uma evoluo na B. pois na 1 atividade revelou alguma dificuldade em realizar as subtraes sem ajuda, no entanto na 2 atividade demonstrou conseguir realizar subtraes com menos de 5 elementos com alguma facilidade, contudo com mais de 5 elementos revelou necessitar de ajuda.

4. Concluses Atravs dos dados recolhidos verificmos que os contos A Surpresa de Handa e O Nabo Gigante permitem construir atividades matemticas com vista a desenvolver o sentido do nmero nas crianas. No que concerne atividade de contagem pudemos perceber que foi a

que menos dificuldade suscitou nas crianas, porm foi possvel perceber que o conceito de cardinalidade ainda no tinha sido adquirido pela maioria das crianas, pois ainda no conseguem fazer a transio para a contagem-cardinal quando contam um conjunto de objetos (Maia, 2008). Relativamente s atividades de adio e subtrao, como pudemos observar, foram as que desencadearam mais dvidas e dificuldades nas crianas, de qualquer modo, so conceitos que devem ser tratados desde cedo pois de acordo com Baroody (2002, p. 354), citado por Maia (2008), () a partir de experincias precoces das crianas com contagens que se d a evoluo de uma compreenso fundamental da adio e da subtraco(p. 73). Contudo, entre a primeira atividade de adio, realizada com o 1 conto, e a segunda, realizada com o 2 conto, foi possvel observar uma evoluo ao nvel da adio em duas crianas que necessitaram de ajuda durante a 1 atividade para realizar as adies corretamente e na 2 atividade j as conseguiram realizar com alguma dificuldade mas sem ajuda do adulto, demonstrando ter desenvolvido algumas competncias ao nvel da adio. Por fim, na atividade de subtrao, que revelou ser a mais difcil de realizar pelas crianas, foi possvel observar que, ainda assim, houve uma evoluo da atividade realizada com os cartes das frutas para a atividade realizada com as frutas verdadeiras. No entanto na atividade dos cartes com animais esta tornou-se mais complicada pois eram em maior nmero. Assim este estudo foi ao encontro do que foi estipulado inicialmente e as crianas atingiram o objectivo proposto. 5. Bibliografia Adler, P. & Adler, P. (1994). Observational Techniques. In Dezin N., & Lincoln , Y. (Ed), Handbook of Qualitative Research (pp. 377-392). Thousand Oaks: SAGE Publications. Castro.J & Rodrigues.M (2008). Sentido de Nmero e Organizao de Dados. Textos de Apoio para Educadores de Infncia. Ministrio da Educao, Direo Geral de Inovao e de Desenvolvimento Curricular. Editorial Ministrio da Educao: Lisboa. Cohen, L. & Manion, L. (2002) Mtodos de investigacin educativa. 2 edicin. Madrid: La Muralla.

Kamii, C. (1990). A criana e o nmero. 12 Ed. Campinas: Papirus Loureiro, C. (2006). Os livros de Histrias e a Matemtica, Actas Profmat, Associao de Professores de Matemtica Lisboa: Associao de Professores de Matemtica. Maia, J.S. (2008). AprenderMatemtica no Jardim-de-Infncia Escola. Porto: Porto Editora Ministrio da Educao (1997). Orientaes Curriculares para a Educao Pr-Escolar. Departamento de Educao Bsica. Lisboa: Editorial do Ministrio da Educao. National Council of Teachers of Mathematics (NCTM), (2007). Normas para o currculo e a avaliao em matemtica escolar. Lisboa: Associao de Professores de Matemtica Pace, C. (2005). You read me a story, I will read you a pattern. Mathematics Teaching in the Middle School, 10, 424-429. Quivy, R. & Campenhoudt, L. (1992). Manual de investigao em cincias sociais. Coleo Trajectos. 1. Edio. Lisboa: Gradiva Publicaes, Lda. Smole, K.., Rocha, G.., Cndido, P.., Stancanelli, Renata (1995). Era uma vez na Matemtica: uma conexo com a literatura infantil, So Paulo: CAEM, Centro de Aperfeioamento do Ensino da Matemtica, Instituto de Matemtica e Estatstica da USP.

Vous aimerez peut-être aussi