Vous êtes sur la page 1sur 10

1.

Assunto Preparo de solues

2. Objetivo 2.1 Objetivo geral Aprender e executar clculos estequiomtricos envolvendo o preparo de solues, usando informaes como massa molar, volume e porcentagem. Preparar solues a partir de solutos slidos (cloreto de sdio) e solutos lquidos (cido actico) 2.2 Objetivo especfico Preparar e realizar diluio de soluo.

3. Introduo O conhecimento prtico desses procedimentos com solues so requisito mnimos para obter um bom desempenho em trabalhos realizados em laboratrios de qumica. Portanto, importante saber alguns conceitos interessantes, como por exemplo: solues qumicas so misturas homogneas compostas de duas ou mais substncias, sendo uma o solvente e a outra o soluto. Por exemplo, se preparamos uma mistura de gua com sal, a gua ser o solvente que dissolver o soluto, que o sal. E a quantidade de soluto na soluo, muito ou pouco, determina a concentrao da soluo. E no decorrer do trabalho tambm mostraremos e exemplificaremos o significado de diluio e concentrao.

4. Fundamentao terica

Concentrao de Solues Expressamos a concentrao de uma soluo relacionando a quantidade de soluto existente em uma quantidade padro de soluo ou, ainda, em uma quantidade padro de solvente, ou seja concentrao o termo que utilizamos para fazer a relao entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente em uma soluo. I Concentrao em massa (concentrao comum) Indica a quantidade em massa de soluto que se encontra dissolvido em um volume padro. A unidade de medida g/L

II Ttulo em massa Indica a quantidade de massa de soluto existente em 100 unidades de massa de soluo.

m = m1 , onde m m1 + m2 m

III Titulo em volume Indica a quantidade em volume de soluto existente em 100 unidades de volume de soluo

v = V1, onde V V1 + V2 V OBS.: o ttulo pode ser expresso em porcentagem. Para isso basta multiplicar o valor encontrado por 100.

IV Concentrao em partes por milho Indica uma concentrao de solues muito diludas, em que a concentrao muito pequena.

1ppm = 1 parte do soluto 106 partes de soluo

V- Molaridade ou concentrao molar ou concentrao em mol/L ou concentrao em quantidade de matria a razo da quantidade de matria do soluto (mol) pelo volume de soluo (em litros), expressa na unidade mol/L (molar).

5. Materiais e reagentes

Vidrarias: balo volumtrico de 50mL, basto de vidro, Becker de 50mL, funil de vidro, pipeta graduada. Equipamentos: capela, pra, balana analtica, esptula, pisseta.

Reagentes: gua destilada, NaCl (Cloreto de sdio), CH3COOH (cido actico) e gua destilada.

6. Procedimento experimental

Foram selecionados trs bales volumtricos, ambos de 50mL. Para realizar o primeiro preparo de soluo, foi necessrio fazer o uso da capela, devido substncia, no caso, o cido actico, ter um odor muito forte e para evitar acidentes, o uso do EPC (equipamento de proteo coletiva) de extrema importncia. Ento, foram usadas as vidrarias, pipeta, Becker e balo volumtrico e como equipamento a pra, pisseta e a capela nessa etapa. Como procedimento padro para evitar acidentes e reaes perigosas, adiciona-se primeiro a gua destilada no balo volumtrico e depois o cido actico (gua cido), pipetado de dentro do Becker que est na capela, foram adicionados 0,2mL de cido. Depois foi feita a aferio do menisco no balo volumtrico com mais gua destilada, utilizando-se a pisseta, tampase o balo volumtrico e em seguida feita a homogeneizao da soluo. Para se realizar o segundo preparo de soluo, foram utilizadas as vidrarias, tais como, basto de vidro, balo volumtrico, Becker, funil de vidro e como equipamento a

balana analtica, pisseta e a esptula. Foi necessrio se pesar em um Becker, na balana analtica, 0,1g de NaCl. Aps o procedimento de pesagem, foi acrescentada gua destilada no Becker para diluir o NaCl e com o auxlio do basto de vidro para acelerar a diluio. Logo em seguida a soluo de NaCl diluda na gua destilada precisou ser transferida para o balo volumtrico, para auxiliar nesse processo, utilizamos o funil de vidro. Ento, transferimos a soluo do Becker para o balo volumtrico e depois se fez necessrio lavagem dessas vidrarias, no caso do Becker, trs vezes, depois o basto de vidro e por ltimo o funil de vidro. necessrio fazer esse procedimento porque pode haver vestgios de NaCl nas vidrarias e a soluo (resultado final) ser alterada ou perdida devido a falta dessas partculas de NaCl que ficam nas vidrarias antes da lavagem.

7. Resultados e discusso 1. OCl + I IO + Cl 2OI I2 + O2

2H3C C CH3 + 3I2 + O2 2HCI3 + 2H3C C O + 3H+

2. CHI3

Tetradrico 3. A filtrao a vcuo ocorre de maneira mais acelerada, devido ser acoplada a uma bomba a vcuo. 4.

8. Concluso: Conclui-se que os objetivos foram alcanados devido ao um estudo terico feito pela equipe e que todos os procedimentos prticos e observaes necessrias foram realizados com xito. Tambm conclumos que o preparo de solues requer um conhecimento bsico e um grande cuidado com as substancias envolvidas e equipamentos utilizados. E para complementar confirmamos que a diluio de uma soluo gera a diminuio da concentrao de soluto, o que foi confirmado pelos clculos.

9. Referncias Bibliogrficas:
WIKIPEDIA. Molaridade. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Molaridade>. Acessado em 23 de Maio de 2013 PAPO DE ESTUDANTE. Concentrao de solues. Disponvel em: <http://www.papodeestudante.com>. Acessado em 23 de Maio de 2013.

Vous aimerez peut-être aussi