Vous êtes sur la page 1sur 34

MINISTRIO DA EDUCAO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira Inep Diretoria de Avaliao da Educao Superior Daes

es Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior Sinaes

Instrumento de Avaliao de Cursos de Graduao presencial e a distncia

Braslia, maio de 2012.

INSTRUES PARA PREENCHIMENTO


Este Instrumento subsidia os atos autorizativos de cursos autorizao, reconhecimento e renovao de reconhecimento nos graus de tecnlogo, de licenciatura e de bacharelado para a modalidade presencial e a distncia. De acordo com o art. 1 da Portaria Normativa 40/2007, consolidada em 29 de dezembro de 2010, a aplicao dos indicadores desse instrumento dar-se- exclusivamente em meio eletrnico, no sistema e-MEC. Os avaliadores devero considerar as orientaes a seguir: 1. Atribuir conceitos de 1 a 5, em ordem crescente de excelncia, a cada um dos indicadores de cada uma das trs dimenses; 2. Considerar os critrios de anlise dos respectivos indicadores da dimenso. A atribuio dos conceitos deve ser feita da forma seguinte: Conceito Descrio 1 Quando os indicadores da dimenso avaliada configuram um conceito NO EXISTENTE. 2 Quando os indicadores da dimenso avaliada configuram um conceito INSUFICIENTE. 3 Quando os indicadores da dimenso avaliada configuram um conceito SUFICIENTE. 4 Quando os indicadores da dimenso avaliada configuram um conceito MUITO BOM/MUITO BEM. 5 Quando os indicadores da dimenso avaliada configuram um conceito EXCELENTE. 3. Atribuir os conceitos a cada um dos indicadores. Os conceitos devero ser contextualizados, com base nos indicadores, descritos de forma abrangente e coerentes no quadro CONSIDERAES SOBRE A DIMENSO; 4. Manter sempre a coerncia entre o conceito atribudo aos indicadores e ao gerado na dimenso com a anlise qualitativa; 5. Consultar o glossrio sempre que necessrio; 6. A contextualizao da IES e do curso e a sntese preliminar devem conter, obrigatoriamente, os dados abaixo: 6.1. CONTEXTUALIZAO DA IES a) b) c) d) e) f) g) Nome da mantenedora; Base legal da mantenedora (endereo, razo social, registro no cartrio e atos legais); Nome da IES; Base legal da IES (endereo, atos legais e data da publicao no DOU); Perfil e misso da IES; Dados socioeconmicos da regio; Breve histrico da IES (criao, trajetria, reas oferecidas no mbito da graduao e da ps-graduao, reas de atuao na extenso e reas de pesquisa, se for o caso).

6.2. CONTEXTUALIZAO DO CURSO a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) Nome do curso; Nome da mantida; Endereo de funcionamento do curso; Atos legais de Autorizao, Reconhecimento e Renovao de Reconhecimento do curso, quando existirem; Nmero de vagas pretendidas ou autorizadas; Conceito Preliminar de Curso CPC e Conceito de Curso CC , quando houver; Turnos de funcionamento do curso (matutino, vespertino, noturno e integral); Carga horria total do curso (em horas e em hora/aula); Tempo mnimo e mximo para integralizao; Identificao do (a) coordenador (a) do curso; Perfil do (a) coordenador (a) do curso (formao acadmica, titulao, tempo de exerccio na IES e na funo de coordenador do curso); l) Composio, titulao, regime de trabalho e permanncia sem interrupo dos integrantes do Ncleo Docente Estruturante NDE; m) Tempo mdio de permanncia do corpo docente no curso (exceto para autorizao). Somar o tempo de exerccio no curso de todos os docentes e dividir pelo nmero total de docentes no curso, incluindo o tempo do (a) coordenador (a) do curso.

6.3. SNTESE PRELIMINAR a) Identificar a modalidade do curso; b) Realar se h divergncia no endereo de visita com o endereo do ofcio de designao; c) Explicitar os documentos que serviram de base para anlise da avaliao (PDI, PPC, relatrios de autoavaliao e demais relatrios da IES), e se esto dentro do prazo de validade; d) Observar as diligncias e seu cumprimento; e) Verificar e comentar se o (a) coordenador (a) do curso apresentou justificativa procedente, ou no, ao CPC insatisfatrio e se h coerncia entre a justificativa apresentada e as aes propostas para sanear as possveis deficincias (somente para Renovao de Reconhecimento de curso).

INFORMAES
1. O Conceito do Curso (CC) calculado, pelo sistema e-MEC, com base na mdia aritmtica ponderada dos conceitos das dimenses, os quais so resultados da mdia aritmtica simples dos indicadores das respectivas dimenses. Este instrumento possui indicadores com recurso de NSA, ou seja, No Se Aplica. Quando o indicador no se aplicar avaliao, a comisso dever optar por NSA. Assim, este indicador no ser considerado no clculo da dimenso. O termo No Se Aplica NSA, constante nos indicadores especficos, dever ser analisado de acordo com as diretrizes curriculares do curso e ser justificado pelo avaliador aps anlise do Projeto Pedaggico do Curso PPC, do Plano de Desenvolvimento Institucional PDI e das Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs. Cada indicador apresenta, predominantemente, um objeto de anlise. Para os indicadores que contemplam o termo Anlise Sistmica e Global, a comisso dever seguir somente os aspectos estabelecidos no respectivo indicador, baseados nas informaes contidas no Projeto Pedaggico do Curso PPC, no Plano de Desenvolvimento Institucional PDI e nas e das Diretrizes Curriculares Nacionais DCNs.

2.

3.

4. 5.

Dimenso 1: ORGANIZAO DIDTICO-PEDAGGICA Fontes de Consulta: Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedaggico do Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, quando houver, e Formulrio Eletrnico preenchido pela IES no e-MEC. Indicador 1.1. Contexto educacional Conceito 1 2 3 4 5 Critrio de Anlise Quando o PPC no contempla as demandas efetivas de natureza econmica e social. Quando o PPC contempla, de maneira insuficiente, as demandas efetivas de natureza econmica e social. Quando o PPC contempla, de maneira suficiente, as demandas efetivas de natureza econmica e social. Quando o PPC contempla muito bem as demandas efetivas de natureza econmica e social. Quando o PPC contempla, de maneira excelente, as demandas efetivas de natureza econmica e social. Critrio de Anlise Quando as polticas institucionais de ensino, de extenso e de pesquisa (esta ltima, quando for o caso) constantes no PDI no esto previstas/implantadas no mbito do curso. Quando as polticas institucionais de ensino, de extenso e de pesquisa (esta ltima, quando for o caso) constantes no PDI esto previstas/implantadas, de maneira insuficiente, no mbito do curso. Quando as polticas institucionais de ensino, de extenso e de pesquisa (esta ltima, quando for o caso) constantes no PDI esto previstas/implantadas, de maneira suficiente, no mbito do curso. Quando as polticas institucionais de ensino, de extenso e de pesquisa (esta ltima, quando for o caso) constantes no PDI esto muito bem previstas/implantadas no mbito do curso. Quando as polticas institucionais de ensino, de extenso e de pesquisa (esta ltima,quando for o caso) constantes no PDI esto previstas/implantadas, de maneira excelente, no mbito do curso. Critrio de Anlise Quando os objetivos do curso no apresentam coerncia, em uma anlise sistmica e global, com os aspectos: perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacional. Quando os objetivos do curso apresentam insuficiente coerncia, em uma anlise sistmica e global, com os aspectos: perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacional. Quando os objetivos do curso apresentam suficiente coerncia, em uma anlise sistmica e global, com os aspectos: perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacional. Quando os objetivos do curso apresentam muito boa coerncia, em uma anlise sistmica e global, com os aspectos: perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacional. Quando os objetivos do curso apresentam excelente coerncia, em uma anlise sistmica e global, com os aspectos: perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacional.

Indicador 1.2. Polticas institucionais no mbito do curso

Conceito 1

Indicador 1.3. Objetivos do curso

Conceito 1

Indicador 1.4. Perfil profissional do egresso

Conceito 1 2 3 4 5

Critrio de Anlise Quando o perfil profissional no expressa as competncias do egresso. Quando o perfil profissional expressa, de maneira insuficiente, as competncias do egresso. Quando o perfil profissional expressa, de maneira suficiente, as competncias do egresso. Quando o perfil profissional expressa muito bem as competncias do egresso. Quando o perfil profissional expressa, de maneira excelente, as competncias do egresso.

Indicador 1.5. Estrutura curricular (Considerar como critrio de anlise tambm a pesquisa e a extenso, caso estejam contempladas no PPC)

Conceito 1

Critrio de Anlise Quando a estrutura curricular prevista/implantada no contempla, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: flexibilidade, interdisciplinaridade, compatibilidade da carga horria total (em horas), articulao da teoria com a prtica e, nos casos de cursos a distncia, mecanismos de familiarizao com essa modalidade. Quando a estrutura curricular prevista/implantada contempla, de maneira insuficiente, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: flexibilidade, interdisciplinaridade, compatibilidade da carga horria total (em horas), articulao da teoria com a prtica, e nos casos de cursos a distncia, mecanismos de familiarizao com essa modalidade. Quando a estrutura curricular prevista/implantada contempla, de maneira suficiente, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: flexibilidade, interdisciplinaridade, compatibilidade da carga horria total (em horas), articulao da teoria com a prtica e, nos casos de cursos a distncia, mecanismos de familiarizao com essa modalidade. Quando a estrutura curricular prevista/implantada contempla, muito bem, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: flexibilidade, interdisciplinaridade, compatibilidade da carga horria total (em horas), articulao da teoria com a prtica e, nos casos de cursos a distncia, mecanismos de familiarizao com essa modalidade. Quando a estrutura curricular prevista/implantada contempla, de maneira excelente, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: flexibilidade, interdisciplinaridade, compatibilidade da carga horria total (em horas), articulao da teoria com a prtica e, nos casos de cursos a distncia, mecanismos de familiarizao com essa modalidade. Critrio de Anlise Quando os contedos curriculares previstos/implantados no possibilitam o desenvolvimento do perfil profissional do egresso considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: atualizao, adequao das cargas horrias (em horas) e adequao da bibliografia. Quando os contedos curriculares previstos/implantados possibilitam, de maneira insuficiente, o desenvolvimento do perfil profissional do egresso considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: atualizao, adequao das cargas horrias (em horas) e adequao da bibliografia. Quando os contedos curriculares previstos/implantados possibilitam, de maneira suficiente, o desenvolvimento do perfil profissional do egresso considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: atualizao, adequao das cargas horrias (em horas) e adequao da bibliografia. Quando os contedos curriculares previstos/implantados possibilitam, muito bem, o desenvolvimento do perfil profissional do egresso considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: atualizao, adequao das cargas horrias (em horas) e adequao da bibliografia. Quando os contedos curriculares previstos/implantados possibilitam, de maneira excelente, o desenvolvimento do perfil profissional do egresso considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: atualizao, adequao das cargas horrias (em horas) e adequao da bibliografia.

Indicador 1.6. Contedos curriculares

Conceito 1

Indicador 1.7. Metodologia

Conceito 1 2 3 4 5

Critrio de Anlise Quando as atividades pedaggicas no apresentam coerncia com a metodologia prevista/implantada. Quando as atividades pedaggicas apresentam insuficiente coerncia com a metodologia prevista/implantada. Quando as atividades pedaggicas apresentam suficiente coerncia com a metodologia prevista/implantada. Quando as atividades pedaggicas apresentam muito boa coerncia com a metodologia prevista/implantada. Quando as atividades pedaggicas apresentam excelente coerncia com a metodologia prevista/implantada. Critrio de Anlise Quando o estgio curricular regulamentado/institucionalizado. supervisionado previsto/implantado no est

Indicador 1.8. Estgio curricular supervisionado NSA para cursos que no contemplam estgio no PPC e que no possuem diretrizes curriculares nacionais ou suas diretrizes no preveem a obrigatoriedade de estgio supervisionado

Conceito 1 2

Quando o estgio curricular supervisionado previsto/implantado est regulamentado/institucionalizado, de maneira insuficiente, considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: carga horria, previso/existncia de convnios, formas de apresentao, orientao, superviso e coordenao. Quando o estgio curricular supervisionado previsto/implantado est regulamentado/institucionalizado, de maneira suficiente, considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: carga horria, previso/existncia de convnios, formas de apresentao, orientao, superviso e coordenao. Quando o estgio curricular supervisionado previsto/implantado est muito bem regulamentado/institucionalizado considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: carga horria, previso/existncia de convnios, formas de apresentao, orientao, superviso e coordenao. Quando o estgio curricular supervisionado previsto/implantado est regulamentado/institucionalizado, de maneira excelente, considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: carga horria, previso/existncia de convnios, formas de apresentao, orientao, superviso e coordenao. Critrio de Anlise Quando as atividades complementares regulamentadas/institucionalizadas. previstas/implantadas no esto

Indicador 1.9. Atividades complementares NSA para cursos que no contemplam atividades complementares no PPC e que no possuem diretrizes curriculares nacionais ou suas diretrizes no preveem a obrigatoriedade de atividades complementares

Conceito 1

Quando as atividades complementares previstas/implantadas esto regulamentadas/ institucionalizadas, de maneira insuficiente, considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: carga horria, diversidade de atividades e formas de aproveitamento. Quando as atividades complementares previstas/implantadas esto regulamentadas/ institucionalizadas, de maneira suficiente, considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: carga horria, diversidade de atividades e formas de aproveitamento. Quando as atividades complementares previstas/implantadas esto muito bem regulamentadas/institucionalizadas considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: carga horria, diversidade de atividades e formas de aproveitamento. Quando as atividades complementares previstas/implantadas esto regulamentadas/ institucionalizadas, de maneira excelente, considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: carga horria, diversidade de atividades e formas de aproveitamento.

Indicador 1.10. Trabalho de concluso de curso (TCC) NSA para cursos que no contemplam TCC no PPC e que no possuem diretrizes curriculares nacionais ou suas diretrizes no preveem a obrigatoriedade de TCC

Conceito 1 2

Critrio de Anlise Quando o trabalho de concluso regulamentado/institucionalizado. de curso previsto/implantado no est

Quando o trabalho de concluso de curso previsto/implantado est regulamentado/institucionalizado, de maneira insuficiente, considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: carga horria, formas de apresentao, orientao e coordenao. Quando o trabalho de concluso de curso previsto/implantado est regulamentado/institucionalizado, de maneira suficiente, considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: carga horria, formas de apresentao, orientao e coordenao. Quando o trabalho de concluso de curso previsto/implantado est muito bem regulamentado/institucionalizado considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: carga horria, formas de apresentao, orientao e coordenao. Quando o trabalho de concluso de curso previsto/implantado est regulamentado/institucionalizado, de maneira excelente, considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: carga horria, formas de apresentao, orientao e coordenao. Critrio de Anlise Quando no existe programa de apoio ao discente previsto ou implantado. Quando o apoio ao discente previsto/implantado contempla, de maneira insuficiente, os programas de apoio extraclasse e psicopedaggico, de atividades de nivelamento e extracurriculares no computadas como atividades complementares e de participao em centros acadmicos e em intercmbios. Quando o apoio ao discente previsto/implantado contempla, de maneira suficiente, os programas de apoio extraclasse e psicopedaggico, de atividades de nivelamento e extracurriculares no computadas como atividades complementares e de participao em centros acadmicos e em intercmbios. Quando o apoio ao discente previsto/implantado contempla muito bem os programas de apoio extraclasse e psicopedaggico, de atividades de nivelamento e extracurriculares no computadas como atividades complementares e de participao em centros acadmicos e em intercmbios. Quando o apoio ao discente previsto/implantado contempla, de maneira excelente, os programas de apoio extraclasse e psicopedaggico, de atividades de nivelamento e extracurriculares no computadas como atividades complementares e de participao em centros acadmicos e em intercmbios. Critrio de Anlise Quando no h aes acadmico-administrativas, em decorrncia das autoavaliaes e das avaliaes externas (avaliao de curso, ENADE, CPC e outras) no mbito do curso. Quando as aes acadmico-administrativas, em decorrncia das autoavaliaes e das avaliaes externas (avaliao de curso, ENADE, CPC e outras), no mbito do curso, esto previstas/implantadas de maneira insuficiente. Quando as aes acadmico-administrativas, em decorrncia das autoavaliaes e das avaliaes externas (avaliao de curso, ENADE, CPC e outras), no mbito do curso, esto previstas/implantadas de maneira suficiente. Quando as aes acadmico-administrativas, em decorrncia das autoavaliaes e das avaliaes externas (avaliao de curso, ENADE, CPC e outras), no mbito do curso, esto muito bem previstas/implantadas. Quando as aes acadmico-administrativas, em decorrncia das autoavaliaes e das avaliaes externas (avaliao de curso, ENADE, CPC e outras), no mbito do curso, esto previstas/implantadas de maneira excelente.

Indicador 1.11. Apoio ao discente

Conceito 1 2

Indicador 1.12. Aes decorrentes dos processos de avaliao do curso

Conceito 1 2

Indicador 1.13. Atividades de tutoria NSA para cursos presenciais. Obrigatrio para cursos a distncia e presenciais, reconhecidos, que ofertam at 20% da carga horria total do curso na modalidade a distncia, conforme portaria 4.059 de 10 de dezembro de 2004 Indicador 1.14. Tecnologias de informao e comunicao TICs no processo ensino-aprendizagem

Conceito 1 2 3 4 5

Critrio de Anlise Quando no h o desenvolvimento de atividades de tutoria (presencial e a distncia). Quando as atividades de tutoria previstas/implantadas atendem, de maneira insuficiente, s demandas didtico-pedaggicas da estrutura curricular. Quando as atividades de tutoria previstas/implantadas atendem, de maneira suficiente, s demandas didtico-pedaggicas da estrutura curricular. Quando as atividades de tutoria previstas/implantadas atendem muito bem s demandas didtico-pedaggicas da estrutura curricular. Quando as atividades de tutoria previstas/implantadas atendem, de maneira excelente, s demandas didtico-pedaggicas da estrutura curricular. Critrio de Anlise Quando as tecnologias de informao e comunicao (TICs) previstas/implantadas no processo de ensino-aprendizagem no permitem executar o projeto pedaggico do curso. Quando as tecnologias de informao e comunicao (TICs) previstas/implantadas no processo de ensino-aprendizagem permitem executar, de maneira insuficiente, o projeto pedaggico do curso. Quando as tecnologias de informao e comunicao (TICs) previstas/implantadas no processo de ensino-aprendizagem permitem executar, de maneira suficiente, o projeto pedaggico do curso. Quando as tecnologias de informao e comunicao (TICs) previstas/implantadas no processo de ensino-aprendizagem permitem executar muito bem o projeto pedaggico do curso. Quando as tecnologias de informao e comunicao (TICs) previstas/implantadas no processo de ensino-aprendizagem permitem executar, de maneira excelente, o projeto pedaggico do curso. Critrio de Anlise Quando o material didtico institucional previsto/implantado, disponibilizado aos estudantes, no permite executar a formao definida no projeto pedaggico do curso. Quando o material didtico institucional previsto/implantado, disponibilizado aos estudantes, permite executar, de maneira insuficiente, a formao definida no projeto pedaggico do curso considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: abrangncia, bibliografia adequada s exigncias da formao, aprofundamento e coerncia terica. Quando o material didtico institucional previsto/implantado, disponibilizado aos estudantes, permite executar, de maneira suficiente, a formao definida no projeto pedaggico do curso considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: abrangncia, bibliografia adequada s exigncias da formao, aprofundamento e coerncia terica. Quando o material didtico institucional previsto/implantado, disponibilizado aos estudantes, permite executar, muito bem, a formao definida no projeto pedaggico do curso considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: abrangncia, bibliografia adequada s exigncias da formao, aprofundamento e coerncia terica. Quando o material didtico institucional previsto/implantado, disponibilizado aos estudantes, permite executar, de maneira excelente, a formao definida no projeto pedaggico do curso considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: abrangncia, bibliografia adequada s exigncias da formao, aprofundamento e coerncia terica.

Conceito 1 2

Indicador 1.15. Material didtico institucional NSA para cursos presenciais que no contemplam material didtico institucional no PPC, obrigatrio para cursos a distncia
(Para fins de autorizao, considerar o material didtico disponibilizado para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas)

Conceito 1 2

Indicador 1.16. Mecanismos de interao entre docentes, tutores e estudantes NSA para cursos presenciais que no contemplam mecanismos de interao entre docentes, tutores e estudantes no PPC, obrigatrio para cursos a distncia Indicador 1.17. Procedimentos de avaliao dos processos de ensino-aprendizagem

Conceito 1 2 3 4 5

Critrio de Anlise Quando no h mecanismos de interao entre docentes, tutores e estudantes. Quando os mecanismos de interao entre docentes, tutores e estudantes previstos/implantados atendem, de maneira insuficiente, s propostas do curso. Quando os mecanismos de interao entre docentes, tutores e estudantes previstos/implantados atendem, de maneira suficiente, s propostas do curso. Quando os mecanismos de interao entre docentes, tutores e estudantes previstos/implantados atendem muito bem s propostas do curso. Quando os mecanismos de interao entre docentes, tutores e estudantes previstos/implantados atendem, de maneira excelente, s propostas do curso. Critrio de Anlise Quando os procedimentos de avaliao previstos/implantados utilizados nos processos de ensino-aprendizagem no atendem concepo do curso definida no seu Projeto Pedaggico do Curso PPC. Quando os procedimentos de avaliao previstos/implantados utilizados nos processos de ensino-aprendizagem atendem, de maneira insuficiente, concepo do curso definida no seu Projeto Pedaggico do Curso PPC. Quando os procedimentos de avaliao previstos/implantados utilizados nos processos de ensino-aprendizagem atendem, de maneira suficiente, concepo do curso definida no seu Projeto Pedaggico do Curso PPC. Quando os procedimentos de avaliao previstos/implantados utilizados nos processos de ensino-aprendizagem atendem, muito bem, concepo do curso definida no seu Projeto Pedaggico do Curso PPC. Quando os procedimentos de avaliao previstos/implantados utilizados nos processos de ensino-aprendizagem atendem, de maneira excelente, concepo do curso definida no seu Projeto Pedaggico do Curso PPC. Critrio de Anlise Quando o nmero de vagas previstas/implantadas no corresponde dimenso do corpo docente e s condies de infraestrutura da IES.

Conceito 1

Indicador 1.18. Nmero de vagas


(Para os cursos de Medicina, considerar tambm como critrio de anlise: disponibilidade de servios assistenciais, incluindo hospital, ambulatrio e centro de sade, com capacidade de absoro de um nmero de alunos equivalente matricula total prevista para o curso; a previso de 5 ou mais leitos na (s) unidade (s) hospitalar (es) prpria (s) ou conveniada (s) para cada vaga oferecida no vestibular do curso, resultando em um egresso treinado em urgncia e emergncia; atendimento primrio e secundrio capaz de diagnosticar e tratar as principais doenas e apto a referir casos que necessitem cuidados especializados)

Conceito 1

Quando o nmero de vagas previstas/implantadas corresponde, de maneira insuficiente, dimenso do corpo docente e s condies de infraestrutura da IES.

Quando o nmero de vagas previstas/implantadas corresponde, de maneira suficiente, dimenso do corpo docente e s condies de infraestrutura da IES.

Quando o nmero de vagas previstas/implantadas atende muito bem dimenso do corpo docente e s condies de infraestrutura da IES.

Quando o nmero de vagas previstas/implantadas corresponde, de maneira excelente, dimenso do corpo docente e s condies de infraestrutura da IES.

Indicador 1.19. Integrao com as redes pblicas de ensino Obrigatrio para as Licenciaturas, NSA para os demais que no contemplam integrao com as redes pblicas de ensino no PPC

Conceito 1 2

Critrio de Anlise Quando no existem aes ou convnios que promovam integrao com as escolas da educao bsica das redes pblicas de ensino. Quando as aes ou convnios que promovam integrao com as escolas da educao bsica das redes pblicas de ensino esto previstos/implantados com abrangncia e consolidao insuficiente. Quando as aes ou convnios que promovam integrao com as escolas da educao bsica das redes pblicas de ensino esto previstos/implantados com abrangncia e consolidao suficiente. Quando as aes ou convnios que promovam integrao com as escolas da educao bsica das redes pblicas de ensino esto muito bem previstos/implantados com abrangncia e consolidao. Quando as aes ou convnios que promovam integrao com as escolas da educao bsica das redes pblicas de ensino esto previstos/implantados com abrangncia e consolidao excelente. Critrio de Anlise Quando a integrao do curso com o sistema de sade local e regional e o SUS no est formalizada por meio de convnio. Quando a integrao do curso com o sistema de sade local e regional e o SUS formalizada por meio de convnio insuficiente sendo a relao alunos/paciente ambulatorial/docente ou preceptor no professor do curso de mais de 4, atendendo aos princpios ticos da formao e atuao profissional. Quando a integrao do curso com o sistema de sade local e regional e o SUS formalizada por meio de convnio suficiente sendo a relao alunos/paciente ambulatorial/docente ou preceptor no professor do curso de no mximo 4, atendendo aos princpios ticos da formao e atuao profissional. Quando a integrao do curso com o sistema de sade local e regional e o SUS formalizada por meio de convnio muito boa sendo a relao alunos/paciente ambulatorial/docente ou preceptor no professor do curso de no mximo 3, atendendo aos princpios ticos da formao e atuao profissional. Quando a integrao do curso com o sistema de sade local e regional e o SUS formalizada por meio de convnio excelente sendo a relao alunos/paciente ambulatorial/docente ou preceptor no professor do curso de no mximo 2, atendendo aos princpios ticos da formao e atuao profissional. Critrio de Anlise Quando a IES oferece menos de 2 cursos de graduao na rea de sade reconhecidos, com conceito mnimo 4 (quatro) no ENADE e no CPC (quando houver). Quando a IES oferece pelo menos 2 cursos de graduao na rea de sade reconhecidos, com conceito mnimo 4 (quatro) no ENADE e no CPC (quando houver). Quando a IES oferece pelo menos 4 cursos de graduao na rea de sade reconhecidos, e que, no ltimo ciclo avaliativo, alcanaram no mnimo conceito 4 no ENADE e no CPC (quando houver). Quando a IES oferece pelo menos 5 cursos de graduao na rea de sade reconhecidos, com conceito mnimo 4 (quatro) no ENADE e no CPC (quando houver). Quando a IES oferece pelo menos 6 cursos de graduao na rea de sade reconhecidos, com conceito mnimo 4 (quatro) no ENADE e no CPC (quando houver).

Indicador 1.20. Integrao com o sistema local e regional de sade e o SUS Obrigatrio para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos que no contemplam integrao com o sistema local e regional de sade e o SUS no PPC

Conceito 1 2

Indicador 1.21. Ensino na rea de sade Obrigatrio para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos

Conceito 1

Indicador 1.22. Atividades prticas de ensino Obrigatrio para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos

Conceito 1 2

Critrio de Anlise Quando no esto previstas/implantadas atividades prticas de formao. Quando esto previstas/implantadas, de maneira insuficiente, atividades prticas de formao priorizando o enfoque de ateno bsica, especialmente nas reas de clnica mdica, cirurgia, pediatria, sade coletiva, ginecologia e obstetrcia, em unidades bsicas de sade, ambulatrios (de nvel secundrio) ou unidades de internao, considerando a perspectiva da hierarquizao dos servios de sade e da ateno mdica, supervisionadas pelos docentes das respectivas disciplinas. Quando esto previstas/implantadas, de maneira suficiente, atividades prticas de formao priorizando o enfoque de ateno bsica, especialmente nas reas de clnica mdica, cirurgia, pediatria, sade coletiva, ginecologia e obstetrcia, em unidades bsicas de sade, ambulatrios (de nvel secundrio) ou unidades de internao, considerando a perspectiva da hierarquizao dos servios de sade e da ateno mdica, supervisionadas pelos docentes das respectivas disciplinas. Quando esto previstas/implantadas, muito bem, atividades prticas de formao priorizando o enfoque de ateno bsica, especialmente nas reas de clnica mdica, cirurgia, pediatria, sade coletiva, ginecologia e obstetrcia, em unidades bsicas de sade, ambulatrios (de nvel secundrio) ou unidades de internao, considerando a perspectiva da hierarquizao dos servios de sade e da ateno mdica, supervisionadas pelos docentes das respectivas disciplinas. Quando esto previstas/implantadas, de maneira excelente, atividades prticas de formao priorizando o enfoque de ateno bsica, especialmente nas reas de clnica mdica, cirurgia, pediatria, sade coletiva, ginecologia e obstetrcia, em unidades bsicas de sade, ambulatrios (de nvel secundrio) ou unidades de internao, considerando a perspectiva da hierarquizao dos servios de sade e da ateno mdica, supervisionadas pelos docentes das respectivas disciplinas.

Relato Global da Dimenso 1

10

Dimenso 2: CORPO DOCENTE E TUTORIAL Fontes de Consulta: Projeto Pedaggico do Curso, Formulrio Eletrnico preenchido pela IES no e-MEC e Documentao Comprobatria. Indicador 2.1. Atuao do Ncleo Docente Estruturante NDE Conceito 1 2 Critrio de Anlise Quando o NDE no est previsto/implantado. Quando a atuao do NDE previsto/implantado insuficiente considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: concepo, acompanhamento, consolidao e avaliao do PPC. Quando a atuao do NDE previsto/implantado suficiente considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: concepo, acompanhamento, consolidao e avaliao do PPC. Quando a atuao do NDE previsto/implantado muito boa considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: concepo, acompanhamento, consolidao e avaliao do PPC. Quando a atuao do NDE previsto/implantado excelente considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: concepo, acompanhamento, consolidao e avaliao do PPC. Critrio de Anlise Quando no h atuao do (a) coordenador (a) do curso. Quando a atuao do (a) coordenador (a) insuficiente considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: gesto do curso, relao com os docentes e discentes e representatividade nos colegiados superiores. Quando a atuao do (a) coordenador (a) suficiente considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: gesto do curso, relao com os docentes e discentes e representatividade nos colegiados superiores. Quando a atuao do (a) coordenador (a) muito boa considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: gesto do curso, relao com os docentes e discentes e representatividade nos colegiados superiores. Quando a atuao do (a) coordenador (a) excelente considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: gesto do curso, relao com os docentes e discentes e representatividade nos colegiados superiores.

Indicador 2.2. Atuao do (a) coordenador (a)

Conceito 1 2

Indicador 2.3. Experincia do (a) coordenador (a) do curso em cursos a distncia (Indicador especfico para cursos a distncia)

Conceito 1 2 3 4 5

Critrio de Anlise Quando o (a) coordenador (a) possui menos de 1 ano de experincia em cursos a distncia. Quando o (a) coordenador (a) possui experincia em cursos a distncia maior ou igual a 1 ano e menor que 2 anos. Quando o (a) coordenador (a) possui experincia em cursos a distncia maior ou igual a 2 anos e menor que 3 anos. Quando o (a) coordenador (a) possui experincia em cursos a distncia maior ou igual a 3 anos e menor que 4 anos. Quando o (a) coordenador (a) possui experincia em cursos a distncia maior ou igual a 4 anos.

11

Indicador 2.4. Experincia profissional, de magistrio superior e de gesto acadmica do (a) coordenador (a)

Conceito 1

Critrio de Anlise Quando o (a) coordenador (a) possui experincia profissional, de magistrio superior e de gesto acadmica, somadas, menor que 1 ano ou menos de 1 ano de magistrio superior. Quando o (a) coordenador (a) possui experincia profissional, de magistrio superior e de gesto acadmica, somadas, maior ou igual a 1 ano e menor que 4 anos sendo, no mnimo, 1 ano de magistrio superior. Quando o (a) coordenador (a) possui experincia profissional, de magistrio superior e de gesto acadmica, somadas, maior ou igual a 4 anos e menor que 7 anos sendo, no mnimo, 1 ano de magistrio superior. Quando o (a) coordenador (a) possui experincia profissional, de magistrio superior e de gesto acadmica, somadas, maior ou igual a 7 anos e menor que 10 anos sendo, no mnimo, 1 ano de magistrio superior. Quando o (a) coordenador (a) possui experincia profissional, de magistrio superior e de gesto acadmica, somadas, maior ou igual a 10 anos sendo, no mnimo, 1 ano de magistrio superior. Critrio de Anlise Quando o regime de trabalho previsto/implantado do (a) coordenador (a) no de tempo parcial ou integral; ou a relao entre o nmero de vagas anuais pretendidas/autorizadas e as horas semanais dedicadas coordenao maior que 25, ou no respeitado o limite mnimo de 10 horas semanais dedicadas coordenao do curso. Quando o regime de trabalho previsto/implantado do (a) coordenador (a) de tempo parcial ou integral, sendo que a relao entre o nmero de vagas anuais pretendidas/autorizadas e as horas semanais dedicadas coordenao maior que 20 e menor ou igual a 25. Quando o regime de trabalho previsto/implantado do (a) coordenador (a) de tempo parcial ou integral, sendo que a relao entre o nmero de vagas anuais pretendidas/autorizadas e as horas semanais dedicadas coordenao maior que 15 e menor ou igual a 20. Quando o regime de trabalho previsto/implantado do (a) coordenador (a) de tempo parcial ou integral, sendo que a relao entre o nmero de vagas anuais pretendidas/autorizadas e as horas semanais dedicadas coordenao maior que 10 e menor ou igual a 15. Quando o regime de trabalho previsto/implantado do (a) coordenador (a) de tempo parcial ou integral, sendo que a relao entre o nmero de vagas anuais pretendidas/autorizadas e as horas semanais dedicadas coordenao menor ou igual a 10.

Indicador 2.5. Regime de trabalho do (a) coordenador (a) do curso NSA para cursos a distncia, obrigatrio para cursos presenciais

Conceito 1

Indicador 2.6. Carga horria de coordenao de curso NSA para cursos presenciais, obrigatrio para cursos a distncia

Conceito 1 2 3 4 5

Critrio de Anlise Quando a carga horria prevista/implantada para o (a) coordenador (a) for menor que 10 horas. Quando a carga horria prevista/implantada para o (a) coordenador (a) do curso for maior ou igual a 10 e menor que 15 horas semanais dedicadas totalmente coordenao. Quando a carga horria prevista/implantada para (a) o coordenador (a) do curso for maior ou igual a 15 e menor que 20 horas semanais dedicadas totalmente coordenao. Quando a carga horria prevista/implantada para o (a) coordenador (a) do curso for maior ou igual a 20 e menor que 25 horas semanais dedicadas totalmente coordenao. Quando a carga horria prevista/implantada para o (a) coordenador (a) do curso for maior ou igual a 25 horas semanais dedicadas totalmente coordenao.

12

Indicador 2.7. Titulao do corpo docente do curso


(Para fins de autorizao, considerar os docentes previstos para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas)

Conceito 1 2 3 4 5

Critrio de Anlise Quando o percentual dos docentes do curso com titulao obtida em programas de psgraduao stricto sensu menor que 15%. Quando o percentual dos docentes do curso com titulao obtida em programas de psgraduao stricto sensu maior ou igual a 15% e menor que 30%. Quando o percentual dos docentes do curso com titulao obtida em programas de psgraduao stricto sensu maior ou igual a 30% e menor que 50%. Quando o percentual dos docentes do curso com titulao obtida em programas de psgraduao stricto sensu maior ou igual a 50% e menor que 75%. Quando o percentual dos docentes do curso com titulao obtida em programas de psgraduao stricto sensu maior ou igual a 75%.

Indicador 2.8. Titulao do corpo docente do curso percentual de doutores


(Para fins de autorizao, considerar os docentes previstos para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas)

Conceito 1 2 3 4 5 Quando no h doutores do curso.

Critrio de Anlise

Quando o percentual de doutores do curso menor ou igual a 10%. Quando o percentual de doutores do curso maior que 10% e menor ou igual a 20%. Quando o percentual de doutores do curso maior que 20% e menor ou igual a 35%. Quando o percentual de doutores do curso maior que 35%.

Indicador 2.9. Regime de trabalho do corpo docente do curso


(Para fins de autorizao, considerar os docentes previstos para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) (Para os cursos de Medicina, os critrios de anlise passam a figurar da seguinte maneira: Conceito 1 menor que 50% Conceito 2 maior ou igual a 50% e menor que 60% Conceito 3 maior ou igual a 60% e menor que 70% Conceito 4 maior ou igual a 70% e menor que 80% Conceito 5 maior ou igual a 80%)

Conceito 1

Critrio de Anlise Quando o percentual do corpo docente previsto/efetivo com regime de trabalho de tempo parcial ou integral menor que 20%. Quando o percentual do corpo docente previsto/efetivo com regime de trabalho de tempo parcial ou integral maior ou igual a 20% e menor que 33%. Quando o percentual do corpo docente previsto/efetivo com regime de trabalho de tempo parcial ou integral maior ou igual a 33% e menor que 60%. Quando o percentual do corpo docente previsto/efetivo com regime de trabalho de tempo parcial ou integral maior ou igual a 60% e menor que 80%. Quando o percentual do corpo docente previsto/efetivo com regime de trabalho de tempo parcial ou integral maior ou igual que 80%.

13

Indicador 2.10. Experincia profissional do corpo docente


(Para fins de autorizao, considerar os docentes previstos para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas)

Conceito 1

Critrio de Anlise Quando um contingente menor que 20% do corpo docente previsto/efetivo possui experincia profissional (excluda as atividades no magistrio superior) de, pelo menos, 2 anos para bacharelados/licenciaturas ou 3 anos para cursos superiores de tecnologia.

Quando um contingente maior ou igual a 20% e menor que 40% do corpo docente previsto/efetivo possui experincia profissional (excluda as atividades no magistrio superior) de, pelo menos, 2 anos para bacharelados/licenciaturas ou 3 anos para cursos superiores de tecnologia. Quando um contingente maior ou igual a 40% e menor que 60% do corpo docente previsto/efetivo possui experincia profissional (excluda as atividades no magistrio superior) de, pelo menos, 2 anos para bacharelados/licenciaturas ou 3 anos para cursos superiores de tecnologia. Quando um contingente maior ou igual a 60% e menor que 80% do corpo docente previsto/efetivo possui experincia profissional (excluda as atividades no magistrio superior) de, pelo menos, 2 anos para bacharelados/licenciaturas ou 3 anos para cursos superiores de tecnologia. Quando um contingente maior ou igual a 80% do corpo docente previsto/efetivo possui experincia profissional (excluda as atividades no magistrio superior) de, pelo menos, 2 anos para bacharelados/licenciaturas ou 3 anos para cursos superiores de tecnologia.

NSA para egressos de cursos de licenciatura


(Para os cursos de Medicina, os critrios de anlise passam a figurar da seguinte maneira: Conceito 1 menor que 40% possui, pelo menos, 5 anos Conceito 2 maior ou igual a 40% e menor que 50% possui, pelo menos, 5 anos Conceito 3 maior ou igual a 50% e menor que 60% possui, pelo menos, 5 anos Conceito 4 maior ou igual a 60% e menor que 70% possui, pelo menos, 5 anos Conceito 5 maior ou igual a 70% possui, pelo menos, 5 anos)

Indicador 2.11. Experincia no exerccio da docncia na educao bsica (Para fins de autorizao, considerar os docentes previstos para os dois primeiros anos do curso) Obrigatrio para cursos de licenciatura, NSA para os demais

Conceito 1

Critrio de Anlise Quando um contingente menor que 20% do corpo docente previsto/efetivo tem, pelo menos, 3 anos de experincia no exerccio da docncia na educao bsica. Quando um contingente maior ou igual a 20% e menor que 30% do corpo docente previsto/efetivo tem, pelo menos, 3 anos de experincia no exerccio da docncia na educao bsica. Quando um contingente maior ou igual a 30% e menor que 40% do corpo docente previsto/efetivo tem, pelo menos, 3 anos de experincia no exerccio da docncia na educao bsica. Quando um contingente maior ou igual a 40% e menor que 50% do corpo docente previsto/efetivo tem, pelo menos, 3 anos de experincia no exerccio da docncia na educao bsica. Quando um contingente maior ou igual a 50% do corpo docente previsto/efetivo tem, pelo menos, 3 anos de experincia no exerccio da docncia na educao bsica.

14

Indicador 2.12. Experincia de magistrio superior do corpo docente


(Para fins de autorizao, considerar os docentes previstos para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) (Para os cursos de Medicina, os critrios de anlise passam a figurar da seguinte maneira: Conceito 1 menor que 40% possui, pelo menos, 5 anos Conceito 2 maior ou igual a 40% e menor que 50% possui, pelo menos, 5 anos Conceito 3 maior ou igual a 50% e menor que 60% possui, pelo menos, 5 anos Conceito 4 maior ou igual a 60% e menor que 70% possui, pelo menos, 5 anos Conceito 5 maior ou igual a 70% possui, pelo menos, 5 anos)

Conceito 1

Critrio de Anlise Quando um contingente menor que 20% do corpo docente previsto/efetivo possui experincia de magistrio superior de, pelo menos, 3 anos para bacharelados/licenciaturas ou 2 anos para cursos superiores de tecnologia. Quando um contingente maior ou igual a 20% e menor que 40% do corpo docente previsto/efetivo possui experincia de magistrio superior de, pelo menos, 3 anos para bacharelados/licenciaturas ou 2 anos para cursos superiores de tecnologia. Quando um contingente maior ou igual a 40% e menor que 60% do corpo docente previsto/efetivo possui experincia de magistrio superior de, pelo menos, 3 anos para bacharelados/licenciaturas ou 2 anos para cursos superiores de tecnologia. Quando um contingente maior ou igual a 60% e menor que 80% do corpo docente previsto/efetivo possui experincia de magistrio superior de, pelo menos, 3 anos para bacharelados/licenciaturas ou 2 anos para cursos superiores de tecnologia. Quando um contingente maior ou igual a 80% do corpo docente previsto/efetivo possui experincia de magistrio superior de, pelo menos, 3 anos para bacharelados/licenciaturas ou 2 anos para cursos superiores de tecnologia.

Indicador 2.13. Relao entre o nmero de docentes e o nmero de estudantes NSA para cursos presenciais. Obrigatrio para cursos a distncia (relao entre o nmero de docentes e o nmero de estudantes equivalente 40h em dedicao EAD)

Conceito 1 2 3 4 5

Critrio de Anlise Quando a mdia entre o nmero de docentes do curso (equivalentes 40h) e o nmero de vagas previstas/implantadas de 1 docente para 161 vagas ou mais. Quando a mdia entre o nmero de docentes do curso (equivalentes 40h) e o nmero de vagas previstas/implantadas de 1 docente para 151 a 160 vagas. Quando a mdia entre o nmero de docentes do curso (equivalentes 40h) e o nmero de vagas previstas/implantadas de 1 docente para 141 a 150 vagas. Quando a mdia entre o nmero de docentes do curso (equivalentes 40h) e o nmero de vagas previstas/implantadas de 1 docente para 131 a 140 vagas. Quando a mdia entre o nmero de docentes do curso (equivalentes 40h) e o nmero de vagas previstas/implantadas de 1 docente para 130. Critrio de Anlise Quando o colegiado no est previsto/implantado. Quando o funcionamento do colegiado previsto/implantado est regulamentado/ institucionalizado, de maneira insuficiente, considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: representatividade dos segmentos, periodicidade das reunies, registros e encaminhamento das decises. Quando o funcionamento do colegiado previsto/implantado est regulamentado/ institucionalizado, de maneira suficiente, considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: representatividade dos segmentos, periodicidade das reunies, registros e encaminhamento das decises. Quando o funcionamento do colegiado previsto/implantado est muito bem regulamentado/institucionalizado considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: representatividade dos segmentos, periodicidade das reunies, registros e encaminhamento das decises. Quando o funcionamento do colegiado previsto/implantado est regulamentado/ institucionalizado, de maneira excelente, considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: representatividade dos segmentos, periodicidade das reunies, registros e encaminhamento das decises.

Indicador 2.14. Funcionamento do colegiado de curso ou equivalente

Conceito 1 2

15

Indicador 2.15. Produo cientfica, cultural, artstica ou tecnolgica


(para fins de autorizao, considerar os docentes previstos para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas)

Conceito 1 2 3 4 5

Critrio Quando menos de 50% dos docentes no tm produo nos ltimos 3 anos. Quando pelo menos 50% dos docentes tm entre 1 a 3 produes nos ltimos 3 anos. Quando pelo menos 50% dos docentes tm entre 4 a 6 produes nos ltimos 3 anos. Quando pelo menos 50% dos docentes tm entre 7 a 9 produes nos ltimos 3 anos. Quando pelo menos 50% dos docentes tm mais de 9 produes nos ltimos 3 anos.

Indicador 2.16. Titulao e formao do corpo de tutores do curso


(Para fins de autorizao, considerar os tutores previstos para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas)

Conceito 1

Critrio de Anlise Quando existem tutores no graduados.

Quando todos os tutores previstos/efetivos so graduados.

Quando todos os tutores previstos/efetivos so graduados na rea.

NSA para cursos presenciais. Obrigatrio para cursos a distncia e presenciais, reconhecidos, que ofertam at 20% da carga horria total do curso na modalidade a distncia, conforme Portaria 4.059/2004 Indicador 2.17. Experincia do corpo de tutores em educao a distncia
(Para fins de autorizao, considerar os tutores previstos para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas)

Quando todos os tutores previstos/efetivos so graduados na rea, sendo que, no mnimo, 30% tm titulao obtida em programas de ps-graduao lato sensu. Quando todos os tutores previstos/efetivos so graduados na rea, sendo que, no mnimo, 30% tm titulao obtida em programas de ps-graduao stricto sensu.

Conceito 1

Critrio de Anlise Quando o percentual de tutores do curso previstos/efetivos que possui experincia mnima de 3 anos em cursos a distncia menor que 40%. Quando o percentual de tutores do curso previstos/efetivos que possui experincia mnima de 3 anos em cursos a distncia maior ou igual a 40% e menor que 50%. Quando o percentual de tutores do curso previstos/efetivos que possui experincia mnima de 3 anos em cursos a distncia maior ou igual a 50% e menor que 60%. Quando o percentual de tutores do curso previstos/efetivos que possui experincia mnima de 3 anos em cursos a distncia maior ou igual a 60% e menor que 70%. Quando o percentual de tutores do curso previstos/efetivos que possui experincia mnima de 3 anos em cursos a distncia maior ou igual a 70%.

NSA para cursos presenciais. Obrigatrio para cursos a distncia e presenciais, reconhecidos, que ofertam at 20% da carga horria total do curso na modalidade a distncia, conforme Portaria 4.059/ 2004

16

Indicador 2.18. Relao docentes e tutores presenciais e a distncia por estudante NSA para cursos presenciais. Obrigatrio para cursos a distncia e presenciais, reconhecidos, que ofertam at 20% da carga horria total do curso na modalidade a distncia, conforme Portaria 4.059 /2004 Indicador 2.19. Responsabilidade docente pela superviso da assistncia mdica Obrigatrio para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos

Conceito 1 2 3 4 5

Critrio de Anlise Quando a relao entre o nmero de estudantes e o total de docentes mais tutores (presenciais e a distncia) previstos/contratados maior que 60. Quando a relao entre o nmero de estudantes e o total de docentes mais tutores (presenciais e a distncia) previstos/contratados maior que 50 e menor ou igual a 60. Quando a relao entre o nmero de estudantes e o total de docentes mais tutores (presenciais e a distncia) previstos/contratados maior que 40 e menor ou igual a 50. Quando a relao entre o nmero de estudantes e o total de docentes mais tutores (presenciais e a distncia) previstos/contratados maior que 30 e menor ou igual a 40. Quando a relao entre o nmero de estudantes e o total de docentes mais tutores (presenciais e a distncia) previstos/contratados menor ou igual a 30.

Conceito 1

Critrio de Anlise Quando a porcentagem dos docentes responsveis pelas atividades de ensino envolvendo pacientes que se responsabiliza pela superviso da assistncia mdica a elas vinculadas menor que 25%. Quando a porcentagem dos docentes responsveis pelas atividades de ensino envolvendo pacientes que se responsabiliza pela superviso da assistncia mdica a elas vinculadas maior ou igual a 25% e menor que 50%, sendo que, destes, pelo menos 30% dos docentes supervisionam e so responsveis pelos servios clnico-cirrgicos frequentados pelos alunos. Quando a porcentagem dos docentes responsveis pelas atividades de ensino envolvendo pacientes que se responsabiliza pela superviso da assistncia mdica a elas vinculadas maior ou igual a 50% e menor que 75%, sendo que, destes, pelo menos 30% dos docentes supervisionam e so responsveis pelos servios clnico-cirrgicos frequentados pelos alunos. Quando a porcentagem dos docentes responsveis pelas atividades de ensino envolvendo pacientes que se responsabiliza pela superviso da assistncia mdica a elas vinculadas maior ou igual a 75% e menor que 90%, sendo que, destes, pelo menos 30% dos docentes supervisionam e so responsveis pelos servios clnico-cirrgicos frequentados pelos alunos. Quando a porcentagem dos docentes responsveis pelas atividades de ensino envolvendo pacientes que se responsabiliza pela superviso da assistncia mdica a elas vinculadas maior ou igual a 90%, sendo que, destes, pelo menos 30% dos docentes supervisionam e so responsveis pelos servios clnico-cirrgicos frequentados pelos alunos. Critrio de Anlise Quando o ncleo de apoio pedaggico e experincia docente no est previsto/implantado, ou quando menos de 6 das reas do curso esto representadas no ncleo existente. Quando o ncleo de apoio pedaggico e experincia docente previsto/implantado composto por docentes do curso com, no mnimo, 2 anos de experincia docente, ou no cobre todas as reas temticas do curso. Quando o ncleo de apoio pedaggico e experincia docente previsto/implantado composto por docentes do curso com, no mnimo, 3 anos de experincia docente, cobrindo todas as reas temticas do curso. Quando o ncleo de apoio pedaggico e experincia docente previsto/implantado composto por docentes do curso com, no mnimo, 4 anos de experincia docente, cobrindo todas as reas temticas do curso. Quando o ncleo de apoio pedaggico e experincia docente previsto/implantado composto por docentes do curso com, no mnimo, 5 anos de experincia docente, cobrindo todas as reas temticas do curso.

Indicador 2.20. Ncleo de apoio pedaggico e experincia docente Obrigatrio para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos

Conceito 1 2

17

Relato Global da Dimenso 2

Dimenso 3: INFRAESTRUTURA Fontes de Consulta: Projeto Pedaggico do Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, quando houver, Formulrio Eletrnico preenchido pela IES no e-MEC e Documentao Comprobatria. Indicador 3.1. Gabinetes de trabalho para professores Tempo Integral TI
(Para fins de autorizao, considerar os gabinetes de trabalho para os docentes em tempo integral do primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas)

Conceito 1

Critrio de Anlise Quando no existem gabinetes de trabalho implantados para os docentes em tempo integral.

Quando os gabinetes de trabalho implantados para os docentes em tempo integral so insuficientes considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: disponibilidade de equipamentos de informtica em funo do nmero de professores, dimenso, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, acessibilidade, conservao e comodidade. Quando os gabinetes de trabalho implantados para os docentes em tempo integral so suficientes considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: disponibilidade de equipamentos de informtica em funo do nmero de professores, dimenso, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, acessibilidade, conservao e comodidade. Quando os gabinetes de trabalho implantados para os docentes em tempo integral so muito bons considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: disponibilidade de equipamentos de informtica em funo do nmero de professores, dimenso, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, acessibilidade, conservao e comodidade. Quando os gabinetes de trabalho implantados para os docentes em tempo integral so excelentes considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: disponibilidade de equipamentos de informtica em funo do nmero de professores, dimenso, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, acessibilidade, conservao e comodidade.

18

Indicador 3.2. Espao de trabalho para coordenao do curso e servios acadmicos

Conceito 1 2

Critrio de Anlise Quando no existe espao especfico para as atividades de coordenao do curso. Quando o espao destinado s atividades de coordenao insuficiente considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: dimenso, equipamentos, conservao, gabinete individual para coordenador, nmero de funcionrios e atendimento aos alunos e aos professores. Quando o espao destinado s atividades de coordenao suficiente considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: dimenso, equipamentos, conservao, gabinete individual para coordenador, nmero de funcionrios e atendimento aos alunos e aos professores. Quando o espao destinado s atividades de coordenao muito bom considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: dimenso, equipamentos, conservao, gabinete individual para coordenador, nmero de funcionrios e atendimento aos alunos e aos professores. Quando o espao destinado s atividades de coordenao excelente considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: dimenso, equipamentos, conservao, gabinete individual para coordenador, nmero de funcionrios e atendimento aos alunos e aos professores. Critrio de Anlise Quando no existe sala de professores implantada para os docentes do curso. Quando a sala de professores implantada para os docentes do curso insuficiente considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: disponibilidade de equipamentos de informtica em funo do nmero de professores, dimenso, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, acessibilidade, conservao e comodidade. Quando a sala de professores implantada para os docentes do curso suficiente considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: disponibilidade de equipamentos de informtica em funo do nmero de professores, dimenso, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, acessibilidade, conservao e comodidade. Quando a sala de professores implantada para os docentes do curso muito boa considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: disponibilidade de equipamentos de informtica em funo do nmero de professores, dimenso, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, acessibilidade, conservao e comodidade. Quando a sala de professores implantada para os docentes do curso excelente considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: disponibilidade de equipamentos de informtica em funo do nmero de professores, dimenso, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, acessibilidade, conservao e comodidade. Critrio de Anlise Quando as salas de aula implantadas no curso no tm condies de funcionamento. Quando as salas de aula implantadas para o curso so insuficientes considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: quantidades e nmero de alunos por turma, disponibilidade de equipamentos, dimenses em funo das vagas previstas/autorizadas, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, acessibilidade, conservao e comodidade. Quando as salas de aula implantadas para o curso so suficientes considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: quantidades e nmero de alunos por turma, disponibilidade de equipamentos, dimenses em funo das vagas previstas/autorizadas, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, acessibilidade, conservao e comodidade. Quando as salas de aula implantadas para o curso so muito boas considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: quantidades e nmero de alunos por turma, disponibilidade de equipamentos, dimenses em funo das vagas previstas/autorizadas, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, acessibilidade, conservao e comodidade. Quando as salas de aula implantadas para o curso so excelentes considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: quantidades e nmero de alunos por turma, disponibilidade de equipamentos, dimenses em funo das vagas previstas/autorizadas, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, acessibilidade, conservao e comodidade.

Indicador 3.3. Sala de professores


(Para fins de autorizao, considerar a sala de professores implantada para os docentes do primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas)

Conceito 1 2

NSA para IES que possui gabinetes de trabalho para 100% dos docentes do curso

Indicador 3.4. Salas de aula


(Para fins de autorizao, considerar as salas de aula implantadas para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas)

Conceito 1 2

19

Indicador 3.5. Acesso dos alunos a equipamentos de informtica


(Para fins de autorizao, considerar os laboratrios de informtica implantados para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas)

Conceito 1 2

Critrio de Anlise Quando no h meios implantados de acesso informtica para o curso. Quando os laboratrios ou outros meios implantados de acesso informtica para o curso atendem, de maneira insuficiente, considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: quantidade de equipamentos relativa ao nmero total de usurios, acessibilidade, velocidade de acesso internet, poltica de atualizao de equipamentos e softwares e adequao do espao fsico. Quando os laboratrios ou outros meios implantados de acesso informtica para o curso atendem, de maneira suficiente, considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: quantidade de equipamentos relativa ao nmero total de usurios, acessibilidade, velocidade de acesso internet, poltica de atualizao de equipamentos e softwares e adequao do espao fsico. Quando os laboratrios ou outros meios implantados de acesso informtica para o curso atendem, muito bem, considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: quantidade de equipamentos relativa ao nmero total de usurios, acessibilidade, velocidade de acesso internet, poltica de atualizao de equipamentos e softwares e adequao do espao fsico. Quando os laboratrios ou outros meios implantados de acesso informtica para o curso atendem, de maneira excelente, considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: quantidade de equipamentos relativa ao nmero total de usurios, acessibilidade, velocidade de acesso internet, poltica de atualizao de equipamentos e softwares e adequao do espao fsico. Critrio de Anlise Quando o acervo da bibliografia bsica no est disponvel; ou quando est disponvel na proporo mdia de um exemplar para 20 ou mais vagas anuais pretendidas/autorizadas, de cada uma das unidades curriculares, de todos os cursos que efetivamente utilizam o acervo; ou quando o acervo existente no est informatizado e tombado junto ao patrimnio da IES; ou quando no existe um mnimo de trs ttulos por unidade curricular. Quando o acervo da bibliografia bsica, com no mnimo trs ttulos por unidade curricular, est disponvel na proporo mdia de um exemplar para a faixa de 15 a menos de 20 vagas anuais pretendidas/autorizadas, de cada uma das unidades curriculares, de todos os cursos que efetivamente utilizam o acervo, alm de estar informatizado e tombado junto ao patrimnio da IES. Quando o acervo da bibliografia bsica, com no mnimo trs ttulos por unidade curricular, est disponvel na proporo mdia de um exemplar para a faixa de 10 a menos de 15 vagas anuais pretendidas/autorizadas, de cada uma das unidades curriculares, de todos os cursos que efetivamente utilizam o acervo, alm de estar informatizado e tombado junto ao patrimnio da IES. Quando o acervo da bibliografia bsica, com no mnimo trs ttulos por unidade curricular, est disponvel na proporo mdia de um exemplar para a faixa de 5 a menos de 10 vagas anuais pretendidas/autorizadas, de cada uma das unidades curriculares, de todos os cursos que efetivamente utilizam o acervo, alm de estar informatizado e tombado junto ao patrimnio da IES. Quando o acervo da bibliografia bsica, com no mnimo trs ttulos por unidade curricular, est disponvel na proporo mdia de um exemplar para menos de 5 vagas anuais pretendidas/autorizadas, de cada uma das unidades curriculares, de todos os cursos que efetivamente utilizam o acervo, alm de estar informatizado e tombado junto ao patrimnio da IES.

Indicador 3.6. Bibliografia bsica


(Para fins de autorizao, considerar o acervo da bibliografia bsica disponvel para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas)

Conceito 1

Nos cursos que possuem acervo virtual (pelo menos 1 ttulo virtual por unidade curricular), a proporo de alunos por exemplar fsico passam a figurar da seguinte maneira para os conceitos 3, 4 e 5: Conceito 3 13 a 19 vagas anuais Conceito 4 de 6 a 13 vagas anuais Conceito 5 menos de 6 vagas anuais)

20

Indicador 3.7. Bibliografia complementar


(Para fins de autorizao, considerar o acervo da bibliografia complementar disponvel para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas)

Conceito 1 2 3 4 5

Critrio de Anlise Quando o acervo da bibliografia complementar no est disponvel; ou quando o acervo da bibliografia complementar possui menos de dois ttulos por unidade curricular. Quando o acervo da bibliografia complementar possui, pelo menos, dois ttulos por unidade curricular, com dois exemplares de cada ttulo ou com acesso virtual. Quando o acervo da bibliografia complementar possui, pelo menos, trs ttulos por unidade curricular, com dois exemplares de cada ttulo ou com acesso virtual. Quando o acervo da bibliografia complementar possui, pelo menos, quatro ttulos por unidade curricular, com dois exemplares de cada ttulo ou com acesso virtual. Quando o acervo da bibliografia complementar possui, pelo menos, cinco ttulos por unidade curricular, com dois exemplares de cada ttulo ou com acesso virtual. Critrio de Anlise Quando h assinatura/acesso de peridicos especializados, indexados e correntes, sob a forma impressa ou virtual, menor que 5 ttulos distribudos entre as principais reas do curso, ou com acervo no atualizado em relao aos ltimos 3 anos. Quando h assinatura/acesso de peridicos especializados, indexados e correntes, sob a forma impressa ou virtual, maior ou igual a 5 e menor que 10 ttulos distribudos entre as principais reas do curso, a maioria deles com acervo atualizado em relao aos ltimos 3 anos. Quando h assinatura/acesso de peridicos especializados, indexados e correntes, sob a forma impressa ou virtual, maior ou igual a 10 e menor que 15 ttulos distribudos entre as principais reas do curso, a maioria deles com acervo atualizado em relao aos ltimos 3 anos. Quando h assinatura/acesso de peridicos especializados, indexados e correntes, sob a forma impressa ou virtual, maior ou igual a 15 e menor que 20 ttulos distribudos entre as principais reas do curso, a maioria deles com acervo atualizado em relao aos ltimos 3 anos. Quando h assinatura/acesso de peridicos especializados, indexados e correntes, sob a forma impressa ou virtual, maior ou igual a 20 ttulos distribudos entre as principais reas do curso, a maioria deles com acervo atualizado em relao aos ltimos 3 anos. Critrio de Anlise Quando os laboratrios didticos especializados no esto implantados; ou no existem normas de funcionamento, utilizao e segurana. Quando os laboratrios didticos especializados implantados com respectivas normas de funcionamento, utilizao e segurana atendem, de maneira insuficiente, em uma anlise sistmica e global, aos aspectos: quantidade de equipamentos adequada aos espaos fsicos e vagas pretendidas/autorizadas. Quando os laboratrios didticos especializados implantados com respectivas normas de funcionamento, utilizao e segurana atendem, de maneira suficiente, em uma anlise sistmica e global, aos aspectos: quantidade de equipamentos adequada aos espaos fsicos e vagas pretendidas/autorizadas. Quando os laboratrios didticos especializados implantados com respectivas normas de funcionamento, utilizao e segurana atendem, muito bem, em uma anlise sistmica e global, aos aspectos: quantidade de equipamentos adequada aos espaos fsicos e vagas pretendidas/autorizadas. Quando os laboratrios didticos especializados implantados com respectivas normas de funcionamento, utilizao e segurana atendem, de maneira excelente, em uma anlise sistmica e global, aos aspectos: quantidade de equipamentos adequada aos espaos fsicos e alunos vagas pretendidas/autorizadas.

Indicador 3.8. Peridicos especializados


(Para fins de autorizao, considerar os peridicos relativos s reas do primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas. Para fins de autorizao, os critrios de anlise passam a figurar da seguinte maneira: Conceito 1 menor que 3 ttulos Conceito 2 maior ou igual a 3 e menor que 6 Conceito 3 maior ou igual a 6 e menor que 9 Conceito 4 maior ou igual a 9 e menor que 12 Conceito 5 maior ou igual a 12)

Conceito 1

Indicador 3.9. Laboratrios didticos especializados: quantidade


NSA para cursos que no utilizam laboratrios especializados Para fins de autorizao, considerar os laboratrios didticos especializados implantados para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas. Para cursos a distncia, verificar os laboratrios especializados da sede e dos polos Para Pedagogia obrigatrio verificar a Brinquedoteca

Conceito 1

21

Indicador 3.10. Laboratrios didticos especializados: qualidade


NSA para cursos que no utilizam laboratrios especializados. (Para fins de autorizao, considerar os laboratrios didticos especializados implantados para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) Para cursos a distncia, verificar os laboratrios especializados da sede e dos polos Para Pedagogia obrigatrio verificar a Brinquedoteca

Conceito 1

Critrio de Anlise Quando os laboratrios didticos especializados no esto implantados; ou no existem normas de funcionamento, utilizao e segurana. Quando os laboratrios especializados implantados com respectivas normas de funcionamento, utilizao e segurana atendem, de maneira insuficiente, em uma anlise sistmica e global, aos aspectos: adequao, acessibilidade, atualizao de equipamentos e disponibilidade de insumos. Quando os laboratrios especializados implantados com respectivas normas de funcionamento, utilizao e segurana atendem, de maneira suficiente, em uma anlise sistmica e global, aos aspectos: adequao, acessibilidade, atualizao de equipamentos e disponibilidade de insumos. Quando os laboratrios especializados implantados com respectivas normas de funcionamento, utilizao e segurana atendem, muito bem, em uma anlise sistmica e global, aos aspectos: adequao, acessibilidade, atualizao de equipamentos e disponibilidade de insumos. Quando os laboratrios especializados implantados com respectivas normas de funcionamento, utilizao e segurana atendem, de maneira excelente, em uma anlise sistmica e global, aos aspectos: adequao, acessibilidade, atualizao de equipamentos e disponibilidade de insumos. Critrio de Anlise Quando os laboratrios didticos especializados no esto implantados; ou no existem normas de funcionamento, utilizao e segurana. Quando os servios dos laboratrios especializados implantados com respectivas normas de funcionamento, utilizao e segurana atendem, de maneira insuficiente, em uma anlise sistmica e global, aos aspectos: apoio tcnico, manuteno de equipamentos e atendimento comunidade. Quando os servios dos laboratrios especializados implantados com respectivas normas de funcionamento, utilizao e segurana atendem, de maneira suficiente, em uma anlise sistmica e global, aos aspectos: apoio tcnico, manuteno de equipamentos e atendimento comunidade. Quando os servios dos laboratrios especializados implantados com respectivas normas de funcionamento, utilizao e segurana atendem, muito bem, em uma anlise sistmica e global, aos aspectos: apoio tcnico, manuteno de equipamentos e atendimento comunidade. Quando os servios dos laboratrios especializados implantados com respectivas normas de funcionamento, utilizao e segurana atendem, de maneira excelente, em uma anlise sistmica e global, aos aspectos: apoio tcnico, manuteno de equipamentos e atendimento comunidade. Critrio de Anlise Quando no h sistema de controle de produo e distribuio de material didtico previsto/implantado. Quando o sistema de controle de produo e distribuio de material didtico previsto/implantado insuficiente para atender demanda real. Quando o sistema de controle de produo e distribuio de material didtico previsto/implantado suficiente para atender demanda real. Quando o sistema de controle de produo e distribuio de material didtico previsto/implantado atende muito bem demanda real. Quando o sistema de controle de produo e distribuio de material didtico previsto/implantado excelente para atender demanda real.

Indicador 3.11. Laboratrios didticos especializados: servios


NSA para cursos que no utilizam laboratrios especializados (Para fins de autorizao, considerar os laboratrios didticos especializados implantados para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) Para cursos a distncia, verificar os laboratrios especializados da sede e dos polos Para Pedagogia obrigatrio verificar a Brinquedoteca

Conceito 1

Indicador 3.12. Sistema de controle de produo e distribuio de material didtico (logstica) NSA para cursos presenciais, obrigatrio para cursos a distncia

Conceito 1 2 3 4 5

22

Indicador 3.13. Ncleo de Prticas Jurdicas: atividades bsicas Obrigatrio para cursos de direito (presencial e a distncia), NSA para os demais cursos

Conceito 1 2

Critrio de Anlise Quando o Ncleo de Prticas Jurdicas no est previsto/implantado; ou no possui regulamento especfico. Quando o Ncleo de Prticas Jurdicas previsto/implantado possui regulamento especfico destinado realizao de prticas jurdicas simuladas e visitas orientadas e atende, de maneira insuficiente, s demandas do curso. Quando o Ncleo de Prticas Jurdicas previsto/implantado possui regulamento especfico destinado realizao de prticas jurdicas simuladas e visitas orientadas e atende, de maneira suficiente, s demandas do curso. Quando o Ncleo de Prticas Jurdicas previsto/implantado possui regulamento especfico destinado realizao de prticas jurdicas simuladas e visitas orientadas e atende muito bem s demandas do curso. Quando o Ncleo de Prticas Jurdicas previsto/implantado possui regulamento especfico destinado realizao de prticas jurdicas simuladas e visitas orientadas e atende, de maneira excelente, s demandas do curso. Critrio de Anlise Quando o Ncleo de Prticas Jurdicas com atividades de arbitragem, negociao, conciliao, mediao e atividades jurdicas reais no est previsto/implantado. Quando o Ncleo de Prticas Jurdicas previsto/implantado possui atividades de arbitragem, negociao, conciliao, mediao e atividades jurdicas reais com insuficiente atendimento s demandas do curso. Quando o Ncleo de Prticas Jurdicas previsto/implantado possui atividades de arbitragem, negociao, conciliao, mediao e atividades jurdicas reais com suficiente atendimento s demandas do curso. Quando o Ncleo de Prticas Jurdicas previsto/implantado possui atividades de arbitragem, negociao, conciliao, mediao e atividades jurdicas reais atende muito bem s demandas do curso. Quando o Ncleo de Prticas Jurdicas previsto/implantado possui atividades de arbitragem, negociao, conciliao, mediao e atividades jurdicas reais com excelente atendimento s demandas do curso. Critrio de Anlise Quando a IES no conta com unidade(s) hospitalar (es) de ensino, prpria(s) ou conveniada(s) garantidas legalmente por perodo mnimo de cinco anos, certificada(s) como Hospital de Ensino pelo MEC/MS (portaria 2.400/07), que seja(m) centro de referncia regional h pelo menos 2 anos. Quando a IES conta com unidade(s) hospitalar (es) de ensino, prpria(s) ou conveniada(s) garantidas legalmente por perodo mnimo de cinco anos, certificada(s) como Hospital de Ensino pelo MEC/MS (portaria 2.400/07), que seja(m) centro de referncia regional h pelo menos 2 anos e que apresentem condies insuficientes de formao do estudante de medicina. Quando a IES conta com unidade(s) hospitalar (es) de ensino, prpria(s) ou conveniada(s) garantidas legalmente por perodo mnimo de cinco anos, certificada(s) como Hospital de Ensino pelo MEC/MS (portaria 2.400/07), que seja(m) centro de referncia regional h pelo menos 2 anos e que apresentem condies suficientes de formao do estudante de medicina. Quando a IES conta com unidade(s) hospitalar (es) de ensino, prpria(s) ou conveniada(s) garantidas legalmente por perodo mnimo de cinco anos, certificada(s) como Hospital de Ensino pelo MEC/MS (portaria 2.400/07), que seja(m) centro de referncia regional h pelo menos 2 anos e que apresentem condies muito boas de formao do estudante de medicina. Quando a IES conta com unidade(s) hospitalar (es) de ensino, prpria(s) ou conveniada(s) garantidas legalmente por perodo mnimo de cinco anos, certificada(s) como Hospital de Ensino pelo MEC/MS (portaria 2.400/07), que seja(m) centro de referncia regional h pelo menos 2 anos e que apresentem condies excelentes de formao do estudante de medicina.

Indicador 3.14. Ncleo de Prticas Jurdicas: atividades de arbitragem, negociao e mediao Obrigatrio para cursos de direito (presencial e a distncia), NSA para os demais cursos

Conceito 1 2

Indicador 3.15. Unidades hospitalares de ensino e complexo assistencial Obrigatrio para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos que no contemplam unidades hospitalares de ensino e complexo assistencial no PPC

Conceito 1

23

Indicador 3.16. Sistema de referncia e contrarreferncia Obrigatrio para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos

Conceito 1

Critrio de Anlise Quando no est previsto/implantado o funcionamento do sistema de referncia e contrarreferncia que assegure a integralidade da ateno e a resolubilidade dos problemas existentes, no permitindo que o aluno participe do atendimento ambulatorial bem como acompanhe o doente que seja referido ao hospital secundrio. Quando est previsto/implantado, de maneira insuficiente, o funcionamento do sistema de referncia e contrarreferncia que assegure a integralidade da ateno e a resolubilidade dos problemas existentes, permitindo que o aluno participe do atendimento ambulatorial bem como acompanhe o doente que seja referido ao hospital secundrio. Quando est previsto/implantado, de maneira suficiente, o funcionamento do sistema de referncia e contrarreferncia que assegure a integralidade da ateno e a resolubilidade dos problemas existentes, permitindo que o aluno participe do atendimento ambulatorial bem como acompanhe o doente que seja referido ao hospital secundrio. Quando est previsto/implantado, de maneira muito boa, o funcionamento do sistema de referncia e contrarreferncia que assegure a integralidade da ateno e a resolubilidade dos problemas existentes, permitindo que o aluno participe do atendimento ambulatorial bem como acompanhe o doente que seja referido ao hospital secundrio. Quando est previsto/implantado, de maneira excelente, o funcionamento do sistema de referncia e contrarreferncia que assegure a integralidade da ateno e a resolubilidade dos problemas existentes, permitindo que o aluno participe do atendimento ambulatorial bem como acompanhe o doente que seja referido ao hospital secundrio. Critrio de Anlise Quando no h biotrio. Quando o biotrio atende, de maneira insuficiente, s necessidades prticas do ensino. Quando o biotrio atende, de maneira suficiente, s necessidades prticas do ensino. Quando o biotrio atende muito bem s necessidades prticas do ensino. Quando o biotrio atende, de maneira excelente, s necessidades prticas do ensino. Critrio de Anlise Quando o curso no dispe de laboratrios especficos e multidisciplinares para a abordagem dos diferentes aspectos celulares e moleculares das cincias da vida. Quando o curso dispe de laboratrios especficos e multidisciplinares previstos/ implantados insuficientes para a abordagem dos diferentes aspectos celulares e moleculares das cincias da vida (incluindo anatomia, histologia, bioqumica, farmacologia, fisiologia/biofsica e tcnica operatria) considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: espao fsico, equipamentos e material de consumo compatveis com a formao dos estudantes prevista no PPC, levando-se em conta a relao aluno/equipamento ou material. Quando o curso dispe de laboratrios especficos e multidisciplinares previstos/implantados suficientes para a abordagem dos diferentes aspectos celulares e moleculares das cincias da vida (incluindo anatomia, histologia, bioqumica, farmacologia, fisiologia/biofsica e tcnica operatria) considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: espao fsico, equipamentos e material de consumo compatveis com a formao dos estudantes prevista no PPC, levando-se em conta a relao aluno/equipamento ou material. Quando o curso dispe de laboratrios especficos e multidisciplinares previstos/implantados muito bons para a abordagem dos diferentes aspectos celulares e moleculares das cincias da vida (incluindo anatomia, histologia, bioqumica, farmacologia, fisiologia/biofsica e tcnica operatria) considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: espao fsico, equipamentos e material de consumo compatveis com a formao dos estudantes prevista no PPC, levando-se em conta a relao aluno/equipamento ou material. Quando o curso dispe de laboratrios especficos e multidisciplinares previstos/implantados excelentes para a abordagem dos diferentes aspectos celulares e moleculares das cincias da vida (incluindo anatomia, histologia, bioqumica, farmacologia, fisiologia/biofsica e tcnica operatria) considerando, em uma anlise sistmica e global, os aspectos: espao fsico, equipamentos e material de consumo compatveis com a formao dos estudantes prevista no PPC, levando-se em conta a relao aluno/equipamento ou material.

Indicador 3.17. Biotrios Obrigatrio para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos que no contemplam biotrio no PPC

Conceito 1 2 3 4 5 Conceito 1 2

Indicador 3.18. Laboratrios de ensino Obrigatrio para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos que no contemplam laboratrios de ensino no PPC

24

Indicador 3.19. Laboratrios de habilidades Obrigatrio para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos que no contemplam laboratrios de habilidades no PPC

Conceito 1

Critrio de Anlise Quando o curso no dispe de laboratrios com equipamentos e instrumentos em quantidade e diversidade para a capacitao dos estudantes nas diversas habilidades da atividade mdica. Quando o curso dispe de laboratrios previstos/implantados com equipamentos e instrumentos em quantidade e diversidade insuficientes para a capacitao dos estudantes nas diversas habilidades da atividade mdica. Quando o curso dispe de laboratrios previstos/implantados com equipamentos e instrumentos em quantidade e diversidade suficientes para a capacitao dos estudantes nas diversas habilidades da atividade mdica. Quando o curso dispe de laboratrios previstos/implantados com equipamentos e instrumentos em quantidade e diversidade muito boas para a capacitao dos estudantes nas diversas habilidades da atividade mdica. Quando o curso dispe de laboratrios previstos/implantados com equipamentos e instrumentos em quantidade e diversidade excelentes para a capacitao dos estudantes nas diversas habilidades da atividade mdica. Critrio de Anlise Quando no h protocolos dos experimentos previstos/implantados. Quando os protocolos dos experimentos previstos/implantados, prevendo procedimentos, equipamentos, instrumentos, materiais e utilidades, devidamente aprovados pelo comit de tica da instituio ou formalmente conveniado so explicitados e desenvolvidos de maneira insuficiente para a orientao das atividades prticas desenvolvidas nos ambientes/laboratrios de formao geral/bsica e profissionalizante/especfica, garantindo o respeito das normas internacionalmente aceitas (cdigos de Nremberg e Helsinki). Quando os protocolos dos experimentos previstos/implantados, prevendo procedimentos, equipamentos, instrumentos, materiais e utilidades, devidamente aprovados pelo comit de tica da instituio ou formalmente conveniado so explicitados e desenvolvidos de maneira suficiente para a orientao das atividades prticas desenvolvidas nos ambientes/laboratrios de formao geral/bsica e profissionalizante/especfica, garantindo o respeito das normas internacionalmente aceitas (cdigos de Nremberg e Helsinki). Quando os protocolos dos experimentos previstos/implantados, prevendo procedimentos, equipamentos, instrumentos, materiais e utilidades, devidamente aprovados pelo comit de tica da instituio ou formalmente conveniado so muito bem explicitados e desenvolvidos para a orientao das atividades prticas desenvolvidas nos ambientes/laboratrios de formao geral/bsica e profissionalizante/especfica, garantindo o respeito das normas internacionalmente aceitas (cdigos de Nremberg e Helsinki). Quando os protocolos dos experimentos previstos/implantados, prevendo procedimentos, equipamentos, instrumentos, materiais e utilidades, devidamente aprovados pelo comit de tica da instituio ou formalmente conveniado so explicitados e desenvolvidos de maneira excelente para a orientao das atividades prticas desenvolvidas nos ambientes/laboratrios de formao geral/bsica e profissionalizante/especfica, garantindo o respeito das normas internacionalmente aceitas (cdigos de Nremberg e Helsinki). Critrio de Anlise Quando no existe o comit de tica funcionando. Quando existe o comit de tica funcionando de maneira insuficiente. Quando existe o comit de tica funcionando de maneira suficiente e em processo de homologao pela CONEP. Quando existe o comit de tica funcionando muito bem e homologado pela CONEP. Quando existe o comit de tica funcionando de maneira excelente e homologado pela CONEP.

Indicador 3.20. Protocolos de experimentos Obrigatrio para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos que no contemplam protocolos de experimentos no PPC

Conceito 1 2

Indicador 3.21. Comit de tica em pesquisa Obrigatrio para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos que no contemplam comit de tica em pesquisa no PPC

Conceito 1 2 3 4 5

25

Relato Global da Dimenso 3

PESOS POR DIMENSO Autorizao de Curso


DIMENSO ORGANIZAO DIDTICO-PEDAGGICA CORPO DOCENTE E TUTORIAL INFRAESTRUTURA PESO 30 30 40

Reconhecimento e Renovao de Reconhecimento de Curso


DIMENSO ORGANIZAO DIDTICO-PEDAGGICA CORPO DOCENTE E TUTORIAL INFRAESTRUTURA PESO 40 30 30

REQUISITOS LEGAIS E NORMATIVOS


Estes itens so essencialmente regulatrios, por isso no fazem parte do clculo do conceito da avaliao. Os avaliadores apenas faro o registro do cumprimento ou no do dispositivo legal e normativo por parte da instituio para que o Ministrio da Educao, de posse dessa informao, possa tomar as decises cabveis. Dispositivo Legal 1 Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso. Explicitao do Dispositivo O PPC est coerente com as Diretrizes Curriculares Nacionais? NSA para cursos que no tm Diretrizes Curriculares Nacionais. SIM NO NSA

Diretrizes Curriculares Nacionais para Educao das Relaes tnico-raciais A temtica da Histria e Cultura Afro-Brasileira e e para o Ensino de Histria e Cultura Indgena est inclusa nas disciplinas e atividades Afro-brasileira e Indgena (Lei n 11.645 curriculares do curso? de 10/03/2008; Resoluo CNE/CP N 01 de 17 de junho de 2004) Titulao do corpo docente (Art. 66 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996) Ncleo Docente Estruturante (NDE) (Resoluo CONAES N 1, de 17/06/2010) Denominao dos Cursos Superiores de Tecnologia (Portaria Normativa N 12/2006) Todo corpo docente tem formao em psgraduao? O NDE atende normativa pertinente? A denominao do curso est adequada ao Catlogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia?

26

Dispositivo Legal Carga horria mnima, em horas para Cursos Superiores de Tecnologia (Portaria N10, 28/07/2006; Portaria N 1024, 11/05/2006; Resoluo CNE/CP N3,18/12/2002)

Explicitao do Dispositivo Desconsiderando a carga horria do estgio profissional supervisionado e do Trabalho de Concluso de Curso TCC, caso estes estejam previstos, o curso possui carga horria igual ou superior ao estabelecido no Catlogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia?

SIM

NO

NSA

Carga horria mnima, em horas para Bacharelados e Licenciaturas Resoluo CNE/CES N 02/2007 (Graduao, Bacharelado, Presencial). Resoluo CNE/CES N 04/2009 (rea de O curso atende carga horria mnima em horas Sade, Bacharelado, Presencial). estabelecidas nas resolues? Resoluo CNE/CP 2 /2002 (Licenciaturas) Resoluo CNE/CP N 1 /2006 (Pedagogia) Tempo de integralizao Resoluo CNE/CES N 02/2007 (Graduao, Bacharelado, Presencial). O curso atende ao Tempo de Integralizao Resoluo CNE/CES N 04/2009 (rea de proposto nas resolues? Sade, Bacharelado, Presencial). Resoluo CNE/CP 2 /2002 (Licenciaturas) Condies de acesso para pessoas com deficincia e/ou mobilidade reduzida (Dec. N 5.296/2004, com prazo de implantao das condies at dezembro de 2008)

A IES apresenta condies de acesso para pessoas com deficincia e/ou mobilidade reduzida?

10 Disciplina de Libras (Dec. N 5.626/2005) Prevalncia de avaliao presencial 11 para EaD (Dec. N 5.622/2005 art. 4 inciso II, 2)

O PPC contempla a disciplina de Libras na estrutura curricular do curso? Os resultados dos exames presenciais prevalecem sobre os demais resultados obtidos em quaisquer outras formas de avaliao a distncia?

Informaes acadmicas (Portaria Normativa N 40 de 12/12/2007, As informaes acadmicas exigidas esto 12 alterada pela Portaria Normativa MEC N disponibilizadas na forma impressa e virtual? 23 de 01/12/2010, publicada em 29/12/2010) Polticas de educao ambiental H integrao da educao ambiental s disciplinas 13 (Lei n 9.795, de 27 de abril de 1999 e do curso de modo transversal, contnuo e Decreto N 4.281 de 25 de junho de 2002) permanente?

Consideraes Finais da Comisso de Avaliadores

27

GLOSSRIO

1.

Acervo virtual

Acervo virtual o contedo de uma coleo privada ou pblica, podendo ser de carter bibliogrfico, artstico, fotogrfico, cientfico, histrico, documental ou misto e com acesso universal via internet. Condio para utilizao, com segurana e autonomia, total ou assistida, dos espaos, mobilirios e equipamentos urbanos, das edificaes, dos servios de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicao e informao, por pessoa com deficincia ou com mobilidade reduzida (art. 8, Decreto n 5.296/04, Lei 10.098/00). Acessibilidade pressupe a eliminao de barreiras arquitetnicas e atitudinais e a promoo de tecnologia assistiva para esses alunos. Anlise que considera a interligao de determinados aspectos dentro de um contexto.

2.

Acessibilidade

3. 4.

Anlise sistmica e global

reas temticas do curso de Conjunto de contedos (grupos temticos comuns) que compem os diferentes medicina campos do saber. As reas temticas do curso de medicina so: Celular e Molecular, Clnica Mdica, Pediatria, Gineco-Obstetrcia, Clnica Cirrgica, Sade da Famlia, Medicina Social e Sade Coletiva. rea do curso Atividades complementares Conjunto de contedos (grupos temticos comuns) que compem os diferentes campos do saber. Componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliao, de habilidades, conhecimentos e competncias do aluno, inclusive adquiridos fora do ambiente escolar. Avaliao o referencial bsico para os processos de regulao e superviso da Educao Superior, a fim de promover a melhoria de sua qualidade (pargrafo 3, artigo 1 do Decreto 5.773/2006). Registro de documentos, livros, inventrios, escritos, impressos ou quaisquer gravaes que venham a servir como fonte para consulta, organizada pela identificao de cada uma das obras que constitui a bibliografia, por meio de elementos como o autor, o ttulo, o local de edio, a editora e outros de carter bsico. Registro de documentos, livros, inventrios, escritos, impressos ou quaisquer gravaes que venham a servir como fonte para consulta, organizada pela identificao de cada uma das obras que constitui a bibliografia, por meio de elementos como o autor, o ttulo, o local de edio, a editora e outros de carter complementar. Instncia de tomada de decises administrativas e acadmicas constituda por representao discentes e docentes. Uma competncia caracteriza-se por selecionar, organizar e mobilizar, na ao, diferentes recursos (como conhecimentos, saberes, processos cognitivos, afetos, habilidades e posturas) para o enfrentamento de uma situao-problema especfica. Uma competncia se desenvolver na possibilidade de ampliao, integrao e complementao desses recursos, considerando sua transversalidade em diferentes situaes.

5. 6.

7.

Avaliao

8.

Bibliografia bsica

9.

Bibliografia complementar

10. 11.

Colegiado de curso ou equivalente Competncias

28

12.

Condies de formao do aluno em relao Unidade Hospitalar de Ensino

As condies de formao do aluno em relao Unidade Hospitalar de Ensino devem contemplar os seguintes aspectos: oferecimento de residncia mdica credenciada pela CNRM, pelo menos nas reas de clnica mdica, pediatria, cirurgia, ginecologia e obstetrcia, sade coletiva e sade da famlia; atendimento majoritrio pelo SUS, nos diferentes nveis de complexidade na ateno sade; infraestrutura bsica constituda por ambulatrios (pelo menos de clnica mdica, pediatria, ginecologia e obstetrcia e cirurgia), unidades de internao (pelo menos de clnica mdica, pediatria, ginecologia e obstetrcia e cirurgia), centro cirrgico e obsttrico, unidades de urgncia e emergncia (clnica, cirrgica e traumatolgica), UTI neonatal, peditrica e de adultos e instalaes para o funcionamento do PSF; laboratrios de exames complementares (setor de imagens, laboratrio clnico e de anatomia patolgica), necessrios nos diferentes nveis de complexidade; servio de arquivo e documentao mdica com acesso ao setor de atendimento resolutivo de alto nvel para as urgncias/emergncias. Os cursos de bacharelado da rea da sade, de acordo com a Resoluo CNS n 278 de 8/10/1998, so: Assistncia Social; Biologia; Biomedicina; Educao Fsica; Enfermagem; Farmcia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinria; Nutrio; Odontologia; Psicologia; Terapia Ocupacional. Os cursos superiores de tecnologia na rea da sade constam no Catlogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. So normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educao CNE que asseguram a flexibilidade, a criatividade e a responsabilidade das IES na elaborao dos Projetos Pedaggicos de seus cursos. As DCNs tm origem na LDB e constituem referenciais para as IES na organizao de seus programas de formao, permitindo flexibilidade e priorizao de reas de conhecimento na construo dos currculos plenos, possibilitando definir mltiplos perfis profissionais e privilegiando as competncias e habilidades a serem desenvolvidas (parecer CNE/CES 67/2003). Os currculos dos cursos devem apresentar coerncia com as DCNs no que tange flexibilidade, interdisciplinaridade e articulao teoria e prtica, assim como aos contedos obrigatrios, distribuio da carga horria entre os ncleos de formao geral/bsica e profissional, s atividades complementares e s atividades desenvolvidas no campo profissional.

13.

Cursos da rea da sade

14.

Diretrizes Curriculares Nacionais DCNs

15. 16.

Disciplina/Unidade Curricular Parte do contedo curricular necessria para a formao acadmica. Docente Para efeito de avaliao, considera-se docente do curso o profissional regularmente contratado pela instituio e que, no momento da avaliao in loco, esteja vinculado a uma ou mais disciplinas do curso. O clculo do docente equivalente a 40 horas feito pelo somatrio das horas semanais alocadas ao curso dos docentes previstos/contratados dividido por 40. O regime de trabalho horista corresponde ao docente contratado pela instituio exclusivamente para ministrar aulas, independentemente da carga horria contratada, ou que no se enquadre em outros regimes de trabalho. O regime de trabalho em tempo integral compreende a prestao de 40 horas semanais de trabalho, na mesma instituio, nele reservado o tempo de, pelo menos, 20 horas semanais para estudos, pesquisa, trabalhos de extenso, planejamento e avaliao (Portaria Normativa N 40). Observao: nas IES, nas quais, por acordo coletivo de trabalho, o tempo integral tem um total de horas semanais diferente de 40, esse total deve ser considerado, desde que pelo menos 50% dessa carga horria seja para estudos, pesquisa, extenso, planejamento e avaliao. O regime de trabalho em tempo parcial definido pela Portaria Normativa 40 consolidada em 29 de dezembro de 2010.

17. 18.

Docente equivalente a 40 horas Docente horista

19.

Docentes em tempo integral

20.

Docentes em tempo parcial

29

21.

Espao de trabalho para coordenao do curso e servios acadmicos Estgio curricular supervisionado Estrutura curricular

Espao para o desenvolvimento de trabalho, de ordem tcnica-administrativa e acadmica, realizado pelo coordenador. Perodo durante o qual um estudante exerce uma atividade temporria com vista sua formao ou aperfeioamento profissional e que compe a matriz curricular e supervisionado por docentes do curso de graduao. Estrutura curricular composta por vrios elementos necessrios para constituir a matriz e a proposta curricular do curso de graduao seguindo o Projeto Pedaggico do Curso, tendo como base as Diretrizes Curriculares Nacionais. A extenso acadmica ao de uma instituio junto comunidade, disponibilizando ao pblico externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos. Salas para o desenvolvimento de trabalho, de ordem tcnica-administrativa e acadmica, realizado pelos docentes, coordenadores e tcnico-administrativos. Organizao no mbito acadmico da IES que realiza funes de: estabelecer objetivos, planejar, analisar, conhecer e solucionar problemas, organizar e alocar recursos, tomar decises, mensurar e avaliar. Utiliza-se o termo, nos critrios de anlise, quando se trata de avaliao para fins de reconhecimento e renovao de reconhecimento de curso ou quando se trata de exigncia de infraestrutura j disponvel na autorizao de curso. A iniciao cientfica uma modalidade de pesquisa acadmica desenvolvida por alunos de graduao nas instituies de ensino superior em diversas reas do conhecimento. So instituies, pblicas ou privadas, que oferecem cursos de nvel superior nos nveis de graduao (cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas), ps-graduao e extenso. Durao do curso, prazo previsto para que o estudante receba a formao pretendida; o tempo total deve ser descrito em anos ou frao. uma estratgia de abordagem e tratamento do conhecimento em que duas ou mais disciplinas/unidades curriculares ofertadas simultaneamente estabelecem relaes de anlise e interpretao de contedos, com o fim de propiciar condies de apropriao, pelo discente, de um conhecimento mais abrangente e contextualizado. Laboratrios especficos e multidisciplinares para a abordagem dos diferentes aspectos celulares e moleculares das cincias da vida (incluindo anatomia, histologia, bioqumica, farmacologia, fisiologia/biofsica e tcnica operatria). Laboratrios equipados com diversos instrumentos em quantidade e diversidade para capacitao dos estudantes nas diversas habilidades da atividade mdica.

22.

23.

24.

Extenso

25. 26.

Gabinete de trabalho Gesto acadmica

27.

Implantado (a)

28.

Iniciao cientfica

29.

Instituio de Educao Superior IES Integralizao Interdisciplinaridade

30. 31.

32.

Laboratrios de ensino

33. 34.

Laboratrios de habilidades

Material didtico institucional o componente essencial da qualidade da comunicao entre a instituio e o aluno, tais como guias, tutoriais e manuais do aluno. Permite executar a formao definida no Projeto Pedaggico do Curso, considerando contedos especficos, objetivos, tcnicas e mtodos. Mecanismos de familiarizao O discente dever ser informado sobre os processos acadmicos previstos para a modalidade a distncia, bem como dos mecanismos de comunicao e de interao com a modalidade EaD que sero disponibilizados. Nesse sentido, so fundamentais as capacitaes e formaes especficas, ao longo do curso, para a familiarizao em EaD. importante considerar que a democratizao da educao pressupe igualdade de acesso e de condies da oferta dos cursos. A elaborao dos recursos didticos dever prever as devidas adaptaes para os alunos portadores de deficincias.

35.

30

36.

Mecanismo de interao entre Compe o conjunto de estruturas de Tecnologia de Informao e Comunicao (TIC) e os respectivos procedimentos e as formas de utilizao que caracterizam a docentes, tutores, (quando dinmica da comunicao e da interao entre os sujeitos envolvidos nos processos houver) e estudantes acadmicos e de ensino e aprendizagem (que so, basicamente, os docentes, tutores e discentes), no contexto da oferta do curso superior na modalidade a distncia. Justifica-se uma vez que os sujeitos devero estabelecer comunicao permanente e continuada em diferentes espaos geogrficos e tempos. O PPC deve explicitar esses mecanismos de modo a possibilitar ao discente a aquisio de conhecimentos e habilidades, bem como desenvolver a sociabilidade, por meio de atividades da comunicao, interao e troca de experincias. No basta garantir as estruturas tecnolgicas de TIC, elas devem ser efetivas na comunicao dos envolvidos. Metodologia Natureza econmica e social da regio NSA - No se aplica Metodologia a explicao minuciosa, detalhada e rigorosa da ao desenvolvida no mtodo de um processo de ensino ou de um trabalho de pesquisa. Caractersticas que definem as questes econmicas e sociais da regio no pas onde a IES/curso est sendo desenvolvido. No se aplica ao curso ou indicador especfico. Dever ser analisado de acordo com as diretrizes curriculares do curso e ser justificado pelo avaliador aps anlise do Projeto Pedaggico do Curso PPC e do Plano de Desenvolvimento Institucional PDI.

37. 38. 39.

40.

Ncleo Docente Estruturante - Conjunto de professores, composto por pelo menos cinco docentes do curso, de NDE elevada formao e titulao, contratados em tempo integral ou parcial, que respondem mais diretamente pela concepo, implementao e consolidao do Projeto Pedaggico do Curso (Resoluo CONAES N 1, de 17/06/2010). Orientao de TCC Periodicidade Acompanhamento dedicado aos estudantes para a elaborao do Trabalho de Concluso de Curso (TCC) realizado pelos docentes do curso. Intervalo de tempo em que se organizam as atividades de ensino perfazendo a carga horria determinada pelo Projeto Pedaggico do Curso para um conjunto de componentes curriculares. Usualmente semestral ou anual; em casos especficos, justificados pelas caractersticas do PPC, pode ter outro regime, como trimestral ou quadrimestral. Produes especializadas, ordenadas por ndice, conforme regra especfica. Pesquisa um processo sistemtico de construo do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pr-existente. um processo de aprendizagem tanto do indivduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. o instrumento de planejamento e gesto que considera a identidade da IES, no que diz respeito sua filosofia de trabalho; misso a que se prope; s estratgias para atingir suas metas e objetivos; sua estrutura organizacional e ao Projeto Pedaggico Institucional com as diretrizes pedaggicas que orientam suas aes e as atividades acadmicas e cientficas que desenvolve ou que pretende desenvolver. Abrangendo um perodo de cinco anos, dever contemplar ainda o cronograma e a metodologia de implementao dos objetivos; metas e aes da IES, observando a coerncia e a articulao entre as diversas aes; a manuteno de padres de qualidade; o perfil do corpo docente; a oferta de cursos de graduao, psgraduao, presenciais e/ou a distncia; a descrio da infraestrutura fsica e instalaes acadmicas, com nfase na biblioteca e laboratrios e o demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras. (Decreto n 5.773/06) Polticas desenvolvidas no mbito institucional com o propsito de atender misso proposta pela IES.

41. 42.

43. 44.

Peridicos especializados Pesquisa

45.

Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI

46.

Polticas Institucionais

31

47. 48. 49.

Prticas Pedaggicas Previsto (a) Produo cientfica, cultural, artstica e tecnolgica.

So aes utilizadas no processo de ensino-aprendizagem com o objetivo de formar profissionais nas suas diferentes reas. Utiliza-se o termo, nos critrios de anlise, quando se trata de avaliao para fins de autorizao de curso. Podem ser considerados como produo cientfica, cultural, artstica e tecnolgica: livros, captulos de livros, material didtico institucional, artigos em peridicos especializados, textos completos em anais de eventos cientficos, resumos publicados em anais de eventos internacionais, propriedade intelectual depositada ou registrada, produes culturais, artsticas, tcnicas e inovaes tecnolgicas relevantes. Publicaes nacionais sem Qualis e regionais tambm devem ser consideradas como produo, considerando sua abrangncia. Profisses regulamentadas so aquelas definidas por lei e com uma regulamentao prpria de direitos e garantias.

50. 51.

Profisses regulamentadas

Projeto Pedaggico de Curso o documento orientador de um curso que traduz as polticas acadmicas - PPC institucionais com base nas DCNs. Entre outros elementos, composto pelos conhecimentos e saberes necessrios formao das competncias estabelecidas a partir de perfil do egresso; estrutura e contedo curricular; ementrio; bibliografia bsica e complementar; estratgias de ensino; docentes; recursos materiais; laboratrios e infraestrutura de apoio ao pleno funcionamento do curso. Stricto sensu Superviso Refere-se exclusivamente aos cursos de ps-graduao de mestrado e doutorado. A superviso ser realizada a fim de zelar pela conformidade da oferta de Educao Superior no Sistema Federal de Ensino com a legislao aplicada ( 2, art. 1 do Decreto 5.773/2006). Tem como objetivo acompanhar constantemente ou de forma peridica as instituies de ensino superior (IES) e seus cursos, de forma a impedir situaes de eminente risco e prejuzo aos sujeitos integrantes do sistema (estudantes, docentes, pessoal tcnico-administrativo) ou reverter uma situao irregular. Nesse sentido, a superviso se insere como um meio propulsor induo da qualidade. So recursos didticos constitudos por diferentes mdias e tecnologias, sncronas e assncronas, tais como ambientes virtuais e suas ferramentas, redes sociais e suas ferramentas, fruns eletrnicos, blogs, chats, tecnologias de telefonia, teleconferncias, videoconferncias, TV convencional, TV digital e interativa, rdio, programas especficos de computadores (softwares), objetos de aprendizagem, contedos disponibilizados em suportes tradicionais (livros) ou em suportes eletrnicos (CD, DVD, Memria Flash, etc.), entre outros. Segundo nvel da ps-graduao stricto sensu. Tem por fim proporcionar formao cientfica ou cultural ampla e aprofundada, desenvolvendo a capacidade de pesquisa e exigindo defesa de tese em determinada rea de concentrao que represente trabalho de pesquisa com real contribuio para o conhecimento do tema. Confere diploma de doutor. Sero considerados os ttulos de doutorado, os obtidos em Programas de Ps-Graduao Stricto Sensu, avaliados e reconhecidos pelo MEC, ou os ttulos obtidos no exterior e revalidados por universidades brasileiras. Curso em rea especfica do conhecimento com durao mnima de 360 horas (no computando o tempo de estudo individual ou em grupo sem assistncia docente, nem o destinado elaborao do trabalho de concluso de curso) e o prazo mnimo de seis meses. Pode incluir ou no o enfoque pedaggico. Confere certificado (Cf. Resoluo CNE/CES n 01/2007).

52. 53.

54.

TICs Tecnologia de Informao e Comunicao

55.

Ttulo de Doutor

56.

Ttulo de Especialista (psgraduao lato sensu)

32

57.

Ttulo de mestre

Primeiro nvel da ps-graduao stricto sensu. Tem por fim proporcionar formao cientfica ou cultural, desenvolvendo a capacidade de pesquisa e exigindo defesa de dissertao em determinada rea de concentrao que represente trabalho de pesquisa/produto com real contribuio para o conhecimento do tema. Confere diploma de mestre. Sero considerados os ttulos de mestrado acadmico e profissional, obtidos em Programa de Ps-Graduao Stricto Sensu, avaliado e reconhecidos pelo MEC, ou ttulos obtidos no exterior e revalidados por universidades brasileiras. Curso ofertado inteira ou parcialmente em mais de um turno (manh e tarde; manh e noite; tarde e noite) exigindo a disponibilidade do estudante por mais de 6 horas dirias, durante a maior parte da semana. Curso em que a maior parte da carga horria oferecida at as 12h, todos os dias da semana. Curso em que a maior parte da carga horria oferecida aps as 18h, todos os dias da semana. Curso em que a maior parte da carga horria oferecida entre as 12h e as 18h, todos os dias da semana. O tutor a distncia atua a partir da instituio mediando o processo pedaggico com estudantes geograficamente distantes e referenciado aos polos de apoio presencial. So atribuies do tutor a distncia: esclarecimento de dvidas pelos fruns de discusso na internet, pelo telefone, participao em videoconferncias; promover espaos de construo coletiva de conhecimento, selecionar material de apoio e sustentao terica aos contedos; participar dos processos avaliativos de ensinoaprendizagem. O tutor presencial atende aos alunos nos polos, em horrios preestabelecidos. So atribuies do Tutor presencial: auxiliar os alunos no desenvolvimento de suas atividades individuais e em grupo, fomentando o hbito da pesquisa, esclarecendo dvidas em relao a contedos especficos, bem como ao uso das tecnologias disponveis; participar de momentos presenciais obrigatrios, tais como avaliaes, aulas prticas em laboratrios e estgios supervisionados, quando se aplicam. Unidade curricular a unidade de ensino com objetivos de formao prprios, correntemente designados por cadeiras ou disciplinas.

58.

Turno integral

59. 60. 61. 62.

Turno matutino Turno noturno Turno vespertino Tutoria a distncia

63.

Tutoria presencial

64. 65.

Unidade curricular

Unidade Hospitalar de Ensino A Unidade Hospitalar de Ensino prpria ou conveniada dever ser certificada como Hospital de Ensino pelo MEC/MS (Portaria 2.400/07), sendo centro de referncia regional h pelo menos dois anos. Vagas anuais autorizadas Nmero de lugares destinados ao ingresso de estudantes em curso superior, expressas em ato autorizativo, correspondente ao total anual, que a instituio pode distribuir em mais de um processo seletivo. No caso das instituies autnomas, consideram-se autorizadas as vagas aprovadas pelos colegiados acadmicos competentes e regularmente informadas ao Ministrio da Educao, na forma do art. 28 do Decreto 5.773/2006. Nmero total de vagas expressas em ato autorizativo. No caso de instituies com autonomia, o avaliador deve verificar nos processos seletivos constantes dos editais expedidos pela instituio.

66.

67.

Vagas anuais implantadas

33

Vous aimerez peut-être aussi