Vous êtes sur la page 1sur 2

O SITE INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE DIVULGAO E POPULARIZAO DA CINCIA

Rafael Ribeiro dos SANTOS1 Alexsander Zamorano ANTUNES2 Leni Meire Pereira Ribeiro LIMA3 Paulo Andreetto de MUZIO3 Priscila WEINGARTNER3

rea do Conhecimento: Divulgao Cientfica Informaes sobre o Estgio: Diviso: SCTC Seo: Seo de Desenho Perodo: 04/02/13 a 03/02/14 Bolsista: FUNDAP (Processo n 2617/2008)

_________________________
1

Acadmico do curso de Anlise e Desenvolvimento de Sistemas, Instituto Federal de So Paulo Campus Guarulhos. Bolsista FUNDAP (E-mail: rafa.ribeiro@outlook.com) 2 Orientador - Instituto Florestal. 3 Instituto Florestal.

O SITE INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE DIVULGAO E POPULARIZAO DA CINCIA Rafael Ribeiro dos SANTOS1 Alexsander Zamorano ANTUNES2 Leni Meire Pereira Ribeiro LIMA3 Paulo Andreetto de MUZIO3 Priscila WEINGARTNER3 RESUMO - O trabalho buscou demonstrar a importncia do site institucional como ferramenta de comunicao voltada s aes de divulgao e popularizao da cincia. Para isso, foi efetuada a avaliao e anlise das mtricas fornecidas pelo Google Analytics, ferramenta que permite obter dados estatsticos do site, como detalhes sobre visitao, tornando possvel a verificao de variveis, como a quantidade de acessos por perodos ou palavras-chaves que esto sendo relacionadas ao site. Foi registrado durante o perodo de um ano (abril de 2012 maro de 2013) o total de 178.772 visualizaes de pginas e 75.492 visitantes. As visualizaes se distriburam de maneira similar entre os contedos mais acessados. A demanda do pblico pelo contedo cientfico produzido na instituio representada principalmente pelo link Pesquisa com 3,9% das visualizaes de pginas registradas no sistema, seguido por Revista do Instituto Florestal, com 3,7% e o servidor de mapas do Inventrio Florestal SIFESP, 3%. Quanto origem geogrfica dos visitantes, 97,3% acessam do Brasil, 0,4% provm dos Estados Unidos e 0,3% de Portugal. Considerando os municpios brasileiros 58,8% so provenientes da cidade de So Paulo, 3,8% de Campinas e 2,3% de Ribeiro Preto. O uso de disponveis mveis (celular e tablet) representou 1,5% das visitas. Deficincias no uso do Google Analytics foram observadas, pois algumas pginas do site no estavam registradas no sistema e, portanto, no foram contabilizadas nesta pesquisa. Alm disso, o sistema possui restries tcnicas para medir arquivos de formato PDF e alguns de seus parmetros no fornecem informaes por questes de privacidade.

Palavras-chave: comunicao cientfica; pesquisa; Google Analytics; Instituto Florestal.

_________________________
1

Acadmico do curso de Anlise e Desenvolvimento de Sistemas, Instituto Federal de So Paulo Campus Guarulhos. Bolsista FUNDAP (E-mail: rafa.ribeiro@outlook.com) 2 Orientador - Instituto Florestal. 3 Instituto Florestal.

Vous aimerez peut-être aussi