Vous êtes sur la page 1sur 17

Projecto Curricular de turma 2012/ 2013 - CATL

Associao Pomba da Paz I.P.S.S.

PROJECTO CURRICULAR DE TURMA


2012/2013 Resposta Social / Pedaggica: Centro de Actividades de Tempos Livres

Equipa Pedaggica: Educadora: Andreia Ramos Auxiliar de Aco Educativa: Natlia Pereira Ajudante de Ocupao de Tempos Livres: Cristina Sampaio
1 Educadora Andreia Ramos

Projecto Curricular de turma 2012/ 2013 - CATL

O projecto do educador um projecto educativo/pedaggico que diz respeito ao grupo e contempla as opes e intenes educativas do educador e as formas como prev orientar as oportunidades de desenvolvimento e aprendizagens de um grupo(Lopes da Silva,1997: 44)

2 Educadora Andreia Ramos

Projecto Curricular de turma 2012/ 2013 - CATL

ndice

Introduo Diagnstico Caracterizao do grupo Identificao das necessidades Levantamento de recursos Recursos materiais Recursos humanos Fundamentao das opes educativas Metodologia Organizao do ambiente educativo Intenes de trabalho para o ano lectivo Opes e prioridades curriculares Objectivos / efeitos esperados Previso dos procedimentos de avaliao Relao com a famlia e outros parceiros educativos Comunicao dos resultados e divulgao da informao produzida Planificao das actividades Bibliografia

pag.4 pag.4 Pag.4 Pag.5 Pag.6 Pag.6 Pag.7 Pag.7 Pag.7 Pag.8 Pag.10 Pag.10 Pag.11 Pag.13 Pag.14 Pag.15 Pag.16 Pag.17

3 Educadora Andreia Ramos

Projecto Curricular de turma 2012/ 2013 - CATL

Introduo

O ATL o espao que vai ao encontro das necessidades das famlias existentes na nossa sociedade actual. uma alternativa falta de tempo dos pais e um complemento escola, sendo uma mais valia fundamental no apoio s famlias. A Educao no formal distingue-se, nas ltimas dcadas da Educao formal ou ensino tradi cional, uma vez que confere outro tipo de reconhecimento, organizao, qualificao e estrutura. A Educao no formal vista como complementar, e no contraditria ou alternativa, ao sistema de Educao Formal e deve estar em permanente articulao com esta, assim como com a famlia. Assim sendo, as Actividades dos Tempos Livres (ATL), enquanto Educao no formal, constituem um factor relevante, naquilo que apelidamos de Educao global, sobretudo no que respeita utilizao dos tempos livres de forma criativa. Urge a criao de espaos abertos criana, onde esta possa contactar com diferentes modalidades do saber, permitindo que a ocupao dos tempos livres crie condies que facilitem o desenvolvimento das crianas fazendo-as crescer de forma saudvel.

1.

Diagnstico Caracterizao do grupo

um grupo heterogneo com idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos de idade, 22 Rapazes e 19 Raparigas:

Rapazes Raparigas

4 Educadora Andreia Ramos

Projecto Curricular de turma 2012/ 2013 - CATL

O grupo constitudo por crianas que transitaram da valncia de pr-escolar do ano anterior, por algumas que estavam em lista de espera e as que j frequentavam o CATL. Est dividido em trs grupos: Manh (horrio escolar clssico), Normal (horrio escolar de pontas) e Tarde (horrio escolar clssico).

Este grupo caracteriza-se pela sua diversidade, uma vez que so provenientes de meios diferentes e residem maioritariamente no concelho de Loures, em Catujal - Unhos. Globalmente, as crianas so oriundas de famlias de classe baixa/mdia. A maioria das crianas habita com os pais, havendo algumas cujos pais se encontram separados. Na generalidade todas a crianas tem 1 a 2 irmos ou mais, uns que j frequentaram a Instituio e outros que frequentaram outras valncias da Instituio e ainda se encontram em outras salas. Os pais trabalham em Lisboa ou periferia, ou esto desempregados. Os que trabalham ausentam-se por grandes perodos do dia (saem muito cedo e chegam muito tarde) o que dificulta a tarefa de acompanhar o desenvolvimento pessoal/escolar e crescimento dos filhos.

um grupo que revela uma grande capacidade de aprendizagem, embora a falta de ateno e de interesse vena essa capacidade. Tm uma curiosidade inerente ao seu desenvolvimento e revelam gosto pelas actividades elaboradas na sala. As crianas que entraram de novo para o Catl apresentaram uma integrao muito boa e um ptimo relacionamento tanto com os pares como com os adultos da sala.

Identificao de interesses e necessidades

O grupo de crianas que frequentam esta sala tem uma grande diferena de idades, por isso as necessidades e interesses so diferentes consoante o desenvolvimento de cada uma. Mas no geral, a necessidade imediata que encontramos , o insucesso escolar que nos dias de hoje est mais vincado na nossa sociedade. O insucesso escolar caracteriza-se, pela incapacidade de uma criana corresponder aos objectivos da escola em termos escolares. A preguia, a falta de capacidade ou interesse deixaram de ser aceites como explicao para o abandono escolar de crianas e jovens. A culpa do seu insucesso escolar passou a ser assumida como um fracasso de toda a comunidade escolar. O sistema no cria factores que motivem e encaminhem os alunos para o xito escolar. Por estas necessidades detectadas, definimos para este ano lectivo 2012-2013, os seguintes objectivos especficos para o CATL:

Desenvolver Atitudes Pessoais

Adquirir hbitos de expresso e comunicao envolvendo a crtica e discusso; aperfeioar as capacidades de juzo moral a partir de aces e anlises; desenvolver a sensibilidade esttica e criativa; incutir responsabilidade pelas decises tomadas e desenvolver o gosto por investigaes e estudo.

Desenvolver Atitudes de Sociabilidade e de Solidariedade

Desenvolver o esprito de cooperao, cumprir tarefas e ajudar os amigos.

5 Educadora Andreia Ramos

Projecto Curricular de turma 2012/ 2013 - CATL

Desenvolver Hbitos de Estudo

Saber organizar o seu material escolar; organizar o seu estudo no tempo e de acordo com as solicitaes que lhe so exigidas e mostrar cuidado e interesse pelo estudo e guarda do seu material.

Ao serem alcanados estes objectivos, estas necessidades sero minimizadas e vo contribuir para o bom desenvolvimento das crianas. Quanto aos interesses manifestados por estas crianas, em relao ao sexo masculino os seus interesses so os jogos no exterior, tais como, jogo de futebol, jogo da apanhada, entre outros. Em relao ao sexo feminino interessam-se por actividades relacionadas com a msica (cantar, danar, fazer ritmo), por actividades de expresso plstica (desenho, pintura) e tambm revelam grande entusiasmo por todas as brincadeiras de exterior (saltar corda, jogar ao elstico, jogo da apanhada, entre outros).

Levantamento de recursos

Recursos Materiais

rea da Biblioteca

Livros de Histrias; Livros de Anlise Cientifica; Livros de banda; desenhada; Livros para pintar. rea dos Jogos

Puzzles de madeira e carto; Jogos de Encaixe de madeira; Carros; Domin; Damas; Pistas de carros; Cartas. rea da Casinha

Dvd; Brincos/Anis/Colares; Carro de bonecas; culos; Bonecas grandes e pequenas; Cama; Cadeiras; Mesa; Prateleiras; Banco de madeira; Roupeiro; Roupas para crianas se vestirem; Malas; Sapatos; Caixa registadora; Microondas. rea da Pintura

Moldes de desenhos; Tintas; Pincis grossos e finos; Copos para tintas. rea do Quadro

Quadro de giz; Giz (branco e colorido) e apagador. rea da Informtica

Computadores; Impressoras; Colunas e Scanner. Material de Desgaste

Vrios tipos de papel: celofane, crepe, cartolinas, A4, etc; Canetas de feltro; Lpis de cor; Lpis de carvo; Lpis de cera; Borrachas; Afias; Rguas; Plasticina e moldes; Caixas de arrumos.

6 Educadora Andreia Ramos

Projecto Curricular de turma 2012/ 2013 - CATL

Recursos Humanos

Horrios 1 Educadora Andreia Ramos - 10:30H 18:30H 1 Auxiliar Aco Educativa - Natlia Pereira - 07:00H 15:00H 1 Ajudante de Ocupao de Tempos Livres - Cristina Sampaio - 11h00H 19:00

2. Fundamentao das opes educativas

Tendo por base o Projecto Curricular do Estabelecimento que este ano e nos prximos trs ter como tema Caminhando pela Arte, este ano o Catl vai trabalhar/ incidir sobre a Dana, uma vez que as crianas demonstram muito interesse neste tema. No entanto, outros assuntos/ temas sero abordados/ trabalhados tendo sempre como objectivos: Criar um ambiente propcio ao desenvolvimento de cada criana ou jovem, de forma a ser capaz de se situar e expressar num clima de compreenso, respeito e aceitao de cada um; Colaborar na socializao de cada criana ou jovem, atravs da participao na vida em grupo; Favorecer a inter-relao famlia/escola/comunidade/ estabelecimento, em ordem a uma valorizao, aproveitamento e rentabilizao de todos os recursos do meio; Proporcionar actividades integradas num projecto de animao sociocultural, em que as crianas possam escolher e participar voluntariamente, considerando as caractersticas dos grupos e tendo como base o maior respeito pela pessoa; Melhorar a situao socioeducativa e a qualidade de vida das crianas; Potenciar a interaco e a incluso social das crianas com deficincia, em risco e em excluso social e familiar.

3. Metodologia

Um dos objectivos principais da Instituio consiste na construo de um currculo de qualidade que optimize o desenvolvimento das crianas. Para a elaborao deste currculo, fundamental basear a metodologia num modelo terico que oriente a nossa aco, que assegura a articulao das diferentes formas de desenvolvimento em que se encontram as crianas e, em simultneo, permita a sua motorizao e avaliao. Assim, a equipa pedaggica da sala do ATL adoptou para melhor orientao o Modelo High-scope em simultneo com a Pedagogia de Projecto. O modelo High-scope a aprendizagem atravs da aco e no como se processa o desenvolvimento cognitivo. Tendo por base a teoria de Piaget, esta parte pressupe, a criana aprende fazendo. O educador tem como funo incentivar a aco (partindo do princpio de experincia, promove o desenvolvimento cognitivo). Neste sentido, a abordagem que o programa High-scope prope para a educao no ATL, implica uma partilha no controlo das actividades desenvolvidas, quer pelos adultos quer pelas crianas.
7 Educadora Andreia Ramos

Projecto Curricular de turma 2012/ 2013 - CATL

A Pedagogia de Projecto o outro modelo adoptado para trabalhar com este grupo. Este modelo assenta nas necessidades ou interesses da (s) criana (s) para de forma activa trabalhar as seguintes reas de desenvolvimento: rea de formao pessoal e social, rea de expresso e comunicao e rea do conhecimento do mundo. Sendo estes os modelos de base para a construo do nosso projecto curricular de turma.

4. Organizao do ambiente educativo

Do grupo

A relao individualizada que o educador estabelece com cada criana facilit adora da sua insero no grupo e das relaes com as outras crianas. Esta relao implica a criao de um ambiente securizante em que cada criana conhece e onde se sente valorizada. (in, Orientaes Curriculares para a educao pr-escolar, 1997)

Quando um grupo de crianas composto por vrios nveis de desenvolvimento facilita a aprendizagem, ou seja, em grupos heterogneos existe uma maior diversidade de aprendizagens, por isso mais rica. Cabe ao/ tcnico/educadora promover o trabalho entre pares e pequenos grupos atravs de uma aprendizagem cooperada. importante que o educador defina prioridades na aquisio do equipamento e do material, de acordo com as necessidades das crianas e com o projecto pedaggico, tendo em conta, os seguintes Critrios de Qualidade: Variedade; Funcionalidade; Durabilidade; Segurana; Valor Esttico; Um ambiente alegre, colorido e acolhedor; Diferentes zonas de actividades; Materiais e equipamentos diversos.

Do espao

Os espaos de educao pr-escolar e ATL podem ser diversos, mas o equipamento, os materiais existentes e a forma como esto dispostos condicionam, em grande medida, o que as crianas podem fazer e aprender. Perante este factor cabe ao educador questionar-se sobre a funo e finalidades educativas dos espaos e materiais, de modo a planear e fundamentar as razes dessa organizao. O processo de aprendizagem implica tambm que as crianas compreendam como o espao est organizado e como pode ser utilizado. O conhecimento do espao, dos materiais e das actividades possveis tambm condio de

8 Educadora Andreia Ramos

Projecto Curricular de turma 2012/ 2013 - CATL

autonomia da criana e do grupo. Assim sendo, se ao chegarem sala e encontrarem os mveis e os materiais arrumados de forma agradvel, bem organizados e convidativos, as crianas sentem-se motivadas, sabem escolher o

que desejam e colaboram com a organizao geral. Por outro lado, se as reas no estiverem bem definidas e os materiais colocados no stio correcto, as crianas podem no saber o que fazer e ficarem desorientadas, incapazes de assumir a atitude de autonomia que se deseja estimular. Para que as actividades diversificadas aconteam num clima harmonioso e de forma organizada, desejvel que na sala se encontrem algumas reas, espaos ldicos que convidem brincadeira livre e realizao de actividades orientadas, tais como: cozinha, quarto, biblioteca, garagem, jogos e construes, entre outros.

Do tempo

O tempo educativo tem, em geral, uma distribuio flexvel, embora corresponda a momentos que se repetem com uma certa periodicidade. Neste sentido, o tempo no condicionante das actividades, mas sim, as actividades dirigem a forma como gerimos o tempo. Ou seja, sempre que sentimos necessidade de permanecer mais numa actividade, ou num assunto, no hesitamos e colocamos todos os nossos esforos na mesma. Ao longo do dia acorrem, momentos que se repetem diariamente, aos quais chamamos Rotinas Dirias: o acolhimento, o recreio, almoo, os horrios escolares, momentos de actividades orientadas, etc., so alguns exemplos. Trata-se de momentos que permitem estruturar o dia-a-dia, de forma a gerir melhor o tempo, mas que so suficientemente flexveis, uma vez que lidando com crianas, muitas vezes acontecem pequenos imprevistos. Estas rotinas funcionam como um importante suporte para o trabalho do educador, j que todas as rotinas so intencionalmente preparadas e educativas. A rotina diria tambm muito importante, para a criana, uma vez que proporciona uma sequncia de acontecimentos que elas seguem e compreendem, ou seja, oferece-lhes uma estrutura dos acontecimentos do dia, permitindo que as crianas antecipem os acontecimentos que se vo seguir, funcionando como uma estrutura de segurana e promovendo tambm a sua autonomia.

Dia Tipo 07h00 Abertura da Instituio Acolhimento na Sala Verde, por um auxiliar do CATL 07h30 08h00 Acolhimento na sala do CATL com a auxiliar Transporte escolar Actividades Ldico-Pedaggicas desenvolvidas pelas auxiliares 08h00 10h00 Apoio ao estudo 10h00 11h45 Entrada da Educadora do CATL Transporte escolar/ A. E. C.S

Actividades Ldico-Pedaggicas desenvolvidas pela Educadora e pelas auxiliares


9 Educadora Andreia Ramos

Projecto Curricular de turma 2012/ 2013 - CATL

Recreio Exterior 11h45 12h00 Higiene Colocao dos utenslios nos tabuleiros 12h00 Almoo: grupo da manh + grupo do horrio escolar de pontas 13h00 Transporte escolar 13h00 13h15 Entrada e higiene: grupo da tarde (horrio escolar clssico) 13h15 14h00 Almoo: grupo da tarde (horrio escolar clssico) 1400h 15h50 Realizao dos Trabalhos de casa 15h15 Actividades Ldico-Pedaggicas desenvolvidas pela Educadora e pelas auxiliares Apoio ao estudo 15h50 16h00 Higiene 16h00 16h30 Lanche 16h30 18h30 Apoio ao estudo Actividades Ldico-Pedaggicas desenvolvidas pela Educadora e pelas auxiliares Recreio Exterior 18h30 Arrumao das reas Sada

Da equipa

A equipa constituda por: 1 Educadora de Infncia responsvel pela sala, 2 auxiliares de educao e uma ajudante de ocupao de tempos livres.

5. Intenes de trabalho para o ano lectivo

Opes e prioridades curriculares

a partir das motivaes da criana, daquilo que quer e gosta, que a educadora deve orientar a sua aco de trabalho.

10 Educadora Andreia Ramos

Projecto Curricular de turma 2012/ 2013 - CATL

O CATL deve ser entendido como complemento e apoio famlia, promovendo todas as actividades necessrias, bem como as motivaes e estmulos ao desenvolvimento global da criana. Todo o trabalho desenvolvido no CATL tem como objectivo geral, o desenvolvimento integral das crianas ao nvel scio-afectivo, cognitivo e psicomotor. A atitude da educadora, ser sempre a de ajudar e estimular, tendo como referncia os seus conhecimentos nas grandes reas de desenvolvimento, promovendo e criando situaes enquadradas nas necessidades especficas de cada criana. O equilbrio permanente entre o que a criana necessita, o que a educadora sabe que necessrio, bem como as motivaes de ambos, dever ser prioridade. Criar condies, situaes e todo um conjunto de actividades no sentido de proporcionar criana uma descoberta afectiva do mundo que a rodeia. Incentivar a autonomia da criana e a sua socializao como processo de crescimento e desenvolvimento. Promover a autonomia criativa e o esprito de iniciativa e de responsabilidade, numa atitude de livre expresso e de respeito pelo outro. Promover actividades e iniciativas de carcter educativo, social e cultural que possibilitem a aprendizagem. Valorizar a participao dos pais na vida da Instituio, numa atitude dinmica, activa e participativa.

Objectivos/ efeitos esperados

Tendo como base as orientaes curriculares para a Educao pr-escolar e que se podem aplicar igualmente num grupo de CATL, so aqui referidas as trs grandes reas a desenvolver, os seus princpios orientadores e os recursos possveis concretizao dos seus objectivos.

rea da Formao Social e Pessoal uma rea completa que integra todas as outras reas pois est relacionada com a forma como a criana se relaciona consigo prpria, com os outros e com o mundo. Nesta rea concretizam-se objectivos que favorecem a formao da criana tendo em vista a sua insero na sociedade como ser autnomo, livre e solidrio. De acordo com as diferentes fases de desenvolvimento promove-se a aquisio de esprito crtico e a interiorizao de valores espirituais, estticos, morais e cvicos.

rea da Expresso e Comunicao rea da expresso e comunicao engloba as aprendizagens relacionadas com o desenvolvimento psicomotor simblico que determinam a compreenso e o progressivo domnio de diferentes formas de linguagem. O domnio das diferentes formas de expresso implica diversificar as situaes e experincias de aprendizagem, de modo a que a criana v dominando e utilizando o corpo e contactando com diferentes materiais que poder explorar, manipular e transformar de forma a tomar conscincia de si prprio na relao com os objectos.

11 Educadora Andreia Ramos

Projecto Curricular de turma 2012/ 2013 - CATL

Esta rea divide-se nos seguintes domnios: Domnio das expresses motor, dramtica, plstica, domnio da linguagem oral e abordagem a escrita e domnio da matemtica. Estes domnios esto intimamente relacionados pois todos se referem a aprendizagem e aquisio de cdigos que permitem criana relacionar-se com os outros e o mundo, bem como promovem a sensibilizao esttica indispensveis para representar o mundo interior e mundo que a rodeia.

rea do Conhecimento do Mundo Esta rea caracteriza-se na curiosidade natural da criana e no seu desejo de saber e compreender o porqu das coisas. No visa promover um saber enciclopdico, mas proporcionar aprendizagens pertinentes com significado para as crianas. Dada a multiplicidade de aspectos englobados pelo conhecimento do mundo e a diversidade de possibilidades, compete ao educador a escolha criteriosa dos assuntos que merecem maior desenvolvimento, tais como, famlia, higiene, natureza, educao ambiental

Estratgias pedaggicas e organizativas previstas das componentes educativa e de apoio famlia

As estratgias pedaggicas e organizativas previstas das componentes educativas esto descritas no ponto 5.2. Quanto s estratgias pedaggicas e organizativas previstas das componentes de apoio famlia, so de salientar:

Higiene

So incutidos nas crianas diversos hbitos de higiene. Existem diversas conversas sobre a importncia de tomar banho todos os dias, assim como mudar de roupa. Alimentao

So assegurados pelo CATL o almoo e o lanche das crianas. Assegurando que as crianas comam a refeio completa e tenham uma postura correcta mesa durante a hora das refeies. Os perodos no lectivos das crianas

assegurado o incio da manh (para as crianas que tm aulas tarde) e o fim da tarde (para as crianas que tm aulas de manh e que tm o horrio normal), sendo que o CATL abre s 7h e encerra s 19h. Em perodo de frias, as crianas podem permanecer no CATL durante o horrio de funcionamento.

O transporte escolar

assegurado o transporte das crianas para a escola e para as Actividades de Enriquecimento Curricular (AECS). Uma das estratgias de comunicao da famlia/ CATL e CATL/ famlia, foi a implementao de um caderno de recados, que dever andar sempre na mochila da criana e onde a educadora ou a famlia escrevem o que querem comunicar. Este caderno serve tambm para as crianas fazerem alguns exerccios escolares, de forma a praticarem e ultrapassarem as suas necessidades escolares ou para realizarem algum trabalho solicitado pelas prprias crianas.

Previso dos intervenientes e definio de papis

Como em qualquer instituio existem funes de trabalhadores previamente estabelecidas para um bom funcionamento dirio. As funes da Educadora de Infncia, assim como dos Auxiliares de Educao de das Ajudantes de Ocupao de tempos livres esto designadas no regulamento interno da instituio (Art. 20 e Art. 22).
12 Educadora Andreia Ramos

Projecto Curricular de turma 2012/ 2013 - CATL

6. Previso de procedimentos de avaliao

Dos processos e dos efeitos

A instituio est a implementar um Sistema de Gesto da Qualidade de acordo com o Modelo de Avaliao da Qualidade, existente nos Manuais de Qualidade editados pelo Instituto da Segurana Social. Sendo que ser necessrio que os prestadores de cuidados responsveis pela criana pautem a sua interveno por critrios de qualidade: Ter em considerao o superior interesse da criana, especialmente quando se encontra a planificar o trabalho, aspecto que implica um trabalho de grande proximidade com a famlia desta. H que estabelecer uma parceria forte com a famlia das crianas que esto ao seu cuidado, de forma a obter informao acerca das capacidades e competncias das crianas. Nos cuidados tidos ao nvel da qualidade das relaes que a criana vai estabelecer quer com outras crianas quer com os adultos. num contexto relacional que as aprendizagens da criana ocorrem pelo que quando se est a planificar um trabalho com estas crianas, este um aspecto central a ter em considerao. Todas as crianas necessitam de se sentir includas, ter um sentimento de pertena, de se sentirem valorizadas e importantes para algo. Este sentimento possvel de ser construdo atravs do respeito mtuo e atravs de relaes afectivas calorosas e recprocas entre a criana e o adulto responsvel por ela. Compreender as formas como estas crianas aprendem. Este um processo complexo, em que se tem que promover um ambiente que facilite a brincadeira, a interaco, a explorao, a criatividade e a resoluo de problemas por parte das crianas. S desta forma que elas podero desenvolver o mximo das suas competncias e capacidades. Isto implica: Pensar a criana como um aprendiz efectivo e activo, que gosta de aprender; Criar um ambiente flexvel que possa ser adaptado imediatamente aos interesses e necessidades de cada criana, promovendo o acesso a um leque de oportunidades de escolhas e que lhe permita crescer confiante e com iniciativa; Estabelecer relaes que encorajem a criana a participar de forma activa. Crianas muito novas aprendem melhor atravs de aprendizagens activas em que se encontrem envolvidas e que possuam significado para elas, pelo que a brincar ser o melhor contexto em que estas crianas aprendero; Procurar conhecer o grupo de crianas pelo qual se encontra responsvel, aprendendo a observar o seu comportamento e interaces; Estabelecer uma rotina diria consistente que reforce e valorize a continuidades. Desta forma, as crianas desenvolvero um sentimento de pertena a um ambiente que podem prever no seu quotidiano; Dinamizar oportunidades para que a criana possa comunicar os seus sentimentos e pensamentos; Dispor de adultos que esto interessados e envolvidos na prestao dos cuidados criana.

Com as crianas

A avaliao das crianas ser efectuada no final de cada perodo, isto , sero preenchidas pela educadora 3 fichas de avaliao no total do ano lectivo (ano escolar), atravs de grelhas de observao e atravs de um registo individual, que a Educadora possui e regista tudo o que acha relevante.

13 Educadora Andreia Ramos

Projecto Curricular de turma 2012/ 2013 - CATL

Com a equipa

Realmente, para haver um acompanhamento personalizado e individual imprescindvel um trabalho conjunto dentro da sala. Para se tornar vivel, tem de haver boa comunicao e colaborao entre a Educadora e as suas Auxiliares. No CATL, e uma vez que os horrios das trabalhadoras so diferentes, nem sempre possvel haver perodos de conversa de grupo. A comunicao feita diariamente, em diferentes horrios e ao longo do dia. Uma vez que o trabalho de equipa, se houver sugestes ou outras ideias (tendo em considerao o projecto educativo) por parte das auxiliares, a educadora no ter nenhum problema em aceitar as sugestes. Vrias pessoas a pensar em prol do desenvolvimento das crianas ser com certeza mais enriquecedor para as crianas. Ao pessoal no-docente dado a preencher um questionrio de satisfao (elaborado com base nos Manuais de Qualidade editados pelo Instituto da Segurana Social).

Com a famlia

A famlia pode utilizar o caderno de recados do CATL, sempre que ache conveniente, como meio de comunicao entre os encarregados de educao e a instituio. As reunies de pais so um meio pelo qual a educadora pode avaliar com a famlia. Em algumas reunies sero entregues questionrios de satisfao.

Com a comunidade educativa

A avaliao da comunidade educativa ser realizada atravs de questionrios de satisfao.

7. Relao com a famlia e outros parceiros educativos

Os pais so os primeiros responsveis pela educao dos seus filhos e os principais interessados no seu bem-estar. O dilogo entre pais e os profissionais de infncia permite conhecer e compreender melhor a criana. A troca de informao e o encontro no dia-a-dia so indispensveis para a articulao entre o CATL e a famlia. Num clima de relao aberta, pais e profissionais de infncia constroem um espao de confiana, condio essencial para uma aco educativa participada. Enquanto elemento interactivo do processo educativo, os pais devem, cooperar em algumas actividades do CATL e participar nos rgos representativos e associativos da Instituio. Podem tambm participar no Projecto Pedaggico do tcnico/educador. A comunicao com os pais feita atravs de trocas informais e de reunies (individuais e/ou colectivas), so ocasies de conhecer as suas expectativas educativas, de os esclarecer sobre o processo educativo a desenvolver com o grupo e de ouvir as suas sugestes. Os pais podero, eventualmente, participar em situaes educativas planeadas pelo tcnico/educador para o grupo, vindo contar uma histria, falar da sua profisso, colaborar em passeios, visitas, etc. Assim, a colaborao dos pais, e tambm de outros elementos da comunidade, o contributo dos seus saberes e competncias para o trabalho educativo a desenvolver com as crianas, um meio de alargar e enriquecer as situaes de aprendizagem.

14 Educadora Andreia Ramos

Projecto Curricular de turma 2012/ 2013 - CATL

As crianas deslocam-se normalmente escola atravs da carrinha da instituio, sozinhos ou nalguns dos casos so os pais que os levam, portanto a comparncia dos pais no CATL, normalmente, s surge quando estes so solicitados.

Sempre que haja necessidade de comunicar com os pais, a educadora manda recados escritos para os encarregados de educao atravs de um caderno que as crianas transportam na mochila para esse efeito e se necessrio telefonalhes. A Educadora estabelece contacto com muitos dos pais diariamente e ao final da tarde, no havendo portanto um horrio fixo de atendimento s famlias, excepto quando feita com marcao prvia. Um dos grandes objectivos do CATL, dar a conhecer os interesses e as necessidades das crianas, para que desta forma os pais fiquem a conhecer as capacidades e limitaes das crianas, com intuito de promover o sucesso escolar. Todo o pessoal docente e no docente da instituio tem contacto dirio. Sempre que necessrio conversa-se e passa-se alguma informao que seja relevante, nomeadamente contagem dos almoos, material necessrio para a sala, entre outras coisas. Existem ainda reunies peridicas, onde so dadas as informaes aos trabalhadores sobre actividades futuras, festas temticas e onde falado o dia-a-dia das salas e aspectos que devem ser melhorados. O pessoal no docente auxilia-se mutuamente mostrando manter uma boa relao entre si, com o pessoal docente assim como com as crianas que frequentam a instituio. Existe uma boa relao com as professoras de informtica que se deslocam instituio para dar aulas s crianas (1 vez por semana com a durao de 1 hora). Com as escolas existe uma comunicao com as auxiliares e, por vezes, com alguns professores. As crianas que frequentam o CATL frequentam o 1 Ciclo do Ensino Bsico. Quando as crianas fazem a transio da Sala Azul e Amarela para o CATL, h um cuidado por parte da instituio em proporcionar s crianas uma visita s escolas de 1 Ciclo; assim como passarem um dia no CATL, para conhecerem as rotinas e perceberem como funciona o transporte para as escolas. Para que as mudanas no sejam drsticas, importante que haja uma preparao para a transio de nvel de ensino, planificada e organizada pelas Educadoras (Sala Azul/Amarela e CATL), Direco Pedaggica e Professores, de modo a que ocorra uma maior articulao e continuidade entre estes dois nveis de ensino, e, logo, uma maior adaptao por parte das crianas. Para que a transio decorra conforme atrs descrita, necessrio que os intervenientes Escolas do 1 Ciclo _ Instituio - terem a mesma perspectiva em relao importncia desta etapa escolar de forma a contribuir para um maior sucesso escolar. semelhana dos anos lectivos anteriores, nossa inteno, neste ano lectivo, promover uma melhor transio e articulao entre a instituio e as escolas do 1 ciclo, garantindo a continuidade educativa.

8. Comunicao dos resultados e divulgao da informao produzida

Durante este Projecto Pedaggico continuaremos a editar o Jorna l da Associao O Estarola Website www.pombadapaz.org; Projecto Educativo da Instituio; Envio de emails com o resumo do projecto; Visitar vrias entidades e apresentar o projecto (escolas, associaes, );
15 Educadora Andreia Ramos

Projecto Curricular de turma 2012/ 2013 - CATL

Exposies abertas comunidade realizadas na Instituio e noutros espaos culturais ; Reunies de Pais; Panfletos informativos.

9. Planificao das actividades

As actividades so pensadas e programadas com alguma antecedncia, atravs de uma planificao mensal. No entanto, nem sempre possvel realiz-las. Uma vez que, durante o perodo escolar os trabalhos de casa so muitos e muitas famlias solicitam que quando as crianas no tenham trabalhos de casa que estudem ou leiam para atenuar as suas dificuldades escolares. Outro dos motivos pelo qual difcil cumprir todo o planeamento deve-se essencialmente vontade da criana. Esta sempre tida em conta, consequentemente as actividades podem ser adaptadas a essa vontade. Existem dias que so sempre relembrados/ festejados atravs de actividades elaboradas no Catl: Outubro Dia do Animal Dia Mundial da Msica Dia da Alimentao Novembro Magusto Dia Mundial do No Fumador Dia Internacional dos Direitos da Criana Dezembro Lanche de Natal Festa de Natal O Inverno Janeiro Dia de Reis Fevereiro Carnaval Dia dos Namorados Maro Dia da rvore Dia do Pai A Primavera Abril Pscoa Dia da Liberdade Dia Mundial da Dana Maio Dia da Me
16 Educadora Andreia Ramos

Projecto Curricular de turma 2012/ 2013 - CATL

Junho Dia da Criana Dia Mundial do Ambiente Santos Populares Julho Colnias Internas / Externas

Bibliografia
Hohmann, M. (1979). A criana em aco. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian Kattz, L e outros, Qualidade e Projecto na Educao Pr-escolar Lisboa: Ministrio de Educao Ministrio da Educao. Ncleo de Educao Pr-escolar. Orientaes Curriculares para a Educao PrEscolar. 1997. Lisboa. Spodek, Bernard (2002). Manual de investigao em Educao de Infncia . Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian Vasconcelos, Teresa (1997). Ao redor da mesa grande, a pratica educativa da Ana. Porto: Porto Editora, Coleco Infncia. Zabalza, M. A, (1998). Qualidade em Educao Infantil. Porto Alegre: ArtMed

17 Educadora Andreia Ramos

Vous aimerez peut-être aussi