Vous êtes sur la page 1sur 16

CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAO SOCIAL

HABILITAO EM JORNALISMO

PROJETO DE PESQUISA PARA TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

JUIZ DE FORA JUNHO DE 2013

AS MODIFICAES DO WESTERN NO CINEMA: UMA ANLISE DE FASES DIFERENTES DO GNERO QUE CONTA A HISTRIA DE UM PAS

MATEUS MARTINS DE ALMEIDA

Projeto de Pesquisa apresentado disciplina Projeto Experimental I, como requisito para elaborao da monografia ou projeto experimental de concluso do curso de graduao em Comunicao Social da Universidade Federal de Juiz de Fora.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

JUIZ DE FORA JUNHO DE 2013

SUMRIO

1- DELIMITAO E JUSTIFICATIVA DO TEMA

2- FUNDAMENTAO TERICA

3- OBJETIVOS 3.1- GERAL 3.2- ESPECFICO

4- METODOLOGIA

5- SUMRIO PRELIMINAR

6- CRONOGRAMA

7- REFERNCIAS PRELIMINARES

1- DELIMITAO E JUSTIFICATIVA DO TEMA

O cinema uma das maiores expresses artsticas da atualidade. Dotado de um grande poder de comunicao com o espectador, ele informa, emociona, encanta, aterroriza, surpreende, indigna, diverte, entretm. Sua existncia creditada por muitos aos irmos Lumire, no fim do sculo XIX, em Paris, graas inveno do cinematgrafo. Mas no se podem fechar os olhos para as sombras chinesas e as lanternas mgicas que muito antes prepararam o terreno para o cinema. Mas sabiamente Andr Mauraux concluiu em sua obra Esboo de uma Psicologia do Cinema: De qualquer forma, o cinema uma indstria. E nos Estados Unidos da Amrica, grande potencia mundial, no seria diferente. Enquanto indstria, o cinema americano existe h mais de 90 anos. Cecil B. De Mille chega a Hollywood no final de 1913, prximo cidade de Los Angeles e com isso atrai atores, diretores e fabricantes de cmera. J nos anos 20, a meca do cinema consolida seu domnio na produo de filmes no mundo. Dessa forma, destacam-se nos Estados Unidos dois tipos de classificaes para o que vinha sendo realizado: o Cinema de Autor e o Cinema de Gnero. O primeiro caracteriza-se como uma produo cinematogrfica na qual o diretor visto como a principal fora criativa na realizao de um filme. J o Cinema de Gnero aquele em que o espectador pode se orientar claramente quanto ambientao, estilo e dentro de certos limites, ideologia. O fato que nenhum outro gnero esteve mais perto das razes histricas da nao americana como o Western, chamado de o cinema americano por excelncia. Ele
definido ainda na primeira dcada do sculo XX e se coloca como a narrativa flmica responsvel por fixar no imaginrio norte-americano a prpria narrativa da construo do pas. Dessa forma, alm de ser um dos principais gneros de entretenimento da poca, o Western estabelece traos de identidade cultural do pas.

Esse gnero conta, muitas vezes de maneira tendenciosa e romanceada, a histria de violncia da criao do pas. A epopeia dos primeiros americanos e sua conquista do Oeste esto presentes na maioria dos filmes do gnero, numa poca em que vigorava a lei do mais forte. Os cenrios caticos de plancies rochosas e desertos, dominados por

ndios que decidiram permanecer em estado selvagem ou por pistoleiros fora-da-lei que viviam em bandos organizados procura de ouro. Alguns dos principais clichs do Western so: aventuras, amor, duelos, tiros de fuzis, saloons esfumaados, jogos de pquer e perseguies a cavalos. Nos anos 10 e 20, a conquista do Oeste ainda est bem prxima, ento torna-se possvel utilizar testemunhas oculares das guerras indgenas ou da epopeia dos pioneiros da Amrica. Nos anos 30, o Western transporta o espectador ao tempo abenoado dos pioneiros, quando o futuro, heroicamente conquistado do inimigo indgena e de uma natureza selvagem, parecia radioso. Vrios filmes nessa poca, destacando-se os de John Ford, participaram da definio estilstica e temtica do gnero. a poca dos Westerns clssicos. Nos anos 40, o gnero de divertimento mais popular entre os americanos continua sendo o Western, sendo Ford um de seus principais especialistas. Na dcada seguinte, ele volta a ser a paixo das multides e explode em todas as direes mantendo seus clichs. Porm, algumas produes anunciam uma mudana importante, os filmes prndio da dcada seguinte. Embora minoritrio, esse cinema traz um toque de realismo que falta maioria das obras. A partir de 1960, a Itlia aborda o Western com sucesso e revoluciona o gnero graas colaborao de atores americanos como Clint Eastwood e principalmente do diretor Sergio Leone, com o western spaghetti. A reao de Hollywood o com o diretor Sam Peckinpah e sua violncia crua, roupas sujas e caubis mal barbeados. Dez anos depois, o gnero j teria se esgotado estilstica, temtica e ideologicamente, com apenas poucas produes de destaque. Em dezembro de 2012, Quentin Tarantino traz tona novamente a gloria ao gnero, com o filme Django Livre, que foi indicado cinco vezes ao scar e ganhou dois, incluindo o de melhor roteiro. Desta forma despertou-nos o olhar de pesquisador para essa questo: observar como um gnero to importante para o cinema norte-americano passa por tantas mudanas, fadado ao desaparecimento e se renova, voltando a ter destaque e reconhecimento mundial. A presente pesquisa pretende analisar trs filmes que pertencem ao Western, mas realizados em diferentes pocas e pertencentes a diferentes subgneros: Matar ou Morrer, de Fred Zinnemann (1952), Meu dio Ser Sua Herana, de Sam Peckinpah

(1969) e por fim Django Livre, de Quentin Tarantino (2012). A fim de verificar as modificaes do gnero baseando-se nos fundamentos do estudo do cinema, deve-se observar o que mudou no mbito da linguagem cinematogrfica, da narrativa, da construo do roteiro e dos personagens em cada uma das obras. Por isso, justifica-se o presente projeto de pesquisa tendo em vista que o mesmo poder trazer importantes contribuies para o campo de estudo do cinema, por discutir temas relevantes na produo de obras no somente no Western, como em outros gneros, visto que o cinema atemporal, est fadado a mudanas e por se tratar de uma arte e de uma indstria, sempre existem novos projetos e horizontes a alcanar.

2- FUNDAMENTAO TERICA

O intuito apresentar aqui alguns elementos tericos- conceituais preliminares, que sero mais bem abordados e desenvolvidos ao longo da pesquisa, e que iro ajudar na anlise sobre os filmes escolhidos, Matar ou Morrer (1952), Meu dio Ser Sua Herana (1969) e Django Livre (2012). Alm de contribuir para uma breve ponderao sobre o momento atual do Western no cinema americano. Antes de tudo, importante dizer que o cinema de Hollywood pode ser considerado uma espcie de reflexo simplificado dos eventos polticos do pas. Graas estrutura da indstria cinematogrfica e s razes comerciais advindas delas, os filmes hollywoodianos so fiis ao estado ideolgico e cultural do povo americano.

Afinal, embora represente com bastante fidelidade as preocupaes da nao americana, o cinema de Hollywood nem por isso est s ordens de um Estado e menos ainda de um governo. O cinema de Hollywood , antes de mais nada, a expresso autnoma dos artistas que o criam e o reflexo de uma cultura cujo poder impregna necessariamente todas as formas de arte do pas. O cinema de Hollywood portanto, em todos os sentidos, o cinema de um povo, um cinema popular.

(Paraire, 1994, p.12)

Seguindo esse raciocnio, os filmes de gnero, como o Western, a Fico cientfica e os Musicais tendem a viver numa relao dinmica com a situao poltica, social e cultural existentes. La Polla (1978) fornece uma exemplificao no caso do western, que ser estudado nessa pesquisa, como o gnero que retrata o modelo expansionista e colonialista dos Estados Unidos.

Gneros como o filme o noir, o musical, o western, o horror so o resultados de uma produo de universos figurativos e mecanismos narrativos que devem ser consideradas como verdadeiras criaes coletivas nas quais se expressa uma viso do mundo e uma filosofia de vida, uma concepo esttica e ideolgica. (Costa, 1985, p.94)

Tratando-se da estrutura narrativa de filmes clssicos, segundo David Bordwell (2005), o filme hollywoodiano clssico apresenta indivduos definidos, empenhados em resolver um problema evidente ou atingir objetivos especficos. Nessa sua busca, os personagens entram em conflito com outros personagens ou com circunstncias externas. A histria finaliza com uma vitria ou derrota decisiva, a resoluo do problema e a clara consecuo ou no consecuo dos objetivos.. nessa estrutura bem definida que o Western Clssico se encaixa. O filme Matar ou Morrer (High Noon, 1952) um dos representantes desse subgnero. Na trama, o delegado Will Kane se casa e est prestes a mudar de cidade com sua mulher. Porm, ouve-se na cidade que um pistoleiro que Kane havia prendido saiu da priso e est retornando para sua vingana. Kane e sua esposa decidem deixar a cidade, mas a conscincia do ex-delegado o faz voltar e encarar o perigo do bandido e sua gangue sozinho, pois nenhum cidado o apoia. O personagem Will Kane muito bem definido desde o incio como um homem justo, corajoso, sincero e direto. O problema se apresenta quando ele precisa confrontar um bandido. Para resolver esse problema, o personagem entra em conflito com seu melhor amigo e sua prpria esposa. Porm, a histria termina com uma vitria que resolve seus conflitos, tanto o principal quanto os secundrios, caractersticos do western clssicos.
Do ponto de vista narrativo, o filme Western pe em confronto o colono branco e o ndio, a comunidade ordenada com suas regras de vida e o fora -da-lei, o pistoleiro que vem perturbar a ordem; o vingador ou um grupo de vingadores e as vtimas designadas por uma justia sumria, que muitas vezes acaba no puro e simples esprito de vingana sem outra lei seno o fuzil ou o cabresto. (Costa, 1985, p.101)

Para comprovar essa anlise, podemos citar o terico Andr Bazin (1991), que pensa esse gnero como um deflagrador de mitos. Para ele, trata-se de uma narrativa simblica e arqueotpica que desfila tipos diversos que flutuam nas possibilidades imaginativas da histria humana. Bazin ainda afirma que a luta do bem contra o mal, presente nos filmes clssicos do Western, inclui a possibilidade de valores totais, a

presena explcita de salvadores e vtimas, a presena quase exclusiva de seres mitolgicos, todos disfarados na histria. Falando em mitologia, desenvolveu-se na maioria dos filmes da poca uma imagem da cidade corruptora, um local de perdio moral e brigas, o completo oposto da vida saudvel dos fazendeiros, como podemos ver em Os Brutos tambm Amam (1953) ou no j citado Matar ou Morrer, onde segundo Paraire (1994) os acertos de contas pessoas envenenavam a vida das cidades do Oeste e xerifes solitrios enfrentavam bandos de fora-da-lei que ameaavam as cidades. Outro smbolo clssico dos filmes de Western o cowboy. Embora atualmente poucos filmes do gnero sejam produzidos, essa figura tpica ainda faz parte do imaginrio coletivo de quem gosta de cinema. Um tipo que usa um chapu que dificilmente caa em meio s brigas nos saloons, com leno no pescoo usado pelos assaltantes de carruagens para cobrir o rosto, colete, cartucheira com o coldre que segurava o revlver preso coxa, e principalmente seu cavalo. Pelo lado psicolgico, o heri clssico dos Westerns tem sempre a honra e a coragem destacadas em sua personalidade. Ele sempre um bastio dos bons costumes e representa o que h de correto e na sociedade daquele tempo. Luta sempre pela justia, embora s vezes no tenha o apoio dos outros para tal. Seus defeitos so minimizados e as qualidades realadas.

O heri composto do monomito uma personagem dotada de dons excepcionais. Frequentemente honrado pela sociedade de que faz parte, tambm costuma no receber reconhecimento ou ser objeto de desdm. Ele e/ou o mundo em que se encontra sofrem de uma deficincia simblica. Nos contos de fadas, essa deficincia pode ser to insignificante como a falta de um certo anel de ouro, ao passo que, na viso apocalptica, a vida fsica e espiritual de toda a terra pode ser representada em runas ou a ponto de se arruinar. (Campbell, 1949, p.21)

J no novo western, chamado por alguns de western realista, feita uma ruptura desse maniquesmo presente na estrutura da maioria dos personagens do western clssico. O bem e o mal no so to bem definidos e tons de cinza cobrem os heris e viles das histrias. Podemos exemplificar claramente essa afirmao com uma anlise

sobre o personagem principal do filme Meu dio Ser Tua Herana, (The Wild Bunch, 1969) de Sam Peckinpah. Trata-se da histria de uma quadrilha de foras-da-lei, liderada por Pike Bishop, que depois de um assalto que no deu muito certo, foge para o Mxico e acaba se envolvendo na sangrenta revoluo mexicana. O personagem Pike, interpretado por William Holden, um experiente pistoleiro que j cometeu muitos crimes mas deseja muito se aposentar da vida clandestina. Ao decorrer da trama, o espectador passa a se identificar com ele, pois no v crueldade no personagem, e sim um senso de amizade, coragem e confiana onde sua atividade ilegal j no passa a ser vista como algo fora da lei. Ao final do filme, o espectador passa a torcer por Pike e seu grupo. Nesse caso, os papis de mocinho e vilo se misturam.

De fato, o novo western caracteriza-se por certos pontos que no so modificaes de detalhe, mas uma verdadeira subverso do gnero. A atitude com relao aos ndios totalmente modificada, assiste-se, alm disso, a um progresso do realismo na representao das cenas de amor e de violncia; finalmente, a renovao de interesse pelo conflito psicolgico em detrimento da ao pura, alguns aspectos bem documentrios e uma viso ecolgica mais marcada acabam por fazer o western voltar-se para uma forma e um contedo novos. (Paraire, 1994, p.60)

Portanto, ao longo de sua existncia, esse gnero conseguiu contar, s vezes de forma deformada e em seguida de forma restituda, as razes histricas pelas quais foi fundada a nao americana. Milhares de produes foram feitas por atores, diretores e produtores para mostrar essa histria baseadas em fatos reais ou fictcios, mostrando um passado pico e glorioso ou ao contrrio, explanando as deturpaes do passado, tentando destruir o patriotismo americano e mostrando uma dura realidade: o genocdio dos ndios. A verdade que o gnero desgastou-se. Mesmo Paraire (1994), em sua obra O Cinema de Hollywood, confirma essa ideia ao afirmar que ao destruir a razo de ser dos westerns, exaltao pica do passado dos pioneiros, os diretores do novo western trouxeram o gnero de volta dura realidade da histria. Ao fazer isso, condenaram-no,

ao mesmo tempo em que salvaram a honra de Hollywood, provando que o cinema americano capaz de tudo, inclusive de autocrtica. Ainda assim, o cinema hollywoodiano atual continua produzindo filmes do gnero, alguns sendo consideradas grandes produes com astros da indstria americana, como O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford (2007) com Brad Pitt, Bravura Indmita (2010) refilmada com Jeff Bridges e Matt Damon e por fim Django Livre (2012) com Leonardo DiCaprio e Samuel L. Jackson. Esse renascimento do gnero e suas modificaes, tomando com base o ltimo filme citado acima, ganhador do Oscar de melhor roteiro, um dos pontos que iremos abordar com mais calma no decorrer da pesquisa. Atravs do decorrer do tempo, da forma de narrar e criar personagens e da evoluo do Western pretende- se analisar por que caminhos o gnero vai seguir, se ele ainda est vivo para a indstria e para os espectadores e se ainda um grande catalisador do entretenimento cinematogrfico hollywoodiano.

3- OBJETIVOS

Os objetivos do presente estudo sero apresentados sob a forma geral e especfica. 3.1- Geral: Analisar as modificaes do gnero Western ao longo dos quase noventa anos de sua existncia Colar Grau

3.2- Especfico: Explicar a importncia do Western no cinema Hollywoodiano como narrador da fundao dos Estados Unidos como nao unificada Caracterizar os subgneros do Western que sero estudados durante a pesquisa, definindo as diferenas e as semelhanas entre eles Entender como e por qu o gnero passou por tantas mudanas desde os anos 20 at a atualidade Analisar criticamente trs obras do Western que definem claramente o perodo que representam na histria cronolgica do gnero: Matar ou Morrer (1952), Meu dio Ser Sua Herana (1969) e Django Livre (2012) Avaliar os filmes acima citados quanto narrativa Avaliar os filmes acima citados quanto composio de personagens Descrever o momento atual do Western no cinema americano

4- METODOLOGIA

No primeiro momento iremos fazer um estudo do gnero Western. Por se tratar de uma parte extremamente importante da indstria cinematogrfica de Hollywood, importante que se passe pela trajetria do gnero desde os anos 20 at a atualidade, contextualizando a pesquisa. Sua comparao com outros gneros predominantes, como o Noir e o melodrama, os principais filmes de cada dcada, os diretores e os atores que marcaram o gnero. O estudo tambm ser voltado para a pesquisa bibliogrfica, de modo a dar uma base terica ao trabalho. Alm de livros sobre a histria do cinema de Hollywood iremos nos voltar a literaturas que abordem temas como a linguagem e a narrativa presentes no cinema clssico, a composio dos personagens de fico e estrutura de roteiro. Alm disso, monografias e artigos, que se relacionam com o tema, sero utilizados. Com a base terica para a anlise e comparao entre os subgneros do Western, iremos analisar criticamente os filmes que representam melhor esses perodos e se encaixam no objeto de estudo. Para fins metodolgicos, essa pesquisa pretende tomar como objeto de estudo trs obras: Matar ou Morrer, lanado em 1952 e dirigido por Fred Zinnemann, Meu dio Ser Sua Herana, de 1969 e com direo de Sam Peckinpah, e Django Livre, filme de 2012 com roteiro e direo de Quentin Tarantino. Nessas obras ser analisada a estrutura do roteiro, os personagens presentes na trama, a narrativa empregada e importncia que teve para o cinema. A inteno identificar as modificaes do gnero, o que mudou na forma como contar a histria como a prpria estrutura da trama em si e como o espectador enxergava o western como gnero de entretenimento do cinema americano.

5- SUMRIO PRELIMINAR

1- Introduo

2- O Gnero Western 2.12.22.3A histria do Western no cinema americano O Western Clssico O Novo Western ou o Western Realista

3- Metodologia 3.1- A Narrativa 3.2- Os Personagens

4- Anlise Estrutural dos Filmes 4.1- Matar ou Morrer 4.1.1 Introduo e Ficha Tcnica 4.1.2 O Filme 4.1.3 Anlise do Filme 4.1.4 Anlise dos Personagens

4.2- Meu dio Ser Sua Herana 4.2.1 Introduo e Ficha Tcnica 4.2.2 O Filme

4.2.3 Anlise do Filme 4.2.4 Anlise dos Personagens

4.3- Django Livre 4.3.1 Introduo e Ficha Tcnica 4.3.2 O Filme 4.3.3 Anlise do Filme 4.3.4 Anlise dos Personagens

5 - Concluso 6- Anexos 7- Referncias

6- REFERNCIAS PRELIMINARES

PARAIRE, Philippe. O Cinema de Hollywood. So Paulo: Editora Martins Fontes, 1994. MARTIN, Marcel. A Linguagem Cinematogrfica. So Paulo: Editora Brasiliense, 2013. COSTA, Antnio. Compreender o Cinema. So Paulo: Editora Globo, 2003. GOMES, Paulo Emlio Salles. ROSENEFELD, Anatol. CANDIDO, Antnio. PRADO, Dcio. A Personagem de Fico. So Paulo: Editora Perspectiva, 1968.

RAMOS, Ferno Pessoa. Teoria Contempornea do Cinema, Volume II. So Paulo: Editora Senac So Paulo. CAMPBELL, Joseph. O Heri de Mil Faces. So Paulo: Editora Pensamento, 1949. BORDWELL, David. O cinema clssico hollywoodiano: normas e princpios narrativos. In: RAMOS, Ferno (org.), Teoria contempornea do cinema: documentrio e narrativa ficcional, vol 2. So Paulo: Senac, 2005, pp. 277-301.

BAZIN, Andr. O Cinema: Ensaios. So Paulo: Editora Brasiliense, 1991.

Vous aimerez peut-être aussi