Vous êtes sur la page 1sur 4

Exerccios de Histria Grcia Antiga

Exerccios sobre Grcia Antiga com Gabarito


Exerccios sobre Grcia Antiga com Gabarito para Alunos do Ensino Mdio e Fundamental. Atividades sobre Grcia Antiga e Questes com Respostas sobre Histria Antiga da Grcia.

1) Descreva as caractersticas do relevo da Grcia: Resposta: O relevo desta regio bastante acidentado e formado por diversas cadeias de montanhas, o que dificultava a comunicao terrestre. O litoral, por sua vez, bastante recortado, salpicado de pequenas ilhas e com excelentes portos naturais. 2) Como o relevo grego influenciou na formao das cidades-Estado? Resposta: As dificuldades em estabelecer contatos internos contriburam para que a Grcia antiga fosse constituda por cidades independentes, cada uma com sua prpria organizao social e poltica. 3) Quais seriam elementos de unidade entre as cidades-Estado? Resposta: A lngua e a religio eram elementos de unidade entre as cidades-estado. 4) Qual foi a importncia dos Drios durante o perodo micnico? Resposta: A chegada dos Drios, que no se integraram pacificamente s populaes locais e cujo poder de destruio levou parte dos antigos habitantes da Grcia a migrar para outras regies. Essa migrao diminuiu a vida urbana e ruralizou a sociedade formando os cls.

5) O que era cultivado na agricultura grega? Resposta: Na Grcia cultivavam-se cereais, videiras e oliveiras. Criavam-se cabras, ovelhas e porcos.

6) Descreva a organizao social no perodo micnico? Resposta: Era organizada atravs dos cls. Cada cl cultuava um ancestral comum, o patriarca. O trabalho era dividido de maneira coletiva. 7) Como foi a crise ocorrida no perodo arcaico na Grcia? Resposta: O crescimento da populao e a escassez de terras frteis provocaram uma grave crise, que desagregou comunidades baseadas no parentesco e levou diviso das terras. 8) Como se deu o processo de formao das pleis? Resposta: As populaes foram abandonando as comunidades e instalando-se perto das muralhas. Esse processo deu origem s pleis. 9) Como era organizada a sociedade durante o perodo arcaico? Resposta: A sociedade organizada em Basileus (um rei) tinha um conselho consultor formado por nobres e uma assembleia de guerreiros. Mulheres, escravos e os estrangeiros no tinham direitos civis ou polticos. Exerccios de Grcia Antiga - Histria Antiga 10) Descreva as inmeras formas de governo que existiram na Grcia Antiga: Resposta: Oligarquia (governo de poucos), democracia (cidados com participao poltica), tirania (governo de um nico homem). 11) Descreva as principais caractersticas da religio grega e como ela est relacionada com as cidades-estado? Reposta: Eles eram politestas. Cada cidade cultuava um Deus, mas tinha os Deuses que eram cultuados por todas as cidades, por exemplo: Zeus. Os rituais entre as cidades tambm se assemelhavam. Os Deuses possuam caractersticas humanas. Os gregos acreditavam que os Deuses interferiam no dia-dia, por isso, cultuavam os Deus atravs de rituais para obter sorte.

12) Cite trs deuses gregos e seus significados: Atena Deus da inteligncia; Artemis Deusa da caa; Apolo deus da beleza. 13) O que a mitologia? Resposta: conjunto dos mitos de determinado povo. 14) O que eram os heris ou semideuses? Resposta: Filhos de Deuses com humanos. Eles se distinguiam por aes extraordinrias, feitos e proezas que estavam acima de qualquer capacidade de qualquer mortal.

15) Qual o legado esportivo da Grcia antiga para os dias atuais? Resposta: Os jogos olmpicos. 16) Quais eras as duas principais pleis da Grcia? Reposta: Esparta e Atenas. 17) Como era organizada a sociedade espartana? Resposta: Esparta era extremamente dividida. Havia uma elite reduzida (espartata). Existiam os hilotas, povos subjugados pelos espartanos e periecos (pequenos proprietrios de terra). Todo espartano masculino tinha que passar parte da vida a servio do exrcito. 18) Qual era o seu sistema de governo? Resposta: O sistema de governo de Esparta era oligrquico. 19) Como as inquietaes da sociedade ateniense ajudaram em transformaes sociais? Resposta: Ao mesmo tempo que comerciantes e artesos questionavam o domnio poltico dos proprietrios de terras, os antigos cidados que haviam sido escravizados por dvidas tambm estavam insatisfeitos. A presso destes grupos acabou gerando reformas por alguns legisladores. 20) De qual maneira nasceu a democracia ateniense? Resposta: Primeiro o processo de consolidao da democracia ateniense comeou com a proximidade entre tiranos e os grupos populares. Entretanto, as camadas mais humildes no tinham tempo para se disponibilizarem a poltica, porque precisavam trabalhar para sobreviver. Com Pricles, esta questo foi solucionada, pois os homens pblicos passarem a ser remunerados.

21) Como ficou a diviso social na democracia ateniense? Resposta: Havia trs grupos: os cidados (os homens atenienses), os metecos (estrangeiros e descendentes) e os escravos. 22) A mulher na Grcia possua participao na democracia ateniense? Justifique: Resposta: No. Na Grcia, as mulheres, os escravos e estrangeiros no tinham direitos polticos. 23) Descreva a educao ateniense e espartana: Resposta: Esparta educao voltada para guerra; Atenas educao artstica e fsica. 24) O que significa a Idade de Ouro ou o sculos de Pricles? Resposta: Foi o perodo de maior esplendor de Atenas sob o comando de Pricles. 25) O que foi a Guerra do Peloponeso?

Resposta: Guerra pela hegemonia da Grcia entre Esparta e Atenas. 26) Qual foi a importncia de Alexandre, o grande? Como suas aes serviram para difundir a cultura grega? Resposta: Ele formou um grande imprio da antiguidade dominando inmeros outros imprios. Por ter tido a educao grega, Alexandre difundia por todo seu imprio a cultura grega.

Vous aimerez peut-être aussi