Vous êtes sur la page 1sur 6

ESTGIO SUPERVISIONADO II Professora: rika Porto Xavier Aluna: Ianne Arajo FIXADOR INTERNO

11/08/06

Os fixadores internos so muitos utilizados nos diversos casos de fraturas, oferecendo diminuio de complicaes e minimizando os danos biolgicos para o osso. PARAFUSOS So usados para fixar placas ou aparelhos semelhantes no osso, e tambm como parafusos de compresso, unindo os fragmentos sseos. Existem vrios tipos de parafusos, sendo diferenciados pela maneira que so inseridos no osso, sua funo, seu tamanho e o tipo de osso para o qual so feitos. Ns diferenciamos entre parafusos autoperfurantes e no autoperfurantes, parafusos de compresso e parafusos corticais e esponjosos para grandes e pequenos fragmentos. Os parafusos autoperfurantes so aqueles que podem ser introduzidos no osso simplesmente aparafusando-os, sendo ,portanto, diferente dos parafusos no autoperfurantes, que alm de precisar de um orifcio para penetrar tambm precisa de um corte na cortical do osso. Os parafusos corticais podem ser de diversos tamanhos: 1,5mm; 2,0mm; 2,7mm; 3,5mm e 4,5mm. Estes tipos de parafusos no so autoperfurantes. Os parafusos para osso esponjoso so caracterizados por um cerne relativamente fino e uma rosca larga e funda. Este parafuso tem uma fora de pegada consideravelmente maior no osso trabecular fino, o qual caracteriza as reas metafisrias e epifisrias do osso. So desenhados como parafusos no autoperfurantes. Existem em tamanhos para fixar pequenos fragmentos- 4,0mm e 6,5mm para grandes fragmentos.

H um outro tipo de parafuso- parafusos maleolares, que foram desenhados especialmente para a fixao do malolo medial. A colocao de um parafuso deve ser feita quando o alinhamento sseo j esteja restaurado, tendo o cuidado de preservar a continuidade ssea, para que ele no perca a sua capacidade de suporte de cargas. Enquanto houver espao entre os fragmentos, seja quo pequeno for, a carga transmitida atravs da placa, de um fragmento de osso ao seguinte. As superfcies de fratura se movero uma em relao outra e a placa ir atuar como dispositivo de sustentao de carga. A estabilidade da fixao depende da rigidez da placa e da fora de pegada dos parafusos. A maneira mais efetiva de restaurar a continuidade estrutural colocar os fragmentos do osso no apenas em contato, mas tambm sob compresso, permitindo a transferncia direta da carga de um fragmento de osso ao outro. E isto feito com um parafuso de compresso. Sempre que houver dois fragmentos de osso cujo tamanho e geometria permitem fixao com parafuso de compresso, este deve ser usado. A sua principal aplicao est na reconstruo de fraturas epifisrias e metafisrias intraarticulares. Na prtica, a fixao unicamente com parafusos de compresso reservada para ossos tubulares curtos, pois ossos como mero, fmur, rdio, ulna, esto sujeitos a to grandes foras, que a fixao com parafuso no suficiente, devendo ser combinada com um placa de proteo. PLACAS As placas so aparelhos que so fixados ao osso com a finalidade de proporcionar fixao. So diferenciadas pela sua funo: proteo ou neutralizao, placas de suporte ou escora, placas de compresso e placas em banda de tenso. A forma da placa uma adaptao anatomia local e no denota qualquer funo. Assim, placas retas ou anguladas podem funcionar como placas de proteo, de suporte, de compresso ou em banda de tenso. A denominao depende da funo biomecnica que a placa exerce.

A placa ponte tem a finalidade de manter comprimento e alinhamento, usada quando a fixao com parafusos de compresso dos fragmentos individuais resultaria na sua desvitalizao ou quando h um espao real e a placa usada para manter a posio relativa dos fragmentos. A unio destes fragmentos depender da formao de calo sseo. A placa-onda tambm utilizada em fraturas cominutivas graves. Esta flexionada na rea de cominuo, deixando uma distncia entre o crtex sseo e a placa, onde neste ponto inserido um enxerto esponjoso autgeno. As placas compressivas so placas que tornam possvel alcanar compresso axial pela combinao da geometria dos furos com a insero dos parafusos. So elas: placas semitubulares, um-tero tubulares e um-quarto tubulares (tero de cana) e placas de compresso dinmica ( DCPs ). As principais indicaes para placas semitubulares eram fraturas do rdio, e da ulna proximal, fraturas cominutivas do olcrano e fraturas da tbia distal ( topo de botina ). Hoje esta placa tem pouco uso, mas permanece til como banda de tenso no traumatismo em livro aberto da bacia e como placa de suporte em algumas situaes. Estas placas em banda de tenso so muito usadas em fratura de olcrano, patela e ombro. Ela funciona como uma mola que aproxima os traos de fratura atravs dos movimentos. No utilizada em fraturas cominutivas, mas em fraturas transversais. moldada artesanalmente em 8 e possui estabilidade absoluta. As placas um-tero tubulares so teis no tratamento de fraturas maleolares laterais e fraturas dos metacarpianos e metatarsianos. As placas um-quarto tubulares junto com as pequenas placas T e placas L, derivadas de placas de suporte, so usadas em cirurgia da mo. As placas DCPs representam um aperfeioamento importante em relao s placas de furos redondos. Ela uma placa autocompressiva e adaptvel a muitas situaes diferentes de fixao interna e pode ser usada como placa de compresso esttica, uma placa de compresso dinmica, uma placa de neutralizao e uma placa de suporte.

A placa DCP larga usada no mero e fmur; a DCP estreita tem seu uso nos ossos do antebrao, tbia e na pelve; a DCP de 3,5mm deve ser usada no rdio e na ulna e a DCP de 2,7mm usada com parafusos corticais de 2,7mm. A placa DCP permite a angulao de parafusos em todas as direes, possibilitando assim, uma melhor adaptao da direo do parafuso anatomia particular da fratura. Tambm facilita a insero de um parafuso de compresso oblquo atravs da placa, aumentando a estabilidade da fixao interna. recomendado em fraturas oblquas e transversas no fmur e tbia. Existem algumas deficincias na placa DCP, como a osteoporose induzida pela placa, pois h interferncia com o suporte sangneo do peristeo; a sua geometria no permite que um parafuso seja inclinado mais de 25 ; uma vez que a posio da placa escolhida e o primeiro furo perfurado, torna-se impossvel deslocar a placa no eixo longitudinal do osso; pode atuar como aumentador de estresse e contribuir para falha, devido revestimento frgil, etc. As placas anguladas -DCS e DHS- tm a vantagem do ngulo fixo, sendo mais resistentes. A sua desvantagem a dificuldade de insero. usada em fmur proximal, onde as placas com 130 so indicadas para fixao de fraturas intertrocanterianas e ocasionalmente para fraturas subtrocanterianas.

FIXAO COM HASTE INTRAMEDULAR Os princpios biomecnicos do tutor intramedular foram estabelecidos pela tcnica de fixao com haste intramedular introduzida por Kntscher em 1940. O tutor fornece estabilidade apenas relativa sem nenhuma compresso interfragmentria, onde o elemento de sntese neutraliza foras desestabilizantes. Nas fraturas estveis, no entanto, ela permite sustentao precoce de peso. A reabilitao funcional ativa possvel na maioria dos casos. No incio dos anos 50, Kntscher tambm introduziu a fresagem intramedular. Isto permitiu o uso de hastes que se ajustavam mais precisamente poro diafisria do canal medular e levou a uma fixao aperfeioada.

As indicaes so para fraturas mesodiafisrias transversas, assim como oblquas curtas de fmur e tbia. O bloqueio dinmico em apenas uma extremidade da haste melhora a estabilidade rotacional e ainda permite compresso axial e sustentao do peso. O bloqueio esttico em ambas as extremidades da haste proporciona controle timo da rotao e comprimento, mas a sustentao de peso pode ser perigosa at que a fratura tenha uma ponte e a haste seja dinamizada pela remoo de pinos de bloqueios relevantes. O tratamento ps-operatrio depende da estabilidade axial e rotacional alcanada pela fixao interna. Tanto para hastes femorais quanto tibiais, a vareta-guia o instrumento mais importante. Existe a vareta-guia de 3mm de dimetro, para osteossntese intramedular tibial e a vareta-guia de 4mm, recomendada em osteossntese intramedular femoral. O bloqueio das hastes efetuado em duas fases: bloqueio proximal e distal. Sempre executa primeiro o procedimento de bloqueio distal, depois faz-se o bloqueio proximal. importante frisar que este tipo de fixao tem uma incidncia muito grande de infeco.

FIOS INTRA-ARTICULARES Em alguns casos de fratura pode ser vivel fixar os fragmentos em um pequeno parafuso. Se no, um mtodo alternativo o uso de um arame percutneo de Kirschner. Este arame tem seu uso maior em fraturas da mo, falanges e metacarpos, onde o desvio pode ser reduzido cirurgicamente e o fragmento mantido na posio com um arame Kirschner, funcionando, portanto, tanto como uma tcnica de reduo de fraturas quanto para alinhamento de fragmentos. Este tipo de fixao deve ser retirado depois de 3 ou 4 semanas, quando a fratura estar estvel. Os fios de Kirschner quando empregados associados s cerclagens ou fixando fraturas supracondilianas so consideradas sntese do tipo tutor.

Bibliografia M.E.M et al. Manual de Osteossntese. 1 ed. So Paulo: Manole,1993.

Vous aimerez peut-être aussi