Vous êtes sur la page 1sur 27

tica e proftica nas Mitolgicas de Lvi-Strauss

293

TICA E PROFTICA NAS MITOLGICAS DE LVI-STRAUSS*


Renato Sztutman Universidade de So Paulo Brasil

Resumo: Este artigo intenta extrair das Mitolgicas de Claude Lvi-Strauss uma tica e uma losoa poltica (em princpio, amerndias). Busca-se aqui a um s tempo responder e estender a provocao de Pierre Clastres, para quem a anlise estrutural no teria se ocupado de tamanhas questes. Para realizar esta discusso, o foco ser dado em duas obras de Lvi-Strauss: As origens dos modos mesa, o terceiro volume das Mitolgicas, e Histria de lince, a ltima das pequenas mitolgicas. Se a primeira nda com um excurso sobre a moral dos mitos, a segunda principia com uma reexo sobre a capacidade da mitologia de fornecer leituras da histria, por exemplo, o encontro com o mundo europeu. Essas leituras, de sua parte, devem estar na base do que a literatura etnolgica recente reconheceu como movimentos profticos. Palavras-chave: Claude Lvi-Strauss, tica, mitologia, profetismo. Abstract: This article focus Claude Lvi-Strauss reection on amerindian ethic and political thought. We suggest that we could read many passages of Mythologiques as if they contained sorts of replies as well as developments of some of Pierre Clastres provocations and critics directed to structuralism. We will analyse particularly two books: Les origines des manires table, Mythologiques third volume, and Histoire de lynx, the last of the petites mythologiques. The rst one ends with an interesting reection on the mythical moralism, while the second one starts with the problem of how amerindian mythologies can offer interpretations of history, interpretations of the encounter with europeans, for instance. These, we suppose, must be on the basis of what ethnological recent literature called prophetic movements. Keywords: Claude Lvi-Strauss, ethics, mythology, prophetism.

* Conferncia proferida em 28 de novembro de 2008 na Jornada Claude Lvi-Strauss: homenagem pelos 100 anos, organizada pelo Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social da UFRGS. O autor agradece a Beatriz Perrone-Moiss e a Stelio Marras pela sua leitura generosa.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

294

Renato Sztutman
Mas o que signica essa viagem de canoa em que o valor das respectivas posies pode mudar? Claude Lvi-Strauss, As origens dos modos mesa. [] possvel remontar s fontes losca e tica do dualismo amerndio. Ele se inspira, parece-me, numa abertura para o outro que se manifestou com toda clareza quando dos primeiros contatos com os brancos, embora estes fossem animados de disposies bem contrrias. Claude Lvi-Strauss, Histria de lince.

Com relao analise estrutural dos mitos, Pierre Clastres (2004, p. 316) armou, em um dos ltimos trabalhos que publicou e que contm um programa do que seriam seus estudos futuros, que ela ocultaria a dimenso tica e poltica do pensamento dos amerndios, o que implicaria a considerao dos mecanismos que cuidam para manter a sua sociedade indivisa e igualitria; os mitos chulupis, povo do Chaco paraguaio, constituiriam, desse modo, uma espcie de acautelamento discreto contra a desigualdade, extraindo de episdios plenos de absurdo uma moral propriamente poltica. Conclui Clastres (2004, p. 316): Os mitos se pensam entre si, como escreve Lvi-Strauss, mas eles pensam primeiro a sociedade: so o discurso da sociedade sobre si mesma. Em A fala sagrada (Clastres, 1990), dessa vez detido sobre a palavra dos xams ou profetas guarani, o autor examina como a exegese dos mitos efetuada por esses personagens pode se converter em discursos metafsicos e aes rituais, engajados tanto na constituio de uma tica comunitria e individual como na leitura de determinados acontecimentos histricos. Buscando iluminar uma dimenso segundo ele pouco explorada pela anlise estrutural, Clastres lana foco sobre a relao entre os mitos e a experincia ritual e xamanstica, mas tambm cotidiana , tratando de revelar neles uma pulso de recusa da diviso social, bem como a conjurao de um poder poltico separado e fundado na violncia, esse que poderia ser chamado de Estado. Os xams guarani se valem do mito, nesse sentido, para propagar valores ticos e polticos igualitrios e, muitas vezes, para impelir seus seguidores ao movimento migratrio em direo a uma terra sem mal, terra perdida desde tempos imemoriais, quando o pai dos gmeos Sol e Lua os teria abandonado indo instalar-se no rmamento.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

tica e proftica nas Mitolgicas de Lvi-Strauss

295

Em vista dessas questes lanadas por um discpulo apaixonado porm pouco obediente, proponho voltar para algumas passagens das Mitolgicas de Lvi-Strauss, nas quais as expectativas clastreanas quanto anlise dos mitos podem ser inesperadamente re-encontradas.1 Respondendo a muitos de seus crticos, Lvi-Strauss insiste no Finale de Lhomme nu (1971), ltimo volume da tetralogia, que os mitos dizem muito sobre a sociedade de onde provm, e o fazem na mesma medida em que revelam as operaes mais fundamentais do intelecto humano.2 Os mitos se pensam entre si ao mesmo tempo em que pensam a sociedade de onde provm, com a ressalva de que jamais pertencem a uma nica sociedade, pois o que mais prprio deles viajar por entre elas e, assim, transformarem-se. A viagem pela mitologia realiza-se no rio grande em que muitos povos se encontram, e faz com que nos deparemos com o que Lvi-Strauss reconheceu como um certo estado de esprito comum aos dois hemisfrios do continente americano. Do mesmo modo em que atendem s mesmas exigncias intelectuais que subjazem a qualquer forma de pensamento racional, os mitos revelam escolhas loscas e ticas prprias, por exemplo, recusando pensar a moral e o sujeito ao modo da maior parte das losoas ocidentais, e concebendo os acontecimentos fora de uma gramtica histrica teleolgica fundada em uma temporalidade linear. E o que subjaz a todas essas escolhas e isso enunciado com toda clareza em Histria de lince, que faz as vezes de posfcio reexivo das Mitolgicas propriamente o fato de os mitos amerndios transparecerem uma recusa da ideia de identidade, veiculando um elogio da diferena como possibilidade de existncia de todas as coisas, como um motor que transita entre a ideologia e a organizao sociopoltica, entre a ideia e a ao.3

Sobre a possibilidade de entrever uma tica e uma losoa poltica em Lvi-Strauss, Patrice Maniglier (2008, p. 38, grifo do autor, traduo de D. Pierri, L. Valentini e R. Manzi Filho) adianta: talvez pela mesma razo que o homem um animal simblico e um animal poltico. Com efeito, uma das maiores contribuies da antropologia lvi-straussiana semiologia geral consiste em pr em evidncia que, se um sistema de signos um espao nito de possibilidades, sua delimitao no se faz menos equvoca, habitada por um tremor no qual o impossvel se redene. Para uma discusso crtica a respeito dessa passagem de Lhomme nu, ver Eduardo Viveiros de Castro (2001a). Para uma discusso da dmarche lvi-straussiana em Histria de lince, ver, especialmente, os estudos recentes de Beatriz Perrone-Moiss (2006, 2008). Ver, a propsito da ideia de dualismo em perptuo desequilbrio, Viveiros de Castro (2008a, 2008b), Tnia Stolze Lima (2008) e Marcela S. Coelho de Souza (2008).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

296

Renato Sztutman

As passagens que pretendo iluminar aqui, e que me parecem revelar uma interessante articulao, pertencem ao terceiro volume das Mitolgicas, A origem dos modos mesa (Lvi-Strauss, 2006), concludo com uma reexo sobre uma losoa moral da boa distncia capaz de conduzir a um certo humanismo bem ordenado, e ultima das pequenas Mitolgicas, Histria de lince (Lvi-Strauss, 1993), na qual uma vocao de abertura ao outro conectada a uma ideologia bipartida um dualismo em perptuo desequilbrio podem nos aproximar, mas apenas nos aproximar se seguirmos os ensaios de Michel de Montaigne, dos modos pelos quais os povos amerndios conceberam e responderam a um acontecimento fatdico, o encontro com o mundo europeu, ocidental. A reexo sobre a moral imanente a tica que salta de um vasto conjunto de mitos sul e norte-americanos, e que est relacionada a uma necessidade de modelagem do sujeito, d passagem para uma meditao sobre a relao, estabelecida pelos amerndios, entre os episdios concebidos no mito e aqueles vividos na histria, por exemplo, entre a imaginao de uma separao entre demiurgos e humanos e o encontro entre brancos e ndios, acontecimento que pode ser lido e vivido de um modo por assim dizer proftico. Note-se que ao deslindar essa tica e essa proftica na anlise dos mitos amerndios, Lvi-Strauss acaba por sinalizar uma tica e mesmo uma proftica muito particulares. Tudo se passa como se este autor zesse o seu pensamento afetar-se pelo pensamento dos amerndios, fazendo brotar positivamente dessa espcie de confuso ou simbiose um coletivo franco-indgena, para usar a bela expresso cunhada por Beatriz Perrone-Moiss (2008). Tudo se passa como se, alm de descrito, ou melhor, parcialmente descrito, o pensamento amerndio servisse a Lvi-Strauss como operador de uma visada crtica ao pensamento ocidental moderno, sobretudo no que diz respeito aos modos pelos quais este fundamentou uma conduta relativa alteridade e ao trato do homem com o mundo natural. E no seria surpreendente concluir que Lvi-Strauss integra ao seu pensamento sobre a alteridade toda a relao com isto que se convencionou chamar de natureza. Tratar todas essas questes de modo puramente abstrato perder de vista o raciocnio particular das Mitolgicas, todo ele efetuado por meio de uma imagstica, de uma lgica do sensvel, das formas, dos intervalos

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

tica e proftica nas Mitolgicas de Lvi-Strauss

297

temporais. Os mitos, j escrevia Lvi-Strauss no texto programtico de 1955,4 operam por meio de imagens, que se desguram umas nas outras e decolam de sua base lingustica. So, nesse sentido, como poemas, mas no o so plenamente, pois diferena desses, que se fazem valer pela sua intraduzibilidade, os mitos tm como propriedade fundamental a transformao de suas mensagens, cdigos e armaes. Uma das imagens mais importantes de As origens dos modos mesa a da viagem de canoa de Sol e Lua, evocada por uma srie de mitos amaznicos e que ressoa fortemente em mitos norte-americanos. O fato de os astros alocarem-se cada qual em uma das extremidades do barco que navega por cursos horizontais ou verticais nem sempre regulares remete ao tema da boa distncia passvel, codicvel de maneiras diversas. Mas o que signica essa viagem de canoa em que o valor das respectivas posies pode mudar?, pergunta-se Lvi-Strauss (2006, p. 122). Em Histria de lince, outra imagem da dualidade explorada, dessa vez a dos gmeos que ao se diferenciarem um do outro perfazem um movimento de separao entre as esferas do cosmos. Esse tema encontrado sobretudo em mitos tupi-guarani, ressoando fortemente em outros povos sul e norteamericanos, e apresentando uma interessante anidade com as guras antitticas do vento e do nevoeiro, que surgem na mitologia do Noroeste da Amrica do Norte. Tanto no caso dos gmeos antitticos como no par vento e nevoeiro, a ao de um dos polos desfeita pela do outro, revelando um dualismo em perptuo desequilbrio, no qual os polos so incessantemente recriados. No nal de As origens dos modos mesa Lvi-Strauss alega que, se a lgica dos mitos se assemelha nossa (tal a tese forte de O pensamento selvagem, j exposta em A estrutura dos mitos), o mesmo no pode ser dito com relao sua moral; essa difere substancialmente da nossa atinando para uma outra espcie de humanismo e para uma outra concepo da subjetividade, todas dadas na recusa de uma separao radical entre o homem e o mundo

Trata-se aqui do artigo A estrutura dos mitos, publicado em Antropologia estrutural (Lvi-Strauss, 2008), que contm o programa da anlise estrutural do mito, apresentando, entre outras coisas, o conceito de mitema e a frmula cannica do mito. Lvi-Strauss atenta a para o fato de que a lgica do pensamento mtico revela uma dialtica sem sntese, em que contradies so resolvidas por novas contradies; o mesmo tema voltaria nas Mitolgicas aparecendo nos termos das losoas amerndias em Histria de lince.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

298

Renato Sztutman

natural.5 A losoa moral que se revela nas pginas de As origens dos modos mesa traduz em termos do comportamento humano o que pode ser expresso em termos csmicos, astronmicos e meteorolgicos. Da mesma maneira que preciso manter separados cu e terra para que no ocorra uma conjuno ou disjuno catastrca, preciso cuidar das relaes matrimoniais e das potencialidades dos corpos.6 Em O cru e o cozido (Lvi-Strauss, 2004), o primeiro volume das Mitolgicas, o problema da passagem do contnuo ao descontnuo se expressa fortemente nos mitos sobre a origem do fogo de cozinha, que aparece como possibilidade de mediao entre o plano terrestre e o celestial. Esses mitos, em sua maioria de origem j e bororo, expressam-se sobretudo num eixo espacial: para que cu e terra permaneam sucientemente separados, mas sem perder de vista sua conexo, faz-se necessria a mediao efetuada pelo fogo domstico, pela arte culinria. O excesso de mediao, ou melhor, a conjuno entre esses patamares provocaria um mundo queimado; j da sua ausncia resultaria um mundo podre, estado de incomunicabilidade. Em As origens dos modos mesa, o eixo privilegiado agora o temporal, e a separao que boa parte dos mitos selecionados enfatiza aquela entre dia e noite e entre as estaes, concomitante ao aparecimento dos astros Sol e Lua e das constelaes. O estabelecimento das distncias espaciais cede lugar para o das periodicidades, que vo do cosmos aos corpos humanos, sobretudo os femininos. Todos esses elementos devem dispor-se em uma boa distncia, ou seja, no podem permanecer nem to prximos, nem to distantes, e isso envia diretamente
5

Se a base do naturalismo moderno consiste em associar o humano ao animal da toda a teoria da evoluo das espcies e do homem, que nasce sobretudo com Darwin isso no signica uma extenso da moralidade para o mbito das relaes entre o homem e o assim chamado mundo natural. Como pontua Lvi-Strauss, uma das revolues prometidas pela antropologia (estrutural) seria a de dissolver a fronteiras entre as leis da fsica e as da moral, o que signica um deslocamento com relao prpria losoa kantiana. Cito uma meditao do autor a esse respeito: No nal do sculo XVIII Kant considerou que a maior aquisio da humanidade em seu tempo foi ter reduzido o mistrio humano do universo em dois termos: o cu estrelado sobre as nossas cabeas e a lei moral dentro de ns, e ele estava se referindo revoluo newtoniana, de um lado, e ao seu prprio trabalho, de outro. A segunda revoluo antropolgica ir talvez nos colocar em uma posio de ultrapassar essa dualidade e de compreender, de acordo aos mesmos princpios, o cu estrelado e a lei moral. (Lvi-Strauss, 1953, p. 350-351, traduo minha). Ora, a tal revoluo antropolgica no poderia ser vivel, em Lvi-Strauss, sem o dilogo com o pensamento amerndio, esse que deixa entrever essa outra moral, esse outro humanismo. Sobre o moralismo lvi-straussiano, confessadamente inspirado em autores clssicos como Michel de Montaigne e Jean-Jacques Rousseau, mas tambm na mitologia amerndia, ver especialmente Catherine Clment (1985).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

tica e proftica nas Mitolgicas de Lvi-Strauss

299

problemtica matrimonial e ao tema do casamento sensato. A boa distncia entre os patamares e entre os astros e constelaes tambm aquela que deve se dar entre os cnjuges de modo a evitar seja o incesto, sejam as unies perigosas. Com respeito a esse ltimo aspecto, despontam nos mitos guras do excesso e da transgresso, como mulheres vidas, amantes grudentas, homens com pnis imensos, todos eles pondo em risco a ordem das coisas por conta de unies improvveis entre coisas muito diversas. Se o tema do estabelecimento de intervalos, se a passagem do contnuo ao discreto diz respeito ao modo de operao dos mitos em qualquer tempo ou espao, em A origem dos modos mesa essa boa distncia associada a uma moral imanente prpria aos povos amerndios, a uma tica do decoro e moderao que salta dos mitos para ganhar a experincia, como podemos atestar nas referncias aos rituais de puberdade das moas, s prticas culinrias cotidianas e prpria organizao social. Uma das imagens mais profcuas que se empresta para expressar esse problema a da viagem de canoa de Lua e Sol, como aparece nos mitos amaznicos e de certos povos da Amrica do Norte. Segundo Lvi-Strauss (2006, p. 459), a canoa, esse objeto tcnico, evocado por separar e unir seres que, se cassem perto demais ou longe demais um do outro, deixariam os homens mergulhados na impotncia ou na insensatez. Os seres mticos em questo so idealmente Sol e Lua, cada qual devendo se situar numa das extremidades do barco, cujo meio preenchido por passageiros heterogneos geralmente animais que variam quanto ao nmero.7 Os passageiros podem ser tambm uma dupla de pescadores, um jovem e um velho, um heri poderoso e uma gura atrapalhada. Note-se que os personagens so sempre antitticos e devem manter-se em suas posies para garantir a embarcao. Um deles, geralmente associado ao Sol, senta-se na parte de trs do barco (popa), o que curioso, pois onde se posicionam na vida cotidiana mulheres e crianas. O percurso, que pode ser longo, diz respeito muitas vezes a um caminho que leva morada do Sol, o eixo horizontal tornando-se vertical; anal, nenhuma distncia pode ser maior do que aquela que separa a terra do cu.

O importante, alega Lvi-Strauss, que o esforo dos mitos amerndios consiste em reduzir a multiplicidade de personagens no interior da canoa dualidade das posies de dianteira e traseira, o que signica tambm uma reduo dos pequenos aos grandes intervalos. O autor envereda por uma complexa discusso sobre os sistemas numricos amerndios, pontuando as distines entre povos sul e norteamericanos, discusso que infelizmente no poder ser desenvolvida aqui.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

300

Renato Sztutman

Lvi-Strauss conclui, na ltima parte de As origens dos modos mesa, que a canoa ocupa a mesma posio lgica que o fogo domstico nos mitos de O cru e o cozido. Ambos perfazem um esforo de mediao entre extremos; no caso do fogo, entre o cu e a terra, entre o cru e o cozido; no caso da canoa, entre a proximidade e a distncia excessivas. Note-se aqui a passagem de uma mediao entre termos, efetuada pela lgica das qualidades sensveis, para uma mediao entre relaes, reveladora de uma verdadeira lgica das proposies (Lvi-Strauss, 2006, p. 171). A canoa que se move ao longo de um curso, uvial ou no, por vezes instvel, oferece a imagem de um equilbrio precrio, no livre de reveses, entre dia e noite, Sol e Lua, proximidade e distncia. Um equilbrio que teve de ser conquistado pondo m a um tempo no qual as periodicidades seguiam desgovernadas, sendo os dias e as noites interminveis ou de durao incerta. Outra imagem, complementar a essa, invade esses mitos, a dos rios de mo dupla, na qual o problema de tempo se traduz no espao. O conjunto de mitos amaznicos apresentado por Lvi-Strauss releva o contraste muito devido ao fato de proverem de regies equatoriais entre a simetria percebida entre a durao do dia e da noite com a assimetria vivida pela diferena na durao das viagens rio acima e rio abaixo. Como pode a mesma distncia ser percorrida em tempos to diversos? A essa indagao os mitos oferecem a imagem desses rios de mo-dupla, expresso invertida da canoa, nos quais a durao da viagem da ida equivalente de volta. A perda desse carter duplo dos rios, bem como a instaurao dos intervalos temporais entre noite e dia, coincide, nos mitos em questo, com a origem da vida breve, origem do envelhecimento e da morte, que no deixa de ser o estabelecimento de outra periodicidade, a da vida humana. realidade assimtrica vivida nos cursos dos rios, o mito oferece a imagem absurda e simtrica dos rios de mo-dupla. J a imagem mtica de dias e noites interminveis, eternos, assimtricos, vem para se contrapor realidade dos dias e noites de mesma durao. Tudo se passa como se para uma situao de equilbrio fosse necessrio contrastar uma situao de desequilbrio, da mesma maneira que o vivido exige que se conceba uma ordem que lhe seja invertida, o que por vezes poderia nos levar a crer que o absurdo o prprio vivido e no o imaginado. Eis aqui um mecanismo fundamental dos mitos e, particularmente, dos mitos amerndios. O equilbrio representado pela canoa ameaado a todo momento pela instabilidade do deslocamento, que pode faz-la virar e

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

tica e proftica nas Mitolgicas de Lvi-Strauss

301

que costuma acarretar uma inverso das posies. Desequilbrio e equilbrio revelam-se, tal como o par contnuo e o descontnuo, no numa relao linear, mas, como prope Viveiros de Castro (2008b, p. 3) em sua interpretao fascinante das Mitolgicas, num movimento em espiral prprio toda transformao mtica, um movimento a um s tempo reversvel e irreversvel, um perptuo desequilbrio.8 Haveria portanto uma alternncia entre fases de equilbrio e desequilbrio, de continuidade e descontinuidade, e essa pode ser compreendida como uma reversibilidade relativa.9 A canoa representa, em suma, a necessidade de arbitragem do prximo e do distante, do tempo que passa rpido demais e daquele se alonga em demasia; a oposio entre Sol e Lua que ela pe em cena signica nada mais do que a exigncia de oposio. Mas sempre uma boa oposio, aquela que no existe apenas para separar, mas tambm para unir, donde Lvi-Strauss representa a mediao efetuada pela canoa como aquela capaz de obter a interseco entre uma relao de conjuno e uma relao de disjuno. Ela tanto uma relao como outra, e isso implica a boa distncia, nem to grande nem to pequena. Na ltima parte de As origens dos modos mesa, Lvi-Strauss aproxima tais operaes e temas mticos realidade cotidiana e ritual da culinria. A culinria nada mais seria, nesse sentido, do que uma tecnologia de mediao que permite a passagem do no-elaborado ao elaborado, do cru ao cozido, do contnuo ao descontnuo. Mas ela tambm uma linguagem mais geral no sentido de que podemos falar numa culinria de pessoas, de meninas pberes, por exemplo, essas tambm em estado de transio visto como perigoso no apenas para elas mesmas. Da a necessidade de proibies e prescries comportamentais e alimentares rgidas, bem como de um perodo intermedirio de recluso responsvel por xar nos corpos vulnerveis uma srie de afastamentos internos. A culinria cotidiana e o ritual como culinria de pessoas analogia extrada do pensamento indgena, e no apenas uma metfora do autor consistem a um s tempo numa ao sobre o mundo natural sobre a

Em Claude Lvi-Strauss, fundador do ps-estruturalismo, texto de uma conferncia ainda indito, apresentado em outubro de 2008 na USP, Viveiros de Castro aprofunda essa interpretao geral das Mitolgicas. No haveria aqui, contudo, como esmiuar esse argumento. Note-se que se a preocupao dos mitos amaznicos produzir a simetria entre dia e noite, os mitos norte-americanos, cuja experincia remete a zonas bastante setentrionais, partem de um dilema diverso: evitar que a durao da noite e do dia sejam idnticas e que, por isso mesmo, o Sol, que no reluz noite, desaparea.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

302

Renato Sztutman

caa, a pesca e as plantas cultivadas e sobre as pessoas, os sujeitos. A culinria, apresentada no Pequeno tratado, penltimo captulo do livro, no se restringe aos ingredientes e aos modos de preparo dos pratos, mas tambm aos modos mesa, includos neles os modos de digesto e excreo. Os mitos evidenciam que modos inapropriados podem produzir catstrofes csmicas. Nesse sentido, toda essa culinria encerra uma educao moral, em que o objetivo disciplinar a desordem ou entropia latente tanto no cosmos como nos corpos, e em especial nos corpos femininos, esses que adquirem regras peridicas de modo anlogo ao mundo natural. As guras femininas, nas Mitolgicas, em especial em Do mel s cinzas (Lvi-Strauss, 2005), segundo volume, revelam a anidade com o tema do mel, esse alimento infraculinrio, pois que paradoxalmente dado pela natureza, logo instrumento da seduo que contm um perigo de reverso a um estado contnuo, de regresso natureza. Poderamos aqui acrescentar uma outra culinria de corpos, aquela qual se submetem os xams durante seu aprendizado inicitico, ele tambm repleto de prescries e proibies. Note-se que esses personagens esto associados a um elemento supraculinrio, duplamente mediado (pela secagem e pela incinerao), que o tabaco, outro protagonista de Do mel s cinzas, elemento mediador por excelncia entre o mundo humano e no-humano dos animais, espritos e divindades. Trata-se, no caso dos xams, do mesmo modo, de domesticar um corpo perigoso, pois que em constante conjuno com um mundo no-humano. A moralidade imanente veiculada nos mitos de As origens dos modos mesa encerra, portanto, uma imagem do sujeito algo estranha a boa parte das prticas tericas ocidentais. Para ns, diz Lvi-Strauss, o sujeito puro, toda a sujeira vem de fora, do mundo. Para eles, o perigo emana do interior dos corpos, que contm, digamos assim, foras subjetividades naturais ou sobrenaturais.10 O impuro o prprio sujeito, so as jovens pberes que se preparam para as regras, so os xams que contm dentro de si outras subjetividades. As primeiras devendo ser submetidas a um ritual sob controle coletivo, os segundos devendo adquirir um autocontrole. Meninas e xams no so ameaas apenas para si mesmos, mas para todo o universo, j que re-encenam

10

Note-se que essas oposies entre ns e eles so sempre heursticas. Lvi-Strauss mantm aqui seu dilogo crtico com Sartre (ver nota 12) e com uma tradio losca extensa centrada na imagem da autonomia do sujeito, mais precisamente, com a assim chamada losoa do sujeito.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

tica e proftica nas Mitolgicas de Lvi-Strauss

303

as transformaes narradas no mito, transformaes que continuam a ocorrer no tempo atual. Ao postular essa analogia corpo, sujeito e mundo, os mitos desenham a sua moral imanente. E a enunciao dessa imanncia nos livra da ideia de uma Moral rgida baseada em valores transcendentes, nos conduzindo a uma tica num sentido mais prximo ao atribudo por um lsofo como Spinoza, preocupado com modos de existncia imanentes, sempre dependente de afeces corporais.11 A moral imanente, a tica que escapa dos mitos recolhidos por Lvi-Strauss parte no da imposio de leis csmicas, e muito menos divinas, sobre os sujeitos, mas de uma srie de analogias entre o cosmos e os corpos. As regras de civilidade a que se refere Lvi-Strauss esto longe de serem leis propriamente ditas, visto que podem ser remodeladas conforme a situao, respondendo menos a mensagens foradas do que a cdigos livres, ou seja, sempre considerando as relaes envolvidas. Noutras palavras, os sujeitos no agem segundo leis csmicas preestabelecidas, mas concebem que sua prpria ao se faz absolutamente necessria para o estabelecimento das regras adequadas, da boa distncia. O lugar dos rituais na parte nal de As origens dos modos mesa , portanto, fundamental: preciso cuidar das meninas para que elas no produzam uma desordem csmica. Algo prximo ser encontrado nos mitos de Histria de lince: preciso incorporar os brancos em modelos dicotmicos para que a sua diferena desgovernada no resvale em uma catstrofe: a violncia e a desigualdade capazes de fazer colapsar cu e terra. Contra Jean-Paul Sartre, mais uma vez, Lvi-Strauss alega num dos ltimos pargrafos de As origens dos modos mesa:12 O inferno somos ns mesmos. Ou, dito de outro modo, o inferno o sujeito, heri da cosmologia sartriana. E extrai da uma lio de modstia uma espcie de moralismo imanente e ao mesmo tempo uma deferncia para com o ambiente em que vivemos:

11

12

nesse sentido que Gilles Deleuze (2002) ope em Spinoza o sentido da Lei como instncia transcendente que determina a oposio dos valores Bem e Mal do Conhecimento como potncia imanente que determina a diferena qualitativa dos modos bons e maus de existncia e aponta uma losoa prtica. Sobre o debate entre Lvi-Strauss e Sartre, ver o to lido captulo nal de O pensamento selvagem (LviStrauss, 1989), no qual Lvi-Strauss insiste que as concepes de sujeito e de histria defendidas por Sartre no so mais do que verses da mitologia particular dos modernos, ou seja, impassveis de serem generalizadas. Ver tambm um retorno mais recente sobre essa polmica (Lvi-Strauss, 1998).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

304

Renato Sztutman Neste sculo em que o homem teima em destruir inumerveis formas de vida, depois de tantas sociedades cuja riqueza e diversidade constituam desde tempos imemoriais seu maior patrimnio, nunca foi necessrio dizer, como o fazem os mitos, que um humanismo bem ordenado no comea por si mesmo. Coloca o mundo antes da vida, a vida antes do homem, o respeito pelos outros seres antes do amor-prprio. E que uma estadia de um ou dois milhes de anos nesta terra j que de todo modo h um dia de acabar no pode servir de desculpa para uma espcie qualquer, nem a nossa, dela se apropriar como coisa e se comportar sem pudor ou moderao. (Lvi-Strauss, 2006, p. 460).13

O humanismo bem ordenado aqui apresentado em um tom quase proftico eis mais uma variao sobre o tema lvi-straussiano do cataclismo, da entropologia, ou seja, de que toda ordem caminha ao caos e sua dissoluo14 soa como alternativa ao humanismo moderno, esse que preza por uma separao rgida entre o homem e o mundo, a natureza e a cultura, o sujeito e as coisas. A lio amerndia consiste em evidenciar que a fronteira entre o homem e o mundo mais tnue do que se pde imaginar, tudo o que resta a fazer, nesse sentido, estabelecer oposies e distncias adequadas entre as diferentes relaes de modo a evitar o caos e o silncio absolutos, de modo a criar formas.15 Ora, essas oposies e formas, eis a outra parte da mesma lio, no podem ser xas nem estveis.

13

14

15

Lvi-Strauss antecipa, ao nal de As origens dos modos mesa, argumentos da ecologia poltica e dos movimentos socioambientais. Em uma entrevista recente, Viveiros de Castro (2008c, p. 257) defende que a antropologia atual deve ajudar a ns ocidentais, modernos a abandonar uma perspectiva antropocntrica: Se a exigncia parece paradoxal, porque ela o ; tal nossa presente condio. Mas nem todo paradoxo implica uma impossibilidade; os rumos que nossa civilizao tomou no tm nada de necessrio, do ponto de vista da espcie humana. possvel mudar de rumo, ainda que isso signique muito daquilo que muitos considerariam como a essncia mesma da nossa civilizao. Nosso curioso modo de dizer ns, por exemplo, excluindo-nos dos outros, isto , do ambiente. Entropologia o neologismo empregado por Lvi-Strauss (1955) no nal de Tristes tropiques. Para uma discusso desse sentido da entropia, ver Mauro Almeida (1999) e Maniglier (2008). Essa devoluo do homem ao mundo est presente em ensaios anteriores de Lvi-Strauss, como aquele que faz uma homenagem a Rousseau em Antropologia estrutural dois (Lvi-Strauss, 1976). Lvi-Strauss recupera a a noo rousseauniana de piedade ou comiserao atentando que a identicao entre o homem e o mundo natural condio para o pensamento. Note-se, no entanto, que a noo de natureza em Lvi-Strauss permanece complexa. Philippe Descola (2004), por exemplo, refere-se necessidade de pensarmos duas naturezas em Lvi-Strauss. J Patrice Maniglier (2000) atenta para uma passagem, na obra do autor, na nfase de uma separao rgida entre homem e mundo natural para a contestao dessa fronteira na proposio de um novo humanismo, interminvel.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

tica e proftica nas Mitolgicas de Lvi-Strauss

305

Ao se contrapor ao humanismo e ao sujeito modernos, a losoa moral amerndia deslindada por Lvi-Strauss faz despontar um outro humanismo e uma outra subjetividade (uma outra corporalidade), abrindo possibilidades para uma outra maneira de agir sobre e, ao mesmo tempo, de ser agido pelo mundo. Trata-se de um humanismo para o qual a humanidade um atributo distribudo pelo cosmos e, nos termos perspectivistas propostos por Eduardo Viveiros de Castro e Tnia Stolze Lima, para o qual todo ser dotado de intencionalidade animal, planta, esprito, artefato pode ser sujeito.16 Trata-se, pois, de um humanismo interminvel, no dizer de Patrice Maniglier (2000, 2008), no menos de Lvi-Strauss do que dos amerndios, visto que o autor faz com que seu pensamento torne-se impregnado com o pensamento dos selvagens, fazendo deste uma alternativa a ns, uma lio para ns. Nesse sentido, esse humanismo interminvel seria capaz de apontar uma tica da coexistncia entre seres e mundos diversos, como sugere Catherine Clment (1985), ela tambm fascinada pelo carter profcuo da metfora da viagem de canoa de Lua e Sol. Examinemos agora a passagem do tema da losoa moral da boa distncia essa que est baseada em uma abertura ao mundo ao da ideologia bipartida dos amerndios essa que nos conduz a uma abertura ao outro. Ou seja, passamos da temtica da dissoluo do sujeito para a crtica da noo de identidade. Note-se, antes de tudo, que os mitos da viagem de canoa de Sol e Lua trazem a imagem dos gmeos antitticos e impossveis, que serve como chave para o argumento de Histria de lince. Tomemos alguns breves exemplos. Em um conjunto de mitos iroqueses, apresentados em As origens dos modos mesa, um gmeo malco faz a me morrer no parto e corta-lhe a cabea que, pendurada pela av, vira Sol ou Lua, dependendo da verso. De sua parte, o gmeo benco empreende uma viagem a leste com quatro animais para colocar os astros celestes em movimento e, assim, estabelecer as periodicidades e os afastamentos. Em um mito amaznico, tambm includo nesse volume, um dos gmeos consegue criar os rios de mo dupla, mas todo esse esforo em vo, pois que desfeito pelo outro, responsvel pela imperfeio do mundo.

16

A passagem de uma reexo sobre o perspectivismo como cosmologia amerndia para uma antropologia propriamente perspectivista discutida em Viveiros de Castro (2002, 2008a).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

306

Renato Sztutman

Note-se que na mitologia amerndia os gmeos antitticos no raro assumem a forma de Sol e Lua, e esses empreendem uma viagem ao cu. Esse o caso, por exemplo, dos mitos guarani, mencionados em ambos os volumes aqui tratados. Sol empenha-se em estabelecer distncias e dar formas ao mundo, ao passo que Lua, desastrado, perfaz um movimento inverso, de volta ao contnuo, e acaba sendo devorado por ogros, carecendo ser ressuscitado mais de uma vez pelo irmo, que a essa altura teria se transformado em uma espcie de xam, mediador entre os polos, transformador dos polos. Vemos a uma das expresses mais claras do desdobramento do dualismo em perptuo desequilbrio a que faz referncia Lvi-Strauss em Histria de lince. As imagens da viagem de canoa de Sol e Lua e a dos gmeos impossveis variam sobre o mesmo tema: de um lado, o equilbrio precrio deste barco bbado, que deve separar e unir a um s tempo elementos antitticos, de outro, o desequilbrio dinmico posto em ao pelo par de discuros, que nada mais faz do que desdobrar oposies, desenhando um movimento de recusa tanto da xidez como da identidade, e que proclama que todo Eu um outro.17 Se essa recusa por assim dizer ontolgica manifestava-se, nos excursos de As origens dos modos mesa, mais fortemente por meio de um problema tico, em Histria de lince, ela se revela atravs de um problema histrico. Por que, pergunta-se Lvi-Strauss, povos to afastados, da Amrica do Sul e do Norte, integraram os colonizadores os brancos to facilmente em sua mitologia? E ainda: por que a imagem dos gmeos antitticos , em muitos casos, boa para pensar tanto as relaes com esses personagens, como as respostas possveis s situaes nas quais eles se impem? Ora, essa facilidade, prope LviStrauss, diz respeito ao fato de que o lugar desses forasteiros s poderia estar pregurado numa mitologia apoiada sobre sistemas de pensamento baseados em princpios dicotmicos, que perfazem uma dialtica sem sntese. Tudo se passa como se uma diferena mnima implcita no par de gmeos que, no entanto, j diferem pela oposio mais velho/mais novo pudesse se desdobrar incessantemente de modo a produzir todas as formas de diferena, inclusive as mais extremadas, como entre homens e animais, humanos e deuses, ndios e brancos. Os brancos, estrangeiros radicalmente diferentes

17

A ressonncia da poesia de Rimbaud na obra de Lvi-Strauss bem poderia render um novo ensaio. Por ora, recordemos a anlise que esse autor faz do soneto Voyelles, em Olhar, escutar, ler (Lvi-Strauss, 1997), encontrando na sua composio um engenho prximo ao do pensamento mtico.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

tica e proftica nas Mitolgicas de Lvi-Strauss

307

com os quais se estabelecem relaes de profunda desigualdade eles so os donos das mercadorias, da tecnologia, das armas de fogo com as quais exercem violncia, etc. , tornavam-se pensveis no momento em que eram integrados a esquemas prvios de trato com a alteridade (humana e no-humana). Tudo se passa como se eles fossem convidados a integrar mais uma viagem de canoa pelos caminhos tortuosos do cosmos amerndio. Essa abertura ao outro, que permite o forasteiro desconhecido adentrar a canoa, no poderia deixar de ser um modo de regrar a distncia estabelecida com ele. O tema dos gmeos antitticos surge do cruzamento de dois conjuntos de mitos, as histrias de Lince e Coiote, ligadas aos mitos de origem do nevoeiro e do vento, dos povos da Colmbia Britnica, e a cosmogonia (termo no exatamente apropriado) dos Tupinamb do sculo XVI. O primeiro conjunto constitui a histria de dois personagens antitticos que so como gmeos. Semelhantes de incio, contudo, acabam por se diferenciar fsica e moralmente: Lince alonga o focinho de Coiote, este afunda o focinho daquele. Deixarei esse conjunto de lado. O segundo conjunto tem como ponto de partida as narrativas recolhidas por Andr Thevet na Frana Antrtica (Thevet, 1953). Em poucas palavras, Thevet conta a histria de uma sucesso de destruies e recriaes do mundo, tendo como protagonistas demiurgos, que so geralmente enganados pelos homens lanando sua fria sobre eles. Essas sucesses so acompanhadas de um desdobramento de oposies entre personagens antitticos: criadores e criaturas, brancos e ndios, aliados e inimigos. Esses personagens so muitas vezes irmos ou mesmo gmeos de mesmo sexo que se diferenciam. Tal o caso dos lhos de Sum, Aricut e Tamendonar, um de temperamento agressivo, o outro de ndole pacca. Outro par intrigante formado pelos lhos de uma mulher com um deus, Mara At, e Gamb. Essa gura feminina re-envia para o tema da avidez e do excesso que povoa as Mitolgicas. A sua histria bem conhecida. Devido ao seu comportamento displicente, ela abandonada pelo marido demiurgo, que parte ao rmamento. Seguindo sozinha na mata, estuprada e engravidada por Gamb depois de j estar grvida. Continuando o seu caminho, conversa com os lhos que traz no ventre at que se depara com um povo jaguar, que a devora, mas mantm as crianas, educando-as. Mais tarde, essas crianas vingaro a me e seguiro em busca do pai celestial, trilhando um caminho de echas que alcana o cu. ento que o irmo mais velho destaca-se por uma srie de criaes, interrompidas pelo mais novo, que pe tudo a perder, at que devorado por um

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

308

Renato Sztutman

ogro, devendo ser ressuscitado a todo momento. Assim como Lince e Coiote, senhor do nevoeiro e senhor do vento, o par de gmeos que muitas mitologias associam a Sol e Lua ope, de um lado, o demiurgo que promulga as regras do cosmos e separa os patamares e, de outro, o enganador que deseja promover um retorno ao tempo do mito, produzindo uma srie de quedas muitos menos denitivas do que a de Ado que asseguram, por outro lado, o movimento espiralado do mundo. Essa ideia de uma diferena irredutvel e propulsora de movimento tudo o que est feito pode ser desfeito, e todo o equilbrio no seno pausa momentnea do desequilbrio est na base da compreenso amerndia dos acontecimentos e, como prope Lvi-Strauss em Histria de lince, do acontecimento fatdico, o encontro com os brancos. J no relato de Thevet, colhido em meados do sculo XVI, lemos que os brancos so lhos do demiurgo Mara Monan, abandonado pelos seus. Lvi-Strauss sinaliza, portanto, que os brancos ocupam, em grande parte dessas mitologias, o lugar estrutural de um certo tipo de personagem que, abandonado pelos seus, retorna muito tempo depois na gura da opulncia. O que faz o mito integrar essas guras histricas num sistema de diferenas, por denio estrutural. E esse sistema pode ser muito bem vislumbrado a partir do tema da gemelaridade impossvel.18 O tema tupi encontra ressonncia em um conjunto de mitos timbira que Lvi-Strauss denomina sentena fatdica. Esses mitos focalizam o sacrifcio, por parte de parentes ou ans, de personagens dotados de poderes sobrenaturais, como o caso do Mara Monan do mito tupi. Tal acontecimento faz estourar uma separao, uma dualidade onde no havia, por exemplo entre deuses/heris e humanos ou entre brancos e ndios. Em um mito timbira, Auk, lho de (mais) uma mulher vida com Cobra, irrita os parentes maternos por causa de seus poderes sobrenaturais e queimado vivo. Retorna tempos depois como um homem muito poderoso. Nas verses iluminadas por LviStrauss, ele aparece como homem branco, dono das mercadorias, da tecnologia e, em algumas verses colhidas no sculo XIX, como o Imperador Dom Pedro II. Como em outros mitos, tal aquele narrado por Thevet, a sentena

18

Mais uma vez, vemos a anlise estrutural dos mitos recuperar a polmica com Sartre. Em Histria de lince, Lvi-Strauss avana na discusso a respeito dos regimes de historicidade no-ocidentais, no caso, amerndios. Para uma reexo interessante sobre os sentidos da histria em Lvi-Strauss, ver Goldman (1999).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

tica e proftica nas Mitolgicas de Lvi-Strauss

309

fatdica libera uma dualidade, remetendo armao implcita de que toda unidade contm uma dualidade e que, quando esta se atualiza, no importa o que se queira ou o que se faa, no pode haver igualdade entre as metades (Lvi-Strauss, 1993, p. 67). Assim como o motivo dos gmeos antitticos, o motivo da sentena fatdica envia para o dualismo em perptuo desequilbrio, que serve de motor para o pensamento amerndio oferecendo uma interessante chave de leitura da histria. Estamos aqui prximos do que Marshall Sahlins (1990) chamou de mitopraxis. Ao discutir o mito de Auk, Lvi-Strauss faz referncia anlise de Manuela Carneiro da Cunha (1987, p. 30) sobre o surto messinico canela (timbira) ocorrido em 1963, esse que poderia ser pensado como uma re-encenao do mito, virando-o pelo avesso. Lvi-Strauss no aprofunda aqui uma reexo sobre a relao entre mito e profetismo, limitando-se a compreender a estrutura do motivo da sentena fatdica. No entanto, no seria errneo armar que ao sinalizar que o mito oferece uma interessante chave de leitura da histria, ele aponta ali uma espcie de profetismo implcito. A inverso a que se refere Carneiro da Cunha (1987) consiste no fato de que o movimento proftico canela buscou um retorno ao tempo do mito, no qual os brancos identicados aos vizinhos desse povo no tinham se constitudo como tais, muito menos se apropriado da opulncia que passaram a deter. Ora, o retorno ao mito, profetizado pela chegada da irm de Auk, permitiria reaver o que foi perdido pelos ndios, mas para tanto seria necessrio submeter toda a sociedade a um estado liminar, capaz de negar o atual estado de coisas social e fazer com que as distncias sociais fossem abolidas, fundando uma nova ordem. Conforme Carneiro da Cunha (1987), o movimento proftico, inverso do mito, que mantm no momento o seu modelo o dualismo em perpetuo desequilbrio, diria Lvi-Strauss , nada mais seria do que uma resposta a um s tempo poltica e cognitiva imensa desigualdade vivida entre brancos e ndios. Desigualdade que deve resvalar para uma situao de boa distncia, algo que pode ser obtido, nesse caso extremo, por meio de uma suspenso temporria das regras para refund-las em outro plano. Permito-me aqui mais um parntese. O conjunto de mitos da sentena fatdica envia para o tema da m escolha, que se espalha por todas as terras baixas da Amrica do Sul e que se revela capaz de incorporar o episdio da origem ou da separao dos brancos. Uma das atualizaes mais expressivas desse mito diz respeito s diferentes escolhas realizadas por ndios e brancos

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

310

Renato Sztutman

no tempo do mito, quando de seu afastamento denitivo. Os primeiros escolhem o arco, e os segundos as armas de fogo, hipstase de seu poder destrutivo.19 Mitos como esse podem estar na base de um certo fervor proftico, assemelhando-se por vezes aos cargo cults melansios, que, centrados na manipulao de artefatos ocidentais, programam um retorno ao tempo primordial, na retomada de algo que teria sido perdido, bem como uma inverso da posio assimtrica que favorecia os brancos. O exemplo canela descrito por Carneiro da Cunha (1987) seria, nesse sentido, bastante ilustrativo. Por outro lado, mitos como esse podem apenas embasar uma reexo e uma postura ticas, visto que equacionam as tecnologias dos brancos a um poder destrutivo e mesmo malco, tendo na deciso de abrir mo das armas uma deciso menos inbil do que sbia, revelando o apreo a um sistema de valores julgado correto, capaz de neutralizar determinados perigos e excessos. O fervor proftico e o aprofundamento tico seriam, pois, duas possibilidades inscritas no mito podendo ser imaginadas, elas tambm, como em perptuo desequilbrio. O caso guarani, vislumbrado entre outros pelo casal Pierre e Hlne Clastres, um bom exemplo disso. Outro profetismo, desencadeado no comeo do sculo XVI no Mxico, trazido baila por Lvi-Strauss no nal de Relendo Montaigne, penltimo captulo de Histria de lince. Lvi-Strauss lana foco ao episdio em que o conquistador sanguinrio Cortez e seus homens so recebidos com todas as regalias por Montezuma, chefe supremo dos antigos mexicas, uma vez que este reconhece neles o retorno de Quetzacoatl, deus tolteca. Prestes a serem conquistados pelos espanhis, os mexicas rememoravam o perodo em que eles tambm se viam na posio de conquistadores, desta vez dos antigos toltecas, e isso vinha na forma de uma profecia, que identicava os europeus opulentos e sua fria ao deus vencido e sua prole. Lvi-Strauss destaca um

19

Ver, sobre esse propsito, anlise de uma narrativa como essa em um artigo de Stephen Hugh-Jones (1988). Tal anlise retomada por Viveiros de Castro (2001b) em seu comentrio a um conjunto de narrativas indgenas sobre a origem dos brancos. Viveiros de Castro atenta que os mitos de origem dos brancos so muitas vezes a transformao de um outro conjunto mtico, o da origem da vida breve. Em ambos os casos, tematiza-se a perda de capacidades criativas-transformacionais: de um lado, a perda da longevidade, da imortalidade; de outro, a do conhecimento curativo e tecnolgico, da opulncia material. Vale lembrar que nessa mitologia sobre a origem dos brancos, o branco menos um personagem histrico do que algum que ocupa uma posio estrutural. Ver, nesse sentido, anlises intrigantes sobre a interface entre o mito e a histria de Dominique Gallois (1994) e Oscar Calavia Saez (2000).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

tica e proftica nas Mitolgicas de Lvi-Strauss

311

aspecto de Quetzacoatl, que permite a conexo com as representaes mticas tratadas at ento. O caso mesoamericano no se afastaria dos demais, comprovando a vigncia de um estado de esprito comum a todos os povos do Novo Mundo e a persistncia da rocha matriz da mitologia americana (Lvi-Strauss, 1993, p. 200-201). Lvi-Strauss escreve:
Se os povos da America setentrional assimilavam os gmeos a animais, ursos ou salmes, em asteca a palavra coatl possui o duplo sentido de serpente e de gmeo. O nome do deus Quetzacoatl pode, portanto, ser interpretado ao mesmo tempo como Serpente Emplumada ou Gmeo Magnco sendo esta ltima acepo talvez proveniente do fato de que, no registro astronmico, Quetzacoatl representava o planeta Vnus, gmeo sob seus dois aspectos de estrela vespertina e estrela matutina. (Lvi-Strauss, 1993, p. 202).

Temos aqui uma relao dialtica que permanece carente de sntese: de um lado, uma oposio mxima entre um ser do baixo e outro, do alto e uma oposio mnima os gmeos.
O nome Quetzacoatl conotaria, assim, o limite superior e o limite inferior da categoria de oposio. [] O deus representa sozinho um gmeo entrando, por assim dizer, em divergncia como o fazem os gmeos de todos os mitos americanos, cujas respectivas origens e naturezas diversas afastam progressivamente um do outro. (Lvi-Strauss, 1993, p. 202).

Os mexicas ou astecas, diferena dos povos das terras baixas sul-americanas, mantiveram os gmeos unidos na gura dual de um deus, de onde provm todo o poder capaz de se transgurar em algo como um Estado , mas tambm toda a possibilidade de sua destruio. Com efeito, entre povos da Columbia Britnica, como os kwakiutls, encontramos essa atribuio de carter divino aos gmeos, mas, de modo prximo ao que lemos no Mxico, sustenta-se o perigo potencial que deve ser, portanto, contornado por uma srie de cuidados e esforos rituais, que incluem o sacrifcio animal e humano. Como sugere Serge Gruzinski (1985), em seu Les hommes dieux do Mxique, as personicaes de Quetzacoatl integram o panteo nahua de homens-deuses que so entronizados, reinam, e depois so destitudos, prometendo retornar. So empoderados e depois destrudos, na mesma medida em que

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

312

Renato Sztutman

so a um s tempo divinos e perigosos. Isso, para o autor, revela uma losoa poltica por meio da qual podemos compreender as diversas manifestaes profticas, que eclodiram entre os sculos XVI e XVIII, durante o perodo colonial, e que ocorriam de preferncia em momentos de vcuo ou concentrao do poder, o que seria revelador de uma estrutura de longa durao, para usar uma expresso cara aos historiadores. Nas palavras de Gruzinski (1985, p. 17, traduo minha): O homem-deus constitui a expresso original e suprema do poder poltico e, de fato, de todos os poderes. No apenas no lugar do soberano, ele irradia sua fora divina, mas ele o deus sem com isso, por paradoxal que possa parecer, perder sua prpria identidade. O pano de fundo da identicao de Cortez e seus homens ao deus tolteca, em 1519, condiz a um movimento brutal de centralizao poltica, estado que o pensamento desses ndios postula que no pode durar, j que no obedece lgica de alternncia de poderes divinizados. Sabemos com Gruzinski, mas tambm desde Robert Lowie (1948), que os astecas no constituam um imprio propriamente dito, e sim uma liga de trs povos que no fugiria feio separatista da maior parte dos povos americanos; tampouco seus lderes poltico-religiosos seriam dotados de um poder divino absoluto, submetendo-o a mecanismos programados de contestao. Em Historia de lince, Lvi-Strauss (1993, p. 82) retoma um longo debate sobre a relao entre o concebido e o vivido, alegando que o mito sempre traz implcito uma teoria do ritual, este que tem por origem e condio um retorno do homem natureza, ou, se preferirmos, um retorno ao contnuo. Mas, logo em seguida, ele refora um argumento lanado no Finale de Lhomme nu, que consiste em armar que o ritual cria sempre a iluso de um vivido impossvel (Lvi-Strauss, 1993, p. 84), uma espcie de iluso de total reversibilidade, por isso mesmo estando fadado ao fracasso. Ora, o profetismo seria uma espcie de ritual, ou melhor, para usar uma expresso muito esclarecedora de Viveiros de Castro (2002, 2008a), uma espcie de aquecimento histrico do ritual aquecimento histrico, na verdade, do xamanismo, que nada mais do que uma modalidade de ritual, que tem como palco determinadas experincias subjetivas. A expresso fadado ao fracasso sempre me intrigou. Parece-me uma licena potica na qual a gura de Ssifo retorna. Ou seja, no porque a empresa do ritual ou do profetismo seja improvvel que ela impossvel; os seus mecanismos de reversibilidade, ainda que relati-

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

tica e proftica nas Mitolgicas de Lvi-Strauss

313

vos, surtem efeito sobre o real, efeito de reorganizao tanto cognitivo quanto sociopoltico.20 Tendo em vista essas reexes algo implcitas em Histria de lince, nalizemos este artigo com uma glosa que, alis, retoma o seu mote: a reexo de Pierre Clastres sobre a mitologia de povos amerndios, buscando extrair dela uma tica e uma losoa poltica, que tambm pode ser dita proftica. Em sua antologia de textos guarani, A fala sagrada, Clastres (1990) discorre sobre o trabalho de exegese dos xams mby do mito dos gmeos antitticos. As verses chirip e mby so muito prximas daquela colhida por Thevet no sculo XVI, e o prprio Clastres cuida de inclu-la em sua coletnea. Clastres interessa-se em evidenciar como a exegese desse mito pode estar engajada na produo de uma espcie de discurso metafsico e proftico, na medida em que se vale dos problemas mitolgicos para pensar a condio humana na terra, concebida como terra m, e as maneiras de super-la, aproximando-se assim dos deuses, esses que vivem sob um estado de perfeio ou madureza (aguyje). Clastres reproduz a fala de um desses xams, que utilizam a noite para testar suas elucubraes. Em vez de apenas contar o mito dos gmeos, falando alis muitas vezes da perspectiva do gmeo maior o demiurgo, o Sol , ele arriscava interpretaes e exortaes que diziam respeito ao comportamento dos homens e ao modo pelo qual poderiam aproximar-se dos deuses. Falava, ao mesmo tempo, sob a perspectiva de um lder espiritual e poltico mby, mestre de sesses de dana e reza que conduz os seguidores em migraes na busca de novos lugares e da terra sem mal (yvy mar ey). Uma frase proferida por esse homem impressionou Clastres (2003, p. 188) e continua a nos impressionar: As coisas em sua totalidade so Uma; e para ns que no desejamos isso, elas so ms. O Um , nesse pensamento, signo do corruptvel, do nito ou, como prero, do ser individuado.21 A terra do Um aquela em que os homens s podem ser homens, pois j no mais conhecem os deuses. A frmula perfeita, diz o xam, a do Dois, que abre para a possibilidade de ser homem e deus. Estamos aqui diante da crtica amerndia ao humanismo moderno, da dualidade interna e imprescindvel a que se referia Lvi-Strauss, sendo esta a base do que Tnia Stolze Lima (1996,

20

21

Uma reviso dos debates etnolgicos sobre os profetismos amerndios e suas implicaes sobretudo polticas pode ser encontrado em Sztutman (2005). Individuado no sentido de Gilbert Simondon (1964).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

314

Renato Sztutman

2008) e Eduardo Viveiros de Castro (2002) chamariam, em vista das sociocosmologias amerndias, de regimes perspectivistas de subjetivao.22 E estamos diante tambm dessa possibilidade de ler os acontecimentos e lhes fornecer uma resposta a um s tempo cognitiva e sociopoltica. Pierre Clastres (2003, p. 189) v nas palavras desse xam uma insurreio ativa contra o Imprio do Um; o Um designando a um s tempo o princpio de identidade, que funda as metafsicas ocidentais e sua traduo sociopoltica, a emergncia de um poder poltico que, no af de unicar os homens, produz uma desigualdade gritante no campo das relaes sociais.23 Para Clastres, o discurso proftico dos Guarani no apenas uma recusa desse poder, fortemente identicado ao mundo dos brancos.24 O discurso proftico guarani , antes de tudo, uma recusa dessa terra m, terra do infortnio. Reside a sua radicalidade: preciso atravessar o grande oceano e encontrar, nalmente, a terra sem mal; enquanto isso desenrola-se um tempo de espera propiciado por danas e rezas. Clastres, escrevendo ao longo dos anos 1970, v nesses discursos uma genealogia da desgraa. Dcadas depois, a monograa de Elizabeth Pissolato (2007) sobre os Mby do litoral sudeste traz uma interpretao diversa desse profetismo, vislumbrado pelo autor no Paraguai. Se o profetismo ainda uma recusa do Estado, enquanto um estado de esprito que xa os homens em formaes centralizadas e os separa dos deuses, ele no deve ser entendido nem como iluso (segundo a licena potica de Lvi-Strauss), nem como ascetismo ou desengano (no sentido fatalista de Clastres). Esse profetismo, implcito alis no xamanismo e na mitologia, aparece como condio de uma durao mais longa e saudvel nesta terra, ou seja, como longevidade e possibilidade de extrair do mundo csmico modos de habitar este mundo. Os profetas ou xams mby aparecem, segundo o retrato da autora, como guras-chave na constituio dos vnculos sociais, sendo geralmente lderes espirituais e

22

23

24

Ver, sobretudo em Lima (1996, 2008), um esforo notvel de aproximar o dualismo em perptuo desequilbrio atentado por Lvi-Strauss e o mecanismo contra o Estado, contra o Um, vislumbrado por Pierre Clastres ao que se convencionou chamar de perspectivismo amerndio. Sobre a anlise clastreana da metafsica guarani, bem como de sua comparao com a metafsica grega, ver Nicole Loraux (1987) e Bento Prado Jr. (2004). Como evidencia Spensy Pimentel (2008), em etnograa recente que retoma o tema do mito dos gmeos e sua articulao em situaes contemporneas, grande parte das verses kaoiw (guarani) em vez de identicarem os brancos aos demiurgos caracteriza-os como descendentes de Gamb, enganador ftido.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

tica e proftica nas Mitolgicas de Lvi-Strauss

315

polticos, realizando o papel de protetores de seus parentes e seguidores. No se trata de recusar este mundo, mas de transform-lo perpetuamente, estar l e c ao mesmo tempo, fazendo com que os homens sejam homens e deuses, gmeos impossveis, mas que nem por isso deixam de desdobrar sua existncia. Esse povo que no cessa de contar e recriar a histria dos gmeos Sol e Lua em sua viagem incerta pelo caminho que une a terra ao cu permitenos re-encontrar algumas das lies que Lvi-Strauss, profundamente afetado pelo mundo amerndio, inscreveu nas suas Mitolgicas. Neste artigo iluminaram-se apenas algumas dessas lies lies ticas e profticas, baseadas que esto numa recusa ativa contra o enrijecimento de dualismos que desejam manter-se em perptuo desequilbrio e que jamais aceitariam submeter-se lgica da identidade e da unidade.

Referncias
ALMEIDA, M. Simetria e entropia: sobre a noo de estrutura em LviStrauss. Revista de Antropologia, v. 42, p. 163-198, 1999. CALAVIA SAEZ, O. O Inca pano: mito, histria e modelos etnolgicos. Mana, v. 6, n. 2, p. 7-35, 2000. CARNEIRO DA CUNHA, M. Lgica do mito e da ao: o movimento messinico canela de 1963. In: CARNEIRO DA CUNHA, M. Antropologia do Brasil: mito, histria e etnicidade. So Paulo, Brasiliense. 1987. p. 13-52. CLASTRES, H. La terre sans mal: le prophtisme tupi. Paris: Seuil, 1975. CLASTRES, P. A fala sagrada: cantos sagrados dos ndios Guarani. Campinas: Papirus. 1990. CLASTRES, P. A sociedade contra o Estado. So Paulo: Cosac Naify, 2003. CLASTRES, P. Arqueologia da violncia: pesquisas de antropologia poltica. So Paulo: Cosac Naify, 2004. CLMENT, C. Lvi-Strauss ou La Structure et Le Malheur. Paris: Seghers, 1985.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

316

Renato Sztutman

COELHO DE SOUZA, M. S. Por que a identidade no pode durar: a troca entre Lvi-Strauss e os ndios. In: QUEIROZ, R. de C.; NOBRE, R. F. (Org.). Lvi-Strauss: leituras brasileiras. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 265-300. DELEUZE, G. Espinosa: losoa prtica. So Paulo: Escuta. 2002. DESCOLA, P. Les deux natures de Lvi-Strauss. In: IZARD, M. (Org.). Cahiers Lherne: Lvi-Strauss. Paris: ditions de lHerne. 2004. p. 296-305. GALLOIS, D. T. Mairi revisitada: a reintegrao da fortaleza de macap na tradio oral dos Wajpi. So Paulo: NHII-USP: Fapesp, 1994. GOLDMAN, M. Lvi-Strauss e os sentidos da histria. Revista de Antropologia, v. 42, p. 223-238, 1999. GRUZINSKI, S. Les hommes-dieux du Mexique: pouvoir indien et socit coloniale: XVIe XVIIIe sicles. Paris: ditions des Archives Contemporaines, 1985. HUGH-JONES, S. The gun and the bow: myths of white men and Indians. Lhomme, anne 28, n. 106-107, p. 138-155, 1988. LVI-STRAUSS, C. Anthropology in historical perspective. In: TAX, S. et al. (Ed.). An appraisal of anthropology today. Chicago: University of Chicago Press, 1953. p. 349-352. LVI-STRAUSS, C. Tristes tropiques. Paris: Plon, 1955. LVI-STRAUSS, C. Lhomme nu: Mythologiques IV. Paris: Plon, 1971 LVI-STRAUSS, C. Antropologia estrutural dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976. LVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, 1989. LVI-STRAUSS, C. Histria de lince. So Paulo: Companhia das Letras, 1993. LVI-STRAUSS, C. Olhar, escutar, ler. So Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

tica e proftica nas Mitolgicas de Lvi-Strauss

317

LVI-STRAUSS, C. Voltas ao passado. Mana, v. 4, n. 2, p. 105-117, 1998. LVI-STRAUSS, C. O cru e o cozido: Mitolgicas I. So Paulo: Cosac Naify, 2004. LVI-STRAUSS, C. Do mel s cinzas: Mitolgicas II. So Paulo: Cosac Naify, 2005. LVI-STRAUSS, C. A origem dos modos mesa: Mitolgicas III. So Paulo: Cosac Naify, 2006. LVI-STRAUSS, C. Antropologia estrutural. So Paulo: Cosac Naify, 2008. LIMA, T. S. O dois e seu mltiplo: reexes sobre o perspectivismo em uma cosmologia tupi. Mana, v. 2, n. 2, p. 21-47, 1996 LIMA, T. S. Uma histria do Dois, do Uno e do Terceiro. In: QUEIROZ, R. de C.; NOBRE, R. F. (Org.). Lvi-Strauss: leituras brasileiras. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 209-273. LORAUX, N. Note sur lUn, le Deux et le Multiple. In: ABENSOUR, M. (Org.). LEsprit des lois sauvages: Pierre Clastres ou une nouvelle anthropologie politique. Paris: Seuil, 1987. p. 155-172. LOWIE, R. Some aspects of political organization among the American aborigines. Journal of Royal Anthropological Institute of Great Britain and Ireland, v. 78, p. 11-24 ,1948. MANIGLIER, P. Lhumanisme interminable de Lvi-Strauss. Les temps modernes, v. 609, p. 216-241, 2000. MANIGLIER, P. La condition symbolique. In: HNAFF, C. (Org.). LviStrauss: langage, signes, symbolisme, nature. Paris: Minuit, 2008. p. 37-53. (Revue Philosophie). PERRONE-MOISS, B. Mitos amerndios e o princpio da diferena. In: NOVAES, A. (Org.). Oito vises da Amrica Latina. So Paulo: Senac, 2006. p. 241-257. PERRONE-MOISS, B. Um coletivo franco-indgena. Comunicao apresentada no 32 Encontro da Anpocs. Caxambu, out. 2008. Manuscrito.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

318

Renato Sztutman

PIMENTEL, S. Kuarahy e Jasy em busca da origem: um olhar sobre o mito dos gmeos entre os Guarani-Kaiowa e as relaes de contato. Comunicao apresentada no 26 Encontro da ABA. Porto Seguro, jun. 2008. Manuscrito. PISSOLATO, E. A durao da pessoa: mobilidade, parentesco e xamanismo mby (guarani). So Paulo: Unesp: ISA: NuTI, 2007. PRADO JR., B. Lembranas e reexes sobre Pierre Clastres: entrevista com Bento Prado Jr. (entrevista com Piero Leirner e Luiz Henrique de Toledo). In: CLASTRES, P. Arqueologia da violncia: pesquisas de antropologia poltica. So Paulo: Cosac Naify, 2004. p. 423-444. SAHLINS, M. Ilhas de histria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990. SIMONDON, G. Lindividu et sa gense physico-biologique: lindividuation la lumire des notions de forme et dinformation. Paris: PUF, 1964. SZTUTMAN, R. O profeta e o principal: a ao poltica amerndia e seus personagens. Tese (Doutorado em Antropologia Social)FFLCH, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2005. THEVET, A. Les Franais en Amrique pendant la deuxime moiti du XVIe sicle: le Brsil et les brsiliens. Paris: PUF. 1953. VIVEIROS DE CASTRO, E. A propriedade do conceito: sobre o plano de imanncia amerndio. 2001a. Manuscrito. VIVEIROS DE CASTRO, E. Os termos da outra histria. In: RICARDO, C. A. (Org.). Povos indgenas no Brasil: 1996-2000. So Paulo: ISA, 2001b. p. 35-40. VIVEIROS DE CASTRO, E. A inconstncia da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. So Paulo: Cosac Naify, 2002. VIVEIROS DE CASTRO, E. Xamanismo transversal: Lvi-Strauss e a cosmopoltica amaznica. In: QUEIROZ, R. de C.; NOBRE, R. F. (Org.). Lvi-Strauss: leituras brasileiras. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008a. p. 79-124.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

tica e proftica nas Mitolgicas de Lvi-Strauss

319

VIVEIROS DE CASTRO, E. Compte-rendu de Claude Lvi-Strauss, Oeuvres (Bibliothque de la Pliade). Gradhiva: Revue Semestrielle dAnthropologie et de Musologie, Paris: Muse du Quai Branly, v. 8, p. 130-135, 2008b. VIVEIROS DE CASTRO, E. Uma boa poltica aquela que multiplica os possveis (entrevista a Renato Sztutman e Stelio Marras). In: SZTUTMAN, R. (Org.). Eduardo Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2008c. p. 226-259.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 293-319, jan./jun. 2009

Vous aimerez peut-être aussi