Vous êtes sur la page 1sur 14

15 dicas para melhorar o desempenho do Windows 7

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Destaques, Tutoriais, Windows 7.

Apesar do Windows 7 ter sido desenvolvido para oferecer um desempenho melhor do que seu antecessor Windows Vista, com o passar do tempo, ele tende a ficar mais lento. Se o seu PC ou notebook com Windows 7 est lento, confira 15 dicas que podem lhe ajudar a acelerar e melhorar o desempenho do Windows 7.

1. Desative os efeitos visuais O Windows 7 tem belos efeitos visuais, entretanto, para produzi-los, o sistema consome muitos recursos. Desativar os efeitos visuais, deixar o Windows 7 um pouco menos atraente, mas em contra partida, haver uma melhora considervel no desempenho do sistema operacional. A maneira mais fcil de desativar os efeitos visuais escolher o tema bsico do Windows 7 ou o tema clssico do Windows. Para fazer a troca do tema, clique com o boto direito na rea de trabalho > Personalizar e escolha um dos temas mencionados acima.

Voc tambm pode escolher quais efeitos visuais do Windows 7 deseja desativar, faa o seguinte:

Pressione a tecla Windows + Pause/Breake. Na janela Sistema clique na opo Configuraes avanadas do sistema. Em Propriedades do Sistema clique na aba Avanado > Configuraes. Em Opes de Desempenho selecione as opes que deseja desabilitar e clique em OK.

2. Desinstale os programas que voc no utiliza Quanto mais programas instalados, mais pesado fica o sistema operacional. Portanto, deixe instalado apenas os programas que voc realmente usa. Se voc instalar algum programa e depois descobrir que no precisa dele, desinstale o imediatamente. Para desinstalar programas, voc pode usar a ferramenta nativa do Windows ou usar programas de terceiros, como o Revo Uninstaler, que desinstala e remove os vestgios deixados pelo programa. Para desinstalar programas no Windows 7, faa o seguinte:

Clique no menu Iniciar > Painel de Controle > Desinstalar um programa . Na janela aberta, clique com o boto direito no programa que deseja desinstalar e clique emDesinstalar.

3. Coloque servios no essenciais no modo manual Alguns servios inicializados automaticamente consomem recursos do sistema com funes que no so essenciais para a maioria dos usurios. Estes servios podem ser colocados em modo manual para melhorar o desempenho do sistema operacional. Para voc saber quais servios do Windows podem ser desativados de forma segura, leia o artigo: Servios do Windows 7 que podem ser desativados.

4.Desabilite programas desnecessrios da inicializao do sistema Vrios programas que voc instala em seu computador so iniciados automaticamente quando o Windows inicializado. Eles retardam a inicializao e consomem recursos do sistema. Desabilitando a inicializao automtica dos programas que no precisam ser carregados durante a inicializao do Windows, voc consegue reduzir o tempo de boot e liberar recursos do sistema. Para desabilitar programas da inicializao do Windows, faa o seguinte:

Clique em Iniciar, digite na caixa de pesquisa msconfig e pressione Enter Na janela Configuraes do Sistema, clique na aba Inicializao de Programas Desmarque a caixa ao lado dos programas que no so importantes para inicializao. Uma vez desabilitado os programas, clique em Aplicar, OK e reinicie o Windows.

Se voc estiver com dvida de quais programas desativar, use o programa Soluto para identificar quais programa so realmente necessrios e quais voc pode desativar com segurana. 5. Faa a limpeza de disco Reduzindo o nmero de arquivos desnecessrios no disco rgido, voc libera espao em disco e torna mais rpida a execuo do computador. A limpeza de disco do Windows remove arquivos temporrios, esvazia a lixeira e remove vrios arquivos do sistema e outros itens que voc no precisa mais.

Para executar a Limpeza de Disco, faa o seguinte:

Clique em Iniciar > Todos os programas > Acessrios > Ferramentas do sistema > Limpeza de Disco Na lista Unidades, clique na unidade de disco rgido que voc deseja limpar e clique em OK. Marque as caixas de seleo referentes aos tipos de arquivos a serem excludos e clique em OK. Na mensagem que exibida, clique em Excluir arquivos.

Outra forma de fazer a limpeza de disco no Windows usar programas de terceiros, como o CCleaner ,ACleaner, Glary Utilities, entre outros.

6. Organize seu disco rgido Ningum gosta de tirar o lixo, mas isso precisa ser feito. Se voc acumular muitos arquivos, msicas, fotos, vdeos e outros arquivos que voc baixou da internet, isso vai entupir e retardar o processo de leitura e escrita no disco rgido. Para lhe ajudar nessa tarefa, voc pode usar programas que encontra arquivos duplicados e que analisam o espao em disco. Confira o artigo: 10 programas gratuitos para voc fazer uma faxina no Windows.

7. Execute a desfragmentao de disco A fragmentao dos dados faz com que o disco rgido tenha um trabalho adicional que pode deixar o computador lento. A desfragmentao de disco reorganiza esses dados fragmentados para que o disco rgido trabalhe de forma mais eficiente. No Windows 7, o desfragmentador de disco executado automaticamente por agendamento, mas voc tambm pode desfragmentar discos e unidades manualmente. Para fazer a desfragmentao de disco no Windows 7, faa o seguinte:

Clique em Iniciar > Todos os programas > Acessrios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de disco Em Status atual, selecione o disco que deseja desfragmentar e clique em Analisar disco (Para determinar se o disco precisa ser desfragmentado) Se o percentual de fragmentao for acima de 5%, desfragmente o disco analisado.

Clique em Desfragmentar disco e aguarde o trmino da desfragmentao.

Voc tambm pode usar programas de terceiros para desfragmentar o disco, entre eles o MyDefrag,PuranDefrag e Smart Defrag. 8. Limpe o registro do Windows Uma das partes mais importantes do Windows o registro. Porm, quanto mais voc usa seu computador, mais lixo acumulado nele. A limpeza do registro remove entradas invlidas deixadas pelo sistema e programas desinstalados. Isso evita erros causados por entradas invlidas no registro e melhora o desempenho do sistema operacional. Para fazer a limpeza do registro, existem muitos programas disponveis, entre eles o Wise Registry Cleaner,Free Registry Cleaner e Glary Utilities

9. Utilize um antivrus confivel Usar um antivrus essencial para manter seu computador livre de vrus que instalam arquivos em seu computador, desabilitam funes do sistema operacional e deixam o computador mais lento. Certifique-se de ter um bom antivrus instalado em seu computador e execute a verificao completa do sistema pelo menos uma vez por semana. Isso ir garantir que seu sistema no tenha o desempenho afetado por vrus. Existem vrias solues de antivrus gratuitas, entre elas o Microsoft Security Essentials, Avira Antivir e Avast Home Edition.

10. Remova spywares e outros cdigos maliciosos. Alguns tipos de cdigos maliciosos, como spywares, malwares, cavalos de tria, hijackers e outros, retardam o computador registrando seus hbitos de navegao e enviando as informaes para terceiros atravs da internet. Baixe um anti-spyware gratuito (SuperAntiSpyware, Malwarebytes Anti-Malware ou Ad0Aware) e execute semanalmente a verificao do sistema para remover spywares e outros programas maliciosos que roubam seus dados e deixam o computador mais lento.

11. Atualize os drivers de hardware e o Windows regularmente Certifique-se que os drivers para a placa de vdeo, placa me e qualquer outro componente de hardware de seu computador esto atualizados. As atualizaes de drivers, trazem vrias correes e podem resolver problemas de performance e incompatibilidade. Embora o Windows 7 oferea atualizaes opcionais de drivers via Windows Update, muitas vezes, as verses disponibilizadas no so as mais recentes. Acesse o site dos fabricantes para procurar por drivers mais recentes. Alm disso, mantenha sempre o Windows atualizado, as atualizaes do Windows so capazes de evitar e corrigir problemas, aumentar a segurana do computador e melhorar seu desempenho. Para atualizar o Windows faa o seguinte:

Acesse o Painel de Controle > Sistema e Segurana > Windows Update. No painel esquerdo, clique em Procurar atualizaes. Selecione as atualizaes que deseja baixar e clique em Instalar Atualizaes.

Voc tambm pode configurar o Windows para baixar e instalar as atualizaes importantes automaticamente. Para isso, faa o seguinte:

Na janela do Windows Update, clique na opo Alterar configuraes. No painel Atualizaes Importantes, selecione a opo Instalar atualizaes automaticamente e clique em OK.

12. Ative gravao em cache no dispositivo

A gravao em cache usa a alta velocidade da memria RAM para armazenar temporariamente informaes enviadas para o disco rgido at que ele possa armazen-las. Isso permite um alto desempenho na transferncia de dados. Para habilitar a gravao em cache, faa o seguinte:

Pressione a tecla Windows + Pause/Breake Na janela aberta, clique na opo Gerenciador de Dispositivos No Gerenciador de Dispositivos expanda o item Unidades de disco Clique com o boto direito no seu disco rgido e selecione a opo Propriedades Na aba Diretivas marque as duas opes e clique em OK.

Nota: Existe uma desvantagem em habilitar essas duas opes, se houver uma queda de energia, os dados podem ser perdidos ou corrompidos. Portanto, s use essa opo se voc tem uma fonte de energia secundria, ex: PCs com no-break e notebooks com bateria. 13. Troque a opo Desligar pela Hibernar Voc pode economizar alguns segundos valiosos usando a hibernao. Alm de ser mais rpida, ela salva a sesso atual e restaura todos os programas, arquivos e janelas abertas quando voc liga o computador novamente. Para hibernar seu computador, acesse o menu Iniciar, clique na seta em frente a opo Desligar e escolha a opo Hibernar. Se preferir, voc tambm pode criar um atalho na rea de trabalho para agilizar a hibernao.

14. Execute a Soluo de Problemas A soluo de Problemas de Desempenho do Windos 7 verifica a existncia de problemas que podem diminuir o desempenho do computador e tenta corrig-los automaticamente para melhorar a velocidade e o desempenho geral do sistema operacional. Para execut-la, acesse o Painel de Controle > Sistema e Segurana > Encontrar e corrigir problemas > Verificar problemas de desempenho e siga o passo a passo.

15. Adicione mais memria RAM

Se mesmo aps realizar as dicas acima, seu computador continua lento, talvez seja hora de investir em um upgrade de memria RAM. Os preos so muito razoveis e fazer o upgrade da memria RAM uma boa relao custo-benefcio para aumentar a velocidade e eficincia de seu computador. Determine o tipo de memria RAM que seu computador precisa, veja se existe algum slot vazio e faa o upgrade em sua memria RAM. Para obter informaes sobre o hardware de seu computador, voc pode usar programas como o Speecy, PC Wizard, WinAudit, LookInMyPC e FreshDiagnose.

Vous aimerez peut-être aussi