Vous êtes sur la page 1sur 7

1. DAS NULIDADES Conceito Nulidade a sano cominada pelo ordenamento jurdico ao ato praticado em desrespeito s formalidades legais.

. Ao estabelecer as formalidades, o legislador quer garantir que o ru tenha cincia da acusao, que seja citado regularmente e que esteja sendo a ele oferecida a oportunidade de defesa. So normas de Direito Pblico. O Cdigo de Processo Penal, em seus artigos 563 a 573, trata das nulidades. (Ateno: obrigatria a leitura desses artigos antes da realizao das provas.) O artigo 564 do Cdigo de Processo Penal apresenta o rol das nulidades; todavia, algumas nulidades relativas constantes desse rol, em razo da Constituio Federal de 1988, esto desatualizadas deveriam ser nulidades absolutas. Alm disso, as hipteses de nulidades deveriam ser verificadas, no caso concreto, pelo juiz. As nulidades podem ser absolutas ou relativas. Ao lado delas, existem algumas situaes em que o vcio to grave que gera a inexistncia do ato. Em outras situaes, o desatendimento da formalidade incapaz de gerar qualquer prejuzo ou anular o ato, pois trata-se de mera irregularidade. Diferenas entre Nulidades Absolutas e Relativas 1.2.1. Quanto ao fundamento A nulidade absoluta ocorre quando a regra violada houver sido instituda para resguardar, predominantemente, o interesse pblico. A nulidade relativa ocorre quando a regra violada houver sido instituda para resguardar, predominantemente, o interesse das partes. Sempre que ocorrer a violao a um princpio constitucional, a nulidade ser absoluta. Para alguns autores, se a ofensa for muito grave, o ato ser inexistente. 1.2.2. Quanto ao prejuzo A nulidade relativa exige demonstrao do prejuzo. Na nulidade absoluta, o prejuzo presumido.

Quanto ao momento de argio A nulidade relativa deve ser argida no momento oportuno, sob pena de precluso. Cada procedimento tem um momento ltimo para a argio. Conforme o artigo 571 do Cdigo de Processo Penal, as nulidades devem ser argidas nos seguintes momentos: Procedimento Ordinrio: at as alegaes finais (inciso II). Procedimento do Jri: as que ocorrerem no sumrio da culpa, at as alegaes do Jri (inciso I); as que ocorrerem posteriormente, depois de anunciado o julgamento e apregoadas as partes (inciso V); e as do julgamento em plenrio, logo depois que ocorrerem (inciso VIII).

A nulidade absoluta pode ser reconhecida a qualquer tempo e em qualquer grau de jurisdio. Exceo: conforme a Smula n. 160 do Supremo Tribunal Federal, nula a deciso do tribunal que acolhe, contra o ru, nulidade no argida no recurso da acusao, ressalvados os casos de recurso de ofcio.

1.2.4. Quanto ao interesse As nulidades relativas dependem de provocao pela parte interessada, no momento oportuno. As nulidades absolutas no precisam de provocao; o prprio juiz pode reconhecer de ofcio, salvo a exceo da Smula n. 160 do Supremo Tribunal Federal. Inexistncia e Irregularidade Inexistncia a sano mais grave que pode ser cominada a um ato processual. Para a doutrina, no se trata de ato processual inexistente, mas sim de um no-ato ou ato processual atpico por no se enquadrar no modelo legal. Ocorre quando o ato no rene elementos essenciais para existir. a violao frontal da regra constitucional que gera a inexistncia. Ex.: um processo por crime eleitoral que tramitou na Justia Militar. Para o Professor Tourinho, a violao de qualquer regra constitucional que trate de competncia torna o ato inexistente. J, para a jurisprudncia, trata-se de nulidade absoluta. Caracterstica prpria da inexistncia: se o ato for inexistente, no produz efeitos, independente de declarao judicial.

Na nulidade absoluta o ato produz efeitos at que seja declarado nulo. Enquanto isso no ocorrer, produz efeitos. Exemplos: sentena sem relatrio: nulidade absoluta; sentena sem fundamentao: nulidade absoluta; sentena sem dispositivo: inexistente; sentena proferida por juiz em frias ou aposentado: inexistente, por no ter jurisdio; sentena proferida por juiz suspeito: nulidade absoluta; sentena proferida por juiz impedido: inexistente. Ocorre irregularidade sempre que a formalidade desrespeitada for considerada incua. Tal desrespeito incapaz de gerar prejuzo, seja para a acusao, seja para a defesa. O ato produz seus efeitos normalmente. Exemplos: falta de leitura do libelo no incio da fala da acusao; falta de compromisso pelo perito louvado ou particular (o perito oficial funcionrio e, ao tomar posse, j assume esse compromisso); oferecimento de denncia fora do prazo legal (5 dias para o ru preso e 15 para o solto) acarreta o relaxamento da priso em flagrante, mas a denncia em si vlida. 2. PRINCPIOS DAS NULIDADES 2.1. Prejuzo No h nulidade se no houver prejuzo (artigo 563 do CPP). Esse princpio aplica-se nulidade relativa, na qual precisa ser demonstrado o prejuzo, pois, na nulidade absoluta, esse presumido. No processo penal, a falta de defesa acarreta a nulidade absoluta e a defesa deficiente produz nulidade relativa (ver a Smula n. 523 do Supremo Tribunal Federal). Exemplo: ru no tem defensor constitudo e o juiz no nomeia um defensor dativo, ou esse nomeado e nada faz no processo; ; o ru fica indefeso, acarretando nulidade absoluta.

2.2. Interesse Ningum pode alegar nulidade que s interesse parte contrria (artigo 565 do CPP). Esse princpio s se aplica nulidade relativa, pois a absoluta pode ser alegada por qualquer pessoa.

Ningum pode argir nulidade para a qual tenha concorrido ou dado causa. Como exceo o Ministrio Pblico pode argir nulidades que interessem somente defesa. 2.3. Instrumentalidade das Formas No se declara a nulidade de ato que no influiu na apurao da verdade real e na deciso da causa (artigo 566 do CPP) e tambm de ato que, apesar de praticado de forma diversa da prevista, atingiu sua finalidade (artigo 572, inciso II, do CPP).

2.4. Causalidade ou Conseqencialidade Segundo o artigo 573, 1., do Cdigo de Processo Penal: A nulidade de um ato, uma vez declarada, causar a dos atos que dele diretamente dependam ou sejam conseqncia. Todos os atos visam a sentena; os atos processuais so entrelaados entre si. Assim, se um ato nulo, os demais que dele dependam tambm o sero. O juiz deve declarar expressamente quais so os atos contaminados. A Professora
Ada

Pellegrini

Grinover

estabelece duas regras teis para saber se h

contaminao dos atos subseqentes: A nulidade dos atos da fase postulatria, como regra, anula todo o processo. Exemplo: nulidade na denncia, citao. A nulidade de atos da fase instrutria, via de regra, no contamina os demais atos da mesma fase processual. Exemplo: laudo elaborado por um s perito. Observao: tribunal reconhecer a nulidade relativa, ela deve ser apresentada nas alegaes finais (artigo 500 do CPP). Apenas ser anulada a sentena; a inquirio de testemunhas no precisa ser anulada. 2.5. Convalidao Todas as nulidades no processo penal admitem convalidao, at mesmo as absolutas. Somente as nulidades relativas precluem se no argidas no momento oportuno. Entretanto, existem outras formas de convalidao alm da precluso. O Cdigo de Processo Penal elenca trs formas de convalidao: Ratificao: prevista no artigo 568 do Cdigo de Processo Penal. uma maneira de se convalidar a nulidade decorrente de ilegitimidade de parte. Se a parte legtima comparecer e ratificar os atos anteriormente praticados, a nulidade se convalida.

A ilegitimidade pode ser: ad causae ou ad processum. - Ilegitimidade ad causae: Exemplo: o Ministrio Pblico oferece denncia em crime de ao penal privada. - Ilegitimidade ad processum: Exemplo: a queixa na ao penal privada apresentada pela vtima menor de 18 anos ou por um terceiro que no o representante legal da vtima. A ratificao s possvel na ilegitimidade ad processum tratando-se essa de nulidade relativa. Suprimento: de acordo com o artigo 569 do Cdigo de Processo Penal As omisses da denncia ou da queixa, ... podero ser supridas a todo o tempo, antes da sentena final. a maneira de se convalidar possveis omisses constantes na denncia ou na queixa. Substituio: segundo o artigo 570 do Cdigo de Processo Penal a maneira de convalidar nulidades da citao, intimao ou notificao. Exemplo: ru processado procurado em um dos seus endereos, mas no encontrado. Em vez de procur-lo nos demais endereos, o juiz ordena a citao por edital. No dia do interrogatrio, o ru comparece para argir a nulidade da citao. Convalesce o vcio e aberto novo prazo para apresentao da defesa. A medida deveria ter sido realizada de uma forma, mas foi substituda por outra. 3. NULIDADES EM ESPCIE O artigo 564 do Cdigo de Processo Penal apresenta os seguintes casos de nulidade: I Por incompetncia, suspeio ou suborno do juiz; Incompetncia Competncia a medida da jurisdio. A competncia em razo da jurisdio (comum ou especializada), da hierarquia e da matria, assim como a competncia recursal, so hipteses de competncia absoluta, imodificveis pelas partes (questes de ordem pblica). A no-observncia dessas regras de competncia acarreta nulidade absoluta do processo; o vcio no se convalida, podendo ser reconhecido a qualquer tempo, de ofcio, independentemente da demonstrao do prejuzo. A competncia em razo do foro territorial, por ser relativa, depende de argio da parte, sob pena de precluso, com a prorrogao da competncia. Nesse caso, o vcio sanvel. Sendo reconhecida a incompetncia relativa, sero anulados apenas os atos em que exista deciso de mrito. Suspeio e suborno do juiz

O impedimento no processo penal gerador de inexistncia e no somente de nulidade dos atos praticados. A suspeio acarreta a nulidade absoluta do ato. O juiz deve declarar-se suspeito ou impedido quando for o caso; se no o fizer, o vcio pode ser argido por qualquer das partes (artigo 112 do CPP). No aceitando a argio, o juiz mandar autuar em apartado a petio; dar a sua resposta dentro de trs dias, podendo instru-la e oferecer testemunhas, e, em seguida, determinar sejam os autos da exceo remetidos, dentro de vinte e quatro horas, ao juiz ou tribunal a quem competir o julgamento (CPP, artigo 100). Julgada procedente a exceo de suspeio, ficaro nulos todos os atos praticados (CPP, artigo 101)1. O suborno ou peita a pratica dos crimes de concusso (artigo 316 do CP), corrupo passiva (artigo 317 do CP) e corrupo ativa (artigo 333 do CP). Tambm causa geradora da nulidade absoluta do ato. II Por ilegitimidade de parte; A ilegitimidade pode ser: Ad Causam: o autor no o titular da ao ajuizada, ou o ru no pode integrar a relao jurdica processual (por ser inimputvel, ou por no ter evidentemente concorrido para a prtica do fato tpico e ilcito). O vcio jamais se convalida nesse caso; trata-se de nulidade absoluta e insanvel. Ad Processum: a falta da capacidade postulatria do querelante (exemplo: o querelante leigo assina sozinho a queixa-crime), ou sua incapacidade para estar em Juzo (exemplo: o ofendido, menor de 18 anos, ajuza a ao privada sem estar representado por seu representante legal). Essa nulidade pode ser sanada pela ratificao dos atos processuais (artigo 568 do CPP). Configura nulidade relativa. III Por falta das frmulas ou dos termos seguintes; Falta do preenchimento dos requisitos no oferecimento da denncia ou queixa (artigo 41 do CPP), na representao do ofendido ou na requisio do Ministro da Justia. Falta de exame de corpo de delito nos delitos no-transeuntes, isto , aqueles que deixam vestgios. A jurisprudncia no tem pronunciado essa nulidade ante a falta do exame de corpo de delito, direto ou indireto, optando por absolver o ru, por insuficincia de provas. Entendemos, contudo, que, mesmo no tendo sido realizado o exame pericial, caso sua elaborao ainda seja possvel, deve o juiz determin-la, nos termos dos artigos 156, parte final, e 502 do Cdigo de Processo Penal, ao invs de simplesmente proferir

CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. 7. ed. So Paulo: Saraiva, 2001. p. 624.

a deciso absolutria, sob pena de ser nula a sentena, nos termos do artigo 564, III, b. Nesse sentido: STF, RT 672/3882. Falta de nomeao de defensor ao ru presente, que no o tiver, ou ao ausente. A alnea c, que tambm cuidava do curador do ru menor de 21 anos foi derrogada, pois a hiptese no subsiste em face do artigo 5. do novo Cdigo Civil. O entendimento dominante era o de que a falta de nomeao de curador causava nulidade relativa; no entanto, o Superior Tribunal de Justia j havia se manifestado em sentido contrrio (com o novo Cdigo Civil, esta questo est superada). Por fim, a falta de nomeao de defensor configura nulidade absoluta. Falta de interveno do Ministrio Pblico em todos os termos da ao penal pblica ou subsidiria. Falta ou nulidade de citao do ru para se ver processar. A falta ou nulidade da citao ficar sanada desde que o interessado comparea antes de o ato consumar-se (artigo 570 do CPP). A citao em hora certa, no processo penal, causa de nulidade absoluta. Falta do interrogatrio do acusado. Falta de concesso de prazo para a defesa prvia, para o oferecimento de alegaes finais, ou para a realizao de qualquer ato da acusao ou da defesa. Falta de sentena. So causas de nulidade no procedimento do Jri: Falta, omisso ou irregularidade na sentena de pronncia, no libelo ou na entrega de cpia do libelo ao ru. Falta de intimao do ru para julgamento no Jri. Falta de intimao de testemunhas arroladas no libelo ou na contrariedade. Presena de pelo menos 15 jurados para a constituio do Jri. Falta ou irregularidade no sorteio dos jurados. Quebra na incomunicabilidade dos jurados. IV Por omisso de formalidade que constitua elemento essencial do ato. Formalidade essencial aquela sem a qual o ato no atinge a sua finalidade. Exemplo: a denncia que no descreve o fato com todas as suas circunstncias. Pelo princpio da instrumentalidade das formas, no se anula o processo por falta de formalidade irrelevante. Observao: contra a deciso que anula o processo no todo ou em parte, em virtude de nulidade relativa ou absoluta, cabe recurso em sentido estrito (artigo 581, inciso XIII, do CPP).
2

CAPEZ, Fernando. Op. cit.

p. 632.

Vous aimerez peut-être aussi