Vous êtes sur la page 1sur 6

Conhecendo o Cdigo de Barras

Volume 1

Conhecendo o Cdigo de Barras


O material Conhecendo o Cdigo de Barras tem como objetivo integrar a sua empresa, de forma ainda mais eficiente, cadeia de suprimentos. Alm disso, aproxim-lo ainda mais do mundo GS1 que no se restringe ao cdigo de barras, mas a uma gama de solues que auxiliam o dia a dia da sua empresa. Entenda um pouco mais sobre o cdigo de barras, suas regras e principalmente sobre o diferencial que ele traz para seu produto.

O Cdigo de Barras
Um cdigo de barras GS1 lido no mundo 6 bilhes de vezes ao dia. O cdigo de barras j faz parte da vida dos brasileiros desde 1983 com a entrada da GS1 no Brasil. Primeiro ramos a ABAC Associao Brasileira de Automao Comercial, depois EAN e mais recentemente por uma estratgia global mudamos a marca para GS1 Brasil.

Mas, o que Cdigo de Barras


Os nmeros de identificao de um produto podem ser representados por meio de smbolos do cdigo de barras para possibilitar a leitura eletrnica (ptica) - o BIP no ponto de venda - no recebimento nos depsitos ou em qualquer outra etapa que seja necessria a captura de dados. A identificao nica do produto garantida pela atribuio de uma estrutura numrica o GTIN (Nmero Global do Item Comercial) e a partir deste GTIN que gerado o cdigo de barras EAN-13, permitindo que a empresa identifique o produto individualmente, sabendo exatamente qual o tipo, suas variaes de cor, sabor, peso, tamanho etc. O cdigo EAN-13 (13 dgitos) o mais utilizado para a identificao de produtos com leitura nos caixas do varejo, no s no Brasil, mas no mundo.

7898357410015 GTIN-13
7 898357 410015
Alm de fornecer nmeros exclusivos de identificao, os cdigos padronizados tambm proporcionam informaes adicionais, tais como: data de validade, nmeros de srie e nmeros de lote.

Um pouco de histria...
Os primeiros estudos sobre cdigo de barras comearam em 1948 com Bernard Silver e Joseph Woodland. Em 1973, a NAFC (The National Association of Food Chains) recomendou a adoo do smbolo UPC (Universal Product Code). Desde 1974 quando foi escaneado o primeiro cdigo de barras nos Estados Unidos, as mudanas no universo do varejo e da indstria foram constantes e aceleradas. A automao trouxe efeitos imediatos na cadeia de suprimentos e principalmente na vida dos consumidores. Em 1977, os pases que compunham o Mercado Comum Europeu resolveram estudar uma soluo nica que pudesse ser adotada por todos. Nascia a EAN (European Article Numbering System), o sistema europeu de numerao de artigos. A EAN, hoje GS1, est presente em mais de 140 pases contando com mais de 1,3 milho de associados.

Conhea alguns tipos de Cdigo de Barras


Identificao de Produtos que sero comercializados no varejo O Cdigo de Barras mais utilizado neste caso o EAN-13 que representa um GTIN de 13 dgitos.
7 898357 410015

78

98357

41001

Identificao de Unidades Logsticas, caixas ou agrupamentos padronizados de produtos O Cdigo de Barras normalmente utilizado o ITF-14 que representa um GTIN de 14 dgitos. Codificao de Informaes para rastreabilidade Informaes variveis, complementares ao cdigo do produto (GTIN), como por exemplo, nmero de lote, data de validade, data de produo devem ser representadas no cdigo GS1-128.

( 00) 178983574100000012

(01)07898357410015

Identificao e Codificao de Produtos para rastreabilidade O DataBar possui tamanho bastante reduzido, ocupa aproximadamente metade da rea de um cdigo EAN-13. Essa vantagem reflete na capacidade de identificao de produtos muito pequenos que hoje no o so por falta de espao. Tambm pode carregar informaes variveis como lote e validade. Identificao e Codificao de Produtos para rastreabilidade Cdigo bi dimensional DataMatrix (impresso direta) com capacidade de incluir o GTIN e dados complementares (lote, validade, etc.). Segue a mesma estrutura do GS1-128 em um espao fsico menor.

Como tudo tem sua regra...


Assim como o design das embalagens, os cdigos de barras tambm possuem um valor estratgico, pois enquanto o design da embalagem ajuda na venda do produto, o cdigo auxilia na obteno da informao e no processo de atendimento ao consumidor nos caixas. Existem regras (especificaes tcnicas) determinadas por normas internacionais que garantem a leitura, a agilidade e a produtividade dos caixas de varejistas e atacadistas de todo o mundo.

Voc sabia... Que a cor um dos fatores de qualidade do cdigo. Por exemplo, as barras devem ser escuras com fundos claros para que exista contraste. A melhor combinao de cores so as barras pretas com fundo branco.

Qualidade do Cdigo de Barras


A GS1 Brasil lanou um programa que certifica o cdigo de barras. A Certificao assegura que os cdigos de barras sero lidos com o melhor desempenho na primeira tentativa, elevando desta forma a eficincia das operaes de varejistas, distribuidores e fabricantes, e proporcionando melhor experincia de compras a seus consumidores. Os cdigos de barras em conformidade com os padres GS1 possuem leitura, pelo menos,

26% mais rpida.


Conhea mais sobre o programa no site www.gs1br.org.

Concluindo...
Numa definio tcnica o cdigo de barras uma representao grfica de dados. Em uma viso de gesto permite rpida captao de dados, velocidade nas transaes, preciso nas informaes e atualizao em tempo real e isso implica maior controle, diminuio de erros, gerenciamento remoto, velocidade no atendimento de pedidos e clientes, reduo de custos.

E, com a palavra, o ASSOCIADO:


Nome: Eliseu Scorsim Empresa: Ranvele Comrcio de Produtos Alimentcios Ltda. Ramo: Alimentos Saudveis Associado desde 1994 Negcio: Decidi ter meu prprio negcio... porque sempre sonhei crescer como profissional independente. S existiauma nica forma de realizar este sonho- abrir uma empresa. Minha viso do futuro ... fazer da Ranvele uma empresa parao mundo. Torn-la referncia em seu segmento e exemplo de empreendedorismo. Se fosse comear de novo... comearia, porm... estudaria mais, analisaria as condies de outros ngulos e obteria maiores referncias. O entusiasmo seria o mesmo desde o incio. Meu conselho para outros empreendedores... conhea com muita profundidade seu negcio e nunca deixe de se atualizar sobre seu segmento. Analise a conduta do concorrente e, principalmente inove sempre. Nunca esmorea diante das dificuldades, pois elas so alavancas para realizar seus sonhos e objetivos. A GS1 contribui para o meu negcio... Significativamente, pois, dentro da nossa cadeia de suprimentos, a GS1 parte do dia-a-dia, alm de ser fundamental para o relacionamento com o mercado.

NCLEO DE DESENVOLVIMENTO DOS EMPREENDEDORES VISIONRIOS


Divulgao Treinamento Sistema GS1

Ferramenta GS1 Responsabilidade Social

Assessoria

A GS1 Brasil oferece solues sob medida, conscientizando os empresrios sobre a importncia de uma boa gesto, a utilizao de melhores prticas e estratgias voltadas a eficincia e sustentabilidade do negcio. Ganhe agilidade e lucratividade, alm de colocar sua empresa no mundo das relaes comerciais e no mercado internacional com os padres do Sistema GS1. Dbito Automtico Para sua maior comodidade voc pode utilizar o recurso do dbito automtico para quitar suas contribuies junto a GS1 Brasil. Atualmente este recurso est disponvel aos associados correntistas do Banco Ita. Para ter esta comodidade, basta colher as assinaturas dos responsveis legais pela empresa no termo anexo e envilo pelo correio diretamente GS1 Brasil - R. Dr. Renato Paes de Barros, 1.017 - 14 andar - 04530-001 - SP. Assim que recebermos e validarmos o t e r m o, e nv i a r e m o s u m e - m a i l confirmando o incio do dbito Fale com a GS1 Voc gostou do material? Tem alguma dvida? Gostaria de enviar sugestes de temas para publicarmos? Entre em contato: automacao@gs1br.org

www.gs1br.org

Vous aimerez peut-être aussi