Vous êtes sur la page 1sur 18

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA DA CIDADE DE NOVA IGUAU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DEPARTAMENTO PEDAGGICO

Anos de Escolaridade: 4 e 5
2007

PREFEITURA DA CIDADE DE NOVA IGUAU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DEPARTAMENTO PEDAGGICO

4 Ano de Escolaridade (3 Srie) LNGUA PORTUGUESA

Competncias

Contedos

Habilidades

Compreenso de textos verbais e noverbais.

Textos verbais e no-verbais

Interpreta textos com material grfico diverso e com auxilio de elementos no verbais. Interpreta gravuras criando pequenas histrias.

Socializao das diversas experincias de leitura vivenciadas. Diferenciao e interpretao dos diversos tipos de textos.

Leitura e interpretao de textos diversos: - prosa e verso - narrativos - descritivos - do cotidiano - veiculados nos meios de comunicao - histrias em quadrinhos.

L e interpreta diferentes textos que circulam socialmente no seu cotidiano. L corretamente, individualmente ou em grupos, com ritmo, articulao e entonao adequada diferentes tipos de textos.

Narrao (oral e / ou escrita) de fatos considerando a temporalidade e a causalidade.

Reordenao e ampliao de textos

Reordena os acontecimentos de uma histria demonstrando clareza e seqncia lgica. Amplia textos orais e escritos de forma coerente a partir de diversas fontes.

Rene informaes do texto que caracterizam a personagem central. Criao de textos em forma de dilogos e entrevistas.

Caracterizao de personagens Criao de texto em forma de dilogo Entrevistas

Identifica caractersticas da personagem central. Redige pequenos dilogos entre duas pessoas, em variadas situaes. Elabora questes orais e escritas sobre diversos assuntos para entrevistar pessoas.

Utilizao de recursos lingsticos expressivos e sua adequao situao de uso (diviso em slabas,

Diviso em slabas (nmero de slabas) Pontuao Acentuao grfica

Separa em slabas as palavras de forma funcional em textos. Se expressa por escrito empregando adequadamente a pontuao e as regras ortogrficas.

acentuao, pontuao, sinnimos e antnimos).

Antnimos e sinnimos

Percebe o efeito no emprego dos acentos agudo e circunflexo. Identifica diferentes palavras que substitui outra no contexto. Procura em dicionrios o significado das palavras para solucionar dvidas ortogrficas.

Utilizao do dicionrio

Uso do dicionrio

Utilizao das classes gramaticais como instrumento de aprendizagem em situaes do cotidiano.

Classes gramaticais - substantivo - artigo - adjetivo - pronome - verbo - numeral

Constri e emprega conceitos de substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, verbo e advrbio.

Reconhece em frases e textos as variaes e regularidades nas terminaes dos substantivos e adjetivos quando flexionados em gnero, nmero e grau. Relaciona a flexo dos substantivos com outros elementos da frase (artigo, adjetivo, verbo). Estabelece relaes de concordncia entre pronomes e outros elementos da frase. Amplia frases utilizando as diversas classes gramaticais. Identifica o tempo verbal em que as frases e textos se encontram.

PREFEITURA DA CIDADE DE NOVA IGUAU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DEPARTAMENTO PEDAGGICO

4 Ano de Escolaridade (3 Srie) MATEMTICA

Competncias

Contedos

Habilidades

Reconhecimento de semelhanas e diferenas entre corpos redondos. reconhecimento de semelhanas e diferenas entre corpos no-redondos. Reconhecimento de poliedros como slidos geomtricos firmados por faces planas poligonais. Percepo de elementos geomtricos nas formas da natureza e em elementos do cotidiano.

Slidos geomtricos: - Corpos redondos (esfera, cone, cilindro) Corpos no-redondos (cubo, paraleleppedo, pirmide) - Poliedros

Relaciona os slidos geomtricos com elementos concretos do cotidiano (embalagens, bolas, caixas, funis, troncos de rvores, frutas, etc.) Percebe que os poliedros so slidos geomtricos formados por faces planas que tm a forma de tringulos, quadrilteros etc. Rene objetos considerando suas semelhanas. Reconhece dentre formas espaciais quais rolam e quais no rolam.

Identificao de caractersticas e representao das figuras geomtricas.

Formas geomtricas planas: - quadrilteros - tringulos - crculos

Contorna as faces dos slidos para representar formas planas como quadrilteros, tringulos e crculos. Compara e diferencia os polgonos (tringulos e quadrilteros) quanto ao nmero de lados, de ngulos, e outros critrios pr-estabelecidos. Identifica a simetria nos desenhos, nas figuras geomtricas, nas folhas dos vegetais, em objetos, nos seres vivos e etc. Produz criaes artsticas simtricas (mscaras, culos de papel, borboletas, etc.) Constri segmentos de reta utilizando-se de diversos meios (riscando no papel, no cho, caminhando em diversas direes) Representa caminhos traando retas em um mapa (da sala de aula, da escola, etc) Diferencia as retas paralelas das perpendiculares, usando materiais concretos.

Percepo da simetria em desenhos, objetos e na natureza, utilizando-a em suas criaes artsticas.

Simetria

Representao do espao por meio de retas e mapas.

Segmento de reta

Linhas paralelas e perpendiculares

Identificao em figuras geomtricas planas, de segmentos de reta, retas e ngulos retos.

ngulo reto

Identifica o ngulo reto nas retas perpendiculares, nas formas geomtricas e em objetos presentes no ambiente em que vive.

Reconhecimento de nmeros naturais, racionais e algarismos romanos no contexto dirio. Compreenso e utilizao das regras do sistema de numerao decimal.

Nmeros naturais Classificao e ordenao de Nmeros Naturais

L e escreve Nmeros Naturais Classifica e ordena Nmeros Naturais quanto ao valor posicional na base decimal. Forma e classifica conjuntos Ordena conjuntos considerando o nmero de elementos. Identifica a numerao em Algarismo Romano algumas situaes do cotidiano. em

Algarismos Romanos

Composio e decomposio Sistema de Numerao Decimal

do

Percebe que o nosso sistema de numerao tem base decimal agrupando materiais concretos de 10 em 10. Reconhece que a milhar formada por 10 centenas.

Observao de que os nmeros naturais podem ser expressos na forma fracionria. Resoluo de situaes-problema interpretando e utilizando o conceito de frao.

Nmeros Racionais Fraes: - Classificao - Ordenao - Equivalncia - Simplificao

Compara fraes homogneas utilizando materiais concretos. Representa fraes a partir de material concreto. Constri o conceito de frao vivenciando-o em situaes do cotidiano. Calcula fraes de quantidades manipulando material concreto. Efetua adio e subtrao de fraes homogneas utilizando desenhos. Identifica nmeros com vrgulas usados no dia a dia. Efetua operaes simples com nmeros decimais por meio de desenhos. Identifica a e escreve os nmeros decimais correspondentes a centsimos de uma figura.

Adio e subtrao - Fraes homogneas Nmeros Decimais - Dcimos

- Centsimos

Compreende e desenvolve habilidades em utilizar nosso sistema monetrio.

Sistema Monetrio Brasileiro

Relaciona a ideia do centsimo ao dinheiro. Soluciona situaes-problema envolvendo dinheiro.

Interpreta e resolve situaesproblema especialmente quelas envolvendo quantificaes, atravs de um raciocnio lgico.

Operaes com Nmeros Naturais - Adio - Subtrao - Multiplicao - Diviso - Mltiplos - Divisores - Nmeros primos

Efetua operaes de adio e subtrao a partir de uma situao- problema apresentada. Percebe as propriedades da adio e da multiplicao em diversos exemplos. Utiliza diversas estratgias na resoluo de problemas. Identifica os mltiplos de um nmero Resolve situaes-problema envolvendo a ideia de operao inversa. Constri a ideia de operao inversa partindo de aes desenvolvidas no dia a dia. Verifica clculos usando a relao fundamental da diviso. Adota os critrios de divisibilidade a fim de facilitar operaes de diviso de forma contextualizada. Calcula adio com Nmeros Naturais de trs algarismos com reserva utilizando at trs parcelas. Relaciona adio e subtrao como operao inversa. Calcula o resultado de uma subtrao com at trs algarismos, com reserva.

Representao de resultados de medies, utilizando a terminologia convencional para as unidades mais usuais dos sistemas de medidas. Estabelecimento de relaes entre diferentes unidades de medidas.

Grandezas e medidas - Comprimento (metro, centmetro, milmetro, quilmetro) - Massa (grama, quilo, grama, tonelada e miligrama) - Capacidade (litro e mililitro) Permetro

Realiza clculos envolvendo nmeros com vrgulas em situaes do contexto dirio em relao ao sistema de medidas. Efetua medies com rgua e outros instrumentos de medidas de comprimento. Reconhece o permetro como medida de contorno. Identifica em situaes propostas unidade de medida mais adequada para cada situao. Faz medies utilizando instrumentos apropriados em situaes contextualizadas. Percebe a igualdade de capacidade em diferentes recipientes em situaes concretas.

Reconhecimento e utilizao de procedimentos e instrumentos de medida, em funo do problema e da preciso do resultado.

Medidas de tempo -horas minutos e segundos

Reconhecimento

utilizao

de

Reconhece medidas de tempo e o relgio como um instrumento de medida. Utiliza relgio analgico para leitura de horas. Realiza estimativa em situaes concretas com medidas de tempo. Reconhece o minuto como frao da hora e o segundo como frao do minuto.

unidades usuais de tempo, estabelecendo noes de durao.

-dcada, sculo, e milnio

Percebe que 10 anos corresponde a 1 dcada e que 100 anos correspondem a 1 sculo. Identifica dcadas, sculos e milnio como forma de medir o tempo histrico.

Interpretao de dados apresentados por meio de tabelas e grficos, para identificao de caractersticas previsveis ou aleatrios de acontecimentos.

Utilizao de tabelas e grficos

Interpreta dados do cotidiano atravs de registro de informaes por meio de tabelas e grficos.

PREFEITURA DA CIDADE DE NOVA IGUAU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DEPARTAMENTO PEDAGGICO

4 ano de escolaridade (3 Srie) CINCIAS

Competncias

Contedos

Habilidades

Compreenso da ocupao de lugar no espao por diversas substncias e materiais, reconhecendo caractersticas, utilizao e formas de transformao desses materiais no ambiente em que vive.

A matria suas variedades e seus estados fsicos Utilizao dos materiais Transformao dos materiais

Reconhece matria como substancias que ocupam lugar no espao identificando os estados fsicos em que estas podem ser encontradas no ambiente. Identifica a variedade de materiais que existem ao seu redor. Observa, de forma direta ou indireta, a diversidade de materiais existentes no ambiente classificando-os a partir de critrios propostos como finalidade, de que feito, forma, etc. Reconhece que os materiais podem sofrer transformaes.

Percepo da existncia do ar, formao do vento e analise sobre causas e conseqncias da poluio do ar em nossas vidas.

O ar e suas caractersticas O vento Poluio do ar

Reconhece a importncia do ar para a vida no ambiente. Percebe a existncia do ar e do vento atravs de experimentaes como soprar, abanar etc. Identifica as caractersticas do ar (incolor e invisvel, inodoro, inspido) por meio de observao e experimentao. Debate em sala de aula sobre algumas causas e conseqncias da poluio doar no Planeta tendo como subsdios pesquisas prvias em diversas fontes.

Compreenso da importncia da gua para a vida de todos os seres vivos que habitam o planeta.

A gua e os seres vivos - As trocas de calor entre gua e meio - Mudanas nos estados fsicos da gua - O ciclo da gua

Reconhece a importncia da gua para a vida dos seres vivos no Planeta. Observa atravs de experincias concretas as mudanas nos estados fsicos da gua registrando as observaes feitas. Associa o seu conhecimento sobre as mudanas de estados fsicos da gua ao conceito de ciclo da gua. Verifica atravs de experimentao que a gua um solvente pois se encontra misturada a outros materiais na natureza. (separao de misturas,decantao de gua salgada, evaporao e etc.)

Poluio e tratamento da gua

Diferencia gua potvel de gua poluda, observando suas caractersticas. Busca informaes sobre causas e conseqncias da poluio das guas e discute em grupo as possveis solues viveis. Reconhece a necessidade de utilizar a gua de forma consciente visando preservao deste recurso natural. Estabelece relao entre trocas de calor entre gua e meio ocasionando mudanas no seu estado fsico.

Utilizao consciente da gua

Identificao e compreenso das relaes entre solo, gua, eroso e fertilidade dos solos, nos ambientes urbano e rural.

O solo e os seres vivos - Composio do solo - Tipos de solo

Compara atravs de experimentao os diferentes tipos de solo relacionando suas caractersticas as condies desses ambientes. Reconhece a importncia do solo na produo de alimentos usados pelas pessoas e na criao de animais. Identifica diferentes componentes do solo. Identifica atravs de observao, caractersticas do solo (cor, textura, umidade, etc). Relaciona a eroso com a preservao do sol, identificando suas causas e efeitos. Percebe atravs de experimentao a permeabilidade do solo. Identifica e analisa as causas e consequncias da eroso.

-Eroso -Poluio do solo -Utilizao e preservao do solo

Percepo de algumas propriedades dos vegetais. Reconhecimento de que os vegetais so seres vivos, e que utilizam os materiais do ambiente de acordo com as caractersticas que elas possuem.

Os vegetais - Fotossntese

Estabelece relaes de dependncia entre a luz e os vegetais. Diferencia os processos da fotossntese da respirao atravs da comparao entre os mesmos. Reconhece os elementos necessrios para a realizao da fotossntese e os produtos finais desse processo. Caracteriza e compara aparelhos reprodutores (M/F) nos vegetais.

- Reproduo

Utilizao da classificao biolgica como forma de agrupar os seres vivos conhecidos.

Estabelece critrios para o agrupamento dos seres vivos do seu cotidiano. Classifica os diferentes seres vivos a partir da observao de suas caractersticas.

Cadeia alimentar

Identifica cadeia alimentar como a relao de dependncia alimentar ente animais e vegetais. Reconhece e identifica animais herbvoros, carnvoros e onvoros. Diferencia animais vertebrados de invertebrados.

Os animais e sua alimentao (herbvoros, carnvoros e onvoros) Animais vertebrados e invertebrados Reproduo

Compreenso do corpo humano como um todo integrado e a sade como bem-estar fsico, social e psquico do indivduo.

Estrutura do corpo humano (esqueleto e msculos) O corpo como um todo - digesto - respirao - circulao - excreo Limites e potencialidades do prprio corpo Preservao da sade - Alimentao

Observa no seu corpo, a integrao entre os diversos sistemas que realizam as funes vitais, percebendo-o como um todo integrado. Identifica os principais rgos e funes dos sistemas digestrios, respiratrio, circulatrio e excretor.

Valorizao de modos saudveis de alimentao, de cuidados com o corpo, lazer e repouso.

Experimenta as medidas de preservao da sade atravs da observao de atitudes e cuidados com o prprio corpo e com o corpo do outro. Reconhece o alimento como fonte de energia para o crescimento e manuteno do corpo. Descreve as necessidades nutricionais bsicas para o organismo humano indicando os alimentos adequados para a composio de um cardpio nutritivo. Relaciona a falta de asseio corporal e a falta de higiene ambiental ocorrncia de doenas no ser humano. Realiza sua prpria higiene corporal de maneira autnoma reconhecendo a importncia da sua realizao cotidiana Reconhece as doenas transmissveis mais comuns em sua regio. Identifica as vacinas que compem o calendrio de vacinao de sua cidade. Reconhece que a vacina previne contra a ao de elementos estranhos no organismo.

- Higiene

- Doenas contagiosas

- Vacinao

PREFEITURA DA CIDADE DE NOVA IGUAU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DEPARTAMENTO PEDAGGICO

4 ano de escolaridade (3 Srie) HISTRIA

Competncias

Contedos

Habilidades

Conhecimento da origem e evoluo histrica do municpio. Reconhecimento da importncia do registro para a histria.

O Municpio de Nova Iguau - Histria e origem - Documentos histricos

Reconhecimento da situao atual do municpio, em diversos aspectos, baseando-se em fatos ocorridos em tempos anteriores.

Reconhece a evoluo histrica do municpio de Nova Iguau. Busca informaes sobre o municpio em diferentes tipos de fontes. Analisa documentos histricos do seu municpio (fotos, letra do hino municipal, registros textuais, livros, quadros, entre outros) Reconhece que assim como ns, seu municpio tambm possui documentos histricos prprios (certido de nascimento, fotos, documentos de identificao, etc.)

Formao da populao - Presena indgena na regio - Participao do negro na histria - Imigrantes

Reconhecimento de algumas relaes sociais, econmicas, polticas e culturais estabelecidas com outras localidades, no presente e no passado.

Valoriza a diversidade tnico-racial do seu municpio e do seu pas (afro-brasileira, indgena, europia, asitica). Caracteriza os grupos tnicos que formaram o povo iguauano. Reconhece a ocupao diversidade social do trabalho, a cultura e ao processo histrico. Entrevista moradores para conhecer as origens dos imigrantes atuais em seu municpio e as razes pelas quais imigraram. Compara o municpio atual em relao a outras pocas.

Formao do municpio - Primeiras atividades econmicas - Primeiras construes


Estabelecimento de relao entre a administrao pblica do seu municpio e melhores condies de vida.

Personalidades histricas do municpio Datas comemorativas Administrao municipal Cidadania Folclore

Identifica algumas das personalidades que contriburam para o progresso do municpio. Identifica as autoridades do municpio. Reconhece as datas comemorativas relacionadas histria do seu municpio. Distingue as funes dos governantes do municpio. Identifica algumas atribuies de responsabilidade da administrao pblica municipal. Reconhece as eleies como forma de escolha do administrador municipal.

Registra informaes obtidas por diferentes fontes, atravs de desenhos, textos, exposies, etc. Identifica as diversas manifestaes culturais que acontecem em seu municpio e busca conhecer suas origens histrico-culturais, valorizando-os. Reconhece a histria de Nova Iguau contada na letra do hino municipal.

PREFEITURA DA CIDADE DE NOVA IGUAU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DEPARTAMENTO PEDAGGICO

4 ano de escolaridade (3 Srie) GEOGRAFIA

Competncias

Contedos

Habilidades

Percepo de que a representao cartogrfica transmite informaes que permitem a localizao do lugar em que vive. Percepo de que as paisagens da cidade revelam as condies de vida de seus moradores. Identificao das principais caractersticas do relevo, vegetao e clima do municpio.

O Municpio de Nova Iguau Localizao e limites do municpio - Vegetao - Relevo - Hidrografia - Clima Pontos cardeais Leitura e interpretao de mapas

Identifica o municpio como parte do estado e do pas. Localiza o municpio de Nova Iguau no mapa do RJ e os municpios que fazem divisas com ele. Orienta-se atravs do sol e de outros instrumentos como os pontos cardeais e a bssola. Identifica os municpios que eram distritos de Nova Iguau e hoje esto emancipados. Identifica os vrios servios prestados pelo municpio. Relaciona alteraes climticas interveno do homem na natureza. Identifica por meio de observao cartogrfica, os rios, as regies administrativas, os relevos, a localizao do seu bairro, entre outras informaes relevantes sobre seu municpio. Reconhece a organizao administrativa do municpio de Nova Iguau.

Percepo de que a natureza oferece recursos so necessrios sobrevivncia e que esses recursos so transformados pelo trabalho do homem ao longo do tempo.

Paisagens urbanas e rurais: caractersticas e modos de vida

suas

Diferencia espao urbano e rural considerando os elementos sociais e naturais que os compem, assim como os modos de vida (costumes, lazer, etc) de ambos os espaos. Identifica e compara profisses ligadas a zona urbana e a zona rural. Reconhece as praticas de esporte, lazer e turismo desenvolvidos no municpio de Nova Iguau. Constri maquetes e ou desenha mapas a partir de observao de uma pequena rea do seu bairro (rua da escola, da casa onde mora, etc.) Observa em um mapa ou imagem de satlite o espao urbano e o rural de seu municpio.

Caracterizao das atividades produtivas do municpio.

Atividades desenvolvidas - Produtos agrcolas do municpio - Comrcio

Entrevista moradores do seu bairro, coletando informaes sobre atividades desenvolvidas na regio, tipos de transporte que utiliza, lazer, etc.

- Indstria - Outras atividades econmicas - Prticas de esporte, lazer e turismo

Relaciona produtos agrcolas consumidos e sua casa e cultivados no municpio. Identifica no municpio espaos relacionados agricultura e pecuria. Descreve as principais atividades econmicas que geram empregos em nosso municpio. Identifica sinais de trnsito reconhecendo sua importncia para pedestres e motoristas.

Reconhecimento da relao existente entre meios de transporte como o trabalho e com as alteraes que imprimem nas paisagens. Reconhecimento da necessidade dos instrumentos de comunicao nas relaes sociais.

Meios de transporte Meios de comunicao Servios pblicos

Coleta e registra informaes sobre os meios de transporte e comunicao existentes no municpio de Nova Iguau. Identifica as construes que so realizadas nas paisagens em razo dos meios de transporte. Desenvolve atitudes de preservao dos bens pblicos. Reconhece os servios pblicos oferecidos pelo municpio. Debate em sala de aula sobre os problemas sociais ligados aos meios de transporte (transito acidentes, etc.) Busca informaes, em diversas fontes, a respeito dos combustveis utilizados pelos meios de transporte e discute sobre suas implicaes para o meio ambiente.

PREFEITURA DA CIDADE DE NOVA IGUAU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DEPARTAMENTO PEDAGGICO

4 ano de escolaridade (3 Srie ) EDUCAO FSICA

Competncias

Contedos

Habilidades

Apreciao de atividades em grupos com critrios definidos sobre participao e contribuio de atividades. Conhecimento de prticas esportivas, jogos, cirandas e danas tradicionais e folclricas da nossa cultura. Desenvolvimento das capacidades fsicas durante os jogos, brincadeiras e danas. Diferenciao de esforo e repouso.

Jogos populares: boliche, dama, corrida de saco,etc.

Jogos que envolvam a possibilidade de: correr, pular, saltar, arremessar,etc.


Brincadeiras: cabo-de-guerra, circuito,etc.

bambol,

corre-cutia,

Danas: samba, quadrilha, rap,etc.

Organizao de jogos e brincadeiras ou outras atividades.

Participa em diferentes atividades procurando adotar uma atitude cooperativa e solidria. Aprecia atividades em grupos com critrios definidos sobre a participao e contribuies de atividades. Participa de diversos jogos respeitando as regras e no discriminando os colegas por razes fsicas, sociais, culturais ou gnero. Enfrenta desafios corporais em diferentes contextos como brincadeiras, jogos e circuito.. Participa de jogos e brincadeiras propostos pelo professor ou ensinados pelos alunos. Percebe estrutura rtmica favorecendo a expresso corporal. Aprecia, participa e valoriza danas pertencentes a manifestaes populares, folclricas ou de outros tipos que estejam presentes no dia-a-dia. Reflete e avalia o seu prprio desempenho e dos demais colegas nas atividades propostas.

PREFEITURA DA CIDADE DE NOVA IGUAU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DEPARTAMENTO PEDAGGICO

4 ano de escolaridade (3 Srie ) ARTE

Competncias

Contedos

Habilidades

Acompanha diferentes tipos de ritmo utilizando movimentos leves do corpo. Desenvolve noes de organizao espacial com domnio de direes, localizao no tempo e espao ambiente com ou sem acompanhamento rtmico. Segue regras de uso do espao e de relacionamento com o outro. Desenvolve responsabilidades dentro do grupo no qual est inserido. Percebe a existncia de sons no ambiente em silncio.

Acompanhamentos rtmicos - expresso corporal - dana - dramatizao - msica

Identifica ritmos apresentados e os instrumentos utilizados. Participa de danas e atividades diversificadas de movimentos articulados com elementos da linguagem musical. Produz pequenas coreografias a partir de musicas trabalhadas. Vivencia no jogo do faz de- conta sua espontaneidade e pontecialidade. Reconhece as diferentes formas artsticas que pertencem ao folclore local e regional. Dramatiza lendas do nosso folclore. Explora os sons internos e externos no silncio.

Valorizao da criatividade da tcnica de montagem. Cria e percebe formas visuais nos elementos as compem.

Tcnica de montagem e desmontagem de imagens

Usa a criatividade para trabalhar texto-imagem, transmitindo sentimentos e emoes com originalidade. Pesquisa e utiliza diversos materiais e tcnicas na construo de imagens.

tiliza o Tangram e a tcnica do origami para a construo de diversas formas visuais.

Tangram Origami

Cria diversas formas visuais com a utilizao do Tangram. Reconhece que o Tangram e o origami podem ser utilizados para criar formas visuais.

Respeita a prpria produo e dos demais colegas, no percurso de criao.

Percebe a multiplicidade de procedimentos e solues na produo artstica. Faz uso da arte de dobrar papis para formar objetos, pessoas, animais e vegetais. Reflete a construo de conhecimento sobre a atividade artstica pessoal e dos colegas.

PREFEITURA DA CIDADE DE NOVA IGUAU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DEPARTAMENTO PEDAGGICO

ORIENTAES PARA AVALIAO

Com o objetivo de propiciar na Rede Municipal de Educao da Cidade de Nova Iguau, uma formao bsica comum, iniciou-se entre a Secretaria de Educao e as Unidades Escolares o processo de construo de uma proposta curricular para o Ensino Fundamental. Este trabalho envolveu discusso nas escolas, Formao para os professores do Ciclo de Aprendizagem e anlise dos planejamentos anuais das Unidades Escolares. Com relao avaliao, elaborou-se este documento com o intuito de oferecer aos docentes algumas orientaes que possam subsidiar o seu fazer pedaggico em sala de aula. A avaliao possui um papel importante na aprendizagem, pois atravs dela que podemos perceber se os objetivos propostos esto sendo alcanados, onde esto as dificuldades e os avanos desse processo, para que se necessrio haja um replanejamento. Segundo Luckesi, no podemos utilizar quaisquer instrumentos, mas sim os adequados para configurar o estado de aprendizagem do educando. Para que a avaliao seja fidedigna devemos utilizar vrios instrumentos, mas estes devem estar adequados aos contedos essenciais planejados e, que de fato foram trabalhados, estar condizente com as habilidades que estamos propondo e precisam ser claros e precisos na comunicao. A avaliao, portanto, deve ser um meio pelo qual o professor se avalia a avalia o seu aluno.

Equipe Pedaggica SEMED

Referncias Bibliogrficas:

BATISTA, Antnio Augusto Gomes etal. Capacidades Lingsticas da Alfabetizao e a Avaliao. Braslia: MEC. Secretaria de Educao Bsica. Secretaria de Educao a Distncia. UFMG, 2006. (Coleo: Pr-Letramento. Fascculo 01). ESTEBAN, Maria Teresa (organizadora) Avaliao: uma prtica em busca de novos sentidos 2. ed. Rio de Janeiro; DPeA, 2000. LUCKESI, Cipriano Carlos Avaliao da aprendizagem na escola: reelaborando e recriando a prtica Salvador: Malabares Comunicao e eventos, 2003.

MELLO, Maria Cristina e Ribeiro, Amlia Escotto do Amaral. Competncias e Habilidades: da teoria prtica /Maria Cristina de Mello, Amlia Escotto do Amaral Ribeiro (organizadoras) 2 ed - Rio de Janeiro : WAK, 2003.

NOVA IGUAU, Secretaria Municipal de. Planejamentos das Unidades Escolares. Parmetros curriculares nacionais (1 A 4 SRIE): Volumes de 1 A 10 / Ministrio da Educao. Secretaria da Educao Fundamental. 3 ed. Braslia: A Secretaria, 2001.

Vous aimerez peut-être aussi