Vous êtes sur la page 1sur 30

OPERACIONALIZAO DO CADASTRO NICO

SISTEMAS OPERACIONAIS
Para a OPERAO do Cadastro nico para Programas Sociais do Governo Federal os gestores tem disposio trs sistemas: - Aplicativo de Entrada e Manuteno de Dados (Aplicativo Offline);
- Conectividade Social; e - Sistema de Atendimento Solicitao de Formulrios SASF.
2

APLICATIVO OFFLINE

APLICATIVO OFFLINE
Ferramenta utilizada pelo municpio para digitar as informaes coletadas pelos entrevistadores, por meio do formulrio, a serem includas no Cadastro nico. Para instalar a ferramenta e fazer o download da verso atual preciso acessar o endereo: http://www1.caixa.gov.br/download.

Os manuais de instalao e utilizao tambm podem ser encontrados no mesmo endereo.


4

APLICATIVO OFFLINE
Aps o processo de download e instalao da ferramenta, cabe ao gestor municipal: - Cadastrar os usurios que sero os responsveis pela digitao e atualizao do Cadnico no municpio; - Definir os perfis dos usurios; - Excluir ou alterar as suas senhas de acesso ao sistema.
5

APLICATIVO OFFLINE
Ateno: Para utilizar esse sistema no necessrio estar conectado Internet; importante que o municpio esteja sempre utilizando a ltima verso do Aplicativo off- line, que est em constante processo de atualizao e aperfeioamento. A verso mais atualizada disponvel no momento a 6.05. Segue a tela inicial do verso 6.05 do Aplicativo offline:
6

APLICATIVO OFFLINE 6.05

APLICATIVO OFFLINE 6.05


A verso 6.05 criou novos campos:
- Campo 226: Famlia em situao de rua; - Campo 227: Beneficirio do Programa Leite Consumidor; - Campo 228: Beneficirio do Programa Leite Produtor;

- Campo 270: Participa do Juventude Cidad;


- Campo 270: Liberto de trabalho escravo; - Campo 273: Programas Habitacionais.
8

APLICATIVO OFFLINE 6.05


A verso 6.05 criou tambm novas regras: - Inibio de transferncia de pessoa para domiclios extrados e em multiplicidade; - Alterao na crtica para idade do Responsvel Legal (RL) do domiclio de 15 para 16 anos - a partir da nova verso a pessoa indicada como RL deve necessariamente ter idade igual ou superior a 16 anos;
9

APLICATIVO OFFLINE 6.05


- Correo na falha Arquivo- Retorno; de importao de

- Nova tabela INEP com dados atualizados disponibilizados pelo Ministrio da Educao; - Criao do campo para pesquisa do nome da escola e do cdigo INEP; - Nova segurana do banco de dados;
10

APLICATIVO OFFLINE 6.05


- Criao de um atualizador de tabelas independente do Aplicativo offline, para a atualizao das tabelas CEP, INEP e CNPJ; - Correo na crtica de duplicidade de CPF e Ttulo de Eleitor; - Inibio de transferncia de pessoa para outro domiclio por motivo de bito.

11

CONECTIVIDADE SOCIAL

12

CONECTIVIDADE SOCIAL
Ferramenta utilizada para transmitir, via Internet, os dados das famlias que foram digitados no Aplicativo Offline, para que possam ser processados e incorporados base nacional do Cadnico. Os dados so transmitidos por meio de arquivo contendo um lote de domiclios digitados, fechados e extrados.

13

CONECTIVIDADE SOCIAL
Caso o municpio no tenha acesso Internet, os dados digitados podem ser encaminhados, em disquete, para a agncia da CAIXA mais prxima, que prestar o suporte tcnico necessrio transmisso. Ateno: aconselhvel que a transmisso seja feita em lotes com, no mximo 100 (cem) domiclios.
14

CONECTIVIDADE SOCIAL
Pelo Conectividade Social o municpio tambm recebe o arquivo-retorno, que contm o resultado do processamento dos dados do municpio que foram integrados base nacional, e que deve ser reincorporado base municipal.

15

CONECTIVIDADE SOCIAL
Para baixar o Conectividade Social preciso acessar o endereo: http://aplicacoes.mds.gov.br/cadunico ;
O acesso ao Conectividade Social feito por meio de certificao eletrnica e senha fornecidas pela agncia da CAIXA no municpio.
16

CONECTIVIDADE SOCIAL
As dvidas sobre o credenciamento para uso do Conectividade Social podem ser esclarecidas pelo servio de atendimento aos estados e municpios da CAIXA, no nmero 0800 726 0104; A seguir ser apresentada a tela inicial do Conectividade Social:

17

CONECTIVIDADE SOCIAL

18

SISTEMA DE ATENDIMENTO SOLICITAO DE FORMULRIOS (SASF)


Ferramenta pela qual os municpios devem fazer a solicitao dos formulrios de cadastramento do Cadnico ao Departamento do Cadastro nico do MDS. Para baixar o SASF preciso acessar a Central de Sistemas.

19

SISTEMA DE ATENDIMENTO SOLICITAO DE FORMULRIOS (SASF)


O SASF permite que o municpio realize a solicitao e acompanhe o seu andamento. O acesso se d por meio de login (que o Cdigo IBGE do Municpio) e de senha (a mesma utilizada para acesso ao Sistema do Termo de Adeso e para o Aplicativo do IGD). As solicitaes devem ser realizadas com ao menos 20 dias de antecedncia.
20

SISTEMA DE ATENDIMENTO SOLICITAO DE FORMULRIOS (SASF)


Aps autorizao pelo MDS, a CAIXA tem o prazo mximo de 15 dias para enviar os formulrios ao municpio. O municpio deve informar o recebimento dos formulrios, diretamente no sistema. Dessa forma, o MDS ter acesso a informaes precisas e poder tomar providncias junto CAIXA, caso os formulrios no cheguem no tempo estipulado.
21

SISTEMA DE ATENDIMENTO SOLICITAO DE FORMULRIOS (SASF)


Caso o municpio no tenha acesso Internet, a solicitao pode ser feita por ofcio, em papel timbrado da prefeitura, assinada por uma autoridade responsvel e enviada por fax;
Deve constar no ofcio:
- A quantidade e o tipo de formulrio;

- O endereo para entrega com CEP;


- O nome do responsvel pelo recebimento do material; - O telefone de contato.
22

SISTEMA DE ATENDIMENTO SOLICITAO DE FORMULRIOS (SASF)


A solicitao de formulrios por ofcio deve ser remetida, via correio, para o Departamento de Cadastro nico no endereo:
Av. W3 Norte SEPN Quadra 515, Bloco B, 5 Andar, Sala 514. Braslia DF - CEP: 70770-502

O envio tambm pode ser realizado por FAX, no nmero: (61) 3433-3693.
23

SISTEMA DE ATENDIMENTO SOLICITAO DE FORMULRIOS (SASF)


Ateno: os Formulrios Avulsos (utilizados para alterao de informaes de famlias j cadastradas) podem tambm ser impressos a partir do portal da CAIXA.
Segue a tela inicial do SASF:

24

SISTEMA DE ATENDIMENTO SOLICITAO DE FORMULRIOS (SASF)

25

PARA SABER MAIS


Informaes mais detalhadas sobre a utilizao dos sistemas de gesto podem ser encontradas nas publicaes:
- Manual de Instalao Aplicativo de Entrada e Manuteno de Dados do Cadastro nico V 6.05; - Manual Operacional de Entrada e Manuteno de Dados do Cadastro nico V 6.05 e; - Guia de Utilizao dos Relatrios do Aplicativo de Entrada e Manuteno de Dados do Cadnico Verso 6.05.
26

PROJETO CADNICO 7
O Projeto Cadnico 7 consiste na implantao de um novo formulrio de coleta de dados e na implantao de uma nova verso do Aplicativo de Entrada e Manuteno de Dados do Cadnico. A previso para implantao da nova verso do Aplicativo e do novo formulrio para o segundo semestre de 2009.
27

PROJETO CADNICO 7
Esta nova verso do aplicativo permitir que as prefeituras realizem o cadastramento e a manuteno dos dados das famlias de baixa renda por meio de aplicao online, baseada em tecnologia web e de software livre. Uma das vantagens da verso online ser resolver a falta de sincronia entre a base municipal e a base nacional, alm de facilitar a transferncia de pessoas e famlias entre municpios.
28

PROJETO CADNICO 7
Quando essas alteraes forem implantadas, o MDS realizar um processo de capacitao dos gestores e entrevistadores para a utilizao desses novos instrumentos, com a elaborao de orientaes e materiais especficos;

importante ressaltar que os municpios precisaro ter acesso internet de banda larga, de modo a garantir o acesso ao Cadnico 7.

29

Muito Obrigado! Tel: (61) 3433-1500

0800-707-2003
cadastrounico@mds.gov.br bolsa.familia@mds.gov.br

Vous aimerez peut-être aussi