Vous êtes sur la page 1sur 8

Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho Faculdade de Cincias Humanas e Sociais

II Avaliao de Poltica Comparada

Prof Rita Biason

Ana Carolina Tsatsakis Bruno de Oliveira Maset Carla Pdua Fromgio Caroline Andressa Parise Gonalves Cunha Marco Antnio Borges Filho

4 ano de Relaes Internacionais Vespertino

Franca 2011

1) Selecione dois pases recm-democrticos para anlise. O grupo selecionou Brasil e Mxico como pases recm-democrticos para a realizao da anlise.

2) Descreva brevemente a situao poltica. No que condiz ao Brasil, a conscincia democrtica mostra-se como um elemento novo na vida poltica, surgindo como uma resistncia ditadura, principalmente nos movimentos de trabalhadores, estudantes, intelectuais e da imprensa. Exemplo destes movimentos foi a campanha pelo restabelecimento das eleies diretas para presidente, a Diretas J, em 1984, aps vinte anos de regime militar. Como resultado desse processo, a construo de uma democracia representativa se consolidou no Brasil atravs de eleies diretas, possibilitando a todas as classes sociais uma efetiva participao poltica por meio do voto. Nesse contexto de redemocratizao, a Constituio Federal de 1988 foi promulgada, com o intuito de legitimar o sistema polticodemocrtico recm institudo. No Mxico, por sua vez, aps a Revoluo de 1917 estabeleceu-se um regime autoritrio, o qual detinha como principais caractersticas um sistema de partido hegemnico dominado pelo Partido Revolucionrio Institucional (PRI) e a preponderncia da Presidncia da Repblica na tomada de decises. Com a abertura poltica do regime, a ascenso de partidos distintos s duas casas legislativas levou obstruo das decises unilaterais do poder executivo. A transio para o governo democrtico deu-se efetivamente com as eleies de 2000, pelas quais foi eleito o presidente Vicente Fox Quesada do Partido Alianza Nacional (PAN), que com o governo dividido, submeteu-se diviso dos poderes, com o Congresso figurando como principal ator das decises polticas, agindo como limitador dos poderes do presidente e disseminando os recursos entre os partidos representados no Congresso.

3) Defina o conceito de Democracia, destacando cinco caractersticas (poltica, econmica, social, cultural, religiosa, etc). Na concepo do grupo, a democracia se constitui por um sistema representativo de governo, no qual o povo escolhe um representante para governar e este deve fazer valer os interesses da populao. Nesse sentido, no que tange ao mbito poltico, a escolha de um representante implica em uma subordinao s decises de uma maioria, que dificilmente ser unnime. Alm disso, a democracia detm normas basilares s quais a populao deve seguir. Partindo dessa perspectiva, so essas regras (as quais so definidas por leis) que determinaro as diretrizes do sistema econmico. Do mesmo modo, as bases sociais, culturais e religiosas so moldadas pelo mesmo regimento - o qual fruto de um governo eleito pelo povo.

Estabelea seis variveis para anlise dos pases e justifique cada uma delas. Para a anlise dos dois pases, as seis variveis estabelecidas so: 1. Sistema Eleitoral, obrigatoriedade do voto e durao de mandato; 2. Sistemas Partidrios, que podem se caracterizar pelo bipartidarismo, no qual dois partidos se alternam no poder, ou multipartidarismo, em que diversos partidos competem pelo governo; 3. Responsabilizao, transparncia no sistema eleitoral;

4. Normatizao, em que se observa a existncia de Constituies flexveis ou rgidas; 5. Transies Democrticas, que podem ocorrer por meio de ruptura com o antigo regime ou por reformas polticas; e 6. Consolidao da Democracia, baseada na continuidade da mesma nos governos seguintes, sem que houvesse ameaa ao processo democrtico.

4) Analise, por meio do mtodo comparativo, os pases selecionados tendo por pressuposto um ou mais tericos (ODonnell, Przeworski, Lijphart) discutidos na 2 parte do curso e as seis variveis selecionadas. Para a realizao da comparao entre as democracias no Mxico e no Brasil, levando em considerao primeiramente o Sistema Eleitoral, no que tange obrigatoriedade do voto, observa-se que no Mxico o voto facultativo para maiores de 18 anos, tanto homens quanto mulheres. No que se relaciona durao dos mandatos, observa-se que os presidentes, eleitos por sufrgio universal, se mantm no cargo por seis anos, no podendo ser reeleitos para o prximo exerccio. Em contrapartida, no Brasil, o mesmo grupo eleitoral obrigado a votar em todas as eleies, e caso isso no se cumpra, a ausncia deve ser justificada. Os presidentes so eleitos a cada quatro anos, com possibilidade de reeleio para um segundo mandato consecutivo. As eleies no modelo democrtico como se observa em ambos os pases conceito ressaltado por O'Donnell se constitui pela competitividade, liberdade, igualdade, alm de ser decisiva e proporcionar a incluso aos que votam; ou seja, d ao eleitor o direito de votar e de ser votado. Com relao estrutura partidria nos pases, no Mxico, assim como no Brasil impera o multipartidarismo, sistema no qual diversos partidos concorrem aos diferentes cargos por meio de eleies. Os partidos mexicanos mais proeminentes so o Partido da Ao Nacional (PAN), Partido Revolucionrio Institucional (PRI), e o Partido da Revoluo Democrtica (PRD), enquanto no Brasil, os maiores partidos so o Partido dos Trabalhadores (PT), Democratas (DEM), Partido do Movimento Democrtico Brasileiro (PMDB) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). A eleio entre esses diversos partidos nas novas democracias exige transparncia no processo para legitimao da escolha popular. O Brasil internacionalmente reconhecido pela credibilidade e eficincia dos processos, principalmente pelo uso de urnas eletrnicas, as quais so exportadas inclusive para o Mxico. Em contrapartida, nesse pas, reconhecido um histrico de eleies fraudulentas, gerando suspeitas a respeito da veracidade daquelas mais recentes, e exigindo a criao de um organismo com o objetivo de fiscalizar as prximas eleies.

No que tange a normatizao as Constituies podem ser classificadas em costumeiras e escritas, sendo que estas ltimas se subdividem em rgidas aquelas que no podem ser modificadas com a mesma facilidade que as leis ordinrias, uma vez que as mudanas ocorrem atravs de emendas e flexveis aquelas que podem ser emendadas ou revisadas sem quaisquer exigncias especficas. A Constituio Mxicana classificada como rgida, uma vez que necessrio um procedimento mais complexo que o das leis ordinrias para sua reformulao. Tal Constituio, datada de 1917, encontra-se vigente at hoje sem grandes modificaes. J a Constiuio Federal do Brasil apresenta uma particularidade que alguns autores a classificam como semi-rgida, pois seu grau de rigidez, embora exista, no to severo; como se observa, a mesma foi promulgada em 1988, e j sofreu diversas alteraes at a contemporaneidade. No Brasil a transio democrtica se deu por ruptura do sistema at ento vigente, que era o regime militar. O primeiro presidente eleito democraticamente foi o Tancredo Neves, o qual faleceu antes de sua posse, passando o cargo a seu ento vice Jos Sarney. J no Mxico, a transio democrtica no significou uma drstica ruptura no sistema, uma vez que a sua constituio de 1917 a primeira a incluir os direitos sociais e medidas trabalhistas no foi substituda, mas sim concretizada a partir da abertura poltica e da instaurao da diversidade no governo, aps 70 anos de hegemonia partidria do PRI. Segundo Przeworski, a democracia um ato de submisso, no sentido em que cada deciso deve ser aceita por todos os atores, mesmo se seus ideais no tenham sido atendidos. E para que haja tal submisso, deve necessariamente, haver a adeso, o que definir a durabilidade da democracia. Comparando a consolidao da Democracia no Brasil e no Mxico verifica-se que a mesma encontra-se em sua fase de maturao no primeiro caso, pois a grande maioria da populao aderiu ao sistema, o que pode ser comprovado pela alternncia de governos nos ltimos anos. Os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995 2003), eleito pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e com ideais de direita foi alternado pelos governos de Luiz Incio Lula da Silva (2003 2010) cujo partido era o PT (Partido dos trabalhadores) com tendncias esquerdistas. Analisando o caso da Democracia mexicana, pecebe-se que ela ainda est em sua fase de transio porque a totalidade da populao no adeiru, e nem mesmo se submeteu s

deliberaes do sistema. Como exemplo tem-se as inmeras acusaes de fraudes no processo eleitoral e, alm disso, os candidatos no tem total credibilidade perante a populao. O caso mais recente foi nas eleies para a sucesso de Fox presidncia em 2006, na qual houve uma manifestao de massas com mais de 500 mil pessoas que protestram contra uma possvel fraude nas eleies que elegeram o ento candidato pelo PAN, Felipe Caldern. Seu maior concorrente era Andrs Obrador (PRD). Outro fator relevante a ser considerado tanto no processo de transio quanto no de consolidao democrtica a presena de diviso de poderes. A diviso entre os trs poderes, por mais que ineficiente durante os regimes autoritrios, nos quais o poder executivo predomina sobre os demais, faz com que a transio tenda para a democracia. Da mesma forma, como destaca Marcus A. Melo, aps a consolidao desses regimes, a diviso efetiva entre os poderes significa o aumento do controle do risco moral dos representantes, bem como a limitao do poder de cada uma das instituies democrticas, ou seja, em regimes democrticos de fato, a diviso leva a uma maior transparncia dos governos, sem que haja a superioridade de um poder: todas as instncias participam dos processos decisrios.

De acordo com Lijphart, as democracias majoritrias so mais suscetveis corrupo do que as consensuais, sendo assim as modificaes realizadas na composio dos gabinetes nas democracias majoritrias representam grandes transformaes.

Democracia: Przeworski: um sistema em que os partidos perdem as eleies; um sistema de resoluo de conflitos, um jogo de interesses. Trabalha mais com probabilidade do que com as certezas. A incerteza inerente da democracia. A democracia um ato de submisso. Para submeter-se necessria a adeso. A democracia s se mantm se houver a adeso.

Lijphart: Democracia um governo de acordo com a preferncia do povo. A maioria um requisito mnimo. Democracia um governo pelo povo ou, no caso da democracia representativa, governo pelos representantes do povo. Governo de acordo com a preferncia popular.

ODonnell: 2 componentes: I) eleies competitivas: sendo elas institucionalizadas, estabelecidas na lei; II) que tenha condies das liberdades, ou seja, que garanta as liberdades para que as eleies sejam livres e competitivas.

Vous aimerez peut-être aussi