Vous êtes sur la page 1sur 20

Texto 5 Hierarquias Sociais e Hierarquias culturais

Denys Cuche

De que se trata?
Abordagem da problemtica das relaes que se estabelecem entre os diferentes grupos sociais e culturais Questiona os mecanismos que esto por detrs destas relaes

A cultura como produo histrica


A cultura uma construo histrica, a partir da histria das relaes dos grupos sociais uns com ou outros. Para analisar um sistema cultural necessrio analisar a situao scio-histrica que a produz tal como (Balandier 1995), ( os factos luz do seu tempo). As culturas nascem das relaes sociais que so sempre desiguais, a hierarquia social d origem a uma hierarquia cultural

Cultura dominante e cultura dominada


No significa que a primeira se imponha segunda

Num espao social especfico existe sempre uma hierarquia cultural, que compreende a cultura da classe dominante e a cultura da classe dominada. cultura dominante e cultura dominada, no significa que a primeira detenha uma superioridade intrnseca sobre a segunda, o que se pretende dizer que existem grupos sociais que mantm entre si relaes de dominao e de subordinao

A dominao cultural exige um trabalho de inculcao. Sofrer a dominao no significa a sua plena aceitao.

A cultura dominada no pode deixar de ter em conta a cultura dominante , prpria do grupo social que detm o poder, porque organizado, qual lhe possvel resistir, na medida em que uma cultura dominante no pode impor-se absolutamente a uma cultura dominada, da mesma maneira como um grupo pode faz-lo perante outro mais fraco

Por isso as culturas populares so:


As culturas populares so culturas de grupos sociais subalternos, construdas numa situao de dominao. Os dominados resistem dominao cultural fazendo uso do escrnio, da provocao e do mau gosto voluntariamente exibido. Neste sentido as culturas populares so tambm culturas de contestao

Segundo Michel de Certeau (1980), a cultura popular a cultura comum das pessoas comuns, fruto de um quotidiano, em actividades banais e a cada dia renovadas. Assim sendo: A criatividade popular multiforme e disseminada e para a apreendermos devemos primeiro apreender a inteligncia prtica das pessoas comuns , sobretudo no uso que fazem da produo de massa

Os usos devem de ser analisados por si prprios, pois so autnticas artes de fazer, que no dizer de Certeau se aparentam ao bricolage.

A uma produo de massa, racionalizada, padronizada corresponde uma outra produo, de maneiras de lidar com, maneiras de utilizar os produtos impostos pela ordem econmica dominante. A esta relao entre produo e consumo est subjacente uma cultura de consumo, contudo, o consumidor no pode ser identificado ou qualificado atravs dos produtos que assimila, porque entre ele e os produtos que utiliza h a salientar a distncia do uso que lhes d.

A metfora do bricolage aplica-se para caracterizar o modo de criatividade prprio das culturas populares (Certeau, 1980).

A criao consiste num arranjo novo de elementos anteriores cuja natureza no pode ser modificada. Estes elementos so resduos, fragmentos, destroos que , atravs da operao de bricolage, passaro a constituir um conjunto estruturado original. Uma nova significao nasce da concluso do novo arranjo Lvi-Strauss(1962)

Nos lugares e nos momentos em que os membros de grupos populares se sentem entre si esquecem a dominao social o esquecimento da dominao e no a resistncia dominao que permite s classes populares as actividades culturais autnomas. a capacidade de alteridade cultural dos mais fracos simbolicamente mais produtiva quando estes se encontram distncia dos mais fortes, escapando assim ao afrontamento.

Cultura de massa

A cultura de massa relativa questo do consumo da cultura produzida pelos mass media. Mais profunda nas classes mdias do que nas classes populares, porque essencial ter-se em conta as condies de recepo. a receptividade das classes populares mensagem meditica muito selectiva, pois adoptam uma atitude de prudncia e de cepticismo perante tudo aquilo que no emana do meio popular.

Sobre a cultura de classes

Os sistemas de valores, os modelos de comportamento e os princpios de educao variam sensivelmente de uma classe para a outra. Estas diferenas culturais podem observar-se nas prticas quotidianas mais comuns, como por exemplo os estilos de alimentao que se revelam conformes s classes sociais. Uma ida ao supermercado, que at pode dar a impresso de alguma homogeneizao nos hbitos de consumo esconde escolhas contrastantes

Como por exemplo:


As prticas alimentares esto ligadas a gostos enraizados na infncia . As clivagens sociais vo inscrever-se na escolha dos alimentos e na pretensa qualidade deles, como por exemplo, h carnes burguesas como o carneiro e a vitela e h carnes populares como o porco e o coelho.

Max Weber e a emergncia da classe dos empresrios capitalistas

a Max Weber (1864-1920), que devemos uma das primeiras tentativas de articulao entre factos culturais e classes sociais. O ethos capitalista implica a conscincia profissional e a valorizao do trabalho, j no s o meio atravs do qual se obtm os recursos necessrios vida. Busca o lucro (medido pela rendibilidade do capital investido) e a acumulao de capital.

Quem so estes novos empresrios que introduzem uma nova forma de comportamento social e econmico?

So protestantes puritanos, diz Weber. os lucros devem ser utilizados de maneira socialmente til, convertendo-os em investimentos, uma posio que se afasta da lgica da prodigalidade e da ostentao na fruio estril dos bens. Pelo seu trabalho o homem contribui para tornar manifesta a glria de Deus. No dispe de outros meios para chegar a Deus, que no seja a submisso ao seus destino e servir a Deus com o seu comportamento asctico e o seu ardor e dedicao ao trabalho.

A cultura operria
O sentimento profundamente experimentado de pertena a uma comunidade de vida e de destino traduz-se por um grande conformismo cultural e de modo bem concreto por opes oramentais que concedem a prioridade aos bens que se prestam a uma utilizao colectiva e por isso mesmo ao reforo da solidariedade familiar.

Mudanas visveis na classe operria


As comunidades operrias agrupadas num mesmo bairro que desenvolviam uma sociabilidade intensa de vizinhana praticamente desapareceram. Os particularismos culturais da classe operria tais como linguagem, vesturio ou habitao hoje muito menos visvel. O modo de vida operrio mais privatizado no sentido de familiar.

A cultura burguesa
Os membros da cultura burguesa nem por isso sentem orgulho da sua cultura, por isso no a reivindicam e da vem a dificuldade no seu estudo. Trs caractersticas fundamentais: a ateno prestada aos pormenores, sobretudo da ordem do trajo, pequenos nadas que fazem a distino; o controlo de si, que advm do ascetismo, que Max Weber, tinha j como uma propriedade essencial da burguesia capitalista e, por ltimo, a ritualizao das prticas da vida quotidiana, das quais uma delas so as maneiras de mesa (Batrix Le Wita, 1988)

o uso constante de uma memria genealgica familiar, profunda e precisa a funo primordial de socializao das instituies privadas, na sua esmagadora maioria catlicas cujo modelo histrico o colgio dos Jesutas, continuador muito eficaz da educao familiar (Saint-Martin, 1990; Faguer, 1991).

Bourdieu e a noo de Habitus


O habitus, aquilo que caracteriza uma classe ou um grupo social por comparao com os outros que no partilham das mesmas condies sociais. O habitus aquilo que permite aos indivduos orientarem-se no espao social que o seu e adoptarem prticas consonantes com a sua pertena social, e que torna possvel ao indivduo a elaborao de estratgias antecipadoras, mas nem por isso menos guiadas por esquemas inconscientes, esquemas de percepo, de pensamento e de aco, que resultam do processo de educao e de socializao.

Vous aimerez peut-être aussi