Vous êtes sur la page 1sur 5

Os benefcios da pimenta

Pesquisadores do mundo todo no param de descobrir que a pimenta, tanto do gnero piper (pimenta-do-reino) como do capsicum (pimenta vermelha), tem qualidades farmacolgicas importantes. Segundo o mdico homeopata Marcio Bontempo, autor do livro Pimenta e seus Benefcios Sade, alm dos princpios ativos capsaicina e piperina, o condimento muito rico em vitaminas A, E e C, cido flico, zinco e potssio. Tem, por isso, fortes propriedades antioxidantes e protetores do DNA celular. Tambm contm bioflavonides, pigmentos vegetais que previnem o cncer. Graas a essas vantagens, a planta j est classificada como alimento funcional, o que significa que, alm de seus nutrientes, possui componentes que promovem e preservam a sade. Hoje ela usada como matria-prima para vrios remdios que aliviam dores musculares e reumatismo, desordens gastrintestinais e na preveno de arteriosclerose. Apesar disso, muitas pessoas ainda tm receio de consumi-la, pois acreditam que possa causar mais mal do que bem. Se voc uma delas, saiba que diversos estudos recentes tm revelado que a pimenta no um veneno nem mesmo para quem tem hemorridas, gastrite ou hipertenso. DOENAS QUE A PIMENTA CURA E PREVINE Baixa imunidade - A pimenta tem sido aplicada em diversas partes do mundo no combate aids com resultados promissores. Cncer - Pesquisas nos Estados Unidos apontam a capacidade da capsaicina de inibir o crescimento de clulas de tumor maligno na prstata, sem causar toxicidade. Outro grupo de cientistas tratou seres humanos portadores de tumores pancreticos malignos com doses desse mesmo princpio ativo. Depois de algum tempo constataram que houve reduo de 50% dos tumores, sem afetao das clulas pancreticas saudveis ou efeitos colaterais. J em Taiwan os mdicos observaram a morte de clulas cancerosas do esfago. Depresso - A ingesto da iguaria aumenta a liberao de noradrenalina e adrenalina, responsveis pelo nosso estado de alerta, que est associado tambm melhora do nimo em pessoas deprimidas.

Enxaqueca - Provoca a liberao de endorfinas, analgsicos naturais potentes, que atenuam a dor. Esquistossomose - A cubebina, extrada de um tipo de pimenta asitica, foi usada em uma substncia semi-sinttica por cientistas da Universidade de Franca e da Universidade de So Paulo. Depois do tratamento (que tem baixa toxicidade e, por isso, mais seguro), a doena em cobaias foi eliminada. Feridas abertas - anti-sptica, analgsica, cicatrizante e antihemorrgica quando o seu p colocado diretamente sobre a pele machucada. Gripes e resfriados - Tanto para o tratamento quanto para a preveno dessas doenas, comum recomendar a ingesto de uma pequena pimenta malagueta por dia, como se fosse uma plula. Hemorridas - A capsaicina tem poder cicatrizante e j existem remdios com pimenta para uso tpico. Infeces - O alimento combate as bactrias, j que tem poder bacteriosttico e bactericida, e no prejudica o sistema de defesa. Pelo contrrio, at estimula a recuperao imunolgica. Males do corao - A pimenta caiena tem sido apontada como capaz de interromper um ataque cardaco em 30 segundos. Ela contm componentes anticoagulantes que ajudam na desobstruo dos vasos sanguneos e ativam a circulao arterial. Obesidade - Consumida nas refeies, ela estimula o organismo a diminuir o apetite nas seguintes. Um estudo revelou que a pimenta derrete os estoques de energia acumulados em forma de gordura corporal. Alm disso, aumenta a temperatura (termognese) e, para dissip-la, o organismo gasta mais calorias. As pesquisas indicam que cada grama queima 45 calorias. Presso alta - Como tem propriedades vasodilatadoras, ajuda a regularizar a presso arterial. Reumatismo, artrite e artrose - Recomenda-se a aplicao de compressas quentes ou frias nas articulaes, feitas com 250 gramas de pimenta vermelha socada e misturada a uma pasta de pur de inhame. Use uma vez ao dia at a melhora.

RECEITAS COM PIMENTA Pimenta no Azeite de Oliva 1 xcara (ch) de azeite de oliva extravirgem 2 dentes de alho picados 1 colher (ch) de suco de limo pimentas selecionadas sua escolha Retire as sementes e os talos das pimentas. Frite o alho no azeite at ficar levemente dourado. Coloque as pimentas em um vidro de conserva, deixando um espao livre de 2 cm. Aquea 1 xcara (ch) de azeite a 300o C. Enfie o cabo de uma colher no meio das pimentas e abra um buraco. Despeje o azeite quente lentamente, para que penetre. Complete o pote com azeite at atingir 0,5 cm da boca e tampe bem firme. Deixe esfriar naturalmente. Conserve na geladeira. Conserva Bsica de Pimenta Pimentas selecionadas de sua escolha 2 copos de vinagre branco 1 colher (sopa) de acar 1 colher (ch) de sal Faa uma calda com o vinagre, o sal e o acar, levando essa mistura para ferver por dois minutos. Faa o branqueamento das pimentas cozinhando-as no vapor, sem que fiquem muito moles. Coloque-as num vidro esterilizado e jogue a calda quente por cima. Deixe esfriar, tampe e conserve na geladeira.

A pimenta e seus benefcios


Postado em 07/03/2012 Compartilhar:

Fruto nativo das Amricas, a pimenta um dos condimentos mais antigos da culinria e muito apreciado pelos brasileiros. Existem mais de 50 tipos de pimentas e podem ser encontradas de vrias maneiras: in natura, em p, em flocos e em leos. Esse tempero harmoniza os pratos e d um toque mais que especial s receitas. E alm de tudo isso, faz um bem enorme a nossa sade. A pimenta faz bem sade e seu consumo benfico para quem tem enxaqueca. A substncia qumica que d pimenta o seu carter ardido a capsaicina, a qual tambm possui propriedades benficas sade. Ela provoca a liberao de endorfinas, substncias que provocam uma sensao de bemestar. As substncias picantes das pimentas melhoram a digesto, estimulando as secrees do estmago. Possuem efeito antiflatulncia (anti gases intestinais e estomacais). Favorecem a cicatrizao de feridas. Existem estudos que demonstram que a pimenta um potente antioxidante (antienvelhecimento) e antiinflamatrio. Segundo pesquisas, a pimenta ainda possui propriedades anticncer. Curiosidades sobre as pimentas A pimenta traz consigo alguns mitos, como por exemplo o de que provoca gastrite, lcera, presso alta e at hemorridas. Nada disso verdade. Por incrvel que parea, as pesquisas cientficas mostram justamente o oposto! Muitos dos benefcios da pimenta esto sendo investigados neste exato momento, pela comunidade cientfica e farmacutica, originando alguns dos projetos de pesquisa mais picantes deste incio de terceiro milnio. A substncia qumica que d pimenta o seu carter ardido exatamente aquela que possui as propriedades benficas sade, de acordo com Dr. Alexandre Feldman. A pimenta j no mais considerada apenas um condimento, tambm um poderoso remdio contra o colesterol, doenas de estmago, doenas cardiovasculares e dor de cabea. Alm disso, ainda uma excelente arma contra o mau humor e, como se no bastasse, um produto afrodisaco, segundo o Ministrio da Sade. Ela uma excelente fonte de Clcio, Ferro e Vitamina C e A. A substncia Capsaicina, encontrada nas fibras internas dos frutos (sementes) e responsvel pela ardncia, capaz de transformar parte das calorias dos alimentos em calor, acelerando o metabolismo, reduzindo a gordura no sangue, estimulando a sensao de saciedade e a consequentemente auxilia no emagrecimento. Como escolher uma pimenta A pimenta deve estar lisa, cor viva e aparncia brilhante, sem manchas. E uma dica para ver se ela est fresca: observar se o cabo da mesma est bem verde . Em sua casa, conserve a pimenta na geladeira, em pacotes bem fechados, que pode durar at duas semanas. As pimentas que esto em conserva, nas embalagens est descrito a data de validade delas. E se voc quiser plant-las em casa nas hortinhas caseiras ou em vasos (para apartamentos), elas podem durar anos.

As principais pimentas cultivadas no Brasil

Malagueta ela da cor vermelha ou verde, de origem brasileira, muito popular e otima como tempero noprato arroz com feijo. Dedo de moa da cor vermelha, a mais consumida em todo Brasil,. Ela fica deliciosa em doces cremosos e molhos por ter um aroma suave. Biquinho de cor vermelha, esta pimenta ideal para um gostinho todo especial em molhos de carnes e massas leves. Jalapeo de cor verde ou vermelha, considerada uma pimenta aromtica e a pimenta mais utilizada na culinria mexicana. Comari ela encontrada na cor, verde, vermelha e amarela. Com um aroma pouco pronunciado, combina com molhos cozidos para carnes brancas. Bode de cor vermelha ou amarela, ela indicada para caldos e molhos, especialmente aos que acompanham peixes. Cambuci adocicada de cor verde, tem formato de sino e se conserva melhor o frescor se acrescentada ao final do preparo dos pratos.

Vous aimerez peut-être aussi