Vous êtes sur la page 1sur 4

SEMINARIO TEOLOGICO BATISTA INDEPENDENTE DO PARAN

NOME: ANDERSON OLIVEIRA SOARES

ADMINISTRANDO BEM A CASA DE DEUS (TRABALHO DA DISCIPLINA ADMINISTRAO ECLESISTICA)

PROFESSOR: Pastor Gabriel

NCLEO: Cascavel Ano: 2013

TRABALHO DA DISCIPLINA ADMINISTRAO ECLESISTICA TEMA: ADMINISTRANDO BEM A CASA DE DEUS

INTRODUO Visando o bom andamento da obra do Senhor e expanso da pregao de Sua Palavra, faz-se necessrio uma boa organizao da agncia (Igreja) que est incumbida destas tarefas. Por isso necessrio ter uma boa administrao dentro da igreja do Senhor (a Agncia comissionada) para que se possa trabalhar de forma organizada, planejando cada etapa dos trabalhos a serem realizados, afim de que como Igreja do Senhor possa tambm cumprir com seus deveres perante as autoridades constitudas, pois tambm ela (igreja) uma sociedade jurdica. Com isso podemos motivar os membros a tambm realizarem servios (ou seja, suas tarefas) de forma responsvel e com mais eficincia e com o mximo de perfeio possvel. Uma boa administrao trs um bom funcionamento para equipe ministerial e para a igreja de uma forma geral. Assim sendo haver um ministrio mais frutfero e bem sucedido. E como bons mordomos devemos executar bem aquilo que o Senhor da Obra nos confiou.

PORQUE IMPORTANTE TRABALHAR DE FORMA ORGANIZADA Administrar no uma tarefa fcil, por isso primeiro instante, podemos dizer que trabalhar de formar organizada nos ajuda a evitar futuros fracassos. Mas para uma boa administrao necessrio preparo, conhecimentos de tcnicas contbeis e administrativas. Uma liderana eficiente e organizada leva a igreja (os liderados) a tambm trabalharem de forma organizada eficiente. Uma m administrao desmotiva e podem trazer muitos problemas, principalmente os de ordem legais. Uma Igreja organizada atinge suas metas e alvos, facilita o andamento da obra e cuida bem da Casa do Senhor como bons mordomos. A igreja uma instituio e uma sociedade organizada, ela constituda de pessoas, patrimnios, hierarquias, verbas (dzimos e ofertas), que tm direitos e deveres civis perante a sociedade contempornea, isto , perante a sociedade civil. Por ter seus direitos e deveres constitudos por lei, ela (a igreja) deve se assegurar em trabalhar de forma organizada, pois ela pode responder pelos seus atos e pelos atos de seus obreiros. Porm em sua administrao, a igreja deve ser administrada no s por pessoas

capacitadas tecnicamente, mas por pessoas que principalmente tenham sua vida espiritual pautada na Palavra de Deus. Pois estaro trabalhando na Casa de Deus. E por ser assim precisam est enquadrados e embasados na Bblia. Em I Timteo 4:12, a Palavra diz: S o exemplo, s o modelo para os fiis na palavra, no procedimento, no amor, no esprito, na f, na pureza. A s pessoas precisam de algum que seja um exemplo para seguir. Este o nosso chamado: Ser Modelo

PLANEJAMENTO O planejamento uma ferramenta que a administrao da igreja pode e deve usar que possibilita percepo das realidades, avaliao dos caminhos escolhidos, a construo de referenciais para o futuro. a forma de alcanar de maneira mais objetivas possvel a realizao de metas e alvos. A Bblia nos orienta a fazer tudo com decncia e ordem. assim que devemos trabalhar: de forma organizada. Isto tambm foi nos ensinado pelo Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo em Lucas 14.28-33 Pois qual de vs, querendo edificar uma torre, no se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que no acontea que, depois de haver posto os alicerces, e no a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele Dizendo: Este homem comeou a edificar e no pde acabar. Ou qual o rei que, indo guerra a pelejar contra outro rei, no se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condies de paz. Assim, pois, qualquer de vs, que no renuncia a tudo quanto tem, no pode ser meu discpulo . A falta de planejamento leva-nos a andar no escuro, sem rumo e sem direo. O planejamento tem que estar presente em todas as aes (principalmente na casa de Deus), pois nos ajuda a determinar o curso dos nossos procedimentos. Sabemos o que queremos, pois existe algo que est nos motivando a caminhar nesta ou naquela direo. Ao planejarmos, teremos condies de incluir e detectar detalhes, que muitas vezes passam despercebidos quando atuamos de forma aleatria. H necessidade de se proporcionar uma direo para as nossas aes.

ADMINISTRAO DA IGREJA PRIMITIVA O nmero de discpulos crescia e os problemas comearam a surgir (principalmente o de ordem de assistncia social). Uma organizao da igreja foi necessria. Os apstolos decidem se organizar e constituir outros irmos que pudessem exercer algumas funes que os deixariam livres para a dedicao da orao, a pregao e ensino da Palavra. Para isso convocam a igreja e os orientam que deveriam indicar e elegerem homens que fossem capazes de trabalharem nas realizaes das tarefas que seriam incumbidos. A igreja por unanimidade escolheu sete homens cheios
do Esprito Santo e de sabedoria. Assim feito, os apstolos lhe impem as mos e

oram sobre eles. E a igreja cresceu e multiplicou, grande parte dos sacerdotes obedeciam a f. Esta lio ensina-nos hoje como resolver problemas sensveis em nossas igrejas e que para o crescimento da Igreja de Deus, faz-se necessrio uma organizao administrativa e planejamento (Isto mediante a orientao do Esprito Santo).

CONCLUSO Para um atender bem o chamado de Jesus quanto constituio da Sua igreja, devemos ter em mente que para sermos Igreja do Senhor, precisamos ser organizados a fim de trat-la com ordem e decncia (Ele Prprio nos ensinou isso em Lucas 14). necessrio fazer planejamentos. Usar as ferramentas que esto disponibilizadas para tal. Preparar-nos e capacitar-nos para que possamos servir como bons mordomos na Casa de Deus. A exemplo da igreja primitiva de Atos 6, devemos saber que temos limitaes e que devemos considerar que h dentro da igreja irmos que podem ser capacitados para trabalharem com eficincia na Casa de Deus. Tambm devemos saber que a igreja do Senhor uma organizao que tem seus direitos e deveres perante a sociedade contempornea, e que para servir de bom testemunho, necessrio organizar-se administrativamente.

BIBLIOGRAFIA Apostila STBIPAR Curso Mdio em Teologia Administrao Eclesistica. http://regeneracaoemjesus.com.br - Ministrao de Uma Igreja organizada. http://malucoporjesus.wordpress.com/2010/02/16/como-bem-administrar-uma-igreja/ Revista Caminhando, vol. 8, n. 2 [12], (2003) Administrar a Igreja.

Vous aimerez peut-être aussi