Vous êtes sur la page 1sur 3

QUAL A COMPETNCIA DA IGREJA? At. 1.

.6-11 OBJETIVO: Apresentar Igreja elementos para a compreenso de sua competncia e assim cumprir sua misso. INTRODUO: Voc j foi confundido com algum alguma vez na vida ou ficou constrangido por no saberem quem era voc? Tem-se falado muito nestes ltimos anos sobre a perda de identidade da Igreja. A Igreja tem vivido papis que no so de fato os seus, tem pregado um evangelho que muitas vezes difere do Evangelho de Jesus e tem buscado alvos que se distanciam da mensagem da cruz. CONTEXTO: Os discpulos tinham visto os ltimos fatos da vida de Jesus: sua morte e ressurreio; mas, ainda no tinham compreendido qual era de fato o papel que lhes cabia. Os discpulos esperavam ainda, como todo judeu, uma insurreio do Messias contra o poder romano para estabelecer o Reino de Deus sob a liderana do povo judeu sobre a terra. TRANSIO: Os discpulos interpelam Jesus sobre o tempo da instaurao do Reino de Deus sobre a terra. Jesus oferece uma resposta curta, porm muito abrangente: No lhes compete saber os tempos ou das datas que o Pai estabeleceu pela sua prpria autoridade . A reflexo nesta oportunidade sobre QUAL A COMPETNCIA DA IGREJA?.

I IGREJA COMPETE RECEBER PODER. a O poder da Igreja reside no Esprito Santo. 1. O Senhor Jesus vincula neste texto o poder da Igreja ao recebimento do Esprito Santo. 1.1 At. 1.8 Mas recebero poder quando o Esprito Santo descer sobre vocs, e sero minhas testemunhas em Jerusalm, em toda a Judia e Samaria e at aos confins da terra. 2. O Esprito Santo veio e est sobre a Igreja em carter definitivo desde o Pentecostes. 3. O poder que est na Igreja poder para testemunhar. 3.1 Mt. 16.19 ... dar-te-ei as chaves do reino dos Cus.... 3.2 No precisa ser buscado como um poder oculto ou meramente mstico. 3.3 Precisa sim ser buscado atravs da obedincia e prtica da Palavra de Deus j revelada e registrada nas Escrituras Sagradas. 4. O poder do Esprito Santo se manifesta em crentes que no se limitam em apenas crer, mas que so ativos e sua satisfao est em fazer. 4.1 Fazer a vontade de Deus revelada em seus mandamentos e princpios de sua Palavra. 5. A Igreja de Jesus na Histria sempre foi Igreja de poder. 5.1 Mc. 16.17 Estes sinais ho de seguir os que crem. 5.2 Mesmo que voc olhe para o seu momento histrico atual e julgue que na Igreja no h poder, lembre-se que a Igreja de Jesus no apenas sua Igreja local ou a Igreja que voc v, mas que transcende a histria e o tempo.

b Mas recebereis poder. 1. A Igreja sem poder semelhante a um clube de servios: 1.1 H programaes estabelecidas. 1.2 H uma sede ou local de encontros. 1.3 H dias especficos de funcionamento. 1.4 H uma liderana ou diretoria instalada. 1.5 H um cdigo de disciplina a ser mantido. 1.6 H uma mensalidade ou taxa de manuteno. 2. O poder da Igreja visa a proclamao do Evangelho. 2.1 H grupos cristos que vivem buscando manifestaes e poder. a) Buscam o poder pelo poder de ter poder. b) Esquecem-se de que o poder do Esprito liberado Igreja no tem um fim em si mesmo. c) O poder do Esprito no para a promoo da Igreja em si mesma, mas para propagar o Evangelho de Jesus Cristo e seu plano salvador. 2.2 comum se ouvir programas de rdio e TV, ou cultos pblicos onde se fala tanto de poder, milagres, de curas e coisas afins, mas no se ouve falar do homem como pecador, nem de Cristo, nem da necessidade de salvao para o homem perdido. 2.3 Como num encantamento, quando o encanto passa, todos se dispersam e s resta a lembrana de um show ilusionista, mas nada mudou na vida das pessoas. II IGREJA COMPETE SER TESTEMUNHA. a O que ser uma testemunha? 1. Testemunha aquele que assevera a verdade a favor de algum mesmo com o risco de sua prpria vida. 2. E sereis minhas testemunhas . 2.1 Somos chamados a ser Mrtires a favor de Jesus. 2.2 At. 20.24 Porm em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a carreira e o ministrio que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graa de Deus. b A Igreja d testemunho de Cristo com a proclamao. 1. Onde houver um convertido, ali haver a proclamao do Evangelho. 2. Onde houver um convertido, novos convertidos surgiro. E por isso, que entre um povo seja ele de onde for, No se poder jamais vetar ou esconder Qualquer homem ou mulher que j encontrou Jesus Qualquer vida onde Deus j atuou 3. A ordem de Jesus a todos os cristos foi clara: 3.1 Mc. 16.15 Ide por todo o mundo e pregai .... 3.2 Mt. 28.19 Ide, portanto e fazei discpulos .... 3.3 At. 8.4 Os que foram dispersos iam por toda a parte pregando a Palavra .... b A Igreja d testemunho de Cristo com a vida prtica.

1. O livro de Atos a conseqncia natural do Evangelho. A palavra Atos na lngua grega prtica. 2. No basta pregar o Evangelho, preciso viv-lo na prtica. 2.1 No basta dizer que cr, preciso provar que cr. 2.2 preciso ter testemunho. 2.3 Teus atos falam to alto que j no escuto o que dizes (Antoine de Sant Exupre). 3. A pregao verbal, se no acompanhada da prtica se torna vazia e inoperante, e isto o que denota a ineficcia e a falta de poder da Igreja em nossos dias. 4. Compete Igreja a tarefa de ser testemunha da Pessoa, sacrifcio e plano remidor de Jesus Cristo, pela pregao e pela prtica. 5. O Senhor Jesus deu Igreja a Grande Comisso, mas a Igreja muitas vezes vive uma Grande Omisso. III IGREJA COMPETE AGUARDAR A VINDA DO SENHOR. a A fascinao do futuro. 1. O poder da predio, da previso, da profecia (no sentido futurstico) sempre fascinou e fascina o ser humano. 2. O prprio Senhor Jesus alertou sua Igreja para esse perigo: 2.1 Muitos surgiro em meu nome .... 2.2 Muitos diro: Ei-lo aqui ou Ei-lo ali ... No acrediteis .... 2.3 Quanto ao dia e a hora ningum sabe .... 2.4 No vos compete saber tempos e datas .... b Compete saber que Ele vem e aguardar ansiosa a vinda do Rei. 1. So muitos os textos das Escrituras que anunciam uma entrada triunfal e final do Senhor no cenrio de nossa Histria para estabelecer uma nova ordem e uma nova realidade. 1.1 Mt. 24.27 Pois assim como o relmpago sai do oriente e se mostra at o ocidente, assim tambm ser a vinda do Filho do Homem. 1.2 I Ts. 5.2 Pois vs mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor vir como o ladro de noite. 1.3 Ap. 22.12 Eis que venho sem demora. 2. Enquanto aguarda, proclama e, ao proclamar apressa e abrevia o dia de sua vinda gloriosa e triunfal. CONCLUSO: No vos compete saber os tempos ou as pocas que o Pai reservou pela sua prpria autoridade. No vos compete saber o tempo da vinda do Senhor. No vos compete realizar a vinda. No vos compete fazer o impossvel, mas sim tornar-se dcil nas mos do Senhor para que o seu plano, a seu tempo, se desenvolva. Se a Igreja de Jesus viver e se expressar no mundo de acordo com o que lhe compete, muito estar fazendo em prol do prprio mundo e da glria devida ao Senhor.

Vous aimerez peut-être aussi