Vous êtes sur la page 1sur 8

Indicadores de posio numricos

para mquinas de ferramentas de comando manual

Fevereiro 2006

Indicadores de posio HEIDENHAIN para mquinas de ferramentas de comando manual

Trabalho produtivo com indicadores de posio HEIDENHAINOs indicadores de posio HEIDENHAIN tornam produtivo o trabalho com as ferramentas de comando manual ou ajustes de medio: poupam tempo, aumentam a estabilidade dimensional das peas produzidas e so mais prticos. No tem qualquer importncia se equipa uma mquina nova ou usada com um indicador de posio. A aplicao adicional prtica e possvel em qualquer tipo de mquina independentemente dos processos de trabalho da mquina e da quantidade dos eixos a mostrar.

Poupar tempo e diminuir custos Com o indicador de posio HEIDENHAIN possvel poupar tempo: Assim poder deslocar com facilidade, por exemplo, as indicaes do curso restante para a posio nominal seguinte, ao mesmo tempo que poder facilmente deslocar para o valor de visualizao zero. Ou poder inserir valores de posio rapidamente e sem clculos, ao mesmo tempo que memoriza os pontos de referncia, a partir dos quais so originadas as coordenadas. Para que possa produzir directamente no desenho segundo as indicaes, as visualizaes de posio seguintes so apoiadas com Comutao de medida absoluta/medida incremental Comutao de raio/dimetro (para tornos) Ajuda para determinao do ponto de referncia O POSITIP ajuda-o a elaborar pequenas sries: os passos de maquinao peridicos podem ser armazenados como programa.

Os aparelhos de medio longitudinal HEIDENHAIN ajudam a posicionar com preciso Os aparelhos de medio longitudinal exactos e veis da HEIDENHAIN registam directamente os cursos de deslocao do carro do eixo e transformam-nos em sinais de medio elctricos. O indicador de posio avalia os sinais e mostra cursos e posies em valores numricos. Jogar com os elementos de transferncia da mquina no tem qualquer inuncia sobre a preciso dos valores de posio visualizados. Quase todos os aparelhos de medio longitudinal HEIDENHAIN so conectveis nos indicadores de posio. Solues para as suas exigncias Existem indicadores de posio HEIDENHAIN para todas as aplicaes tambm para cursos de deslocao extensos de 30 m ou mais. Os tcnicos qualicados do representante da HEIDENHAIN podero fornecer-lhe conselhos importantes. Eles conhecem todo o programa e podem encontrar a soluo ideal para a sua posio de tarefa.

comprovada na prtica
Os indicadores de posio HEIDENHAIN so de montagem universal: So adequados para mquinas de fresagem, perfurao e torneamento de aplicaes padro com muitas outras possibilidades de montagem em mquinas de ferramentas, aparelhos de teste, dispositivos de medio e mquinas especiais de instalao rpida em todas as mquinas onde so deslocados manualmente os carros do eixo.

ND 780 o indicador de posio exvel para um mximo de trs eixos

O indicador de posio ND 780 especialmente indicado para utilizao em mquinas de fresagem, perfurao e torneamento com um mximo de trs eixos. O indicador ND 780 distingue-se atravs dos dilogos de texto claro, que apoia o utilizador no posicionamento e na aplicao das funes especiais do indicador. Tem ao seu dispor um ecr plano monocromtico para valores de posio, indicaes de dilogo e de introduo, funes grcas e a ajuda de posicionamento grca.

Nas tarefas de posicionamento, -lhe proporcionada a indicao de percurso restante. Poder alcanar facilmente e de forma segura a posio seguinte atravs da deslocao para o valor de indicao zero. As funes destinadas s diversas aplicaes podem ser facilmente activadas atravs da introduo de parmetros. Assim, esto disponveis funes especiais de guras de furos (las de furos, crculos de furos). Os pontos de referncia so determinados de forma rpida e exacta com o apalpador de arestas KT 130. O indicador ND 780 proporciona-lhe funes de apalpao especiais.

No Modo de Torno possvel comutar facilmente de indicao de raio para indicao de dimetro. Tambm em mquinas de torneamento com carro superior individual o indicador possui as seguintes funes: Com a indicao de soma, poder indicar o carro longitudinal ou superior em conjunto ou em separado. Para determinao dos pontos de referncia, apalpe a pea torneada e congele a posio da ferramenta. Por m, desloque livremente a pea e mea-a sem obstruo.

305

ND 780

Indicador com comando do utilizador com suporte de dilogo atravs de ecr plano monocromtico, funes de AJUDA, funes grcas preferencialmente em mquinas de fresagem e de perfurao at 3 eixos de A a Z preferencialmente em mquinas de torneamento

Aplicao

Eixos

at 3 eixos de A a Z e ZO, ZS

Entradas em aparelhos 3 x 11 ASS ou 1 VSS; sub-bucha D 15-plos de medio Resoluo Pontos de referncia Dados da ferramenta Funes 10 m, 5 m, 1 m ou mais na 10 para 16 ferramentas Avaliao de marcas de referncia REF para marcas de referncia codicadas por distncia e individuais Funcionamento do percurso restante com introduo da posio nominal em medidas absolutas ou incrementais Funo de apalpao para determinao do ponto de referncia como apalpador de arestas KT: aresta , linha mdia e centro do crculo Calcular a partir de posies para guras de furos (crculo de furos, las de furos) Calculadora de dados de corte Interfaces Indicao de raio/dimetro Indicao de individual ou soma para Z e ZO Congelar a posio da ferramenta em deslocao livre Calculadora cnica

V.24/RS-232-C, apalpador de arestas KT, apalpador de arestas com nal de contacto

6.2

174

O POSITIP 880 o indicador de posio programvel para um mximo de seis eixos

O POSITIP 880 o indicador mltiplo, de preferncia para mquinas de fresagem, perfurao e torneamento, com um mximo de seis eixos. O POSITIP oferece, para alm das funes do indicador ND, ajudas de trabalho adicionais. Proporcionalhe tambm, em todos os passos de maquinao, menus claros apresentandoos no grande ecr plano policromtico de legibilidade ptima. Mesmo em mquinas grandes: como o POSITIP 880 permite a ligao de uma unidade de indicao e de comando separadas, possvel ter tambm num segundo estado de comando todos os valores de posio e funes bem mo.

Utilizao de fcil compreenso O POSITIP muito fcil de utilizar: as softkeys indicam-lhe as funes em texto claro no seu idioma materno ou atravs de smbolos de fcil compreenso. Todos os modos de funcionamento, passos de maquinao e indicaes no ecr so explicados em pormenor na AJUDA ,e quando necessrio tambm gracamente. Em INFO poder obter ajuda adicional, como p. ex., a calculadora, o cronmetro, a calculadora de dados de corte na fresagem, ou a calculadora cnica para as regulaes do carro superior no torneamento. Atravs dos parmetros do utilizador possvel alterar os dois eixos, por exemplo, da comutao de raio/dimetro ou da indicao individual/soma.

Elaborar pequenas sries com programas O POSITIP programvel e pode ser utilizado tambm na elaborao de pequenas sries em mquinas de ferramentas convencionais: No POSITIP , possvel armazenar at 999 blocos de programao por programa. Os programas podem ser introduzidos passo a passo ou podem ser ordenados atravs da aceitao do valor real da posio (Programao Teach-In). Com a tcnica do sub-programa introduza s uma vez os processos de maquinao. Os ciclos rgidos armazenados, como p.ex. crculo de furos , la de furos ou caixa rectangular (furao, fresagem) bem como retirar (torneamento) encurtam consideravelmente os programas e o tempo da programao.
287

POSITIP 880

Indicador com comando do utilizador com suporte de dilogo atravs de ecr plano policromtico, funes de AJUDA, funes grcas e memria de programa pref. em mquinas de fresagem e de perfurao at 6 eixos de A a Z preferencialmente em mquinas de torneamento at 6 eixos de A a Z e ZO, ZS

Aplicao Eixos

Entradas em aparelhos 6 x 11 ASS, 1 VSS ou EnDat; Sub-bucha D 15-plos de medio Resoluo Pontos de referncia Dados da ferramenta Funes 10 m, 5 m, 1 m ou mais na 99 para 99 ferramentas Avaliao de marcas de referncia REF para marcas de referncia codicadas por distncia ou individuais Funcionamento do percurso restante com introduo da posio nominal em medida absoluta ou incremental Superviso de contorno com funo de lupa Funes de apalpao para determinao do ponto de referncia, de preferncia com o apalpador de arestas KT: arestas , linha mdia e centro do crculo Calcular a partir de posies para guras de furos Ajuda de posicionamento ao fresar e desbaste da caixa rectangular Calculadora de dados de corte Indicao de raio/dimetro Indicao de individual ou soma ZS para Z e ZO Considerao das medidas excedentes ao posicionar Ciclo para retirada de peas torneadas Congelar a posio da ferramenta em deslocao livre Calculadora cnica 1

Programao de um mximo de 999 blocos de programa por programa Interfaces V.24/RS-232-C, Centronics, apalpador de arestas KT

195

Linha de produtos ND 200 os indicadores de posio para um eixo

Acessrios para ND 780 e POSITIP 880


Apalpador de arestas KT O apalpador de arestas KT 3D um apalpador digital. A haste de apalpao guiada por contacto com a ferramenta, emitindo o apalpador de arestas um sinal de comutao atravs do cabo de ligao para o ND 780 ou o POSITIP . Atravs do apalpador KT possvel calcular os pontos de referncia de forma mais rpida e prtica, sem deixar marcaes na ferramenta.

A linha de produtos ND 200 oferece indicadores para ligao de aparelhos de medio longitudinais ou apalpadores de medio. Para um posicionamento fcil, como p. ex. a aproximao na serra circular ou o Hub de uma prensa, indicado o ND 221B, que tambm pode ser aplicado em posies de medio e de teste. Com indicadores de posio numricos montados,

os resultados de medio por interface V.24 podem ser emitidos num PC ou impressora. Em tarefas de medio com requisitos especiais, como classicao ou registo de mnimo/mximo em las de medio, recomenda-se o ND 281B. As entradas e sadas de comutao permitem tambm a utilizao em ambientes automatizados de fcil utilizao.

P rotativo Para os indicadores ND 780 e POSITIP 880 existe um p rotativo (opo). Assim poder inclinar os indicadores at 20 para trs ou para a frente.

ND 200 Aplicao

Indicador universal para 1 eixo Aparelhos de posicionamento, posies de medio e teste, mquinas ND 221 B 11 ASS ND 281B 11 ASS e 1 VSS

Eixos Entradas em aparelhos de medio Resoluo Pontos de referncia Funes

10 m, 5 m, 1 m ou mais na 2 Aco O arco (opo) est xado em baixo no ND 780 e indicado para uma inclinao confortvel do ND 780 xado num brao de montagem.

Classicao Registo de mnimo/mximo em las de medio

Interface

V.24 / RS-232-C

239

84.6

REF 1 2 SET START PRINT inch < = > MIN ACTL MAX DIFF

Aparelhos de medio longitudinal HEIDENHAIN essenciais para a preciso

A HEIDENHAIN oferece para cada utilizao o aparelho de medio longitudinal mais indicado para resolues diferentes, condies de montagem limitadas e grandes cursos de deslocao. O aparelho de medio longitudinal detecta a posio correcta de um eixo directamente no carro do eixo. O jogo de elementos de transferncia (cabeote e engrenagem) bem como erros de elevao do cabeote no tm qualquer inuncia sobre o resultado de medio. A preciso da medio depende essencialmente da rgua: os aparelhos de medio longitudinal LS e LB HEIDENHAIN esto equipados com rguas de preciso DIADUR ou faixas de medio AURODUR. A unidade de apalpao deslocada sem frico na rgua. Est ligada por acoplamento ao p de montagem, acoplamento esse que compensa o deslocamento transversal. O aparelho de

medio longitudinal LIM trabalha segundo o princpio de medio magntico. A cabea de apalpao e a unidade de rgua blindada separada so conjugadas uma com a outra aquando da montagem. Para as aplicaes normais em mquinas de ferramentas de comando manual, como trabalhos de fresagem ou torneamento, so sucientes as resolues de 10 m ou 5 m. Os aparelhos de medio longitudinal correspondentes LS 388C ou LS 603 possuem uma preciso superior de 10 m por metro de curso de deslocao. Os trabalhos com perfuradora de calibre, as lixadeiras e as tarefas de medio e teste requerem, em regra, resolues de 1 m e superiores. Os aparelhos de medio longitudinal correspondentes a estas exigncias elevadas apresentam normalmente precises de 5 m por metro de curso de deslocao.

Resoluo recomendada 10 m, 5 m

LS 603 C 11 ASS
Aparelho de medio longitudinal universal Preciso superior a 10 m

LS 388 C 1 VSS
Aparelho de medio longitudinal de baixo perl para condies de instalao limitadas Preciso superior a 10 m 10 m

LIM 581 1 VSS


Aparelho de medio longitudinal para curso de deslocao at 28 m Preciso superior a 100 m

Rgua DIADUR

Acoplamento Unidade de apalpao Compartimento de alumnio Rgua DIADUR Unidade de apalpao

1 m, 0,5 m

LS 186 C 1 VSS
Aparelho de medio longitudinal universal Preciso superior a 5 m ou 3 m

P de montagem

LS 487 C 1 VSS
Lbios hermticos P de montagem Grupo de cabos

Aparelho de medio longitudinal de baixo perl para condies de instalao limitadas Preciso superior a 5 m ou 3 m (at comprimentocalibrado 1240 mm)

Visualizao de princpio LS 186 C

Forma de construo robusta para uma utilizao prolongada Os aparelhos de medio longitudinal HEIDENHAIN so robustos, resistentes a vibraes e duradouros. Nos aparelhos de medio longitudinal LS e LB a rgua e a unidade de apalpao esto alojadas num compartimento de alumnio que as protege de aparas, poeira e gua pulverizada. Os lbios hermticos elsticos isolam o compartimento para baixo. A apalpao fotoelctrica das rguas trabalha sem contacto e mantm-se ao longo dos anos sem desgaste.

Marcas de referncia So necessrias marcas de referncia na rgua para que a indicao possa mostrar de novo os valores de posio correctos aps a ligao ou aps a queda de tenso. Com as marcas de referncia com cdigo de distncia dos aparelhos de medio longitudinal LS e LB HEIDENHAIN, s necessita de percorrer cursos curtos, encontrando assim, de novo, rpida e facilmente, o ponto de referncia: Logo aps percursos mximos de 20 mm (LS) ou 80 mm (LB) em qualquer direco, o valor de indicao do indicador de posio HEIDENHAIN remete automaticamente para o ltimo ponto de referncia vlido. Precisamente em mquinas com percursos mais longos poder poupar, desta forma, muito tempo na reproduo do ponto de referncia.

10 m, 5 m, 1 m

LB 382 C 1 VSS
Aparelho de medio longitudinal para curso de deslocao at 30 m Preciso superior a 5 m A informao de preciso

Comprimentos calibrados

Dimenso

320 620 1020 1540 2240 70 320 570 920

370 720 1140 1640 2440 120 370 620 1020

170 420 770 1240 1740 2640 170 420 720 1140

220 470 820 1 340 1 840 2 840 220 470 770 1 240

270 520 920 1 440 2 040 3 040 270 520 820

De 440 mm a 2040 mm em etapas de 200 mm como rgua inteiria, de 2240 mm a 28040 mm em etapas de 200 mm com compartimento de vrias peas.

240 740 1240 1740 2640

340 840 1340 1840 2840

440 940 1440 2040 3040

540 1 040 1 540 2 240

640 1 140 1 640 2 440

70 320 570 920

120 370 620 1020

170 420 720 1140

220 470 770 1 240

270 520 820

sem guia de montagem

apenas com guia de montagem: 1340 1440 1540 1 640 1840 2040

com guia de montagem 1 740

De 440 mm a 3040 mm em passos de 200 mm com compartimento inteirio, de 3240 mm a 30040 mm em passos de 200 mm com compartimento de vrias peas.

vlida para qualquer seco do comprimento calibrado com uma extenso mxima de 1 m

Apalpador de medio incremental HEIDENHAIN instrumento de medio para a ocina

Os apalpadores de medio incremental HEIDENHAIN oferecem uma elevada preciso num curso de medio extenso, so mecanicamente robustos, dispem de vrias e detalhadas caractersticas de construo especialmente pensadas e esto disponveis em verses ociais prticas. A gama de utilizaes ampla: so indicados para a metrologia directa e para posies de medio com vrios algarismos e ainda para a superviso de meios de medio e como aparelho de medio de posio.

Garantia de qualidade das peas produzidas O apalpador de medio MT METRO HEIDENHAIN distingue-se pela sua elevada preciso de 0,2 m (em cursos de medio de 12 mm e 25 mm), 0,5 m (em cursos de medio 60 mm) ou 1 m (em curso de medio 100 mm). Para precises mais elevadas de 0,1 m existem os apalpadores de medio CT 2500 (curso de medio 25 mm) e CT 6000 (curso de medio 60 mm) a partir do programa CERTO HEIDENHAIN. Os apalpadores de medio SPECTO HEIDENHAIN foram especialmente concebidos para posies de medio com vrios algarismos, atravs das suas dimenses reduzidas e dos cursos de medio de 12 mm ou 30 mm com 1 m de preciso.

Controlo rpido no local Com um local de medio, por exemplo, junto da mquina, as tendncias da mquina, provocadas por desgaste da ferramenta ou por dilatao trmica, podem ser conhecidas em devido tempo e corrigidas. Devido aos extensos cursos de deslocao e do fcil manuseamento do apalpador de medio, bem como ao mostrador digital claramente legvel, os apalpadores de medio HEIDENHAIN adequam-se totalmente a um controlo universal, rpido e seguro no local. Mais informaes Para obter informaes detalhadas, solicite o prospecto relativo ao Apalpador de medio.

Nosso distribuidor autorizado para assistncia tcnica


DR. JOHANNES HEIDENHAIN GmbH Dr.-Johannes-Heidenhain-Strae 5 83301 Traunreut, Germany { +49 (86 69) 31-0 | +49 (86 69) 50 61 E-Mail: info@heidenhain.de www.heidenhain.de

559 542-Q0 20 2/2006 F&W Impresso na Alemanha Sujeito a alteraes

Vous aimerez peut-être aussi