Vous êtes sur la page 1sur 3

Esdras

Da Bblia Sagrada
Ir para: navegao, pesquisa Os livros de Esdras e de Neemias formavam um s Livro de Esdras, na Bblia Hebraica e na verso grega dos Setenta. Como esta verso recolhia tambm o livro apcrifo grego de Esdras e lhe dava o primeiro lugar (1 Esdras), o livro de EsdrasNeemias era denominado 2 Esdras. Na poca crist foi dividido em dois. A Vulgata latina adoptou essa diviso em 1 Esdras (=Esdras) e 2 Esdras (=Neemias), reservando ao apcrifo grego a designao de 3 Esdras. A designao dos dois livros a partir das respectivas personagens principais, Esdras e Neemias, mais recente, mas foi assimilada mesmo nas edies impressas da Bblia massortica.

AUTORIA E DATAO No dada qualquer indicao sobre o autor destes livros, mas admite-se ser um s: o mesmo chamado Cronista, que redigiu e comps a vasta sntese histrica dos dois livros das Crnicas, seguidos de Esdras e Neemias. Um dos indcios mais significativos a identidade entre os ltimos versculos de 2 Crnicas (36,22-23) e os primeiros versculos de Esdras (1,1-3), o que sugere a continuidade da narrativa. Pode, assim, situar-se esta obra nos finais do sc. IV ou incio do sc. III a.C..

QUESTO CRONOLGICA Discute-se qual dos dois dever ser colocado em primeiro lugar. Muitos preferem a sucesso Neemias-Esdras; mas ainda no se encontrou uma soluo satisfatria para estabelecer a cronologia dos acontecimentos em questo. O texto fala da chegada de Esdras a Jerusalm, no stimo ano do rei Artaxerxes (Esd 7,7) e indica a sua actividade reformadora (Esd 8-10); depois, vem Neemias, no vigsimo ano de Artaxerxes (Ne 2,1) e a sua preocupao pela reconstruo das muralhas (Ne 1-7); surge outra vez Esdras, para a leitura solene da Lei (Ne 8-9); e, finalmente, Neemias, por ocasio de uma segunda estadia em Jerusalm, no ano 32. de Artaxerxes (Ne 13,6-7). Teriam estado estes dois homens ao mesmo tempo em Jerusalm, a trabalhar independentemente? A resposta mais aceitvel a seguinte: a actividade de Neemias seria toda ela anterior a Esdras (Ne 1-7 e 10-13, onde aparece como construtor e reformador); mais tarde, talvez no ano 7. de Artaxerxes II (e no Artaxerxes I), por volta de 398-397 a.C., veio Esdras a Jerusalm: empreendeu reformas (Esd 7-10), restaurou o culto e fez a solene leitura pblica da Lei (Ne 8-9). Ao aplicar a sua perspectiva teolgica a este emaranhado de dados, o redactor final que ter desorganizado a cronologia real dos acontecimentos. No entanto, no se pode negar ou diminuir o valor histrico das informaes veiculadas por estes livros. Concordam perfeitamente com os dados das fontes bblicas e profanas, como, por exemplo, os papiros das ilhas Elefantinas (Egipto).

DOCUMENTAO UTILIZADA Na composio destes dois livros, o Cronista utilizou como fontes diversos documentos antigos (entre eles, as memrias pessoais das duas personagens em questo), que ele reproduziu e organizou, relacionando-os uns com os outros, segundo a sua viso teolgica, de forma a obter um conjunto harmonioso. Assim, podem encontrar-se: a) documentos oficiais em hebraico (listas, estatsticas, como as de Esd 2 e Ne 7,6-68; 10,3-30; 11,3-36; 12,1-26) e em aramaico (correspondncia diplomtica, decretos oficiais: Esd 4,6-6,18; 7,12-26; b) memrias de Esdras (Esd 7-10), com partes redigidas na primeira pessoa (Esd 7,279,15) e outras na terceira: Esd 7,1-10; 10; Ne 8-9; c) memrias de Neemias: Ne 1-7; 10; 12,27-13,31.

DIVISES E CONTEDO O livro de Esdras divide-se em duas grandes partes: I. Regresso do Exlio e reconstruo do templo: 1,1-6,22; II. Organizao da comunidade: 7,1-10,44. O livro de Neemias consta tambm de duas partes: I. Reconstruo das muralhas de Jerusalm: 1,1-7,72; II. Proclamao da Lei e Reformas: 8,1-13,31. Estas duas partes andam volta de certos temas dominantes, que se apresentam por esta ordem: 1. Neemias passa da corte persa para governador de Jerusalm: 1-2; 2. Construo das muralhas, apesar de inmeras dificuldades: 3-6; 3. Recenseamento do povo, celebrao da Lei e renovao da aliana: 7-10; 4. Repovoamento de Jerusalm e das terras da Judeia: 11; 5. Medidas para garantir o culto e a pureza dos costumes: 12-13.

PERSPECTIVA TEOLGICA Esdras e Neemias narram acontecimentos ocorridos logo aps o dito de Ciro (538 a.C.), que permitia o regresso do cativeiro da Babilnia. Mostrando a situao difcil dos repatriados, fazem sobressair o esforo pela restaurao do povo, no aspecto material e religioso. Contm uma admirvel mensagem doutrinal, centrada em trs preocupaes fundamentais: o templo, a cidade de Jerusalm e a comunidade do povo de Deus.

Aps as provas do Exlio, com as suas ms consequncias no aspecto religioso, o povo organiza-se numa grande unidade nacional e religiosa. Meditando na Lei, compreende como o castigo lhe foi mandado por Deus, devido sua infidelidade, e como, apesar de tudo, a misericrdia divina se mantm para com o resto de Israel, detentor das grandes promessas em relao ao Messias. A Palavra de Deus , assim, a base da reconstruo do povo que volta do Exlio.
Sacerdote arnico, descendente de Eleazar e de Finias, erudito, copista destro e instrutor da Lei, versado tanto no hebraico como no aramaico. Esdras tinha genuno zelo pela adorao pura e tinha preparado seu corao para consultar a lei de Jeov e para pratic-la, e para ensinar regulamento e justia em Israel. (Esd 7:1-6, 10) Alm de escrever o livro que leva seu nome, Esdras parece ter escrito os dois livros das Crnicas, e a tradio judaica atribui-lhe ter iniciado a compilao e a catalogao dos livros das Escrituras Hebraicas. Alm disso, Esdras era notvel pesquisador, citando cerca de 20 fontes de informaes nos dois livros das Crnicas. Visto que muitos dos judeus se achavam bem espalhados nos dias de Esdras, era necessrio fazer muitas cpias das Escrituras Hebraicas, e provvel que Esdras tenha sido pioneiro nesta obra. No se fornecem na Bblia pormenores sobre a parte inicial da vida de Esdras. Ele vivia em Babilnia. Era duma famlia de sumos sacerdotes, mas no do ramo especfico que ocupava o sumo sacerdcio logo aps o retorno do exlio, em 537 AEC. O ltimo dos antepassados de Esdras a ocupar este cargo foi Seraas, sumo sacerdote nos dias do Rei Zedequias, de Jud. Este Seraas havia sido morto por Nabucodonosor por ocasio da captura de Jerusalm em 607 AEC. (Esd 7:1, 6; 2Rs 25:18, 21) Em Babilnia, os judeus retiveram o respeito pelo sacerdcio, e, portanto, as famlias sacerdotais mantiveram sua identidade. Outrossim, a organizao comunitria judaica, tendo ancios por cabeas, continuava a funcionar. (Ez 20:1) A famlia de Esdras, bem como ele prprio, provavelmente estavam interessados em que Esdras fosse preparado com um conhecimento da lei de Deus.
Postado por Esdras Mauricio s 09:13

Vous aimerez peut-être aussi