Vous êtes sur la page 1sur 129

Cleisson Cezar do Amaral Dias

O Mundo Novo
Um Futuro Plausvel

1 Edio

So Paulo

TCI Art Ar t 2012


Rua Professor Oliveira Fausto, 90 - Casa 02 So Paulo - SP

03184-050 11 35869064

tci@tci.art.br www.tci.art.br

ISBN 978-85-66516-00-5 Copyright by Cleisson Cezar do Amaral Dias 1 edio Dezembro/2012 - 1.000 exemplares

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) (Cmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Dias, Cleisson Cezar do Amaral O mundo novo : um futuro plausvel / Cleisson Cezar do Amaral Dias. -- 1. ed. -- So Paulo : TCI Art, 2012. 1. Evoluo humana 2. Seres humanos 3. Sociedade 4. Tecnologia - Aspectos sociais 5. Tecnologia da reproduo humana I. Ttulo. 12-15522 CDD-128 ndice para catlogo sistemtico: 1. Evoluo humana : Filosofia 128 Autor Cleisson Cezar do Amaral Dias Capa Clecio Dias Editor TCI Art Reviso Maria Elisa Bifano Editorao TCI Art

Nenhuma parte dessa publicao poder ser reproduzida, guardada pelo sistema retrieval ou retransmitida de qualquer modo por qualquer outro meio, seja ele eletrnico, mecnico, de fotocpias, de gravao ou outros, sem prvia autorizao escrita do autor.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

Ana Valeria, Luisa Raquel, Carolina Fernanda, Lucas Antonio, Alice Helena e Joo Cesar.

E ainda ao Henrique e ao Rodrigo.

Dedico tambm a todos os que me aturam, que moram em meu corao e que por serem muitos fica impossvel nomear.

Meus agradecimentos especiais ao Clecio e TCI Art.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

Su m r io

PREFCIO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .11 PRLOGO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .13 AS NOVAS TECNOLOGIAS . . . . . . . . . . .17 A MANIPULAO DOS SERES VIVOS . . . . 31 A PRODUO DE SERES HUMANOS . . . . .41 A LENTA EVOLUO . . . . . . . . . . . . . 49 A FUNO DA GRANDE MDIA . . . . . . . .57 A EDUCAO . . . . . . . . . . . . . . . . . .83 A RESISTNCIA . . . . . . . . . . . . . . . . 91 A QUEM INTERESSA? . . . . . . . . . . . . 105 OS OLHOS E OUVIDOS FECHADOS . . . . . 117 EPLOGO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 123

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

11

PR E FC IO

Tem autores que so assim, e para mim uma honra muito grande poder prefaciar, editar e produzir a primeira obra desse autor at agora indito, mas que tenho certeza de que marcar presena no ambiente cultural a partir de agora. Tem autores que so assim, inquietantes, inquietos, questionadores, formuladores, propositores, sonhadores... e que a gente comea a ler, e fica a todo momento tentando imaginar o que esse cara tem na cabea? Cleisson desse tipo de pensador que no segue modelos exteriores, quero dizer, como ele mesmo diz, que tudo o que escreve sai da sua prpria cabea, do seu prprio modelo de referncia e isso permite que ele ouse alm das medidas normais, das concepes arraigadas, muito alm do senso comum.

12

Cleisson C. A. Dias

Sua objetividade e franqueza chegam a ser algumas vezes at indelicadas; outros usariam o termo agressivas onde eu digo indelicadas, mas todos teremos que concordar que essa franqueza crua busca unicamente a soluo de um problema urgente. como um tapa na cara de uma pessoa em delrio, quando na maior parte das vezes esse tapa forte e decidido que traz de volta a pessoa conscincia. Cleisson corajoso nas suas anlises e nas suas colocaes e pede leitores corajosos para acompanhar seu raciocnio e atender ao seu alerta. Aproveitem.

Clecio Dias

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

13

PRL OG O

claro que tudo o que escrevi aqui saiu de minha cabea, mas certamente com a colaborao involuntria de inmeras outras cabeas. Pensadores, filsofos, escritores de todos os tipos, cientistas, tecnlogos, professores, parentes, amigos, conhecidos... Ento esta no uma obra cientfica. Poderia ser classificada como uma fico ou como qualquer outro gnero literrio que se queira, mas certamente no uma obra cientfica e menos ainda um romance de fico cientfica futurista. Pelos motivos acima mencionados, no h citaes e muito menos qualquer referncia bibliogrfica. Procurei, at propositadamente, no citar nenhum autor e at mesmo evitei, na medida do possvel, no inserir frases ou ideias que pudessem ser identificadas.

14

Cleisson C. A. Dias

O que com certeza no consegui, pois muitos sabero reconhecer e identificar os autores ou pesquisadores em muitas das coisas que aqui esto colocadas. E pelos mesmos motivos aceito todas as crticas que com certeza viro. E at agradeceria a quem por ventura tiver a pacincia de ler at o fim este texto e ainda se der ao trabalho de tecer alguma crtica ou comentrio. Por mais desabonador que possa vir a ser. Da mesma forma ficaria imensamente grato a quem tivesse a bondade de discutir comigo algum tpico aqui abordado. Seria uma contribuio maravilhosa s minhas ideias ou, quem sabe, para reformul-las. O que me motivou foi a vontade de tentar entender o porqu de estarmos vivendo uma campanha massificante que visa a destruir a famlia e seus princpios morais, solapando a estrutura que manteve a sociedade humana relativamente estvel por milnios. Por que vivemos sob um regime de violncia absurdo, com a completa ausncia de respeito pelas pessoas e pela vida? Com certeza deve haver aqui inmeros erros conceituais, lgicos, cientficos, ou de qualquer outra ordem, at mesmo ortogrficos, assim como deve haver inmeras lacunas e omisses. Desculpo-me antecipadamente e peo a todos que tenham um pouco de boa vontade para com o escriba.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

15

Ao final, se os fatos e a anlise se mostrarem corretos eu possivelmente jamais saberei, mas muitos dos que tomarem conhecimento destas ideias podero confront-las com a realidade futura. No sei dizer se, na ocasio, tero obtido algum ganho ou prazer. Se porventura a humanidade trilhar os caminhos que descreverei, com absoluta certeza eu no me sentiria muito bem vivendo neste Mundo Novo. Se, por outro lado, as coisas no caminharem de acordo com minhas observaes, o exerccio a que me dediquei no ter sido em vo. Talvez at o futuro da humanidade venha a ser diferente, justamente em funo do alerta que fao aqui.

O autor

1
A S NOVA S T EC NOL OGI A S

18

Cleisson C. A. Dias

Evidentemente que vivemos no mundo da tecnologia. Tambm est claro que a tecnologia sempre acompanhou o ho-

mem desde seus primrdios. Mas era a tecnologia simples, a de se utilizar ferramentas e instrumentos rudimentares e, seria at desnecessrio dizer, essa tecnologia elementar evoluiu com o homem, porm em uma velocidade muitas vezes maior que a evoluo de seu prprio criador. A poca em que vivemos a da alta tecnologia que se aprimora em altssima velocidade, principalmente aps a era das grandes navegaes e mais intensivamente ainda aps a revoluo industrial e o surgimento da manipulao eletrnica de dados. Essa sim a grande ferramenta que proporcionou ao homem as condies de desenvolver de forma alucinada os seus conhecimentos e as prprias tecnologias que utiliza. E as tecnologias surgem a partir do conhecimento e das experincias que so estimuladas pelo prprio conhecimento. Mas existe um feed-back nesta relao, pois, como dissemos acima, as tecnologias so ferramentas que auxiliam a aquisio e o desenvolvimento do conhecimento, bem como na realizao de experimentos. Para se entender a importncia dessa evoluo tecnolgica, necessrio entendermos antes as leis que regulam a existncia, no geral e especifi-

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

19

camente no tocante aos seres vivos e, mais especialmente aos seres humanos. Independentemente de princpios, leis ou hipteses cientficas que procuram entender e explicar o universo e suas partes, sabemos que existem duas leis bsicas que regem todo o conjunto universal. So elas: 1 existir 2 fazer existir. Explicando melhor. O universo existe por si mesmo e, semanticamente, contem tudo o que existe. Por outro lado o universo tende a existir indefinidamente. Se ele existe por si mesmo ento isto existir e se ele tende a existir indefinidamente isto fazer existir. E aqui no estamos discutindo a estrutura do universo, suas origens ou finalidades, se existem um oununiversos, suas peculiaridades e assim por diante. Apenas constatamos a existncia de dois princpios irrefutveis. Estas duas leis bsicas afetam todo o conjunto universal e suas partes e, portanto, afetam tambm os seres terrqueos, sejam vivos ou no. E, se afetam os seres vivos no planeta Terra, afetam igualmente os seres humanos, que so parte integrante do conjunto dos seres vivos terrenos. Portanto ns tambm temos que seguir estas leis, independentemente de nossa vontade.

20

Cleisson C. A. Dias

Seria importante no confundir esses conceitos com algo como destino, determinao divina ou coisa parecida. So conceitos absolutamente distintos e no cabe aqui qualquer ideia mstica e tambm no existe qualquer novidade ou qualquer contrariedade ao que nos ensina a cincia. apenas a constatao de que as coisas funcionam dessa maneira. Essas ideias simples explicam o porque de tudo e todos aceitarem certas premissas, tais como a lei da inrcia, da conservao da energia, da perpetuao da vida e das espcies, e assim por diante. Tudo tende a existir e a fazer existir, mesmo que para isso seja necessrio que haja modificaes, que formas originais sejam extintas, que se criem novas formas, que se modifiquem formas existentes, que conjuntos e indivduos sejam alterados. So muitas as maneiras de se manter a existncia. So muitas as maneiras de se perpetuar e se reproduzir. De tal modo que a obrigao dos seres vivos, ou biolgicos, aqui na Terra fazer com que essa forma de organizao sobreviva indefinidamente. Para alcanar este objetivo fundamental que a vida biolgica no dependa exclusivamente deste planeta em que vivemos, uma vez que as condies que aqui propiciam nossa existncia fatalmente deixaro de existir em algum momento. A nica maneira de mantermos a existncia da vida biolgica conseguirmos de alguma forma

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

21

colonizar outros planetas, outras galxias, outros mundos. aqui que encontramos a verdadeira razo do desenvolvimento da tecnologia. Somente com tecnologia que conseguiremos expandir a nossa forma de vida para outros locais alm de nosso planetinha. Evidentemente essa expanso poder acontecer por um acidente qualquer, mas seria um acidente, e no algo inexorvel, portanto desprezvel neste nosso raciocnio.

Se atentarmos bem toda a organizao biolgica est estruturada como uma pirmide cuja base formada pelos seres

simples (vrus, ricketsias, bactrias, algas) e que se vai afunilando com os diversos extratos da diversidade biologia, at chegar ao cume, onde se situa o ser humano. Toda esta estrutura est organizada para dar sustentao ao homem para que ele, representando todos os seres biolgicos, tenha condies de desenvolver a tecnologia necessria expanso da vida terrestre a outros pontos deste universo. Evidentemente que a colonizao de outros planetas no precisa ser obrigatoriamente feita por seres humanos, mas por qualquer representante da vida biolgica terrestre. Com certeza aquele que se adaptar melhor s novas condies impostas.

22

Cleisson C. A. Dias

Podemos agora entender a necessidade absoluta de desenvolvermos as tecnologias. A questo basicamente de sobrevivncia. Fica claro tambm que as coisas no funcionam de forma assim to racional. A evoluo da vida foi se fazendo de maneira lenta, atravs dos mecanismos naturais existentes, durante um perodo de tempo que pra ns parece longo, mas que na verdade desprezvel. At que se desenvolve o ser humano e suas capacidades. Assim tambm a evoluo da tecnologia, aparentemente lenta, mas num tempo absolutamente desprezvel. Mas sempre um continuum plenamente comprovado pela histria. A evoluo sempre lenta aos olhos do ser humano. Quando as mudanas se fazem de forma muito rpida revoluo. E embora tenham existido e existam momentos de revolues, veremos mais frente que as revolues podem ser muito benficas mas muitas vezes so perigosas e s vezes indesejadas. importante entendermos tambm que estas coisas no ocorrem de forma consciente. Ns no temos esta cognio e no fazemos nada planejado ou pr-determinado por ns em busca dos objetivos maiores de perpetuao das formas biolgicas terrenas e muito menos para cumprir os dois princpios bsicos do universo. Tudo que descrevemos acima inerente.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

23

Tecnologia o conhecimento adquirido aplicado a alguma arte ou oficio. O CONHECIMENTO APLICADO AO FAZER.

Portanto a tecnologia existe em tudo o que o

homem faz, em todos os campos de suas atividades. A tecnologia na verdade utilizada para o seu viver e o seu fazer. Com certeza ela facilita muito o modo de fazer e produzir ao mesmo tempo que facilita tambm a aquisio de conhecimento, como um feed-back: quanto mais conhecimento mais tecnologia e quanto mais tecnologia mais conhecimento. A importncia da tecnologia para a sobrevivncia humana evidente. No se conseguiria produzir alimentos suficientes para toda a atual populao humana sem que se desenvolvessem as modernas tcnicas de os produzir, seja no campo, seja na indstria e at mesmo em sua conservao e distribuio. A nossa populao no teria crescido aos nmeros atuais sem a tecnologia aplicada ao saneamento e aos cuidados com a sade. Os deslocamentos, as comunicaes, a prpria economia dependem da aplicao de tecnologias adequadas a cada um. O grande problema que o conhecimento e a tecnologia existem, em nosso mundo, exclusivamente entre os seres humanos, que na verdade no tm conscincia deste fato. Por no terem esta conscincia e por no terem a conscincia de que tanto o conhecimento

24

Cleisson C. A. Dias

quanto a tecnologia existem por uma determinao natural e com objetivos bem determinados, os homens os utilizam de forma pessoal e mesquinha, trazendo prejuzos e sofrimentos a uma grande parte da populao viva, humana ou no, e para todo o ambiente em que vivemos. O conhecimento livre a qualquer um, por ora, embora, se atentarmos bem, pertena aos que tm o capital, porque, de uma forma ou de outra, eles so os donos dos que tenham conhecimento. Acredito que chegar um tempo em que o conhecimento no estar mais disposio de qualquer um. Ser exclusivo de uns poucos aos quais seja permitido obt-lo. claro que os homens viveram, ou vivem, em determinadas poca e lugar, em um sistema de castas, em um sistema de hierarquia rigorosa. Mas a segregao a que nos referimos acima ser de uma forma absolutamente diferente, o que tentaremos demonstrar mais frente. Mas a tecnologia no. Em geral a tecnologia est sob comando e consequentemente a servio dos que detm maior poder. Para muitos essa seria a ordem natural das coisas o que leva aceitao geral deste status. Por outro lado, a maioria dos que tm conhecimento no detm poder, mesmo que se julguem detentores de algum, seja porque o desprezem ou porque no tenham as habilidades necessrias para ret-lo.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

25

Ento a tecnologia est, via de regra, nas mos de quem tem poder e trabalha para este, embora no seja sua finalidade maior. Assim podemos dizer que existe tambm um risco no desenvolvimento da tecnologia; como tudo na vida a tecnologia pode ser benfica ou no.

O conhecimento adquirido sobre os seres vivos levou ao desenvolvimento de tecnologias que propiciam a manipulao

desses seres. No resta dvida que tais tecnologias se iniciaram e se desenvolveram com o intuito primeiro de produzir, armazenar e distribuir alimentos, tornando o homem no dependente do que o meio lhe oferece e, em segundo lugar, para minorar os sofrimentos, prolongar a vida, facilitar a defesa pessoal ou de grupo, criar e facilitar a confeco de ferramentas, e assim por diante. Evidentemente cumprindo a premissa de manter a vida. O conhecimento e as tecnologias atuais propiciaram meios para a manipulao intensiva e sem limites dos seres vivos, a includo o ser humano. A gentica e a microtecnologia esto revolucionando o conhecimento e a manipulao dos seres vivos. Nesse aspecto , sim, revoluo. Esta a NOVA TECNOLOGIA, sobre a qual queremos discorrer.

26

Cleisson C. A. Dias

Tornou-se para ns corriqueiro o uso de alimentos ditos transgnicos ou geneticamente modificados. comum lermos ou ouvirmos alguma coisa sobre modificaes genticas em bactrias para a produo de medicamentos, alimentos ou at combustveis. Genoma j uma palavra do cotidiano. Manipulao gentica considerada perfeitamente aceitvel e, para alguns, algo maravilhoso para o nosso futuro (ou pelo menos assim que a grande indstria de comunicao de massa tenta nos fazer acreditar). Haver, com certeza, muito proveito advindo da manipulao gentica. Podemos imaginar, por exemplo, que num futuro prximo estaremos produzindo rgos para transplante com nosso prprio genoma, sem os riscos de rejeio ou curando doenas malignas com bastante facilidade, ou ainda prorrogando em muito a deteriorao de nossas clulas, tecidos e rgos, consequentemente prolongando em muito a durao da vida de qualquer ser vivente. Tenho quase certeza de que essas coisas e muitas outras benficas viro, mas com certeza tambm viro coisas no muito boas, mas h muito imaginadas e at ento no factveis. A clonagem de seres humanos j uma realidade, embora ainda bastante desconhecida de quase todos. Muitos supem que at agora s tenham sido

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

27

feitos clones de animais. A preservao de genomas humanos para fins inimaginveis, a criao de seres humanos com alteraes programadas para servirem a qualquer finalidade, a programao da mente desde a concepo. So muitos os exemplos que podem ser imaginados. A tecnologia permitir, daqui a pouco tempo, que se possa gestar uma criana em incubadora, sem a necessidade do corpo materno para tal. Isto j quase possvel. Imagino a felicidade da maioria das mulheres ao ter a possibilidade de ter um filho legtimo, com seu DNA e o do seu marido, sem a necessidade de gestar e parir. Sem os desconfortos de uma gestao de nove meses (ou dez meses lunares), com todos os seus sofrimentos, deformaes, exames, consultas, desconfortos. Basta que ela v incubadora ocasionalmente e acompanhe a formao e o desenvolvimento de seu beb. Melhor ainda ser a possibilidade de se evitar doenas hereditrias ou congnitas. Nunca mais haver crianas mal formadas, lbio leporino, anemias hemolticas, paralisias cerebrais, cardiopatias congnitas, meningomieloceles, anencefalias, anemias falciformes, insuficincia renal, sari, sndromes de Down ou de Klienefelter, mielomas mltiplos, enfim, toda aquela interminvel lista de defeitos que o ser humano pode ter em si.

28

Cleisson C. A. Dias

Outro aspecto interessante ser a possibilidade de escolha. Alm de obviamente se poder escolher o sexo do filho poder-se- escolher a cor dos olhos e seu formato, a cor, a textura e forma dos cabelos, a cor da ctis, a altura final do herdeiro, seu timbre de voz, suas capacidades intelectuais e seus dons artsticos. Uma verdadeira arquitetura do filho to sonhado. Tudo isso uma verdadeira maravilha aos olhos de muitos e, no tenho dvida, ser assim para quase todos, porque a mdia se encarregar de fazer com que assim seja. E a mdia de massa, o sistema educacional, a prpria sociedade se empenham para preparar a sociedade, de forma lenta mas contnua, para aceitar que essas possibilidades sejam uma evoluo que trar benefcios a todos. Conhecendo as pessoas fcil afirmar que nessas circunstancias nenhuma, ou quase nenhuma, mulher se submeter reproduo natural. Ser por fim a liberao total da mulher. Mas ser tambm a libertao total do homem, porque ele no ter mais de se submeter aos atos necessrios reproduo natural. Muito menos ter que assumir a paternidade de uma criana, com todas as obrigaes e amolaes que a acompanham. Em outras palavras no haver mais a necessidade do relacionamento sexual ou, pelo menos, no

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

29

para a sua finalidade primordial, a reproduo. E embora muitos no o faam, acreditem que sexo s existe para a finalidade da procriao. No haver portanto a necessidade da diferenciao em gnero dos seres humanos, visto que no se reproduziro por si, mas por meios artificiais. Ou talvez se mantenham seres com diferenciao de gnero, visando outros fins que no a procriao.

2
A M A N I PU L A O DOS SE R ES V I VOS

32

Cleisson C. A. Dias

Se a evoluo tecnolgica pode seguir os caminhos que descrevemos, e assim que as coisas esto acontecendo hoje, a mani-

pulao de seres vivos no ter limites. E se podemos manipular os seres vivos de qualquer espcie podemos tambm manipular os seres humanos. As vantagens da manipulao de seres humanos seriam muitas, como j exemplificamos, mas a maior e a que ser motivadora para que haja investimento e interesse nesta evoluo, com certeza, ser a econmica, mesmo porque essa a motivao para quase tudo que os seres humanos desenvolveram e fizeram nos milhares de anos de sua existncia como sapiens. Suponho que ao incio da manipulao bio-

lgica do homem se dever pagar, e valores muito altos, para se ter acesso s novas tecnologias. Com certeza essas novas tecnologias esto sendo desenvolvidas com o objetivo magnnimo de se obter cura para uma infinidade de males que nos afligem. Assim so feitas as pesquisas citolgicas, genticas e de neurocincia. O conhecimento do genoma humano, a capacidade de alter-lo, assim como se faz com a soja, j realidade. A implantao de microeletrodos no crebro tambm j realizada e fcil imaginar a que ponto poderemos chegar.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

33

Como no h conscincia do todo, cada pesquisa feita isoladamente e assim entendida, parece, primeira vista, maravilhosa, e com potencial de cura nunca antes imaginado. E mesmo que algum pesquisador tenha a conscincia de todo o potencial que suas pesquisas trazem e dos riscos que elas geram, no o enunciam. Os pesquisadores guardam para si suas concluses, principalmente para no correrem o risco de suas pesquisas e seu avano no conhecimento serem bloqueados ou dificultados de alguma maneira. E quem no pagaria um valor at altssimo para ser curado do Mal de Parkinson, ou de uma paralisia medular, ou de uma cegueira, ou mesmo para evitar que venha a ter uma degenerao cerebral acentuada? Pagaramos at para o tratamento de uma outra pessoa que nos merea afeto. J se faz assim para corrigir defeitos do envelhecimento ou mesmo desvios dos padres estticos convencionados no momento. A cirurgia plstica nos mostra como se manipula e se modifica um ser humano, de forma voluntria e cara. Vejam como as prprias cobaias acabam financiando as pesquisas que levaro ao seu fim. Uma outra forma de manipulao dos seres humanos, que sempre existiu, mas que est se popularizando em nossos tempos o abortamen-

34

Cleisson C. A. Dias

to. At h pouco tempo o abortamento era prtica extremamente perigosa, levando ao risco de morte e a complicaes graves de sade, alm de ser imoral e ilegal. Nos nossos dias, cada vez mais, est se tornando seguro e legal. E quanto moral, ela praticamente no existe mais. E as justificativas para a liberalizao do aborto so muito simples e, talvez para a maioria das pessoas, muito vlidas: a mulher dever ser dona de seu corpo e de suas vontades; melhor do que ter um filho indesejado; a terra j est muito povoada; at a dcima segunda semana de gestao o feto no tem sentimento ou identidade; e assim por diante. E essa manipulao se tornar total. Tal como se dar quando decidirem implantar chips nos crebros dos indivduos com o simples argumento de que ser para simples identificao e que substituir com vantagens o uso de identidade, dinheiro, cheques ou cartes de crdito, alm de evitar sequestros, e outros males. Muitos dos nossos contemporneos passaro noites nas filas para serem os primeiros a receber tais implantes. Semelhante ao que ocorre nos nossos dias para se comprar o mais recente lanamento de um i-Phone da Apple.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

35

2
lucro.

As pesquisas e o desenvolvimento de tecnologia que permitam o conhecimento e manipulao dos seres vivos e do homem

levaro capacidade de cri-los em laboratrio. Sonho antigo e j manifestado em diversas obras literrias torna-se realidade. E, como dissemos, as vantagens sero muitas, mas fundamentalmente econmicas. Essas novas tecnologias criaro e ampliaro fortunas, tal como aconteceu com o mundo da informtica e da comunicao de massa. Todo investimento s feito se gerar muito A criao de seres vivos em laboratrio trar, sem duvida, inmeras vantagens e muito lucro. Por exemplo podero ser criados bois, com a qualidade de carne que quisermos, com maximizao do ganho de peso e do tempo para atingi-lo e nas quantidades desejadas, sem a necessidade de matrizes reprodutoras, caras em sua aquisio e manuteno. Ou vacas para a produo de quantidades enormes de leite, a um custo baixssimo. E assim o mesmo poder ser feito fazer com qualquer animal que nos fornea alimentos ou que tenha qualquer interesse econmico ou cientfico. Um exemplo de uma aplicao cientfica e humanitria dessa manipulao seria a possibilidade da utilizao de animais para a produo de rgos humanos para transplantes.

36

Cleisson C. A. Dias

E no s animais. Podem ser criados vegetais conforme seja do nosso interesse. Ou microrganismos que tambm nos sejam interessantes, como destarte j so criados nos nossos dias. Ento no mais fico a criao de novos seres e novas espcies em laboratrio e apenas questo de tempo a criao de seres humanos em laboratrio, em criatrios, que dispensaro o ventre materno ou a existncia de pais e mes. E com certeza com a gerao de muito lucro. E ainda mais, como temos tentado mostrar, com a plena concordncia e voluntariado dos prprios seres humanos atualmente existentes, mesmo porque os futuros seres criados e manipulados geneticamente no tero capacidade ou conscincia para emitir opinio. Evidentemente que esses seres no tero famlia, uma organizao social primria e que rapidamente est se tornando obsoleta e inadequada. Com certeza no criaro tambm qualquer vnculo afetivo, mesmo porque tero pouca ou quase nenhuma emoo ou mesmo memria e raciocnio. Tero apenas o conhecimento necessrio para exercer suas funes. No fosse assim teriam menor proveito e trariam amolaes e contrariedades aos seus criadores. Os homens brincam de deus, mas no tm a pacincia dele.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

37

A princpio, contudo, sero seres quase normais, gerados a partir de vulos e espermatozoides doados por pais ansiosos. E sem muitas modificaes; apenas as necessrias para a eugenia dos filhos bem amados. Com o correr do tempo e a especializao, que devem vir as escolhas de olhos, pele, cabelos, dons e graas. Num futuro posterior que viro os seres verdadeiramente programados. Programados para fazerem determinados trabalhos e desempenharem funes preestabelecidas, com riscos mnimos de se desviarem ou de criarem vnculos, associaes, sindicatos, de reclamarem, de fazerem exigncias de qualquer espcie. Nada de reclamar da comida ou do conforto. Nada de greves ou reivindicaes. Sem revoltas ou revolues. Sem violncias, furtos, estupros, assaltos, assassinatos, trficos de droga, de armas ou de pessoas. E o melhor de tudo nenhum deles ter qualquer ambio ou inveja. E ainda, no sero capazes de se reproduzir. E tudo isso se dar com o nico intuito de se obter mais lucro, mais riqueza, mais poder.

38

Cleisson C. A. Dias

No h limites para a pesquisa, sempre com o objetivo maior de se conhecer o universo que nos cerca, o que seria uma

obrigao para o homem. O problema que os mecanismos que poderiam conter o uso inadequado da cincia e da tecnologia esto em desuso. So tidos como arcaicos, ultrapassados e prejudiciais ao desenvolvimento ou ao bem estar individual. Coisas tais como tica e moral so a cada dia mais desprezadas e desvalo-

rizadas Na sociedade hedonista de hoje, s servem para atrapalhar e dificultar a obteno do prazer. Como as coisas se modificam numa evoluo e no revolucionariamente fica difcil perceber at onde podem chegar. E como todas as coisas acontecem independentemente de nossa vontade e sem que tenhamos conscincia a respeito, fica tambm difcil lutar contra. Pessoas, associaes, entidades que denunciam e lutam contra as modificaes sensveis do comportamento social que podem pavimentar o caminho para que toda esta evoluo ocorra deste modo, so incapazes de sensibilizar ou conscientizar as pessoas, e tm tido muito pouco ou nenhum sucesso. A manipulao do ser humano sempre houve, desde os primrdios da histria e, provavelmente, desde a pr-histria. A manipulao feita por

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

39

mtodos psicolgicos ou sociolgicos fazem parte do nosso cotidiano e provocaram grandes resultados, at um pouco assustadores, como comprovam fatos de nossa histria recente. A manipulao das pessoas e da sociedade pelos meios de comunicao de massa est evidente em nosso dia a dia, embora alguns no a vejam e no a aceitem. E pior ainda, no querem ver e no querem aceitar o que se tenta mostrar a este respeito. Portanto a manipulao dos seres humanos real, incontestvel. A novidade se prende manipulao biolgica. E estamos to acostumados a sermos manipulados, de todas as formas, que no nos apercebemos da atual manipulao biolgica. Ao contrario, achamos natural, benfico, comum e, quem sabe, at prazerosa.

3
A PRODU O DE SE R ES H U M A NOS

42

Cleisson C. A. Dias

Como vimos nos captulos anteriores, a produo de seres vivos de qualquer espcie ou at de espcies novas uma realidade.

Estamos vendo isso ao nosso redor diariamente. Consoante a essa realidade a produo de seres humanos ser, se ainda no o , uma realidade tambm. A primeira grande vantagem em se desenvolver essa tecnologia sem dvida o controle da natalidade. Como vivemos uma populao humana que cresceu desmesuradamente, trazendo todas as dificuldades imaginveis para sua manuteno, o controle da natalidade seria muito bem vindo. A partir do mo-

mento em que as mulheres decidirem no mais gestar esse controle se tornar muito fcil de se obter. A possibilidade de se gestar em incubadoras os nossos filhos ser muito atraente. A princpio talvez reservada aos muito ricos, devido aos custos elevados, aos poucos ser estendida a toda a populao, como de resto toda produo em srie se comporta assim. Seria, como dissemos anteriormente, o autofinanciamento da pesquisa. Acredito at que o incio desta tecnologia se dar partir da construo de rgos humanos para transplante, utilizando o prprio DNA do receptor, o que com certeza trar enorme euforia entre os habitantes humanos do nosso planeta. Posso at imaginar as manchetes em todos os noticirios enaltecendo o grande feito da cincia.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

43

Certo que, uma vez iniciada a produo de seres humanos com gestao em indstria, passar pouco tempo at que ningum mais os queira produzir de forma natural, pois que ningum estar muito propenso a assumir responsabilidades paternas e maternas, visto que desnecessrias. Ento se iniciar a produo de seres humanos por programao de governos e corporaes, independentemente da vontade individual ou social. E sabemos que governos seguem o que mandam seus proprietrios. E corporaes, melhor dizendo, mega corporaes, so independentes; no mximo mantm algum grau de dependncia entre si. Portanto a partir do momento em que for possvel produzir seres humanos em srie estar plenamente atingido o controle populacional. Ser a glria para os planejadores, para os ministros da economia, presidentes de bancos centrais, executivos de toda corporao sria, governantes e poderosos de todos os tipos. A produo de seres humanos trar, finalmente, o controle populacional to almejado nos ltimos decnios. Este fato, economicamente falando, traria uma melhoria inimaginvel em todos os ndices de desenvolvimento socioeconmico e humano, sem esquecermos de destacar o enorme ganho na preservao ambiental. Seria, de modo geral, a salvao do planeta.

44

Cleisson C. A. Dias

A segunda grande vantagem da produo de seres humanos ser poder produz-los onde, quando e em quantidades que sero

pr-planejadas, segundo o interesse da sociedade (ou melhor, de quem detm o poder). As vantagens sero imensurveis, tambm sob este ponto de vista. As populaes seriam alocadas segundo a capacidade de sustentao de cada regio, ou bioma, do planeta, evitando o desgaste de qualquer ecosistema e gastos com transporte, armazenamento e distribuio de gneros de primeira necessidade, tais como alimentos, medicamentos, energia. E ainda se poderia aproveitar os recursos de cada regio, de forma maximizada, para a manuteno de sua populao. S seriam produzidos seres humanos quando sua necessidade se fizesse presente, ou seja, no nasceriam pessoas em nmero superior ao ideal para cada regio. E todos seriam perfeitamente adaptados s condies geogrficas para a qual foram produzidos, portanto, capazes de utilizar de forma bem sustentvel os recursos ali existentes (tenho a impresso de que ainda verei muito ecolo-

gista bem intencionado defender o planejamento da produo de seres humanos). Ao mesmo tempo, os seres seriam produzidos dentro de um planejamento que permitiria a sua

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

45

pronta reposio quando assim se fizesse necessrio. Nada em excesso, mas nada faltando; tudo just-in-time. Se os seres produzidos industrialmente forem programados geneticamente sua adaptao aos diversos lcus geogrficos ser perfeita. Portanto haver uma economia acentuada em sua manuteno. E, como eles no se reproduziro, jamais haver a possibilidade de superpopulao, prejudicando, consequentemente, todo o planejamento efetuado. Evidentemente no seriam produzidos em qualquer local. Haver poucos centros de produo de seres humanos, mesmo porque, se houvesse muitos, em vrios cantos da terra, se perderia o controle. Mais ou menos como aconteceu com a produo de chips. A alta tecnologia, principalmente no incio de sua utilizao, deve sempre pertencer a poucos e sempre foi assim. Claro tambm que esses centros de produo de seres humanos pertencero iniciativa privada e, bem provvel, geraro lucros, pois a esta altura no seria nada estranho que se vendessem os seres assim produzidos. E, note-se, talvez no se possa falar em nova forma de escravido, devido peculiaridade de produo destes homens.

46

Cleisson C. A. Dias

A terceira grande vantagem seria a possibilidade de se produzir seres para finalidades especficas, programando ento estes

seres com as caractersticas necessrias ao desempeIsso permitir que eles desempenhem as suas

nho das funes para as quais foram construdos. funes da melhor forma possvel, com incrvel ganho de produtividade, maximizando e otimizando os lucros de uma forma jamais observada anteriormente. Afinal, no princpio est o lucro; no fim, ningum sabe. Se cada indivduo for criado com caractersticas especficas para desempenhar, da melhor forma possvel, determinada funo, fica bem claro que sua educao e seu treinamento sero bem simples e de baixssimo custo. Educao e treinamento especficos para cada funo, evidentemente, sem a menor possibilidade de que estes seres possam aprender qualquer outra coisa que no seja do interesse de sua futura misso. Portanto eles no necessitaro de muita memria nem de grande capacidade de raciocnio. Devero ter, na verdade, bem pouca capacidade intelectual. Tambm no devero ter capacidade de desenvolver sentimentos, visto que qualquer indivduo capaz de sentir sempre uma ameaa oligarquia, mormente se este sentimento se associa a alguma capacidade de pensar.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

47

Se observarmos bem, a memria individual j est sendo eliminada. No passado foram as queimas de livros, sem muito resultado, mas com muitos prejuzos, diga-se. No futuro mtodos modernos, que j so utilizados pela grande comunicao de massa, principalmente a internet, devero ser mais efetivos e conseguiro por fim extinguir a memria individual. Memria, sentimento, raciocnio, associaes, troca de conhecimento, sempre foram coisas perigosas para aqueles que detm o poder. Na nova humanidade produzida industrialmente, tudo isso deixar de existir, o que trar de fato uma tranquilidade muito grande aos dirigentes, poupando-os de preocupaes que s servem para prejudicar seu trabalho e seu lazer. Dessa maneira, a grande economia no preparo dos futuros trabalhadores, a ausncia de resistncia aos interesses dos mandatrios, a alta produtividade e a possibilidade de substituio rpida destes trabalhadores a custos mnimos traro ganhos excepcionais. Estes fatores j justificariam o alto investimento para o desenvolvimento das tecnologias necessrias para a fabricao industrial seres humano. Sem contar, como j dissemos anteriormente, com o autofinanciamento do desenvolvimento dessas tecnologias, que em maior parte sero financiadas pelos prprios seres humanos hoje existentes.

4
A L E N TA E VOLU O

50

Cleisson C. A. Dias

Se o conhecimento cientfico avana rapidamente e se as tecnologias avanam ainda mais rapidamente, quase veloci-

dade da luz e, ainda mais, se h o interesse econmico que justifique toda a evoluo que culminar na produo industrial de seres humanos, porque ainda no se faz, porque tanta demora? No difcil de se entender. Por exemplo: voc que est lendo este trabalho, provavelmente no est aceitando muito bem o fato de que esta avaliao possa ser verdadeira. E aposto que quem est lendo este livro no destitudo de conhecimentos mnimos, cientficos ou no; no tolhido de alguma forma em sua capacidade de pensar; est suficientemente bem informado sobre nosso cotidiano; sabe perfeitamente sobre o que estamos falando; e poderamos continuar agregando predicados que s poderiam enaltecer o leitor. No entanto, tem muita dificuldade em aceitar tudo o que dissemos at aqui. Se pessoas inteligentes e diferenciadas tm dificuldades na compreenso e aceitao dos fatos aqui expostos, o que dizer dos tolos? E quantos tolos existem na populao humana em nosso planeta Terra? J fui muito criticado por minhas posies a este respeito, mas continuo fiel minha avaliao

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

51

anterior, ou seja, a grande maioria dos habitantes humanos de nosso planeta de rematados tolos. No entanto sou corroborado nesta anlise por inmeros pensadores e intelectuais. Alguns poucos minutos de reflexo sobre o comportamento das pessoas, em todos os momentos histricos, nos mostra essa realidade. A imposio de condutas e de modificaes to intensas sociedade com certeza provocar grande rejeio, passvel de criar revoltas ou mesmo revolues. E revoltas ou revolues populares podem trazer prejuzos imensurveis aos detentores do poder. Esses prejuzos podem chegar ao ponto de impedir por um largo tempo a implantao deste MUNDO NOVO. Vejam as dificuldades de se submeter o mundo islmico s vontades do capital; vejam as dificuldades de se fazer entender a muitas naes as vantagens da democracia; vejam como difcil que grande parte dos brasileiros entenda as mudanas histricas que ocorreram em nossa poltica recente; vejam como no se consegue, em muitas sociedades atuais, que a igualdade entre homens e mulheres, e a prpria dignidade da mulher, sejam aceitos. Os exemplos so muitos e variados. Portanto as coisas devem evoluir de modo lento e insidioso.

52

Cleisson C. A. Dias

necessrio entender a dinmica da sociedade. Quase sempre as mudanas so

gestadas de forma lenta, para que se possa mudar a aceitao das pessoas, segundo um convencimento que feito de boca a boca, de forma suave e constante, at que a mudana que se almeja esteja madura na mente da grande maioria. E ento ela ocorre. Mesmo assim, em muitas ocasies, as resistncias so to grandes que geram revolues ou at guerras. A revolta da vacina, ocorrida h pouco tempo, um exemplo do que estamos afirmando. A guerra civil norte americana um outro exemplo bem claro e bem recente. E se formos buscar exemplos na histria, os encontraremos s centenas ou milhares. As mudanas sociais, polticas, econmicas, tecnolgicas, cientficas, s so aceitas de forma muito lenta. Mesmo as revolues, ou guerras, que criaram ou implantaram mudanas na sociedade, s o conseguiram aps um lapso de tempo considervel. E s vezes, mesmo aps um tempo muito grande, no conseguiram impor as mudanas a que se propuseram. Assim se deu com a revoluo bolchevique, que aps setenta e poucos anos deu em nada. Da mesma maneira, muitos movimentos sociais, violentos ou no, no conseguiram impor as mudanas a que se propunham, mesmo aps lutas hercleas, com muito sofrimento e perdas.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

53

Ocorre que os indivduos esto sempre desarmados perante a capacidade de luta dos que almejam a riqueza e o poder. Em geral, aqueles que almejam a riqueza no colocam limites aos seus atos, no tm escrpulos, tica, moral, conscincia ou sentimentos, e nunca so ingnuos. Fazem e faro tudo o que for necessrio para obter aquilo que desejam. Pessoas destitudas de sentimento so absolutamente perigosas. De qualquer forma h tambm os que lutam por um ideal. E esses tambm costumam ter muita dedicao sua luta e muitas vezes no medem consequncias e usam todos os meios possveis para alcanar seus objetivos. Muitas vezes o conseguem, mas, na maioria dos casos, s conseguem obter o que os poderosos resolvem por conceder, evidentemente visando algum ganho futuro. Esses tambm no so ingnuos e no costumam ser covardes, mas so igualmente perigosos. E o homem comum bastante ingnuo. Ingenuidade no existe entre os que detm o poder No h rico ingnuo, mesmo porque, se o fosse, no seria rico ou perderia toda a riqueza que algum dia possa ter possudo. Ingenuidade coisa de fracos e na populao quase todos so fracos ou, no mais das vezes, medrosos e covardes. E tambm no h rico covarde, pelos mesmos motivos que no os h ingnuos.

54

Cleisson C. A. Dias

Quando, em algum momento, a classe dominante aceitou as solicitaes ou exigncias do homem comum foi porque vislumbrou melhores lucros adiante. As condies de trabalho e ganho dos trabalhadores s melhoraram a partir do momento em que o industrial percebeu que no teria para quem vender as quantidades enormes de bens que produzia. Os suseranos s liberaram seus vassalos quando perceberam que lucrariam mais se no tivessem que sustentar um nmero to grande de pessoas, que, diga-se, teimava em se reproduzir. melhor, portanto, que se promovam as mudanas sociais de forma insidiosa, sem a aparncia da imposio por fora, que pode ser muito difcil e custosa. E a classe dominante aprendeu isso, coisa que no aconteceu com os tolos e ingnuos homens comuns. E os letrados e intelectuais tambm no aprenderam, pois esto presos aos seus preciosos conhecimentos e gratos aos mecenas que os financiam em sua busca irrefrevel do saber. No resta dvida de que as populaes esto sendo preparadas para os novos tempos, aceitando de forma paulatina tudo o que querem impingir a elas. E os muito rebeldes, aqueles a quem a mdia e a comunicao digital no alcanam, em ltimo caso, sero convertidos fora. Mas naquele momento sero minoria absoluta.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

55

Se a imposio gera revolta a mudana lenta gera aceitao. O prprio cristianismo foi evoluin-

do e se difundindo lentamente, at que alcanou praticamente todos os cantos do planeta. Tivesse sido imposto, teria sido destrudo, por contrariar os interesses e costumes dominantes da poca. E quando se tentou impor este mesmo cristianismo, o que se conseguiu foram revoltas e desinteresse. O isl agiu e age das duas formas. Quando insidioso convence, quando imposto, revolta. O mesmo se passa com a cincia. Muitos sculos foram necessrios para que a filosofia e a cincia se separassem. E outros tantos sculos para que o conhecimento adquirido segundo os princpios da cincia fosse aceito. O prprio mtodo cientfico no pde ser imposto, mas foi aceito gradualmente. Ocorre ainda que a obteno de conhecimento, a adoo de uma crena, o desenvolvimento filosfico, ou qualquer forma de aprendizado ou de aplicao de uma tcnica, enfim, qualquer desenvolvimento de um ser humano, necessita dedicao e tempo e isto, via de regra, torna o indivduo alienado ao que no pertena ao seu mundo de interesse. Visto que as mudanas ocorrem lentamente, o indivduo que se alienou de sua realidade absoluta na tentativa de obter qualquer forma de conheci-

56

Cleisson C. A. Dias

mento no percebe que essa mudana ocorreu e a aceitar quando for exposto a ela, mesmo porque a esta altura j h a completa aceitao, fazendo com que j seja coisa corriqueira, aceita por todos (os outros). O fato que muitos pensadores e intelectuais so tambm grandes tolos em vrias ocasies. O que quero dizer que se no estivermos com a ateno voltada para o cotidiano e suas mudanas, tendo sempre uma viso crtica do que estamos observando, no perceberemos essas mudanas; elas so de fato bem sutis.

5
A F U N O DA GR A N DE M DI A

58

Cleisson C. A. Dias

Nos primrdios de nossa existncia como seres humanos, o conhecimento adquirido era transmitido de forma aleatria e muito

lenta. Seria necessrio que um indivduo de uma tribo viajasse ou se afastasse, por qualquer motivo, de seu povo e seu lugar para ter contato com pessoas diferentes que tivessem aprendido algo que no fosse do domnio de sua tribo e aprender com eles. A troca de conhecimentos e a informao sobre qualquer fato ou descoberta s se daria por contato interpessoal, afinal nem escrita havia. E todos sabemos que a transmisso pessoal de uma informao provoca a deturpao da mensagem original, como comprova facilmente a brincadeira do telefone sem fio. O comeo da transmisso de notcias de for-

ma no pessoal se deu a partir do momento em que se descobriu a possibilidade de faz-lo atravs de smbolos grafados, como as pinturas rupestres que ainda existem hoje, o que sem dvida deu origem escrita. Ali se inciou a comunicao de massa, que s fez ampliar suas capacidades com o correr do tempo, buscando a comunicao com o maior nmero de pessoas possvel, utilizando meios sempre mais engenhosos. Com a comunicao podendo ser feita por smbolos grafados, a transmisso de dados pde ser feita de forma annima, ao mesmo tempo que

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

59

passou a atingir um nmero cada vez maior de indivduos, pde tambm ser transmitida distncia, no tempo e no espao. Desta forma foi possvel inclusive transmitir dados de uma gerao a outra, ou atravs dos sculos, de forma clara e objetiva, sem a interferncia pessoal, que, via de regra, altera a informao original. A escrita trouxe um avano revolucionrio nas comunicaes, talvez mais at que a computao eletrnica e a rede de computadores. O outro grande avano que se deu foi a inveno da imprensa, trazendo, como a internet, a possibilidade de comunicao em grande escala e a difuso sem barreiras de notcias e conhecimentos. Com a imprensa teve incio realmente a comunicao de massa, ou seja, comunicar algo a toda uma populao ao mesmo tempo, sem que nada pudesse barrar ou impedir essa comunicao. Ou melhor, quase nada, visto que o poder sempre pode modificar e at impedir uma comunicao, segundo seus interesses. E sempre o fez e continua fazendo. A diferena entre a comunicao primitiva, ou seja, oral e pessoal, e a comunicao de massa est simplesmente no volume de pessoas atingidas em determinado tempo. E a diferena entre a comunicao de massa escrita e a moderna, eletrnica, que aquela necessita que o indivduo a procure,

60

Cleisson C. A. Dias

esteja disposto a ser afetado por ela, e esta atinge a todos indiscriminadamente e independente da vontade individual. O poder dos meios de comunicao de massa , portanto, imensurvel e assustador. E sempre foi assim. Por isso sempre se procurou destruir o que se tentou transmitir, seja destruindo os grafismos em cavernas, desaparecendo com papiros e pergaminhos, incendiando livros e bibliotecas, ou criando os arquivos centralizados da internet, jogando s nuvens os arquivos e a memria pessoal. E a moderna comunicao de massa entra em cada um de ns como se fora um verdadeiro vrus, de forma insensvel, no perceptvel num primeiro momento, independente da nossa vontade. Mesmo que algum queira resistir e que procure isolar-se das ondas hertzianas do rdio e da televiso, e ainda que no tenha um computador, tablet, smartphone, ou qualquer outro dispositivo de comunicao eletrnica conectado grande rede, de qualquer forma, algum dia, estaremos trocando ideias e interagindo sobre qualquer coisa que os meios de comunicao determinem. praticamente inexorvel. O que quero dizer que mesmo que procuremos nos isolar da grande mdia, seja impressa ou eletrnica, seremos atingidos por ela, atravs do vizinho, dos colegas de trabalho, dos familiares, ou at mesmo de completos desconhecidos, que vez

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

61

por outra iro nos transmitir informaes veiculadas por ela, tecer comentrios, inquirir sobre nossa opinio. (Talvez esteja a a causa de tantos ermites.) A grande mdia o conjunto dos meios de comunicao de massa. E esses meios esto sempre nas mos da oligarquia que detm o poder, assim como detm os meios de produo. Os meios de comunicao de massa no so ruins em si, ao contrrio. Como toda criao humana, toda tecnologia, foi criada e se desenvolveu com o melhor dos propsitos. O que ocorre que as pessoas de bem no buscam tirar proveito das invenes para seu prprio enriquecimento ou mesmo para finalidades ainda piores. Ma, os que buscam o poder no perdem tempo em aproveitar todo o potencial que cada nova inveno, cada nova tecnologia ou cada novo meio de comunicao possa trazer. A internet, que uma coisa maravilhosa, o exemplo recente do que afirmamos. Poder-se -ia argumentar que existe uma imprensa pequena, sob o comando de idealistas ou com objetivos diferentes daqueles da grande imprensa, ou seja, aquela que tem o poder econmico. Acontece que os rgos de comunicao de massa de pequeno poder econmico tambm so pequenos em sua capacidade de transmitir informao e de atingir um grande nmero de pessoas. Desta forma

62

Cleisson C. A. Dias

tm pouco interesse no que concerne comunicao de massa, mesmo que muitas vezes possam at serem formadores de opinio.

As grandes ou mega corporaes de comunicao de massa so as que realmente atingem grandes populaes e a essas

somos praticamente indefesos. So essas que disseminam os virus informaticus que alcanam a todos indistintamente. E o fazem de forma to competente que no nos apercebemos do que realmente est acontecendo. Nos primrdios das transmisses de rdio e de televiso surgiu tambm a cincia que estuda esses meios e, com ela, a pesquisa de audincia. E com o tempo, principalmente atravs das pesquisas de audincia, percebeu-se que a populao alvo da difuso no era homognea, mas estratificada, conforme nveis econmico, cultural, tnico, de gnero, idade, etc. Isso fez com que as empresas de comunicao de massa passassem a produzir tambm de forma estratificada, para atingir de forma efetiva aquele estrato da sociedade que interessava, em cada caso. Muitos rgos da mdia, seja impressa, cinema, teatro, radiodifuso aberta ou paga ou ainda a rede de computadores, especializaram-se em determinado nicho da estratificao da sociedade alvo.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

63

Outros diversificaram sua programao para atingir diversos alvos, ou todos, fornecendo programas que agradam a todos, em segmentos bem distintos, em horrios e dias apropriados para atingir quem quer que seja de seu interesse. As pessoas, que so o alvo de toda a mdia, no percebem, em sua maioria, que um programa que tenha alto nvel cultural e de produo podem servir apenas de uma isca, um engodo, que as atrai para determinada emissora, abrindo suas defesas e tornando-as assduas e depois fiis quela emissora, engolindo a seguir tudo o que for veiculado. Esse sistema de produzir e veicular de forma segmentada serve para todos os nveis sociais e culturais. a prpria teoria da cunha. A teoria da cunha fcil de ser explicada. Se uma pessoa quer adentrar a sua sala, e voc no quer que ela entre, voc fecha a porta. Porm, se no momento de fechar a porta, essa pessoa coloca uma cunha entre a porta e o batente, voc no conseguir mais fechar essa porta. Da para a frente a porta s poder ser aberta, nunca mais voc poder fech-la (a menos que se retire a cunha, logicamente). E essas grandes corporaes pertencem mesma oligarquia que possuidora dos meios de produo e dos meios econmicos. Ou seja, aquela mesma oligarquia que ao longo da histria sempre deteve o poder real.

64

Cleisson C. A. Dias

Portanto no resta dvida que a grande mdia trabalhar sempre no interesse do poder, e o interesse do poder criar o MUNDO NOVO. por esse motivo que a grande mdia vem trabalhando, j h algum tempo, para preparar as pessoas e implantar as mudanas necessrias para atingir o objetivo de produzir seres humanos em srie, sem grandes traumas ou revoltas. Quanto menor a rejeio s mudanas que culminaro no mundo novo, melhor, quanto menos empecilhos, melhor. Com certeza aqueles que trabalham nessas ou para essas grandes corporaes de comunicao trabalham no sentido de preparar o mundo novo que se aproxima, mas, em sua grande maioria, o fazem sem ter a conscincia do que est ocorrendo e so, portanto, absolutamente inocentes do que esto fazendo. Na verdade so, assim como ns, agentes ativos e passivos de toda essa grande transformao. Rdio, cinema, televiso, jornais, peridicos (inclusive os cientficos e acadmicos), internet em seus diversos meios sociais, enfim, todo o sistema de comunicao de massa hoje existente trabalha de forma unssona. Todos trazem sempre as mesmas mensagens, continuadamente, diuturnamente, ininterruptamente. Claro est que essas mensagens no esto colocadas de forma clara e objetiva, mas sub-repticiamente, subliminarmente.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

65

E justamente por estarem as mensagens sendo veiculadas de forma subliminar que no temos a cognio de sua onipresena. E por no se ter conscincia destas mensagens no se aceita que estejam sendo veiculadas. Isso dificulta muito a aceitao e entendimento de todo este trabalho que ora apresento, e isso tambm faz parte do modo insidioso de se obter a aceitao da sociedade para as mudanas que esto acontecendo. Quem no observa, no sente, no toma conscincia das mensagens e mudanas no nosso cotidiano provavelmente rejeitar as teses aqui apresentadas. Aqueles que trabalham ou conhecem a publicidade e a propaganda, conhecem o poder das mensagens subliminares e as incluem frequentemente em seus trabalhos. A propaganda de massa teve incio ainda na I guerra mundial, com resultados to expressivos que chamou a ateno de socilogos e psiclogos, fazendo com que se interessassem em estudar os meios, suas mensagens e o efeito em seus alvos. Os trabalhos de propaganda feitos principalmente para o III Reich e seus resultados so sobejamente conhecidos. As mensagens subliminares funcionam e produzem resultados estarrecedores. Levam a mudanas de comportamento e de hbitos, aceitao de atitudes antes refutadas, ao consumo de coisas antes indesejadas, glorificao e abominao

66

Cleisson C. A. Dias

de qualquer coisa ou pessoa. E tudo isso sem que o paciente da ao de marketing tenha conscincia do que realmente est acontecendo. Funciona de fato como se fosse um vrus. invisvel, adentra nosso organismo sem causar qualquer sensao, se replica e se multiplica em ns, provoca seus danos, s vezes incorrigveis e, por fim, faz com que o transmitamos a outros. E ns transmitimos estes vrus sem desejarmos, sem nem mesmo saber que o estamos fazendo. Em nossas conversas dirias, na troca de opinies sobre uma novela, um filme, uma pea de teatro, um jogo de futebol, uma propaganda alegre ou agressiva, sobre alguma coisa que tenhamos lido num jornal ou num peridico. Em praticamente tudo o que os rgos de comunicao de massa nos transmitem pode estar o vrus das mensagens escondidas, provocando em ns as alteraes que o poder deseja. Os exemplos so muitos, incontveis. Quando um filme, uma novela, uma pea teatral ou uma obra literria coloca seus personagens que apresentam algum desvio social em seu comportamento como sendo uma pessoa absolutamente simptica, alegre, inteligente, bonita, gnerosa, sofredora, injustiada e que desperta uma empatia extraordinria do pblico, est a uma mensagem subliminar difcil de ser percebida.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

67

Quando mostram a felicidade, o bom relacionamento, o progresso das pessoas, personagens, que constituem uma famlia estruturada de uma forma completamente diferente daquela estrutura tradicional, esto divulgando uma mensagem subliminar. Quando mostram que a ausncia de tica, na profisso ou na sociedade, quando mostram que a esperteza, o mau-caratismo, pode trazer o progresso financeiro e at a felicidade, ou quando divulgam que a violncia pode ser um bom meio para se conseguir coisas boas, so mensagens subliminares, modificando as pessoas. Ento surge a rede de computadores, permitindo comunicao imediata de tudo, texto, voz, imagens. E ela adentrou em quase todos ns, em quase todos os lares e locais de trabalho, de ensino, de reunies, de oraes, enfim, em todos os lugares. E onde ainda no estendeu seus tentculos o far em breve, mesmo porque a incluso digital imperativa e todos almejam e trabalham para que cheguemos incluso universal. Ningum pode ficar fora da rede. E a rede de computadores veicula as mesmas mensagens, as mesmas ideias, os mesmos corpos, as mesmas cabeas. A internet na verdade a mesma mdia de meados do sculo XX, com ares mais sofisticados.

68

Cleisson C. A. Dias

Se analisarmos a produo artstica contempornea e compararmos suas diversas formas e meios de divulgao, chegare-

mos fatalmente concluso de que sempre divulgam as mesmas coisas. Fundamentalmente o que se procura divulgar simplesmente a destruio dos valores anteriormente fundamentais das sociedades humanas. Valores tais como famlia, moral, respeito, comunidade, altrusmo, religiosidade so tratados como coisas ultrapassadas e prejudiciais plena satisfao da individualidade. Ao mesmo tempo se enaltece esta individualidade, criando valores que a justifiquem, glamourisando este comportamento e, pior, convencendo a todos que o hedonismo plenamente vlido, sendo a melhor forma de se viver. O individualismo e o hedonismo so pedras fundamentais para se conseguir as mudanas a que se propem seus grandes incentivadores. Evidente est que quem vive sob tais princpios deixa de valorizar o grupo social, seja familiar ou de qualquer outra ordem, assim como tambm no valorizar qualquer outro indivduo, qualquer propriedade, qualquer norma, ou qualquer outra coisa que possa prejudicar ou dificultar a obteno de prazer. E o prazer ilimitado, imediato e a qualquer custo o que nos ensinam a grande maioria das obras audiovisuais ou escritas.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

69

E com muito sucesso. difcil encontrar hoje em dia algum lugar ou sociedade, no mundo ocidental e em grande parte do oriental, em que as pessoas no estejam se tornando cada vez mais individualistas e onde a obteno do prazer pessoal no esteja se tornando soberano. E o que dizer sobre a sexualidade? Nos tempos em que o egocentrismo e o hedonismo imperam, a sexualidade tende a se banalizar. E o que se observa nos dias atuais. A nudez quase absoluta, a exposio absurdamente exacerbada dos corpos, a divulgao diuturna, constante, de atividades sexuais, pblicas ou privadas, fazem parte do projeto de banalizao do sexo. E todos os meios de comunicao comungam dessa ao deletria. Assim, se o mundo individualista, hedonista, onde tudo vlido e permitido e, se mais que isto, o sexo vir a no ter utilidade reprodutiva, ento h que se desvalorizar o sexo ao seu nvel mais rasteiro. Para essa finalidade o melhor que se faz estimular o sexo e a sexualidade, de todas as formas possveis. Incentiva-se, portanto, que se pratique o sexo sem que se tenha qualquer preocupao a respeito, sem qualquer limite, sem qualquer ligao afetiva, sem escolhas, sem cuidados. Sexo por sexo, sempre, continuadamente, de todas as formas possveis, independentemente at do prazer que ele possa proporcionar. At seu completo esgotamento.

70

Cleisson C. A. Dias

At que no haja mais nenhum valor na atividade sexual. Por fim chegar rapidamente o dia em que o prazer sexual ser substitudo por outras formas de prazer, que sero plenamente satisfatrias. Ser a era do sexo virtual, do orgasmo provocado por uma droga ingervel ou mesmo por uma estimulao direta dos grupos adequados de neurnios atravs de uma micro descarga eltrica ou um tipo especfico de radiao. a mesma coisa que se faz nos dias atuais com os bichinhos de laboratrio. E provavelmente ser extremamente prazeroso, muito mais do que o nos moldes tradicionais, exigindo muito menos esforo fsico e sem toda aquela amolao de paquera, namoro, romance, amor. O culto ao corpo e beleza fsica tambm fazem parte desse processo. Se s valorizado o que apresenta alguma beleza, segundo os critrios estticos correntes, s valorizado o sexo entre indivduos que renam esses predicados. Poder-se-ia ento alienar uma grande parte da populao desta atividade to perniciosa. E ao mesmo tempo em que se incentiva o sexo se abomina a diferena de gnero. Fica bastante evidente que, se a atividade sexual no deve mais ter a funo reprodutiva, ento no necessariamente o sexo deve ser praticado entre indivduos de gnero oposto. uma outra maneira de se atingir os mes-

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

71

mos objetivos. O sexo homossexual no reprodutivo. Mas como o instinto paternal no desaparece de uma hora para outra, ento so estimulados a formao de famlia homossexual e a adoo de filhos, o que satisfaz plenamente aquele instinto, at que ele tambm seja subjugado. Todos os comportamentos sexuais que so exaltados em nossos dias visam a desestimular a procriao, mormente se familiar, pois somente com a ausncia de relacionamentos baseados nas emoes e com o desinteresse na reproduo que se poder atingir o objetivo de produo industrial de seres humanos, sem criar resistncias ou sofrimentos. Veremos adiante que a organizao familiar um dos meios de resistncia a essa evoluo. Quanto religiosidade, excetuando-se a mdia especificamente voltada a ela, o que se observa que se procura minimizar sua importncia. A grande mdia chega a ridicularizar a religio, assim como muitos criadores da arte cnica, plstica, musical e outras. Ou ento tenta criar conflitos entre as diversas manifestaes religiosas, em uma atividade maquiavlica intensa. Ainda sobre religio voltaremos a tecer comentrios. H ainda a interveno dos meios de comunicao nas atividades produtivas dos indivduos. Observemos como a mdia valoriza ao extremo os que so bem sucedidos em suas atividades. Os que

72

Cleisson C. A. Dias

de alguma forma so ricos ou detm algum poder so sempre superiores, enquanto os que produzem no rodap da pirmide produtiva, aparentemente no tm qualquer valor. No se trata de uma caracterstica moderna ou atual; esse comportamento existe desde os primrdios da humanidade, pois , talvez, a principal maneira de fazer com que a maioria de uma populao aceite as desigualdades e seu prprio sofrimento em proveito de outrem, porque lhe dizem que os privilegiados so merecedores, porque superiores. Fato j assumido e aceito pela sociedade ser, no entanto, de grande valia quando for criada uma populao de humanides comandada por uma elite superior.

Quem assiste hoje em dia a uma novela televisiva ou a um filme hollywoodiano, quem l os best-sellers, quem ouve a

msica de apelo popular contempornea, quem l vejas, folhas e assemelhados no capaz de perceber a que ponto se procura induz-los a aceitar tudo o que interessa oligarquia do poder. Mas quem est ligado rede de computadores, rede social, tampouco percebe os malefcios a que est sujeito. So, em sua maioria, pessoas que se julgam muito inteligentes, espertas, e absolutamente modernas. E no aceitam as crticas que fao,

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

73

no ao meio, nem tecnologia, mas aos contedos e alienao que produzem. Quando uma pessoa qualquer busca informao atravs dos meios eletrnicos encontrar, com certeza, uma quantidade quase ilimitada de sites que trazem aquela informao desejada. Muitos podero estar informando de forma correta, mas com certeza uma grande parte estar mostrando informaes errneas, falsas, ou at premeditadamente veiculadas para gerar efeitos previamente programados. E s saber separar o que tem valor daquilo que no vale nada quem tiver j um conhecimento prvio que permitir este discernimento. Claro que muitas pessoas utilizam a internet para enviar mensagens de amor, de autoajuda, religiosas, culturais, educativas ou de arte. Em geral, so mensagens com um propsito benigno, de utilidade, de autoajuda ou divertimento sadio, mas que tambm auxiliam muito nos propsitos de preparao da sociedade, mesmo por que so alienantes e, reproduzindo a mdia tradicional, servem de atrativo para provocar a adeso e depois a dependncia do meio. E conseguidas a adeso e a dependncia, abrem-se as portas para todo o arsenal destrutivo que est disposio na grande rede. Assim como a mdia tradicional, a internet utiliza a teoria da cunha para ampliar grandemente seu pblico e conseguir impor tudo o que prope.

74

Cleisson C. A. Dias

Ocorre que a grande maioria dos internautas j est ligada em jogos, pornografia (inclusive pornografia infantil), filmes de pssima qualidade mas de violncia extrema, msicas de qualidade duvidosa, artigos falsos, piadas geralmente de mau gosto ou preconceituosas, e coisas do gnero. E todos utilizam a rede para todos os fins porque julgam que ali so annimos, que ningum ser capaz de identific-los. Os jogos eletrnicos que se jogam na internet ou obtidos de qualquer outra forma so, em sua quase totalidade, extremamente violentos, preconceituosos, vulgares e muitas vezes pornogrficos. Transmitem a ideia de que a vida humana no vale nada frente possibilidade de se ganhar o jogo, o que corresponde a dinheiro e prazer na vida real; de que tudo, absolutamente tudo, vlido para se alcanar o sucesso. Novamente a exaltao do individualismo, do hedonismo e da amoralidade, como se deseja. impressionante a quantidade de informaes erradas ou desvirtuadas que se encontram na internet. Em relao sade deparamos com absurdos que s poderiam estar ali propositadamente. O mesmo se pode dizer com relao sexualidade, ao desenvolvimento pessoal, organizao social e poltica, histria, a todas as formas de conhecimento humano. E tudo que visto na internet passa a ser verdadeiro, no importando a fonte, quem escreveu

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

75

ou editou, se o nome do autor verdadeiro ou no. Por isso tantas mensagens falsas utilizando o nome de pessoas conhecidas ou importantes. Quem no conhece um autor, quem nunca leu nada que ele tenha produzido no reconhecer um texto locado em qualquer ponto da rede. E mesmo entre os que j leram, muitos no conseguem ter uma noo de estilo, de temtica, de ideologia que permitiria reconhecer ou negar a autoria em um texto qualquer. E quem se utiliza inapropriadamente do nome de algum, por qualquer motivo, para divulgar uma bobagem qualquer, certamente no pode ter bons propsitos. Quanto s chamadas redes sociais, que so quase indispensveis hoje em dia, cumprem um propsito bem claro: o de desviar a ateno dos usurios da rede de computadores, fixando-os nas asneiras e opinies absurdas postadas por pessoas que, na maioria dos casos, no tm a mnima qualificao para opinar sobre o que quer que seja. um dos melhores mecanismos de alienao que j se inventou. E quem que quer estar fora das redes sociais? Quase ningum. Quem no est dentro de uma rede social se sente como se no fizesse parte da humanidade, como se tivesse sido excludo, um verdadeiro alienado do querealmente importa. Participao virtual, amizade virtual, vida virtual.

76

Cleisson C. A. Dias

Talvez o pior dano causado pela internet esteja na edio eletrnica de obras literrias. O que se pretende acabar com as publicaes em papel, porque essas so facilmente arquivadas. Ento ocorre a divulgao macia de obras com acesso pela internet, lidas em iPadss ou meios equivalentes, sem a necessidade de adquirir um livro, revista ou jornal. A propaganda leva a crer que muito melhor adquirir uma obra pela internet, usufruir de seu contedo enquanto ou quantas vezes se desejar, sem a necessidade de arquivar ou dispensar uma quantidade imensa de papel ou outro material qualquer; sem se deslocar at uma loja; sem carregar coisas incomodas. Basta ter um tablet que voc ter acesso a qualquer obra, em qualquer lugar, com o maior conforto e a custo muito baixo. A verdade que a mdio prazo pretendem que toda a memria da humanidade esteja nos computadores e na rede. Como o crebro de ningum consegue reter todo o conhecimento e experincia da humanidade, e estando toda a memria nos computadores, no haver mais memria. O futuro ser de lendas. E a mais nova orientao que nos passam que no se deve carregar a memria de seu computador ou guardar qualquer coisa armazenada em discos, pen drives, H.D.s, ou assemelhados. O

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

77

melhor ter toda sua memria nos bancos de grandes empresas, nos supercomputadores do Google, que inclusive informa a cada segundo a expanso vertiginosa de sua capacidade de armazenamento. a sua memria nas nuvens (literalmente). Veja que interessante; voc joga toda a memria arquivada em seu computador para um banco de memria que voc no sabe onde est, quem o controla, se ser ou no permitido que voc o acesse quando desejar. , junto com o fim da memria individual e da memria impressa, a maneira de impedir que as pessoas possam ter gravado em meios eletrnicos sua prpria memria ou conhecimentos adquiridos. Nada de recordaes no futuro. Os donos do poder sero os nicos donos das memrias. O controle sobre a internet, por parte de governos, instituies e mesmo empresas, principalmente os provedores ou operadores, j est sendo implantado. A Unio Internacional de Telecomunicaes, rgo da ONU, juntamente com vrios pases, est, neste justo momento, preparando este controle. Esse controle sobre as comunicaes via internet j existe, o que esto fazendo apenas legalizando-o, transformando-o em algo de conhecimento pblico.

78

Cleisson C. A. Dias

E a grande mdia deve nos acompanhar 24 horas por dia, em qualquer lugar em que estivermos.

Para isso, a tecnologia desenvolve a cada dia

novos equipamentos que permitem que todos estejam plugados continuadamente. A microeletrnica associada s modernas formas de comunicao, incluindo a rede de celulares e satlites, faz com que cada um de ns possa estar conectado constantemente mdia. E como o que importa hoje em dia a individualidade, os equipamentos so feitos para uso individual. Nada de equipamentos que possam ser usados em grupo. Nada de grupo, de associao. Para aqueles a quem interessa essa evoluo que estamos descrevendo, no deve haver contatos pessoais, porque quando se interage pessoalmente com outra pessoa pode-se gerar empatia e da o perigo de se descobrir interesses comuns, desejos de convivncia maior, formao de grupos que tenham algum tipo de afinidade, associaes as mais diversas. E associaes com interesses prprios podem gerar inconformismo, reivindicaes, lutas corporativas, que absolutamente no interessam aos detentores do poder. E esse mesmo raciocnio vale para o mercado virtual. Melhor no ir ao banco, ao mercado, farmcia, loja de armarinho ou de calado. Me-

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

79

lhor no ir repartio. No h necessidade de se locomover, tudo pode ser feito pela internet. Voc no perde tempo, no tem amolao, no tem que se preocupar com transporte e estacionamento, e ainda muito mais seguro. Assim so evitados os contatos pessoais, com todos os riscos que j salientamos anteriormente. Ento joga-se na rede os jornais, peridicos, livros, emissoras de televiso com contedos os mais variados, estaes de rdio do mundo inteiro, filmes, peas teatrais, imagens de obras das artes plsticas, imagens do mundo real e imaginrio, msicas, produo cientfica e literria, tudo que o homem capaz de produzir. E toda esta miscelnea est ao alcance dos olhos e dos ouvidos, a um leve toque na tela luminosa. Todo o poderio da mdia, que j era extraordinrio em priscas eras, se torna absoluto em nossos dias. quase impossvel escapar, manter a mente livre de toda a imposio, de todo o condicionamento que a oligarquia deseja. por isso que, quando analisamos a evoluo humana deste ponto de vista que tentamos mostrar aqui, dificilmente obtemos concordncia. Praticamente todos j esto condicionados; suas mentes no conseguem apreender nada que no esteja de acordo com o que a grande mdia diz ser o correto.

80

Cleisson C. A. Dias

A cincia e, em especial, a tecnologia, so os deuses da atualidade e desta forma fica proibido criticar qualquer coisa ligada a elas. A grande maioria dos que tm acesso a algum conhecimento no aceita que se critique a cincia, com certa razo. Mas o pior quando se critica a tecnologia, pois entendem que tudo que a tecnologia desenvolve serve exclusivamente para facilitar e melhorar a nossa vida. o que a mdia diz; o que est escrito nas telas dos tablets.

Portanto conclumos que a mdia, em todas as suas formas, trabalha para preparar a sociedade humana para aceitar, sem

dificuldades, o futuro que se aproxima. E se assim o faz porque esse o interesse dos que detm o poder. oligarquia que comanda o nosso mundo interessa que a humanidade evolua de forma a deixarmos de nos reproduzir naturalmente, propiciando pois que se possa produzir os seres humanos em incubadoras adequadas. Desta forma poder-se- produzir seres humanos pr programados para funes especficas e que no tragam transtornos aos poderosos. Existem excees, claro. Muitos autores, produtores, compositores, artistas de todos os tipos, pensadores, polticos, divulgadores, etc, agem em sentido oposto, tentando mostrar os perigos deste

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

81

caminho que a humanidade est trilhando, procurando demonstrar os riscos de estruturar uma humanidade homognea e mais que isto, completamente submissa. Acontece que a divulgao de um pensamento contrrio aos interesses dos poderosos e, portanto, da grande mdia, muito difcil, muito penosa. Fica evidente que a grande mdia no o divulgar. Bem ao contrrio, far de tudo para barrar sua divulgao. E a fora de quem luta contra o poder pouca. A histria nos mostra que nunca os pobres e fracos foram vitoriosos. Podem at ter conquistado vitrias isoladas e temporrias, que na verdade foram concesses do poder, o qual, no fim do processo, foi, sim, o verdadeiro vencedor. Entende-se, pois, porque a grande mdia trabalha para conseguir obter ou manter o poder poltico. Ela enaltece os polticos que lhe interessam e denigre os que no lhes so submissos. Omite e distorce informaes; procura fazer com que as pessoas acreditem naquilo que interessa ao poder real. Poucos so os meios que se preocupam com a verdade, muito poucos os que a divulgam. Por outro lado muitos trabalham e produzem segundo os interesses da mdia, portanto dos poderosos, sem ter conscincia de que o fazem. So, ainda, os inocentes teis.

6
A E DUC A O

84

Cleisson C. A. Dias

O ser humano extremamente lento em seu desenvolvimento individual. Talvez por ser o mais complexo dentre todos os

seres biolgicos de nosso planeta, o seu amadurecimento, como pessoa individual, se faz de forma lenta e gradual. Na verdade, ao nascer, o ser humano absolutamente dependente, no consegue sobreviver mais que algumas horas se no receber suporte de outra pessoa. E essa dependncia durar um tempo razovel. No princpio precisamos ser alimentados, protegidos contra todas as possveis agresses que nos impediriam de sobreviver. Precisamos que nos cuidem em nossa higiene, que nos protejam contra o clima, contra as molstias, contra predadores. Nos primeiros momentos de nossa vida no conseguimos nem mesmo nos comunicar adequadamente ou nos locomover. Evidentemente trazemos conosco todo o instinto filogentico e natural nossa espcie, mas de resto temos que aprender tudo. Temos que aprender a nos comunicar, a nos locomover, a reconhecer os alimentos, a nos hidratar, a nos proteger das intempries, enfim, a sobreviver. E, durante muitos anos, nosso aprendizado se estende a coisas vitais, tais como aprender a lutar, a evitar os venenos, a reconhecer a gua potvel, a viver em grupos sociais, a viver em uma sociedade poltica, a conseguir o sustento.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

85

A educao a atividade que ensina o indivduo humano a viver e a sobreviver. E a educao comea ainda na vida intrauterina. A educao do indivduo se faz tanto no ncleo familiar quanto em instituies sociais especficas para este fim, e ainda pelo convvio interpessoal, pelas diversas formas de transmisso de conhecimento no pessoal (imprensa, radiodifuso, rede de computadores, etc.) e outras. A primeira e fundamental instituio de ensino e educao a famlia. Nosso primeiro relacionamento com a me e, a seguir, com o pai, irmos, parentes, e pessoas que fazem parte ou esto prximos do ncleo familiar. E em famlia que se aprendem os fundamentos de uma vida saudvel, ou pelo menos deveria ser assim. Na famlia se aprende o amor, o respeito ao prximo, o bom relacionamento interpessoal, os limites individuais, os deveres e obrigaes, as recompensas e a sensao de bem estar e segurana. A famlia parte fundamental no desenvolvimento da personalidade de cada um. Atualmente a educao familiar est desaparecendo, por causa de inmeros fatores ligados aos pais: a ausncia dos pais que se preocupam mais com seus problemas particulares e sua ascenso profissional ou, pior, com seu divertimento e prazer; a falta de interesse ou de pacincia no trabalho de

86

Cleisson C. A. Dias

educar; a falta de conscincia ou a inconscincia causada pelo uso de substancias psicoativas; a malfica influncia da mdia; a incapacidade pessoal motivada por uma educao prpria deficiente ou pelas vicissitudes da vida. Ou ento porque as crianas esto sendo criadas e educadas por avs, parentes, conhecidos ou at desconhecidos. E, ainda pior, porque as crianas simplesmente no tm famlia, so abandonados, so crianas de rua. E a ausncia da educao familiar, como seria de se esperar, absolutamente danosa a qualquer indivduo. E quando esta educao comea a se debilitar busca-se substitu-la pela educao escolar. E sabemos que uma absolutamente no substitui a outra. A educao formal em instituies sociais dada por escolas que se organizam das mais variadas formas, em diversos modelos, graus, ideologias, qualidades, abertas ou no, pblicas ou privadas, livres ou no. As escolas, por seus princpios ideolgicos, deveriam ser sempre benficas; deveriam estar voltadas para a transmisso do conhecimento, desenvolver as capacidades, promover a pesquisa, auxiliar na formao de cada indivduo. Infelizmente no o que sempre ocorre. A educao escolar tende a se tornar instrumento de preparo da humanidade para a evoluo aqui prevista.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

87

Assim como tende a desaparecer a educao familiar a educao formal escolar tende a se tornar apenas o ensino de tcnicas e habilidades necessrias ao ser humano para produzir e prover seu prprio sustento. No mais o interesse em proporcionar e promover o desenvolvimento da intelectualidade, da capacidade de raciocinar, de poder apreender, pesquisar, analisar, concluir, ou mesmo de conseguir progredir por si mesmo, mas apenas a preocupao de transmitir o conhecimento mnimo necessrio para desempenhar determinada funo.

Portanto a escola no supre a educao familiar, mas auxilia na transformao dos indivduos em seres quase autma-

tos, sem conhecimentos amplos, sem capacidade de inteleco, sem capacidade e interesse em pensar. No h como entender o mundo sem o conhecimento mnimo das cincias dos homens. Quem no possui o mnimo de conhecimento age como um animalzinho destitudo de intelecto evoludo. E com certeza se torna muito mais malevel. Se o poder no necessitasse de tcnicos e pesquisadores nas diversas reas de seu interesse provavelmente as escolas j no existiriam ou ento seriam restritas aos membros da oligarquia dominante. Basta observarmos que a proliferao das escolas se d de acordo com as necessidades de mo

88

Cleisson C. A. Dias

de obra em cada momento especfico da histria, assim como o enfoque nas diversas profisses segue a mesma premissa. A pergunta seria o por que de anteriormente a escola promover uma educao ampla e integral? E a resposta simples: anteriormente a escola era apenas para a elite. E, absolutamente, no do interesse da elite que se formem boas cabeas, com conhecimento amplo, que abranja as vrias correntes do pensamento dos homens, suas cincias e suas filosofias. Nada que possa capacitar as pessoas a compreenderem o mundo que as cerca e o futuro que as aguarda. A associao perversa da ausncia de educao familiar, da ausncia de formao escolar e da mdia massificante, agindo vinte e quatro horas por dia, gera a imbecilidade dominante em nossos dias. Vivemos um verdadeiro retorno ao comportamento animalesco, baseado apenas em instintos, em prazer, em individualismo exacerbado, em sobrevivncia a qualquer custo. Apenas as vises e atitudes mais primrias. Acredito que seja fcil entender que todo este arranjo favorece muito modulao da sociedade ao bel prazer dos que detm o poder. Ocorre ainda que a ausncia de educao, alm de estimular o individualismo e o hedonismo, exacerba tambm a violncia, que natural

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

89

e instintiva no ser humano, mas que pode ser, e foi por muito tempo, moderada pela aculturao, pelas normas sociais. E a violncia desorganizada e sem objetivo favorece desagregao social, individualidade e retrao pessoal, sujeitando ento cada indivduo, de forma muito mais fcil, ao condicionamento necessrio para a aceitao das modificaes sociais que esto sendo postas em prtica. E parece muito claro que a violncia atual de interesse da oligarquia dominante. Com todo o poder legal e de fora de que ela dispe seria muito fcil acabar com trficos, terrorismo, crime organizado e outras formas de violncia. Aparentemente a disseminao de drogas psicoativas de grande interesse para o processo de destruio do arcabouo social, familiar e pessoal. A disseminao do uso de drogas praticamente universal e dificilmente reversvel. No me refiro somente s drogas ilcitas, mas ao lcool, bebidas ditas energticas, e medicamentos de ao central, cujo consumo est aumentando de forma assustadora, atingindo grande porcentagem da populao e com a plena cumplicidade dos mdicos que os prescrevem. Somado aos mtodos da mdia e da educao, o uso de psicotrpicos um dos meios mais efetivos de se idiotizar as populaes.

90

Cleisson C. A. Dias

E, ainda, a somatria da ausncia de educao em todas as suas formas e do alto impacto miditico faz com que um grande nmero de pessoas perca, ou no alcance, sua estabilidade emocional, o que provoca o aparecimento das inmeras psicoses e doenas sociais que estamos observando. Esta talvez seja a maior causa da necessidade do uso de drogas, lcitas ou no, e justifica a prescrio de medicamentos de ao central, com lucros extraordinrios para indstria farmacutica. Novamente a prpria sociedade humana financiando o desenvolvimento do conhecimento e tecnologia necessrios para a produo artificial de seres humanos. E tudo isso comprova o efeito assustador da mdia sobre as pessoas e a sociedade e que, lenta e gradualmente, esto atingindo o objetivo a que se propuseram. E tudo se une, como um compl, para se preparar, de forma lenta e insidiosa, a chegado do MUNDO NOVO.

7
A R ESIST NC I A

92

Cleisson C. A. Dias

Existem pessoas, grupos e entidades que opem resistncia a esta evoluo que descrevemos aqui. Evidentemente que

esta resistncia apresenta graus variveis de fora e de resultados. Mas de toda forma a resistncia tende a ser incapaz de barrar o andamento de todo o processo. Pessoas capazes de perceber que essa evoluo pode no ser interessante para a maioria dos integrantes da sociedade humana levantam argumentos contrrios, mas no tenho conhecimento de que tenham se associado ou criado organismo ou entidades com o fim especfico de divulgar e lutar contra a prxima fase da humanidade: produzir seres humanos manipulados e programados. Algumas entidades impem barreiras a essa evoluo de forma no consciente; apenas defendem seus pontos de vista ou sua ideologia pr-existente, independentemente do que esteja ocorrendo ou do que o futuro nos prepara. Percebem que a sociedade est se alterando, se deteriorando, mas sem o conhecimento do que realmente promove essas mudanas. Agem na defesa de seus interesses, de seus dogmas, de seus valores, de suas crenas. Uma resistncia real, objetiva, que possa ter algum grau de efetividade, no existe. Mesmo porque as pessoas no tm noo do que est acontecendo. Inclusive pessoas com avanado grau

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

93

acadmico, possuidoras de grande cultura, que renem imensa quantidade de conhecimento em todas as reas da cincia humana, no reconhecem o que aqui apresentamos. So absolutamente refratarias s ideias aqui desenvolvidas. Os grandes intelectuais, pesquisadores, estudiosos, professores, filsofos ou cientistas de qualquer ramo esto preocupados apenas com sua rea de conhecimento. Dificilmente conseguem harmonizar seu conhecimento especfico com o conhecimento geral ou com a vivncia do dia a dia. Ou ento no esto interessados no que ocorre ao seu redor. Se fecham em seu mundo intelectual, que compartilham apenas com seus pares, como qualquer tribo urbana moderna. As universidades se preocupam apenas com a poltica universitria, em conseguir subsdios e financiamentos ou em obter lucros, que, diga-se, so cada vez maiores. Os professores e doutores se preocupam apenas com suas carreiras, seus ttulos e suas publicaes cientficas. E quanto aos universitrios, como conclumos antes, so, em sua maioria, verdadeiros becios. Qualquer pessoa que se dedica ao conhecimento profundo dos diversos ramos da atividade humana ou de qualquer mnima parte do universo, real ou no, se prende tanto aos seus estudos e pesquisas que se torna praticamente alienada da vida

94

Cleisson C. A. Dias

comum. Se as pessoas comuns no conseguem ver e compreender o que ocorre ao seu lado, o caminho que a humanidade est percorrendo, o fim a que chegar, os grandes estudiosos e pensadores tambm no o conseguem. Como vimos anteriormente, a escola se associa mdia para preparar a humanidade para o futuro que descrevemos. Portanto a escola, de modo geral, no ope resistncia mencionada evoluo, mas, ao contrario auxilia o seu desenvolvimento. Os centros de educao que deveriam preparar mentes capazes de compreender nossa real condio de vida e nossa evoluo possvel, formam apenas mentes capazes de aprofundar o conhecimento cientfico, que, se por um lado, fundamental para nossa sobrevivncia como seres vivos biolgicos terrenos, por outro, s produz evoluo tecnolgica, sem que consigam perceber a que ponto o conhecimento cientfico e a tecnologia podero afetar a prpria humanidade. Ento a resistncia evoluo aqui apresentada quase nula entre os estudiosos e o meio acadmico, ou escolar em geral e no se observa nestes meios qualquer movimento a respeito. E tenho ainda a certeza de que, se este trabalho for apreciado por algum intelectual, causar apenas o mais profundo descrdito, ou ento ser simplesmente ridicularizado.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

95

A religio importante para as pessoas e para a sociedade. Sempre o foi, mesmo porque os homens se tornaram msticos

assim que presenciaram o primeiro relmpago. A religio um porto seguro para a angstia existencial dos homens, embora tenha sido sempre utilizada pelos poderosos como auxlio dominao do rebanho humano. Mas as religies e suas diversas igrejas costumam se preocupar apenas com sua f e com seus dogmas. Precisam que seus seguidores acreditem naquilo que pregam, sem contestao. Necessitam manter sob controle as mentes e as vontades. Por-

tanto, no se preocupam muito com o mundo que as rodeia; costumam at separar as coisas mundanas das coisas da f. Quase todas as religies atuais seguem os mesmo princpios, as mesmas orientaes morais. Umas so mais rigorosas em suas leis, na imposio de obrigaes, enquanto outras so mais liberais, mas no final todas so mais ou menos iguais. E nenhuma delas impe qualquer resistncia evoluo que se avizinha, mesmo porque no tm nem querem ter conhecimento sobre esses fatos, talvez porque tal evoluo no esteja prevista em seus livros sagrados. E, se vierem a tomar conhecimento do real caminho da humanidade, agiro como os centros de

96

Cleisson C. A. Dias

estudo: negaro qualquer possibilidade de que acontea o que aqui demonstramos, e estaro, sempre, propensas a ridicularizar estas ideias. So instituies absolutamente presas aos princpios que as criaram e que as norteiam, sem qualquer abertura a um conhecimento novo. E tem que ser assim, seno perderiam sua identidade como organizao religiosa e poderiam perder o poder mstico sobre seus fiis e a completa passividade destes. As igrejas tambm sempre serviram aos poderosos. Serv-los sempre foi uma maneira simples de sobreviver como instituio e ampliar seu poder, que tambm relevante. Estar sob a proteo do verdadeiro poder mundano faz com que a igreja possa se desenvolver, se consolidar e dominar uma quantidade sempre maior de fiis. A histria das religies nos mostra que sempre foi assim; todas elas sempre buscam estar prximas ou sob o domnio dos governos e governantes, dos ricos e poderosos, que por seu lado, como dissemos, utilizam-se da religio para mais facilmente dominar suas populaes e impor suas vontades, diminuindo em muito as oposies. Isto porque as religies costumam ensinar que a mansido, a aceitao, o sofrimento, a menos valia, a humildade sero sempre premiadas em algum futuro. Dessa maneira os que creem e seguem alguma religio se conformam muito mais facilmen-

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

97

te com todas as adversidades que tm que suportar para sobreviver. claro tambm que tudo isso auxilia em muito a sociedade a manter seus indivduos em paz e produtividade, sem muitas exigncias e sem grandes ambies. E isto maximizado nas igrejas ditas evanglicas e pentecostais, e mais ainda no islamismo e em outras religies orientais. Estas so campes na alienao de seus seguidores, os quais no devem sequer enxergar ou ouvir o mundo que os cerca. Portanto, visto estas peculiaridades, muito pouco se pode esperar das religies como fora opositora produo industrial de seres humanos. Na verdade elas no querem sequer tomar conhecimento desta possibilidade, embora, em muitos casos, j lutem contra a manipulao dos seres vivos, principalmente os da espcie humana. De qualquer forma muitas religies trazem em seus dogmas muitas restries aos comportamentos observados em nossos dias em grande parte das pessoas, em quase todos os cantos do planeta. Por isso combatem muitos dos desvios sociais e pessoais, se posicionando frequentemente contra o aborto, o homossexualismo, o uso de drogas psicoativas, o individualismo, o hedonismo, etc. Mas percebe-se que, mesmo nesta luta, se consegue pouco sucesso, pois a liberalizao total dos comportamentos se faz a cada dia mais presente e de forma acelerada.

98

Cleisson C. A. Dias

Os governos e as instituies se tornam a cada dia mais liberais, e os indivduos se tornam a cada dia menos religiosos. Existe um trabalho bastante intenso que visa minorar cada vez mais a influncia das religies, pois mesmo com a pouca oposio que se espera destas instituies, ainda constituem uma das maiores barreiras ao sucesso da produo seriada de seres humanos. Atualmente observamos, a cada dia com maior intensidade, a luta de muitos para que sejam retirados quaisquer smbolos religiosos de locais pblicos. A imposio de normas que probem as manifestaes, at mesmo individuais, de conscincia religiosa, dia a dia maior. Essas atitudes comprovam o grande interesse em retirar a influncia das diversas religies sobre a sociedade. De qualquer forma, a religio, de modo geral, dificulta a preparao da humanidade para o futuro esperado. Para os que desejam essa evoluo a igreja est se tornando um estorvo. Antes grande aliada, atualmente nem tanto.

Os humanos se organizam de vrias formas diferentes. Criam instituies, entidades e organismos os mais diversos que se

possa imaginar, com todas as finalidades possveis.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

99

So seres sociais, como muitas outras espcies,mas no conseguem uma sociedade que englobe a totalidade dos seres humanos e nem que atenda aos seus diversos interesses, que mudam conforme sua localizao geogrfica, sua cultura, seus recursos naturais, suas crenas, sua linguagem, e assim por diante. Da a infinidade de organizaes, associaes, clubes, e assemelhados que se observa. Foi at criada uma lista do que seriam as atitudes ou comportamentos universais nas diversas culturas humanas; mas no muito extensa. E ainda no se tem a certeza de que seja absolutamente verdadeira. As organizaes sociais se preocupam basicamente com os objetivos para os quais foram criadas, o que seria de se esperar. Algumas so extremamente radicais em suas atuaes, outras existem sem quase se manifestar Evidentemente, as que obtm mais sucesso so aquelas destinadas ao ganho, ao lucro. Mas existem muitas organizaes e entidades reivindicativas ou que defendem causas sociais, ambientais, trabalhistas, legais, e outros, que tambm obtm sucesso, embora eu acredite que este sucesso seja apenas permitido, para um ganho posterior queles de sempre. O que no se conhece so organizaes de qualquer molde que se preocupem ou que lutem contra a manipulao do ser humano, muito menos

100

Cleisson C. A. Dias

contra a sua produo em laboratrio ou criadouros. Talvez porque ainda no se tem a noo de tal possibilidade ou porque se acredita que isto jamais ocorrer. Mas no h bloqueio natural contra estas possibilidades futuras e quando, e se, vierem a se formar organizaes que lutem contra o ser humano industrializado, provavelmente ser muito tarde. O processo j comeou, as tecnologias e o conhecimento necessrio j esto disponveis e, como j dissemos, a evoluo tem que ser lenta; no se deve revolucionar. E ser que haveria alguma resistncia poltica, ou do mundo mulumano? Se esto corretas as informaes, os Estados Unidos se tornaro o maior produtor e exportador de petrleo na prxima dcada. Isto somado s demais descobertas que vm ocorrendo no mundo ocidental, tornaria esta parte do mundo livre da dependncia de petrleo do mundo rabe. Se j no existe muito respeito para com estes pases, que so o sustentculo do isl, este respeito desceria ao fundo do poo. Quanto China, que seria um exemplo de um pas com uma poltica diferente da do mundo ocidental, est se ocidentalizando e se tornando capitalista, dos mais extremados, em ritmo acelerado. E eles no teriam parte do poder? No dividiriam

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

101

tambm o butim? E ser que eles no teriam interesse no controle populacional? No vejo nenhum pas, organizao poltica, sistema social ou econmico, que possa impor obstculos evoluo aqui prevista. Ao contrrio, me parece que seria de grande interesse da maior parte do mundo que estas coisas acontecessem. O que falta a preparao da sociedade para a aceitao das mudanas que se avizinham. E esta preparao est sendo feita, como discutimos no captulo 4 e, como acabamos de verificar, com quase nenhuma resistncia.

A famlia a clula da sociedade. Foi baseado no agrupamento familiar que a sociedade se estruturou e se desenvol-

veu. Isto porque, como j dissemos, o ser humano precisa cuidado e proteo por um longo tempo aps seu nascimento para sobreviver. A famlia prov os meios de sustento no incio de nossa vida, proteo mtua e desenvolvimento para o grupo e para cada integrante deste grupo. o primeiro agrupamento humano e o primeiro a organizar o trabalho, o comrcio, a buscar o excesso de produo e o lucro. E a famlia o maior obstculo evoluo aqui descrita, sendo, pois, a instituio que seria a

102

Cleisson C. A. Dias

de maior resistncia produo industrial de seres humanos. Mesmo porque no agrupamento familiar existe a ligao afetiva entre os membros do grupo, o que um dos princpios que mantm a sua unidade e que faz com que seus componentes procurem perpetuar este tipo de estrutura, afastando, portanto, comportamentos que possam coloc-lo em risco. E este o maior motivo de quererem acabar com a instituio familiar, como observamos em nossos dias. Ao contrrio dos tempos antigos, quando a organizao familiar era o esteio da sociedade, seu depositrio dos princpios de sobrevivncia, da moral, das normas de convivncia social, a famlia hoje em dia tida como instituio ultrapassada e desnecessria. Observamos a mdia de massa, as organizaes sociais, o sistema educacional em uma campanha desmesurada para extinguir a instituio familiar. Basta assistir uma novela de TV, um filme moderno, ouvir as msicas de sucesso, ler as revistas e jornais de grande circulao para se comprovar o que afirmamos. E tudo apoiado em grandes cientistas sociais e do comportamento, pesquisadores, socilogos, psiclogos, educadores. Para todos eles a famlia no mais necessria. O pai deve se preocupar com sua renda, ascenso profissional e seus hobbies. A me deve

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

103

se preocupar em ser produtiva, ter uma carreira profissional, cuidar de si e da sua sade e manter-se disposta ao divertimento, a ser linda e completamente independente. Os filhos devem se arranjar por conta prpria, preocupar o menos possvel os seus pais e serem educados pela escola, pela mdia e pela rua. Sem contar as famlias completamente desestruturadas, com trocas frequentes de pais, mes e avs, com meios irmos e irmos e meios, com dois pais e duas mes, ou sem pai ou sem me, ou sem pai nem me e assim por diante. A nica instituio que ainda valoriza a famlia a igreja, mas com muito pouco sucesso. Para os que desejam que a evoluo que estamos descrevendo seja vitoriosa, a destruio da organizao familiar um passo importante; acabaria com a maior resistncia aos seus propsitos.

8
A QU E M I N T E R ESSA?

106

Cleisson C. A. Dias

A QUEM INTERESSARIA PODER MANIPULAR O SER HUMANO? A quem interessaria produzir o ser hu-

mano de forma industrializada? Porque na verdade o grande interesse no seria o de produzir os seres humanos de forma industrial, mas poder manipul-los de forma a que toda a sociedade fosse sempre subserviente aos que se julgam os seus donos: os detentores do poder. O difcil ser manipular geneticamente e programar o nascimento de seres humanos se forem gerados, gestados e paridos por outro ser humano, tendo, portanto, pai, me e famlia, e laos afetivos. Ao nascer, todo ser humano traz consigo a carga gentica herdada de seus pais e consequentemente de seus avs. Essa carga gentica fica a cargo apenas do acaso, aleatria, no pode ser alterada, pelo menos at os nossos dias, de modo a gerar bebs com as caractersticas que quisermos. At com relao ao gnero ainda no conseguimos determinar, antes da concepo, se teremos um filho ou uma filha. As caractersticas genticas de qualquer criana podero ser benficas ou no ao seu desenvolvimento e ao seu enquadramento social; da mesma forma podero ou no benefici-la no correr de sua vida. Atualmente j se intervm no desenvolvimento do feto, ainda na vida intrauterina, modificando ou

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

107

corrigindo, e com muito sucesso, defeitos congnitos que seriam extremamente prejudiciais durante sua vida. Em pouco tempo estaro sendo feitas intervenes no concepto cada vez mais precoces e cada vez mais para alteraes suprfluas. Ao conjunto gentico que trazemos em nossa concepo se soma o todo ambiental em que seremos criados, desde nossa vida intrauterina. A somatria da carga gentica e do ambiente de criao (fsico, familiar e social) que far, de cada um de ns, um indivduo com caractersticas e comportamentos prprios. E estas caractersticas e comportamentos prprios podem vir a serem teis ou no, a ns ou sociedade. Acontece que nossas caractersticas fsicas e de personalidade vo se formando ou se modificando no correr dos anos de nossa lenta formao. Somente passado algum tempo aps o nosso nascimento que nossas caractersticas sero firmadas e ento consideradas como sendo vantajosas ou no. Ser preciso um bom tempo para que se perceba se um determinado indivduo ser socialmente til ou no. A utilidade social de cada indivduo depender de seu aspecto fsico, de sua personalidade, de sua capacidade de aprendizado, da rapidez de seu desenvolvimento, de sua capacidade produtiva e de sua adaptao sociedade qual pertena. Se, para

108

Cleisson C. A. Dias

a sociedade geral, so importantes estes predicados, para os detentores do poder eles so ainda mais fundamentais para a aceitao do indivduo. Mas para estes existe ainda uma caracterstica de suma importncia: sua subservincia. De que interessaria ao poder uma pessoa extremamente dotada de boas qualidades e extremamente capaz, se no for um servidor deste poder, se for um contestador, uma pessoa que venha a trazer problemas e dificuldades? O contrrio que seria o ideal para o poder: uma pessoa altamente capaz e produtiva mas plenamente ajustada aos interesses do dominador, ainda que eventualmente viesse a fazer parte do grupo dos poderosos.

O poder entre os humanos comeou a existir junto com a humanidade, quando ainda eram primatas pouco evoludos

e vivendo em bando. Onde coexistirem dois seres humanos haver, ali, o poder de um sobre o outro. Quando falamos em poder, estamos nos referindo principalmente ao poder econmico. Certo que existam inmeras formas de poder: o poder poltico, o poder militar, o poder da fora fsica, o poder da hierarquia em qualquer grupo organizado, o poder da igreja para os religiosos, o poder moral, o poder do conhecimento, e assim por diante.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

109

Mas, se atentarmos bem, o verdadeiro e nico poder o poder financeiro pois que este compra, se no j o tem, todos os demais poderes, que ao final lhe so dependentes. E historicamente sempre foi assim. Os demais poderes so extremamente pequenos frente ao poder financeiro. E muito difcil saber na mo de quem est o verdadeiro poder. Talvez conheamos os nomes de um ou outro dos verdadeiramente ricos e poderosos. Talvez at conheamos seus rostos. Mas com certeza no conhecemos a grande maioria deles. Formam grupos extremamente fechados, so absolutamente avessos ao convvio com pessoas comuns, publicidade, badalao. Tm e vivem em um mundo parte, ao qual dificilmente temos acesso. So pessoas de carne e osso, tm at uma aparncia semelhante a de todos os seres humanos. Mas as semelhanas param por a. Aos poderosos, copiando o universo, interessam apenas duas coisas: no perder o seu poder e aumentar cada vez mais este poder. Em outras palavras, jamais perder o que possuem e aumentar cada vez mais suas posses. E, para conseguir estas finalidades vale qualquer coisa; no importam leis, moral, tica, religio, lealdades, amizades, laos afetivos ou familiares. Nem mesmo o amor tem importncia, a no ser o amor prprio e aos seus patrimnios e poder.

110

Cleisson C. A. Dias

E tudo ou todos que possam pr em perigo seu poder so seus inimigos. Ou se trabalha com eles e por eles ou se contra eles. No admitem que se possa contrari-los ou que questionem a legitimidade de sua fortuna e de seu poder. No suportam que algum ou algum grupo possa reivindicar o que quer que seja, por mais justo, se por isto correrem o risco de perder alguns centavos ou provocar qualquer diminuio em seus lucros. Para essas pessoas, uma sociedade constituda por indivduos altamente produtivos e que no trouxessem contrariedades, atrapalhando assim seu merecido repouso ou seus momentos de laser, e que os defendessem e protegessem, os obedecessem sem qualquer mnima contestao, aumentando acentuada e continuamente seu poder, seria o paraso. Acontece que, embora existam pessoas com este perfil, nem todos so assim. Alis podemos dizer que a maioria dos seres humanos no assim. Isso porque as pessoas sofrem, amam, sentem necessidades, querem ter segurana, conforto, alimento farto, tm instintos, inclusive o da reproduo com suas necessidades sexuais, e mais que tudo, ambio. E tudo isso gera insatisfao, frustrao, portanto, desconforto e, em consequncia, reivindicaes. Ento uma sociedade constituda por seres moldados aos interesses dos poderosos , sim, de muito grande interesse para eles.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

111

Mas ser que estes seres fabricados seriam consumidores? Ser que seria economicamente vantajoso a produo industrial de

humanos para quem, como dissemos acima, s se preocupa com o ganhar cada vez mais? claro que, se no houver ganhos econmicos financeiros, nada interessar aos que tm poder. Portanto, de se supor que haver, sim, muito ganho. Primeiramente porque esses seres, embora criados de forma diferente, com futuro predeterminado e com suas necessidades pr estabelecidas, sero ainda seres vivos e tero que ser mantidos vivos por um bom perodo. Talvez eles venham a ter donos que, de qualquer forma, tero que prover-lhes o sustento. E mesmo que no venham a ter donos especficos, ainda precisaro ter as condies mnimas de sobrevivncia. Precisaro ter alimentos, higiene, repouso e, quem sabe, divertimento. De qualquer forma a manuteno desses seres humanos ter sempre um custo, haver sempre algum consumo. O melhor que o custo da manuteno de uma manada qualquer de seres humanos poder sempre ser calculado, planejado com muita antecedncia, com uma margem de erro mnima. Assim os lucros que esta manuteno possa produzir tambm podem ser previstos com boa antecedncia, podendo pois serem maximizados e contabilizados ou ne-

112

Cleisson C. A. Dias

gociados, sem risco de perda. Fica evidente tambm que em uma populao planejada, sem carncias ou excessos, o consumo ser muito menor e os desperdcios quase zerados. Contudo, os lucros gerados por este consumo de manuteno ainda sero bem vantajosos. Haver ainda, sempre, a necessidade de abrigo, moradias adequadas, com os equipamentos domsticos minimamente necessrios, por mais simples que possam ser. E ainda a proteo individual que se necessita para a sobrevivncia; vestimentas para cada regio e variao climtica, e ainda para o desempenho de cada atividade produtiva; calados adequados s muitas necessidades da vida em geral e do trabalho; proteo cosmtica para a pele; mecanismos e programas de manuteno da sade; proteo contra as intempries. Sem os abrigos e protees necessrias as crias no sobreviveriam. Continuar a haver ainda, certo, as necessidades de locomoo. Com certeza muito reduzidas, pois imaginamos que o futuro nos reserva a possibilidade de se fazer quase tudo atravs da onipresente rede de computadores e, como seria de se esperar, os indivduos podero habitar junto ao seu prprio local de trabalho, sem muita necessidade de se locomover. De qualquer forma sempre haver a necessidade de se transportar produtos e insumos. E as

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

113

pessoas, sejam naturais ou no, necessitaro mover-se de algum lugar a outro, ainda que com uma frequncia bastante reduzida. Quanto aos produtos suprfluos, bem provvel que continuem a ser produzidos e consumidos, evidentemente segundo os interesses dos que detm os meios de produo e as respectivas e extremamente valiosas marcas. E, nesse caso, tambm haver o perfeito equilbrio entre consumo e produo, tudo muito bem planejado, sem os desequilbrios to perniciosos de nossos dias. Lucros j predeterminados e prejuzos quase ao nvel zero. Portanto, sempre subsistir o consumo. E se esse consumo ser reduzido pela prpria diminuio da populao, que ser ento programada, e pela ausncia de desperdcio e pelo planejamento absoluto, o lucro gerado ser muito melhor aproveitado e os ricos, como j o fazem hoje, podero de forma muito mais simples dividir entre eles o butim.

O consumo ser determinado pelo interesse dos que comandam e que ao mesmo tempo so possuidores do capital, dos

meios de produo e dos recursos naturais e insumos de qualquer espcie. A grande vantagem econmica que passaro a ser donos tambm da fora de trabalho humana. E aqui inclumos o trabalho

114

Cleisson C. A. Dias

fsico, artstico e intelectual. No da maneira que so donos hoje, de forma velada, tendo que ocasionalmente fazer alguma concesso aos trabalhadores, e ainda com o risco de insatisfaes e revoltas, mas donos na acepo do termo. Seria ou no o paraso para quem j tem quase todo o poder em suas mos? O sonho de todo capitalista desde a pr-histria, mas muito exacerbado com a revoluo indstrial. Se todos os itens necessrios para se produzir qualquer coisa pertencem aos mesmos donos e o consumo destes produtos predeterminado, o risco de algum prejuzo de fato quase nulo, o que torna o sistema produtivo extremamente lucrativo, mesmo que este lucro j seja conhecido de antemo. Hoje em dia, como dissemos acima, o capital, os meios de produo, os insumos, os meios de distribuio, a tecnologia, pertencem todos aos mesmos donos. No futuro o trabalho humano tambm pertencer, de fato e de direito, aos mesmos donos. Portanto, toda a riqueza existente em nosso planeta, ou em outros cantos que venhamos a colonizar, pertencer ao pequeno grupo de mandatrios, sem qualquer contestao. Claro est que os membros deste restrito grupo permanecero sendo seres humanos naturais, mantendo a reproduo natural, atravs do sexo mesmo e, em alguns casos, atravs de gestaes

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

115

naturais, em teros naturais e at, quem sabe, com amamentao natural. Desta forma preservaro o genoma humano e suas idiossincrasias. No faltaro fmeas pr-fabricadas para gestar, parir e amamentar os filhos da casta dominante. Por tanto no h o risco de a raa humana natural desaparecer deste nosso planeta. Haver ainda a grande possibilidade de que alguns indivduos escapem do controle social absoluto; sero prias, que provavelmente vivero escondidos, em condies precrias, no podendo se reproduzir em grande quantidade. Contudo a grande massa de humanos, em nosso planeta ou em outros pontos do universo que venhamos a colonizar, sero na verdade humanoides produzidos industrialmente. Estar, por fim, implantada a grande republica, a utopia sonhada por muitos.

9
OS OL HOS E OU V I DOS F EC H A DOS

118

Cleisson C. A. Dias

Em todos os tempos quase todo mundo fecha os olhos e os ouvidos realidade que nos cerca. mais fcil no ver e no ouvir traz uma carga de sofrimento menor. E mesmo alguns que so surpreendidos de olhos abertos e ouvidos atentos, preferem no acreditar no que veem ou no que ouvem, pois assim no se comprometem, no se veem obrigados a pensar, e minimizam seus sofrimentos. Desta forma tenho a plena certeza que a grande maioria dos que me leram at aqui no acreditam em quase nada do que escrevi nesta brochura. Ningum consegue prever o futuro. O que se faz so conjecturas, s vezes com bases slidas, s vezes sem p nem cabea. Mas a sequncia de fatos, o avanar do conhecimento, o desenvolvimento de tecnologias, o pensamento comparativo sobre diferentes pocas e acontecimentos que provocaram reaes e mudanas plenamente conhecidas, pode nos permitir inferir algo que poder vir a ocorrer. As pessoas so, de maneira geral, cticas em relao a qualquer novidade. Mesmo no campo mstico h, a princpio, a descrena total sobre o que se prega. So necessrias vrias geraes para que um ensinamento religioso e seus dogmas de f sejam aceitos como verdadeiros por um grande nmero de pessoas. Assim se d tambm com a cincia ou outros ramos conhecimento.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

119

Por outro lado, o conhecimento cientfico exige provas experimentais irrefutveis e que seja possvel a reproduo dos experimentos comprobatrios. A observao emprica no suficiente para algum que tenha aceito os princpios cientficos; na verdade estas observaes so simplesmente desprezadas. Os grandes pensadores e intelectuais da atualidade esto presos aos dogmas cientficos e no deixam de ter razo. Consequentemente, todo o mundo acadmico est tambm preso aos mesmos princpios. No se encontrar nos meios cultos muitas cabeas que possam aceitar pensamentos ou concluses que no sejam cientficas, muito menos qualquer trabalho que no tenha um embasamento terico. E quem tem f religiosa, principalmente entre os criacionista no ter sequer o cuidado de pensar a respeito de tudo que aqui foi dito, mesmo porque foge completamente de suas crenas e poder, segundo seus receios, at prejudicar sua aceitao das doutrinas religiosas e sua f. Mesmo que algum dia tudo o que descrevi venha a ser realidade e coloque em perigo a existncia de sua prpria religio. O medo de perder sua f faz com que os religiosos, ou quase todos, tenham receio de conhecer e aceitar muito do que o homem conseguiu apreender em sua longa jornada cultural. E a grande massa dos que so praticamente iletrados jamais toma conhecimento de nada.

120

Cleisson C. A. Dias

So, como j disse, um verdadeiro rebanho que necessita sempre de um lder que o conduza a qualquer lugar ou que o faa reagir de um modo ou de outro. Com certeza estes nunca tm os olhos e ouvidos abertos. A essa massa que se dirigem primordialmente os meios de comunicao de massa. E essa massa que interessa substituir por humanides pr-programados. Acontece que a grande massa humana, que habita nosso planeta, aceitando docilmente os comandos e agindo conforme se manda e se aprende na grande mdia, corrompe a maioria dos que se diferenciaram, provocando a adeso destes moda pretendida. Ao invs de os grandes pensadores abrirem os olhos da massa, parece que esta quem tapa os olhos dos que pensam. A tendncia se aceitar como natural e bom aquilo que a grande maioria das pessoas faz e gosta. Um exemplo muito claro do que afirmamos acima o uso de tatuagens ou piercings que se dissemina em grande velocidade na nossa sociedade. Quando observamos acadmicos, professores, executivos, juzes, doutores, submetendo-se ao uso de tatuagens, temos a certeza de que o fazem seguindo a moda estabelecida. Estas pessoas teriam a capacidade de perceber as implicaes sociais, culturais e ticas dessa prtica, sua caracterstica de subcultura ou microcultura, mas, como a grande

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

121

maioria dos indivduos, no pensaram, no pensam, no utilizam sua capacidade racional. Apenas aderem ao modismo. E, como comprovao dos aspectos negativos dessa prtica, muitas vezes escondem suas tatuagens, exibindo-as apenas em ambientes restritos e favorveis. A grande maioria das pessoas no pensa. Quase ningum utiliza a razo para basear seus atos e suas reaes. As pessoas agem por instinto, medo, aculturao, imitao, modismo, imposio, costumes e aceitao, nunca pela razo. E a graduao acadmica, a titulao, o status cultural ou social, no diferenciam as pessoas com relao utilizao da razo. Finalmente fica evidente que os detentores do poder no fecham os olhos nem obstruem seus ouvidos a nada. Esto sempre atentos a tudo e a todos. Jamais perdem oportunidades, no deixam escapar nada. Claro est que os poderosos tambm no tm pleno conhecimento dessa possvel evoluo, ou pelo menos no do todo que acabamos de descrever. Mesmo os cientistas, pesquisadores e tecnlogos que esto desenvolvendo essas possibilidades, no tm o conhecimento real das possveis implicaes do que esto fazendo, embora possa haver excees. E estes no tiraro proveito do que esto criando. E os cientistas sociais, psiclogos ou qualquer outro estudioso do homem e de suas estruturas sociais ainda no tomaram conhecimento desses fatos.

122

Cleisson C. A. Dias

Ou, ento, no os valorizaram ou no esto sabendo interpret-los. De qualquer forma no nos mostraram ainda explicaes para as to extraordinrias mudanas que estamos vivenciando. Contudo no demora o dia em que os mandatrios e donos do mundo percebam, se que ainda no o fizeram, que as possibilidades que se avizinham sero a eles proveitosas e, ento, iniciaro os processos necessrios para desenvolver e maximizar os lucros que da viro. E organizar a seu modo o novo mundo que se aproxima. Esto todos, ou quase todos de olhos e ouvidos fechados .

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

123

E P L OG O

O que dissemos aqui no traz grandes novidades. O conhecimento e a tecnologia necessrios para a fabricao de seres vivos, inclusive do homem, j esto ao nosso alcance. Talvez haja ainda algumas pequenas dificuldades que, todavia, no sero difceis de serem resolvidas. Seria questo de pouco tempo e de um pouco mais de investimento at que se consiga a plena realizao desta aventura. O que a princpio parece ser muito bom, a criao de seres vivos artificialmente, pode trazer consequncias que ao final podem no ser to boas assim. bastante evidente que a criao, hoje em dia, de animais clonados, a manipulao gentica de plantas alimentcias, de animais para finalidades praticas, de bactrias e vrus com fins s vezes lcitos e outras absolutamente perversos, enfim, qualquer manipulao de seres vivos, gera debates acirrados, movimentos contra e a favor, manifestaes de toda

124

Cleisson C. A. Dias

sorte, mas, ao fim, so aceitos de forma muito natural por quase todos. E o caminho para a produo industrial de seres humanos este, e est aberto. No mais como uma picada, mas quase como uma auto estrada. H muita justificativa para a manipulao de seres vivos, desde aquela que fala na fome endmica, que vir, caso no se desenvolvam mtodos de produo de alimentos em volumes suficientes, at aquelas que nos falam sobre as possibilidades de curas miraculosas. No saberia dizer at que ponto so vlidas. Tambm no sei dizer se ser vlida ou no a produo fordniana de seres humanos. No estarei vivo naquele tempo. Talvez venha at a ser muito bom, quem sabe. O que quis mostrar so as possibilidades reais de se produzir seres humanos de forma industrial e, mais que isso, que a nossa sociedade atual est sendo preparada para aceitar plenamente esses novos tempos. Esta preparao se faz de forma lenta e insidiosa, utilizando-se de todos os meios possveis para atingir plenamente a mudana que se pretende na sociedade. E que este preparo est sendo feito primordialmente pela grande mdia de massa, com o auxlio luxuoso dos sistemas educacionais.

O Mundo Novo - Um futuro Plausvel

125

E que, de fato, toda a sociedade colabora para este objetivo, ainda que no voluntariamente, mas por desconhecimento ou por omisso. Acredito ter assim respondido satisfatoriamente questo inicial: porque tanto empenho em destruir a estrutura familiar e solapar a organizao social. Contudo, reconheo que, aps todo o trabalho para chegar a essas concluses acabei por me deparar com inmeras outras questes: at que ponto a existncia do poder de um ser humano sobre outro nos pode ser benfica? Ser que os homens podero, algum dia, alterar, voluntariamente, a evoluo natural? Ser que a produo industrial de seres humanos no seria uma evoluo natural? e assim por diante. Enfim, so ideias que coloco e (quem sabe?) podero ter alguma validade.

Joaquim Tvora, novembro de 2012

Impresso na grfica Pancron. So Paulo, Brasil. Dezembro de 2012.

Vous aimerez peut-être aussi