Vous êtes sur la page 1sur 12

Este arquivo faz referncia prova de Administrador do rgo UFPR, aplicada por PROGEPE/UFPR no ano 2009

Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN


PR-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUSTOS ESTUDANTIS
Edital n 169 / 2009 PRHAE

Prova Objetiva - 05/07/2009

151 Administrador
INSTRUES
1. 2. 3. 4. 5. 6. Confira, abaixo, o seu nmero de inscrio, turma e nome. Assine no local indicado. Aguarde autorizao para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resoluo das questes, confira a numerao de todas as pginas. Esta prova constituda de 40 questes objetivas. Nesta prova, as questes objetivas so de mltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, sempre na sequncia a, b, c, d , e, das quais somente uma deve ser assinalada. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. Ao receber o carto-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. O carto-resposta dever ser preenchido com caneta esferogrfica preta, tendo-se o cuidado de no ultrapassar o limite do espao para cada marcao. No sero permitidas consultas, emprstimos e comunicao entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrnicos ou no, inclusive relgio. O no-cumprimento dessas exigncias implicar a eliminao do candidato. Os aparelhos celulares devero ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso.

Portugus

7. 8.

Legislao

9.

10. O tempo de resoluo das questes, incluindo o tempo para preenchimento do cartoresposta, de 4 horas. 11. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorizao para entregar o caderno de prova, o carto-resposta e a ficha de identificao. 12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

Conhecimento Especfico

DURAO DESTA PROVA: 4 horas


INSCRIO TURMA NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO

"

..................................................................................................................................................................................................................................... RESPOSTAS 21 22 23 24 25 -

01 02 03 04 05 -

06 07 08 09 10 -

11 12 13 14 15 -

16 17 18 19 20 -

26 27 28 29 30 -

31 32 33 34 35 -

36 37 38 39 40 -

PORTUGUS
O texto a seguir referncia para as questes 01 a 05.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21

Um grupo de gelogos descobriu uma nova evidncia da Era do Gelo em Salto cidade a 47 quilmetros de Campinas , situada cerca de 1,5 quilmetro da famosa Rocha Moutone, um dos smbolos tursticos do municpio e at ento o nico exemplar desse tipo de estrutura de abraso da poca glacial na Amrica do Sul. Os pesquisadores encontraram uma rocha com estrias na superfcie, ao lado de uma das cavas desativadas da Cermica Guara, rodeada de lixo e muito mato. As estrias no granito rseo so um valioso registro da movimentao da gigantesca quantidade de gelo pelo planeta em um perodo de 360 milhes a 250 milhes de anos, chamado de Neopaleozoico. Registros como esse existem na Austrlia e frica. Nessa poca, a Terra era bem diferente do que hoje. A Amrica do Sul, frica, ndia, Austrlia e Antrtica estavam unidas, formando um supercontinente chamado Gondwana, poro sul de Pangeia (massa nica de terra fragmentada depois em duas partes a outra Laursia, no hemisfrio Norte). Esse supercontinente foi palco de avanos e recuos de massas de gelo e existiu at o Cretceo, h 100 milhes de anos, quando se separou e deu origem aos continentes, alm de pequenos restos de terrenos continentais, como as ilhas Seychelles e a Nova Zelndia. Foi no Cretceo que ocorreu o auge e o fim da era dos dinossauros. O novo afloramento geolgico da Era Glacial quase uma extenso da Rocha Moutone. (...) Os avanos e recuos das massas de gelo ficaram registrados nas pedras em estrias. Conforme o gelo se arrastava, deixava ranhuras na rocha. So granitos cobertos por depsitos de compostos de areia e fragmentos de rochas diversas, originados pelas correntes de lama, chamados de diamictito. As estrias so evidncias do avano de geleiras e a formao de diamictitos mostra o recuo dessas massas de gelo. Os pesquisadores denominaram o local de Pavimento Estriado Guara e, segundo eles, constitui nova evidncia que corrobora o sentido de transporte de massas de gelo provenientes do sul da frica, de sudeste para noroeste, na poro nordeste da Bacia do Paran, durante o Neopaleozoico. A direo da movimentao do gelo, de sudeste para noroeste, registrada no novo afloramento do Pavimento Estriado Guara a mesma observada na Rocha Moutone.
(Trecho extrado de Descobertas novas pistas sobre a Era do Gelo Rocha descoberta em Salto um importante documento histrico e cientfico da glaciao, Correio Popular , seo Cidades, 07 dez. 2008, Campinas-SP.)

01 - Assinale a alternativa que NO condiz com as informaes veiculadas pelo texto. a) Na Amrica do Sul s havia um exemplar de estrutura de abraso da poca glacial, a Rocha Moutone, na cidade de Salto-SP. *b) A nova descoberta, em Salto-SP, diferente do exemplar anterior ali existente e indica uma movimentao de massas de gelo do tipo estriado. c) A configurao da Terra no perodo Neopaleozoico era bem diferente da atual configurao em continentes. d) A nova descoberta ajuda a confirmar a movimentao de massas de gelo durante o perodo Neopaleozoico. e) As estrias na rocha so registros do avano de geleiras e os depsitos de areia e fragmentos de rochas que sedimentaram no granito so indcios do recuo das geleiras. 02 - Segundo o texto, correto afirmar: a) Tambm no perodo chamado Neopaleozoico, encontram -se amostras do tipo de rocha estriada encontrada em SaltoSP. b) Existem registros desse tipo de granito em todos os continentes que hoje compem a Terra. c) O Cretceo, perodo conhecido como a Era dos Dinossauros, anterior ao Neopaleozoico e tambm apresenta indcios de pavimentos estriados. d) Pangeia e Laursia so designaes de duas partes que constituam um supercontinente nico, chamado Gondwana. *e) As estrias nos granitos so registros de movimentao de massas glaciais ocorrida num perodo pr-histrico. 03 - A frase Conforme o gelo se arrastava, deixava ranhuras na rocha, tem sentido equivalente a : *a) b) c) d) e) medida que o gelo se arrastava, deixava ranhuras na rocha. Mas o gelo se arrastava e deixava ranhuras na rocha. O gelo se arrastava, logo deixava ranhuras na rocha. Embora deixasse ranhuras na rocha, o gelo se arrastava. O gelo se arrastava, no entanto deixava ranhuras na rocha.

04 - Com base no texto, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. A expresso o nico exemplar (linhas 23) refere-se Rocha Moutone(linha 2). A expresso at ento (linha 2) significa at o presente momento. A expresso at ento (linha 2) significa at o momento da descoberta. A expresso esse supercontinente (linha 9) retoma o termo Pangeia.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) *e) 3 e 4 apenas. 1 e 2 apenas . 2, 3 e 4 apenas . 1, 2 e 4 apenas . 1 e 3 apenas .

O autor da crnica abaixo, o jornalista Ivan Lessa, mora em Londres e escreve para vrios jornais brasileiros. Este texto referncia para as questes 05 a 07. Homem brasileiro H uma grande falta de homem em Londres. O que lamentvel. O comentrio meu e no reflete posio sexista ou homfoba. uma observao de profissional sobre profissionais. Raramente agito a bandeira verde-amarela da saudade da simples torcida na arquibancada. Permitam -se empunhar agora uma modesta flmula com as cores de nossos bosques e nossos cus em louvor e homenagem ao (exatamente) homem brasileiro. Morro de saudade de nossos homens. E apresso-me em explicar: Classe mdia, ou remediado, conforme se dizia em minha poca, sempre enfrentei os problemas domsticos do dia-a-dia chamando um homem, des ajeitado que sou, desajeitados que somos todos ns que pegamos s 10 e largamos s 5, e vamos para o centro da cidade fazer algo vago e entre aspas, tal como trabalhar um trabalho que tanto poderia ser ficar acompanhando o ndice Bovespa quanto bolando slogan para geladeira Prosdcimo. No ramos direito homens. Homens eram aqueles caras que resolviam os problemas que, quase todas as semanas, quase que literalmente estouravam l em casa. A antena de televiso quebrou, chama o homem da antena. A pia entupiu, chama o homem da pia. O ar-condicionado pifou, chama o homem do ar-condicionado. E era aquela fila de homens na porta de casa. O homem da prestao, o homem do armazm, o homem do lixo. No tom mais msculo possvel de voz, ergo o copo e a voz e sugiro o brinde: Vivam os homens brasileiros! Clere, fao a ressalva: no vamos nos esquecer que, na gria dos marginais, os homens eram policiais. Cuidado com eles. Andemos na linha. Essas ponderaes ocorrem porque estou com obras em casa. E no h homens . H profissionais qualificados fazendo trabalhos inqualificveis, todos eles tcnicos ou engenheiros. Como um mendigo, quase que chego perto deles de chapu na mo e chamando doutor, pedindo desculpas por estar chateando. Eles, os londrinos, podem ser formados e passar duas semanas de frias na Frana ou na Espanha mas eu sou mil vezes mais os nossos homens.
(LESSA, Ivan. Ivan v o mundo crnicas de Londres . So Paulo: Objetiva, 1999, p. 6768.)

05 - Com as afirmaes que faz no primeiro pargrafo, o autor antecipa que a ideia de que: a) os ingleses preferem trabalhos mais leves, faltando homens para encarar o trabalho mais bruto, preenchido pelos trabalhadores estrangeiros . *b) um profissional que desenvolve anlises da vida cotidiana e como tal vai abordar o trabalho realizado por profissionais de outras reas . c) a precariedade dos servios de conserto domsticos na capital inglesa se deve omisso dos homens em assumir tal funo. d) os homens ingleses tm pouca disposio para o trabalho, ocupando-se mais de viagens ao exterior. e) por ser homem, pode julgar o comportamento sexual dos ingleses sem ser preconceituoso. 06 - Qual a ideia central da crnica? a) b) *c) d) e) No Brasil, os policiais no so temidos e respeitados como em Londres. Isso faz falta no nosso pas. O cronista levanta uma crtica contra nosso pas. Em Londres, o trabalho tcnico domstico muito bem pago, ao contrrio do Brasil, onde esses profissionais ganham muito pouco. Em Londres, h profissionais qualificados que fazem servios gerais em residncias, enquanto no Brasil esses trabalhadores no so qualificados. O cronista sente saudade dessa simplicidade. No Brasil, os homens no trabalham tanto, pois tm pouca carga horria e tarefas muito simples; j em Londres a vida mais difcil, mas os profissionais so melhor qualificados. No Brasil, h uma mo-de-obra barata e variada que se contenta em trabalhar sem estudar, mas em Londres a clientela exige estudo desses profissionais e o autor se sente diminudo por eles terem mais estudo que ele.

07 - Sobre a frase ... desajeitados que somos todos ns que pegamos s 10 e largamos s 5, e vamos para o centro da cidade fazer algo vago e entre aspas, tal como trabalhar um trabalho que tanto poderia ser ficar acompanhando o ndice Bovespa quanto bolando slogan para geladeira Prosdcimo, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. Para o autor, trabalhar uma atividade importante e respeitada, tal como as tarefas de um economista ou um publicitrio. Acompanhar o ndice Bovespa ou criar slogan para a geladeira Prosdcimo so atividades que ilustram a inaptido de quem realiza trabalhos pouco prticos. Apenas os que vo para o centro da cidade que tm horrio flexvel das 10 s 5, o que os torna desajeitados para as atividades que precisam ser realizada durante o dia, como consertos domsticos. H um tom irnico na comparao entre fazer algo vago e trabalhar.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

O texto a seguir referncia para as questes 08 a 10. Os ltimos 15 anos promoveram certa confuso sobre o que , de fato, tecnologia. De 1994 para c, as grandes novidades se concentram especialmente na chamada Tecnologia da Informao, principalmente nas que envolvem o uso de um computador pessoal, mas houve tambm avanos impressionantes em outros campos. Hoje possvel, por exemplo, atravessar o Canal da Mancha em menos de duas horas, demonstrao inequvoca do sentido mais estrito que o termo tecnologia carrega. Nada se compara, porm, revoluo trazida pela internet moderna, que criou uma nova maneira de o mundo se relacionar. A internet teve seu embrio num projeto do Departamento de Defesa dos Estados Unidos em 1969, mas o que permitiu que ela se tornasse o que hoje foi uma deciso da Fundao Nacional das Cincias dos Estados Unidos, em maio de 1995. At ento, a rede era limitada para pesquisa, educao e assuntos governamentais, e qualquer trfego comercial era restrito a sites que promovessem esses usos. Quem quisesse criar sites puramente comerciais precisava utilizar conexes e redes que no tivessem qualquer contato com a rede educacional. O crescimento dessa rede paralela permitiu que os primeiros usurios privados se conectassem a ela em 1992, quando a Delphi se tornou a primeira provedora, oferecendo tanto conexo quanto um endereo de e-mail. (...)
(Revista CartaCapital Especial 15 anos, maio/jun. 2009, p. 100.)

08 - O Canal da Mancha a distncia em mar que separa Inglaterra e Frana. Por que ele foi citado no texto? a) Porque a construo do tnel do Canal da Mancha um exemplo importante da Tecnologia da Informao. *b) Para ilustrar avanos em outros campos, que no s os da Tecnologia da Informao. c) Para exemplificar como as inovaes tecnolgicas contribuem para melhorar as tarefas mais pessoais dos usurios de computador. d) Porque o tnel do Canal da Mancha provoca uma nova maneira de o mundo se relacionar, especialmente Frana e Inglaterra. e) Porque o Canal da Mancha se situa na Europa e isso demonstra o poder europeu em relao ao americano. 09 - Assinale a alternativa que completa de forma coerente o ltimo pargrafo do texto. a) b) *c) d) e) O tnel sob o Canal da Mancha foi inaugurado em 6 de maio de 1994, depois de seis anos em construo. Uma observao importante: por mais que os Jetsons nos prometessem o carro voador e o teletransporte desde os anos de 1960, eles ainda no foram inventados, ou ao menos adotados em larga escala. A Fundao Nacional das Cincias decidiu no mais custear a rede educacional em 1995 e outras empresas comearam suas operaes. Era o comeo da internet moderna. O netscape mostrava o texto e os grficos enquanto eles chegavam, assim o usurio podia comear a ler o contedo de uma pgina to logo tivesse digitado o endereo. A internet comeava a ficar mais amigvel e menos sisuda. O Google parte to corriqueira da vida dos usurios da internet que comum ouvir a sugesto de dar uma googada, quando se tem alguma dvida.

10 - Numere a coluna da direita, relacionando os acontecimentos s respectivas pocas. 1. 2. 3. 4. 5. 15 anos para c. Hoje. At 1995. Em 1992. Entre 1969 e 1995. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Poucos usurios no governamentais tm conexo ou e-mail na internet. As maiores novidades esto no uso de computador pessoal. A internet pode ser usada por qualquer pessoa com qualquer finalidade. A internet usada apenas pelo governo dos Estados Unidos. S se usa a internet para fins educacionais.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) b) c) d) *e) 4 2 1 5 3. 3 1 5 2 4. 3 2 5 4 1. 5 1 2 3 4. 4 1 2 5 3.

LEGISLAO
11 - A modalidade de licitao denominada prego no est relacionada somente a valores e sim ao objeto, que deve ser bem ou servio comum, j que a licitao poder ser do tipo menor preo. Assinale a alternativa correta sobre o prego. *a) b) c) d) e) No prego, a disputa feita por meio de propostas e lances em sesso pblica. vedada a utilizao dessa modalidade para aquisio de bens de informtica. vantajosa a utilizao de prego para locao imobiliria. No possvel a realizao de prego para aquisio de combustveis. O prego, atualmente, obrigatrio na modalidade eletrnica para a Unio, Estados e Municpios.

12 - O procedimento licitatrio se finaliza com a formalizao de um contrato administrativo. Sobre esse contrato, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. Contrato administrativo um ajuste de vontades entre o poder pblico e o particular, que gera direitos e deveres. O contrato administrativo se encontra regulamentado na Lei 8.666/93. O conjunto de leis aplicveis aos contratos administrativos diferente dos aplicveis aos contratos firmados entre os particulares. O contrato administrativo pode ser imposto pela administrao pblica por ato unilateral, em razo da superioridade do interesse pblico. O contrato administrativo pode ser firmado com a vigncia que for mais conveniente para ambas as partes sem limitao temporal.

Assinale a alternativa correta. a) b) *c) d) e) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 4 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 5 so verdadeiras.

13 - Licitao o processo administrativo destinado a selecionar quem vai firmar contrato com a administrao pblica por oferecer proposta mais vantajosa. De acordo com a legislao brasileira, INCORRETO afirmar: O procedimento administrativo licitatrio dividido em fase interna e fase externa. O fundamento da licitao est firmado nos princpios da indisponibilidade do interesse pblico e da igualdade dos administrados. c) A licitao no se aplica s locaes da administrao pblica. d) A licitao dispensvel quando for comprovada a exclusividade do fornecedor. e) necessrio licitar para contratar servios terceirizados. (*) - Questo anulada e pontuada a todos os candidatos. 14 - A ao popular prevista pela Constituio Federal d ao povo o poder de exercer judicialmente, como autor, a funo de fiscalizao dos atos do Poder Pblico. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA. a) b) c) *d) e) A ao popular permite a atuao dos cidados para defender a coletividade. Qualquer cidado est legitimado a propor ao popular. A ao popular serve para anular ato lesivo ao patrimnio pblico. A ao popular pode ser usada na defesa do ato administrativo lesivo soberania nacional. H iseno de custas judiciais na propositura de ao popular, salvo m-f do autor. a) b)

15 - A Lei 9.784 foi editada com a finalidade de regular o processo administrativo no mbito da administrao pblica federal. Sobre a competncia, essa lei estabeleceu que: 1. 2. 3. 4. 5. o ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante. a edio de atos de carter normativo pode ser objeto de delegao desde que publicada no meio oficial. a matria de competncia exclusiva de rgo ou autoridade pode ser delegada em carter excepcional. a competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos. no pode ser objeto de delegao a deciso de recursos administrativos.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente as afirm ativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente a afirmativa 4 verdadeira. Somente as afirmativas 1, 4 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 5 so verdadeiras.

16 - Sobre os direitos e garantias fundamentais assegurados constitucionalmente, correto afirmar: 1. 2. 3. 4. 5. Homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes. livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer. As entidades associativas tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente, porque autorizadas tacitamente. Ningum poder ser obrigado a associar-se ou a permanecer associado. As aes de habeas data e habeas corpus so gratuitas aos reconhecidamente pobres.

Assinale a alternativa correta. a) b) *c) d) e) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras.

17 - Conforme preconiza a Lei 8.112, a investidura em cargo pblico ocorrer com a posse. Sobre a posse, INCORRETO afirmar: a) b) c) *d) e) A posse ocorrer no prazo de trinta dias contados do ato do provimento. A posse em cargo pblico depender de prvia inspeo mdica oficial. A posse em cargo pblico se efetiva pela assinatura de termo especfico. de trinta dias o prazo para o servidor pblico empossado em cargo pblico entrar em exerccio, contados a partir do dia da posse. A posse s ser considerada efetiva se o servidor for previamente declarado fsica e mentalmente apto ao exerccio do cargo.

18 - Sobre a administrao pblica, o texto constitucional estabelece, no art. 37, regras de cumprimento obrigatrio. Porm, no exerccio de suas funes, a administrao pblica pode exercer seu poder discricionrio para melhor administrar. Acerca disso, considere as afirmativas abaixo: 1. 2. 3. 4. 5. Compete a cada rgo a reserva de percentual de cargos e empregos pblicos para pessoas portadoras de deficincia, obedecido o critrio da impessoalidade. A administrao pblica no pode fixar os percentuais de cargos em comisso necessrios ao bom desempenho do servio pblico a ser exercido naquela jurisdio, no exerccio de seu poder discricionrio. A administrao pblica direta e indireta obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Pode a administrao pblica efetivar nomeaes para cargo em comisso de livre nomeao e exonerao desde que estes sejam assim declarados em lei. As funes pblicas so exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo.

Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. *b) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 4 e 5 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 so verdadeiras. (*) - Questo com resposta alterada de E para B. 19 - Sobre as pessoas jurdicas de que trata o Cdigo Civil Brasileiro, INCORRETO afirmar: a) *b) c) d) e) As pessoas jurdicas podem ser de direito pblico interno ou externo e de direito privado. As associaes so pessoas jurdicas de direito pblico. Os partidos polticos so pessoas jurdicas de direito privado e funcionaro conforme o disposto em lei especfica. As organizaes religiosas so pessoas jurdicas de direito privado, porm v edado ao poder pblico negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos necessrios ao seu funcionamento. As fundaes so criadas por escritura pblica ou testamento, especificando seu instituidor o fim a que se destinam.

20 - Recentemente, foi noticiado em jornais de grande circulao que o Supremo Tribunal Federal investiga deputados federais por denncias de crimes praticados contra a administrao pblica. Em relao aos crimes definidos pelo Cdigo Penal Brasileiro, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda. 1. 2. 3. 4. Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou outro bem mvel, pblico ou particular, que tem posse em razo do cargo. Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. Solicitar ou receber para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa em lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. Deixar o funcionrio de responsabilizar o subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou no comunicar autoridade competente. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Concusso. Prevaricao. Condescendncia. Corrupo. Peculato.

5.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) *b) c) d) e) 1 3 5 2 4. 2 4 5 3 1. 2 3 1 4 5. 2 1 3 5 4. 1 2 4 5 3.

CONHECIMENTO ESPECFICO
21 - Dados e informaes constroem a base da organizao da empresa. Com base nesse princpio, c onsidere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. Dados e informaes so equivalentes. As decises devem ser tomadas com base em dados. Dados so posicionamentos estanques, estticos e sem medidas comparativas. Informaes so dados quantificados e qualificados com base em um referencial.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente as afirm ativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente a afirm ativa 2 verdadeira. Somente as afirm ativas 1 e 2 so verdadeiras . Somente as afirm ativas 3 e 4 so verdadeiras . Somente as afirm ativas 1, 3 e 4 so verdadeiras.

22 - A Gesto Empresarial tem como base o planejamento estratgico da empresa. Em funo desse vnculo, entende-se a Estratgia Empresarial como sendo: a) b) c) *d) e) a identidade da empresa. o que a empresa quer atingir devidamente quantificado e qualificado e em longo prazo. entendimentos generalizados que orientam os dirigentes para a deciso. um plano criado levando em considerao as empresas concorrentes que envolve recursos e a longo prazo. a misso da empresa.

23 - Sobre a estrutura orgnica, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. Os rgos de linha esto embutidos na medula orgnica. Os rgos de linha meio tm poder de deciso. Os rgos staffs esto vinculados nos ramais. Os rgos staffs no tm poder de deciso.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras . Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras . Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras.

24 - A empresa um grande trabalho, sendo por isso dividida de forma a constituir as funes empresariais. Assinale a alternativa que apresenta essas funes. *a) b) c) d) e) Comercial, materiais, informao, produo e finanas . Planejamento, coordenao, finanas, controle e administrao. Controle, comercial, materiais, tecnologia e planejamento. Planejamento, organizao, comando, coordenao e controle. Comando, coordenao, controle, finanas e materiais.

25 - No desenho de qualquer estrutura organizacional, aconselhvel observar e analisar os fatores limitativos ao aumento de funcionrios e quantidade de nveis hierrquicos. Sobre esses fatores, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda. 1. 2. Quantidade de funcionrios. Quantidade de nveis hierrquicos. ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) Relacionamento interpessoal. Comunicao deficiente. Energia. Estratificao. Tempo. Custo de gesto.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. *a) b) c) d) e) 1 2 12 2 2 2 1 1 1 1 1 1 2 2 2 1 1 2 2 1 2. 2 2. 2 1. 1 1. 1 2.

26 - A empresa concebida como um sistema aberto, complexo, sofrendo a interferncia de segmentos que afetam direta e indiretamente o seu desempenho, imperando a necessidade de ajustes, correes, melhorias e modernizao constantes, cujos aspectos so entendidos na teoria dos sistemas como: a) *b) c) d) e) entropia. entropia negativa. princpio da equifinalidade. processo de homeostase. processo de heterostase.

27 - Numere a coluna da direita, relacionando as atividades com os respectivos sistemas de recursos humanos. 1. 2. 3. 4. 5. Suprimento ou Agregao. Aplicao. Compensao ou Manuteno. Desenvolvimento ou Capacitao. Controle ou Monitorao. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Anlise e descrio de cargos ou planejamento e alocao de RH. Salrios ou benefcios ou carreira ou higiene e segurana no trabalho ou relaes com o sindicato. Identificao de necessidades de pessoal ou pesquisa de mercado ou recrutamento ou seleo. Treinamento ou desenvolvimento ou mudana organizacional. Avaliao de desempenho ou sistemas de informaes gerenciais ou auditoria.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) b) c) d) *e) 1 4 1 3 2 2 5 4 3. 3 5 1 2. 4 2 3 5. 5 2 4 1. 3 1 4 5.

28 - Entre as teorias sobre motivao humana, destaca-se a Hierarquia de Necessidades de Maslow. Assinale a alternativa que apresenta a correta sequncia evolutiva das necessidades segundo essa teoria. a) Necessidades Fisiolgicas, de Segurana, Sociais, de Autoestima e de Autorrealizao. b) Necessidades de Segurana, Fisiolgicas, de Estima, de Autorrealizao e Sociais. c) Necessidades Sociais, Fisiolgicas, de Autorrealizao, de Segurana e de Autoestima. d) Necessidades de Autoestima, de Segurana, Sociais, de Autorrealizao e Fisiolgicas. *e) Necessidades Fisiolgicas, de Segurana, Sociais, de Estima e de Autorrealizao. (*) - Questo com resposta alterada de A para E. 29 - As mudanas e transformaes no mundo esto provocando profundas mudanas na rea de Recursos Humanos. Faa um comparativo demonstrando essas mudanas, numerando a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Operacional e burocrtico. Policiamento e controle. Curto prazo. Administrativo. Foco na funo. Foco interno e introvertido. Reativo a solucionar problemas. Foco na atividade e nos meios. ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) Longo prazo. Consultivo. Foco externo e no cliente. Estratgico. Foco nos resultados e nos fins. Proativo e preventivo. Foco no negcio. Parceria e compromisso.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) b) *c) d) e) 1 2 2 1 3 4 4 3 57 6 4 6 2 3 7 8 3 4 5. 3 6 5 8 7. 1 8 7 5 2. 1 5 7 8 6. 2 1 4 6 8.

30 - Um dos princpios estabelecidos por Taylor na Administrao Cientfica a busca da melhor maneira por meio de mtodos cientficos. As implicaes desse princpio, sobre o funcionrio, a longo prazo, NO levariam: a) *b) c) d) e) total desumanizao. ao aumento da produtividade. a provocar o aparecimento de atitudes negativas em relao ao trabalho. melhoria dos resultados . desintegrao da equipe de trabalho.

31 - A Cia. Paran efetuou a venda de mercadoria vista com lucro. Essa operao classificada contabilmente como fato: a) b) c) *d) e) permutativo. misto diminutivo. modificativo aumentativo. misto aumentativo. permutativo aumentativo.

10

32 - A administrao , principalmente, um processo de criao de oportunidades, de realizao de potenciais, de remoo de obstculos e de encorajamento ao crescimento. Tal formulao de McGregor tem muito a ver com a administrao por objetivos de Peter Drucker, no que se refere concepo da natureza humana e das funes da administrao. A Administrao por Objetivos tem como fundamento que: a) a gerncia tem a responsabilidade de dar condies aos indivduos de atingir os seus objetivos pessoais (realizao e autodesenvolvimento) sem estabelecer limites . b) cabe gerncia desenvolver estruturas organizacionais que possibilitem aos indivduos lutar pela limitao da satisfao dessas necessidades e ao mesmo tempo contribuir para a realizao dos objetivos da organizao. c) o gerente mais um coordenador do processo de trabalho do que algum que comanda ou centraliza o poder, como no caso da teoria Y. d) a participao nas decises e um estilo democrtico de gerncia so pressupostos pela teoria X. *e) o gerente deve saber ouvir os seus subordinados, comunicar-se bem e ter habilidade na conduo de relaes interpessoais . 33 - De acordo com a abordagem sistmica, a organizao vista em termos de comportamentos inter-relacionados. H uma tendncia muito grande a enfatizar mais os papis que as pessoas desempenham do que as prprias pessoas. Tendo por base essa afirmao, assinale a alternativa INCORRETA. a) b) A teoria geral dos sistemas pode ser responsvel por uma iluso cientfica. O aparato terico dessa corrente deu aos cientistas sociais a oportunidade de tornar os objetos de sua cincia suscetveis de uma anlise to rigorosa quanto a utilizada pelas cincias fsicas. c) Nas relaes entre organizao e ambiente, a maioria dos tericos de sistemas na anlise organizacional parece dar uma importncia excessiva ao papel desempenhado pelo ambiente. d) A organizao depende, para sua sobrevivncia, do crescimento e eficincia de sua adaptabilidade ao ambiente, o que quer dizer que a organizao mais propensa a sobreviver, crescer e ser eficiente aquela na qual os papis, as normas e os valores estiverem mais de acordo com as demandas do ambiente, o que traduz uma posio idealista que pressupe a primazia do sistema cultural com relao aos sistemas social e tcnico e que negligencia o papel dinmico das contradies internas das organizaes. *e) A teoria dos sistemas concebe que a empresa pode ser constituda com sistemas abertos e fechados e apenas os sistemas fechados so passveis de modernizao e melhorias . 34 - Considere as seguintes afirmativas que dizem respeito s Medidas de Tendncia Central e de Disperso: 1. 2. 3. 4. Se dois conjuntos de dados possuem a mesma mdia, eles so iguais. Se considerar-se a soma dos desvios de cada item observado em relao mdia, teremos de estimar uma diferena mdia da variao na amostra. Para encontrar o desvio-padro de um conjunto de dados, basta calcular a varincia e extrair a sua raiz quadrada. A moda uma medida de tendncia central relevante para a anlise de um conjunto de dados.

Assinale a alternativa correta. a) *b) c) d) e) Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente a afirmativa 3 verdadeira. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras.

35 - Sobre a Teoria da Amostragem, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. As principais vantagens da amostra sobre o censo so: reduo de custos, concluso mais rpida e preciso. Na amostragem aleatria simples, todos os elementos da populao t m a mesma probabilidade de serem escolhidos. Quando, dentro de uma populao, se podem identificar subgrupos representativos dessa populao e dentro deles sortear os elementos, aplica-se a Amostragem Sistemtica. Quando se tem uma populao formada por subgrupos diferentes, mas internamente homogneos, aplica-se a Amostragem Aleatria Estratificada.

Assinale a alternativa correta. a) b) *c) d) e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente a afirmativa 3 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras . Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras . Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras.

36 - A empresa X apresenta no Balano Patrimonial um Grau de Imobilizao de 80%. Com base nisso, correto admitir: a) b) *c) d) e) a existncia de Capital de Giro Lquido. o crescente endividamento da empresa. a existncia de Capital de Giro Prprio. a inexistncia de Capital de Giro. a inexistncia de Capital de Giro prprio e de terceiros.

11

37 - Quando voc copia um texto entre documentos do Word, a formatao que o Word aplica depende da seleo que voc tiver copiado. Isso significa que: a) Se a seleo no incluir uma marca de pargrafo, o Word copia o estilo de pargrafo e os formatos de pargrafo adicionais aplicados ao pargrafo, alm do estilo de caractere e dos formatos de caractere adicionais aplicados seleo. *b) Se a seleo for uma nica marca de pargrafo, o Word copia o estilo de pargrafo e os formatos de pargrafo adicionais aplicados ao pargrafo. c) Se a seleo incluir uma marca de pargrafo, o Word copia toda a formatao da seo precedente, inclusive as margens, o nmero de colunas, os nmeros de linha, os tamanhos e orientao de pgina, cabealhos e rodaps , o estilo de caractere e os formatos de caractere adicionais aplicados seleo. d) Se a seleo incluir uma quebra de seo, o Word copia o estilo de caractere e os formatos de caractere adicionais aplicados seleo. e) Se a seleo for diversas marcas de pargrafo o Word no copia o estilo de pargrafo e os formatos de pargrafos adicionais aplicados ao pargrafo. 38 - Considere as seguintes afirmativas: 1. inexigvel a licitao quando houver inviabilidade de competio, em especial, para aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferncia de marca, devendo a comprovao de exclusividade ser feita atravs de atestado fornecido pelo rgo de registro do comrcio do local em que se realizaria a licitao ou a obra ou o servio, pelo Sindicato, Federao ou Confederao Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes. O julgamento das propostas ser sempre subjetivo, devendo a comisso de licitao ou o responsvel pelo convite realiz-lo em conformidade com os tipos de licitao, os critrios previamente estabelecidos no ato convocatrio e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferio pelos licitantes e pelos rgos de controle. No caso da licitao do tipo "menor preo", entre os licitantes considerados qualificados, a classificao se dar pela ordem decrescente dos preos propostos, prevalecendo, no caso de empate, a modalidade de licitao que consiste no maior lance ou maior oferta. A modalidade de licitao que consiste no maior lance ou maior oferta ocorre nos casos de alienao de bens ou concesso de direito real de uso.

2.

3. 4.

De acordo com a Lei das Licitaes n 8.666: a) b) *c) d) e) somente a afirmativa 1 verdadeira. somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras . somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras . somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras . somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras .

39 - Para gesto das suas finanas, as empresas pblicas usam um instrumento chamado de oramento pblico. Sobre esse instrumento, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. Exprime em termos financeiros a alocao dos recursos pblicos. Trata-se de um instrumento de planejamento que espelha as decises polticas. Estabelece as aes prioritrias para o atendimento das demandas da sociedade, em face da escassez de recursos. Apresenta mltiplas funes: planejamento, contbil, financeira e controle. Fixa as despesas que, para serem realizadas, tm que estar autorizadas na lei oramentria anual.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) *e) Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras . Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras . Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras . As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 so verdadeiras .

40 - Em consonncia com o art. 35 da Lei n 4.320/64, pertencem ao exerccio financeiro as receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas. Com base nesse dispositivo legal, assinale a alternativa correta. *a) A emisso de pr-empenho, que um evento da classe 40, reduz a dotao correspondente despesa, mas no a vincula obrigatoriamente ao exerccio em que o pr-empenho realizado. b) Em relao s receitas, respeita-se o Princpio Contbil da Competncia, registrando-as necessariamente no exerccio da ocorrncia de seus fatos geradores. c) Em relao s despesas, caso legalmente empenhadas e liquidadas, porm no pagas, devero ser inscritas em Restos a Pagar No Processado. d) Fica caracterizado, com a aplicao do artigo 35 da Lei 4.320/64, o regime mltiplo para receitas e despesas na Contabilidade Pblica no Brasil. e) Adota-se o regime de caixa para despesas e de competncia para receitas.

Vous aimerez peut-être aussi