Vous êtes sur la page 1sur 23

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

A R T S O S PROSAICO M I A T GR
Henrique Szklo

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

RPIDAS

Jovens desaparecem na floresta

HELSINQUE Um grupo de estudantes finlandeses est causando grande apreenso na comunidade policial local. Dezoito jovens bem branquinhos foram acampar numa reserva florestal prxima capital Helsinque e no voltaram. Alertadas por familiares, as autoridades policiais iniciaram as buscas no local. O problema que as autoridades tambm se perderam. Agora quem comanda as buscas so os maiores especialistas em encontrar desaparecidos: as empresas de cobrana.

A R T S S O A M TI GR

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

NO TO RPIDAS

Jovens so encontrados, mas polcia continua desaparecida

HELSINQUE Um grupo de estudantes finlandeses est causando grande alvio na comunidade canina local. Aps passarem vrios dias perdidos na floresta, eles finalmente foram encontrados. Familiares e ces de estimao os receberam com grande emoo. Muitos at choraram de alegria. Os familiares, no os ces. Outros no se contiveram e pularam de felicidade. Um pouco de familiares, um pouco de ces. Alguns outros abanaram seus rabinhos. Neste caso ainda no se sabe se eram familiares ou ces. A empresa de cobrana responsvel pelo resgate demonstrou grande eficincia, mas uma certa truculncia quando os familiares se negaram a pagar a duplicata levada pelos cobradores. A polcia, que deveria investigar estes desmandos, continua desaparecida na floresta.

A R T S S O A M TI GR

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

MEIO LENTAS

Jovens felizes demais preocupam pacatos cidados finlandeses

HELSINQUE Um grupo de estudantes finlandeses est causando grande alarde na comunidade cientfica local. Aps passar alguns dias perdidos numa reserva florestal, estes jovens at ento tristes, obtusos, sorumbticos e macambzios, portanto normais para os padres escandinavos (pelo menos enquanto sbrios), tm se comportado de forma extravagante e incompreensvel. Segundo relatos de amigos, parentes, boateiros e gente que nem sabe o que est acontecendo mas que adora aparecer na mdia, todos demonstram um inexplicvel estado de felicidade zenital. Deveriam at estar sob proteo policial j que a populao anda irritada com tamanha felicidade alheia, mas a polcia est perdida na floresta e ningum est muito preocupado em resgat-la. No se sabe at agora o que pode ter causado este estranho comportamento nos jovens, mas as autoridades, que tambm esto se mordendo de inveja, garantem que exames completos j foram realizados sem no entanto detectar a razo para to descabida e, por que no dizer, ofensiva alegria. Que dio!, teria declarado o porta-voz do Ministrio da Sade.

A A R R T T S S O O S M I S AM I T A T R R G G

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

QUEIMANDO O FILME

Descoberto na Finlndia o vrus da felicidade eterna


J passam de mil as vtimas do misterioso vrus que provoca euforia e inimigos raivosos
JOEL FIUMICINO

ELSINQUE Parece que a humanidade finalmente encontrou o tesouro que sempre esteve procura. E esse Santo Graal emocional apareceu na Finlndia, extremo norte do globo terrestre, na forma de seres microscpicos que, em contato com o sistema sangneo de seu hospedeiro humano provocam uma zenital e transbordante sensao de felicidade. Tudo comeou quando estudantes ficaram perdidos por alguns dias em uma reserva florestal conhecida como Floresta Bege causando grande apreenso em todo mundo. Ao serem resgatados, demonstraram uma felicidade incomum e um sorriso inabalvel. Mdicos do Hospital Kuolemattomuutta, na capital Helsinque, ficaram at irritados com tamanha alegria de viver, sendo que o chefe da equipe foi flagrado por jornalistas bradando aos seus assistentes Estes fedelhos! Vou tirar esse sorrisinho idiota de suas faces esbranquiadas. Tenha santa pacincia!, verso posteriormente contestada pela direo do hospital. A verdade, porm, que por incompreenso ou pura dor de cotovelo, a equipe mdica alegou que os estudantes sorridentes estavam todos loucos, sofrendo uma espcie de surto psictico. Para a felicidade destes mesmos mdicos, todos os jovens foram encaminhados a psiquiatras e internados em manicmios, o que, diga-se, no alterou em nada o bom humor dos rapazes e das moas. J a alegria dos mdicos durou pouco. Comeou a surgir uma enxurrada de outros casos e no havia mais como sustentar a teoria da psicose. O Ministrio da Sade finlands redirecionou os rumos da pesquisa considerando a hiptese de contgio por vrus ou bactria, abandonando completamente a possibilidade de problemas psquicos. Os mdicos finlandeses fecharam a cara e fizeram biquinho.

A R H T A S R O T S S M I AMOTIS A GRT GR

Reprter Especial

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

Passaram, ento, a realizar exames dos mais variados tipos e todos os exloucos apresentaram uma importante alterao nos nveis dos conhecidos antidepressivos naturais: a endorfina, a noradrenalina, a dopamina, a serotonina, hormnios produzidos por nosso organismo que, entre outras funes, melhoram a memria e o estado de esprito, aumentam a resistncia e a disposio fsica e mental, reforam nosso sistema imunolgico, bloqueiam as leses dos vasos sanguneos, tm efeito antienvelhecimento, aliviam a dor e fazem a gente rir que nem idiotas. Em meio a tantas dvidas, surge mais uma pergunta: se o ser humano sempre foi capaz de produzir estas verdadeiras poes mgicas, onde elas estavam esse tempo todo? Segundo os mdicos contrariados, o fenmeno que est sendo chamado de Sndrome da Felicidade Zenital, ou Sfeliz, ainda no se tem idia de algum efeito posterior a essa alegria incontida, a no ser as inevitveis brigas com vizinhos invejosos (sic). Por enquanto, todos os infectados demonstram sade de ferro, disposio e alegria de viver. Os pesquisadores tambm no esto suportando isso. At hoje, j foram registrados mais de mil felizes doentes, mas o nmero cresce a cada dia. E nenhum dos riso-positivos parece muito preocupado com a tromba dos mdicos, pesquisadores e vizinhos. FELICIDADE CONTAGIANTE Todos os contaminados tambm apresentavam sinais de picadas pelo corpo, o que reforou a verso de que a Sfeliz fosse causada por um vrus transmitido por inseto. Ao sabatinar os doentes, os mdicos descobriram que todos, sem exceo, haviam passado pela Floresta Bege e concluram que a resposta seria encontrada neste local. No demorou muito para se descobrir o responsvel pela transmisso da molstia: o Alacreyas dypauperis, nome cientfico do mosquito que logo passou a ser conhecido como mosca dim-dim, j que sua caracterstica trazer felicidade. Comenta-se nos crculos mdicos que as indstrias farmacuticas tem feito pesado lobby contra a divulgao da Sfeliz, j que, felizes e saudveis, seus clientes deixaro de consumir boa parte dos medicamentos por elas produzidos. O sindicato das indstrias, porm, em nota oficial, nega veementemente a existncia de tal lobby, afirmando contudo que o vrus da felicidade uma falcia, uma jogada de marketing de pseudocientistas dispostos a fazer qualquer coisa para aparecer na mdia. Imagine se possvel algum ser feliz de verdade, encerra a nota.

A A R T R S T S O O S M I S AM T I A T R R G G

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

265

Verdades e mentiras
Acreditar uma virtude reservada a escassos e ingnuos gatos pingados. Eu, por exemplo, no acredito nem mesmo nesta afirmao que acabei de fazer. Mas eu talvez no seja um bom exemplo. Quer dizer, tenho ceteza de que sou um pssimo exemplo, em todos os sentidos. Sou um incrdulo profissional. Um desconfiado congnito. Um ctico de carteirinha. Voc no dos meus? dos que acreditam? Tem certeza? Bem, talvez ento voc seja um desses privilegiados, desses predestinados que nasceram com a rara qualidade de crer, de acreditar e confiar naquilo que um outro ser humano diz ou faz. E j que assim, pode acreditar no que vou dizer: essa uma qualidade admirvel e incomum. At porque o ser humano no nada confivel. Pensando bem, no acredito que voc seja um crente. Deve estar escondendo alguma coisa, planejando alguma iniquidade, sonhando com algum benefcio ilcito, vislumbrando algum lucro imdico. Com certeza. Voc no me engana, seu pulha. Vai carambolar outro escritor, vai. Tudo bem, vou lhe dar uma colher de caf. E de plstico. Mesmo sendo indigno, vou lhe dar um conselho que para voc levar para o resto de seus miserveis dias. Pode acreditar no que eu digo: no acredite em ningum.

A R T S S O A M TI GR

Quem sou eu? Se que interessa


Bem, talvez seja prudente eu me apresentar, at para que voc me conhea melhor e saiba exatamente por que no acreditar em mim. Meu nome Joel Fiumicino, mas meus amigos me chamam de Filme. Meus inimigos tambm, mas prefiro no dar nenhum crdito aos bastardos. At porque so tantos que, se eu for dar crdito a eles, vou passar o livro inteiro fazendo isso. De qualquer maneira, voc pode me chamar assim tambm. Quer dizer, voc nunca vai me chamar, j que a gente nunca vai se encontrar, mas tudo bem, deixa pra l. Sou jornalista, no por vocao, mas por imposio do destino. Queria ser escritor de livros pornogrficos, mas a minha total falta de imaginao para o sexo praticamente me manteve fora desse seleto mercado profissional, me derrubando de meus mais altos e doirados castelos. Ento, fui seguir a carreira jornalstica que tambm no deixa de usar

264

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

a sacanagem como matria-prima. E sabe que at me dei bem? Na verdade, no sei bem porque, mas no costumo questionar as minhas vitrias particulares. J minhas derrotas eu questiono muito menos. Vitria, derrota, no passam de dois lados de uma moeda falsa chamada vida. J reparou tambm que no existe empate na vida? Quem bolou isso aqui no queria nos ver acomodados numa igualdade de resultados. As partidas da vida so como o futebol moderno, decididas por um golden gol, ou morte sbita, como queira. Se voc comear a se aprofundar nesse assunto acaba por enlouquecer. Como aconteceu com um colega na faculdade, o gordinhochato, que desenvolveu uma teoria to estapafrdia que acabou sendo engolido por ela.

A vitria endeusa, a derrota humaniza

O gordinhochato era um sujeito solitrio. Passava a vida em devaneios tresloucados e, vez por outra, desenvolvia algum tipo de teoria que, em sua tica (estrbica com um pouquinho de astigmatismo), revolucionaria o mundo. A mais famosa delas, ou pelo menos a nica de que eu lembro, foi a teoria do sistema binrio da vida. Era o seguinte, presta ateno: para o gordinhochato, a vida se constitua num simples sistema binrio onde s duas situaes contavam: derrotas e vitrias. A felicidade ou infelicidade do homem eram diretamente relacionadas sua quantidade de vitrias ou derrotas pessoais. Para o gordinhochato, a vida era uma questo de matemtica. O cara era to doido que acabou desenvolvendo um mtodo para encontrar a felicidade. E, na verdade, era muito simples at. Consistia em contabilizar diariamente a quantidade de derrotas e vitrias. Ele passava o dia inteiro com uma planilha na mo fazendo risquinhos na coluna vitria ou na coluna derrota. Acordou atrasado, derrota. Tomou choque no chuveiro, derrota. Derrubou caf na camisa branca, derrota. Encontrou a vizinha gostosa no elevador, vitria. Ela nem olhou pra ele, derrota. Lembrou que ela era sapato, vitria. Carro no pega, derrota. Carro pega, vitria. Carro morre de novo, derrota. Carro quebra, derrota. No consegue ir para o trabalho, vitria, sublime vitria. Carro pega de novo, agora derrota. E assim por diante. Segundo sua teoria genial, o segredo era manter o equilbrio entre as duas colunas.

A R T S S O A M TI GR

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

263

Assim, ele seria uma pessoa emocionalmente estvel e moderada. E como ele fazia isso? Todo o final de dia, fazia as contas e descobria qual era seu saldo mdio. Se tivesse muito mais derrotas do que vitrias, dava um jeito para equilibrar as contas, realizando tarefas que ele sabia que seriam vitoriosas, por mais insignificantes e desimportantes que fossem. Por exemplo, ia zona e perguntava para uma puta se ele era gostoso. Estava no carro quando fechava o farol. Olhava se no tinha polcia e passava. Era uma vitria. Ia jogar damas com um sobrinho de trs anos. Alis, esse era seu mtodo mais utilizado at que o sobrinho fez quatro anos e comeou a ganhar dele. No caso inverso, a mesma coisa. Segundo o grande pensador contemporneo gordinhochato, no era bom tambm ter muito mais vitrias do que derrotas. Ele era meio budista ou qualquer coisa assim e acreditava que o ideal era encontrar a harmonia entre as divergncias da vida. Por isso, quando as vitrias eram em maior quantidade do que as derrotas, ele tambm dava um jeito de equilibrar as coisas. Ia loja de um judeu e pedia desconto. Telefonava para algumas garotas e convidava para sair. Jogar dama com o sobrinho, depois que o menino fez quatro anos. Teve um momento em que chegou at a mudar de time do corao em funo das estatsticas que no lhe estavam sendo favorveis. Mudava muito de opinio, principalmente se percebesse que seu ponto de vista o levaria a uma derrota ou vitria indesejada. O cara era mesmo um doido de fazer corar at o imperadorfrancscomamonabarriga. Aos poucos ele foi percebendo que as vitrias e derrotas no podiam ter o mesmo peso na pontuao. Uma fechada no trnsito no poderia valer o mesmo que um seqestro-relmpago. Um sorriso de uma moa bonita no podia ser comparado a um sorriso de uma moa com poucos atributos estticos. Ao longo do tempo, ele foi criando um compndio de pesos e valores que cada situao merecia. Criou uma tabela enorme em que podia se encontrar quase tudo o que pode acontecer com uma pessoa normal. Alis, no sei como conseguiu fazer esta tabela, visto que ele podia ser tudo, menos normal. Enfim, a tabela estava feita. E cada situao de vida possuia um peso, um valor a ser computado. O negcio era sofisticado, de fato. Ele contabilizava e fazia planilha de tudo. Grficos, curvas, projees, sua vida girava em torno de seu mtodo delirante. Ele tinha registrado

A R T S S O A M TI GR

262

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

e devidamente arquivados relatrios dirios, semanais, mensais, semestrais, anuais e um grande grfico de toda a sua vida. A vida dele mudou muito. Conheci o gordinhochato antes de ele comear com essa insanidade. Naquela poca, ele tinha um ar de desencantado, um semblante carregado, um olhar vazio. Depois dessa histria toda, tudo mudou. Em pouco tempo, j estava com um ar carregado, um semblante vazio e um olhar de desencantado. Realmente a mudana foi total, impressionante. A coisa cresceu tanto e ele ficou to entusiasmado com os resultados que resolveu levar a pblico o seu mtodo de vida binria. Escreveu um livro onde a pessoa poderia aprender em pouco tempo como transformar sua vida. Chamava Como bom ser bi, ou qualquer coisa assim, bem sugestiva. E no que aquela porcaria foi um sucesso? Vendeu horrores e o gordinhochato ficou muito bem de vida. Ficou famoso. Ficou rico. Ficou bonito. Lindas mulheres se engalfinhavam por ele. Que charme irresistvel ele tinha. O dinheiro, quero dizer. Mas esse sucesso todo foi a sua desgraa. Com dinheiro, fama, poder, todas as capas de revista masculina querendo dar para ele, a sua quantidade de vitrias superava em muito a de derrotas. E ele no estava mais conseguindo compensar. As vitrias cresciam vertiginosamente e no havia nada que ele pudesse fazer. O gordinhochato acabou ficando doente. E nem isso serviu como derrota, j que sua enfermidade despertou a comoo nacional e muitas homenagens, preces e macumbas foram feitas em seu favor, esperando pronta recuperao. A quantidade de flores que recebeu daria para abastecer uns cinco anos de Finados, pelo menos.Vitria atrs de vitria. Isso o deixava cada vez mais doente. Ele no se conformava. Acabou morrendo, o coitado. Morreu rico, famoso, poderoso, gordinho, chato. Sua contabilidade que durante anos foi mantida em equilbrio estava completamente descompensada. Aquele homem infeliz passou o ltimo ano de sua vida s sofrendo vitrias. Uma atrs da outra. Uma maldita vitria atrs da outra. As derrotas eram mnimas, insignificantes, quase inexistentes. Pobre homem. O mtodo que o havia notabilizado no funcionou justamente quando ele mais precisava, em seus momentos derradeiros, nos estertores de sua miservel vida. Foi o desequilbrio que o matou. Todas aquelas vitrias fizeram dele um homem derrotado.

A R T S S O A M TI GR

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

261

A mentira e o comprimento de suas pernas


Minha idia de mundo parcialmente iconoclasta e moderadamente incrdula, o que significa que no ponho a mo no fogo por nada nem por ningum. Jamais faria um churrasquinho de mo por voc, por exemplo, mas muito menos por mim mesmo. Por isso, acabei me transformando numa espcie de marginal light. As pessoas se incomodam com o que eu escrevo, mas acabam me aceitando, at porque de uma forma ou de outra eu falo mal de todo mundo, e essa uma qualidade muito admirada pelas pessoas, principalmente por aquelas que nunca foram citadas. J as que foram... bem, essas no nutrem um verdadeiro amor pela minha pessoa. Mas eu no os culpo. Ou melhor, culpo sim. Para mim, so um bando de degenerados. Mas devo dizer que a grande maioria das pessoas no sofreram sob minha pena, no porque no merecessem, apenas porque no ainda deu para conhecer todas as pessoas do mundo. Como esses privilegiados so a grande maioria e tambm os que compram jornais e sustentavam aquele circo de papel, meus queridos coleguinhas acabaram tendo de me engolir. A seco, mas mesmo assim engolindo. Uma das coisas que eu mais gosto de desafiar os poderosos, no na praia deles, mas na minha, lgico. No sou idiota e sou covarde. Esta combinao interessante me levou a criar um chavo que acabou se transformando na minha marca registrada. Quando algum figuro d uma declarao imprensa, eu sempre fao a pergunta: Voc passaria por um detector de mentiras? Voc no imagina as reaes que eu j presenciei aps essa singela e despretensiosa pergunta. Na melhor das hipteses, eu levo uma sapatada do entrevistado. Mas funciona que uma beleza. Uma vez, eu estava com a pulga atrs da orelha com uma estrela em ascenso da poltica nacional. Ele era arrogante e vaidoso, por isso, eu sabia que a entrevista seria quente. Quando eu fiz a minha pergunta habitual, ele, preparado num curso de atores, respondeu que sim, que passaria por um detector de mentiras. Foi o fim de sua carreira, por que ele no esperava que eu estivesse com um desses aparelhos ali no carro, para, na frente de toda a imprensa, testar a sua canalhice. Todos sabem que o detector de mentiras no cem porcento confivel, at porque foi inventado por um ser humano, mas faz o maior sucesso

A R T S S O A M TI GR

260

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

com os maldosos, grupo do qual orgulhosamente fao parte. O sujeito ficou sem ter como fugir e acabou sendo sabatinado pela imprensa preso engenhoca. Foi um desastre. Para ele, claro. Para ns da imprensa, foi o dia mais divertido de todos os tempos. Bastou eu perguntar se ele j estava pronto que a agulha que mede a reao mentirosa deu um salto mortal diante do sim. Mas no durou muito a nossa festinha. Quando o escroque engomadinho percebeu que, a cada pergunta, ele se afundava mais, simulou um ataque do corao. Imediatamente, a agulha quase pulou para fora da maquininha. Mas a gente no queria chutar cachorro morto e fingimos que acreditamos no ataque. Mas s por uns segundos. Na verdade, nosso esporte predileto chutar em cachorro morto e ento continuamos a fazer perguntas delicadas e o cara acabou tendo mesmo um ataque cardaco. No foi nada grave, e em um ou dois meses ele saiu do hospital com trinta e cinco pontes de safena, s que nunca mais retornou carreira poltica. Foi uma pena, realmente. Perdemos nosso grande dolo, nosso heri, nosso muso inspirador, nosso bozo.

Mentiras e verdades

Bem, duvidar de polticos e celebridades no exatamente uma exclusividade minha, portanto no vou ficar aqui me regozijando de atitudes que qualquer pessoa normal pode tomar. Por exemplo, essa histria que eu acabei de contar do poltico que teve um ataque no totalmente verdadeira, at porque eu no sou muito ligado a esses detalhes. Para mim, verdade e mentira no tm muita diferena entre si. So apenas duas verses de fatos que poderiam perfeitamente ser infinitas. E se eu um dia tiver de passar por um detector de mentiras, provavelmente vou dar um n na geringona. Portanto, j vou avisando, tudo o que voc ler aqui ser extremamente duvidoso. No bom acreditar em mim, juro.

A R T S S O A M TI GR

Cuba lanou
Me lembro at hoje onde eu estava quando ouvi falar pela primeira vez nesta histria de vrus da felicidade. Me encontrava em Cuba,

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

259

investigando o caso que foi uma verdadeira obsesso por quase toda a minha vida: o assassinato de mamy, que havia acontecido uns quarenta anos antes. Eu era bem pequeno quando ela saiu de casa, completamente transtornada por causa de um entrevero que teve com papy. Nunca mais a vi, nem tive notcias suas. S soube de sua morte uns poucos anos depois acontecida nos Estados Unidos. Foi encontrada no campanrio de uma igreja com a cabea esmagada. Ao seu lado, um exemplar de um livro do escritorbarbudoquesematou que falava sobre sinos dobrando, ou qualquer coisa do tipo. Aparentemente, este livro, de capa dura, foi a arma utilizada no crime, segundo o legista encarregado do caso. Mamy morreu levando vrias livradas na cabea, pobrezinha. Alguns anos depois de eu me formar jornalista, decidi investigar o crime por conta prpria j que na poca ningum se interessou muito em descobrir a verdade. Sempre que podia, conseguia uma folga para seguir as poucas pistas que havia do caso. E Cuba foi o primeiro lugar para onde ela fora aps sua fuga de casa, sua desero de nosso exrcito familiar. Aproveitando minha visita ilha, estava conhecendo a casa onde morou justamente o escritorbarbudoquesematou. Mamy era uma grande f dele, mas eu tambm nutria uma grande admirao por seu trabalho, mas mais ainda por seu estilo de vida. Aventureiro contumaz, vivia intensamente e ainda era grande naquilo que fazia para viver. No d para entender porque se matou. Quer dizer, at d. Deve ter pintado uma baita depresso e ele no resistiu. Depresso assim, no tem explicao. Voc fica com vontade de morrer e isso se transforma na coisa mais importante do mundo. A morte o descanso, o alvio. Pra a vida que eu quero descer. No tem nada a ver com conquistas materiais, dinheiro, fama, nada. Dizem at que era um problema congnito. O pai dele se matou e parece que o irmo tambm. Sem contar que ele estava com cncer e provavelmente sua sade debilitada no combinava com seu estilo msculo de viver. Bom, cada um com sua dor. A casa onde ele morou por vinte anos havia se transformado num museu e tudo l dentro permanecia do jeito que ele havia deixado quando abandonou a ilha. Um lugar realmente interessante. Como me deu vontade de ser ele. Ter a vida que ele teve. De volta ao meu hotel havia um recado da redao do jornal onde eu trabalhava. Pediam para que eu entrasse em contato imediatamente.

A R T S S O A M TI GR

258

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

Como a pressa era deles e no minha, acendi um charuto com uns dois palmos de cumprimento e comecei a refletir sobre a vida de mamy, mas logo meus pensamentos se voltaram para o escritorbarbudoquesematou. Que vida maravilhosa. Que morte besta. Ser que era o preo que a vida cobrava? Para se ter tudo o que ele teve enquanto esteve vivo, foi morrer de forma trgica? E, provavelmente, passando por um sofrimento nada menos que insuportvel? Eram perguntas as quais eu no sabia a resposta. Ningum sabia. E da? O cara j tinha morrido h tanto tempo... Quem se importa? E a mamy? Ela sim importava. O que havia acontecido com ela? Cedo ou tarde, eu acabaria descobrindo. Ou no. Quando terminei de fumar, me dirigi lentamente, o mais lentamente que consegui, ao telefone e fiz a ligao para a redao do jornal. O editorincompetente contou a histria do grupo de estudantes finlandeses que estava causando grande curiosidade na comunidade jornalstica mundial e mandou que eu esquecesse a minha folga e fosse escrever um artigo sobre o assunto. Fiquei to feliz. Adorava ser interrompido em minha investigao sobre a morte de mamy para escrever artigos sobre assuntos idiotas. O que ser que o escritorbarbudoquesematou pensaria desse vrus? Como seria um artigo escrito por ele sobre o assunto? Talvez ele se matasse antes de ter de escrever sobre tamanha bobagem. Ser que no foi isso que aconteceu com ele? Ele era feliz e tal, a um dia um editor incompetente ligou para ele e pediu para escrever um artigo sobre a possibilidade da participao de judeus ortodoxos na invaso da Baia dos Porcos. Ele no suportou e meteu uma bala na boca. S pode ter sido isso. No o recrimino. Lgico, uma coisa dessas deprime qualquer um. Lembro claramente que, desde aquele momento, achei essa histria do vrus uma bobagem. Realmente no acreditava que fosse possvel algum ficar feliz de verdade. Do jeito que a vida , as coisas que acontecem com a gente, as pessoas com quem temos de conviver, o preo da ligao telefnica para o Sri Lanka, o cheiro dos banheiros pblicos, tudo, absolutamente tudo o que nos cerca praticamente impossibilita a felicidade em qualquer grau. Mas, como eu j disse l atrs, existem sempre os que acreditam. Pobres almas. O editorincompetente queria que eu fosse a Helsinque cobrir a histria, mas consegui convenc-lo de que no valia a pena por enquanto investir tanto dinheiro num assunto ainda sem confirmao.

A R T S S O A M TI GR

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

257

Ele relutou, mas acabou aceitando. Sem sair de Cuba, fiz algumas ligaes e ativei alguns contatos internacionais para escrever o artigo. Fiquei mais alguns dias e voltei para casa. Foi uma viagem muito boa, tirando claro o fato de eu ter tido que viajar de avio, que, para mim, uma tortura chinesa. Mas mais para frente eu falo sobre isso. O melhor dessa viagem que no gastei um tosto. Foi tudo presente do dono de uma grande empresa de turismo. Antes que voc pense que sou daquele tipo de jornalista que fica aceitando presentinho de empresrio, saiba que este empresrio em particular no era ningum menos do que meucunhadobabaca. E antes que eu me esquea: sou mesmo do tipo de jornalistas que aceita presentinho de empresrios. Nunca se sabe o dia de amanh, no mesmo?

Rumo a Helsinque

Pois , eu tinha um cunhado babaca est vendo como tudo na vida conspira contra nossa felicidade? dono de uma grande empresa de turismo. Ele era uma espcie de tubaro do entretenimento. Um gigol de frias alheias. Para ele, o passeio chato e desconfortvel dos outros era seu passaporte para a felicidade. No havia nada no mundo que o impedisse de perpetrar as maiores barbaridades para fazer com que sua agncia de turismo crescesse e aparecesse. E ele enriquecia, cada vez mais. Bacana, meucunhadobabaca. Bastou sair o meu artigo sobre o vrus da felicidade que ele teve um troo. Foi at me esperar no aeroporto para me contar, tamanha era sua ansiedade. Quando cheguei, nem me disse ol. Foi logo despejando seu caminho de lixo verbal em cima de mim. Seus olhinhos pequenos e vazios brilhavam com uma intensidade nunca vista. Seria o seu salto para a imortalidade, a sua redeno, ia lavar a gua. Ele sempre teve bons contatos em todo o mundo, s custas de muita propina, claro. Pois , ele aproveitou esses contatos e criou uma srie de pacotes para a Finlndia com hospedagem em hotis da Floresta Bege e a garantia de uma picada do mosquito transmissor do vrus. Mais do que isso, ele ofereceria a seus clientes incautos a garantia da felicidade eterna. E em dez vezes sem acrscimo. Tentei convenc-lo da loucura, mas ele estava cego, louco, feliz. O vrus nem o havia atingido e ele j estava sentindo os efeitos da doena.

A R T S S O A M TI GR

256

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

Cheguei at a perguntar se ele acreditava na histria da felicidade epidmica e ele respondeu claro que no!. Disse que no era idiota de acreditar numa bobagem daquelas, mas que a opinio dele no importava. Ele era muito modesto. Disse que estava levando em conta a opinio de seus milhares de clientes, e que realmente a minha ou a dele no valiam uma nota de dinheiro falso rasgada ao meio. Diante da fora e contundncia dos argumentos, me resignei e calei. Ele me deixou em casa e foi embora com um sorriso que quase dava a volta em seu rosto e se tocava na nuca.

Admirao incondicional

Por favor, no me julguem mal, mas eu quase admirava meucunhadobabaca. Uma pessoa to despreparada e inculta, sem nenhuma educao, hipcrita e egosta, ele tinha uma sabedoria primal. Aquela conscincia do inconsciente que faz com que pessoas absolutamente medocres consigam vencer os obstculos da vida e se realizarem, tanto pessoal como profissionalmente. Ele era um trator, passava por cima de tudo e de todos com a sua vontade incansvel, seu desejo incontrolvel e seu desodorante vencido. Era um vampiro que roubava a energia de pessoas sua volta. Gente boa, meucunhadobabaca. Quando chegava em um lugar, comeava a falar compulsivamente de seus planos mirabolantes, gesticulando sem parar e com uma voz que parecia um trovo que deu xab. No sobrava tempo nem espao para ningum. Ele tomava conta mesmo.

A R T S S O A M TI GR

T lento, talento
Na mesma noite que voltei de viagem, fomos a um sarau de intelectuais, eu, ele e minhairmproblemtica. No demorou muito para ele dominar o lugar, roubar a cena, at porque roubar era uma de suas mais admirveis qualidades. O lugar estava atulhado de intelectuais iletrados e aspirantes eternidade. Todos se calaram quando meucunhadobabaca tirou os sapatos e colocou os ps em cima da mesinha indiana do sculo XVIII e ficou mexendo os dedinhos com expresso de prazer no seu rosto lunar: redondo, frio, branco e cheio de crateras. Como era um sarau ele se sentiu na obrigao de mostrar

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

255

seus dotes artsticos a todos os presentes. Sem muita cerimnia, ou sem nenhuma, sacou do bolso um papel dobrado onde ele mesmo havia escrito algumas palavras sobre a mulher. Carregado de preconceito e chauvinismo, o poema desculpe chamar assim, mas no encontro outra palavra arrancou aplausos entusiasmados de boa parte da platia, at mesmo das mulheres, j que era to absurdo que elas consideraram que s poderia ser brincadeira, ironias de um grande pensador da mulher moderna, defensor da igualdade e at mesmo da superioridade feminina. J os homens, aplaudiram porque entenderam que aquele era um pensamento legtimo e autntico de um homem sem nada a esconder. A partir desse momento, o sarau foi totalmente canalizado para meucunhadobabaca. Virou o centro das atenes e sua figura tosca, admirada pelos homens, passou a causar, apesar de sua feira indmita, suspiros entre as mais belas damas presentes. No posso afirmar com preciso cirrgica (no tem importncia j que adoro espalhar esse tipo de notcia picante), mas acho, que com aquele poema, que poderia ser considerado o manifesto definitivo do caminhoneiro da mais nobre estirpe, daquele sarau, meuqueridocunhadobabaca levou para cama, nos dias seguintes, umas quatro ou cinco damas da sociedade, todas independentes, todas feministas e todas casadas, como ele. E felizes, como ele.

A R T S S O A M TI GR

Cobaias da provncia
No preciso dizer que os pacotes tursticos criados por meucunhadobabaca foram um retumbante sucesso. No preciso dizer, mas disse. Filas de espera de meses, linhas telefnicas abarrotadas, e conta no banco idem. Meucunhadobabaca lavou a gua, o cavalo, o pnei e at a zebra. Ele estava nas nuvens. To exultante que chegou a me oferecer uma semana grtis para conhecer a sua galinha dos ovos de ouro. No, ele no estava me oferecendo sua amante e sim uma viagem com tudo pago para a Finlndia. Quando perguntei se ele iria tambm, me respondeu com uma gargalhada. Ele achava essa histria do vrus realmente fantasiosa e ridcula. Mas, na propaganda de sua agncia de turismo, garantia que era verdade. O canalha chegou a me dizer que de fato o vrus da felicidade existia j que com os milhares de

254

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

incautos que usufruram de seus pacotes Finlndia deixaram em seu caixa uma quantia capaz de deixar qualquer um com uma felicidade inquebrantvel. claro que eu no aceitei o presente. Em pouco tempo, a empresa do meucunhadobabaca era a primeira no ranking de agncias de turismo a visitar a Floresta Bege em busca da felicidade. Alis, cabe aqui comentar que a elite do nosso pas sempre se mostrou atenta s tendncias internacionais e nunca se furtou a ser cobaia provinciana de modismos, quaisquer que sejam e que, portanto, no poderia fugir do dever patritico de trazer para a nosso amado pas mais este grande ttulo. Em matria de relevncia social, profundidade cultural e princpios ticos a nossa elite sempre foi a melhor do mundo. Graas a deus, que no por acaso nosso compatriota.

No ar, mais um campeo de audincias na justia


Meucunhadobabaca sempre foi um grande negociante. Sempre teve um faro apurado para os negcios. J em matria de tato, ele sempre foi um neanderthal. Mas, como um cachorro, o faro lhe bastava, alm de encobrir as deficincias. Anos antes de abrir a agncia de turismo, ele ganhou um bom dinheiro vendendo um souvenir que faz muito sucesso em todo o mundo. Muito divertido e completamente intil, eram latinhas vazias, imitando uma embalagem de sardinhas, em que se supunha conter o ar de cidades famosas. Ar de Paris, ou Ar de Nova York, Ar de Roma, e assim por diante. Era ar, mas vendeu que nem gua. Meucunhadobabaca no estava dando conta de tantas encomendas vindas de todos os lugares do mundo. Um dia, descobriram que, para enxugar os custos de produo, meucunhadobabaca mandava fabricar estas latinhas na Indonsia. No importava o nome da cidade que estivesse escrito na lata, vinha tudo da Indonsia. Quer dizer, alm de intil, o produto que fez o p-demeia de meucunhadobabaca era falso. A notcia se espalhou rapidamente e ele teve de fechar sua empresa e ficar alguns meses foragido da polcia. Quantos milhes de pessoas hoje em dia se regozijam de estar guardando em suas casas o ar de grandes cidades? No que isso faa diferena. Um palerma que compra este tipo de souvenir merece mesmo ser enganado. Mas esta histria para mim

A R T S S O A M TI GR

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

253

emblemtica. Demonstra claramente o verdadeiro talento de um bom comerciante: ganhar dinheiro vendendo ar. E no caso especfico do meucunhadobabaca, ar falsificado. Coisa de gnio.

Felicidade em p
Na volta do sarau, aconteceu uma pequena discusso no carro. Minhairmproblemtica estava doidinha para ir Helsinque e meucunhadobabaca no queria de jeito nenhum que ela fosse. Detesto admitir, mas, nesse ponto, acho que ele teve um mnimo de dignidade e bom senso. No queria que ela passasse por idiota, acreditando naquela bobagem. J comigo ele no teve esse cuidado, essa delicadeza. Com ela, fez de tudo. At tentou uma coisa diferente: ali mesmo no carro prometeu lev-la para dar a volta ao mundo, s viajando de primeira classe e ficando nos melhores hotis do planeta. Minhairmproblemtica no aceitou a oferta e disse que iria de qualquer jeito para Helsinque, com ou sem a ajuda e o consentimento do marido, meucunhadobabaca. Ele teve de aceitar. Semanas depois, eles partiram e ficaram quase dois meses viajando. E no adiantou nada. Ela voltou deprimidssima. Estava muito pior do que quando foi. Fez a viagem que tanto queria e ainda assim estava infeliz. Se eu fosse o meucunhadobabaca matava a desgraada. Mas, se ele matasse a minhairmproblemtica, eu seria obrigado a mat-lo tambm. Ia ser uma carnificina desnecessria j que a minhairmproblemtica nunca foi muito feliz mesmo.

A R T S S O A M TI GR

Depresso e depressinha
Era de famlia. A gente no conseguia se achar nesse mundo. Tentava, tentava, mas no conseguia. Eu era mais resignado, mas ela sempre fazia de tudo para se livrar dessa sina. Era muito mstica, acreditava em tudo e sempre acabava decepcionada. Fez todo tipo de anlise e de tratamentos espirituais, no saia de casa sem ler o horscopo, fazia meditao, consultava regularmente o tarlogo, aplicava o feng shui em sua casa e no tinha jeito: continuava infeliz.

252

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

Desta vez, era a mesma coisa. Ela estava acreditando demais no vrus e na doenaenganatrouxa e queria de qualquer jeito ser infectada de bem-aventurana. Era a chance que sempre esperara na vida. Poder, finalmente, ser feliz e abandonar toda essa bobagem mstica, que, no fundo no fundo, ela tambm no acreditava, mas queria muito acreditar. Queria que toda aquela baboseira fosse verdade, mas a realidade sempre foi mais convincente. Pobre minhairmproblemtica, estava mais uma vez embarcando numa canoa furada, uma canoa que parecia uma peneira. Mas fazer o qu? As pessoas acreditam. So loucas para acreditar. Meucunhadobabaca no entendia muito bem a minhairmproblemtica. Se bem que nenhum homem entende muito bem nenhuma mulher, ento estava tudo bem com eles. Tudo bem, mdio.

Diferentemente igual

Na verdade, nunca entendi muito bem o que unia minhairmproblemtica e meucunhadobabaca. Eram duas pessoas completamente diferentes e diria at opostas. Mas j estavam casados havia tanto tempo que eu tenho at preguia de fazer as contas. Eles no concordavam com nada e mesmo assim seguiam vivendo juntos. A casa deles era um festival de meios-termos. Uma exposio permanente de meio do caminho. Nenhuma pea de decorao agradava aos dois, portanto para se comprar alguma coisa s era possvel se fossem aqueles objetos que, se no agradavam, tambm no causavam nojo e desprezo. E o resultado era uma casa sem personalidade, sem sal, sem gosto. E eles seguiam vivendo juntos. Cada um tinha a sua verdade e uma no convergia com a outra e mesmo assim no deixavam de ser verdades. Ou mentiras. Sei de alguns casos que o meucunhadobabaca teve, contados por ele mesmo e tambm desconfio que minhairmproblemtica no era nenhuma santa. Ela no tinha o corpo muito bonito, mas era uma mulher muito interessante, muito interessante. Mesmo sendo minhairmproblemtica eu reconhecia seus dotes fsicos. Interessante e inteligente. Namorou muito antes de casar. Se eu contar para voc a metade dos caras para quem ela deu o livro vai acabar e ainda vai ficar um monte de gente de fora, o que seria uma tremenda injustia. A moa, porm, se fazia de santa, dizia que ningum olhava

A R T S S O A M TI GR

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

251

para ela, ningum mexia com ela na rua, que nem peo de obra notava quando ela passava. Alis, isso tinha a ver com outra caracterstica dela: minhairmproblemtica mentia que era uma beleza. Conhecendo homem, voc acha realmente que existe alguma mulher que passe em frente a uma obra e no seja alvo de doces baixarias? E interessante como ela era, trabalhando fora, no tinha nenhum desavisado a fim de dar um passeio naquele jardim? Ela mentia no bsico, nas coisas que no precisaria mentir. claro que todo mundo mente um pouquinho de vez em quando, mas ela exagerava. Meucunhadobabaca, coitado, pelo menos dentro de casa ele era honesto. Justo com ela que no o tratava da mesma forma. Ele tinha um comportamento muito transparente. S no falava dos casinhos inocentes que tinha, mas a a gente entra naquele tipo de mentira que eu disse que aceitvel. A verdade que os dois tinham algum tipo de carncia que era suprida pelo outro. Amor ali, no existia. A relao deles era uma grande mentira.

Surpresa, surpresa!

Minhairmproblemtica e meucunhadobabaca foram para a Floresta Bege, ficaram no ponto mais central, passearam quase uma semana pelos bosques e tomaram algumas picadas dos insetos transmissores da doenaenganatrouxa. Fui busc-los no aeroporto e a cena que presenciei no poderia ser mais burlesca: minhairmproblemtica, fiel seguidora da crena na doenaenganatrouxa estava, como sempre, deprimida. Meucunhadobabaca cuja felicidade sempre esteve sustentada por trs grandes pilares: um bom saldo bancrio, um estoque de cerveja gelada e bastante tremoo para acompanhar estava radiante, irritantemente radiante. E no era apenas efeito da doena, no. que visitar o centro de sua maior fonte de renda o fez perceber a verdadeira dimenso dos lucros que poderia alcanar. Fomos jantar em um restaurante muito chique e em pouco tempo de conversa fiquei sabendo que os rumos empresariais do meucunhadobabaca haviam mudado completamente durante a viagem. Eu e toda a clientela do restaurante, j que a mula falava bem alto. Ele me disse, ou nos disse, tanto faz, entusiasmado, que, ao contrrio do que esperava, o turismo na regio estava comeando a desaquecer.

A R T S S O A M TI GR

250

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

Alguns hotis e restaurantes comeavam a fechar as suas portas. Eu, equivocadamente, sugeri que finalmente as pessoas haviam percebido que aquilo tudo era uma bobagem sem fim e como vrias modas ridculas estaria nos seus momentos finais. Que nada, disse ele com entusiasmo. Ao contrrio. A doenaenganatrouxa era uma realidade e o grande boom estava apenas comeando. Tudo porque um professorindiano de biologia que havia viajado para l teria conseguido transformar a picada do mosquito que causava a doena em vacina. O lobby da indstria farmacutica contra a aceitao da doena era pesado, mas no resistiu. Ningum resiste tanta felicidade. O professorindiano comeou fabricando a droga, ele mesmo, numa garagem e vendendo nos pontos tursticos, mas logo os hotis e restaurantes passaram a vend-los e em pouco tempo ningum mais precisava ir at a Floresta Bege para contrair a doena. Bastava uma nica dose da engenhosa injeo para em poucos dias j comear a sentir os efeitos da felicidade plena. No demorou muito para um grande laboratrio perceber que no adiantava mais lutar contra e acabou comprando a idia do professorindiano. Ele enriqueceu da noite para o dia e as aes do laboratrio subiram mais de cinco vezes, deixando felizes no s os infectados como tambm os acionistas. Estes certamente mais felizes do que os primeiros. E por que tanto entusiasmo do meucunhadobabaca? Primeiro porque ele j era um riso-positivo e, mais importante que isso, havia fechado um acordo de importao e seria distribuidor exclusivo da doena em nosso pas. Bingo! Disse que sua primeira atitude seria fechar a agncia de turismo e se dedicar exclusivamente disseminao da doenaenganatrouxa. Ele seria uma espcie de embaixador da felicidade zenital. Achei muito louvvel de sua parte, querer levar a felicidade aos quatro cantos de uma ptria to sofrida. Cheguei a acreditar que meucunhadobabaca iria para o cu ao morrer e s no me derramei em lgrimas porque tinha uma reputao a zelar. Grande merda. Para mim estava claro que o fim do mundo mostrava seus primeiros e inapelveis sinais. Um remdio que causava uma doena que todo mundo queria pegar. Sendo que o agente de tudo isso era o meuqueridssimocunhadobabaca, veja s. S mesmo com a raa humana isso poderia estar acontecendo.

A R T S S O A M TI GR

PROSAICO HENRIQUE SZKLO

249

Nosso jantar, entretanto, foi muito proveitoso, principalmente porque com as informaes trazidas pelo meucunhadobabaca, eu pude mais uma vez adiar a viagem Finlndia e acabei escrevendo mais um artigo sem tirar a bunda de minha cadeira predileta, uma espcie de protegida minha, que tinha o sagrado privilgio de acomodar e armonizar as duas partes do que de melhor havia em meu corpo fsico. Esttica e conceitualmente. Mesmo encantado com minha retaguarda, eu no conseguia me livrar de uma forte sensao de que aquele vrus da felicidade ainda acabaria com a minha alegria.

A R T S S O A M TI GR

Vous aimerez peut-être aussi