Vous êtes sur la page 1sur 10

Desenvolvimento

1 Teorema de Thevenin O teorema de Thevenin consiste um mtodo usado para transformar um circuito complexo em um circuito mais simples equivalente. O teorema de Thevenin afirma que qualquer rede linear de fontes de tenso e resistncias, se considerarmos dois pontos quaisquer na rede, pode ser substitudo por uma resistncia equivalente RTH em serie com uma resistncia VTH. Na figura (a) abaixo mostra uma rede linear original com os terminais a e b, na figurar (b) mostra suas ligaes com uma rede externa ou carga, e na figura (c) mostra o equivalente de Thevenin RTH e VTH, que pode ser substituda na rede linear nos terminais a e b. A polaridade de VTH escolhida de modo a produzir uma corrente de a para b da rede com cada fonte de tenso interna curto-circuitada. VTH a tenso de Thevenin que aparece atravs dos terminais a e b com as fontes de tenso no lugar sem nenhuma carga ligada atravs de a e b. Por esta razo, VTH tambm chamada de tenso de circuito aberto.

1.1 Demonstrao do Teorema de Thevenin 1.1.1 Passo a Passo Ex.: Calcule o equivalente de Thevenin ao circuito nos terminais a e b para o circuito abaixo:

1 Passo: Calcule RTH. Faa um curto-circuito na fonte de tenso V = 10V, R1 e R2 esto em paralelo.

RTH =

2,4

2 Passo: Calcule VTH. VTH a tenso dos terminais a e b, que tem o mesmo valor da queda de tenso atravs da resistncia R2. I= VTH = V2 = IR2 VTH = 1 x 6 = 6V Com o valor de RTH e de VTH calculados, o equivalente de Thevenin fica da seguinte forma: =1A

2 - Teorema de Norton O Teorema de Norton usado para simplificar uma rede em termos de corrente em vez de tenses. Para anlise de correntes, este teorema pode ser usado para reduzir a rede em cum circuito simples em paralelo com uma fonte de corrente, que fornece uma corrente de linha total que pode ser dividida em ramos paralelos.

Se a corrente I da figura for uma fonte de 4 A, ela fornece 4 A independentemente do que estiver ligado aos terminais de sada a e b. Se no houver nenhuma carga atravs de a e b, os 4 A fluem da resistncia em derivao R. Quando se liga uma resistncia de carga RL aos terminas a e b, a corrente de 4 A se subdivide de acordo com a regra da diviso de corrente para ramos em paralelo. O smbolo para fonte de corrente um circulo com uma seta dentro, que indica o sentido da corrente. Este sentido dever ser o mesmo que o da corrente produzida pela polaridade da fonte de tenso correspondente. Uma fonte produz um fluxo de corrente que sai do terminal positivo. O teorema de Norton afirma que qualquer rede ligada ais terminais a e b, pode ser substituda por uma nica fonte de corrente IN em paralelo com uma nica resistncia RN. IN igual corrente de curto-circuito entre esses dois terminais ab( a corrente que a rede produziria atravs de a e b com um curto-circuito entre esses dois terminais). RN a resistncia nos terminais a e b, olhando por trs, a partir dos terminais abertos ab. O valor desse resistor nico o mesmo para os dois circuitos equivalentes: Norton e Thevenin.

2.1 Demosntrao do Teorema de Norton 2.1.1 Passo a Passo

Ex.: Calcule IL pelo Teorema de Norton

1 Passo: Calcule IN. Faa um curto circuitoentre os terminais ab. Um curto circuito entre os terminais ab curto-circuita RL e R2 em paralelo. Fica ento no circuito uma nica resistncia em serie como a fonte V.

IN =

2 Passo: Calcule RN. Abra os terminais ab e faa um curto-circuito em V. R1 e R2 esto em paralelo, portanto: RN = 2,4

Observe que RN igual RTH. O equivalente de Norton est ento representado na figura acima. A seta na fonte de corrente mostra o sentido da corrente convencional do terminal a para o terminal b, como no circuito original. 3 Passo: Caucule IL. Religue RL aos terminais ab. A fonte de corrente ainda libera 2,5A, mas agora a corrente subdivide entre os dois ramos RN e RL.

IL =

1A

Este valor igual ao calculado usando o Teorema de Thevenin. VL tambm pode ser calculado, uma vez que ILRL = VL, isto (1 A) x (3,6 ) = 3,6 V.

3 - Teorema de Millman O teorema de Millman apresenta um mtodo usado para reduzir um nmero qualquer de fontes de tenso em paralelo a apenas uma. Este teorema constitui um caso

especial de aplicao do teorema de Thevenin. A seguir, a partir de um exemplo este mtodo apresentado.

1 Passo: O primeiro passo transformar os ramos fonte de tenso/resistncia em srie em fontes de corrente/condutncia. Para tanto os seguintes clculos so feitos da seguinte maneira:

2 Passos: Deve-se calcular o circuito equivalente com uma nica fonte de corrente e uma nica condutncia. Para tanto os seguintes clculos dever ser realizados:

Exemplo: Determinar a corrente na resistncia de 5 utilizando o teorema de Millman.

4 Teorema da Mxima Transferncia de Potncia Este teorema utilizado quando uma rede eltrica deseja-se obter a mxima transferncia de potncia de rede para uma carga resistiva RL. Para se calcular esta mxima transferncia de potncia utiliza-se o equivalente de Thevenin da rede para determinar a corrente I que passa pela carga R L. O circuito apresentado a seguir mostra um exemplo.

A potncia transferida PL ser mxima quando RL = RTH, ou seja, quando a carga for igual ao valor da resistncia equivalente de Thevenin no circuito. Nesse caso a potncia em RTH ser e assim pode-se afirmar que quando a potncia transferida

a mxima. A eficincia do circuito de 50%.

Sumrio
Nenhuma entrada de sumrio foi encontrada.

Vous aimerez peut-être aussi