Vous êtes sur la page 1sur 6

Mesclando tipos de grficos e adicionando um eixo secundrio no Excel 2007

Aprenda como analisar melhor os dados de um grfico com muita informao usando dois eixos no Office 2007
Hoje vou mostrar como se cria um grfico onde necessria a utilizao de dois tipos de grficos e dois eixos. Um caso destes acontece quando se voc duas quantidades muito distantes em termos de valores, fazendo com que uma barra de um grfico fique grande e outra fique praticamente invisvel. PASSO 1: Vamos utilizar como base esta tabela simples meses x unidades vendidas x total de transaes.

Podemos perceber que a diferena de valores nas duas unidades de medida (Unidades Vendidas x Total de Transaes). Quem est acostumado a trabalhar com grficos sabe que ter o problema que relatei no primeiro pargrafo s de ver os dados na planilha. PASSO 2: Pois bem, vamos transformar estes dados em um grfico de colunas 2D. Simples, com 3 cliques faremos este trabalho. Para tal, com os dados selecionados, clique em Inserir, depois no grupo Grficos clique em Colunas e finalmente escolha a primeira opo em 2D, que so Colunas Agrupadas.

Clique na imagem para ampliar

Desta forma, j temos um grfico que feito de apenas um eixo, onde temos os valores de transaes. Porm, da forma que est, este grfico no nos ajudar na hora de analis-lo, pois mal conseguiremos enxergar os dados de Unidades Vendidas.

Impossvel comparar os dados aqui, no ? Vamos fazer o seguinte ento: alm de criar dois eixos, vamos mesclar dois tipos de grficos para estas informaes. O grfico de Total de Transaes ser transformado em um grfico de linhas (ao invs de Barras, como est atualmente). O de Unidades vendidas vamos manter como barras em 2D. PASSO 3: Selecionaremos ento qual srie de dados que gostaramos de mudar. No nosso caso, vamos mudar o tipo de grfico do Total de Transaes. Para isto, no grfico que o Excel gerou, clique nos dados de Total de Transaes (as barras vermelhas). Assim, voc pode perceber que automaticamente foram selecionadas as outras barras vermelhas referentes mesma seqncia de dados.

PASSO 4: Agora sim vamos mudar o tipo de grfico do Total de Transaes. Para tal, com os dados do passo anterior selecionados, uma guia contextual Ferramentas de Grfico surgiu no painel. Nela, clique na aba Design e depois selecione a opo Alterar Tipo de Grfico.

Clique na imagem para ampliar Escolha o tipo de grfico de Linhas, conforme a imagem abaixo.

Desta forma, teremos um grfico j modificado, porm que ainda no est apto para ser usado como fonte de anlise.

Adicionando um segundo eixo O que precisaremos fazer agora adicionar um segundo eixo de valores, fazendo com que seja possvel transformar o grfico em uma fonte de anlise til. PASSO 5: Vamos adicionar um segundo eixo para Total de Transaes. Para tal, selecione os dados da mesma forma que voc aprendeu no PASSO 3, clicando sobre os dados no grfico.

Com os dados selecionados, na guia contextual Ferramentas de Grfico clique em Layout. No grupo Seleo Atual, certifique-se que a Srie Total de transaes esteja selecionada e clique em Formatar Seleo.

Dois Eixos no Excel - Figura 8 Abrir ento uma segunda janela, com vrias opes para voc formatar esta srie de dados. No nosso caso, vamos apenas definir que a Srie Total de Transaes ser o eixo secundrio e depois clicar no boto fechar.

Pronto, seu grfico j um grfico utilizvel.

Porm, cabe alguma perfumaria para aperfeioar a visualizao, n? Incrementando o Grfico

PASSO 6: Analisando o grfico, percebemos que a legenda ficou ao lado esquerdo, ocupando um espao que poderia ser utilizado para dar maior destaque s barras e linhas. Vamos colocar a legenda no rodap. Para isto, selecione o grfico e v na guia contextual Ferramentas de Grfico e depois em Layout. No grupo Rtulos, escolha Legenda e selecione a opo Mostrar legenda abaixo.

Assim, seu grfico ganhar um pouco mais de destaque no espao disponvel.

O restante vai com a imaginao e necessidade de cada um. Eu adicionei um ttulo ao meu grfico, coloquei uma legenda nas laterais para informar o que cada dado e formatei o segundo eixo para informar os dados com o smbolo de moeda. Veja como ficou o resultado final.

Vrias outras coisas so possveis de serem feitas. Como disse, depende da imaginao e necessidade. O fato que voc pode agregar muito mais visualmente utilizando as ferramentas do menu contextual.

Vous aimerez peut-être aussi