Vous êtes sur la page 1sur 48

1 a7 de agosto de 2013 www.destak.

pt Jornal de distribuio gratuita Ano 10 Diretor: Diogo Torgal Ferreira

ENTREVISTA PGINAS 14 A 16

O realizador do filme mais portugus de Frana


ROTEIRO PGINAS 18 A 24

Da melhor msica melhor comida


VIAGENS PGINAS 32 A 34

Destinos de eleio no campo e na cidade

Prepare tudo para

zarpar!
123RF

02

1 a 7 de agosto de 2013

Custo Zero
TEXTOSPOR:FILIPAESTRELA

TODA A INFORMAO EM

www.destak.pt
Playmobil
Exposioinvade AquaPortimo O piso 0 do Aqua Portimo est a ser invadido pela Playmobil, at 2 de setembro. Alm de poderem ver a exposio, os mais novos podem participar em vrias atividades gratuitas. Paralelamente, est disponvel uma loja de brinquedos exclusiva, que oferece uma grande variedade de artigos da marca. A Playmobil foi criada pelo inventor alemo Hans Beck em 1974, e exibe brinquedos que estimulam a imaginao e a criatividade das crianas. A apresentao das linhas de produtos conta com cenrios tradicionais e adequados aos tempos mais modernos. Todos os brinquedos so introduzidos no mercado, tendo em conta o valor pedaggico que leva para as crianas. A exposio est aberta todos os dias, durante o horrio habitual do centro.

Concertos Tributo13
Msicatodas as quintas-feiras naesplanadadoAlmadaFrum Todasasquintas-feirasnoite,atao prximo dia 5 de setembro, a esplanada do Almada Frum vai ser palco de animadas noites de concertos. Sempre s 21h30, vo subir ao palco improvisado bandas de tributo, que

prestam homenagem a grandes dolosdomundodamsica.Esteano, fazem parte do cartaz bandas como TheBeatles(1deagosto),DireStraits (8 de agosto), Nirvana(15 de agosto), Pink Floyd (22 de agosto), Abba (29 deagosto)eBonJovi(5desetembro). Esperam-se grandes noites ao som de grandes canes que de uma forma ou de outra nos marcaram.

25 festas de norte a sul

Cool Session
Msica ao pr do sol Este vero vai ter outra cor e outro sabor, graas s Cool Sessions by Sagres Radler, que j esto adar que falar. At ao prximo dia 1 de setembro foram agendados 25 sunsets, numa digresso que est a percorrer Portugal de norte a sul, todas as sextas-feiras, sbados e domingos. Msica, amigos, animao, bebidas, sol, praia e a pista de danamais refrescante do Pas so alguns dos motivos que j esto a fazer deste evento um dos grandes sucessos deste vero. Os dois animadores de servio so o DJ Valter Carvalho e o saxofonista Armstrong, que j tm levado ao rubro algumas pistas de dana. Aentradaparaas festas gratuita, mas o acesso pode ser condicionado poltica de cada estabelecimento. Os locais das festas podem ser conhecidos semanalmente em sagres.pt ou na pgina oficial do Facebook.

Cine aventura
Cinema ao ar livre em Oeiras At 17 de agosto, todos os sbados (s 22h) so noites de cinema ao ar livre na Fbrica da Plvora de Barcarena. Com seleo de Lauro Antnio, o

evento exibe Sherlock Holmes: Jogo de Sombras (3 de agosto), O Fantstico Homem-Aranha (10 de agosto) e Batman: O Cavaleiro das Trevas Renasce (17 de agosto). Aentrada livre, de acordo com a classificao etria e limitada aos lugares disponveis.

PUB

PUB

04

1 a 7 de agosto de 2013

Comportamento

TODA A INFORMAO EM

www.destak.pt

Os 10 mandamentos para ir de frias


123RF

descansado
Se daqueles que no consegue desligar do trabalho enquanto descansa, este texto para si. A consultora Albenture ensina-lhe todos os truques para planear a sua ausncia sem dar em maluco e de forma a no ser incomodado enquanto relaxa. Se j no for a tempo, pode sempre aplicar estes mandamentos no prximo ano.
Planifique e organize o trabalho e as tarefas que estejam pendentes. Faa uma espcie de check list dos assuntos em falta e trate deles um de cada vez. Deixe claro quem far o qu na sua ausncia e comunique bem essa distribuio de tarefas. Todos os temas tm que estar tratados.

No se deixe levar. O vero e as muitas horas de sol convidam preguia, mas no perca a concentrao e mantenha a produtividade enquanto ainda estiver de servio. Organize a sua secretria, assim ser muito mais simples identificar as tarefas pendentes e deixar tudo pronto para que o regresso seja menos catico. Se as coisas no estiverem organizadas vai andar perdido.

3 5

Deve delegar sem transtorno. Est entre as suas obrigaes passar certas tarefas que s alguns membros da equipa, alm de si, podem fazer. Diga onde est tudo. Assim no receberchamadas incmodas, nem ter que aguentar ms caras no seu regresso.

No stresse. Mantenha a calma e faa tudo com tranquilidade. O tempo escasso, mas tudo ficar pronto. O prmio para o esforo no tarda a. No faa gazeta! Dito de outra forma, cumpra todos os compromissos, seguindo este plano de uma ponta outra! E no deixe os nervos levar a melhor.
JOO MONIZ

Avise os seus contactos. Numa mensagem no e-mail e no voice-mail do telemvel, indique a datade regresso e deixe claro com quem possvel falar enquanto no estiver.

10

No deixe nenhum assunto a meio caminho. Assegure-se que no fica nada por fazer e, caso seja mesmo necessrio, rena-se com os seus chefes antes e depois das frias.

PUB

06

1 a 7 de agosto de 2013

Comportamento

TODA A INFORMAO EM

www.destak.pt
123RF

Pedalar em

segurana
PUB

Se adepto da bicicleta, prepare-se porque as regras para quem as usa vo mudar. Saiba o que vai ficar diferente a partir de novembro e junte agora o til ao agradvel: faa exerccio e aproveite o ar livre em cima de duas rodas.
A aprovao j foi dada. E a Federao Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) no esconde o contentamento com as novas regras para velocpedes que vo fazer parte do Cdigo da Estradaapartir de novembro e que, segundo a associao, funcionam como um importante passo para a segurana e para a afirmao dos utilizadores de bicicleta na via pblica. Mas o que muda afinal? Entre as alteraes contam-se o fim daobrigatoriedade de circular o mais direita possvel da via ou da berma, o que significa que os automobilistas passam a partilhar as estradas com os velocpedes. No caso de os quererem ultrapassar, a manobra deve ser feita deixando uma distncia lateral de 1,5 m, acompanhadade abrandamento. Isto semnuncaesquecerque os velocpedes devemserconsiderados utilizadores vulnerveis davia. Por isso, os condutores dos veculos motorizados no os podem colocar em perigo. Ao fim da proibio de circular a par, junta-se o fim da obrigatoriedade, para as bicicletas, de circularem nacicloviaquando existirem, passando estas aser apenas o local preferencial de circulao. E mais. Passam ater apossibilidade de circularemem vias reservadas (faixas BUS), mediante deliberao da Cmara Municipal. No que diz respeito s bicicletas conduzidas por crianas at aos 10 anos, estas podem circular nos passeios. Mudanas h muito reivindicadas pela FPCUB, que d conta de uma longa luta, com presso junto dos vrios ministros da Administrao Interna, grupos parlamentares, Direo-Geral de Viao e foras de segurana, para melhorar as condies de segurana e de ciclabilidade nas cidades e estradas nacionais.
CARLA MARINA MENDES

Andar de bicicleta sem ter que pedalar


Se dos que gostamde bicicletas, mas no so grandes adeptos do pedalar, jpode darvelocidade ao seuveculo comavaliosaajudado Rubbee, um aparelho que torna as bicicletas eltricas. Trata-se de um motor eltrico, ligado por baixo do assento, que permite andarsemesforo, o mesmo dizer sem pedalar. Com data de lanamento prevista para novembro, a novidade deve custar pouco mais de 900.

PUB

08

1 a 7 de agosto de 2013

Comportamento

Guia de sobrevivncia

para viagens
com crianas
O calendrio confirma o que o corpo h muito pede: as frias chegaram. Mas se tem filhos e se sossego que pretende, o melhor comear a fazer planos para que a viagem que o separa do merecido descanso no seja menos que um mar de rosas. De carro ou de avio, eis alguns conselhos para afastar as dores de cabea. E evitar o desespero.
PUB

123RF

Cruzar os ares sem birras


Se a aventura das frias comea com uma viagem de avio, o melhor mesmo procurar faz-la durante a noite, para garantir o sono dos mais pequenos. Agradecem os pais, que podem viajar mais descansados, e os restantes passageiros.

deixa as mos livres para responder a todas as necessidades e solicitaes, que quem tem filhos pequenos sabe que so uma companhia constante.

Pastilhas e rebuados
Para evitar o choro e birras na altura de levantar voo ou na aterragem, fruto da mudana de presso, a receita igual para adultos ou crianas: mastigar uma pastilha elstica ou chupar um rebuado.

de entretenimento, seja em forma de livros para pintar, DVD, jogos portteis ou surpresas. Nada melhor do que arranjar uma srie de novidades (pequenos brinquedos, livros novos, etc.) e ir presenteando a criana, mantendo-a distrada durante algum tempo.

De mochila s costas
A preparao sempre a chave de um bom resultado, mas mais ainda se viajar com crianas de colo. Nestes casos, o melhor mesmo ter tudo aquilo que pode vir a precisar (fraldas, toalhitas, gua, leite, etc.) organizado e na bagagem de mo, que deve ser, de preferncia, em forma de mochila. Porqu? Porque

Antes da partida
Para evitar surpresas, sobretudo as desagradveis, antes da partida h que falar com a criana e explicar o que se avizinha, aconselha a ANA Aeroportos de Portugal. Tornar a viagem emocionante, transformando-a numa aventura, ajuda os mais pequenos, sobretudo aqueles que nunca viajaram de avio.

Afastar o tdio
No caso das crianas mais velhas, o tdio pode ser um dos grandes inimigos das viagens. H, pois, que estar preparado com ofertas

1 a 7 de agosto de 2013
TODA A INFORMAO EM

09

www.destak.pt
123RF

Fazer-seestradasem dramas
Ainda falta muito para chegar? A pergunta, que tende a saltar do banco de trs vrias vezes durante a viagem, seja esta longa ou curta, difcil de impedir. Mas h formas de evitar que se repita por entre prantos. Comece pelo sol, que pode ser um problema. Por isso, antes da partida, o melhor investir na compra de uma tela ou cortina para a janela.

que leva tambm o carregador do carro. Pior do que ficar sem bateria a meio da viagem no ter forma de carregar o aparelho.

Essencial namala
gua, de preferncia numa bolsa trmica, para evitar que fique quente. Lenos ou fraldas de pano para limpar a boca, as mos, etc. Um lanche de emergncia. Nunca se sabe quando a criana vai ter fome. Um saco de plstico extra, que pode sempre dar jeito.

Stop: horadeparar
Tente parar vrias vezes durante a viagem, fazendo intervalos de duas em duas horas. E se conseguir parar em locais com animao e divertimento, pode tornar a prpria viagem uma aventura. Faa uma pesquisa antes da partida para conhecer o que tm para oferecer as cidades por onde vai passar.

Abrincarsepassaotempo
Inventar brincadeiras para passar o tempo tambm uma forma de afastar as birras. Contar histrias ou criar jogos, como aquele em que o vencedor quem primeiro contar dez carros da mesma cor ou, melhor ainda, o jogo do silncio, em que ganha quem conseguir ficar quieto durante mais tempo.
CARLAMARINAMENDES

Carregador de viagem
Se levar uma consola de jogos ou um leitor de DVD porttil, certifique-se

123RF

Consulte o pediatra. Nada pior do que uma viagem com uma criana doente. E, dependendo do destino, pode mesmo vir a ser necessria a administrao de vacinas. Para evitar desidratao, a ingesto de lquidos fundamental. Por isso, no se esquea das bebidas, sobretudo gua, chs ou sumos de fruta. Evite as bebidas gaseificadas e informe-se das ofertas da companhia area para as crianas, sobretudo no que diz respeito s refeies, oferta de beros (voos de longo curso), cadeiras para bebs e kits de higiene com fraldas. Na hora de reservar os lugares, lembre-se que as crianas gostam

mais de viajar junto janela, devendo os pais ocupar o lugar do corredor. Menores de 15 anos no esto autorizados a viajar perto da sada de emergncia. Os menores de 18 anos devem ter sempre consigo um documento de identificao (Carto do Cidado ou Passaporte) e o carto de embarque. Vista a criana com vrias camadas de roupa, para que se possa adaptar s diferenas de temperatura no avio e, mais tarde, no destino. No se esquea dos medicamentos, se for caso disso. Chegue cedo, para evitar atrasos e imprevistos.
CARLA MARINA MENDES

10

1 a 7 de agosto de 2013

Corrida da Linha

TODA A INFORMAO EM

www.destak.pt
VASCO VARELA

Hidratao sempre
A receita simples e vlida para antes e depois da prtica de exerccio fsico: beber gua, muita gua. Por isso, no interessa se j est a treinar para os 3 km ou se vai aventurar-se nos 10 km da Corrida da Linha Cascais Destak, que tem data marcada para 22 de setembro, na Marginal de Cascais e que conta com a presena de um verdadeiro especialista, Nelson vora, que deixa aqui mais alguns conselhos para um melhor resultado. O que importa mesmo que se mantenha hidratado.
PUB

Para quem ainda tem dvidas dos benefcios de uma hidratao correta, a cincia explica que a gua, alm de ser o meio onde se do todas as reaes do organismo, tem ainda a seu cargo outras tarefas importantes: transportar os nutrientes, regular a temperatura corporal e interferir no funcionamento de todos os sistemas e rgos do corpo. Mais ainda, 52 a 66% do nosso peso composto por gua, motivos suficientes para estaratento aumacorretahidratao. O que significa, no caso das mulheres, ingerir cerca de 1,5 litros de gua por dia. Se for homem, as necessidades aumentam, passando para 2 litros. Mas no se preocupe, j que no precisa de beber tudo de uma s vez. O que pedem os peritos no uma maratona lquida, mas que v bebendo de forma regular e vrias vezes ao dia.

NELSON VORA
Tcnicas motivacionais para sair da cama e treinar
O mais importante termos objetivos bem traados nanossavida. Aquilo que queremos ser e queremos atingir. Isso que nos faz querer levantar da cama e continuar a lutar. Quando isso est muito bem definido, por muito em baixo que esteja como aconteceu com aleso grave que sofri tive sempre uma fora interior que me fez levantar. Comecei a pensar nas promessas que fiz a mim mesmo, que queria voltar a saltar longe e voltar a ganhar medalhas e quando damos por ns vamos fazer a recuperao de 5/6 horas. E, depois, treinar com vontade.

Recuperar de leso em alta competio e continuar


O meu melhor exemplo e maior motivao para ultrapassar uma leso pensar em quando no tinha atingido ttulo nenhum. Lutava com unhas e dentes para chegar l. Por muitos degraus que subamos, devemos sempre partir desse primeiro momento em que queramos subir a montanha. Temos de esquecer o que subimos ou descemos e zerar para comear tudo de novo. Assim que se consegue atingir coisas importantes, isso e a humildade, que tambm ajuda. E depois, quando precisamos, devemos pedir ajuda aos outros. Ns somos feitos das relaes. A nossa alegria parte de ns mas tambm preciso dividi-la com algum para que faa sentido. Da que vem a nossa fora.

PUB

12

1 a 7 de agosto de 2013

Desporto

TODA A INFORMAO EM

www.destak.pt

Os ltimos cartuchos
Com o aproximar do incio dos campeonatos nacionais, so cada vez menos os jogos amigveis disposio dos clubes. O FC Porto participa no ltimo torneio a feijes antes da Supertaa e Benfica e Sporting tambm diminuem o ritmo. L fora, a Guinness Cup 2013 concentra as atenes.
MIGUEL A. LOPES / LUSA

AGENDA DE JOGOS NA TV
COMPETIO JOGO QUINTA, 1 FINAL EURO SUB-19 FRANA 19H45 SRVIA+ SEXTA, 2 PARTICULAR CHELSEA 01H00 INTER MILO= PARTICULAR LA GALAXY 03H30 REAL MADRID= PARTICULAR SP. BRAGA 20H30 NORWICH= PARTICULAR BARCELONA 20H30 SANTOS= SBADO, 3 PARTICULAR NPOLES 14H00 FC PORTO= PARTICULAR BENFICA 19H45 SO PAULO# PARTICULAR MNACO 17H30 TOTTENHAM= SUPERTAA FRANA PSG 19H45 BORDUS= DOMINGO, 4 PARTICULAR GALATASARAY 14H00 FC PORTO= PARTICULAR EVERTON/JUVENTUS 03H30 LA/REAL= PARTICULAR VALNCIA 21H30 CHELSEA/INTER= PARTICULAR MILAN 23H30 CHELSEA/INTER= SEGUNDA, 5 PARTICULAR SPORTING 21H15 WEST HAM* TERA, 6 PARTICULAR SP. BRAGA 21H15 WEST HAM* QUARTA, 7 PARTICULAR SPORTING 21H15 SP. BRAGA* PARTICULAR TAILNDIA 15H00 BARCELONA= *RTP1 +EUROSPORT #BENFICATV =SPORT TV

Com uma mo-cheia de jogos amigveis disputados nalguns casos mais , j possvel descortinar algumas das principais opes dos treinadores dos chamados trs grandes do futebolportugus. No FC Porto o duplo pivot a meio-campo veio para ficar, com Fernando e Defour como principais protagonistas, enquanto para Lucho est reservado o papel de maestro, de nmero 10.
PUB

No Benfica, Jorge Jesus tem dado indicaes de que vai abdicar dos dois avanados, optando pelo que chamade 9 e meio. Um mdio ofensivo que jogamais avanado que o tpico 10, em constante alternncia de posies com os dois extremos. Pensava-se que Djuricic seria o escolhido para o novo papel, mas Markovic tem vindo a ganhar terreno, com boas exibies e golos.

Quanto ao Sporting de Leonardo Jardim, apesar de todas as incertezas e limitaes na preparao da novapoca, vemdando sinaisde irreverncia, sustentado num 4-3-3 com maiorintensidade atacante, massem esquecer o equilbrio. Ideias que os prximos jogos amigveis (ver caixa ao lado) vo confirmarouno, naqueles que sero praticamente os derradeiros testes antes dos jogos a srio.

Mas os motivos de interesse para os adeptos do futebol vo alm-fronteiras. Com destaque para a Guinness Cup, prova que junta em vrias cidades norte-americanas grandes colossos do futebol europeu, como Real Madrid, Chelsea, Milan, Juventus e Inter Milo. Cada equipa ir disputar 3 jogos, mediante os resultados do encontro inaugural.
JOO MONIZ

CONCURSO DOS RGOS DE INFORMAO N.O 32/2013 DE 11/08/2013. PROGNSTICO DESTAK, REDAO DESPORTIVA:

Portugal espera dos adversrios para a Super Final


Entre os dias 2 e 4 de agosto, disputa-se em Moscovo a quinta e derradeira etapa da Liga Europeia de futebol de praia, competio transmitida pela Sport TV. Finalizada esta ronda, em que Espanha e Rssia so os grandes candidatos vitria, Portugal ficar a conhecer os seus adversrios para a Super Final, que se disputa em Espanha a partir de dia 7 de agosto. Portugal procura o triunfo que escapa h trs anos.

Volta a Portugal em bicicleta arranca no dia 7 em Lisboa


jestaquarta-feira, dia7, que sai para a estrada a 75 Volta a Portugal em bicicleta, com a disputa dos 5 km do prlogo em Lisboa desta vez no recebe a etapa final. As decises devero ficar guardadas para o final da prova, com a subida Serra da Estrela na 8 etapa(dia16) e o contrarrelgio individual no dia seguinte. Antes, a 11, os ciclistas sobem Senhora da Graa. Hugo Sabido e Hernni Broco so os favoritos vitria.

Andebol de praia disputa finais nos areais de Sesimbra


Ainda no alcanou a popularidade do futebol ou do voleibol, mas o andebol de praia tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos, acumulando praticantes de norte a sul do Pas. Entre os dias 2 e 4, Sesimbra acolhe a final do Circuito Nacional, onde 12 equipas procuram a vitria no escalo Masters Masculinos, 9 em Masters Femininos e outras 6 quer em Rookies Masculinos, quer em Rookies Femininos.

1. PORTO - V. GUIMARES 2. PORTIMONENSE - FARENSE 3. SANTA CLARA - CHAVES 4. TROFENSE - BENFICA B 5. AVES - U. MADEIRA 6. LEIXES - FEIRENSE 7. ATLTICO - SPORTING B 8. BEIRA-MAR - PORTO B 9. PENAFIEL - OLIVEIRENSE 10. MOREIRENSE - AC VISEU 11. BORDUS - MNACO 12. LYON - NICE 13. NANTES - BSTIA

1 X 1 X 1 X 2 1 2 1 X 1 1

PUB

14

1 a 7 de agosto de 2013

Entrevista

Senti que tinha de contar esta histria to

portuguesa
Como que surgiu a ideia para este 1. filme? O objetivo foi homenagear os portuguesesem Frana?

Ruben Alves o autor do mais recente fenmeno do cinema francs: A Gaiola Dourada. O filme mais portugus de Frana deste luso-descendente uma homenagem aos seus pais. Apaixonado pela histria, conta-nos na lngua de Cames o segredo que levou 1,5 milhes de pessoas a ver o filme em Frana. JOO TOM
que era uma histria que nunca tinha sido contada. Aimagemdosportugueses em Frana sempre ligada ao futebol. Senti que tinha de contar esta histria, de mostrar este lado, porque no existia quase nada nos meios culturais sobre aperspetivaportuguesa. E depois queriahomenagear os meus pais e a comunidade portuguesa.
Utilizou muito a sua experincia pessoal paraaspersonagenseashistrias?

Inicialmente tinhaumaideiaparaum guio diferente, mas o meu produtor incentivou-me a escrever sobre as minhas razes e comecei a perceber

Sim, sem dvida. Digo muitas vezes que o filme no autobiogrfico, mas

inspirado nos meus pais, que tm o mesmo perfil dos protagonistas. Nas sensaes, namaneirade pensar e ver a vida. Tentei dar uma alma portuguesa a este filme francs. Talvez seja o filme francs mais portugus de sempre.

1 a 7 de agosto de 2013
TODA A INFORMAO EM

15

www.destak.pt
TivesorteemconvencerogrupoPath, quetemmuitafora.Gostaramdaideia de falarpela1 vez sobre o mundo portugus em Frana e adoraram depois de lerem o guio. Deram muita fora. a minha 1 longa-metragem, sou jovem,masnuncaduvidaram.Deram-me confiana porque perceberam que tinha a certeza do que queria. Logona1reuniodisse-lhesqueosatoresprincipaistinhamde serportugueses. Eles tinham dvidas porque no conheciam, mas ficaram a conhecer.
TemumelencocomRitaBlanco,Joaquim deAlmeida,MariaVieira.Escreveuoguio japensarneles?

BI Ruben Alves
Ruben Alves nasceu em Paris, h 32 anos, e filho de pais portugueses Vive e trabalha em Paris, solteiro ator e realizador. Estreou-se como ator em 2001 numa curta-metragem e como realizador em 2002, na curta lAbri des Regards Indiscrets Em 2004 teve o 1. papel numa longa-metragem, Pdale Dure, de Gabriel Aghion. Trabalha em televiso desde 2005. Em A Gaiola Dourada ator (num pequeno papel de luso-descendente), realizador e guionista Depoishumadescoberta.ABarbaraCabrita, uma atriz luso-francesa que faz afilhaluso-descendentequetentaevitar oseu ladoportugus. um casotpico? A rodagem correu bem? O facto de j seratorajudou-oneste1.filme?

No. Quando escrevi no pensei em atores. Mas mal acabei comecei a investigar. O Joaquim de Almeida foi por acaso. Encontrei-o em Cannes. Olheiparaeleecomeceiaperceberque elepodiaserumJosperfeito.Eraum bom desafio p-lo numa comdia com ternura, numa personagem humilde, trabalhador das obras. Estamos habituados a v-lo em personagens mais duras e senti que ele tinha uma parte comovente. E com a Rita Blanco vim aLisboaporquevivoemFranaeno conheo o cinema portugus e per-

A personagem Paula foi a mais complexa e que os produtores franceses maisdificuldade tiveramemperceber. No entendiam como que ela sentia aquele repdio por ser filha de portugueses. umafilhade emigrantes que ainda no se encontrou com as razes portuguesas que tem. Continuo a ver muitos luso-descendentes que ainda no esto vontade com esse seu lado: hquemsintaquase vergonha; depoishoutrosquesesentemtotalmente desinteressados nas suas razes. Tenho primos que no falam nada de portugus, nem um ol, e os pais at

Correu oooootimamente bem. Havia muito bem-estar, consegui criar uma famlia entre o elenco e a equipa. Todos adoraram ver os portugueses juntos. Ajudou-me muito ser ator, para comunicar com eles antes de rodarmos. Dava-lhes oportunidade de participarem no processo criativo, sem nos afastarmos do que eu queria das cenas. Todos os atores estavam muito empenhados no filme, nesta histria e deram muito de si mesmos. Trabalhmos muito juntos nos pormenores, do sotaque certo s expresses. Foi timo ter atores to bons.
Ofilmejfoivistopormaisde1,5milhes de pessoas em Frana. Como foram as reaesem geral?

Sente que os portugueses por norma trabalham para os franceses, mas no socompreendidosporeles?

Nem os conhecem. O portugus de Franabemvistoanvelprofissional, integrado, conhecido por ser corajoso edisponvel,masnohrepresentao forte nos media ou no audiovisual. Quem so? Como vivem aemigrao? Quispranuestasquestesehumanizar os portugueses, para mostrar que h mais nas pessoas alm da porteira e do homem das obras.
a sua estreia como realizador, depois de uma curta. Como convenceu osinvestidoresaapostarem nofilme?

[Os franceses] nem os conhecem [os portugueses] (...) tentei dar uma alma portuguesa a este filme francs
vo falando algum portugus em casa. Mas esta personagem da Paula ao longo do filme vai mudar muito.
Os tons e as cores fazem lembraro filme O Fabuloso Destino de Amlie, com ares clssicos. O queoinspirou?

gunteiaosamigosquemqueachavam amelhoratrizetodosdisseram:aRita. Encontrei-me com ela e tivemos logo uma paixo um pelo outro. Temos a mesma viso do cinema. Ela na comdia muito boa, porque consegue dar muita verdade e ternura no olhar personagem. L em Frana os atores principais, o Joaquim e a Rita, foramumxitojuntodacrtica,porque eles no os conheciam e gostam de conhecer pessoas novas. Adoraram. E a Maria Vieira foi a cereja no topo do bolo. Foi difcil conseguir traz-la doBrasil,massadmitiaquefosseela. Ela nica, mesmo na caricatura. Todos eles tm Portugal dentro deles.

Acho que tenho uma alma antiga, velha. Por isso gosto dessas cores, luzes com tons quentes e envolventes. Mas mais do que outros filmes ou realizadores, o que me inspira mais a prpria vida. Depois gosto do cinema do Almodvar, da forma como ele filma as mulheres e tambm de cineastas franceses como o Claude Sautet, que falamuito nas relaes humanas.

Quando se faz um filme nunca se sabe como vai ser recebido. Mas, apesar de ser sobre uma famlia portuguesa, tem uma parte muito universal com que todos se podem identificar. Foi por isso que o filme foi to bem recebido no s pela comunidade portuguesa, mas pela francesa e at rabe. Tive crticas muito boas mesmo de jornais intelectuais, como o Le Monde ou o Telegrama. Tocou ao grande pblico, dos trabalhadores classe mais alta. Mas o sucesso veio do boca a boca. um filme pequeno, com um elenco de gente pouco conhecida em Frana. Tornou-se num fenmeno atravs da comunidade portuguesa. Houve reportagens sobre as idas de famlias inteiras s salas, algo que no se via em Frana h muito tempo. E no final batiam palmas, cantavam e at danavam!
PUB

16

1 a 7 de agosto de 2013

Entrevista
O filme j teve antestreias em Portugal. Teveum feedback diferente?

TODA A INFORMAO EM

www.destak.pt

Na antestreia de Lamego as pessoas tambm bateram palmas no fim e quiseram falar comigo. Havia quem me dissesse ter-se sentido comovido por ter famlia em Frana e se ter identificado, mas tambmquemno conhea ningum por l e tenha chorado baba e ranho pela identidade portuguesa, que muito forte. Em Cascais houve quem me dissesse que era o melhor filme portugus que j tinham visto e o filme at francs (risos).
Por onde vai estar o filme agora? OsEUAsoum objetivo?

J estreou em Frana, Luxemburgo, Sua e Blgica. Agora estreia aqui enoCanad.Segue-seAlemanhaondechamaramaofilme PortugalMeu Amor , ustria, Colmbia, Brasil, Itlia, Austrlia, Nova Zelndia. Nos EUAainda no est garantido.
E o que se segue? Quercontinuararealizar, acontaroutrashistrias?

Sim, claro. Ideias no faltam. Quero comear a escrever um guio em setembro, mas esto a chegar-me vrias propostas com ideias e guies. Estoualer, mas quero fazertudo com calmaecontarumahistriaquevenha do corao. tomuitodonorte,masdesdequedescobriaCostaVicentinahquatroanos que fiquei apaixonado pelo Alentejo. ZonapreferidaemFrana Gosto muito do sudoeste, perto de Bordus, cheio de castelos medievais. H ainda uma autenticidade muito forte nas tradies e come-se muito bem. As pessoas so muito abertas.

A saber:
Onde passava os veres Sempre em

Portugal, em julho e agosto. Lisboa e Costa de Caparica, na praia, depois passavmossemprepelonorte,omeu pai de Guimares. ZonapreferidaemPortugal AdoroLisboa, soufantico. Tenho casal. Gos-

Estreia

PUB

A Gaiola Dourada
Uma comdia com a capacidade rara de provocar risos, sorrisos e choros de emoo. Um filme que conta a histria de um casal de emigrantes em Frana com um dilema.
A Gaiola Dourada um produto de amor. O filme de Ruben Alves foi feito em Frana, com financiamento francs, mas conta uma histria profundamente portuguesa. Uma homenagem sentida em cada cena filmadapeloator/realizador/guionista luso-francs. E se o pequeno filme (para a dimenso francesa, j que custou6 milhes de euros) se tornou numfenmeno emFrana, o mesmo aconteceu com o jovem realizador e os atores portugueses comdestaque para a dupla improvvel, mas curiosamente perfeita, Joaquim de Almeida e Rita Blanco. Julga-se que h mais de 800 mil portuguesesemFrana.Amaiorparte partiu nos anos 60, 70 e 80 e ocupou cargos pouco qualificados. O filme pegano esteretipo do casalportugusemqueelaporteiraeeletrabalha na construo civil, para mostrar de uma forma muito divertida, mas com dilemas e traumas reais, quemsoosportuguesesemFrana.
Acompanhamos ento Maria(Rita Blanco) e Jos Ribeiro (um surpreendente Joaquim de Almeida), umcasalluso aviverh30 anos num dos melhores bairros de Paris. Ela porteirado prdio (agaioladourada), ele trabalha nas obras. Ambos so fulcrais paraos patres, embora o reconhecimento s surja quando o casalrecebe umaavultadaherana com a condio de se mudarem para Portugal e ficam com um dilema: cumprir o sonho ou manter arotina. A coscuvilhice lusa leva a que todos saibam da herana secreta e, s escondidas, os patres franceses vo tentar convencer o casal a ficar. As caratersticas mais portuguesesas so o mago do filme tanto no lado mais cmico, como no lado mais srio. Destaque ainda para a estridente e divertida Maria Vieira e asurpreendente atriz luso-francesa Barbara Cabrita, que faz de filha de Maria e Jos, num papel intenso. Um belssimo filme. JOO TOM

PUB

18

1 a 7 de agosto de 2013

Roteiro

TODA A INFORMAO EM

www.destak.pt

Concertos e festivais de

boa msica
Sejam concertos ou festivais, o que interessa terem muita msica. Para todos os gostos, um pouco por todo o Pas. POR FILIPA ESTRELA
Neopop solta a eletrnica que h em ti
Entreosdias8e10de agosto, Vianado Castelo recebe o Neopop ElectronicMusicFestival. Um evento que pretendeserindependente e de qualidade, graas aos artistas, ao pblico e prpria cidade.Ofestivalmais importantedemsica eletrnica do nosso pas regressa com uma imagem renovada e um cartaz muito ambicioso,comalguns dos maiores nomes da msica de dana da atualidade. Preo: 30 (um dia); 75 (passe de trs dias)
DR

Hip hop e reggae aSudoeste


Snoop Lion (na foto) um dos nomes mais aguardados da 17 edio do festival que continua a dar vida Zambujeira do Mar. De 7 a 11 de agosto, a Herdade da Casa Branca vai receber ainda nomes como Avicii, Alesso, Djeff (dia 7) e Pitbull, SOJA, Richie Campbell e DJ Vibe (dia 8). Pete Tha Zouk, Fatboy Slim, Janelle Mone, Donavon Frankenreiter e Tiago Bettencourt esto confirmados para dia 9, enquanto Calvin Harris, Cee Lo Green, Expensive Soul e Kika so os principais responsveis pela animao no dia 10.

A encerrar o cartaz, alm da verso reggae de Snoop Dog, atuam DJ Ride e Orelha Negra. Destaque para o Palco Santa Casa, que vai receber talentosos msicos portugueses, como Dengaz, Frankie Chavez, Kumpania Algazarra, Joo S, Ana Free, Salto, Long Way to Alaska e D.A.M.A. Prepare-se para cinco dias de msica, sol e festa, num Meo Sudoeste este ano mais virado para o hip hop e para o reggae. Os festivaleiros mais ansiosos j podem montar as tendas no campismo a partir de 3 de agosto. Preo: 48 (um dia); 95 (passe 5 dias)
DR

Gilberto Gil no Coliseu


F na Festa o trabalho que o
cantor brasileiro dedicou s celebraes juninas brasileiras e aos ritmos contagiantes do Baio. Este tambm o ttulo da digresso que Gilberto Gil est a trazerEuropa.Lisboaacidade quesesegue,a6deagosto,eoColiseudosRecreiosasalaescolhida.Umespetculoirresistvel,que comea s 22h. Preo: 15 a 50

DevendraBanhartaovivo
O msico norte-americano vem aoPasparaapresentarolbum Mala, a 2 de agosto, s 21h na Casa da Msicaedia3,s21h,noCentroCultural de Belm. Devendra Banhart umdosmaistalentososecarismticos msicos da atualidade, que conta com oito discos de originais. Rodrigo Amarante garante a primeira parte. Preo: 20 a 28

Ne-Yo na Gala Pine Cliffs


A 17 edio da Gala de vero do Sheraton Algarve Hotel & Pine Cliffs Resortestmarcadapara4de agosto, nos relvados daGolfAcademy. Ne-Yo, a estrela internacional de R&B e vencedor de vrios Grammys, a escolha musical que marcaaestreiado cantor no nosso pas. O Resort preparou aindaumrequintadojantarconfecionado pelo chef Osvalde Silva, uma after partynorestauranteYakuzabyOlivier e fogo de artifcio.

MARCOS HERMES

PUB

20

1 a 7 de agosto de 2013

Roteiro
TEXTOSPOR:FILIPAESTRELA

TODA A INFORMAO EM

www.destak.pt

Vero e humor do as mos

Branca de Neve
Espetculoparatodos no PalciodeCongressosdoAlgarve Pensadoparaentretermidosegrados, Branca de Neve no Gelo vai revisitaraclebrehistriadabelaprincesade cabelos negros e pele de marfimperseguidapelamadrastainvejosapelasuabeleza.Todosconhecemos as aventuras e o final feliz, mas a surpresatentarpercebercomoestahistriapode ser contadanumapistade gelo,compatinadores,atoresecanto-

no Solrir Kids
Nilton, Joo Seabra, Serafim e Miguel 7 Estacas atuam no evento Taviravaireceberaestreiade umfestival de humor especialmente concebido paraos mais pequenos. Nos dias 3 e 4 de agosto, s 21h45, o Parque de Festas d as boas-vindas a toda a famlia com muita comdia. O Solrir Kids apresenta alguns dos melhores humoristas do nosso pas como Nilton, Joo Seabra, Serafim e Miguel 7 Estacas, que prepararam espetculos exclusivamente a pensar nas crianas, com o objetivo de as despertar para um novo tipo de entretenimento. O evento pretende ser uma montra do humor nacional, organizado pela Press Happiness, com o apoio da Cmara Municipal de Tavira, da Antena 3, do Canal Panda, da revista Pais & Filhos e do Blog da Carlota. Preo: 10 (adulto); 5 (dos 6 aos 12 anos); 25 (dois adultos e duas crianas dos 6 aos 12 anos); grtis (crianas at aos 6 anos)

res portugueses. Adaptadae encenada por Miguel Coelho, Brancade NevenoGelo protagonizadaporPatrcia Candoso, que vai estar ao lado de artistas como o ator e cantor Camilo Reis(queprotagonizou AladinoonIce no Teatro Rivoli), o ator David Mesquita(MorangoscomAcar) e apatinadora profissional Diana Caetano. Entre os dias 5 e 11 de agosto, s 21h30, o Palcio de Congressos do Algarve vai transformar-se num conto de fadas a no perder. Preo: 13 e 15

Festival do Ar
Fim de semana de grandes voos e msica na Praia de Melides Msica, atividades para crianas e desporto so os ingredientes do Festival do Ar, que se realiza de 2 a 4 de agosto, na Praia de Melides Concelho de Grndola. Durante trs dias, a 6 edio desdobra-se tambm em pontos de ao como Tria, Comportae Pego. Este ano, almdos batismos de kitesurf e parapente, dos saltos do Basejumper Mrio Pardo e dos avies acrobticos, o Festival do Ar conta com Jos Occa Rodrigues no surf e Rben Gamito no skate. E h ainda um mini half pipe, que vai estar aberto ao pblico. Amsica est garantida tanto de dia como de noite. O PlayCenter, espao destinado aos mais novos, outra novidade, com insuflveis, jogos tradicionais e umarea para recreao artstica. Preo: 7 (dirio) e 10 (3 dias)

Zzere Arts
Festivaldeperaecantolrico emTomareemFerreiradoZzere Cerca de uma centena de cantores lricosecantoresdecorounemesforos paraapresentarumgrandeprograma, onde no falta Cos fan Tutte, de Mozart, GiulioCesare,deHandel,oes-

petculo Cenas da Vida Rural e ainda Requiem,deMozart.Acompanhamos cantoresumaorquestrade15msicos conduzidospeloQuartetoLopes-Graa e pelo violinista Lus Pacheco Cunha. Os palcos so o Claustro do Convento de Cristo, em Tomar, e a Quinta do Adro, emFerreirado Zzere. De 7 a17 de agosto, a cultura est garantida.

LIVROS POR FILIPA ESTRELA


E AsMontanhas Ecoaram
Khaled Hosseini
Presena

Se No Podes Juntar-te a Eles, Vence-os


Filipe Homem Fonseca
Divina Comdia

AsMulheres de Summerset Abbey


T.J. Brown
Noites Brancas

Luz Antiga
John Banville
Porto Editora

J est a ser um fenmeno e percebe-se porqu. O romance que est a mudar o mundo d um olhar pessoal sobre a nao afeg, atravs de uma saga familiar, escrita pelo autor de O Menino de Cabul.

O co-autor de contos, sries, peas e filmes apresenta o primeiro romance. Pouco convencional e apelativo por isso mesmo, o livro suscita curiosidade desde o princpio.

Especialmente dirigido aos fs da srie Downton Abbey e aos curiosos esta estreia oferece um romance sobre os costumes da poca vitoriana, baseado na vida de trs jovens mulheres.

Um grande nome da literatura britnica, vencedor do Booker Prize em 2005, atira-nos uma pergunta (existe alguma diferena entre a memria e a inveno?), que percorre o romance fascinante, profundo e com humor.

PUB

22

1 a 7 de agosto de 2013

Roteiro
DR

Viaje no tempo

Comea hoje a XVII Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, o maior eventoderecriaomedievaldaPennsulaHispnicaque,at11deagosto,vairecriar episdiosdoreinadodeD.AfonsoII,oterceiroreidePortugal. Santa Maria da Feira veste-se a rigor, oferecendo aos residentes e visitantes vivncias singulares
PUB

de memrias da poca medieval, recriadas em ambientes histricos, sustentados pelo seu patrimnio arquitetnico e natural, onde reina a festa, a animao, o lazer e a gastronomia. O programa da Viagem Medieval inclui 312 espetculos, 135 horas de animao e 31 reas temticas num total de 11 dias. O bilhete dirio custa 2 e a pulseira, vlida para todo o evento, custa 4. Hoje, para assinalar a aberturadaViagem Medieval, aentrada livre. O programadas atividades e respetivos horrios est disponvel em www.viagemmedieval.com.

1 a 7 de agosto de 2013

23

Um ms de gastronomia Agosto
Quatro semanas dedicadas a quatro especialidadesgastronmicasdiferentes, muita msica, artesanato, produtos regionais e o ambiente ideal para conviver com a famlia e com os amigos. O Agosto no Porto leva a partir de hoje Alfndegado Porto o melhor da gastronomia portuguesa. At 11 de agosto, a protagonista a francesinha, prato cada vez mais famoso e apreciado e que j se tornou num dos smbolos do Porto. O marisco entra em cena de 12 a 18 de agosto. A relao entre a qualidade e o preo nesteeventoumfatorconvidativoparaquemnodispensaumamariscada. De 19 a 25 altura para provar os melhores petiscos nacionais, de vrias regies de norte a sul do Pas. Os ltimos dias do Agosto no Porto so dedicados ao bacalhau, prato tambm muito apreciado pelos portugueses.

PUB

Muita animao
Gastronomia parte, o evento ter igualmente uma enorme oferta em termos de animao. Alm de um palco para atuaes musicais, vai ser instalada na Alfndega do Porto uma feira popular, com carrossis e outros divertimentosparaosmaisnovos. O Agosto no Porto vaicontaraindacomumareade artesanato e produtos regionais portugueses, bem como uma zona de venda de roupa e de acessrios, assim como automveis. E como se trata de um evento de vero, destinado arefrescar os dias e as noites mais quentes, serinstalada tambm uma piscina, bem como diversas reas lounge.
DR

24

1 a 7 de agosto de 2013

Super Vero em Destak

TODA A INFORMAO EM

www.destak.pt

Diverso mais a sul


A segunda semana do Faz-te a um Super Vero foi repleta de aventuras, de diverso e de surpresas. Desta vez no Algarve, outros grupos oriundos de vrios pontos do Pas tero a oportunidade de se divertir como nunca, durante sete inesquecveis dias.
Na segunda edio daquele que o melhor roteiro destas frias de vero, as praias de Milfontes, Porto Covo ou Malho foram os locais escolhidos para ir a banhos e para realizar no s os torneios de futebol e de voleibol, mas tambm as guerras de pistolas de gua ou os grandes torneios de sueca. noite a diverso tambm foi uma constante. Os participantes tiveram a oportunidade de ir ao Festival Msicas do Mundo em Sines, onde assistiram aos concertos, dentro do castelo, e viveram de perto a hegemonia deste evento. O ponto alto dasemanaaconteceu na praia do Carvalhal, onde decorreu a Super Bock Sunset Beach Party powered by MTV. Nesta festa a todos os nveis memorvel, os participantes divertiram-se como nunca, festejando com Super Bock aquilo que existe de melhor no mundo: a amizade. Uma festa que durou at o sol se pr e que nunca mais ningum ir esquecer. Tal como na primeira semana, a boa alimentao foi uma constante ao longo dos sete dias. A noite de churrasco, que juntou todos os participantes voltadamesae que contou com espetadas, febras, hambrgueres, po de alho, melancia, melo e vrias Super Bock, foi uma das refeies mais bemrecebidas por todos. Na noite de despedida, contou-se, mais umavez, comumfantstico chef. Este ensinou alguns truques de cozinha e preparou quatro deliciosos pratos para o grupo, naquela que foi mais uma edio do showcooking semanal, em parceria com a Milaneza.

Para concorrer basta ser o mais original


A terceira semana do tour Faz-te aumSuper Vero jarrancou, em Lagos, para onde esto tambm garantidas muitas mais atividades, diverso e alegria. O ponto alto da semana ser no domingo, dia 4, com a Super Bock Sunset Beach Partypowered byMTV, no bar Duna Beach na Meia Praia. No te esqueas, a Super Bock tem at 10 grupos de 3 amigos para oferecer por semana. Basta sercriativo. V como concorrerem www.superbocksuperverao.pt.

FICHATCNICA TtuloRegistadonoE.R.C. sobon.123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicaes, SA; Empresa Jornalstica n. 223575; Matrcula n. 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: 156.480,00; PrincipaisAcionistas: Cofina, SGPS, SA, Antnio Stilwell Zilho, Francisco Pinto Barbosa, Gonalo Sousa Uva; ConselhodeAdministrao: Antnio Stilwell Zilho, Francisco Pinto Barbosa, Gonalo Sousa Uva, Lus Santana, Pedro Arajo e S; NomedaPublicao: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; ChefedeRedao: Joo Moniz; EditoraExecutiva: Patrcia Naves; Redao: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, Joo Tom, Patrcia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Valadas Ferreira; Reviso: Catarina Poderoso; Colunistas: Joo Malheiro, Jos Lus Seixas, Lusa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanp; ProjetoGrfico: Carles Durn Grupo CYAN; PaginaoeGrafismo: Snia Santos (Editora), Filipa Rosa, Rita Alves; DepartamentoCriativo: Antnio Garcia, Rui Gonalves; Marketing: Joo Aleixo, Rita Costa; Filipa Fouto (marketing@destak.pt); Passatempos: Marta Tavares; Ativaes e Eventos: Joo Aleixo (Coordenador), Joana Gil, Marta Brigham; Administrao/Redao/Publicidade: Arruamento B Rua Jos Maria Nicolau, N. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; DepartamentoComercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGNCIAS: Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: Eva Oliveira, Filomena Mestre, Joo Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 21 049 42 04 ou 21 049 48 15/Fax: 21 049 31 34/E-mail: comercial@destak.pt; Porto: Gabriela Raposo, Tiago Medeiros; Telefone: 22 532 23 00/Fax: 22 532 23 99; ChefedeDistribuio: Jos Magalhes; Periodicidade: Diria; PreodeCapa: Gratuito; ImpressoNacional: Lisgrfica, Impresso e Artes Grficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; DepsitoLegal: n. 170470/01. DelegaoPorto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1. 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

PUB

26

1 a 7 de agosto de 2013

Cinema
As criaturas mais azuis de sempre esto de volta neste

TODA A INFORMAO EM

www.destak.pt

Smurfs 2, a sequela do filme de 2011 com o divertido Neil


Patrick Harris e que conta com o 3. captulo da trilogia marcado para 2015. A criao do artista belga Peyo, que cumpre 55 anos, est de volta, agora em 3D.

TAMBM ESTREIA

Smurfs
em misso de salvamento
as curiosas criaturas chegaramainda a preto e branco, nos anos 1960. Mas desde 2011 que Hollywood pegou nas criaturas e levou-as para o grande ecr, misturando realidade com smurfs animados gerados por computadornatecnologiaCGI (ao estilo Gollum, no Senhor dos Anis). O 2 captulo do que est planeado ser uma trilogia estreou nas salas portuguesas esta quinta-feira. Em Smurfs 2, que volta a ser realizado por RajaGosnell (conhecido por comdias como O Agente Disfarado ou Scooby Doo), esto de volta todas aspersonagensdo primeiro filme,mas agora com a tecnologia 3D includa experincia. H dois anos, os pequenos Smurfs escaparam do seu mundo mgico para Nova Iorque, onde se tornaram amigos dos seres humanos Patrick e Grace Winslow(Neil PatrickHarris e Jayma Mays). Foi l que conseguiram escapar ao temvel Gargamel e voltar para o seu mundo. S que agora o malvado feiticeiro est decidido a obter a essncia dos Smurfs. Rapta a bela Smurfina (Katy Perry) e leva-a para Paris, cidade onde conhecido como o mais poderoso dos mgicos. Arriscando a prpria vida, os dedicados amigos de Smurfina retornam ao mundo dos humanos determinados a resgat-la.
JOO TOM

Thriller

Phantom O Submarino Fantasma


Este thriller intenso, baseado numa histria verdica da Guerra Fria, conta com Ed Harris e David Duchovny. Acompanhamos o capito Demi Zubov (Harris), que depois de uma misso em alto-mar obrigado a aceitar o comando do submarino B-76, munido de um poderoso mssil nuclear. Com uma tripulao que no a sua e com uma misso secreta cheia de mistrios. Quando percebe que o objetivo lanar um mssil contra os EUA, fazendo parecer um ataque vindo de um navio chins para dar incio a uma guerra entre as naes, ele vai ter de tomar decises.

H 55 anos, o artista belga Pierre Culliford, mais conhecido por Peyo, criavaos Smurfs, ouEstrumpfes, criaturas pequenas e azuis, comvestimentas peculiares que vivem em cogumelos e que comearam a ganhar fama mundial junto de vrias geraes de crianas. Os primeiros filmes sobre

Terror

Hspedes Indesejados
O terror assume muitas formas e este filme, do especialista no gnero Ti West, inspirado numa histria real passada em Nova Inglaterra, nos EUA. Depois de mais de 100 anos de atividade, o velho e antiquado hotel Yankee Pedlar Inn est prestes a encerrar. H quem acredite que est povoado de fantasmas, algo que ningum conseguiu provar. Antes que o edifcio seja destrudo, Claire e Luke (Sara Paxton e Kelly McGillis), os ltimos empregados, esto decididos a provar que os rumores tm razo de ser e iniciam investigaes que os levam para um mundo assustador e assombrado.

PUB

28

1 a 7 de agosto de 2013

Tecno

Aproveitar o vero com aplicaes mo


A lista de aplicaes que pode descarregar para os dispositivos mveis com garantia de lhe facilitarem a vida grande. Escolhemos algumas que prometem tornar mais agradvel o seu vero.

EatOut: comer fora e bem


Se est por Lisboa ou planeia uma visita capital, no deixe de descarregar o EatOut, uma aplicao que lhe permite descobrir uma lista de restaurantes e usufruir de vouchers gratuitos nos melhores restaurantes da cidade. E escolher por preferncia gastronmica, proximidade geogrfica, preos, popularidade e muito mais. Disponvel para iOS e Android. Custo: gratuito
PUB

Map My Ride: percursos de bicicleta


indispensvelparaosquenoconseguempassarsemabicicleta.ComoMapMyRidepodeusar o GPS do seu dispositivo mvel para controlar todas as atividades de fitness. Permite gravar os dados do treino, incluindo durao, distncia, ritmo, velocidade, altitude, calorias queimadas e rota percorrida e criar um histrico do perfil. Disponvel para iOS e Android. Custo: gratuito

Contador de calorias: de olho na linha


tempo de vero e frias. E de tentaes, sobretudo mesa. Mas paraquem no quiser dar frias sade e linha, pode sempre contar como Contadorde Calorias, umaaplicao que, de forma simples, disponibiliza informao paraos alimentos que ingerimos, disponibilizando ainda exerccios e dicas para perder peso. Disponvel para iOS e Android. Custo: gratuito

Bandeira azul: praia em segurana


Vero sinnimo de praia. Mas deve ser tambm de segurana. Esta aplicao juntaas melhores praias, com informao detalhada sobre as que tm BandeiraAzul. Atravs de um mapa, saiba quais so as praias com esta distino e as que estomaispertodasualocalizao. Ainformaoincluidescrio,temperaturas, fotografias,servios, mapas delocalizao e muito mais. Disponvelpara iOS e Android. Custo: gratuito

Praia em direto: onde ir a banhos


Para que tenha sempre disponvel toda a informao sobre as praias nacionais, a Vodafone disponibiliza uma aplicao que fornece informao em tempo real sobre o ndice UV, temperaturadagua, temperatura do ar, humidade, velocidade do vento, ondulao, qualidade da gua, direo do vento, altura das ondas e muitas outras informaes. Disponvel para iOS e Android. Custo: gratuito

1 a 7 de agosto de 2013
TODA A INFORMAO EM

29

www.destak.pt

Naturais como a sua sede


Mquina digital Sony DSC-HX50
A Sony Cyber-shot DSC-HX50 considerada a mquina mais pequena (cabe num bolso) e leve do mercado, com zoom 30x. Ficmos surpreendidos com a capacidade de nos aproximar dos acontecimentos com qualidade. possvel atingir at 60x de zoom se utilizarmos o sistema Clear Image Zoom e, graas ao estabilizador de imagem, conseguimos tirar fotografias Lua ou a uma praia distante, no horizonte. H vrios modos disponveis para fotografar, do mais automtico ao mais manual (permite gerir a exposio) e a qualidade do vdeo tambm de timo nvel para a sua classe, numa mquina com um sensor de 20 megapixels. O preo paga a qualidade e o zoom. Preo 419
JOO TOM

Tablet iPad mini


O vero traz frias e com elas convm ter um gadget pequeno e mvel. E o iPad mini uma boa opo no domnio dos tablets pequenos. Concorrente do bem conseguido Nexus 7 (um pouco mais pequeno), o iPad mini cabe numa mo (tem 7,9 polegadas) e muito prtico, seja para ler jornais, ler um livro em formato digital ou consultar o e-mail. primeira vista e ao primeiro toque, impressiona o peso, ou a ausncia dele e o tamanho. Pesa metade do iPad normal (312 gramas) e a diferena de tamanho de ecr no assim to grande. No tem ecr retina, mas o que tem acaba por chegar perfeitamente. Preo 339

Smartphone HTC One


Muito elogiado pelo design elegante metlico, o HTC One mostra que nem s a Samsung e a Apple fazem smartphones de qualidade. O ecr de 4,7 polegadas dificilmente podia ser melhor e o processador, quad-core, permite fazer todas as tarefas de forma rpida e eficiente, num aparelho com sistema operativo Android Jelly Bean. A cmara tambm das melhores, mas onde ele mais brilha na autonomia. possvel navegar pela Internet mais de 10 horas e estar em stand-by mais de 60 horas. timo para as frias, j que na praia no h tomadas para carregar. Preo 599
PUB

30

1 a 7 de agosto de 2013

TV

TODA A INFORMAO EM

www.destak.pt
RENE ROSSIGNAUD

Festival Isle of MTV chega ao pequeno ecr pelo stimo ano


j no prximo dia 6 de agosto, s 22h50, que a MTV Portugal transmite aquele que considerado um dos mais extravagantes e diversificados espetculos de vero gratuitos, o Isle of MTV. Pelo 7 ano consecutivo, os festivaleiros do mediterrneo rumaramilhade Malta, onde aPraa Il Fossos, em Valetta, foi palco dasatuaesdeJessieJ,Afrojack, RitaOrae Rudimental. Tambm Lady Gaga, The Black-Eyed Peas, The Chemical Brothers, David Guetta, Scissor Sisters, Kelis,EnriqueIglesias,N*E*R*D, Shaggy, Garbage, Gorillaz, One-Republic,Morcheeba,Maroon5, SnoopDogg,FarEastMovement, LMFAO,NellyFurtado,Will.I.Am e Flo Rida, entre outros, j atuaram neste afamado evento. 6 de agosto, s 22h50 MTV Portugal

DR

DR

Futebolista Neymar brilha em Malhao


O ltimo episdio da srie Malhao transmitido no prximo sbado, dia3 de agosto, naGlobo, canal 10 num exclusivo ZON conta com a participao especial de Neymar. O jogador convidado por Maicon (Marcello Melo Jr.) para a festa de formatura da turma do 3 ano do colgio Primeira Opo. Alm de Neymar, participam ainda no ltimo episdio desta temporada os jogadores Ganso e Rafael, que foram colegas do agora craque do Barcelona, quando este alinhava no Santos. 3 de agosto, s 19h35, Globo
DR

Documentrio sobre resgates de guerra


Da mesma produtora de Restrepo, o National Geographic Channel estreia no dia 7 de agosto, s 22h10, a srie documental Bas-

S Visto! conversa com Cuca Roseta


No S Visto! desta semana, CucaRoseta aconvidadade Slvia Alberto para uma conversa. O cenrio escolhido pela fadista foi o seu local preferido: o Guincho. Herman Jos est de regresso estrada e passou por Lisboa. Foi no Festival VillaRi-te que o programadas tardes de domingo daRTP1 acompanhou um espetculo do humorista. Esta semana, o Chef em Casa o cantor e ator Paulo Vintm. O S Visto! tambm foi ao Algarve grande festa de lanamento do novo disco de Ktia Aveiro. 4 de agosto, s 14h15, RTP1

MaratonaRegressoao Futuro na Fox Movies


A Fox Movies vai levar os seus espetadores numafantsticaviagem pelo tempo sem que tenham de sair do sof. No ms de agosto o canal prepara um especial de programao dedicado a Regresso ao Futuro, uma das mais famosas trilogias do cinema protagonizadas por Michael J. Fox e Christopher Lloyd. Cada um dos filmes ser emitido todas as sextas-feiras (dias 2, 9 e 16 de agosto), s 22h00. A31 de agosto, aFoxMovies exibe umamaratona Regresso ao Futuro com a emisso dos trs filmes de seguida, a partir das 13h00.

tidores: Resgates em Tempo de Guerra. Pela 1 vez na histria,


uma equipa de filmagens segue a elite da Fora Area norte-americana em misses de resgate na guerra do Afeganisto. 7 de agosto, s 22h10, NGC
DR

PUB

32

1 a 7 de agosto de 2013

Viagens

TODA A INFORMAO EM

www.destak.pt
RICARDO ALMEIDA/CM

Histria em cada

esquina
FOTOS: VERA VALADAS FERREIRA

Fundada pelo povo romano, que lhe deu o nome de Ebora Liberalitas Iulia, foi a praa-forte que alicerou, no Alm-Tejo, a formao do novo reino de Portugal durante a reconquista crist peninsular do sculo XII. Hoje, as estrias da Histria so contadas em cada esquina de vora, Patrimnio Cultural da Humanidade desde 1986.

Passeios pelo centro histrico


A Praa do Giraldo e o Templo de Diana so pontos obrigatrios num roteiro pelo centro histrico da cidade, conhecido pelas suas muitas igrejas. A Capela dos Ossos, na Igreja de So Francisco, a S, com o seu tesouro e claustros, a Universidade e o Jardim Pblico so outros dos ex-lbris de vora. Para o regresso aos tempos medievais ser completo, atreva-se num passeio de charrette. Assim ser mais fcil visitar as vrias portas (do Raimundo, de Alconchel , de Avis e da Lagoa) da muralha que outrora protegia a cidade. A p, penetre no labirinto de ruas estreitinhas dos antigos bairros da Judiaria e Mouraria.

Sete pecados da gula


Sim, em vora que fica uma das marisqueiras mais afamadas do Pas: o Fialho. Mas, justia seja feita, restaurantes de qualidade no faltam na zona histrica da cidade. O vinho e os queijos da regio, as azeitonas e o po, tudo at mesmo em jeito de aperitivo das inevitveis migas alentejanas. Nos pratos tpicos, destaque para a aorda alentejana, a sopa de tomate ou a sopa de cao. Tudo rematado com uma queijada de vora. E, j a meio da tarde, um geladinho na Zoka.

Singular paisagem arqueolgica megaltica


Estamos perante uma das mais antigas e monumentais paisagens arqueolgicas megalticas da Europa, perfeitamente integrada na paisagem rural envolvente, de que o recinto megaltico dos Almendres o expoente mximo. No campo ou na cidade, sobretudo nesta poca de temperaturas altas, s tenha o cuidado de no desidratar e de se proteger do sol. Cuidado especial igualmente na escolha do calado apropriado para caminhadas.

PUB

34

1 a 7 de agosto de 2013

Viagens

TODA A INFORMAO EM

www.destak.pt
JOO ABREU MIRANDA

Um postal

ilustrado
H quem ainda insista que Portugal Lisboa e o resto paisagem. E a zona de Foz Ca de facto paisagem. Uma paisagem de arrebatadora beleza, motivo de orgulho para quem por l vive e que no deixa indiferente quem por l passa. Mas Foz Ca mais. um espao onde a arte e a histria se unem, por entre as montanhas do nordeste de Portugal, salpicadas de olivais, vinhas e amendoeiras. um postal ilustrado que vale a pena conhecer. CARLA MARINA MENDES
DR

Galeria ao ar livre
De arte se faz Foz Ca. Arte antiga, que as pedras guardaram e que agora se partilha com o mundo. Desenhadas no xisto, as imagens rupestres, que remontam ao Paleoltico Superior, criam uma galeria de arte ao ar livre com mais de mil rochas de manifestaes rupestres, em mais de 60 locais diferentes, que mereceram, em 1998, o reconhecimento de Patrimnio da Humanidade. Mas alm do Parque Arqueolgico do Vale do Ca, com gravuras rupestres que se do a conhecer em vrias visitas guiadas, Foz Ca oferece mais. Castelo Melhor, em Vila Nova de Foz Ca, com as runas do castelo medieval; as runas do Castelo Velho e de Castanheiro do Vento, em Freixo de Numo; Marialva (Meda), um importante centro da poca romana ou Almofala (Figueira de Castelo Rodrigo), com as imponentes runas do templo romano.

A natureza aqui to perto


Satisfeita a gula, h ainda tempo para apreciar o patrimnio natural, com espcies como o grifo ou a guia real, que ainda conquistam os cus, de passear pelas vinhas, conhecer os campos.
SXC.HU

De barriga cheia
Po, figos, azeite, mel de rosmaninho, amndoas, biscoitos. E vinho, vinho do Douro, tinto ou branco, produzido nas muitas quintas vincolas da zona. A regio oferece uma gastronomia rica, com os pratos de cabrito ou anho, coelho, lebre ou perdiz, com o peixe do Douro e seus afluentes, a fruta pssegos, meles, laranjas e uvas e, claro, os doces de amndoa, as lampreias de ovos, as bolas toscas, os coscores.

PUB

36

1 a 7 de agosto de 2013

Famosos O que se vai passando no Instagram


Imagens celebrando o amor msica, ao futebol, dana, Natureza, s coisas boas da vida. Para todas as celebridades, nacionais ou estrangeiras, o carinho dos fs essencial.

@theellenshow
PhillPhill [vencedor do American Idol 11] foi maravilhoso no meu programa

@sofiarribeiro
Estamos todos de parabns! Umgrande programa, comgrandes pessoas. Z, estamos contigo!!

@lennykravitz
Nos bastidores com o mano mais pequeno #BrunoMars. Los Angeles

@jamesfrancotv
Obrigado!!! S menos dois milhes [de seguidores] que a Ashley Benson

@jamesrodriguez10
Sempre gostei de a ter nos meus braos, trat-la bem e acarici-la. ela que alegra os nossos dias

@shakira
Estamos de volta [a cantora e o filho Milan, de 6 meses] ao estdio, a cuidar dos negcios

@msleamichele
Obrigada por todo o apoio e carinho. Cory estar para sempre no meu corao

@usainbolt
Descontraindo

@jessica_athayde
Terceira tentativa... #blayashouse [na casa da cantora Blaya] #kuduro #auch

@massafera
Boa noite!

1 a 7 de agosto de 2013
TODA A INFORMAO EM

37

www.destak.pt
DR

Ana Salazar regressa moda com Ana by herself


Ana by herself a nova marca de um dos nomes mais importantes da moda portuguesa: Ana Salazar. Aapresentao imprensaocorreu no Hotel Farol Design em Cascais e contou com a presena de vrios amigos da estilista, que se mostrou muito feliz com este seu regresso ao mundo damodaenquanto designer. Ana Salazar encantou os consumidores portugueses com as suas criaes na dcada de 70 e, posteriormente, com as suas prprias criaes de vanguarda, organizando notveis desfiles de moda, tendo influenciado muitos estilistas.

Eduardo Beaut e Lus Borges adotam menina


O modelo Lus Borges e o marido, o cabeleireiro Eduardo Beaut, preparam-se para, at ao final do vero, adotar uma2 criana. Desta feita ser uma menina guineense de 16 meses, chamada Lurdes. O casal j adotara Bernardo, menino de 3 anos com trissomia 21.

Polaca Irmina Skretkowick faz furor em OK KO


O nome Irmina Skretkowick diz-lhe alguma coisa? Trata-se da assistente feminina do programa OK KO, apresentado na TVI por Joo Paulo Rodrigues e Vera Fernandes. A modelo polaca d o mote a cada combate e a entrada deste elemento ao longo do programa um acontecimento em si. Neste concurso, respostas lentas valem mergulhos numa piscina com gua a 2 graus negativos. seu filho. uma criana mexida, curiosa e observadora. Gosta muito de conhecer pessoas. menino da mam.

Relaes gourmet em vez de fast food


Sensual, aos 55 anos, na capa da revista New You, a atriz Sharon Stone explica na entrevista cedida publicao que, com a idade, tornou-se mais exigente em termos sexuais. Como mulheres, percebemos melhor o nosso corpo. Temos fome de refeies gourmet em vez de fast food. Somos mais generosas e assertivas, garante adivade Hollywood.

STARSONLINE/CASA DA IMAGEM

Liliana Queiroz volta a posar nua


A concorrente do Big Brother VIP participar no calendrio internacional da Playboy, numa sesso fotogrfica a realizar no Mxico. Depoisdisso,seguirparaaArgentina para rodar o filme Summer inLove2,ondefarumnuartstico.
HOTMAGAZINE

Fadista Mariza homenageia filho


Este lbum vai ter muito do Martim. Alis, o Rui Veloso j escreveu uma msica para ele, que se chama Amor Pequenino, revelou a fadista Mariza, que no trabalho a editar no prximo ano prestar homenagem ao

PUB

Filho de Duro casa em pleno Alentejo


GuilhermeDuroBarroso,ofilhode 26 anos do presidente daComisso Europeia, casa no dia 10 de agosto, na igreja de Nossa Senhora do Castelo,emAljustrel.Ocopodegua ser na Herdade do Gavio.

38

1 a 7 de agosto de 2013

Famosos
STARSONLINE/CASA DA IMAGEM

Discoteca Seven acolhe celebrao SIC/Caras


Neste fim de semana muitas caras conhecidas rumaram ao Sul do Pas para vrias noites repletas de diverso. A 27 de julho, a discoteca Seven, em Vilamoura, voltou, semelhana do que aconteceu no ano anterior, a encher-se de famosos para a festa de vero SIC/Caras. Jos Fidalgo, Andreia Dinis, CludiaVieira, DianaPereira, Oceana Baslio, Andreia Rodrigues, Diana Chaves, Cludio Ramos, Ana Marques e Joana Ribeiro foram algumas das celebridades acarinhadas pelo grande pblico que animaram o espao, e que satisfizeram a curiosidade das muitas centenas de pessoas que aguardaram, durante horas, para v-las desfilar na passadeira vermelha.
FOTOS: STARSONLINE/CASA DA IMAGEM

Isabel Figueira, Vanessa Martins e Merche Romero abrilhantaram o evento

Meo Spot prope as festas mais concorridas do vero


Ainaugurao do novo espao Meo Spot Quinta do Lago, no Algarve, reuniu muitas caras conhecidas, nomeadamente Merche Romero, Vanessa Martins, Marta Wahnon, Telma Santos, Rui Porto Nunes, entre outros famosos nacionais. No Meo Spot 2013 espera-se apresenade nomes como Chuckie, Diego Miranda, Kura, Lyla, Mastiksoul, Pedro Cazanova, Pete Tha
Jos Fidalgo e Andreia Dinis Andreia Rodrigues

Zouk e Steve Aoki, bem como Expensive Soul e Richie Campbell. Sero tambm promovidas festas temticas e no faltaro as lendrias M80, a Festa de Vero da TVI, as concorridas festas do MEO e as Noites da Cidade FM e Rdio Comercial. O MEO SPOT Portimo contar com o DJ residente Henri Josh e Deelight e o MEO SPOT Quinta do Lago com o DJ Baratta.

Pamela Anderson atrao na noite de Vilamoura


A famosa atriz da srie Mars Vivas, Pamela Anderson, atualmente com 46 anos, foi a atrao principal na discoteca Bliss, em Vilamoura, no Algarve. A ex-coelhinha da Playboy marcou presena na festa do 22 aniversrio de Lorenzo Carvalho, piloto luso-brasileiro da Ferrari. A estrela da popular srie de televiso ficou dois dias no nosso pas e arrasou os coraes de muitos jovens presentes na discoteca, numa noite especial para Lorenzo Carvalho, que vive em Portugal desde o ano passado. Alm da sereia de Mars Vivas, estiveram presentes vrias celebridades nacionais, como Ricardo Carrio, ngelo Rodrigues, Gabriela Sobral, Leonor Poeiras ou Sara Salgado, que testemunharam uma festa repleta de animao e muito champanhe, como apangio das festas organizadas pelo atleta.
STARSONLINE/CASA DA IMAGEM

Cludio Ramos e Ana Marques

Cludia Vieira

Oceana Baslio

1 a 7 de agosto de 2013
TODA A INFORMAO EM

39

www.destak.pt
FILIPE FARINHA

Valter Carvalho mete som na Glam Summer Party


Valter Carvalho, Nuno Guerreiro, Isabel Figueira e Vtor Rangel so os responsveis pela animao da pista de dana da Discoteca Seven, Vilamoura, no prximo sbado, 3 de agosto, no mbito da Glam SummerParty2013. Bruno SkyFly e Nelson Lucas, coregrafos e bailarinos daGlam Dance, protagonizam uma performance especial neste evento. Ana Guiomar, Andreia Rodrigues, ngelo Rodrigues, DboraMonteiro, Diogo Valsassina, Miguel Costa e Rita Andrade so algumas das figuras pblicas que no faltaro festa algarvia.

Festa de vero da TVI j no sbado


Como tradio, aestao de Queluz de Baixo emitir em direto a parada de celebridades da Passadeira Vermelha da sua festa de vero a organizar no dia 3 de agosto, no Meo Spot. No ano passado, a festa inspirou-se no programa A Tua Cara No me Estranha, pelo que este ano ser natural que o novssimo concurso Dana com as Estrelas, conduzido por Cristina Ferreira, sirva de mote celebrao noturna.
PAULO SAMPAIO

DJ chegar festa de catamaran

Pete Tha Zouk anima Guess By Night Algarve


O DJ Pete Tha Zouk a grande estrela do evento Guess By Night Algarve, a decorrer no prximo domingo, dia 4 de agosto, no espao Agua Moments. Todo o glamour da marca servir de cenrio para o ponto alto da festa: chegada de um barco catamaran ao cais em frente ao Agua Moments (junto ao farol) na Marina de Vilamoura, com convidados VIP, o DJ e as suas bailarinas.
PUB

DR

Cristina Ferreira entre as estrelas

40

1 a 7 de agosto de 2013

Passatempos
OS PASSATEMPOS DESTAS PGINAS SO DA RESPONSABILIDADE DA AGNCIA FERIAQUE

APRENDE A DESENHAR UMA MMIA!

PALAVRAS BARALHADAS
AS LETRAS TROCADAS CORRESPONDEM AO NOME DOS SEIS OBJETOS. CONSEGUES DECIFRAR OS NOMES CORRETOS? 1) CFA 2) MLEE 3) ROEIVLE
PUB

4) XEIPSE 5) DONSA 6) NACIBE

QUALO PAR
DOIS DOS DESENHOS SO EXATAMENTE IGUAIS. QUAIS? 1) 2)

3)

4)

SOLUO : NMEROS DOIS E TRS

1 a 7 de agosto de 2013
TODA A INFORMAO EM

41

www.destak.pt ENCONTRAAS SEIS DIFERENAS ENTRE OS DESENHOS


SOLUO DIFERENAS: ORELHA DO CO; SOMBRA; OLHOS NA JANELA; MEIAS; NUVEM DE P; BOCA DA RAPARIGA

DETETIVE FOX
O CARTEIRO AFIRMA QUE SHADY TIROU ENVELOPES DO SEU SACO. SHADY INSISTE QUE OS ENVELOPES SO SEUS E ELE EST NO SEU CAMINHO PARA IR ENVI-LOS. OS ENVELOPES NO TM ENDEREO DO REMETENTE, MAS QUE EVIDNCIA OBSERVA O DETETIVE FOX PARA SABER QUE SHADY EST A MENTIR?
SOLUO: OS ENVELOPES J TM CARIMBOS E SELOS

PUB

SOLUO PALAVRAS BARALHADAS: 1) CAF 2) LEME 3) VELEIRO 4) PEIXES 5) ONDAS 6) CABINE

42

1 a 7 de agosto de 2013

Passatempos
SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE*****
Preencha a grelha de modo a que cada linha, cada coluna e cada quadrado de 3x3 contenha todos os nmeros de 1 a 9

TODA A INFORMAO EM

www.destak.pt
OS PASSATEMPOS DESTA PGINA SO DA RESPONSABILIDADE DA AGNCIA FERIAQUE

PALAVRAS CRUZADAS

CRUZADAS DIRETAS

Horizontais: 1. Que feito de cobre, de bronze ou de arame. Cortar e triturar com os dentes. 2. Carta de jogar. Trecho musical para trs vozes ou instrumentos. Um milhar. 3. Que tem l ou lanugem. Terceira nota da escala de d. 4. Emprega-se para excitar ou animar (interj.). Arma branca, de lmina curta e larga, com dois gumes. 5. Ardiloso. Erguer. 6. Dispendioso. Respeitante uva. 7. Macho da cabra. Tornar-se clebre. 8. Casa trrea onde se guarda o vinho e outras provises. Altar cristo. 9. Designa diferentes relaes, como posse, matria, lugar, providncia, etc.. Agoirar. 10. Escudeiro. Enfurecer. Contr. da prep. em com o art. def. a. 11. Resultado de grandes fadigas (fig.). Tornei a ler. Verticais: 1. Medida de uma superfcie. Celebrao do casamento. 2. Existes. Isca para a pesca. Aqui est. 3. Parreira. Alternativa (conj.). 4. Stima letra do alfabeto grego correspondente ao e longo dos latinos. Prurido. 5. Enfeite. Ttulo dado aos chefes de certas tribos muulmanas e aos descendentes de Mafoma. 6. Elemento qumico metalide, slido, com o smbolo I. Actuar. 7. Flor da roseira. Vangloriar-se. 8. Figura arquitectnica formada por dois arcos iguais que se cortam superiormente. Unidade de medida agrria. 9. Indica lugar, tempo, modo, causa, fim e outras relaes (prep.). Aaimar. 10. rgo excretor que tem a funo de formao da urina. Dar asas a. Nquel (s.q.). 11. Ligar. Classe, estirpe.
SOLUO CRUZADAS Horizontais: 1. reo, Roer. 2. s, Trio, Mil. 3. Lanoso, Mi. 4. Eia, Adaga. 5. Astuto, Iar. 6. Caro, Uval. 7. Bode, Afamar. 8. Adega, Ara. 9. De, Ominar. 10. Aio, Irar, Na. 11. Suor, Reli. Verticais: 1. rea, Boda. 2. s, Isco, Eis. 3. Latada, Ou. 4. Eta, Uredo. 5. Ornato, Emir. 6. Iodo, Agir. 7. Rosa, Ufanar. 8. Ogiva, Are. 9. Em, Aamar. 10. Rim, Alar, Ni. 11. Liar, Raa. SOLUO CRUZADAS DIRETAS SOLUO SUDOKU

PUB

44

1 a 7 de agosto de 2013

Horscopo
SEMANA DE 4 A 10 DE AGOSTO

TODA A INFORMAO EM

www.destak.pt
PUB

CARNEIRO 21MAR/20ABR
Ligue j! 760107771

LEO 21JUL/22AGO Ligue j! 760107775 Amor: Surpreenda o seu amor com uma noite especial. Sade: No deixe que nada perturbe a sua paz. Dinheiro: Procure ser direto e objetivo na apresentao dos seus projetos. VIRGEM 23AGO/22SET Ligue j! 760107776 Amor: No tenha limites quando o assunto amor. Sade: Procure estar mais atento s exigncias do seu organismo. Dinheiro: O oramento permitir-lhe- fazer uma pequena extravagncia. BALANA 23SET/22OUT
Ligue j! 760107777

SAGITRIO 22NOV/21DEZ Ligue j! 760107779 Amor: Mudana radical na sua vida afetiva. Sade: Procure passar o dia descansado e evite preocupaes profissionais. Dinheiro: Semana muito equilibra-da a nvel profissional e econmico. CAPRICRNIO 22DEZ/20JAN
Ligue j! 760107780

Amor: Surpreenda os seus familiares e prepare-lhes um jantar especial. Sade: Possveis dores abdominais. Dinheiro: Alheie-se do que se passa sua volta e dedique-se ao seu trabalho. TOURO 21ABR/20MAI Ligue j! 760107772 Amor: Evite descontrolar-se e fazer cenas de cimes. Sade: O estmago estar particularmente sensvel e possvel que venha a ter problemas. Dinheiro: Cuide dos seus negcios. GMEOS 21MAI/20JUN
Ligue j! 760107773

Amor: Evite arranjar problemas para si e para os que lhe so prximos. Sade: Dedique parte do dia a cuidar do seu bem-estar fsico e psicolgico. Dinheiro: Tente dar o melhor num emprego novo. AQURIO 21JAN/19FEV Ligue j! 760107781 Amor: Seja persistente e no desista de conquistar o amor da sua vida. Sade: Poder sentir-se triste e deprimido. Dinheiro: As condies so favorveis ao investimento. PEIXES 20FEV/20MAR
Ligue j! 760107782

Amor: Corre o risco de se magoar ao revelar os seus sentimentos de uma forma intempestiva. Sade: Relaxe. Dinheiro: Vai receber um convite que o vai levar a sentir-se bafejado pela sorte. CARANGUEJO 21JUN/20JUL
Ligue j! 760107774

Amor: Aja corretamente com um amigo a quem involuntariamente prejudicou. Sade: No abuse do tempo que passa de p. Dinheiro: Seja sincero com um colega pouco dotado para o trabalho. ESCORPIO 23OUT/21NOV Ligue j! 760107778 Amor: possvel que se sinta deprimido. Sade: No se deixe abater por uma notcia menos agradvel. Dinheiro: Demonstre a sua competncia.

Amor: Aceite os defeitos dos outros e lembre-se que ningum perfeito. Sade: Procure ser mais consciencioso. Dinheiro: Evite gastos inteis.
PUB

Amor: Vida social bastante agitada. Sade: Evite deixar-se dominar pelo nervosismo. Dinheiro: possvel que seja repreendido por um erro que cometeu.

CLASSIFICADOS

Classicados

Para anunciar ligue

LISBOA: 210 494 815 210 494 204 PORTO: 225 322 312 225 322 310

INCONTINNCIA URINRIA

HOMENS
Regulao natural indita
Se sofre, contacte:
INCONTINNCIA URINRIA NATURAL incontinencia.urinaria.natural@gmail.com

ou Apartado 4097- Porto

M.A. Escola de Formacao Tcnica Especializada na rea da Sade e Educao


VILA REAL VISEU AVEIRO CASTELO BRANCO LEIRIA TOMAR SANTARM TORRES VEDRAS SETBAL VORA BEJA PORTIMO FARO
(*)Oferta vlida at 30 de Agosto 2013

CURSOS COM ESTGIO


TCNICO AUXILIAR DE FARMCIA
16 meses + estgio - inscrio 50 propina mensal 150
*PROMOO
de

AUXILIAR TCNICO DE ACO EDUCATIVA TCNICO AUXILIAR DE FISIOTERAPIA TCNICO AUXILIAR DE VETERINRIA

12 meses + estgio - inscrio 45 propina mensal 145

0 um nmero de Liga e diz-nos e podes ganhar! qu o v e 0 20 a

14 meses + estgio - inscrio 65 propina mensal 150

TCNICO DE MASSAGEM DESPORTIVA E DE REABILITAO


8 meses s/ estgio - inscrio 40 propina mensal 135

14 meses + estgio - inscrio 60 propina mensal 149

TCNICO EM PSICOLOGIA SOCIAL E COMUNITRIA


12 meses + estgio - Insc 60 + propina mensal 160

REAS DE EDUCAO E FORMAO


726 - Servios de Sade Terapia e Reabilitao 727 - Servios de Sade Cincias Farmacuticas 761 - Servios de Apoio a Crianas e Jovens

ENTIDADE CERTIFICADA

210 195 260 | 210 996 966 | 918 529 149 | 918 249 897 | 962 261 651 geral@formacaotma.net | www.formacaotma.net

CLASSIFICADOS

S VEZES A IDADE AJUDA A OUVIR MELHOR!


E

TRAR MAIS B ON AR NC

O AT

MELHOR PREO
GARANTIDO MINISOM
O
LV E

SE

MOS

A DIFE

RE

A!

TENHA UM DESCONTO IGUAL SUA IDADE.


Porque uma boa audio em ambos os ouvidos o que nos permite localizar de onde vm os sons que ouvimos, esta a razo porque oferecemos a promoo do Desconto igual Idade no segundo aparelho. Venha experimentar gratuitamente estes aparelhos auditivos. Inovadores e muito discretos. Poder us-los de imediato. E com a certeza de ter encontrado os aparelhos auditivos que precisa ao Melhor Preo Garantido! No se esquea, se encontrar mais barato devolvemos a diferena! Estamos em todo o pas, aproveite esta oferta at 31 de Dezembro. Visite um Centro MiniSom perto de si e faa uma consulta auditiva gratuita.
Oferta vlida em todos os modelos MiniSom. Limitada ao stock existente. No acumulvel com outras promoes em vigor. * Regulamento disponvel em todos os Centros MiniSom ou www.minisom.pt

DE

DESCONTO IDADE
OFERTA!

SIM! Quero beneciar desta Oferta de Desconto Igual Idade.


Nome: ____________________________ Data Nascimento: ____ / ____ /_________ Telefone: ___________________________

LIGUE J

&XVWR GH FKDPDGD ORFDO ,QGLTXH HVWH FyGLJR '6&'(6

808 20 17 17
Fundo Gaia Guarda Guimares Leiria Lisboa Seia Tondela

www.minisom.pt

Preencha e apresente este cupo no Centro MiniSom no dia da sua consulta auditiva gratuita.
Cdigo promocional: DSCDES3113

Centros em todo o pas, saiba qual o mais perto de si


Alcobaa Almada Almancil Amadora Aveiro Barcelos gueda Almeirim Barreiro Beja Braga Caldas da Rainha Cascais Castelo Branco Coruche Estremoz Coimbra Elvas vora Faro Figueira da Foz Funchal Ponta Delgada Santiago do Cacm Loul Matosinhos Moscavide Odivelas Oeiras 3HQDHO Vale Cambra Vinhais Portalegre Portimo Porto 3yYRD GH 9DU]LP Santarm S. J. da Madeira Setbal Torres Vedras Viana do Castelo V. Franca de Xira V. N. Famalico Vila Real Viseu

ou visite um dos nossos Agentes Autorizados!

PUB

PUB

Vous aimerez peut-être aussi