Vous êtes sur la page 1sur 3

ROTEIRO DE FICHAMENTO

Um fichamento um trabalho intelectual, individual, onde o aluno tem oportunidade de sistematizar suas leituras, de tal forma que tenha consigo um material de consulta permanente, ao qual ele poder recorrer em diferentes momentos de sua vida acadmica ou profissional. Para tanto, com base na literatura sobre o assunto, estamos propondo um roteiro bsico de fichamento que busca garantir uma leitura exaustiva, qualitativa e organizada dos textos Primeiro passo: Fazer uma leitura de todo o texto para somente se inteirar do assunto tratado. Neste momento pode-se anotar algum vocabulrio no conhecido para posterior busca de sentido no dicionrio. (leitura panormica) Segundo passo: Fazer uma segunda leitura, agora mais criteriosa e para isso divida o texto em partes, de um subttulo a outro por exemplo, e a cada pargrafo v grifando a ideia central do texto, conectando-a com a ideia de outro pargrafo e assim por diante. Algumas vezes necessrio voltar a ler o pargrafo mais de uma vez. Terceiro passo: Terminado a grifagem do texto, transcreva cada texto grifado tal e qual como est no livro, releia-o e verifique a ordem e a lgica fiel ao contedo abordado. Quarto Passo: Elabore o fichamento do texto com base nos itens abaixo (Formal e de contedo, itens 1, 2 e 3):

FICHAMENTO DE TEXTO Disciplina: Fundamentos Scio-Filosficos da Educao Bacharelado ( ) Licenciatura ( ) Aluno: I. Aspecto formal (normas da ABNT mais recentes) Referncias bibliogrficas completas, contendo: - Autor: SOBRENOME, nome. - Nome da obra ou artigo; edio se houver. - Local da edio (cidade). - Editora. - Data da publicao. - As pginas, se tratar de artigo ou capitulo de livro. Nesse caso, citar o livro de onde foi retirado o captulo, indicando o organizador (se for obra coletiva) ou o autor. II. Contedo 1. Resumo do texto (mnimo 1 lauda). Resumo do artigo: o assunto do qual trata o artigo ou livro. Antes de fazer o resumo, deve-se ler todo o texto. Utilize suas prprias palavras e no as do autor. O resumo deve ser, de preferncia, breve. Deve indicar, de forma global, no detalhada, qual o assunto, os procedimentos metodolgicos e as concluses do autor. 2. Sntese seletiva das idias/conceitos/definies desenvolvidas no texto (mnimo 1 lauda). Fazer snteses em torno de alguns temas ou principais ideias do autor, inclusive conceitos; temas/conceitos relacionados com a disciplina para a qual o texto foi lido. Pode-se: a) fazer citaes diretamente do autor. Nesse caso, deve-se pr a citao "entre aspas", indicando a(s) pgina(s); b) sintetizar a idia do autor utilizando suas prprias palavras. OBSERVAES IMPORTANTES SOBRE AS ClTAES: NO CONFUNDIR AS OPINIES DO AUTOR DO TEXTO COM AS DE OUTROS CITADOS POR ELE. O fichamento deve deixar claro quando se trata da idia do autor e quando este se apia em outros para referendar o seu ponto de vista. Ex: "O autor [pode-se usar em vez de "autor" o seu sobrenome] citando Silva, afirma que..." ou "Segundo Couture, com base em estudos de Rousseau e Martineau, a Arquivstica pode..." ou "Referindo-se pesquisa desenvolvida por Duranti sobre a Diplomtica dos documentos contemporneos, o autor acrescenta os resultados de sua prpria pesquisa..." ou "Buscando fazer um inventrio das diversas definies de instrumentos de pesquisa, o autor concorda com aquelas fixadas por Silva, que so as seguintes:" 3. Comentrios pessoais a ttulo de concluso sobre o texto em exame, utilizando suas prprias palavras e no as do autor. Nessa ltima parte, o aluno deve fazer um esforo de reflexo acerca do Data:___/___/___

texto lido, tentando relacion-lo a outros textos, s aulas ou s discusses e, se for o caso, indicar seus mritos ou falhas (mnimo 1 lauda).

Vous aimerez peut-être aussi