Vous êtes sur la page 1sur 6

EXERCCIOS DE REVISO Prof.

Aline Morais

1-Leia a letra de uma cano de Os mutantes considerada uma das mais importantes bandas de rock brasileira: Ando meio desligado Ando meio desligado Eu nem sinto meus ps no cho Olho e no vejo nada Eu s penso se voc me quer Aquilo tudo que eu decorei E depois do beijo que eu j sonhei Voc vai sentir, mas... Por favor, no me leve a mal Eu s quero que voc me queira Eu nem vejo a hora de lhe dizer No leve a mal.

a) O ttulo da cano e o primeiro verso apresentam um comportamento do eu lrico, revelando o estado em que se encontra. Que versos reiteram esse estado, apresentando novos comportamentos? b) Qual o estado do eu lrico? c) Qual a inteno do eu lrico em relao a seu interlocutor? Que versos revelam isso? d) A palavra desligado, particpio de desligar, funciona como verbo na cano? Sendo assim, a expresso ando desligado constitui uma locuo verbal? Explique. e) Releia E depois do beijo que eu j sonhei/Voc vai sentir, mas.... Que forma verbal simples poderia substituir vai sentir? f) O emprego da locuo verbal vai sentir ndice da formalidade ou da informalidade da linguagem na cano?Por qu? 2- O verbo tradicionalmente definido como palavra que indica ao. Leia o texto a seguir e responda s questes: Corrija sua postura Nascemos com boa postura, equilbrio corporal e prontos para o movimento. No entanto, conforme envelhecemos, a gravidade, a falta de exerccios e as atividades cotidianas repetidas como dirigir ou carregar uma bolsa num ombro s podem levar ao enrijecimento nas posies que assumimos ao longo do tempo e causar m postura. Por exemplo, se os msculos dos ombros esto comprimidos, suas costas podem ficar arqueadas; msculos abdominais enfraquecidos causam dor na lombar, pois a coluna tende a sobrecarregar-se ao compensar a ausncia de sustentao da regio abdominal. Alongar-se corrige a postura e fortalece os msculos de forma equilibrada, atuando nos dois lados do corpo.(...). Jaqueline Lyscya para Revista Superinteressante

A) Desse texto, pode-se concluir que: a) O envelhecimento a causa da m postura e das dores na coluna lombar. b) As pessoas que fazem alongamento podem evitar as dores causadas pela m postura. c) As pessoas mais velhas tendem a executar atividades que, pela repetio, as levam a ter dores nas costas.

B) Identifique no texto palavras que, embora indiquem aes, no podem ser classificadas como verbos. 3- Leia o trecho retirado de uma revista de divulgao cientfica para adolescentes.

Como foram escolhidos os nomes dos meses? O calendrio que usamos hoje uma evoluo do antigo calendrio romano, no qual vrios meses foram batizados com nomes de deuses pagos. (...) (Danilo Cabral para Revista Mundo estranho) a) Observe os verbos usamos e . O contedo expresso por esses verbos anterior, simultneo ou posterior ao momento da enunciao (momento em que o texto escrito)? b) Que outra palavra no pertencente classe dos verbos refora a noo de tempo? c) Suponha que o texto se referisse a um calendrio antigo e comeasse assim: O calendrio que usamos at o sculo XIX era uma evoluo do antigo calendrio romano Em que pessoa e tempo est o verbo usar nessa frase? E na frase original do texto? d) Em que grupo o enunciador se inclui ao empregar o verbo usar na 1 pessoa do plural?

4- (PUC) Em uma pea publicitria recentemente veiculada em jornais impressos, pode-se ler o seguinte: Se a prtica leva perfeio, imagine o sabor de pratos elaborados com bilhes e bilhes de vezes. A segunda orao que compe a referida pea publicitria contm a expresso pratos elaborados BILHES e BILHES DE VEZES. Em recente declarao revista Veja a respeito de seu filho, o ex-presidente Lula fez a seguinte afirmao: Deve haver UM MILHO de pais reclamando: por que meu filho no o Ronaldinho? Porque no pode todo mundo ser o Ronaldinho. (Revista Veja, 25-10-2006) A respeito das expresses destacadas nos trechos acima, linguisticamente adequado afirmar que

a) Apenas em BILHES E BILHES, em que bilhes essencialmente advrbio, existe uma indicao precisa de quantidade. b) Apenas em UM MILHO, em que milho essencialmente adjetivo, existe uma indicao precisa de quantidade. c) Em ambas as expresses existe uma indicao precisa de quantidade. d) Em ambas as expresses, que so numerais, existe um uso figurado que expressa exagero intencional. e) Apenas em BILHES E BILHES existe um uso figurado que expressa exagero intencional.

5- Leia o texto Lamento da lavadeira: Sabo, um pedacinho assim A gua, um pinguinho assim O tanque, um tanquinho assim A roupa, um tanto assim Para lavar a roupa da minha sinh Para lavar a roupa da minha sinh

Quintal, um quintalzinho assim A corda, uma cordinha assim O sol, um solzinho assim A roupa, um monto assim

O ferro, um ferrinho assim A roupa, um tanto assim

Para passar a roupa da minha sinh Para passar a roupa da minha sinh

Para secar a roupa da minha sinh Para secar a roupa da minha sinh Trabalho, um tanto assim Cansao, bastante sim A sala, uma salinha assim A mesa, uma mesinha assim A roupa, um monto assim Dinheiro, um tiquinho assim.

A) A cano retrata quatro etapas do trabalho da lavadeira. Identifique-os. B) Localize, em cada estrofe, os substantivos associados a essas etapas. C) Com relao aos substantivos identificados na questo anterior: - Que substantivo concreto se repete em todas as estrofes e qual a funo dessa repetio no texto? - Em qual estrofe h substantivos abstratos e o que eles sugerem nesse momento da cano? D) A maior parte dos substantivos que expressam o lamento da lavadeira repetida com uma variao associada classe dos substantivos. Qual essa variao e qual a sua importncia na produo de sentido da cano? E) Em que consiste o lamento da lavadeira?

Leia o texto e responda as questes 6 e 7 SENHORA (Jos de Alencar) Seixas aproximou-se do toucador, levado por indefinvel impulso; e entrou a contemplar minuciosamente os objetos colocados em cima da mesa de mrmore; lavores de marfim, vasos e grupos de porcelana fosca, taas de cristal lapidado, jias do mais apurado gosto. proporo que se absorvia nesse exame, ia como ressurgindo sua existncia anterior, a que vivera at o momento do cataclismo que o submergira. Sentia-se renascer para esse fino e delicado materialismo, que tinha para seu esprito aristocrtico to poderosa seduo e to meiga voluptuosidade. Todos esses mimos da arte pareciam-lhe estranhos e despertavam nele ignotas emoes; tal era o abismo que o separava do recente passado. Era com uma sofreguido pueril que os examinava um por um, no sabendo em qual se fixar. Fazia cintilar os brilhantes aos raios de luz; e aspirava a fragrncia que se exalava dos frascos de perfume com um inefvel prazer. Nessa ftil ocupao demorou-se tempo esquecido. Porventura sua memria atrada pelas reminiscncias que suscitavam objetos idnticos a esses, remontava o curso de sua existncia, e descendo-o, depois o trazia quela noite fatal em que se achava e pungente realidade desse momento.

6. Considerando este trecho no contexto da obra a que pertence, correto afirmar que, nele, a personagem Fernando Seixas: a) rejeita os objetos que o cercam, porque deseja conquistar posio elevada em ambientes b) sente renascer nele a revolta por no dispor de meios econmicos para possuir objetos luxuosos. c) experimenta o fascnio por objetos luxuosos que no so seus e decide lutar para conseguir possu-los. d) d-se conta de que aqueles objetos, que tanto valorizara, nesse momento eram a comprovao dos erros que praticara. e) relembra infantilmente sua existncia anterior, quando podia usufruir do luxo que agora perdia, e lamenta sua situao atual. 7. O romance Senhora (1875) uma das obras mais representativas da fico de Jos de Alencar. Nesse livro, encontramos a formulao do ideal do amor romntico: o amor verdadeiro e absoluto, quando pode se realizar, leva ao casamento feliz e indissolvel. Isso se confirma, nessa obra, pelo fato de: a) o par romntico central Aurlia e Seixas se casar no incio do romance, pois se apaixonam assim que se conhecem. b) o amor de Aurlia e Seixas surgir imediatamente no primeiro encontro e permanecer intenso at o fim do livro, quando o casal se une efetivamente. c) a unio efetiva s se realizar no final da obra, aps a recuperao moral de Seixas, que o torna digno do amor de Aurlia. d) o casal Aurlia e Seixas precisar vencer os preconceitos socioeconmicos para se casar, pois ela pobre e ele rico. e) o enriquecimento repentino de Aurlia possibilitar que ela se case com Seixas, fatos que so expostos logo no incio do livro.

Leia e responda as questes 8 e 9 A SOLUO (Lus Fernando Verssimo, apud. Nova Escola) O sr. Lobo encontrou o sr, Cordeiro numa reunio do Rotary e se queixou de que a fbrica do sr. Cordeiro estava poluindo o rio que passava pelas terras do sr.Lobo , matando os peixes, espantando os pssaros e, ainda por cima, cheirando mal. O sr. Cordeiro argumentou que, em primeiro lugar, a fbrica no era sua, era do seu pai, e em segundo lugar no poderia fechla, pois isso agravaria o problema do desemprego na regio, e o sr. Lobo certamente no ia querer bandos de desempregados nas suas terras, pescando seu peixe, matando seus pssaros para assar e comer e ainda por cima cheirando mal. 8-De acordo com o trecho do texto acima, qual foi a queixa do sr. Lobo ao sr. Cordeiro? a) O sr. Lobo queixou-se da matana dos animais. b) O sr. Lobo queixou-se da poluio do rio que passava pelas suas terras.

c) O sr. Lobo queixou-se do cheiro ruim dos pssaros. d) O sr. Lobo queixou-se da agresso do Sr.Cordeiro. e) O sr. Lobo queixou-se somente da morte dos peixes. 9-O lindo rio era claro e o sr. Lobo gostava de apreci- lo todos os dias de sua vida. Na frase em destaque temos: a) dois adjetivos e quatro substantivos b) um adjetivo e trs substantivos c) um adjetivo e dois substantivos d) um adjetivo e quatro substantivos e) dois adjetivos e trs substantivos

5. Dos textos abaixo, encontre os substantivos e os adjetivos. a) Aroma complexo, penetrante e persistente, sabor agridoce, equilibrado e elegante: assim pode ser descrito o aceto balsmico, uma das maiores contribuies da Itlia boa mesa universal b) Uma moa bonita de olhar agateado deixou em pedaos o meu corao

10.

Substitua as expresses em destaque por adjetivos (que esto abaixo), fazendo as adaptaes necessrias.

Ilegvel preconceituoso horrvel solar imperdvel felicssimo maravilhoso inesquecvel lunar rigoroso saboroso a) O espetculo foi uma maravilha. b) Quem viu o acidente, diz que a cena foi um horror. c) Ainda no percebi se este chiclete tem sabor. d) Neste ano, o inverno vem com rigor. e) difcil conviver com pessoas que tm preconceito. f) A noiva, durante a cerimnia, estava super feliz. g) O viajante guiava-se pelo relgio de sol. noite, pela claridade da lua. h) O mdico preencheu o formulrio com uma letra que no se consegue ler. i)A atriz usava um perfume que no se consegue esquecer. j) Vai entrar em cartaz um filme que no se pode perder.

Ilegvel preconceituoso horrvel solar imperdvel felicssimo maravilhoso inesquecvel lunar rigoroso - saboroso 11. Com relao ao texto: A rotina de um paciente dentro de um hospital no fcil. Ele passa horas sendo observado, apalpado, espetado e carregado de um equipamento de exame para o outro. S sendo muito paciente mesmo. a) Identifique a que classe gramatical pertence a palavra paciente nas duas ocorrncias: substantivo ou adjetivo. 1ocorrncia______________________________ 2ocorrncia_______________________________ b) D o significado de paciente nas duas ocorrncias. 1ocorrncia ___________________________________________________________

2ocorrncia____________________________________________________________

Vous aimerez peut-être aussi