Vous êtes sur la page 1sur 5

Uma Viso Kabbalstica dos Chakras

Rebekah Kenton

Os chakras so conexes entre o corpo fsico e o psicolgico. Esto situados na espinha dorsal, mas seus reflexos podem ser percebidos como discos rotativos diante do corpo. Existe uma vasta literatura disponvel tratando em detalhe dos pontos exatos de sua localizao fsica. Refiro-me especialmente ao Tantra Kundalini, de Swami Satyananda, sendo desse livro todas as citaes aqui contidas. Os aspectos fsicos dos chakras tm muitas indicaes para a sade e a cura. Entretanto, do ponto de vista kabbalstico, torna-se mais interessante nos concentrarmos no aspecto psicolgico e no que diz respeito conscincia. Dessa forma, os chakras podem ser vistos na Escada de Jac e na rvore da Vida ou Yezirtica. Existem sete chakras maiores conectados a outros menores por eles governados. Talvez seja por isso que haja tantas opinies diferentes sobre o tema. Espero que relacionar os principais chakras ao esquema kabbalstico seja oportuno para esclarecer seus princpios implcitos. Segundo a tradio, h chakras inferiores responsveis pela evoluo do instinto no reino animal, que j se encontram fora de atividade, ou em estado latente, nos seres humanos. No corpo animal, esses chakras inferiores esto situados nas pernas. Na rvore podem ver-se como Malkhut. Diz-se, tambm, que h chakras superiores acima da Coroa, os quais podem ser vistos com diferentes nveis da rvore Beritica. Pouco pode-se dizer a respeito deles, pois pertencem ao reino do sem forma. Paradoxamente, o despertar dos chakras deve comear com o Ajna, ou Terceiro Olho, como o ponto mais elevado. Para ser capaz de lidar com o fenmeno psquico que precede ao despertar dos chakras inferiores, preciso possuir um certo grau de Sabedoria e Compreenso, bem como uma perspectiva filosfica e algum desapego. O Chakra Muladhara (Fundao); Yesod: "A palmara mula, em stiscrito, significa "raiz ou fundao ", e precisamente o que esse chakra. O Muladhara est na base do sistema dos chakras e suas influncias so a raiz de toda nossa existncia. No Tantra, o Muladhara o lugar da Kundalini, a base a partir doi qual surge uma maior compreenso. A mente ordinria do ego de Yesod maneja e conduz nossas vidas mais ou menos automaticamente. No seno at que a pessoa d um passo em busca do desenvolvimento espiritual, que esse chakra desperta e suas funes se tornam conscientes, o que pode chegar a ser uma experincia dolorosa. " 7das as paixes se guardam no Muladhara; toda a culpa, todos os complexos e toda a agonia tm como base o chakra do Muladhara. Para todos sumamente importante despertar para esse chakra e sair dele. Nossos karmas inferiores se incrustam ali, como encarnaes tambm inferiores, e, em consequncia, nosso ser ntegro se baseia na personalidade sexual. "
1

Dificilmente, o despertar de qualquer chakra um acontecimento expontneo. Pode levar vrios anos ou vidas. Para deixar o Muladhara para traz , a pessoa tem que remover a barreira da ignorncia, o egocentrismo, o apego aos prazeres fsicos e aos objetos. O Chakra Svaddhisthana (Sacro); Hod-Nezah: Chegar ao Svaddhisthana quer dizer que a pessoa est comeando a penetrar no umbral do inconsciente de Hod-nezah. Geralmente, em primeiro lugar devemos enfrentar as manifestaes mais baixas; pode haver medo em excesso (Hod) ou fantasias sexuais (Nezah). " Esta etapa da evoluo conhecida como Purgatrio e, se lermos acerca das vidas de muitos dos grandes santos, encontraremos que a maioria deles enfrentou grande confuso e tentaes quando a atravessou. " interessante notar que, no simbolismo tradicional, o animal relacionado a Svaddhisthana o crocodilo. aqui que nos deparamos com o drago, tal como se descreve na mitologia e nos contos de fadas. Em outras palavras, so os aspectos inconscientes da nossa psique que detm nossa evoluo. O meio para avanar continuar no Caminho da Honestidade. Devemos ter despego, que o resultado de uma anlise cabal das situaes da vida. Para ir alem de Svaddhisthana, precisamos melhorar o ambiente geral da nossa vida psico-emocional. " O Chakra Manipura (Umbigo ou Plexo Solar); Tiferet: "Do mesmo modo que o sol irradia constantemente energia para os planetas, o chakra do Manipura irradia e distribui energia prnica ao longo da estrutura humana, regulando e dando energia atividade de diferentes rgos, sistemas e processos de vida. " Uma disfuno do Manipura significa a falta de vitalidade, depresso e sade ruim. Isso verdade em relao ao corpo fsico e psicologicamente o mais importante. Manipura ou Tiferet o Ser, o ponto central da psique. " o centro do dinamismo, da energia, da vontade e das conquistas, sendo,frequentemente comparado ao deslumbrante calor e poder do sol. " "Quando a conscincia evolui at Manipura, se alcana uma perspectiva espiritual. " Isso est relacionado com a posio de Tiferet como o Reino dos Cus. Em Muladhara e Svaddhisthana, a conscincia est preocupada apenas com assuntos pessoais e resolvendo karmas; mas em Manipura, a pessoa comea a dar-se conta das possibilidades de converter-se verdadeiramente num ser humano. Contudo, nesse nvel a pessoa pode render-se ao dinheiro, ao sexo e ao poder, em vez de lutar pela verdade, a bondade e a beleza. As tentaes se tornam mais sutis, enquanto se comea a desenvolver siddhis ou poderes psquicos. O apego a tais poderes com frequncia nos faz crer que 'j chegamos", bloqueando assim um desenvolvimento posterior.
2

O Chakra Anahata (Corao); Gevurah-Hesed: O Anahata opera no nvel da alma e se relaciona simbolicamente com o despertar do corao. importante lembrar a advertncia sobre a barreira: "O segundo n psquico se localiza nesse centro cardaco. Representa a escravido do apego emocional, a tendncia a viver a vida tomando decises sob afora das emoes, em vez de faze-lo luz do trabalho espiritual. " O despertar desse chakra a chave do destino e do livre-arbtrio. "0 chakra Anahata est quase por completo mais alem da dimenso emprica. Dependemos unicamente do poder da prpria conscincia, mais do que em algo externo ou concernente f. No chakra Anahata, est a liberdade de escapara uma sitia preestabelecida e determinar o prprio destino se converte em realidade. " Por isso se diz que nesse chakra h uma rvore que atende a todos os desejos. Isso nos leva a observar que o despertar de um chakra segue o padro do Raio Luminoso da rvore. Em Anahata as tendncias negativas de Gavurah geralmente sobem primeiro superfcie, como o medo e as atitudes pessimistas acerca da vida. A pessoa tem que recordar o poder do atendimento dos desejos desse nvel para no manifestar desejos negativos. " importante ter um controle firme e alerta sobre as tendncias mentais e as fantasias da mente. "

Para podes avanar, necessitamos cultivar as qualidades de Hesed. essencial pensar positivamente. Tambm pode ajudar a desfrutar ao mximo das artes. "0 chakra Anahata desperta a emoo refinada no crebro, e esse despertar se caracteriza por um sentimento universal e ilimitado de amor por todos os seres. " O Chakra Vishuddha (Garganta); Daat: Alem de que Vishuddha no tantra descrito como o vazio, contm ainda o aspecto do conhecimento, da mesma forma que na Kabbalah. "0 aspecto mais abstrato de Vishuddha a faculdade de uma alta discriminao. Dessa forma, qualquer comunicao recebida por telepatia pode ser examinada aqui para verificar sua exatido e sua preciso. De igual modo, Vishuddha nos permite diferenciar entre a compreenso que chega nossa conscincia a partir de nveis superiores de conhecimento, e o simples falatrio de nossa mente inconsciente e nossas iluses. Vishuddha ainda conhecido como o nctar e o centro letal. Em termos mais familiares, isso poderia significar "morte e transformao". O nctar o fluido transcendental, o "Orvalho Celestial". "Enquanto o chakra Vishuddha permanece inativo, esse fluido corre para baixo sem impedimento, para ser consumido pelo fogo de Manipura, resultando na deteriorao, na degenerao e, finalmente na morte dos tecidos do corpo. Quando Vishuddha despertado, ofludo divino retido e utilizado, transformando-se no nctar da imortalidade. O segredo da juventude e a regenerao do corpo esto no despertar do chakra Vishuddha.
3

Vishuddha tambm a chave para a regenerao psicolgica. "No nvel de [,"ishllddha, e mais acima, ainda os aspectos letais e negativos da existncia se integram no esquema total do ser. So interpretados como conceitos que no tm poder sobre o bem e o mal, que desaparecem. Nessa etapa de conscincia, os aspectos letais e as experincias da vida so abson~ido.s e se transformam em um estado de bem-aventurana. " Interconectado com Vishuddha, est o chakra Bindu Visarga. Muito pouco se sabe ou se escreveu acerca dele, j que se encontra mais adiante do reino de toda a experincia convencional. Na Escada de Jac se relaciona ao Yesod de Beriah, que precede aao Daat de Yezirah. "Bindil um portal aberto em ambas as direes" Diz-se que a origem da individualidade manifestada. "A partir desse ponto ou semente, um objeto, um animal, um ser humano ou o que seja, pode surgire manifestar-se. Aquilo que previamente era informe, toma forma atravs de Bindu, nele tambm se fixando a sua natureza. " O Chakra Ajna (O Terceiro Olho); Binah-Hokhmah: Ajna o chakra do intelecto superior. "Ajna o ponto central onde nos convertemos no observador independente de todos os acontecimentos, inclusive aqueles dentro do corpo e da mente. Aqui se desenvolve o nvel do conhecimento, e por seu intermdio que a pessoa comea a "ver" a essncia escondida por detrs de todas as aparncias. Quando o Ajna despertado, o significado e o conhecimento intuitivo aparecem sem esforo. "At que o chakra Ajna desperte, estamos sob a influncia das desiluses. Somente depois do despertar do Ajna que as leis de causa e efeito podem ser conhecidas. Dali em diante, mudam toda a atitude filosfica e o enfoque da vida. " Como foi dito, muito importante desenvolver as qualidades de Binah e Hokhmah, presentes no prprio comeo da viagem espiritual "S aqueles que tm razo e compreenso sero capazes de seguir adiante. " Supe-se que o despertar do chakra Ajna tem a mesma sequncia do Raio Luminoso, ativando primeiro o aspecto de Binah e logo o de Hokhmah, nesse nvel. Diz-se que a partir de Ajna existe somente um curto caminho para a Sahashara, ou iluminao; a partir de Hokhmah poderamos ver como chegar ali. O Chakra Sahashara (Coroa); Keter: Verdadeiramente, o Sahashara no considerado como um chakra; a fonte de todos os chakras. "T a coroa da conscincia expandida. O poder dos chakras no reside neles mesmos, mas em Sahashara. Os chakras so meros interruptores. Todo o potencial est concentrado em Sahashara. " Patanjali classifica-o como Samadhi, ou iluminao, em trs etapas diferentes. Isso corresponderia posio de Keter de Yezirah na Escada de Jac, interpenetrando o Tiferet de Beriah e o Malkhut de Aziluth. "Sahashara tanto informe quanto com forma; contudo, tambm est mais adiante
4

e, por isso, a forma no o atinge. " Existem muitas descries acerca da iluminao, mas, efetivamente no possvel definir tal experincia. "Uma conscincia supra-mental no um lugar, mas um processo, uma cadeia de experincias. Samadhi no um ponto particular de experincia, mas uma sequncia de experincias que avanam de uma etapa a outra. " No curso do desenvolvimento pessoal, os chakras podem ser parcial ou temporalmente despertados. Tambm podem despertar independentemente de cada um, e no obedecer necessariamente a sequncia tradicional. Na Kabbalah, um indivduo cujos chakras tenham sido total e permanentemente despertados, seria chamado de Messias.

( Traduzido da verso espanhola por Danilo G. Negcio)

Vous aimerez peut-être aussi